Вы находитесь на странице: 1из 34

TREINAMENTO NG No sistema o cadastro dos dados de empresa, org. contbil, scios e Contadores eles so denominado como pessoa.

Onde estes cadastros podem ser aproveitados para novos cadastros. Como exemplo. Um scio pode ser fornecedor de uma outra empresa, ou um dependente de um funcionrio e depois ele passa a ser funcionrio este cadastro ser aproveitado. Onde este aproveitamento s pode ser realizado na mesma empresa, atualmente visto em todas as empresas, mas ser adaptado para ser somente na empresa cadastrados. Em caso de excluso ele no vai excluir os demais cadastros ele ficar sempre como outros e s sumira quando no houver mais vinculo algum. No NG tributos a rotina de cadastro Pessoa sera chamada Beneficirio. Iniciando o processo de Instalao: Executveis disponveis no site NG.20070910.MSDE.SETUP.EXE, NG.20070910.SQLEXPRESS.SETUP.EXE e NG.20070910.UPGRADE. Onde o msde.setup.exe para clientes com base pequena orienta-se a usar com empresas que possuam 5 maquinas com capacidade para 5gb de memria, sqlexpress.setup.exe para clientes que possuam mais de 5 maquinas ou superior a base de 5gb. Obs.: No existe instalao de SQL Server. E o upgrade a atualizao do pacote j instalado. O Converso do banco de msde p/ o sql express realizado pela mmq-bh com um aplicativo criado pela mmq. Obs.: o sistema no faz a instalao no Windows home pois ele no foi preparado para rodar aplicativos como o nome j informa que home o significado casa somente para uso domestico onde nem o masterplus funciona. VPN acesso remoto para utilizao do sistema em locais diferentes. Obs.: para instalar o NG PDV para o cat manaus necessrio a instalao do msde pois ela necessita obrigatoriamente do aplicativo gerente de caixa que consta no msde. Instalao do sistema

Apresentao do Sistema Obs.: O cliente deve obrigatoriamente acessar a internet uma vez ao ms para atualizar os limites. Lembrando que o sistema por licena.

Obs.: A opo NG Cliente s ira instalar a pasta mmqng sem os dados da pasta \bancong. E o NG Cliente e Servidor ir criar todos os dados necessrios para execuo do sistema. Obs.; Para levar o banco de dados de um lugar para o outro eu irei parar o sql aps fazer o bkup levar para a maquina que devera receber os dados e parar o sql e restaurar o bkup. Prximo>

o local onde ser instalado o sistema. O local do sistema do servidor ser buscado por nome da maquina e IP sem as contra barras. Obs.: Foram testados a instalao do NG no windows XP, vista e 2000. O Upgrade deve ser feita em cada estao.

Obs.: Win XP sp3, windows 2000 sp4, windows 2003 sp2 e NT sp6 Obs.: O Conversor s ira executar se o NG e o MasterContabil estiverem locais. Prximo> o sistema j ir instalar o sistema automaticamente.

OBS.: Erro 1603 ao instalar o msde para corrigir basta instalar o sqlexpress.

Feito a instalao o sistema pode ser acessado e feito a licena.

Obs.: Nunca marque a opo compactar para melhor desempenho. Pois o sistemas necessita de todas as pastas livres.

Continuando a Licena. So ser licenciado o cliente que estiver obrigatoriamente em dia com a mmq. Cdigo 458099 e serial 50121946 Comentrio: Erro -214...... este erro ocorre pois o ng acessa antes do sql basta pedir para acessar sem a base de dados e aps sair e entrar novamente.

Como acessar o sistema. Basta clicar nele e digitar a senha.

TREINAMENTO NG Sistema NG Folha Cadastro de Empresa: Incluir uma empresa os dados da guia lista igual ao cadastro do pessoa. J na guia pasta padro p/ o masterfolha.

Identificao para marcar a empresa que ser a matriz. Adiantamento mensal: para informar se a media ser includa no salrio.

E como ser o calculo das medias

Informaes gerais p/ o simples deve ser informado.

Pagamento da folha mensal = 01 Ms subseqente ao da competncia ser o regime de competncia. 02 Mesmo ms da competncia regime caixa.

Na guia dados p/ gps informado todos os dados referente ao inss da empresa onde o sistema agora esta bloqueado p/ informar a alquota de terceiros onde ser de acordo com o cdigo selecionado. Onde na nova verso ser implantado que ao informar no cadastro optante pelo simples ser desabilitado o cdigo gps ficando automtico o cd. 2003.

Menu parmetros DSR: Data inicio apurao a mesma coisa que o perodo de apontamento. Dsr separado p/ ele ira separar o dsr do salrio.

Parmetros frias: Mudar perodo aquisitivo p/ funcionrios com mais de 1 ano caso o cliente queira que quando for tirado frias coletivas com mais de 1 ano ele ir colocar o perodo de acordo com o retorno.

Parmetros 13 salario

Parmetros da empresa: Fornecer proporcional na jornada reduzida. Quando o funcionrio trabalha no sbado ate as 12:00 e diariamente ele recebe 4 vales ento no sbado ser so 2.

Aps feito o cadastro da empresa orientado a acessar esta empresa e mudar os parmetros gerais.

Parmetros gerais: menu processos >> parmetros gerais.

No parmetros devem ser feitos com todas as abas fechadas. Basta informar o departamento e cargos especficos.

Cadastro de Funcionrios realizado de outra forma primeiro deve-se cadastrar os empregados e aps que feito o registro de empregados. Cadastro de empregados>>

Cadastro de Sindicatos: Aps o cadastro ser realizado corretamente com os dados do sindicato na guia configuraes para medias >> clica no link para acessar as configuraes dos eventos.

Configurao dos eventos e seus respectivos meses.

Gerenciadores de Transporte: utilizado para gerenciamento da compra do vale transporte.

Cadastros de Linhas de Transportes onde realizado a organizao das linhas de Transportes.

Fornecedores de Alimentao:

Benefcios de alimentao:

Cadastro de cargos: o Mesmo cadastro das funes.

Cadastro de Dependentes:

Dependentes de 0 a 6 anos o carto de vacina no ms de novembro, de 7 a 14 declarao escolar no ms de maio e novembro. Superior a 7 anos deve ser comprovado com o comprovante de matricula 2 vezes ao ano 1 em maio e novembro. Cadastro de Departamento: Onde o cadastro de departamento no menu deparartamento. Superior ele pode seguir a hierarquia da empresa.

Calendrios: Para informar os dados de feriados p/ dsr da mesma forma do dos. Para desmarcar um feriado basta exclui-lo.

Quadro de horrio: Para o cadastro do quadro de horrio.

Basta ir no menu processos >> registros >> Registro do funcionrio: Para ser realizado o registro de todos os dados empregatcios do funcionrio.

Registro especifico por funcionrio.

Obs.: Quando incluir o valor do salrio a data no deve ser obrigatoriamente o primeiro dia do ms mas se caso colocar o dia 16 ele ira calcular os 15 dias de salrio com o valor antigo e 15 com o valor novo. Guia Dados Admissionais: Aplicar clausula de direito recproco no contrato esta clausula ira contemplar os dias restantes do funcionrio quando for feito o termino de contrato antecipado sendo que acordado entre funcionrio e empregador no momento do contrato de experincia.

As categorias so abertas conforme o tipo de funcionrio. Se for scio ir abrir os dados do scio, se for funcionrio somente de funcionrio e etc.

Configurao da folha:

Para cadastrar um novo funcionrio com os mesmos dados como o caso de funcionrios professores em que estaro em 2 carteiras e teriam 2 cadastros. No ng basta ser feita 1 cadastro e 2 registros. O menu escala esta sendo adaptado pois necessita do Ng Ponto. referente a escala de revesamento. Menu dependentes onde vou informar os meus dependentes.

Menu frias igual ao dos deve ser informada para efeito de registro anteriores, quando for novo registro no necessita pois quando ao gerar as frias ele ira atualizar. Menu afastamento: Onde feito o afastamento. Verba Programadas os eventos automticos onde no deve ser lanado os dados do salrio contratual e os dados dos eventos eventuais pois ele j ira calcular salrio. Onde neste campo deve ser lanados os descontos de farmcias, plano de sade, alimentao, etc. Transporte: Onde eu vou informar o beneficio de transporte que usado para o funcionrio. Alimentao: informado os dados alimentcios. Contribuio Sindical: onde vai informar as contribuies dos anos para a ficha onde o sistema se auto atualiza. Estabilidade: Onde ser apurada a instabilidade dos funcionrios afastados.

Obs.: Caso fique qualquer cadastro preenchido em branco ocorrer erro ao gravar o arquivo, Principalmente se no campo frias estiver preenchido.

TREINAMENTO NG Sistema NG Folha

Para incluir um scio basta ir no menu cadastro >> scios >> incluir e aps feito a incluso basta fazer o registro pelo menu processos >> registro.

Aps para cadastrar um Autnomo basta ir no menu cadastro >> Autnomo >> feito a incluso do cadastro basta registra-lo no menu processos >> registro.

Registro

Cadastro de Responsveis: Este cadastro destinado a incluso do responsvel pelo sefip, caged e resciso. Onde especifico por empresa para solucionar o problema da conectividade social. Obs.: No menu autorizao do caged deve ser preenchido obrigatoriamente, aquelas empresas que no possurem este cdigo deve ser preenchido com 00000.

Cadastro de Verbas: cdigo o cdigo do evento, tipo de verba o identificador se ele provento ou desconto onde se caso houver novos tipos deve ser reportado a mmq para ser incluso. Descrio: a descrio do evento. Descrio reduzida: a Descrio reduzida do evento. Und. Referencia: se eu quiser que seja mostrado uma informao na frente do evento tipo se eu quiser que saia na frente do evento uma letra tipo D ou nmeros. Concesso: igual ao dos. Calculo da Referencia como ira aparecer na gerao da folha. Exemplo o salrio a referencia os dias trabalhados ento aparecera na folha 30 ou 31. Calculo Valor: eu irei informar os dados de como o evento ser calculado

Obs.: As verbas ainda no esta tratando as verbas que iro necessitar de outra verba. Exemplo: o adn que deve ser calculado sobre a hora extra+periculosidade. Ele ainda no esta tratando e a ordem de calculo ser vinculado internamente pelo sistema, no existira mais este cadastro. Cadastro de Indexadores: este cadastro o mesmo cadastro de referencia no dos. Menu cadastro >> Indexadores. Onde este menu ele ira cadastrar tanto p/ a moeda tanto p/ a referencia.

Cadastro de Bases: Antes no dos havia no cadastro de eventos as incidncias onde no NG agora chamado de bases.

Diferente do dos as incidncias eram lanadas por evento agora as bases so informadas 1 incidncia para todos as verbas. Fato Gerados:

Destinado para lanar as informaes dirias dos funcionrios, faltas, hora extra, plano de sade, emprstimo. Deve ser feito o cadastro do tipo de fato gerador >> e depois informado o fato gerador no menu dia a dia >> fato gerador. Transportadores: a mesma funo dos carreteiros no dos.

Cadastro de Tomador: o mesmo cadastro de centro de custo usado pelo dos. Obs.: somente ira aparecer o cadastro do pessoa jurdica.

Cadastro de Tipo Estabilidade:

os tipos de estabilidade provisria sendo que no cadastro j vira os tipos previstos em lei ser incluso no caso de especificaes de sindicato onde deve ser informado corretamente todos os dados de quantidades de meses ou ano de instabilidade provisria. Distribuio de Beneficio de alimentao: menu movimentos >> Dist. Ben. Alimentao. Obs.: na guia registro ele ira gerar os benefcios para todos os funcionrios que estiverem marcados e na guia distribuio ele ira gerar para aquele que esta selecionado com a tarja azul no sendo necessrio estar marcado o funcionrio. Onde obrigatoriamente deve constar no registro informado a verba de alimentao.

Distribuio de Beneficio de Transporte: menu movimentos >> dist. Bem. Transporte. Da mesma forma que na alimentao.

Frias: menu movimentos >> frias. Gerao das frias onde existem 2 formas. 1 a programao e o outro a confeco. Obs.: Numero de dias a desconsiderar ser quando houver dias que sero desconsiderados do perodo de gozo normal. Exemplo: quando houver frias na poca do natal ento o dia 25 e o dia 01 no contam como frias ento ser 2 dias a desconsiderar. Programador de mensagem ser adaptado p/ mostrar sempre que houver frias programadas naquele ms. Onde caso no tenha sido paga esta programao basta excluir.

Aps feito a confeco caso queira gerar as frias basta clicar na opo confeco do menu frias dentro da guia frias.

Para efetuar a impresso deve voltar para a aba frias e clicar na opo Aes da guia frias.

Obs.: Sempre que ao mandar imprimir no estiver visualizando o recibo porque no cadastro da empresa esta sem o endereo preenchido ou o do funcionrio. Resciso: Confeco de resciso onde posso tambm programar o pagamento da resciso.

Folha de Resciso

Edio de folha: Da mesma forma dos demais se eu gerar em cima ele ira gerar de todos se for feito no gride de cima ele ira gerar em baixo.

Quando tiver funcionrios sem salrios ou que deve ser informado hora extra, alimentao tem que ir no menu fatos geradores.

Perodo do fato gerador para aquelas empresas que queira buscar de dados de 15 a 14 ou 25 a 26, etc.

Menu Relatrios: onde impresso todos os relatrios do sistema. Menu Ferramentas: o realizado a importao e exportao de dados digitais. Contabilizao Primeiro cadastra a empresa contbil onde eu vou informar os dados do plano de contas onde este cadastro ser somente preenchido de a empresa no tiver no NG CONTBIL. Depois o plano de contas caso no esteja cadastrado no NG Contbil, O Histrico padro onde ser cadastrado os histricos que ser integrado com o NG CONTBIL. Aps fazer a Regra contabilizao verba: Onde eu fao a definio de integrao. Para enviar para o NG Contbil: o menu processos >> Contabilizao da verba.

Para fazer alterao salarial feito no menu processos >> reajustes.

Exercicio: 1 - Criar uma verba de hora extra para que ao gerar a folha ele pea a referencia igual ao dos. Minha tarefa criar um fato gerador de emprstimo onde durante 3 meses ele ter um desconto de R$100,00. 2 Premio (35% Salrio mnimo). Programao de Verbas: para ser lanado eventos automticos p/ todos os funcionrios igual ao cadastro de sindicato do dos.

Obs.: Pedir p/ o Weslen explicar como colocar o logotipo nos drives??

Вам также может понравиться