Вы находитесь на странице: 1из 15

- a completa soluo de imposio

Suporte Tcnico Arnaldo Benedito Ana Lcia Bruno Gerhard Wordel Setembro 2001

Introduo:
Preps um programa de imposio que roda em plataforma A p p l e M a c i n t o s h e M i c r o s o f t Wi n d o w s . A l m d a c h a m a d a i m p o s i o P o s t S c r i p t o u P D F, o P r e p s t r a b a l h a c o m v r i o s t i p o s d e w o r k f l o w, e n t r e e l e s P r i n e r g y e B r i s q u e w o r k f l o w.

Layouts

cadernos(signatures)

flexisveis:

O usurio somente cria um caderno para cada tipo de layout em um template. Preps automaticamente calcula o nmero de cadernos b a s e a d o n o n m e ro d e p g i n a s d o t r a b a l h o . U m a v e z c r i a d o , o t e m p l a t e pode ser facilmente editado usando as ferramentas de edio.

Para facilitar o entendimeto da ferramentas aqui vai um pequeno Quick Start das ferramentas:

Margem

Margem esquerda

Dobra

Gutter(Espao)

Dobra

Margem Inferior (Gripper) Dobra da chapa(pina)

Tamanho do filme ou chapa - Menu Setup -Device Setup - selecionar device -boto Device Configuration - Page Size Tamanho da folha de impresso - Menu Template - Add Signature - Press Sheet Information Tamanho da pgina - Selecione a pgina - Menu Template - Create/Modify Imposition Margem de corte na folha de impresso - Menu Template - Create/Modify Imposition Distance from Press Sheet Edge to Imposition (select Bottom Margin or Left Margin para mudar para os parmetros default). Gutter (espaos): Selecione o espao - Menu Edit - Get Information Centralizao horizontal da folha de impresso no filme/chapa (quando no usando Tiling or mdia punchada): Menu File - Fitting/Tiling Setup - Fitting Options - Center Image on media Distncia do fim da pgina ao centro do punch: Menu Template - Add Signature - Press Sheet Information - Press Sheet Edge to Punch Center

Paletes de Ferramentas no Macintosh:

Ferramentas
Ferramenta de selao Zoom x2(somente Macintosh)

Ao
Seleciona qualquer objeto, draga alguns objetos. Duplica o tamanho da visualizao atual.

Caber folha de impresso na janela Reduz a visualizao da folha de impresso para caber na janela. Ferramenta de numerao Aplica o nmero mostrado na pgina que voc clica. Duplo click esta ferramenta para abrir a janela de Nmero de pgina e editar o nmero. Cuidado: Quando acabar de numerar as pginas mude de ferramenta imediatamente para evitar mudar acidentalmente o nmero das pginas.

Caber na janela (fit in window)

Reduz a visualizao de todos os cadernos mostrados para caber na janela

Zoom

Amplia a ara selecionada clicando ou dragando.

ltima visualizao (last view Retorna a tela para a ltima visualizao. Mostra / esconder grides Show / hide grids Mostra / esconder pgina Show / hide pages Mostra / esconder marcas Show / hide marks Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder grides, duplo-click nesta ferramenta para editar as opes do grid. Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder as pginas do template. Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder as marcas do template.

Mostra / esconder espaos Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder os espaos. Mostra / esconder pedaos Mude para ligado/desligado para mostrar/esconder os Show / hide tiles pedaos.

Fitting / Tiling Setup:


Antes de comear a trabalhar com o Preps precisamos ajustar no programa o tamanho da nossa sada. V ao menu Setup e escolha a opo Device Setup. Click em Add Device e usando o PPD apropriado crie um Setup para a sua mquina. No menu File escolha a opo Fitting/Tiling Setup e siga o menu abaixo:

Criando um novo Template:

Lembre-se que criaremos um template para cada caso de dobra e estilo de impresso: No menu File escolha New Template.

Em Template name coloque o nome do seu template. A opo Partial Signature Placement utilizada quando o operador utiliza a opo Auto Select para selecionar os cadernos. No caso do exemplo o caderno parcial ser o penltimo caderno. Ex.: em uma revista com 72 pginas, onde temos 4 cadernos frente e verso de 16 pginas e um tira e retira de 8 pginas, o caderno T/R ser o 4 caderno. Em Binding Stile escolha o tipo de acabamento conforme tabela:

Perfect Bound:
Perfect Bound usado quando os cadernos so sobrepostos, isto , lombada quadrada (costura ou cola).

Saddle-Stitched:
Saddle-Stitched usado para trabalhos onde os cadernos so encaixados (lombada canoagrampo) usado tipicamente para revistas.

Come and Go:


Come and go usado para produzir dois pequeno livros com lombada quadrada entre si.

Cut and Stack:


Cut and Stack usado para trabalhos impressos em sada em demanda para produzir duas metades de um trabalho simultaneamente. Preps imposiciona a primeira metade em um lado e a segunda metade do outro. As folhas so cortadas e a metade direita empilhada na metade esquerda para termos um livro completo.

Flat Work:
Flat Work usado para trabalhos sem dobra como embalagens, cartazes, arquivos repetidos. No modo Flat Work podemos combinar pginas de tamanhos e orientaes diferentes.

Logo aps a escolha do acabamento vamos escolher o tipo de impresso Work Stile:

Em Signature Name entre com o nome do caderno. Ex.: 16 pginas plana. Mantenha a opo Make signature available for Auto Select habilitada para que, durante a criao do job, o programa escolha quantos cadernos sero necessrios baseado no nmero de pginas. S habilite a opo Multiple Web Signature se a mquina impressora em questo for uma rotativa e mais de uma bobina ser impressa para montar o caderno. Uma vez habilitado esta opo o boto Add (a direita) habilitar possibilitando adicionar mais bobinas ao caderno.Em Press Sheet Imformation escolha o tamanho do papel e a distncia da borda do papel ao centro do punch, posio da linhas guias e tamanho das marcas de centro. Escolha tambm o estilo de impresso baseando-se na tabela abaixo:

Sheetwise: um dos estilos mais comuns, chapas diferentes so usadas para imprimir frente e verso. Mquinas rotativas tambm usam este estilo, porm, imprimem os dois lados na mesma passada de mquina.

Work and Turn:


No estilo Work and Turn, ambos os lados da impresso esto na mesma chapa. A imposio dividida pela metade no centro vertical, ento as imagens da frente da imposio esto em uma metade da chapa e as imagens do verso esto na outra metade. Depois que um lado impresso, o papel girado pelo eixo vertical e ento o outro lado impresso usando a mesma pina. Depois de impresso, o papel cortado pela metade . Este estilo de impresso tambm conhecido como Tira/Retira.

Work and Tumble:


No estilo Work and Tumble, ambos os lados da impresso esto na mesma chapa. A imposio dividida pela metade no centro horizontal, ento as imagens da frente da imposio esto em uma metade da chapa e as imagens do verso esto na outra metade. Depois que um lado impresso, o papel girado pelo eixo horizontal e ento o outro lado impresso usando pinas diferentes. Depois de impresso, o papel e cortado pela metade . Este estilo de impresso tambm conhecido como Duas Pinas.

Perfector:
O estilo Perfector usado para mquinas com reverso. Este modelo de impressora imprimi ambos os lados do papel em uma nica passada. Depois que o primeiro lado impresso o papel gira em seu eixo horizontal, mudando a pina para o lado oposto, ento o prximo lado poder ser impresso. Para este estilo de impresso, o verso da folha de impresso automaticamente rotacionado 180 graus.

Single-Sided:
O estilo Single-Sided usado para materiais de um lado s. Este Work Stile usado para embalagens, etiquetas e cartazes.

NOTA: O estilo Single Sided tambm usado para criar imposies Tira/Retira e Duas Pinas, pois nas opes Work and Turn e Work and Tumble no se pode editar os espaos entre as pginas. Nesse dois estilos os intervalos so divididos entre as pginas, j na opo Single Sided os espaos so editveis. Depois de criada a pgina de impresso v ao menu Template e escolha a opo Create Imposition., o seguinte quadro aparecer:

Em Finished Page Size coloque o tamanho final da pgina, em Number of Imposed Pages coloque o nmero de pginas verticais e horizontais da imposio, em Lower Left Pages Head Faces escolha a orientao da ltima pgina a esquerda (cima - up, baixo - down, direita - right, esquerda - left) e as adicionais (Layout Additional Pages) cabea com cabea - head to head, p com p - foot to foot, p com cabea - foot to head, cabea com p - head to foot. Em Distance from Press Sheet to Imposition centralize a imposio no papel ou escolha a distncia vertical e/ou horizontal. Nota: a distncia vertical usada para colocar o valor da pina (Botton Margin). Agora vamos nmerar as pginas usando um boneco como base. As marcas podem ser colocadas escolhendo no menu Template a opo Add Template Marks. Nota: para personalizar as marcas colocar o arquivo eps na pasta marks dentro da pasta do Preps. Para editar os espaos selecionar os espaos e escolher no menu Edit a opo Get Information e entrar com os valores da metade direita e metade esquerda (left half / right half). Depois do Template criado vamos criar um job. No menu File, escolha New Job. A seguinte janela aparecer:

Prinergy
Com a tecla shift precionada arraste a pgina branca(Blank) para baixo do Run List, escolha quantas pginas teremos no trabalho (seja no livro ou na revista). Em Signatures escolha o Template que ser utilizado para fazer a imposio, a d i c i o n e q u a n t o s f o re m n e c e s s r i o s o u s e l e c i o n e a o p o A u t o S e l e c t . Esta opo selecionar quantos Templates forem necessrios dependendo do n m e ro d e p g i n a s i n d i c a d o p o s t e r i o r m e n t e . S e p re c i s o f o r s e l e c i o n e outros Templates para fazer a montagem dos cadernos. Agora imprima (Print) o trabalho para o servidor escolha a opo AdobeJT em Destination e Full Job em Print as. N o P r i n e rg y i m p o r t e a i m p o s i o e d i s t r i b u a a s p g i n a s d e a c o rd o com a numerao.

Brisque
No menu job, escolha Job Information e no tipo imposio e s c o l h a B r i s q u e , e s c o l h a t a m b m o d i re t r i o o n d e e s t o a s p g i n a s j ripadas, escolha ok. Na janela Run List, ao lado da pginas em branco, aparecer a pgina do Brisque, jogue esta pgina para a janela Run List e escolha o arquivo a s e r c o l o c a d o n a q u e l a p g i n a , f a a i s s o q u a n t a s v e z e s f o re m n e c e s s r i o s de acordo com o nmero de pginas. Se o arquivo tiver mais que uma pgina, coloque o nmero de pginas do arquivo. Em Signatures escolha o Template que ser utilizado para fazer a imposio, a d i c i o n e q u a n t o s f o re m n e c e s s r i o s o u s e l e c i o n e a o p o A u t o S e l e c t . Esta opo selecionar quantos Templates forem necessrios dependendo do n m e ro d e p g i n a s i n d i c a d o p o s t e r i o r m e n t e . S e p re c i s o f o r s e l e c i o n e outros Templates para fazer a montagem dos cadernos. Agora imprima (Print) o trabalho para o Hot Folder do Brisque que converter o arquivo ICF para Job. Escolha a opo File em Destination e Full Job em Print as.

Material desenvolvido a partir do Preps User Guide. Traduzido, editorado e editado por Ana Lcia Bruno, suporte tcnico CreoScitex Brasil. Alphaprint representante CreoScitex oficial (011)38164747.

Вам также может понравиться