Вы находитесь на странице: 1из 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

MEMORIAL DESCRITIVO DOS PROCEDIMENTOS E ESPECIFICAES TCNICAS PARA A EXECUO DE INFRA-ESTRUTURA BSICA PARA

INSTALAES ELTRICAS PREDIAIS NOS PRDIOS DAS CINCIAS HUMANAS E SISTEMA DE INFORMAO

CAMPUS JK - DIAMANTINA MG UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI.

Pgina 0 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

1 - OBSERVAES PRELIMINARES. Este memorial em muitos casos abaixo descritos de carter geral, sendo que talvez no se utilize determinadas tcnicas, servios ou materiais. TODOS OS DANOS CAUSADOS A UFVJM OU A TERCEIROS PELA CONTRATADA, DEVERO SER REPARADOS S CUSTAS DA CONTRATADA. O atestado de execuo da obra, para fins de acervo tcnico s ser fornecido aps a lavratura do Termo de Recebimento Definitivo.

1.1 - Observaes Gerais. O presente memorial descritivo de procedimentos estabelece as condies tcnicas mnimas a serem obedecidas na execuo das obras e servios, fixando os parmetros mnimos a serem atendidos para materiais, servios e equipamentos, e constituiro parte integrante dos contratos de obras e servios. Toda a obra e servio devero ser executados rigorosamente em consonncia com o projeto bsico fornecido, com os demais projetos complementares e outros projetos e ou detalhes a serem elaborados e ou modificados pela CONTRATANTE, com as prescries contidas no presente memorial e demais memoriais especficos de projetos fornecidos e ou a serem elaborados, com as tcnicas da ABNT, da CEMIG e outras normas abaixo citadas em cada caso particular ou suas sucessoras e Legislaes Federal, Estadual e/ou Municipais vigentes e pertinentes. Caso os projetos bsicos fornecidos para a execuo do objeto da licitao necessitarem de mudanas e/ou alteraes, bem como outros projetos bsicos no fornecidos ou os detalhes que no constarem nos projeto e nas especificaes fornecidas, devero ser elaborados, alterados ou modificados pela CONTRATADA, aps esclarecidas antecipadamente todas as dvidas juntamente com a FISCALIZAO, com os projetistas e ou seus prepostos, que dever aprov-los, quando da execuo das obras e ou servios, sendo que o original em papel formato A1, em CD, arquivo formato ACAD 2006, dever ser entregue na Superintendncia de Infra-estrutura, antes do inicio das obras e/ou servios, bem como todas as modificaes executadas no decorrer at o final da obra devero ser cadastradas e ou alteradas pela CONTRATADA, e fornecidos os originais "as built" Superintendncia de Infraestrutura /FISCALIZAO quando do recebimento provisrio. Nos casos em que este memorial especifica a necessidade de elaborao pela CONTRATADA de projetos de execuo e ou detalhamento, tais projetos devero ser apresentados levando em conta a programao dos trabalhos, bem como o tempo necessrio para estudos, aprovao e eventuais ajustes. A execuo, bem como novos projetos, projetos de complementaes, alteraes, cadastramentos, etc. devero ser registrados no CREA, atravs de ART especfica para cada caso, pela CONTRATADA.

Pgina 1 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Todas as obras e servios a serem sub-empreitados, desde que com autorizao prvia da Superintendncia de Infra-estrutura da UFVJM, devero ter ART em separado da execuo total da obra, tendo como contratante a proponente ou CONTRATADA, e que dever ser entregue uma cpia na Superintendncia de Infra-estrutura para fins de arquivo. Quando no houver descrio do tipo de servio a ser executado, o material ou equipamento ser utilizado, seguir orientao da FISCALIZAO e dos respectivos projetistas de cada rea em questo.

1.2 - Objeto da Contratao. 1.2.1Execuo de Infra-Estrutura Bsica Para Instalaes Eltricas Prediais dos PRDIOS da cincias Humanas e Sistema de Informao Campus JK Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, conforme normas ABNT pertinentes e anexos, localizado na Rodovia MGT 367, Km 583, n 5000, Bairro Alto da Jacuba, CEP 39100-000, Diamantina MG.

1.2.2 Elaborao de possveis alteraes e atualizaes dos projetos bsicos fornecidos, elaborao de projetos complementares no fornecidos bem como outros projetos e detalhes no fornecidos, alm de itens no citados e ou no fornecidos e necessrios execuo das obras e servios e finalmente a elaborao dos levantamentos "as built" de todos os projetos e ou detalhes aps execuo final de todas as obras e servios. 1.2.3 - Execuo das obras e servios e pagamentos das taxas necessrias s interligaes com as redes pblicas. 1.2.4 - Anotao e pagamento das ART's necessrias. 1.2.5 - Execuo dos possveis remanejamentos, refazimentos, demolies diversas, etc., de instalaes diversas, redes de gua pluvial, caixas de esgoto, gua, energia eltrica, telefone, lgica, etc., por ventura existirem na rea destinada a execuo das obras e dos servios, ou danificadas com a execuo das redes e outros servios. 1.2.6 - Execuo da limpeza e raspagem do terreno, cortes, aterros, escavaes, taludes, valetas, etc. necessrios implantao das obras e servios. 1.2.7 - Execuo de todas as alvenarias internas e externas e das caixas que por ventura sejam necessrias. 1.2.8 Execuo de toda a malha de aterramento. 1.2.9 - Execuo de todos ensaios e testes solicitados pela Fiscalizao. 1.2.10 - Execuo dos servios diversos e outros servios citados neste memorial e demais servios no citados explicitamente, mas necessrios entrega das
Pgina 2 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

obras e servios, de seus complementos, de seus acessos, interligaes e entornos, acabados e em perfeitas condies de utilizao e funcionamento nos termos deste memorial, e objeto acima definido. 1.2.11 - Execuo da limpeza geral das obras e servios, de seus complementos, de seus acessos, interligaes e entornos, e demais partes afetadas com a execuo das obras e dos servios e tratamento final das partes executadas.

2 - EXECUO E CONTROLE. 2.1 - Responsabilidades. Fica reservado a CONTRATANTE, neste ato representada pela Superintendncia de Infra-estrutura ou suas sucessoras, o direito e a autoridade, para resolver todo e qualquer caso singular e porventura omisso neste memorial, nos projetos fornecidos e a serem elaborados, nos demais documentos tcnicos, e que no seja definido em outros documentos tcnicos ou contratuais, como o prprio contrato ou os projetos ou outros elementos fornecidos. Na existncia de servios no descritos, a CONTRATADA somente poder execut-los aps aprovao da FISCALIZAO. A omisso de qualquer procedimento tcnico, ou normas neste ou nos demais memoriais, nos projetos, ou em outros documentos contratuais, no exime a CONTRATADA da obrigatoriedade da utilizao das melhores tcnicas preconizadas para os trabalhos, respeitando os objetivos bsicos de funcionalidade e adequao dos resultados, bem como todas as normas da ABNT vigentes, NBRs, NDs e EDs CEMIG e demais pertinentes. No se poder alegar, em hiptese alguma, como justificativa ou defesa, pela CONTRATADA, desconhecimento, incompreenso, dvidas ou esquecimento das clusulas e condies, do contrato, do edital, dos projetos, das especificaes tcnicas, dos memoriais, bem como de tudo o que estiver contido nas normas, especificaes e mtodos da ABNT, NBRs, NDs e EDs CEMIG e outras normas pertinentes. A existncia e a atuao da FISCALIZAO em nada diminuir a responsabilidade nica, integral e exclusiva da CONTRATADA no que concerne s obras e servios e suas implicaes prximas ou remotas, sempre de conformidade com o contrato, o Cdigo Civil e demais leis ou regulamentos vigentes e pertinentes, no Municpio, Estado e na Unio.

Dever ser realizado visita tcnica, por profissional devidamente qualificado, para emisso de declarao de que a proponente tomou conhecimento do local onde sero executados os servios, bem como todas as suas particularidades. A empresa CONTRATADA dever indicar os nomes dos R.T., responsveis pela execuo dos servios, sendo comprovado o vnculo atravs de cpia autenticada da Carteira de Trabalho ou Contrato (caso seja contratado) ou do Contrato Social (caso seja scio). O quadro de responsveis tcnicos dever ser formado por, pelo menos um engenheiro eletricista.
Pgina 3 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

da mxima importncia, que o Engenheiro Residente e ou R.T. promovam um trabalho de equipe com os diferentes profissionais e fornecedores especializados, e demais envolvidos na obra, durante todas as fases de organizao e construo, bem como com o pessoal de equipamento e instalao, e com usurios das obras. A coordenao dever ser precisa, enfatizando-se a importncia do planejamento e da previso. No sero toleradas solues parciais ou improvisadas, ou que no atendam melhor tcnica preconizada para os servios objeto da licitao. Devero ser fornecidas obrigatoriamente aos sub-empreiteiros autorizados pela CONTRATANTE as cpias das partes dos memoriais e projetos referentes s suas obras e servios especficos e suas implicaes. Caso haja discrepncias, as condies especiais do contrato, especificaes tcnicas gerais e memoriais predominam sobre os projetos, bem como os projetos especficos de cada rea predominam sobre os gerais das outras reas, os detalhes especficos predominam sobre os gerais e as cotas devero predominar sobre as escalas, devendo o fato, de qualquer forma, ser comunicado com a devida antecedncia FISCALIZAO, para as providncias e compatibilizaes necessrias. OBS: 1) NO CASO DE DISCREPNCIAS OU FALTA DE ESPECIFICAES DE MARCAS E MODELOS DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, SERVIOS, ACABAMENTOS, ETC, DEVER SEMPRE SER OBSERVADO QUE ESTES ITENS DEVERO SER DE QUALIDADE EXTRA DEFINIDO NO ITEM MATERIAIS/EQUIPAMENTOS, E QUE AS ESCOLHAS DEVERO SEMPRE SEREM APROVADAS ANTECIPADAMENTE PELA FISCALIZAO E PELOS PROJETISTAS. 2) MARCAS E OU MODELOS NO CONTEMPLADOS NESTE MEMORIAL, PODERO ESTAR DEFINIDAS NOS PROJETOS ESPECFICOS, SEMPRE PREVALECENDO A APROVAO ANTECIPADA DA FISCALIZAO PARA SUA UTILIZAO. As cotas e dimenses sempre devero ser conferidas "In loco", antes da execuo de qualquer servio. As especificaes, os desenhos dos projetos e os memoriais descritivos destinam-se a descrio e a execuo das obras e servios completamente acabados nos termos deste memorial e objeto da contratao, e com todos elementos em perfeito funcionamento, de primeira qualidade e bom acabamento. Portanto, estes elementos devem ser considerados complementares entre si, e o que constar de um dos documentos to obrigatrio como se constasse em todos os demais. A CONTRATADA aceita e concorda que as obras e os servios objeto dos documentos contratuais, devero ser complementados em todos os detalhes ainda que cada item necessariamente envolvido no seja especificamente mencionado. O profissional residente dever efetuar todas as correes, interpretaes e compatibilizaes que forem julgadas necessrias, para o trmino das obras e dos servios de maneira satisfatria, sempre em conjunto com a FISCALIZAO e os autores dos projetos.

Pgina 4 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

O projeto bsico compe-se basicamente do desenho do projeto eltrico (tambm disponveis em formato PDF) e Descrio dos Servios com Lista de Materiais a serem fornecidos pela CONTRATANTE. A CONTRATADA, quando for o caso dever manter contato com as reparties competentes, a fim de obter as necessrias aprovaes das obras e dos servios a serem executados, bem como fazer os pedidos de ligaes e inspees pertinentes e providenciar todos os materiais e servios necessrios a estas ligaes s suas expensas. A CONTRATADA dever obrigatoriamente visitar o local das obras e servios e inspecionar as condies gerais das instalaes, pois dever constar da proposta todos os itens que no constam dos dados ou da planilha estimativa fornecida pela UFVJM, e mais as complementaes e ou alteraes do projeto, no cabendo, pois aps assinatura do contrato nenhum termo aditivo visando acrescentar tais itens. Qualquer tipo de complementao do projeto, dever ser previamente apresentado FISCALIZAO e ao engenheiro responsvel, para que seja verificado as mudanas que por ventura ocorreram no projeto bsico. Quaisquer divergncias e dvidas sero resolvidas antes do inicio das obras e servios.

2.2 - Acompanhamento. As obras e servios sero fiscalizados por pessoal credenciado, e que ser designado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atravs da Superintendncia de Infra-estrutura ou sucessora, a qual ser doravante, aqui designada FISCALIZAO. A obra ser conduzida por pessoal pertencente CONTRATADA, competente e capaz de proporcionar servios tecnicamente bem feitos e de acabamento esmerado, em nmero compatvel com o ritmo da obra, para que o cronograma fsico e financeiro proposto seja cumprido risca. A superviso dos trabalhos, tanto da FISCALIZAO como da CONTRATADA, dever estar sempre a cargo de profissionais, devidamente habilitados e registrados no CREA, com visto no Estado de Minas Gerais, quando for o caso, e que no caso da CONTRATADA dever ser o ou os responsveis tcnicos, cujos currculos sero apresentados no ato da licitao, e no caso da FISCALIZAO sero indicados pela Superintendncia de Infra-estrutura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e oficializado atravs de Portaria do Reitor. Caso haja necessidade de substituio de algum profissional residente ou RT da CONTRATADA, dever ser comunicado previamente a Superintendncia de Infraestrutura, cujo curriculum tambm dever ser apresentado para fins de aprovao, e que tambm dever ter visto no CREA-MG. O R.T., no poder ausentar-se da obra por mais de 48 horas, bem como nenhum servio tcnico em que sua responsabilidade tcnica for exigvel, do tipo desligamentos

Pgina 5 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

programados, implantao dos postes, etc., poder ser executado sem sua superviso tcnica. A CONTRATADA no poder executar, qualquer servio que no seja autorizado pela FISCALIZAO, salvo aqueles que se caracterizem, notadamente, como de emergncia e necessrios ao andamento ou segurana da obra. As autorizaes para execuo dos servios sero efetivadas atravs de anotaes no "Dirio de Obra" (Modelo Prprio Superintendncia de Infra-estrutura).

2.3 - Normas Tcnicas Aplicveis e Controle. Alm dos procedimentos tcnicos indicados nos captulos a seguir, tero validade contratual para todos os fins de direito, as normas editadas pela ABNT e demais normas pertinentes, direta e indiretamente relacionadas, com os materiais e servios objetos do contrato de construo das obras. A programao dos testes de ensaios dever abranger no que couber, entre outros, os seguintes itens, e a critrio da FISCALIZAO: - Teste de qualidade e bom funcionamento de equipamentos e materiais eltricos. - Teste das iluminaes em geral, inclusive emergncias. - Ensaios de isolamento (tenso aplicada durante 1 minuto, 60 Hz). - Ensaios e testes de redes eltricas. - Outros ensaios citados nos itens a seguir, ou em normas da ABNT, NBRs, NDs e EDs CEMIG e outras pertinentes. - Demais ensaios necessrios e solicitados pela FISCALIZAO. No caso de obras ou servios executados com materiais e ou equipamentos fornecidos pela CONTRATADA, que apresentarem defeitos na execuo, estes sero refeitos s custas da mesma e com material e ou equipamento s suas expensas.

2.4 Da Qualificao Tcnica A empresa CONTRATADA dever ter comprovao de aptido de desempenho tcnico, por meio de atestados ou certides fornecidas por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA, assegurando ter a mesma, juntamente com seus responsveis tcnicos, executado servios com caractersticas semelhantes ao objeto desta licitao: - Instalaes eltricas prediais externas ou de sobrepor (aparente), composta por eletrocalhas metlicas, perfilados e eletrodutos de ferro galvanizado e conduletes galvanizados.
Pgina 6 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

- Eletrocalha Eletrocalha destinada conduo e distribuio de fios e cabos, sejam eles de energia, dados, voz ou imagem. aplicada em instalaes reas, aparentes, sobre forro ou piso elevado. A eletrocalha Tradicional est disponvel nos modelos liso ou perfurado, do tipo U ou C; possui a seo transversal dos produtos tradicionais do mercado. Destaca-se pela durabilidade maior, por proporcionar a segurana dos fios e cabos, alm de oferecer a segurana do usurio instalador. Disponvel nos modelos liso ou perfurado, fabricada em chapa pr-zincada a fogo. Torna-se excelente opo para ambientes internos, sem atmosfera agressiva, para cabos que no exijam esforo mecnico acentuado. O produto muito utilizado sobre piso elevado, em instalaes industriais e comerciais. Ideal para projetos de cabeamento eletro-eletrnico. Reduz o custo da obra, apresenta talas acopladas e peas multi uso que diminuem a quantidade de itens a serem utilizados, alm de proporcionar maior produtividade na instalao. A eletrocalha tem acessrios que possibilitam ajustes de ngulos, facilitando o alinhamento do sistema. Oferecem segurana aos fios, so resistentes e produzidas em ao. Alm disso, so de fcil aplicao.Condutores de fios e cabos com furao para ventilao, que oferecem um fcil acesso a rede eltrica para sua manuteno ou mesmo sua ampliao. As Eletrocalhas so utilizadas como um timo conjunto estrutural rgido para sustentao de cabos. Disponvel em diversos modelos e tamanhos, o sistema propcia excelente ventilao. - Perfilados Perfilados constitudos em chapa pr-zincado, inox ou alumnio; podem receber tratamento de galvanizao fogo, eletroltica ou pintura epxi-p. So apropriados para a conduo de fios e cabos em diversas aplicaes de instalaes eltricas, disponveis com dimenses padres de 38 x 38 x 600 mm e 38 x 19 x 3000 mm. Moderno e eficiente sistema para distribuio de fios, cabos e sustentao de luminrias, utilizado para instalaes industriais e comerciais. - Eletrodutos Desenvolvidos no material de ao galvanizado pelo processo de imerso a quente, os Eletrodutos so utilizados em instalaes industriais, residenciais e comerciais. Atuam como condutores e protetores de cabos e fios eltricos e de telefonia. Disponveis nos modelos leve, mdio, semi-pesado e pesado (respectivamente com tampes nas cores cinza, amarelo, laranja, vermelho e azul), os tubos possuem dimetros interno e externo de grande preciso e superfcie trefilada com excelente acabamento. - Condulete Condulete fundido em liga de alumnio para qualquer tipo de instalaes eltricas, tampas intercambiaveis que permitem inmeras combinaes de tomadas, interruptores, botes de comando e luzes piloto.

3 - MATERIAIS E OU EQUIPAMENTOS. 3.1 - Observaes Gerais.

Pgina 7 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Todos os materiais e ou equipamentos fornecidos pela CONTRATADA, devero ser de Primeira Qualidade ou Qualidade Extra, entendendo-se primeira qualidade ou qualidade extra, o nvel de qualidade mais elevado da linha do material e ou equipamento a ser utilizado, satisfazer as especificaes da ABNT, do INMETRO, NBRs, NDs e EDs CEMIG e das demais normas citadas, e ainda, serem de qualidade, modelo, marcas e tipos especificados no projeto, nos memoriais de cada projeto, neste memorial ou nas especificaes gerais, e devidamente aprovados pela FISCALIZAO. Caso o material e ou equipamento especificado nos projetos e ou memoriais, tenham sado de linha, ou encontrarem-se obsoletos, devero ser substitudos pelo modelo novo, desde que comprovada sua eficincia, equivalncia e atendimento s condies estabelecidas nos projetos, especificaes e contrato. A aprovao ser feita por escrito, mediante amostras apresentadas FISCALIZAO antes da aquisio do material e ou equipamento. O material e ou equipamento, etc. que, por qualquer motivo, for adquirido sem aprovao da FISCALIZAO dever, dentro de 72 horas, ser retirado e substitudo pela CONTRATADA, sem nus adicional para a CONTRATANTE. O mesmo procedimento ser adotado no caso do material e ou equipamento entregue no corresponder amostra previamente apresentada. Ambos os casos sero definidos pela FISCALIZAO. Os materiais e ou equipamentos devero ser armazenados em locais apropriados, cobertos ou no, de acordo com sua natureza, ficando sua guarda sob a responsabilidade da CONTRATADA. vedada a utilizao de materiais e ou equipamentos improvisados e ou usados, em substituio aos tecnicamente indicados para o fim a que se destinam, assim como no ser tolerado adaptar peas, seja por corte ou outro processo, de modo a utiliz-las em substituio s peas recomendadas e de dimenses adequadas. No ser permitido o emprego de materiais e ou equipamentos usados e ou danificados. Quando houver motivos ponderveis para a substituio de um material e ou equipamento especificado por outro, a CONTRATADA, em tempo hbil, apresentar, por escrito, por intermdio da FISCALIZAO, a proposta de substituio, instruindo-a com as razes determinadas do pedido de oramento comparativo, de acordo com o que reza o contrato entre as partes sobre a equivalncia. O estudo e aprovao pela Universidade, dos pedidos de substituio, s sero efetuados quando cumpridas as seguintes exigncias: - Declarao de que a substituio se far sem nus para a CONTRATANTE, no caso de materiais e ou equipamentos equivalentes. - Apresentao de provas, pelo interessado, da equivalncia tcnica do produto proposto ao especificado, compreendendo como pea fundamental o laudo do exame

Pgina 8 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

comparativo dos materiais, efetuado por laboratrio tecnolgico idneo, critrio da FISCALIZAO. - Indicao de marca, nome de fabricante ou tipo comercial, que se destinam a definir o tipo e o padro de qualidade requerida. - A substituio do material e ou equipamento especificado, de acordo com as normas da ABNT, NBRs, NDs e EDs CEMIG s poder ser feita quando autorizada pela FISCALIZAO e nos casos previstos no contrato. - Outros casos no previstos sero resolvidos pela FISCALIZAO, aps satisfeitas as exigncias dos motivos ponderveis ou aprovada a possibilidade de atend-las. A FISCALIZAO dever ter livre acesso a todos os almoxarifados de materiais, equipamentos, ferramentas, etc., para acompanhar os trabalhos e conferir marcas, modelos, especificaes, prazos de validade, etc. Material, equipamento ou servio equivalente tecnicamente aquele que apresenta as mesmas caractersticas tcnicas exigidas, ou seja de igual valor, desempenham idntica funo e se presta s mesmas condies do material, equipamento ou servio especificado.

4 CANTEIRO DE OBRAS. 4.1 - Segurana em geral. Toda a rea do canteiro dever ser sinalizada, atravs de placas, quanto movimentao de veculos, indicaes de perigo, instalaes e preveno de acidentes. Todos os panos, estopas, trapos oleosos e outros elementos que possam ocasionar fogo devero ser mantidos em recipiente de metal e removidos da edificao, cada noite, e sob nenhuma hiptese sero deixados acumular. Todas as precaues devero ser tomadas para evitar combusto espontnea. Dever ser prevista uma equipe de segurana interna para controle e vigia das instalaes, almoxarifados, portaria e disciplina interna, cabendo CONTRATADA toda a responsabilidade por quaisquer desvios ou danos, furtos, decorrentes da negligncia durante a execuo das obras at a sua entrega definitiva. Dever ser obrigatria pelo pessoal da obra, a utilizao de equipamentos de segurana, como botas, capacetes, cintos de segurana, culos, mscaras e demais protees de acordo com as Normas de Segurana do Trabalho. Todos os funcionrios devem ter o Curso de 40 horas da NR-10 Instalaes e Servios em Eletricidade - realizados a menos de dois anos.

Pgina 9 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

4.2 - Mobilirio e Aparelhos. O mobilirio e aparelhos necessrios ao canteiro de obra, ficaro a cargo da CONTRATADA, exceto nos locais de uso da FISCALIZAO, que ser s custas da CONTRATANTE.

5 - NORMAS TCNICAS DA ABNT APLICVEIS. As normas abaixo e ou suas sucessoras, bem como as demais no citadas neste e nos demais itens a seguir e que se referem ao objeto da obra devero ser os parmetros mnimos a serem obedecidos para sua perfeita execuo. Os casos no abordados sero definidos pela FISCALIZAO, de maneira a manter o padro de qualidade previsto para a obra em questo e de acordo com as normas vigentes nacionais ou internacionais, e as melhores tcnicas preconizadas para o assunto. 5.1 - Instalaes eltricas e sistemas diversos. ASA CEMIG: ND 2.3 ND 2.9 ND 3.1 ND 1.1 ND 1.5 ND 1.8 ND 2.1 ND 2.4 ND 3.4 ND 4.8 ND 5.1 ND 5.2 ND 5.3 ND 5.4 ND 5.5 ND 6.1 ED 1.2 ED 1.6 ED 1.25 ED 1.51 ED 2.9 ED 3.3 ED 3.4 ED 3.6 American Standard Association. Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Subterrneas Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Protegidas Projetos de Redes de Distribuio reas Urbanas Diretrizes Bsicas para o Planejamento Eltrico de Distribuio Roteiro para o Planejamento Eltrico de Distribuio a Ncleos Urbanos Mapeamento e Cadastramento de Redes de Distribuio Areas Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas Instalaes Bsicas de Redes de Distribuio Areas Urbanas 23,1 kV Projetos de Iluminao Pblica Sistemtica de Medio de Rede Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Secundria Rede de Distribuio Area Fornecimento de Energia Eltrica Rede de Distribuio Subterrnea Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Primria Rede de Distribuio Area Fornecimento de Energia Eltrica em Tenso Primria 23,0 kV - Rede de Distribuio Area Fornecimento em Tenso Secundria - Rede de Distribuio Subterrnea Tabelas Prticas Correo de Nveis de Tenso em Redes de Distribuio Areas Escolha Econmica de Condutor Compensao de Reativos em Redes de Distribuio Areas Projetos e Oramentos de Redes de Distribuio por Computador Sistema PROORC Clculo de Estruturas para Redes de Distribuio Areas Urbanas Proteo Contra Sobrecorrentes em Redes de Distribuio Areas Proteo Contra Sobretenses em Redes de Distribuio Areas Seccionamento de Redes de Distribuio Areas
Pgina 10 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

ED 3.14 ED 5.29

Critrios para Aterramento de Redes de Distribuio Melhorias do Fator de Carga Publicao 01000-DT-6005 Tabelas para Oramento International Electrical Comission. Condutores eltricos isolados com composto termoplstico polivinlico. Fita isolante adesiva de cloreto de polivinlico. Plugues e Tomadas de Uso Geral Fusveis rolha e cartucho. Fitas adesivas sensveis a presso para fins de isolao eltrica. Fios de cobre nu de seo circular para fins eltricos. Roscas Edson Porta lmpadas de rosca Edison. Lmpadas eltricas incandescentes para iluminao geral. Rel Fotoeltrico para Iluminao Pblica Ensaios de fios de cobre nu de seo circular para fins eltricos. Lmpada Fluorescente para Iluminao Geral Condutores eltricos isolados e composto termoplstico polivinlico (PVC) at 600V e 69C. Disjuntores de Baixa Tenso Disjuntores em caixas moldadas. Determinao das caractersticas isoladas composto termoplstico. Disjuntores em caixas moldadas. Fusveis Rolha Cabos nu de cobre. Requisitos gerais para material de instalaes eltricas prediais. Disjuntores secos de baixa tenso. Conectores empregados em ligaes de condutores eltricos de cobre. Verificao de Iluminao de Interiores. Disjuntores secos de baixa tenso. Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Iluminncias de Interiores. Execuo de instalaes eltricas de baixa tenso. Proteo de Edificaes Contra Descargas Eltricas Atmosfricas Smbolos Grficos para Instalaes Eltricas Prediais Iluminao. Instalao de baixa tenso - terminologia Condutores Eltricos terminologia Instalao Eltrica Predial Eletrodutos rgidos de ao carbono. Eletrodutos de PVC rgido. Plugues e Tomadas para Uso Domstico. Condutores Eltricos com Isolao Slida Extrudada de Cloreto de Polivinila (PVC) para Tenses at 750 Volts sem Cobertura. Eletrodutos de PVC Rgido. Fios e Cabos Eltricos - Ensaio de Resistncia Chama Fusveis Cartucho Plugues e Tomadas de Uso Domstico - Ensaios

IEC MB-211 MB-240 NBRNBR-4113 NBR-5037 NBR-5111 NBR-5033 NBR-5112 NBR-5121 NBR-5123 NBR-5159 NBR-5160 NBR-5281 NBR-5361 NBR-5283 NBR-5288 NBR-5290 NBR-5311 NBR-5349 NBR-5354 NBR-5361 NBR-5370 NBR-5382 NBR-5386 NBR-5410 NBR-5413 NBR-5414 NBR-5419 NBR-5444 NBR-5461 NBR-5470 NBR-5471 NBR-5473 NBR-5598 NBR-6120 NBR-6147 NBR-6148 NBR-6150 NBR-6244 NBR-6253 NBR-6256 a_6263

Pgina 11 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

NBR-6264 NBR-6265 NBR-6266 NBR-6267 NBR-6516 NBR-6527 NBR-6689 NBR-6791 NBR-6808 NBR-6854 NBR-6980 NBR-7863 NBR-7864 NBR-8176 NBR-9122 NBR-9311 NBR-9312 NBR-9886 NBR-10496 NBR-10501 NBR-10637 NBR-10898 NBR-11839 NBR-11840 NBR-11880 NBR-12132 NEC NEMA NFPA TB-47 VDE

Plugues e Tomadas de Uso Domstico - Funcionamento dos Contato Terra Plugues e Tomadas de Uso Domstico - Movimento de Conexo e Desconexo Durabilidade Tomadas de Uso Domstico - Ensaio de Ciclagem Trmica Plugues e Tomadas de Uso Domstico - Proteo Contra Choque Eltrico Starter - A Descarga Luminescente Interruptores de Uso Domstico Requisitos Gerais para Condutos de Instalaes Eltricas Prediais. Porta Fusveis - Rolha e Cartucho Quadros Gerais de Baixa Tenso. Aparelhos de iluminao para interiores. Cabos e Cordes Flexveis com Isolao Extrudada de Cloreto de Polivinila (PVC) para Tenses at 750V Aparelhos de Conexo (Juno e ou Derivao) para Instalaes Eltricas, Domsticas e Similares Aparelhos de Conexo para Instalaes Eltricas, Domsticas e Similares Proteo Contra Choques Eltricos Disjuntores de Baixa Tenso Ensaios Dispositivos Fusveis de Baixa Tenso para Uso Domstico Cabos Eltricos Isolados Designao Receptculo para Lmpadas Fluorescentes e Starter Cabo Telefnico Interno - CCI - Isolado com Cloreto de Polivinila (PVC) e Revestimento Externo de Cloreto de Polivinila (PVC) Cabo Telefnico CTP-PB Isolado com Cloreto de Polivinila (PVC), Protegido por Revestimento de Cloreto de Polivinila (PVC) e capa de Chumbo Cabo Telefnico CI Isolado com Cloreto de Polivinila (PVC), Blindado com Fita de Alumnio e Revestimento Externo Cloreto de Polivinila (PVC) Bloco Autnomo de Iluminao de Segurana para Balizamento e Aclaramento Sistema de Iluminao de Emergncia Dispositivos - Fusveis de Baixa Tenso para Proteo de Semicondutores Dispositivos - Fusveis de Baixa Tenso Cabo Telefnico CTS-APL Isolado com Termoplstico Expandido, Ncleo Preenchido com Geleia de Petrleo Protegido por Capa APL - Especificao Cabos Telefnicos - Ensaio de Compresso - Mtodo de Ensaio National Eletric Code. National Eletrical Manufactures Association. National Fire Protection Association. Vocbulo de termos de telecomunicaes. Verbandes Desutcher Elektrote.

5.2 - Segurana NBR-6494 NBR-7678 NBR-8681 NR-10 Segurana nos Andaimes Segurana na Execuo de Obras e Servios de Construo Aes e Segurana nas Estruturas Instalaes e Servios em Eletricidade

Pgina 12 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

6 - INSTALAES. 6.1 - OBSERVAES GERAIS: A proponente dever verificar in loco todo e qualquer tipo de instalaes, obras e servios existentes e adjacentes, instalaes incompletas, passagens de instalaes existentes, alimentaes, despejos, locais de passagem das redes pblicas, e de implantao das obras e servios, e compar-las com os projetos, para que sejam includos na planilha de oramento todos os itens necessrios execuo final de todas as instalaes, obras e servios em perfeito funcionamento, inclusive execuo de todas as alimentaes, derivaes, interligaes necessrias s mesmas (mesmo que conste nos captulos a seguir como existentes, devero ser objeto de verificao In Loco e includas ou no na planilha), assim como desvios, refazimentos, remanejamentos, demolies, etc., alteraes e complementaes dos projetos fornecidos, sendo, portanto de inteira responsabilidade da mesma toda a execuo e fornecimento dos materiais, equipamentos e mo de obra necessrios, a todas as instalaes abaixo descritas, ou indicadas nas peas grficas fornecidas, mesmo que constem apenas dos memoriais ou de alguma pea grfica fornecida ou do Edital, cabendo neste caso CONTRATADA a elaborao dos respectivos projetos executivos definitivos, e o levantamento as built aps a execuo final. Algumas recomendaes abaixo, pontos em instalaes especficas, equipamentos, necessrios obra, mesmo que no conste dos projetos fornecidos, mas presumidamente necessrias, devero ser executadas s custas da CONTRATADA. Algum tipo de instalao constante abaixo ou no projeto eltrico, e cujo projeto complementar no contemple dever ser executada pela CONTRATADA e com projeto s suas expensas, obedecendo-se sempre s recomendaes do item 1.1 - Observaes Gerais, acima descrito. Em todas as instalaes, as marcas que no foram contempladas neste memorial ou nos projetos devero ser indicadas pela FISCALIZAO, sempre levando-se em conta o item Observaes sobre Materiais e ou Equipamentos. Todas as tubulaes e conexes devero ser montadas, de modo que a marca fique visvel para inspeo da FISCALIZAO. Os detalhes de locao e posio dos quadros eltricos devero ser executados conforme detalhe especfico constante do projeto eltrico, ou definio da FISCALIZAO. Devero ser feitos enchimentos previstos ou no nos projetos, em alvenarias, pisos, estruturas, tetos, etc., para embutir instalaes e quadros diversos, quando no indicados como aparentes nos respectivos projetos.

6.2 - Instalaes eltricas.

6.2.1 - Marcas e modelos adotados para alguns equipamentos e materiais eltricos:

Pgina 13 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Anilhas de Identificao: Hellerman. Caixas 2x4, 4x4, e fundo mvel: em Polipropileno. Caixas de passagem em alumnio: Moferco, Wetzel, Moferplast. Caixas de passagem em polipropileno: Tigre Caixas de passagem em polipropileno: Tigre, Cemar. Caixas de telefone: Cemar. Centro de distribuio: Gomes, Cemar. Condutores: Pirelli, Siemens, Reiplas, Furukawa, Alcoa, Brasfio, Nambei, Prysmian, aprovados pelo INMETRO. Conectores, terminais: Magnet, Intelli. Conexes para eletrodutos, sero em ferro galvanizado fogo, BSP, Paschoal Thomeu, Tupy ou Tuberba. Disjuntores: Siemens, Eletromar, Pial, GE, Soprano. Eletrocalhas em chapa 20 e acessrios: Bandeirantes, Polioduto, Dispan. Eletrodutos aparentes PVC rgido: Tigre, Fortilit, Akros. Eletrodutos aparentes galvanizados fogo, interna e externamente, tipo pesado, com costura: Paschoal Thomeu, Tupy ou Tuberba. Eletrodutos e tubulaes em geral embutidas: Tigre, Fortilit, Akros. Eletrodutos dos alimentadores tipo Kanaflex. Eletrodutos do banco de dutos de cimento-amianto do tipo junta rgida. Fita isolante: Pirelli P44, Scoth 3m 33+ ou Toi. Interruptores, tomadas: Pial Silentoque, Prime. Lmpada fluorescente: Phillips, Osram, G.E, luz do dia especial. Luminrias fluorescentes: Lumicenter, Itaim, Lumini, Lumilux. Perfilados: Sisa, Bandeirantes, Dispan Reatores partida rpida para lmpadas fluorescentes: Phillips, Helfont, Intral.

Pgina 14 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Soldas estanho: Best. Soquetes anti vibratrio: Lumibrs, Rasquini, lorenzetti, Panam. Tubulaes e conexes galvanizadas: classe 10, marca Mannesmann, Zamprogna, ou Tupy.

OBSERVAES: Buchas, arruelas, caps, adaptadores, cruzetas, redues, niples, ts, joelhos, curvas, braadeiras e outros acessrios, sero da linha e da mesma fabricao dos eletrodutos, e outros elementos que se completam, respectivamente. Demais marcas: Vide projeto eltrico, se no contempladas no mesmo, devero ser aprovadas pelo INMETRO, pelas normas da ABNT, NBRs e da CEMIG e ou demais normas citadas, e pela FISCALIZAO, e que atenda ao item OBSERVAES SOBRE MATERIAIS E OU EQUIPAMENTOS.

6.2.2 - Consideraes gerais. A CONTRATADA dever montar os suportes, acessrios e complementos e materiais necessrios s instalaes eltricas, de modo a torn-las completas, sem falhas ou omisses que venham a prejudicar o perfeito funcionamento dos conjuntos. Sero de fornecimento da CONTRATADA, quer constem ou no nos desenhos referentes aos servios, os seguintes materiais: Materiais para complementao de tubulaes, perfilados, etc., tais como: braadeiras, chumbadores, parafusos, porcas e arruelas, arames galvanizados para fiao e guias, material de vedao de roscas, graxa, talco, barras roscadas, parabolt, etc. Materiais para complementao de fiao, tais como: conectores, terminais, fitas de auto-fuso, fitas isolantes, massas isolantes e de vedao, materiais para emendas e derivaes, etc. Materiais para uso geral, tais como: eletrodo de solda eltrica, oxignio e acetileno, estopa, folhas de serra, cossinetes, brocas, ponteiros, etc. Todas as instalaes devero ser executadas com esmero e bom acabamento com todos os condutores, condutos e equipamentos cuidadosamente instalados em posio firmemente ligados s estruturas de suporte e aos respectivos pertences, formando um conjunto mecnico e eletricamente satisfatrio e de boa aparncia. Todas as instalaes devero estar de acordo com os requisitos da ABNT, NBRs e NDs e EDs CEMIG e materiais aprovados pelo INMETRO e CEMIG, e devero ser executadas de acordo com o projeto e padres aprovados pela CEMIG. Todos os equipamentos e materiais

Pgina 15 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

danificados durante o manuseio ou montagem devero ser substitudos ou reparados as expensas da CONTRATADA e satisfao da FISCALIZAO. As discrepncias porventura existentes entre os projetos, os memoriais e as especificaes devero ser apresentadas antecipadamente FISCALIZAO, antes de sua execuo, para deciso. Nenhum circuito dever ser energizado aps a montagem na obra sem autorizao da FISCALIZAO. A FISCALIZAO ou seus prepostos podero inspecionar e verificar qualquer trabalho de construo e montagem, a qualquer tempo e, para isso, devero ter livre acesso ao local dos trabalhos. Devero ser fornecidos todos os meios necessrios a tais inspees, bem como para a execuo de ensaios e coleta de informaes relacionadas com o servio. Completadas as instalaes dever a CONTRATADA verificar a continuidade dos circuitos, bem como efetuar os testes de isolamento, para os quais dever ser observada a NBR-5410 e ou sucessoras, e dever ser na presena da FISCALIZAO. Para todos os circuitos dever haver equilbrio de fases, a ser constatado pela FISCALIZAO na ocasio dos testes, e que caso no seja verificado dever ser refeito pela CONTRATADA. Todas as provas e os testes de funcionamento sistema, sero feitos na presena da FISCALIZAO. Os testes de funcionamento da iluminao devero ser feitos em duas etapas. A primeira, iniciando-se com o dia ainda claro para observar o acendimento das lmpadas. A segunda etapa iniciar no final da madrugada e terminar com o raiar do dia, com todas as lmpadas apagadas. A alimentao da obra dever ser executada, apenas com tubulaes e caixas conforme projeto fornecido. Para execuo das redes de alimentao, devero ser executadas as travessia do asfalto, de passeios, de gramas, com valetas e tubulao envelopadas com concreto magro fck 7 Mpa, sendo que o asfalto dever ser recuperado com o mesmo material do existente, ou seja CBUQ, sendo toda as valas, eletrodutos, concreto, complementaes e recuperao de pisos e servios danificados, etc. sero s custas da CONTRATADA. Toda tubulao dever ter as pontas aparadas ortogonalmente e devero ser retiradas todas as rebarbas. Todas as caixas octogonais devero ser devidamente alinhadas e niveladas, de modo a formarem um conjunto perfeito, conforme projeto, proporcionando facilidade na montagem das luminrias e demais elementos, e a iluminao adequada.

Pgina 16 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

6.2.3 - Montagem de eletrodutos, etc. O dobramento de eletrodutos dever ser feito de forma a no reduzir o dimetro interno do tubo, ou de preferncia com conexes de raio longo. As curvas devero ter um raio mnimo de 06(seis) vezes o dimetro do eletroduto. Os eletrodutos paralelos devero ser dobrados de maneira que formem arcos de crculos concntricos. Todas as roscas devero ser conforme as normas da ABNT j citadas e ou sucessoras. Os eletrodutos devero ser cortados perpendicularmente ao eixo. Quando aparentes, devero correr paralelos ou perpendiculares s paredes e estruturas, ou conforme projetos. Toda a tubulao eltrica, etc. dever estar limpa e seca, para serem instalados os condutores. A secagem interna ser feita pela passagem sucessiva de bucha ou estopa, de sopro de ar comprimido. Durante a construo e montagem, todas as extremidades dos eletrodutos, caixas de passagem, conduletes, etc. devero ser vedados com tampes e tampas adequadas. Estas protees no devero ser removidas antes da colocao da fiao. Os eletrodutos devero ser unidos por meio de luvas. Os eletrodutos sero instalados de modo a constituir uma rede contnua de caixa a caixa, na qual os condutores possam, a qualquer tempo, serem enfiados e desenfiados, sem prejuzo para seu isolamento e sem ser preciso interferir na tubulao. Os eletrodutos subterrneos devero ser instalados em envelopes de concreto magro fck maior ou igual a 7 MPa, no caso de travessia de ruas. As linhas de eletrodutos subterrneos devero ter declividade mnima de 0,5% entre poos de inspeo, para assegurar a drenagem. A face superior dos envelopes de concreto devero ficar no mnimo 300 mm abaixo do nvel do solo, ou conforme determinado no projeto. Devero ser seguidas todas as recomendaes e cuidados necessrios montagem de tubulaes descritas nos manuais de instalao dos fabricantes e normas da ABNT.

6.2.4 - Instalao de condutores eltricos e de sistemas diversos. As cores padronizadas para fiao sero as seguintes: 1) fases - vermelho, preto e branco.
Pgina 17 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

2) neutro - azul. 3) retorno - amarelo ou cinza. 4) terra - verde. A fiao e cabagem de baixa tenso sero executadas conforme bitolas e tipos indicados nos memoriais descritivos e nos desenhos do projeto. Toda a fiao ser em cabos de cobre do tipo flexvel das marcas j especificadas. As conexes e ligaes devero ser nos melhores critrios para assegurar durabilidade, perfeita isolao e tima condutividade eltrica. No sero aceitas emendas nos circuitos alimentadores principais e secundrios, a interligao dos quadros dever ser feita sempre, em cabos com um s lance. As emendas e derivaes dos condutores devero ser executadas de modo a assegurarem resistncia mecnica adequada e contato eltrico perfeitos e permanente por meio de conectores apropriados, as emendas sero sempre efetuadas em caixas de passagem com dimenses apropriadas. Igualmente o desencapamento dos fios, para emendas ser cuidadoso, s podendo ocorrer nas caixas. Os condutores s podero ter emendas nas caixas de passagem, devendo nesses pontos, serem devidamente isolados com fita de auto fuso e fita isolante plstica PIRELLI ou 3M, para cabos de baixa tenso, sendo as emendas devidamente estanhadas. O isolamento das emendas e derivao dever ter caractersticas no mnimo equivalente s dos condutores utilizados. Nas instalaes de mdia tenso, as conexes dos ramais secundrios com o ramal primrio devero ser executadas nas cmaras, poos de inspeo e/ou caixas de inspeo, utilizando terminais desconectveis, bem como os demais acessrios para instalaes subterrneas de mdia tenso. Dever ser previsto chave seccionadora para cada derivao do ramal primrio para o ramal secudrio e as chaves podero ser instaladas externas, junto a cada transformador de potncia. As emendas dos condutores das caixas externas podero ser executados com terminais de perfurao e protegidas com fita de auto fuso, e posteriormente recobertas com fita isolante normal e devero ser previamente aprovados pela FISCALIZAO. Todos os materiais e conectores, sero de cobre de alta condutividade, estanhados e com espessura conforme especificaes do NEC. No caso de condutores serem puxados por mtodos mecnicos, no devero ser submetidos a trao maior que a permitida pelo fabricante do cabo, responsabilizando-se a CONTRATADA pelos eventuais danos s caractersticas fsicas e/ou eltricas do condutor.

Pgina 18 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Os fios e cabos devero ser cobertos com lubrificantes adequados de forma a facilitar sua introduo nos eletrodutos. O uso de lubrificantes na enfiao dever ser restrito a tipos de efeito neutro sobre os eletrodutos, condutores e seus revestimentos e isentos de quaisquer impurezas, especialmente materiais abrasivos e a tipos que no adiram de maneira permanente aos cabos e fios. Utilizar talco ou parafina. Todos os condutores devero ter suas superfcies limpas e livres de talhos, recortes de quaisquer imperfeies. As ligaes dos condutores aos bornes de aparelhos e dispositivos devero obedecer os seguintes critrios: - Fios de seo igual ou menor que 6 mm, sob presso de parafuso, ou conforme determinado no projeto. - Cabos e cordes flexveis de seo igual ou menor que 4mm com as pontas dos condutores previamente endurecidas com soldas de estanho, ou conforme determinado no projeto. - Condutores de seo maior que acima especificados, por conectores e terminais de compresso e/ou terminais desconectveis. Todos os circuitos devero ser identificados atravs de anilhas plsticas das marcas j especificadas, sendo uma no centro de distribuio, e as demais nas tomadas, interruptores, luminrias, caixas octogonal, caixas de passagem, etc. Antes da montagem do acabamento final de cada ponto esta identificao dever ser conferida pela FISCALIZAO, e que dever dar sua aprovao no Dirio de Obras. O cabo neutro ser do tipo isolado. Vide outras observaes que devero ser seguidas rigorosamente no projeto eltrico.

6.2.5 - Montagem de quadros, caixas, luminrias, etc. Os quadros eltricos sero constitudos, conforme diagrama unifilar e esquema funcional, apresentado nos respectivos desenhos de projetos, atendendo a norma NBR-6808 e ou sucessoras, e demais pertinentes. O dimensionamento interno dos quadros dever ser sobre conjunto de manobra e controle de baixa tenso da ABNT, adequado a uma perfeita ventilao dos componentes eltricos. Os quadros devero possuir os espaos de reserva, conforme circuitos indicados nos desenhos. Dever ser previsto ainda espao para eventual condensao de umidade.

Pgina 19 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Os quadros embutidos em paredes devero facear o revestimento da alvenaria e sero nivelados e aprumados. Os diferentes quadros de uma rea sero perfeitamente alinhados e dispostos de forma a no apresentarem conjunto desordenado. Os quadros para montagem aparente sero fixados s paredes atravs de chumbadores, em quantidades e dimenses necessrias a sua perfeita fixao. O nvel dos quadros de distribuio ser regulado por suas dimenses e pela comodidade de operaes das chaves ou inspeo dos instrumentos, no devendo, de qualquer modo, ter a borda inferior a menos de 0,50 metros do piso acabado. Alm da segurana para as instalaes que abriga, os quadros devero ser inofensivos a pessoas, ou seja, em suas partes aparentes no dever haver qualquer tipo de perigo de choque, sendo para tanto isolados. A fixao dos eletrodutos aos quadros ser feita por meio de buchas ou arruelas metlicas, sendo que os furos devero ser executados com serra copo de ao rpido, e lixadas as bordas do furo. As caixas embutidas nas paredes devero facear o revestimento da alvenaria e devero ser niveladas e aprumadas de modo a no resultar excessiva profundidade depois do revestimento, bem como em outras tomadas, interruptores, etc. e outros sero embutidos de forma a no oferecer salincias ou reentrncias capazes de coletar poeira. As caixas de tomadas e interruptores 2 x 4 sero montadas com o lado menor paralelo ao plano do piso. As caixas com equipamentos para instalao aparente devero seguir as indicaes do projeto, e devero possuir acabamento para esta finalidade. Todos os quadros devero conter plaquetas de identificao acrlicas 2x4 cm, para os diversos circuitos e para o prprio quadro, transparentes com escrita cor preta. Todos os quadros de distribuio da rede eltrica, indicados no projeto eltrico devero ser com barramento. Os quadros devero abrigar no seu interior todos os equipamentos eltricos, indicados nos respectivos diagramas trifilares. Sero construdos em estrutura auto-suportvel constitudos de perfis metlicos e chapa de ao, bitola mnima de 14 USG, pintados com tinta epxi entre 2 demos de tinta anti-xido. Os quadros devero ser fechados lateral e posteriormente por blindagens e chapas de ao removveis, aparafusadas na estrutura e frontalmente por portas providas de trinco e fechadura. O envolvimento dos equipamentos, dever ser completo, de modo a proteger contra quaisquer contatos acidentais externos, entrada de p, penetrao de gua insetos e roedores.

Pgina 20 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

As caixas de passagem devero ser instaladas onde indicado nos projetos e nos locais necessrios correta passagem da fiao. Os disjuntores e quick-la gs, contidos nos quadros, devero ser de fabricao Pial Legrand, Siemens, ou das marcas acima indicadas. Os aparelhos para luminrias, quer sejam fluorescentes ou incandescentes, obedecero, naquilo que lhes for aplicvel a NBR 6854 e ou sucessoras, sendo construdos de forma a apresentar resistncia adequada e possuir espao suficiente para permitir as ligaes necessrias. Independente do aspecto esttico desejado sero observadas as seguintes recomendaes: Todas as partes de ao sero protegidas contra corroso mediante pintura, esmaltao, zincagem, ou outros processos equivalentes, ou conforme indicado no item pintura de tubulaes e equipamentos aparentes. As partes de vidro dos aparelhos devem ser montadas de forma a oferecer segurana, com espessura adequada e arestas expostas e lapidadas, de forma a evitar cortes quando manipuladas. Os aparelhos destinados a ficarem embutidos devem ser construdos de material incombustvel e que no seja danificado sob condies normais de servio. Seu invlucro deve abrigar todas as partes vivas ou condutores de corrente, condutos, porta-lmpadas e lmpadas permitindo-se, porm a fixao de lmpadas na face externa dos aparelhos. Todo aparelho deve apresentar marcado em local visvel as seguintes informaes: nome do fabricante, ou marca registrada, tenso de alimentao, potncias mximas dos dispositivos que nele podem ser instalados ( lmpadas, reatores, etc.) As posies das caixas octogonais indicadas em projeto devero ser rigorosamente seguidas, sendo necessrio para isto a utilizao de linha de pedreiro para loc-las e alinh-las, pois sero conferidas antes das concretagens pela FISCALIZAO, e liberadas atravs de anotao no Dirio de Obras. Os barramentos dos quadros devem ser tratados com prata lquida. 7 MANUAL DE INSTALAES ELTRICAS E ELETRNICAS 10.1 OBJETIVO GERAL Estabelecer as diretrizes gerais para a execuo de servios de instalaes eltricas de uma edificao, conjunto de edificaes ou reas externas. Estabelecer as diretrizes gerais para a definio do modelo de Garantia de Qualidade e do Sistema de Qualidade a serem adotados na execuo de servios de instalaes eltricas e eletrnicas de uma edificao, conjunto de edificaes ou reas externas.

Pgina 21 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

10.2 INSTALAES ELTRICAS Estabelecer as diretrizes gerais para a execuo de servios de Instalaes Eltricas. 10.2.1 - EXECUO DOS SERVIOS 10.2.2.1 - Materiais e Equipamentos A inspeo para recebimento de materiais e equipamentos ser realizada no local da obra por processo visual, podendo, entretanto, ser feita na fbrica ou em laboratrio, por meio de ensaios, a critrio do Contratante. Neste caso, o fornecedor dever avisar com antecedncia a data em que a inspeo poder ser realizada. Para o recebimento dos materiais e equipamentos, a inspeo dever conferir a discriminao constante da nota fiscal, ou guia de remessa, com o respectivo pedido de compra, que dever estar de acordo com as especificaes de materiais, equipamentos e servios. Caso algum material ou equipamento no atenda s condies do pedido de compra, dever ser rejeitado. A inspeo visual para recebimento dos materiais e equipamentos constituir-se-, basicamente, do cumprimento das atividades descritas a seguir: conferir as quantidades; verificar as condies dos materiais, como, por exemplo, estarem em perfeito estado, sem trincas, sem amassamentos, pintados, embalados e outras; designar as reas de estocagem, em lugares abrigados ou ao tempo, levando em considerao os tipos de materiais, como segue: estocagem em local abrigado - materiais sujeitos oxidao, peas midas, fios, luminrias, reatores, lmpadas, interruptores, tomadas, eletrodutos de PVC e outros; estocagem ao tempo - peas galvanizadas a fogo, transformadores (quando externos), cabos em bobinas e para uso externo ou subterrneo. 10.2.2.2 - Processo Executivo 10.2.2.2.1 - Entrada e Medio de Energia Os servios relacionados com a entrada de energia sero entregues completos, com a ligao definitiva rede pblica, em perfeito funcionamento e com a aprovao da concessionria de energia eltrica local, caso necessrio. A execuo da instalao de entrada de energia dever obedecer aos padres de concessionria de energia eltrica local. A Contratada ter a responsabilidade de manter com a concessionria os entendimentos necessrios aprovao da instalao e ligao da energia eltrica.
Pgina 22 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

As emendas dos condutores sero efetuadas por conectores apropriados; as ligaes s chaves sero feitas com a utilizao de terminais de presso ou compresso. Onde houver trfego de veculos sobre a entrada subterrnea, devero ser tomadas precaues para que a tubulao no seja danificada; as cmaras de manobra, poos de inspeo, caixas de inspeo e/ou caixas de passagem de rede devero ter tampas conforme ND 2.3. 10.2.2.2.2 - Instalao de Eletrodutos Corte Os eletrodutos devero ser cortados perpendicularmente ao seu eixo longitudinal, conforme disposio da NBR 5410. Dobramento No sero permitidos, em uma nica curva, ngulos maiores que 90, conforme NBR 5410. O nmero de curvas entre duas caixas no poder ser superior a 3 de 90 ou equivalente a 270, conforme disposio da NBR 5410. O curvamento dos eletrodutos metlicos dever ser executado a frio, sem enrugamento, amassaduras, avarias do revestimento ou reduo do dimetro interno. O curvamento dos eletrodutos em PVC dever ser executado adotando os seguintes procedimentos: cortar um segmento do eletroduto a encurvar, com comprimento igual ao arco da curva a executar e abrir roscas nas duas extremidades; vedar uma das extremidades por meio de um tampo rosqueado, de ferro, provido de punho de madeira para auxiliar o manuseio da pea, e preencher a seguir o eletroduto com areia e serragem; aps adensar a mistura areia/serragem, batendo lateralmente na pea, vedar a outra extremidade com um tampo idntico ao primeiro; mergulhar a pea em uma cuba contendo glicerina aquecida a 140C, por tempo suficiente que permita o encurvamento do material; o tamanho da cuba e o volume do lquido sero os estritamente necessrios operao; retirar em seguida a pea aquecida da cuba e procurar encaix-la num molde de madeira tipo meia-cana, tendo o formato (raio de curvatura e comprimento do arco) igual ao da curva desejada, cuidando para evitar o enrugamento do lado interno da curva; o resfriamento da pea deve ser natural.

Roscas As roscas devero ser executadas segundo o disposto na NBR 6414. O corte dever ser feito aplicando as ferramentas na seqncia correta e, no caso de cossinetes, com ajuste progressivo.
Pgina 23 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

O rosqueamento dever abranger, no mnimo, cinco fios completos de rosca. Aps a execuo das roscas, as extremidades devero ser limpas com escova de ao e escareadas para a eliminao de rebarbas. Os eletrodutos ou acessrios que tiverem as roscas com uma ou mais voltas completas ou fios cortados devero ser rejeitados, mesmo que a falha no se situe na faixa de aperto. Conexes e Tampes As emendas dos eletrodutos s sero permitidas com o emprego de conexes apropriadas, tais como luvas ou outras peas que assegurem a regularidade da superfcie interna, bem como a continuidade eltrica. Sero utilizadas graxas especiais nas roscas, a fim de facilitar as conexes e evitar a corroso, sem que fique prejudicada a continuidade eltrica do sistema. Durante a construo e montagem, todas as extremidades dos eletrodutos, caixas de passagem e conduletes devero ser vedados com tampes e tampas adequadas. Estas protees no devero ser removidas antes da colocao da fiao. Nos eletrodutos de reserva, aps a limpeza das roscas, devero ser colocados tampes adequados em ambas as extremidades, com sondas constitudas de fios de ao galvanizado16 AWG.

Os eletrodutos metlicos, incluindo as caixas de chapa, devero formar um sistema de aterramento contnuo. Os eletrodutos subterrneos devero ser instalados com declividade mnima de 0,5 %, entre poos de inspeo, de modo a assegurar a drenagem. Nas travessias de vias, os eletrodutos sero instalados em envelopes de concreto, com face superior situada, no mnimo, 1 m abaixo do nvel do solo. Os eletrodutos embutidos nas lajes sero colocados sobre os vergalhes da armadura inferior. Todas as aberturas e bocas dos dutos sero fechadas para impedir a penetrao de nata de cimento durante a colocao do concreto nas formas. Os eletrodutos nas peas estruturais de concreto armado sero posicionados de modo a no suportarem esforos no previstos, conforme disposio da NBR 5410. Nas juntas de dilatao, a tubulao ser seccionada e receber caixas de passagens, uma de cada lado das juntas. Em uma das caixas, o duto no ser fixado, permanecendo livre. Outros recursos podero ser utilizados, como por exemplo a utilizao de uma luva sem rosca do mesmo material do duto para permitir o seu livre deslizamento. Nas paredes de alvenaria os eletrodutos sero montados antes de serem executados os revestimentos. As extremidades dos eletrodutos sero fixadas nas caixas por meio de buchas e arruelas rosqueadas. Aps a instalao, dever ser feita verificao e limpeza dos eletrodutos por meio de mandris passando de ponta a ponta, com dimetro aproximadamente 5 mm menor que o dimetro interno do eletroduto.

Pgina 24 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Eletrodutos Flexveis As curvas nos tubos metlicos flexveis no devero causar deformaes ou reduo do dimetro interno, nem produzir aberturas entre as espiras metlicas de que so constitudos. O raio de qualquer curva em tubo metlico flexvel no poder ser inferior a 12 vezes o dimetro interno do tubo. A fixao dos tubos metlicos flexveis no embutidos ser feita por suportes ou braadeiras com espaamento no superior a 30 cm. Os tubos metlicos flexveis sero fixados s caixas por meio de peas conectadas caixa, atravs de buchas e arruelas, prendendo os tubos por presso do parafuso. No sero permitidas emendas em tubos flexveis, formando trechos contnuos de caixa a caixa. Eletrodutos Expostos As extremidades dos eletrodutos, quando no rosqueadas diretamente em caixas ou conexes, devero ser providas de buchas e arruelas roscadas. Na medida do possvel, devero ser reunidas em um conjunto. As unies devero ser convenientemente montadas, garantindo no s o alinhamento mas tambm o espaamento correto, de modo a permitir o rosqueamento da parte mvel sem esforos. A parte mvel da unio dever ficar, no caso de lances verticais, do lado superior. Em lances horizontais ou verticais superiores a 10 m devero ser previstas juntas de dilatao nos eletrodutos. 10.2.2.2.3 - Caixas e Conduletes Devero ser utilizadas caixas: nos pontos de entrada e sada dos condutores; nos pontos de emenda ou derivao dos condutores; nos pontos de instalao de aparelhos ou dispositivos; nas divises dos eletrodutos; em cada trecho contnuo, de quinze metros de eletrodutos, para facilitar a passagem ou substituio de condutores.

Podero ser usados conduletes: nos pontos de entrada e sada dos condutores na tubulao; nas divises dos eletrodutos.

Nas redes de distribuio, a utilizao de caixas ser efetuada da seguinte forma, quando no indicadas nas especificaes ou no projeto: octogonais de fundo mvel, nas lajes, para ponto de luz; octogonais estampadas, com 75 x 75 mm (3" x 3"), entre lados paralelos, nos extremos dos ramais de distribuio;

Pgina 25 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

retangulares estampadas, com 100 x 50 mm (4" x 2"), para pontos e tomadas ou interruptores em nmero igual ou inferior a 3; quadradas estampadas, com 100 x 100 mm (4" x 4"), para caixas de passagem ou para conjunto de tomadas e interruptores em nmero superior a 3.

As caixas a serem embutidas nas lajes devero ficar firmemente fixadas formas. Somente podero ser removidos os discos das caixas nos furos destinados a receber ligao de eletrodutos. As caixas embutidas nas paredes devero facear o revestimento da alvenaria; sero niveladas e aprumadas de modo a no provocar excessiva profundidade depois do revestimento. As caixas devero ser fixadas de modo firme e permanente s paredes, presas a pontos dos condutos por meio de arruelas de fixao e buchas apropriadas, de modo a obter uma ligao perfeita e de boa condutibilidade entre todos os condutos e respectivas caixas; devero tambm ser providas de tampas apropriadas, com espao suficiente para que os condutores e suas emendas caibam folgadamente dentro das caixas depois de colocadas as tampas. As caixas com interruptores e tomadas devero ser fechadas por espelhos, que completem a montagem desses dispositivos. As caixas de tomadas e interruptores de 100 x 50 mm (4"x2") sero montadas com o lado menor paralelo ao plano do piso. As caixas com equipamentos, para instalao aparente, devero seguir as indicaes de projeto. As caixas de arandelas e de tomadas altas sero instaladas de acordo com as indicaes do projeto, ou, se este for omisso, em posio adequada, a critrio da Fiscalizao. As diferentes caixas de uma mesma sala sero perfeitamente alinhadas e dispostas de forma a apresentar uniformidade no seu conjunto. 10.2.2.2.4 - Enfiao S podero ser enfiados nos eletrodutos condutores isolados para 600V ou mais e que tenham proteo resistente abraso. A enfiao s poder ser executada aps a concluso dos seguintes servios: telhado ou impermeabilizao de cobertura; revestimento de argamassa; colocao de portas, janelas e vedao que impea a penetrao de chuva; pavimentao que leve argamassa.

Antes da enfiao, os eletrodutos devero ser secos com estopa e limpos pela passagem de bucha embebida em verniz isolante ou parafina. Para facilitar a enfiao, podero ser usados lubrificantes como talco, parafina ou vaselina industrial. Para auxiliar a enfiao podero ser usados fios ou fitas metlicas. As emendas de condutores somente podero ser feitas nas caixas, no sendo permitida a enfiao de condutores emendados, conforme disposio da NBR 5410. O isolamento das emendas e derivaes dever ter, no mnimo, caractersticas equivalentes s dos condutores utilizados.

Pgina 26 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

A enfiao ser feita com o menor nmero possvel de emendas, caso em que devero ser seguidas as prescries abaixo: limpar cuidadosamente as pontas dos fios a emendas; para circuitos de tenso entre fases inferior a 240V, isolar as emendas com fita isolante formar espessura igual ou superior do isolamento normal do condutor; executar todas as emendas dentro das caixas.

Nas tubulaes de pisos, somente iniciar a enfiao aps o seu acabamento. Todos os condutores de um mesmo circuito devero ser instalados no mesmo eletroduto. Condutores em trechos verticais longos devero ser suportados na extremidade superior do eletroduto, por meio de fixador apropriado, para evitar a danificao do isolamento na sada do eletroduto, e no aplicar esforos nos terminais. 10.2.2.2.5 - Cabos Instalao de Cabos Os condutores devero ser identificados com o cdigo do circuito por meio de indicadores, firmemente presos a estes, em caixas de juno, chaves e onde mais se faa necessrio. As emendas dos cabos de 240V a 1000V sero feitas com conectores de presso ou luvas de aperto ou compresso. As emendas, exceto quando feitas com luvas isoladas, devero ser revestidas com fita de borracha moldvel at se obter uma superfcie uniforme, sobre a qual sero aplicadas, em meia sobreposio, camadas de fita isolante adesiva. A espessura da reposio do isolamento dever ser igual ou superior camada isolante do condutor. As emendas dos cabos com isolamento superior a 1000V devero ser executadas conforme recomendaes do fabricante. Circuito de audio, radiofrequncia e de computao devero ser afastados de circuitos de fora, tendo em vista a ocorrncia de induo, de acordo com os padres aplicveis a cada classe de rudo. As extremidades dos condutores, nos cabos, no devero ser expostas umidade do ar ambiente, exceto pelo espao de tempo estritamente necessrio execuo de emendas, junes ou terminais. Instalao de Cabos em Linhas Subterrneas Em linhas subterrneas, os condutores no podero ser enterrados diretamente no solo, devendo, obrigatoriamente, ser instalados em manilhas, em tubos de ao galvanizado a fogo dotados de proteo contra corroso ou, ainda, outro tipo de dutos que assegurem proteo mecnica aos condutores e permitam sua fcil substituio em qualquer tempo. Os condutores que saem de trechos subterrneos e sobem ao longo de paredes ou outras superfcies devero ser protegidos por meio de eletroduto rgido, esmaltado ou galvanizado, at uma altura no inferior a 3 metros em relao ao piso acabado, ou at atingirem a caixa protetora do terminal.
Pgina 27 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Na enfiao das instalaes subterrneas, os cabos no devero estar sujeitos a esforos de trao capazes de danificar sua capa externa ou o isolamento dos condutores. Todos os condutores de um circuito devero fazer parte do mesmo duto. Instalao de Cabos em Linhas Areas Para linhas areas, quando admitidas nas distribuies exteriores, devero ser empregados condutores com proteo prova de tempo, suportados por isoladores apropriados, fixados em postes ou em paredes. O espaamento entre os suportes no exceder 20 metros, salvo autorizao expressa em contrrio. Os condutores ligando uma distribuio area exterior instalao interna de uma edificao, devero passar por um trecho de conduto rgido curvado para baixo, provido de uma bucha protetora na extremidade, devendo os condutores estar dispostos em forma de pingadeira, de modo a impedir a entrada de gua das chuvas. Este tipo de instalao com condutores expostos s ser permitido nos lugares em que, alm de no ser obrigatrio o emprego de conduto, a instalao esteja completamente livre de contatos acidentais que possam danificar os condutores ou causar estragos nos isoladores. Instalao de Cabos em Dutos e Eletrodutos A enfiao de cabos dever ser precedida de conveniente limpeza dos dutos e eletrodutos, com ar comprimido ou com passagem de bucha embebida em verniz isolante ou parafina. O lubrificante para facilitar a enfiao, se necessrio, dever ser adequado finalidade e compatvel com o tipo de isolamento dos condutores. Podendo ser usados talco industrial neutro e vaselina industrial neutra, porm, no ser permitido o emprego de graxas. Emendas ou derivaes de condutores s sero aprovadas em caixas de juno. No sero permitidas, de forma alguma, emendas dentro de eletrodutos ou dutos. As ligaes de condutores aos bornes de aparelhos e dispositivos devero obedecer aos seguintes critrios: cabos e cordes flexveis, de bitola igual ou menor que 4 mm, tero as pontas dos condutores previamente endurecidas com soldas de estanho; condutores de seo maior que os acima especificados sero ligados, sem solda, por conectores de presso ou terminais de aperto.

Instalao de Cabos em Bandejas e Canaletas Os cabos devero ser puxados fora das bandejas ou canaletas e, depois, depositados sobre estas, para evitar raspamento do cabo nas arestas. Cabos trifsicos em lances horizontais devero ser fixados na bandeja a cada 20 m, aproximadamente. Cabos singelos em lances horizontais devero ter fixao a cada 10.00 m. Cabos singelos em lances verticais devero ter fixao a cada 0,50 m. Os cabos em bandejas devero ser arrumados um ao lado do outro, sem sobreposio. 10.2.2.2.6 - Aterramento e Proteo contra Descargas Atmosfricas
Pgina 28 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Aterramento As malhas de aterramento devero ser executadas de acordo com os detalhes do projeto. No ser permitido o uso de cabos que tenham quaisquer de seus fios partidos. Todas as ligaes mecnicas no acessveis devem ser feitas pelo processo de solda exotrmica. Todas as ligaes aparafusadas, onde permitidas, devem ser feitas por conectores de bronze com porcas, parafusos e arruelas de material no corrosvel. Pra-raios A montagem dos pra-raios dever ser feita de acordo com os detalhes indicados no projeto e as informaes do fabricante. As conexes exotrmicas entre as hastes de aterramento e os cabos de descida dos pra-raios devero ser feitas limpando-se previamente os condutores e hastes e aterramento com uma escova de ao, a fim de serem retiradas as impurezas e a oxidao do cobre. Na instalao do cabo de descida dos pra-raios devero ser evitadas curvas menores que 90. A descida do cabo dever ser a mais curta possvel, e dever ficar afastada de locais contendo materiais inflamveis. 10.2.2.2.7 - Montagem de Quadros de Distribuio Os quadros embutidos em paredes devero facear o revestimento da alvenaria e ser nivelados e aprumados. Os diversos quadros de uma rea devero ser perfeitamente alinhados e dispostos de forma a apresentar conjunto ordenado. Os quadros para montagem aparente devero ser fixados s paredes ou sobre base no piso, atravs de chumbadores, em quantidades e dimenses necessrias sua perfeita fixao. A fixao dos eletrodutos aos quadros ser feita por meio de buchas e arruelas roscadas. Aps a concluso da montagem, da enfiao e da instalao de todos os equipamentos, dever ser feita medio do isolamento, cujo valor no dever ser inferior ao da tabela 51 da NBR 5410. 10.2.2.2.8 - Barramentos Os barramentos indicados no projeto sero constitudos por peas rgidas de cobre eletroltico nu, cujas diferentes fases sero identificadas por cores convencionais: verde, amarelo e violeta, conforme a NBR 5410. Os barramentos devero ser firmemente fixados sobre isoladores. A instalao de barramentos blindados pr-fabricados dever ser efetuada conforme instrues do fabricante. Na travessia de lajes e paredes devero ser previstas aberturas de passagem, com dimenses que permitam folga suficiente para a livre dilatao do duto. 10.2.2.3 - Recebimento

Pgina 29 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

10.2.2.3.1 - Generalidades O recebimento das instalaes eltricas estar condicionado aprovao dos materiais, dos equipamentos e da execuo dos servios pela Fiscalizao. Alm disso, as instalaes eltricas somente podero ser recebidas quando entregues em perfeitas condies de funcionamento, comprovadas pela Fiscalizao e ligadas rede de concessionria de energia local. As instalaes eltricas s podero ser executadas com material e equipamentos examinados e aprovados pela Fiscalizao. A execuo dever ser inspecionada durante todas as fases de execuo, bem como aps a concluso, para comprovar o cumprimento das exigncias do contrato e desta Prtica. Eventuais alteraes em relao ao projeto somente podero ser aceitas se aprovadas pela Fiscalizao e notificadas ao autor do projeto. A aprovao acima referida no isentar a Contratada de sua responsabilidade. 10.2.2.3.2 - Verificao Final das Instalaes A Fiscalizao efetuar a inspeo de recebimento das instalaes, conforme prescrio do captulo 7 da NBR 5410. Sero examinados todos os materiais, aparelhos e equipamentos instalados, no que se refere s especificaes e perfeito estado. Ser verificada a instalao dos condutores no que se refere a bitolas, aperto dos terminais e resistncia de isolamento, cujo valor dever seguir a tabela 81 do anexo J da NBR 5410. Ser tambm conferido se todos os condutores do mesmo circuito (fases, neutro e terra) foram colocados no mesmo eletroduto. Ser verificado o sistema de iluminao e tomadas no que se refere a localizao, fixaes, acendimentos das lmpadas e energizao das tomadas. Sero verificados os quadros de distribuio quanto operao dos disjuntores, aperto dos terminais dos condutores, proteo contra contatos diretos e funcionamento de todos os circuitos com carga total; tambm sero conferidas as etiquetas de identificao dos circuitos, a placa de identificao do quadro, observada a facilidade de abertura e fechamento da porta, bem como o funcionamento do trinco e fechadura. Ser examinado o funcionamento de todos os aparelhos fixos e dos motores, observando o seu sentido de rotao e as condies de ajuste dos dispositivos de proteo. Sero verificados a instalao dos pra-raios, as conexes das hastes com os cabos de descida, o caminhamento dos cabos de descida e suas conexes com a rede de terra. Ser examinada a rede de terra para verificao do aperto das conexes, quando acessveis, sendo feita a medio da resistncia de aterramento. Ser examinada a montagem da subestao para verificar: fixao dos equipamentos; espaamentos e isolamento entre fases e entre fases e terra; condies e ajustes dos dispositivos de proteo;

Pgina 30 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

existncia de esquemas, placas de advertncia de perigo, proibio de entrada a pessoas no autorizadas e outros avisos; aperto das conexes dos terminais dos equipamentos e dos condutores de aterramento; operao mecnica e funcionamento dos intertravamentos mecnicos e eltricos; facilidade de abertura e fechamento da porta e funcionamento do trinco e fechadura.

10.2.2.4 - NORMAS E PRTICAS COMPLEMENTARES A execuo de servios de Instalaes Eltricas, bem como a empresa vencedora, dever atender tambm s seguintes Normas e Prticas Complementares: Prticas de Projeto, Construo e Manuteno de Edifcios Pblicos Federais; Normas da ABNT e do INMETRO: o NBR 5410 - Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Procedimento o NBR 5414 - Execuo de Instalaes Eltricas de Alta Tenso Procedimento o NBR 5419 - Proteo de Estruturas contra Descargas Eltricas Atmosfricas Procedimento o NBR 6414 - Rosca Withworth Gs - Padronizao; Cdigos, Leis, Decretos, Portarias e Normas Federais, Estaduais e Municipais, inclusive normas de concessionrias de servios pblicos; Instrues e Resolues dos rgos do Sistema CREACONFEA; Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade NR10.

11 - REPAROS E LIMPEZA GERAL DA OBRA Aps a concluso das obras e servios seus acessos e complementos e tambm durante sua execuo, devero ser reparados, repintados, reconstrudos ou repostos itens, materiais, equipamentos, etc., sem nus para a Universidade, danificados por culpa da CONTRATADA, danos estes eventualmente causados s obras ou servios existentes, vizinhos ou trabalhos adjacentes, ou a itens j executados da prpria obra.

11.1 - Remoo do Canteiro Terminada a obra, a CONTRATADA dever providenciar a retirada das instalaes do canteiro de obras e servios e promover a limpeza geral das obras e servios, e de seus complementos.

11.2 - Limpeza

11.2.1 - Limpeza Preventiva. A CONTRATADA dever proceder periodicamente limpeza da obra e de seus complementos removendo os entulhos resultantes, tanto do interior da mesma, como no
Pgina 31 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

canteiro de obras e servios e adjacncias provocados com a execuo da obra, para bota fora apropriado, sem causar poeiras e ou transtornos ao funcionamento dos edifcios e salas adjacentes ou do prprio campus universitrio.

11.2.2 - Limpeza Final. Devero ser previamente retirados todos os detritos e restos de materiais de todas as partes da obra e de seus complementos, que sero removidos para o bota fora apropriado. Em seguida ser feita uma varredura geral da obra e de seus complementos com o emprego de serragem molhada, para evitar formao de poeira, comeando-se pelos andares ou nveis superiores. Posteriormente ser feita uma limpeza prvia de todos os pisos, paredes, tetos, portas, janelas e vidros, com flanela umedecida ligeiramente em soluo de sabo neutro e flanela seca, limpa, para retirada de toda poeira. Far-se- aps, a lavagem e limpeza com retirada de manchas, respingos e sujeiras da seguinte maneira: - Paredes Pintadas, Vidros: utilizar esponja embebida de soluo de sabo neutro, em seguida flanela em gua pura e depois flanela seca. - Pisos em concreto polido: - limpeza conforme orientao dos fabricantes/executantes. aps a impermeabilizao utilizar produtos de limpeza e ceras recomendados pelas fabricantes dos impermeabilizantes. No devero ser usadas esptulas de metal na limpeza da obra, para se evitar arranhes. EM HIPTESE ALGUMA SER PERMITIDO A UTILIZAO DE CIDO MURITICO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE CIDO EM QUALQUER TIPO DE LIMPEZA, EXCETO NOS CASOS CITADOS ESPECFICAMENTE NESTE MEMORIAL.

11.3 - Tratamento final. Aps a concluso da limpeza interna e externa das obras e servios devero ser aplicados produtos para conservao e embelezamento dos pisos, das esquadrias, dos vidros, etc.

12 - RECEBIMENTO DAS OBRAS E SERVIOS.

Pgina 32 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Concludos todas as obras e servios, objetos desta licitao, se estiverem em perfeitas condies atestada pela FISCALIZAO, e aps efetuados todos os testes e ensaios necessrios, bem como recebida toda a documentao exigida neste memorial e nos demais documentos contratuais, sero recebidos provisoriamente por esta atravs de Termo de Recebimento Provisrio Parcial, emitido juntamente com a ltima medio. Decorridos 15 (quinze dias) corridos a contar da data do requerimento da Contratada, as obras e os servios sero recebidos provisoriamente pela Fiscalizao ou por uma comisso designada pelo Reitor, composta de pelo menos 03 membros, e que lavrar Termo de Recebimento Provisrio, que o documento hbil para liberao da garantia complementar de 3%. A Contratada fica obrigada a manter as obras e os servios por sua conta e risco, at a lavratura do Termo de Recebimento Definitivo, em perfeitas condies de conservao e funcionamento. Decorridos o prazo de 60 (sessenta) dias aps a lavratura do Termo de Recebimento Provisrio, se os servios de correo das anormalidades por ventura verificadas forem executados e aceitos pela Fiscalizao ou pela Comisso, e comprovado o pagamento da contribuio devida a Previdncia Social relativa ao perodo de execuo das obras e dos servios, ser lavrado o Termo de Recebimento Definitivo. Aceitas as obras e os servios, a responsabilidade da CONTRATADA pela qualidade, correo e segurana dos trabalhos, subsiste na forma da Lei. Desde o recebimento provisrio, a Universidade entrar de posse plena das obras e servios, podendo utiliz-los. Este fato ser levado em considerao quando do recebimento definitivo, para os defeitos de origem da utilizao normal do edifcio. O recebimento em geral tambm dever estar de acordo com a NBR-5675 O atestado de execuo da obra, para fins de acervo tcnico s ser fornecido aps a lavratura do Termo de Recebimento Definitivo.

ANEXO I Descrio do Projeto, Composio de Preos e Lista de Materiais 1 Descrio do Projeto 1.1Descrio simplificada dos itens a serem instalados nos Prdios da cincias Humanas e Sistema de Informao Campus JK Diamantina/MG - UFVJM referentes ao Projeto Eltrico de iluminao e tomadas :

Pgina 33 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Superintendncia de Infraestrutura

Fornecimento e execuo de instalao de eletrocalhas, perfilados, eletrodutos e conduletes conforme o projeto; Fornecimento, execuo de instalao de materiais e equipamentos necessrios para os circuitos de tomadas conforme projeto; Fornecimento, execuo de instalao de materiais e equipamentos necessrios para o circuito de iluminao, conforme projeto; Fornecimento, execuo de instalao de materiais e equipamentos necessrios ao Quadro de Distribuio Cargas, conforme projeto; Fornecimento, execuo de instalao de sistema de aterramento com 3 hastes tipo coperwelld, conforme projeto; Confeco de caixa de passagem 1,0 x 1,0 x 1,0 metro, conforme projeto; Execuo de instalao de caixa de equalizao para equalizao de potencial entre todos os sistemas de aterramento; Fornecimento e execuo de instalao de materiais e equipamentos necessrios para o circuito de iluminao de emergncia, conforme o projeto;

Pgina 34 de 35

Вам также может понравиться