Вы находитесь на странице: 1из 38

FSICA.net O Canal d a Fsica na I nternet www .fisica.n et Fsica Trmica Pro f.

Andr Diestel

Aula 1 Conceitos Iniciais O conceito de calor sofreu inmeras modificaes ao longo da histria do desenvolvimento da Cincia. Atualmente conceitua-se calor como medida da quantidade de energia que se transfere de um corpo a outro unicamente devido a diferena de temperatura entre ambos. Observemos que em decorrncia dessa conceituao, no h sentido em falarmos na quantidade de calor de um corpo. Um corpo no possu calor, mas, sim, energia interna. A energia interna de um corpo definida como sendo a soma de todos os tipos de energias cinticas e potenciais das partculas que o constituem. Portanto, quando afirmarmos que dois corpos, ou sistemas, trocam calor estaremos com isso querendo dizer que houve uma transferencia de certa quantidade de energia de um corpo a outro devido ao fato de ambos estarem a temperaturas diferentes. A temperatura de um corpo mede o grau de agitao das partculas que o constituem Aula 2 Escalas Termomtricas Para determinarmos a temperatura de um corpo necessitamos de um termmetro. Qualquer tipo de termmetro funciona baseado na variao com a temperatura, de alguma das propriedades fsicas de uma substncia. Por exemplo, podemos construir um termmetro que empregue a variao do comprimento de uma barra de ferro com a temperatura. Tanto a substncia, como sua escolhida propriedade fsica, denominam-se termomtricas. Assim, a substncia termomtrica de um termmetro clnico (utilizado para medir a temperatura do corpo humano) o mercrio e a propriedade termomtrica, a dilatao trmica deste. Por fim, devemos calibrar o termmetro ou escolher uma escala termomtrica. Basicamente iremos estudar trs escalas: A escala Fahrenheit , a escala Celsius e a escala absoluta Kelvin. Escalas e suas Converses - A Escala Celsius, mundialmente usada, adota para o ponto do gelo o valor 0C e para o ponto do vapor o valor 100C. - A escala Fahrenheit, usada nos pases de lngua inglesa, principalmente EUA, usa para os pontos fixos os valores 32F e 212F, respectivamente.

Como voc pode observar as indicaes 32F e 0C esto se referindo mesma temperatura, porm, a indicao numrica diferente. Para evitar confuses na interpretao destes valores importante que se saiba converter de uma escala para outra qualquer. O mtodo prtico mais conveniente e abrangente aquele em que se comparam as escalas desejadas. Veja o exemplo abaixo: "Hoje, 26 de janeiro de 1993, os termmetros registraram, em Miami a temperatura

mnima de 72 F. Quanto vale esta temperatura em C? Observando exemplo acima podemos escrever uma regra geral:

C F 32 = 100 180
interessante observar tambm que a relao acima mostra que Celsius foi dividido em 100 partes iguais e Fahrenheit em 180 partes, o que leva seguinte relao: 100 C = 180 F ou 10 C = 18 F ou 1 C = 1,8 F Assim, sabendo-se, por exemplo, o valor de uma temperatura na escala Celsius, pode-se determinar o respectivo valor na escala Fahrenheit e vice-versa. A praticidade desse mtodo reside no fato de que o mesmo poder ser utilizado na resoluo de qualquer teste sobre este assunto. Exerccios: 1. Uma determinada escala termomtrica "E" marca 10 para a fuso do gelo e 150 para a ebulio da gua. Qual o valor, nesta escala, da temperatura 40 C? 2. A qual temperatura coincidiro as leituras Celsius e Fahrenheit?

3. Qual a equao que permite converter X em Y dados abaixo?

H mais de trs sculos e meio, o italiano GALILEO GALILEI construiu o primeiro termmetro. Era, porm, um termmetro muito rudimentar em comparao com os que temos hoje. O primeiro cientista que realmente construiu um termmetro parecido com os atuais foi o alemo GABRIEL DANIEL FAHRENHEIT. Tambm foi ele, Fahrenheit, quem tentou construir a primeira escala absoluta de temperaturas, no tendo, entretanto, conseguido o seu intento. Coube ao eminente cientista britnico William Thomson, mais conhecido pelo seu ttulo de nobreza LORD KELVIN, criar a escala absoluta que recebeu este mesmo nome: ESCALA KELVIN.

fcil perceber que para transformar C em K basta somar 273. Assim: K = C + 273 Logo, C = K

Exerccios 1. A temperatura de ebulio do Nitrognio, sob presso normal, 77K. Na escala Celsius essa temperatura se escreve 2. O lcool etlico tem ponto de congelamento de -39C sob Presso normal. Determine essa temperatura na escala Kelvin. 3. Quando um termmetro graduado na escala Celsius sofrer uma variao de 32 graus em seu temperatura, qual ser a correspondente variao de temperatura para um termmetro graduado na escala Kelvin? 4. Um termmetro regular encontra-se primeiramente em equilibro trmico com gelo fundente sob presso normal e depois em equilibro trmico com vapor de gua sob presso normal. No primeiro caso, a coluna de mercrio tem altura h e, no segundo, tem altura 9/2 h. Qual a altura da coluna de mercrio quando esse termmetro marcar 50C?

5. Uma emissora local anunciou que a temperatura na regio oeste dos Estados Unidos era de 77. Percebendo que a temperatura estava em graus Fahrenheit, anunciou, novamente, dando a temperatura em graus Celsius. Qual a temperatura anunciada? 6. Sob presso atmosfrica normal, um termmetro graduado na escala Celsius e outro graduado numa escala termomtrica arbitrria A se relacionam segundo o grfico. Qual a indicao da temperatura de ebulio da gua na escala A?

7. A qual temperatura um termmetro na escala Celsius indica um valor igual metade do valor registrado por um termmetro graduado na escala Fahrenheit? Testes

Aula 3 e 4

Dilatao Trmica

Geralmente, quando aumenta a temperatura de um corpo, suas dimenses aumentam: a DILATAO TRMICA. Ocorre a CONTRAO TRMICA ao diminurem as dimenses do corpo, em virtude da diminuio da temperatura. A dilatao e a contrao ocorrem devido ao fato da agitao trmica ( vibrao das partculas que compoem o corpo) e a temperatura estarem intimamente relacionadas. Quando, por exemplo, a temperatura aumenta, a agitao tambm aumenta provocando, assim, a dilatao; afinal, se as partculas vibram com maior intensidade bvio que as mesmas precisa de mais "espao". Dilatao dos Slidos Por convenincia dividimos o estudo em trs partes: - Dilatao Linear - Dilatao Superficial - Dilatao Volumtrica Dilatao Linear Variao de qualquer dimenso linear do corpo sob ao de energia trmica

l = l o .T

Coeficiente de dilatao linear( ): variao da unidade de comprimento de um slido, quando sua temperatura varia em uma unidade.

Dilatao Superficial Variao de qualquer superfcie do corpo sob ao de energia trmica.

S = S o .T
Coeficiente de dilatao superficial( ): variao da unidade de rea de um slido, quando sua temperatura varia em uma unidade.

Dilatao Volumtrica Variao de qualquer volume do corpo sob ao de energia trmica.

V = Vo .T
Coeficiente de dilatao volumtrico(): variao da unidade de volume de um slido, quando sua temperatura varia em uma unidade.

Relao entre os coeficientes:

Tabela com alguns coeficientes ( ): Material Ferro Alumnio Cobre Vidro Chumbo Ouro Ao Zinco

= = 2 3

em 10-5 C-1 3,6 7,2 5,1 2,7 8,7 4,2 3,3 19,2

Exerccios 1. De comprimento igual a 500 m, um cabo de ao est sujeito a variaes de temperatura de 10C a 40C. Qual a dilatao linear que ele experimenta? 2. Uma chapa metlica sofre um aumento de 0,68 cm2 ao ser aquecida de 0C at 100C. Utilizando a tabela 2-5, descubra qual o material que constitui a chapa, sabendo-se que a 0C sua rea era 200cm2 . 3. Um posto de gasolina comprou 20 000 litros desse combustvel. O caminho que transportava a gasolina sofreu um aquecimento devido incidncia de raios solares sobre seu tanque. Assim, a temperatura do combustvel, ao ser colocado no depsito do posto, era de 25C. No depsito, ele sofreu novo aquecimento e, quando foi vendido, estava a 27C. Sabendo que a gasolina foi toda vendida nesta temperatura e que seu coeficiente de dilatao volumtrica de 11 x 10-4C-1, determine o lucro, em litros, que o dono do posto obteve.

Lmina Bimetlica Considere duas lminas de igual comprimento mas de materiais diferentes. Rebitando-se (ou soldando-se) uma contra a outra de modo a no poderem deslizar sobre si prprias obtemos um PAR BIMETLICO ou LMINA BIMETLICA. Uma das extremidades do par engastado num obstculo rgido, enquanto que a outra extremidade livre para se dilatar. Como as dilataes dos metais sero diferentes (pois so de materiais diferentes), o conjunto tende a se encurvar, dilatando-se mais o metal de maior coeficiente de dilatao. Observe as figuras: Sabe-se que A > B e que a temperatura To. O par est na horizontal.

A temperatura TA > TB. Observe como "A" dilatou-se mais que "B".

A temperatura TA TB. Observe como "A" contraiu-se mais que "B". Na figura abaixo, "P" uma bateria, "L" uma lmpada, "A" e "B" metais componentes de um par termoeltrico e "C" um contato. Observe que, para a lmina funcionar como interruptor eltrico, o coeficiente de dilatao linear de "B" ( B) dever ser maior que o coeficiente de dilatao linear de "A" ( A), pois assim a lmina bimetlica se curvar para cima devido ao aquecimento produzido pela corrente, desfazendo o contato.

Dilatao dos Lquidos Pelo fato de os lquidos no possurem forma prpria e sim a dos recipientes que os contm, s faz sentido estudarmos a dilatao volumtrica para este estado fsico. Ao procedermos tal estudo encontraremos um inconveniente: tanto o lquido quanto o recipiente sofrero dilatao pois ambos estaro sendo aquecidos. Cabe lembrar que os lquidos se dilatam mais que os slidos, logo, a variao de volume da poro lquida ( VL ) ser maior que a variao de volume do recipiente ( VR). A diferena VL - VR chamada de "Dilatao Aparente" ( VA). Logo: VL = VR + VA Mas como V = Vo .. T Temos a seguinte relao: L = R + A

Veja se entendeu: 1. Um recipiente de vidro de 200cm3 , completamente cheio de determinado lquido a 20C, aquecido a 120C, transbordando 10cm3 do lquido. Determinar o coeficiente de dilatao aparente do lquido. Exerccios 1. Uma barra de metal de comprimento l o , a 0C, sofreu um alongamento de 0,1 % quando aquecida a 100C. Qual o coeficiente de dilatao do metal em C -1?

2. Um fio de cobre tem 8 metros de comprimento a 18C. Determine seu comprimento quando aquecido a 35C. Dado: coeficiente de dilatao linear do cobre = 17x10-6C-1. 3. As barras A e B da figura tm, respectivamente, comprimentos 1000mm e 1001mm, a 20C. Seus coeficientes de dilatao linear so: A = 3,0x10-5C-1 e B = 1,0x10-5C-1. Determine a temperatura em que a barra C ficar na posio horizontal.

4. Uma chapa quadrada de ferro tem 1 m de lado a 10C. Sabendo que o coeficiente de dilatao linear do ferro 12x10-6C-1, calcule a rea dessa chapa num local cuja temperatura de 35C. 5. Um anel de cobre tem dimetro interno igual a 4,98cm a 20C. Determine at qual temperatura devemos aquec-lo de modo que esse anel possa ser introduzido em um cilindro de 25 cm2 de base. Adote o coeficiente de dilatao linear do cobre igual a 2x105 C-1. Dilatao Anmala da gua A gua no obedece s regras. Efetuemos a seguinte experincia: enchemos com gua um balo como o indicado na figura e o esfriamos at 0C, mas sem deixar que a gua se solidifique. A seguir aquecemos e observamos o nvel da gua no tubinho e o termmetro. Constataremos um fato curioso: a partir de 0 C, medida que a temperatura sobe, a gua no se dilata, e diminui de volume! Isso vai contra as leis que estabelecemos, porm a gua tem um comportamento anmalo. Em um grfico a situao a seguinte:

Testes

Aula 5 e 6

Calorimetria Definio: 1 caloria a quantidade de calor entregue a 1g de gua para elevar sua temperatura em 1C. Seu smbolo cal. Calor Sensvel Quando um corpo recebe uma quantidade de calor Q, sua temperatura sofre uma elevao proporcional a T. Matematicamente, teremos:

Q = m.c.T

onde: Q - a quantidade de calor fornecida ou retirada do sistema; m - a massa da substncia; c - uma constante caracterstica da substncia chamada de calor especfico; T - a variao de temperatura. Calor Especfico uma constante caracterstica da substncia que surge da seguinte relao:

c=

Q m.T
substncia seu valor tabelado. Veja alguns c (cal/g C) 1,00 0,58 0,219 0,031 0,093 0,110 0,55 0,033 0,056 0,20 0,48

Por se tratar de uma caracterstica da exemplos: Substncia gua lcool Alumnio Chumbo Cobre ferro gelo mercrio prata vidro vapor d'gua

Capacidade Trmica (C) Definimos capacidade trmica ou capacidade calorifica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessria para que um corpo de qualquer massa varie sua temperatura. Logo:

C=
Grfico Q x T
Q(cal)

Q T

ou

C = m.c

tg ( ) =

Q = C T

T(C)

Conclui-se que a inclinao da curva proporcional a capacidade trmica. Exerccios 1. Dia de cu azul. Ao ir praia, s nove horas da manh, um banhista percebe que a gua do mar est muito fria, mas a areia da praia est quente. Retornando praia s vinte e uma horas, nota que a areia est muito fria, mas a gua do mar ainda est morna. Explique o fenmeno observado. 2. A massa de gua existente na Terra da ordem de 1015 toneladas. Se ocorresse um abaixamento de temperatura da gua de l C, o calor libertado seria, em Kcal. 3. Fornecendo-se uma quantidade de calor igual a 1.000 cal a 100 g de gua, observa-se que sua temperatura eleva-se em 10C. Determine: a) a capacidade trmica dessa massa de gua; b) o calor especifico sensvel da gua. 4. Um corpo de massa 2 kg constitudo por uma substncia cujo calor especfico vale 0,4 cal/gC. Determine a quantidade de calor que este corpo deve receber para aumentar a sua temperatura de 5C para 35C, dando a resposta em quilocalorias:

Trocas de Calor "NUM SISTEMA TERMICAMENTE ISOLADO, AS QUANTIDADES DE CALOR CEDIDAS POR ALGUNS CORPOS SO IGUAIS S OUANTIDADES DE CALOR RECEBIDAS PELOS OUTROS CORPOS DO SISTEMA". Qcedido = Qrecebido Ou ainda, considerando o calor cedido como negativo e o calor recebido como positivo, teremos: -Q C = +QR, isto : QC + QR = 0, ou, de forma mais compacta, Calormetro Denomina-se calormetro qualquer dispositivo destinado a medir quantidade de calor. Alguns dos mais usados so o calormetro de mistura e o calormetro eltrico. Apenas para se formar uma idia do funcionamento de um calormetro descrevemos o calormetro de mistura, tambm conhecido por calormetro de Berthelot, em sua forma mais simples (conceitual). constitudo, basicamente, de um vaso de metal (geralmente de cobre ou lato), um

Q = 0 .

isolante trmico colocado em torno do vaso para evitar a troca de calor com o meio ambiente e um agitador. Conhecendo-se a temperatura inicial (tI) do calormetro e do lquido calorimtrco (geralmente gua) e o equivalente em gua (E) do calormetro (sistema formado pelo vaso, termmetro e mistura) pode-se obter a temperatura inicial de um corpo de massa e calor especfico conhecido Exemplos 1. O recipiente no troca calor com os objetos em seu interior ou seja, ele possui uma capacidade trmica desprezvel)

Colocam 100 g de cobre (c = 0,094 cal/g C) a 100C em um vaso adiabtico, contendo 300 g de gua a 10C. Considerando desprezvel o calor absorvido pelo recipiente, determine a temperatura de equilbrio trmico. 2. (O recipiente tambm troca calor com os objetos em seu interior) Um calormetro de alumnio de 60 g contm 40 g de um lquido a 20C. No vaso colocado um bloco de cobre de massa 100 g a 40C. Sabendo que a temperatura de equilbrio trmico 25 C, determine o calor especico do lquido. (Dados: calor especfico do cobre = 0,094 cal/gC; calor especfico do alumnio = 0,217 cal/gC) 3. (Massas iguais de substncias iguais) Qual a temperatura final da mistura de um copo de gua a 20C com um copo de gua a 50C e com um copo de gua a 80 C. 4. (Calormetro troca calor e possua inicialmente um lquido em seu interior) Derrama-se no interior de um calorme tro 120 g de gua a 30C. Sabendo que o calormetro continha inicialmente 60 g de gua a 20C e que a temperatura de equilbrio trmico 25 C, determine o equivalente em gua do calormetro. Testes Aula 7

Mudanas de Estado Fsico Toda "matria" encontra-se basicamente em trs estados de agregao: slido, lquido ou gasoso. Esses estados ou fases esto vinculados presso e temperatura a que o corpo estiver submetido. Fase Slida Nesta fase, as partculas que compem o corpo esto fortemente ligadas fazendo com que haja uma organizada disposio das molculas. Esta rgida disposio recebe o nome de RETCULO CRISTALINO e faz com que um material neste estado mantenha as seguintes caractersticas: 1. forma e volumes bem definidos; 2. as partculas esto prximas umas das outras e ligadas por foras eltricas intensas; 3. as fortes ligaes no permitem movimentao das partculas no interior do corpo; 4. a nica movimentao das partculas devido agitao trmica em torno de uma posio de equilbrio.

5. consideram-se exceo, as substncias amorfas que, embora possam ser consideradas como slidas, no apresentam o retculo cristalino, ou seja, suas molculas no mantm um arranjo organizado como o caso, por exemplo, do vidro.

Fase Lquida Nesta fase, as partculas que compem o corpo esto ligadas, mas no com a mesma intensidade que na fase slida. No h tambm a mesma disposio organizada das molculas o que faz com que este estado fsico manter as seguintes caractersticas: 1. volumes bem definidos; 2. a forma a do recipiente que contm a massa lquida; 3. as partculas no esto to prximas, mas ainda h fora entre elas; 4. h movimentao das partculas no interior do corpo.

Fase Gasosa Nesta fase as partculas que compem o corpo praticamente no possuem mais nenhuma ligao. As molculas esto livres umas das outras de forma a possuir completa mobilidade. Este estado fsico mantm as seguintes caractersticas: 1. volume e forma do recipiente que contm a massa gasosa; 2. as partculas esto livres umas das outras; 3. h movimentao (desorganizada) das partculas no interior do gs.

Estados e Mudanas de Estados Fsicos:

Sublimao
Fuso Vaporizao

Solidificao

Condensao

Cristalizao
Aula 8

QUANTIDADE de CALOR LATENTE a quantidade de energia trmica a ser liberada ou absorvida por um corpo de massa qualquer durante uma mudana de estado.

Q = m.L

L = calor latente (caracterstico da substncia e da mudana de estado a ocorrer). Ateno: DURANTE UMA MUDANA DE ESTADO A TEMPERATURA NO SE ALTERA. Diagrama Temperatura em funo da Quantidade de Calor:

Fatores que Influenciam a mudana de Fase

1 - A uma dada presso, a temperatura na qual ocorre a fuso (ponto de fuso) bem determinada para qualquer corpo. 2 - Se um slido se encontra em sua temperatura de fuso, necessrio fornecer calor a ele para que ocorra a mudana de estado. A quantidade de calor que deve ser fornecida, por unidade de massa, denominada calor latente de fuso, que caracterstico de cada substncia. 3 - Durante a fuso a temperatura do slido permanece constante. Influncia da Presso: um aumento na presso exercida sobre uma substncia acarreta um aumento em sua temperatura de fuso (e, consequentemente, em sua temperatura de solidificao). Exemplo Regelo Consideremos um bloco de gelo em temperatura um pouco inferior a temperatura de fuso. Um fio metlico apoiado no bloco, mantendo suspensos em suas extremidades dois corpos de pesos convenientes. O fio atravessa o bloco, mas no o divide: aps a passagem completa do fio, o bloco continua inteiro! Explicao: O acrscimo de presso que o fio exerce no gelo que est abaixo dele provoca a sua fuso. Ento, o fio atravessa a gua produzida que, em seguida, retorna ao estado slido (regelo), pois a presso sobre ela volta a ser a presso ambiente. Exerccio (PUC - PR) - Colocando-se um arame fino sobre uma barra de gelo preso a dois pesos iguais, conforme figura, notamos que o arame atravessa a barra sem no entanto part-la. Explicamos o fato baseado em que:

a) por ser suficientemente fino, o arame passa atravs do gelo sem deslocar as molculas do mesmo. b) o arame parte o gelo, mas este tem a propriedade de soldar-se. c) pela presso do arame, o gelo derrete; deixando de existir a presso, o gelo refaz-se. d) o arame atua como catalisador sua passagem. e) no h explicao plausvel para o fenmeno.

Aula 9

VAPORIZAO Como voc sabe este o nome que se d para a mudana de estado LQUIDO GASOSO. Tal mudana pode receber, conforme a maneira segundo a qual ela se processa, trs denominaes particulares: EBULIO: temperatura determinada, agitao do lquido e formao de bolhas. O processo de ebulio consiste na vaporizao forada, porm no to brusca como a calefao. Observa-se que: - a uma dada presso, a temperatura na qual ocorre a ebulio bem definida para cada substncia. - uma vez estabelecida a temperatura em que ocorrer a ebulio necessrio fornecer energia para que o processo possa ocorrer. - durante o processo a temperatura permanece constante desde que a presso tambm se mantenha constante. - a presso influencia na ebulio, pois ela dificulta o desprendimento de molculas para o estado gasoso. Quanto menor a presso do meio exterior sobre a superfcie do lquido mais fcil ser a ebulio. Em regies de maior altitude a presso atmosfrica menor fazendo com que a temperatura de ebulio seja menor. Ao nvel do mar a gua ferve a 100 C. Em La Paz (muito acima do nvel do mar) a gua ferve a 87C.

EVAPORAO Se processa em qualquer temperatura, mudana lenta e sem formao de bolhas. Quanto maior for a presso que estiver sendo exercida pelo meio externo sobre a superfcie do lquido, maior dever ser a energia necessria para que uma partcula "escape" para a fase gasosa. Se as partculas que "escapam" so as de maior energia, sobram no lquido as de menor energia, o que implica numa diminuio da temperatura do mesmo. (Lembre-se de

que quanto menor a energia das partculas de um corpo menor ser sua temperatura). Sendo assim, para que a evaporao continue necessrio absorver energia do meio externo, o que classifica o processo de endotrmico. Para exemplificar este fato experimente jogar um pouco de lcool sobre as costas de sua mo. Voc ter a sensao de frio. Isso se deve ao fato de que, para evaporar, o lcool ir retirar energia de sua mo e quando perdemos calor, sentimos frio. (Quando ganhamos energia trmica, temos a sensao de calor). Fatores que Influenciam na Velocidade de Evaporao I. Caractersticas fsicas do lquido, fatores como ser mais voltil ou menos voltil ou ainda a temperatura em que o lquido se encontra podero influenciar na velocidade de evaporao. Quanto Volatilidade Observa-se que quanto mais voltil for o liquido maior ser sua velocidade de evaporao afinal maior ser a tendncia natural das partculas do mesmo passarem para o estado gasoso. Quanto Temperatura A temperatura tambm est ligada de maneira direta evaporao pois quanto maior for a temperatura do lquido, maior ser a energia de suas partculas o que facilita o escape das mesmas. Assim: quanto mais voltil e quanto maior for a temperatura do lquido maior ser sua velocidade de evaporao. II. rea de contato com o meio externo Como as partculas que passam para o estado gasoso so aquelas que se encontram na superfcie do lquido, teremos que quanto maior for a rea de contato maior ser o nmero de partculas em condies de escape. Assim, a rea de contato diretamente proporcional a velocidade de evaporao. A velocidade de evaporao de um lquido diretemente proporcional rea de sua superfcie livre. III. Presso Atmosfrica Quanto maior for o valor da presso atmosfrica no local onde o lquido se encontra maior ser a dificuldade das partculas escaparem para o estado gasoso. Desta maneira poderemos concluir que um aumento da presso atmosfrica implica numa diminuio da velocidade de evaporao, ou seja, a velocidade de evaporao inversamente proporcional presso atmosfrica. A velocidade de evaporao de um lquido inversamente proporcional presso atmosfrica.

CALEFAO: pequena poro do lquido que se aproxima de uma superfcie superaquecida. Quando se deixa cair uma gota de um lquido sobre uma chapa metlica que esteja aquecida a uma temperatura bem mais alta que a de ebulio do lquido derramado ocorre a calefao. As gotas adquirem forma aproximadamente esfrica. Se a temperatura da chapa metlica diminuir, aproximando-se da de ebulio do lquido, deixa de existir a calefao e as gotas entram em ebulio. O glbulo do lquido em calefao no entra em contato com a superfcie superaquecida. Esta lei poder ser confirmada com uma experincia simples:

Ligue um dos plos de uma pilha chapa superaquecida e o outro plo ao glbulo do lquido em calefao. A lmpada, intercalada ao circuito, no acender, provando assim que no houve passagem de corrente, ou seja, que no houve contato entre o lquido e a chapa. Exerccios 1. (ACAFE - SC) - Ao derramarmos ter sobre nossa mo, sentimos um resfriamento rpido porque a) a temperatura do ter maior que a da nossa mo. b) a pele da nossa mo absorve o ter. c) a temperatura do ter diminui ao contato com nossa mo. d) ocorre uma sbita queda de presso quando o ter entra em contato com nossa mo. e) o ter absorve calor da nossa mo ao evaporar. 2. (FUVEST - SP) - Nos dias frios, quando uma pessoa expele ar pela boca, forma-se uma espcie de fumaa junto ao rosto. Isto ocorre porque a pessoa: a) expele ar quente que condensa o vapor d'gua existente na atmosfera. b) expele ar quente e mido que se esfria, ocorrendo a condensao dos vapores expelidos. c) expele ar frio que provoca a condensao do vapor d'gua na atmosfera. d) provoca a evaporao da gua existente no ar. e) provoca a liquefao do ar, com seu calor. 3. O ponto de fuso da gua ____________ com a temperatura enquanto que o ponto de ebulio da gua ________________ com a temperatura.

a) aumenta; aumenta. b) diminui; diminui. c) no muda: no muda. d) aumenta; diminui. e) diminui; aumenta. 3. Um alimento cozinha mais rapidamente no interior de uma panela de presso porque a gua, no interior da panela, fica sujeita: a) a uma maior presso e maior temperatura de ebulio. b) a uma menor presso e menor temperatura de ebulio. c) a uma maior presso e menor temperatura de ebulio. d) a uma menor presso e maior temperatura de ebulio. e) a uma maior presso e menor volume. 4. Quando ocorre formao de gelo, dentro das forminhas de gelo das geladeiras: a) H fornecimento de calor para a gua que formar o gelo. b) O volume aumenta. c) O volume diminui. d) O volume fica constante. e) A temperatura permanece constante se a presso tambm permanece. 5. Quanto maior a presso exercida sobre um bloco de gelo, a) maior ser sua temperatura de fuso. b) menor ser sua temperatura de fuso. c) menor ser sua temperatura de sublimao. d) no h influncia da presso na temperatura de fuso do gelo. e) n.d.a. 6. Para uma substncia pura, quanto maior a presso a que est sujeita, a) maior a temperatura de fuso. b) menor a temperatura de fuso. c) maior a temperatura de solidificao. d) menor a temperatura de solidificao. e) maior a temperatura de ebulio. 7. A forma de vaporizao que ocorre a uma determinada temperatura com agitao da massa lquida e intensa formao de bolhas chama-se ........................... enquanto que aquela que ocorre a qualquer temperatura, lentamente e sem formao de bolhas chama-se ............................. As lacunas so corretamente preenchidas por: a) sublimao - condensao b) evaporao - fuso c) liquefao - condensao d) ebulio - evaporao

Leitura Complementar Por que a gua se expande quando se congela? Poderamos antes perguntar: O que faz com que um slido seja slido e um lquido, lquido? Existe uma certa atrao entre as molculas de uma substncia que as mantm firmemente unidas em certas posies fixas. difcil separ-las e isso faz da substncia um slido. No entanto, as molculas contm energia de movimento e elas oscilam em tomo de suas posies fixas. As oscilaes tomam-se mais violentas medida que a temperatura se eleva e as molculas adquirem mais energia. Finalmente, elas ganham suficiente energia para vencer a atrao das outras molculas e passam a mover-se por sua prpria conta, deslizando umas sobre as outras. O slido, ento, derrete-se e toma-se um lquido. A maioria dos slidos so cristalinos, isto , molculas no s permanecem fixas no lugar, como tambm ficam dispostas de maneira regular ao longo de fileiras e colunas. Esta regularidade rompida quando as molculas adquirem suficiente energia para se desprenderem; em conseqncia, o slido derrete-se. Geralmente, a disposio regular das molculas num slido cristalino de um tipo de ordem estrita. As molculas formam um agregado deixando pouco espao entre si. Assim que a substncia dercete-se, porm, as molculas, deslizando umas sobre as outras, empurram-se mutuamente. O efeito geral desses empurres que todas as molculas so foradas a se afastarem um pouco mais umas das outras. A substncia expande-se e a densidade diminui, dessa maneira, os lquidos so, em geral, menos densos que os slidos. Expresso de outra maneira, os slidos dilatam-se quando se dertetem e os lquidos contraem-se quando se congelam. Muito, porm, depende de como as molculas esto dispostas na forma slida. No gelo, por exemplo, as molculas de gua esto dispostas numa formao extraordinariamente frouxa. As molculas formam uma rede tridimensional que, na verdade, deixa "buracos". medida que a temperatura se eleva, as molculas desprendem-se e passam a mover-se independentemente, empurrando-se da maneira usual. Isso afast-las-ia, se elas no penetrassem nos buracos. Ao preencher os buracos, a gua lquida ocupa menos espao do que o gelo slido, apesar da agitao molecular. Quando 1 metro cbico de gelo derretese, apenas 0,9 metro cbico de gua formado. O gelo, sendo menos denso que a gua, nela flutua. Um metro cbico de gelo afunda na gua at que 0,9 metro cbico fique abaixo da superfcie, deslocando 0,9 metro cbico de gua lquida, que pesa tanto quanto 1 metro cbico de gelo. O gelo fica, ento, boiando e o 0,1 metro cbico restante permanece acima do nvel da gua. Isso o que acontece, em geral, com o gelo. Qualquer pedao de gelo flutuar sobre a gua com cerca de um dcimo de seu volume acima da superfcie e os nove dcimos restantes, abaixo. Isso bastante benfico para a vida em geral; pois quando o gelo formado permanece acima da superfcie da gua, isolando as partes mais profundas e impedindo que o calor de l escape. Em conseqncia, as guas mais profundas usualmente no se congelam, at mesmo no inverno mais rigoroso. Alm disso, o gelo flutuante recebe o efeito total do Sol nas estaes mais quentes e rapidamente se derrete.

Se o gelo fosse mais denso que a gua, ele afundaria, ao se formar, at o fundo, e mais gua ficada exposta, a qual por sua vez seria congelada. Alm do mais, o gelo no fundo da gua no teria chance de absorver o calor solar e de derreter-se. Se o gelo fosse mais denso que a gua, nosso suprimento de gua estaria quase que totalmente congelado, ainda que a Terra no estivesse mais distante do Sol do que est hoje. Aula 10

Transferncia de Calor Q uma grandeza homognea T potncia trmica. Logo, no SI expressa em watts (W) apesar de serem mais usadas as unidades cal/s. Definido como =

Conduo - o calor se propaga de molcula em molcula de suas vibraes sem que elas se movam ao longo do material. Processo tpico dos slidos, onde os metais, em geral, possuem boa condutibilidade trmica. Os lquidos, com exceo do mercrio, so maus condutores de calor por conduo. Lei de Fourier para a conduo em regime estacionrio.

= K . A.

T L

Onde K uma constante caracterstica da substncia chamada de coeficiente de condutibilidade trmica ou condutividade trmica.

Conveco - Colocando-se ao fogo um recipiente, o lquido da parte inferior se aquece primeiro, sua densidade diminui. ele sobe. deslocando ao mais frio, que baixa para aquecer-se. Estabelece-se assim uma corrente de lquido, o que facilita o rpido aquecimento do mesmo. No aquecimento das habitaes sucede algo anlogo. A estufa, colocada sobre o piso, esquenta o ar que esta em contato com ela, o

qual se eleva e substitudo pelo ar frio da parte superior. Perguntas interessantes - Por que os aquecedores eltricos so colocados no cho e no junto ao teto? - Por que os congeladores das geladeiras so situados sempre na parte superior? - Por que, para se esfriar o "chopp" de um barril, o gelo posto em cima do barril? .

Radiao - A energia transmitida do Sol at ns atravs das ondas eletromagnticas que percorrem livremente o vcuo quase completo do espao. Se voc se posicionar perto de uma fogueira ou de uma lareira aberta, voc ser aquecido pelo mesmo processo. Todos os objetos emitem radiao eletromagnticas por causa de suas temperaturas e tambm absorvem um pouco da radiao que cai sobre eles vinda de outros objetos. A temperatura mdia da Terra, por exemplo, aproximadamente de 300 K porque, nessa temperara, a Terra irradia energia para o espao ao mesmo tempo que recebe energia do Sol. Se a temperatura da Terra pudesse, por algum milagre, mudar de repente de 300 K para 280 K, rapidamente se aqueceria ou esfriaria at alcanar os 300 K, restaurando seu nvel trmico normal. Importante I - Se aps receber uma certa energia radiante o corpo no transmitir nenhuma parcela desta, chamaremos tal corpo de OPACO OU ATRMICO e quando uma grande parte da energia incidente for transmitida, chamaremos o corpo de TRANSPARENTE OU DIATRMICO. II - A parcela de energia responsvel pelo aquecimento de um corpo aquela que ele absorve. III - Normalmente, um bom absorvedor de calor tambm um bom emissor. IV - Os fenmenos da emisso e transmisso so diferentes, pois quando nos referimos a emisso, estamos falando da energia emitida pelo corpo devido a sua temperatura e quando nos referimos a transmisso, falamos da energia que o corpo recebeu mas no refletiu nem absorveu. Corpo Negro Ou radiador perfeito aquele que capaz de absorver todas as radiaes que incidam sobre ele. No existe um corpo negro perfeito, mas a fuligem que se deposita no fundo das panelas se aproxima bastante do corpo negro, pois absorve 95% da energia radiante incidente. A experincia mostra que os bons absorventes de energia radiante so tambm bons emissores.

Assim, o corpo negro seria o melhor radiador, ou seja, o radiador perfeito. O melhor resultado foi obtido usando um corpo oco construdo com material opaco de grande poder de absoro. Ateno: As superfcies metlicas polidas so bons refletores de energia radiante, e, portanto, maus absorventes, e, conseqentemente, maus radiadores. Seria, por assim dizer, o oposto do corpo negro.

Leitura Complementar A radiao do corpo negro Cargas eltricas aceleradas produzem ondas eletromagnticas. Tais ondas, chamadas de energia radiante, podem ser produzidas de vrios modos diferentes. Por exemplo; na agitao molecular ocorrem oscilaes dos portadores de carga eltrica e emisso de ondas eletromagnticas; um corpo irradia energia em qualquer temperatura, excluindo-se, naturalmente, o zero absoluto (-273 C). A radiao emitida pelos corpos em funo da agitao trmica em geral denomina-se radiao trmica. Ela depende exclusivamente da natureza da fonte emissora e de sua temperatura. At cerca de 900 K (627 C), desprezvel a quantidade de radiao na faixa visvel do espectro eletromagntico. Quando em brasa, tanto o carvo corno o ferro, que tm temperatura acima desse valor, so exemplos de corpo emissor de radiaes visveis. Um outro aspecto importante que os corpos em geral absorvem a energia radiante, a qual provoca-lhe aumento na agitao molecular e conseqente acrscimo de temperatura. Se um corpo est em equilbrio trmico com o ambiente ao seu redor, sua taxa de emisso de energia radiante igual sua taxa de absoro; caso contrrio, haveria variao em sua temperatura, violando a hiptese de equilbrio trmico. Vemos ento que um bom absorvedor de energia radiante tambm um bom emissor. O absorvedor ideal, em equilbrio trmico com o meio ambiente chamado de corpo negro. A quantidade de energia irradiada por unidade de tempo e por unidade de rea chamada de poder emissivo (R). Em 1879, Josef Stefan (l835-1893) determinou uma relao emprica, demonstrada cinco anos mais tarde por Ludwig Eduard Boltzmann (l 844-1906), segundo a qual se verifica que o poder emissivo do corpo negro proporcional temperatura absoluta (T) elevada quarta potncia: R = .T 4 A constante a, conhecida como constante de Stefan-Boltzmann, vale, no S. I.: W = 5,6703.10 8 2 4 m .K

A energia irradiada por um corpo no uniforme quanto aos comprimentos de onda. H um comprimento de onda no qual a intensidade da irradiao mxima. O comprimento de onda para o qual a distribuio apresenta um mximo inversamente proporcional temperatura absoluta, conhecida como lei de Wien*. Baseados na Fsica Clssica, os fsicos James Hopwood Jeans (i 877-1946) e John William Strutt (o Lorde Rayleigh, 1842-1919) encontraram uma expresso para descrever a curva de distribuio de radiaes. Essa expresso funcionava bem com grandes comprimentos de onda, porm se afastava grosseiramente dos resultados experimentais a partir da radiao ultravioleta. Em 19 de outubro de 1900, o fsico Max Karl Planck estabeleceu um marco na Fsica, ao apresentar seu trabalho sobre a radiao diante da Sociedade de Fsica de Berlim. Ele formulou duas hipteses sobre os osciladores: - a energia de um oscilador quantizada; ou seja, no pode haver uma energia qualquer, mas apenas mltiplos de um valor fundamental; - a energia irradiada por um oscilador no contnua; ela se manifesta atravs de pulsos ou quanta, ou seja, a energia emitida quando o oscilador passa de um estado quantizado para outro. Essa lei de Planck abriu caminho para uma nova mecnica: a mecnica quntica

Exerccios: 1. O fato de o calor passar de um corpo para outro deve-se: a) quantidade de calor existente em cada um. b) diferena de massa entre os dois corpos. c) diferena de temperaturas entre eles. d) ao calor especfico de cada corpo. e) n.d.a. 2. O calor conduzido atravs de uma parede, na unidade de tempo: a) inversamente proporcional rea da parede. b) diretamente proporcional espessura da parede. c) diretamente proporcional diferena de temperatura entre as duas superfcies d a parede.

d) no depende do material de que feita a parede. e) nenhuma correta. 3. A transmisso de energia trmica de um ponto para outro. graas ao deslocamento do prprio material aquecido um fenmeno de: a) irradiao b) conveco c) conduo 4. Uma barra de metal e outra de madeira esto em equilbrio trmico. Uma pessoa, ao toc-las, nota que a de metal est mais fria que a de madeira. Pode-se afirmar corretamente que isso ocorre, porque: a) a temperatura da madeira maior que a do metal; b) a condutividade trmica do metal menor que a da madeira; c) o calor especfico da madeira menor que o do metal; d) a temperatura da madeira menor que a do metal; e) a condutividade trmica do metal maior que a da madeira. 5. (PELOTAS - RS) - Uma pessoa anda descala no interior de uma casa onde as paredes, o piso e ar esto em equilbrio trmico. A pessoa sente o piso de lajota mais frio que o de madeira. Isso se explica por: a) diferentes propriedades de conduo de calor da lajota e da madeira; b) efeitos psicolgicos; c) diferena de temperatura entre a lajota e a madeira; d) diferentes propriedades de radiao de calor da lajota e da madeira; e) terem a madeira e a lajota calores especficos diferentes. 6. Em qual dos casos a seguir a propagao do calor se d principalmente por conduo? a) gua quente que cai do chuveiro. b) A fumaa que sobe pela chamin. c) O cigarro que se acende mediante o uso de uma lente que concentra os raios de Sol sobre ele. d) A xcara que se aquece com o caf quente. e) A gua que aquecida em uma panela colocada sobre a chama, no fogo. 7. A potncia irradiada por unidade de rea por um corpo negro : a) diretamente proporcional temperatura do corpo. b) diretamente proporcional ao cubo da temperatura absoluta do corpo. c) inversamente proporcional ao quadrado da temperatura absoluta do corpo. d) inversamente proporcional temperatura absoluta do corpo. e) diretamente proporcional quarta potncia da temperatura absoluta do corpo. 8. (CEFET - PR) Sobre a irradiao do calor, podemos afirmar que: a) s ocorre nos slidos;

b) s ocorre nos lquidos; c) s ocorre nos gases sob baixa presso; d) s ocorre no vcuo; e) no necessita de meio material para ocorrer. Termodinmica

9. As paredes de uma garrafa trmica so duplas e entre elas se faz o vcuo que evita a passagem do calor principalmente por: a) irradiao b) radiao c) transfuso d) sublimao e) conduo. 10. A funo das paredes espelhadas de uma garrafa trmica evitar a propagao do calor por: a) conduo b) conveco c) irradiao d) radiao e) transfuso 11. De vrios automveis de mesma cor, apresentar maior temperatura interna aquele que: a) tiver maior rea envidraada e bancos claros. b) tiver menor rea envidraada e bancos claros. c) tiver menor rea envidraada e bancos escuros. d) tiver maior rea envidraada e bancos escuros. Aula 11

Fsica na Cozinha A Garrafa Trmica:

A garrafa trmica tem como componente fundamental uma ampola de vidro denominada vaso de Dewar. Essa ampola construda de modo a minimizar as trocas de calor entre o seu contedo (caf quente, gua gelada etc.) e o ambiente. Assim, a temperatura do contedo varia muito lentamente com o passar das horas. A figura ao lado ilustra um vaso de Dewar. O bom desempenho dessa ampola se deve aos seguintes fatores: - suas paredes so duplas e feitas de vidro (um bom isolante trmico), o que minimiza a conduo trmica da parede interna para a externa e vice-versa; - o ar entre a parede interna e a parede extrema bastante rarefeito, razo pela qual se diz que nessa regio existe vcuo; com isso, reduz-se ainda mais a conduo trmica da parede interna para a extrema e vice-versa; - o material de que feita a tampa da ampola um bom isolante trmico; - as paredes so espelhadas, o que minimiza a irradiao (radiaes que se dirigem do contedo para o ambiente refletem-se nas paredes e retornam ao contedo; da mesma forma, radiaes que se dirigem do ambiente para o contedo retornam ao ambiente por reflexo).

A panela de presso A panela de presso foi inventada em 1680 por Denis Papin. A presso atingida pelos vapores no interior da panela assume valores maiores que os da presso atmosfrica, limitados porem por uma vlvula que permite o escape desses vapores a partir de uma determinada presso. O aumento da presso no interior da panela eleva a temperatura de ebulio da gua, fazendo com que os alimentos sejam cozidos em temperatura mais elevada e, conseqentemente, em menos tempo.

Aula 12

Gases Perfeitos O gs um fluido que se caracteriza, fundamentalmente, pela sua compressibilidade, sofrendo grandes variaes de volume ao ser submetido a presses relativamente pequenas e tendendo a ocupar todo o espao que lhe oferecido. - Estado de um Gs: caracterizado pelos valores assumidos por trs grandezas: presso (p), volume (V) e temperatura (T), que so chamados de vaiveis de estado (p, V, T). - Transformao de estado: quando o gs sofre uma modificao em suas variveis. Em geral, quando uma varivel alterada, tambm ocorre modificaes nas outras duas. Transformaes nos gases a) Lei de Boyle-Mariolte Esta lei rege as transformaes isotrmicas de um gs, isto , aquelas que se processam a temperatura constante A lei de Boyle-Mariotte pode ser anunciada da seguinte: A temperatura constante, a presso de um gs inversamente proporcional a seu volume, ou seja: P.V = constante. Considere o seguinte exemplo, uma seringa de injeo mantida a temperatura constante, com seu bico tapado, contendo um volume V1 de um gs sujeito presso P1 . Se a presso for dobrada, pela lei de Boyle-Mariotte, o volume reduz-se metade. Graficamente

A representao grfica da presso em funo do volume uma hiprbole chamada isoterma. Com o aumento da temperatura, o produto P .V torna-se mais alto e as isotermas se afastam das origens do eixo.

Exemplo:

b) Lei de Gay-Lussac Esta lei rege as transformaes isobricas de um gs, isto , aquelas que se processam sob presso constante, e cujo enunciado o seguinte: A presso constante, o volume e a temperatura absoluta de gs so diretamente proporcionais, ou seja

V = const . . T

Suponha uma determinada massa gasosa contida em um cilindro provido de um mbolo mvel, sujeito a uma presso constante P exercida nela atmosfera. Com o aquecimento do sistema, as molculas do gs se agitam mais rapidamente

aumentando o nmero de choques contra as paredes do recipiente, deslocando o embolo mvel para cima at que haja um equilbrio entre a presso interna e a externa agindo sobre o mbolo. Pela Lei de Gay-Lussac:

V1 V2 = T1 T2
c) Lei de Charles Esta Lei diz respeito s transformaes isocrica ou isomtricas, isto , aquelas que se processam a volume constante, cujo enunciado o seguinte: Com volume constante, a presso de uma determinada massa de gs diretamente proporcional a sua temperatura absoluta, ou seja:

P = const. T
Dessa maneira, aumentando a temperatura de um gs a volume constante, aumenta a presso que ele exerce, e diminuindo a temperatura a presso tambm diminui. Teoricamente, ao cessar a agitao ttrica das molculas a presso nula, e atinge o zero absoluto (-273,15C). A representao grfica da transformao isomtrica uma reta.

Equao Geral dos Gases Perfeitos Quando as trs variveis de uma determinada massa de gs, presso, volume e temperatura, apresentarem variaes, utiliza-se a equao geral dos gases que engloba todas as transformaes vistas anteriormente.

P1.V1 P2 .V2 = T1 T2
Exerccios: 1. A presso de um gs exerce nas paredes de um recipiente, no qual est encerrado, devida: a) ao choque entre as molculas. b) ao choque das molculas do gs contra a parede considerada. c) fora da atrao entre as molculas. d) foa repulsiva entre as molculas. 2. Sob quais condies as leis dos gases idesis so melhor obedecidas? a) Altas presses e altas temperaturas. b) Baixas presses e baixas temperaturas. c) Baixas presses e altas temperaturas. d) Altas presses e baixas temperaturas. e) Nas condies normais de presso e temperatura. 3. Se numa transformao de uma dada massa de gs o quociente da presso pela temperatura absoluta constante, a transformao : a) isotmtica b) isomtrica

c) isobrica d) adiabtica e) Nenhuma delas. 4. Um gs perfeito a 20C est num recipiente de volume constante. Para que a presso dobre, a temperatura dever passar para: a) 140C b) 273C c) 313C d) 586C e) diferente. Aula 13

Termodinmica a parte da Fsica que estuda as transformaes entre calor e trabalho. Calor e trabalho esto relacionados entre si por apresentarem em comum a mesma modalidade de energia Vejamos seus conceitos: Calor: energia em trnsito de um corpo para outro em virtude da diferena de temperatura existente entre eles. Trabalho: energia em Trnsito entre dois corpos devido ao de uma fora. As transformaes entre calor e trabalho sero estudadas em sistemas formados por recipientes contendo, em equilbrio trmico, uma determinada massa de gs perfeito. Trabalho a Presso Constante Consideremos uma massa gasosa contida num cilindro provido de um embolo mvel de seco S. Se fornecermos uma quantidade de calor ao sistema, ele sofrer uma expanso, a presso constante (isobrica), com consequente deslocamento do embolo do cilindro. O trabalho realizado pelo gs na expanso dado por:

W = F.d , e P =

F , ou F = P. A A

Logo:

W = P. A.d = P.V

W = P.V

Logo temos: V > 0 W > 0: o gs realiza trabalho sobre o meio. V < 0 W < 0: o meio realiza trabalho sobre o gs. V = 0 W = 0: o sistema no troca trabalho. Num diagrama presso X volume, o trabalho realizado pela fora que o gs exerce sobre o mbolo numericamente igual rea sob a curva.

Expanso a presso const. Exerccio:

Compresso a presso varivel

1. Um gs esta confinado em um cilindro provido de um pisto. Ele aquecido, mas seu volume no alterado. possvel afirmar que: a) a energia interna do gs no varia. b) o trabalho realizado nesta transformao nulo. c) a fora que o gs exerce sobre o pisto permanece constante. d) a fora que o gs exerce sobre o pisto permanece constante. e) a energia cintica mdia das partculas do gs diminui. 2. A presso e o volume de um gs variam numa transformaro gasosa AB, como indica o diagrama figurado a seguir Determine o trabalho no processo indicando AB o gs recebe ou realiza trabalho.

3. Haver trabalho sempre que uma massa gasosa: a) sofrer variao em sua presso. b) sofrer variao em sua temperatura. c) sofrer variao em seu volume. d) receber calor de uma fonte externa e) ceder calor para uma fonte externa. Aula 14

Primeira Lei da Termodinmica De acordo com o princpio de conservao da energia, a energia no pode ser criada nem destruda, mas somente transformada de uma espcie em outra. O primeiro princpio da Termodinmica estabelece uma equivalncia entre o trabalho e o calor trocados entre um sistema e seu meio exterior Consideramos um sistema recebendo uma certa quantidade de calor Q. A correspondncia entre essas grandezas obtida fazendo-se o balano energtico entre calor, trabalho e energia interna.

Q
Portanto, temos:

S istem a U

Q = W + U ou U = Q - W Esta expresso representa analiticamente o Primeiro Principio da Termodinmica cujo enunciado pode ser: A variao da energia interna de um sistema igual diferena entre o calor e o trabalho trocados pelo sistema com o meio exterior

Aplicaes do primeiro Principio Isotrmica Temperatura Constante.

U = 0
No h variao da energia interna

Q =W

Isomtrica

Lenta Volume Constante

W =0
Clapeyron

U = Q
Primeira lei da termodinmica

Isobrica

Presso Constante

W = P.V W = nRT
Adiabtica No h troca de calor com o meio.

U = Q W

Q=0

U = W

Exerccios: 1. Numa compresso isotrmica de um gs perfeito o sistema: a) no troca calor com o meio b) cede calor menor que o trabalho que recebe. c) recebe trabalho que integralmente transformado em calor. d) cede trabalho e recebe calor. e) N.d.a. 2. Numa expanso isobrica de um gs perfeito o sistema: a) recebe calor e a energia interna diminui. b) recebe calor e a energia interna fica constante. c) realiza trabalho e a energia interna diminui. d) realiza trabalho e a energia interna no varia.

3. Numa transformao adiabtica de um gs perfeito: a) a temperatura no varia, pois no h troca de calor b) quando o volume aumenta, a temperatura diminui.

c) o volume e a temperatura variam sempre no mesmo sentido. d) a temperatura aumenta quando o volume aumenta. e) H duas afirmaes corretas 4. Num aquecimento isotrimico de um gs perfeito o sistema: a) recebe calor maior que o aumento de energia interna. b) cede calor igual ao aumento de energia interna. c) recebe calor igual ao aumento de energia interna. d) recebe calor menor que o aumento de energia interna. e) Nenhuma das alternativas est correta. 5. Nas transformaes isotrmicas dos gases perfeitos, incorreto afirmar que: a) no h variao de temperatura. b) a variaro de energia interna do gs nula. c) no ocorre troca de calor entre o gs e o meio ambiente. d) o calor trocado pelo gs com o exterior igual ao trabalho raizado no mesmo processo. 7. Na compresso adiabtica de um gs: a) a presso aumenta e a temperatura diminui. b) a presso diminui e a temperatura no se altera. c) a presso permanece constante e a temperatura aumenta. d) a presso e a temperatura aumentam. e) a presso e a temperatura permanecem constantes. 8. Um sistema recebe 300 cal de uma fonte trmica, ao mesmo tempo em que realize um trabalho de 854 J. Sabendo-se que 1 cal igual a 4,18 J, pode-se afirmar que a energia interna do sistema aumenta: a) 300 J b) 400 J c) 554 J d) 1154J e) 1 254 J 9. Uma amostra de gs perfeito sofre uma transformaro isobrica sob presso de 60 N/m2, como ilustra o diagrama. Admita que, na transformao, o gs receba uma quantidade de calor igual a 300 J. Podemos afamar que a variao da energia interna do gs de: a) 180J b)100J c) 554J d) 120J e) 420I

Aula 15

Segunda Lei da Termodinmica O segundo princpio da Termodinmica estabelece as condies em que possvel a transformao de calor em trabalho, completando, dessa forma, o primeiro princpio, que trata apenas da equivalncia entre o calor e o trabalho. A converso de calor em energia mecnica conseguida por meio de uma mquina trmica Como exemplo de mquina trmica podemos citar as turbinas a vapor, as turbinas a querosene que impulsionam os avies a jato, os motores de exploso que queimam gasolina, lcool ou diesel, ou mesmo um reator termonuclear de uma usina atmica. Para que um dispositivo possa transformou calor em trabalho, precisamos de duas fontes de calor em temperatura diferentes. Quando o calor til de uma fonte para outra, ele utilizado na realizao de um tablado. Os dispositivos que transformam calor em trabalho so denominados maquinas trmicas. Uma mquina trmicas um dispositivo que possui um fluido operante (normalmente em vapor) que, operando em ciclos, retira calor de uma fonte quente (Q 2 ), realiza uma parte em trabalho (W) e rejeita o reataste (Q 1 ) para uma fonte a menor temperatura, denominada fonte fria (meio ambiente).

O rendimento (r) de uma mquina trmica a razo entre o trabalho que ela realiza (W) e o calor total (Q 2 ) que ela absorve para realizar o trabalho.

Etil r= ETotal
ou

W r= Q2

Assim que a mquina transforma em trabalho a metade do calor que ela recebe, o seu rendimento igual a 50%. Pelo princpio da Conservaro da Energia, temos que: W = Q2 Q1 Ento:

r=

Q2 Q1 Q2 Q1 Q2

r =1
Exerccios:

Com relao Primeira e Segunda Lei da Termodinmica, so feitas as situaes: I - A primeira lei no pode prever se um sistema pode ou no evoluir num determinado sentido. II - A segunda lei pode ser encarada como um princpio da degradao da energia. III - Baseada na primeira lei, uma mquina trmica pode ser construda para operar em ciclos, cujo nico efeito seja retirar calor de uma fonte e converto-lo em uma quantidade equivalente de trabalho. IV- A segunda lei afirma que possvel converter totalmente calor em trabalho durante evoluo aberta. So cotretas: a) I, II, III e IV b) I, III e IV c) II, III e IV d) I e II e) I e IV

Вам также может понравиться