Вы находитесь на странице: 1из 10

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

INSTITUIO: UNIP

CURSO: HISTRIA

DISCIPLINA: HISTRIA DA AMRICA LATINA: MODOS DE FAZER PERODO: 4PER. CARGA HORARIA: 32 horas

PROFESSOR: Ana Luiza de Oliveira Duarte Ferreira

EMENTA: Reflete sobre saberes consolidados a respeito do passado do continente latino-americano, com foco nos mais diversos propsitos, concepes e mtodos dos quais dispuseram e dispem historiadores, em anlise de nossas especificidades histricas.

OBJETIVO GERAL: Identificar, contrastar, problematizar e contextualizar conceitos e mtodos dos quais dispuseram e dispem pesquisadores que tomaram e tomam como objeto a histria da Amrica Latina.

UNIDADE I Amrica Latina: primeiras definies

Carga horria de 2h
Instrumentos

1) Aquecer o grupo. Promover integrao. 2) Levantar conhecimentos prvios. Selecionar conhecimentos relevantes. 3) Discutir coletivamente, organizar-se e trabalhar em grupo.

Especficos

Objetivos

1) O conceito de Amrica Latina: geogrfico e histrico noes de espao e tempo. 2) As lnguas faladas na Amrica Latina. 3) Algumas noes do senso comum a respeito da identidade cultural latinoamericana: clichs sobre a latinoamericani dade.

Discusso em grupo: Sobre: a. o que, para os alunos, significa e representa o continente latinoamericano. b. um livro, um texto, uma imagem, uma fonte que acessaram e que causou impacto na percepo que tinham acerca da Amrica Latina. Tempestade cerebral: Um representante de cada grupo expe as ideias do grupo turma. O professor tambm fala sobre sua memria afetiva e relaes com sua experincia como estudioso da Amrica Latina. No caso, far referncia Tempestade, de Shakespeare. Todos montam, conjuntamente, um quadro com noes que se repetem e fontes mencionadas, durante a discusso.

1) Rememorao de conhecimentos sobre a histria da Amrica Latina. 2) Seleo dos conhecimentos a serem considerados mais relevantes, sob o critrio da repetio; quer dizer: aqueles que mais so mencionados nas falas dos alunos. 3) Num nvel ainda epidrmico de reflexo: correlao entre dados histricos e fonte (quer dizer, habilidade para relembrar e associar teses e autores). 4) Num nvel ainda epidrmico de reflexo: correlao entre contexto e texto (quer dizer, momento da vida em que acessaram tal ou qual informao, e a dita informao). 5) Organizao de material disforme em quadro organizado, no qual constem informaes sobre geografia, histria e identidade latinoamericanas: os pases que compem a Amrica Latina, aspectos da histria que se repetem entre eles, lnguas faladas, tendncias de comportamento vistas como caractersticas na regio. 6) Dilogo e compartilhamento de vises, com os pares.

de aprendizagem

Estratgias

Indicadores

Contedo

1) Incio da montagem de portflios (individuais): o primeiro item seria um registro do quadro composto coletivamente em sala. E, na sequncia, breves comentrios crticos sobre a experincia da aula. 2) Apresentao oral de apreciaes desenvolvidas em grupo.

de avaliao

UNIDADE II A historiografia ocidental e a Amrica Latina Carga horria de 10h


de aprendizagem Instrumentos

Indicadores

Estratgias

Especficos

Objetivos

Contedo

1) Retomar/ relembrar conhecimentos relevantes. 2) Contrastar, comparar e organizar conhecimentos. 3) Sintetizar propostas, entendimentos tericos. 4) Refletir sobre as relaes entre teoria e prtica. 5) Analisar textos antigos, conforme padres postos. 6) Discutir coletivamente, organizar-se e trabalhar em grupo.

1) Periodizao da produo historiogrfica europeia e norteamericana, do sculo XVI ao XX. a. Barroco b. Iluminismo c. Romantismo d. Positivismo e. Escola dos Annales e novos marxistas f. Ps-1960. Conceitos no tanto em forma de expresso artstica, como no pensamento poltico e na reflexo sobre a histria. 2) Periodizao da produo intelectual latinoamericana sobre a histria da Amrica Latina. 3) Novas tendncias: a Histria intelectual comparada.

Aula expositiva com recursos audiovisuais: Prezi/ linha do tempo animada, interativa. Discusso em grupos, e oficina: Os alunos trabalham com as fontes que citaram na primeira aula do curso. Eles mesmos devem trazer trechos ou imagens. Os grupos se encarregam de: a. encaixar tais fontes na linha do tempo apresentada na aula expositiva do professor. b. Diferenciar fontes produzidas por estrangeiros e por latino-americanos. Composio de mapa conceitual: Em grupo, os alunos devem a. ler o clssico artigo de Dominick LaCapra, O giro lingustico e a histria intelectual , ler captulos de Reinhardt Koselleck, em Futuro passado, ou Elias Palti, La nueva historia intelectual y sus repercusiones em Amrica Latina. b. devem elaborar mapas conceituais que sintetizem as ideias principais destes trs autores a respeito da anlise de textos

1) Retomada e organizao de conhecimentos j trabalhados em outros momentos do curso de Histria: metodologias de produo de conhecimento histrico na Europa dos sculos XVI ao XX: Barroco, Iluminismo, Romantismo, Positivismo, Annales e dcada de 1960. Apresentao do cronograma do curso. 2) Reflexes preliminares: a. percepo das alteraes nas propostas, conforme o tempo; historizao das escolas histricas clssicas. b. percepo de sutis distines entre a histria de vida ou origem de vrios autores de fontes sobre a histria latinoamericana. Compreenso de quo complexo pode ser separar em grupos distintos e autores e a serem considerados estrangeiros e autores a serem considerados latinoamericanos. 3) Teoria e prtica: a. Compreenso de conceitos fundamentais como:

1) Elaborao de segundo item do portflio, composto de quatro partes: Montagem de linha do tempo, que localize o momento de produo de fontes de informao sobre a histria da Amrica Latina. Relatrio individual dos procedimentos realizados em casa e em sala, individualmente e em grupo. Montagem de mapa conceitual. Montagem de roteiro de anlise de fontes textos clssicos. Anlise de texto clssico. 2) Apresentao oral de apreciaes desenvolvidas em grupo.

Avaliao

de

clssicos. c. Cada grupo deve apresentar para a classe o mapa conceitual elaborado; e todos devem discutir os entendimentos de cada um.. Discusso em grupo e oficinas: Os grupos devem selecionar pontos relevantes das proposies de LaCapra, Koselleck e Palti para composio coletiva de roteiros de anlises de fontes clssicas. Os roteiros devem ser estruturados em forma de tabela, e os critrios devem ser discutidos coletivamente. Um roteiro padro dever ser acordado, e ser retomado, daqui para frente, por todos os grupos/alunos, em diversas ocasies. Estudo dirigido de textos clssicos: Os grupos devem se reunir e analisar apenas as fontes estrangeiras citadas na primeira aula do curso. Devem seguir como padro o roteiro j definido, e registrar os entendimentos, linha a linha, em grandes cartolinas. Estas devem ser afixadas nas paredes da sala, compondo uma grande tabela comparativa das fontes analisadas.

texto, contexto, fonte, objeto, clssico, e contextualizaes (seis tipos), conforme a proposio de LaCapra, Koselleck e Palti. A compreenso de suas relaes, segundo a viso dos trs referidos autores. b. Montagem de um roteiro de anlise de fontes clssicas, a partir das noes propostas por LaCapra, Koselleck e Palti, para uma nova metodologia de Histria Intelectual. Nele devem constar as seis definies de contextualizao, de acordo com a interpretao desses historiadores. c. Os alunos devem estar atentos para a importncia de se observar nas fontes: onde e quando foram escritas, quem so seus autores dessas fontes, qual a origem desses autores, quais os principais entendimentos/concei tos para entendimento da histria da Amrica Latina, quais seus mtodos. 4) Dilogo e compartilhamento de vises, com os pares.

UNIDADE III A historiografia latino-americana: primeiras movimentaes Carga horria de 10h


de aprendizagem Instrumentos

Estratgias

Contedo

Indicadores

Especficos

Objetivos

1) Criticar, analisar conjunturas. 2) Comparar conjunturas: hbitos, demandas, ideologias em voga. 3) Discutir coletivamente , organizar-se e trabalhar em grupo.

Barroco e o Iluminismo: a. Algumas consideraes sobre a conjuntura latinoamericana nos sculos XVII e XVI: poltica, sociedade, economia. b. Algumas informaes sobre a realidade do intelectual latinoamericano do perodo: vida, circulao, temas em voga, estilo de escrita.

Apresentao de trabalhos: A turma ser divida em grupos, cada qual encarregado de apresentar um tema, com ajuda de recursos audiovisuais, como o PowerPoint: nesta primeira aula, os grupos versaro sobre a produo barroca e iluminista. Seminrio: Ao final das apresentaes, os alunos sero questionados sobre distines entre uma e outra conjuntura e tipos de produo que as caracterizaram. Referncias para ambos grupos: - Richard Morse, O espelho de prspero. - Ruben Barbosa Filho, Tradio e artifcio. - Sergio Rouanet, As razes do iluminismo.

1) Levantamento de questes pertinentes, como hbitos comuns a cada poca, e especificamente aos intelectuais de cada poca, e especificamente na Amrica Latina; demandas polticas e sociais; possibilidades econmicas e modos de custeio do trabalho intelectuais, ideias e formas de escrita mais comuns. 2) Referncia a toda bibliografia indicada, e seleo, dessa bibliografia, de temas especficos propostos para cada grupo. 3) Dilogo e compartilhamento de vises, com os pares. 4) Postura de interesse e dilogo generoso, durante a apresentao dos os grupos.

1) Apresentao oral de apreciaes desenvolvidas em grupo, e dos entendimentos a respeito do tema especfico proposto e da bibliografia indicada. 2) Elaborao de um terceiro item do portflio: Um texto crtico sobre o tema especfico do grupo, necessariamente posto em comparao com temas apresentados por outros grupos.

avaliao

de

Romantismo e Positivismo: a. Algumas consideraes sobre a conjuntura latinoamericana do incio ao fim do sculo XIX. poltica, sociedade, economia. b. Algumas informaes sobre a realidade do intelectual latinoamericano do perodo: vida, circulao, temas em voga, estilo de escrita.

Apresentao de trabalhos: Nesta segunda aula, com ajuda de recursos audiovisuais, como o PowerPoint, os grupos versaro sobre a produo romntica e positivista. Seminrio: Ao final das apresentaes, os alunos sero questionados sobre distines entre uma e outra conjuntura e tipos de produo que as caracterizaram. Referncias para ambos grupos: - Claudia Wasserman, A primeira fase da historiografia latinoamericana e a construo da identidade das novas naes. - Emilio Carrilla, El romanticismo em La Amrica Hispnica. - Leopoldo Zea, Las ideas en Iberoamrica en el siglo XIX: El positivismo.

Compreenso dos dados e reflexes propostas pelos demais.

Modernismo e ensastica, e as primeiras universidades a. Algumas reflexes sobre as primeiras dcadas do sculo XX. poltica, sociedade, economia. b. Algumas informaes sobre a realidade do intelectual latinoamericano do perodo: vida, circulao, temas em voga, estilo de escrita. c. Relaes entre modernismo literrio e ensastica.

Apresentao de trabalhos: Nesta terceira, com ajuda de recursos audiovisuais, como o PowerPoint, os grupos versaro sobre a produo ensastica e as pesquisas histricas desenvolvidas por professores universitrios profissionais e especialistas. Seminrio: Ao final das apresentaes, os alunos sero questionados sobre distines entre uma e outra conjuntura e tipos de produo que as caracterizaram. Referncias para ambos grupos: - Jos Luis Gmes Martnez. Teoria del ensayo. - Medardo Vitier. Del ensayo americano. - Enrique Barros, Horacio Valds, e Ismael C. Bordabehere. Manifiesto dela Reforma Universitaria de 1918: la juventud argentina de Crdoba a los hombres libres de Sudamrica.

1) Sintetizar propostas, entendimentos tericos. 2)Criticar, analisar textos.

2) Teses comuns sobre a moderna historiografia latinoamericana: - atrasada, - copiada, - heterognea, desigual, amorfa.

Estudo dirigido em grupos: Anlise de trechos do livro Historia na Amrica Latina: ensaios de crtica historiogrfica, de Jurandir Malerba, e

1) Percepo das ideias principais levantadas pelo autor: de que nossa historiografia moderna caracteristicamente - atrasada, - copiada, - heterognea, desigual,

1) Elaborao de um quarto item do portflio: anlise crtica do texto e do conjuntura que coube ao grupo analisar,

3) Considerar distintas linguagens: do informal ao literrio, e, por fim, especialista. 4) Explicar e interpretar relaes entre conjunturas e textos. 5) Comparar contextos. 6) Discutir coletivamente , organizar-se e trabalhar em grupo.

- surge de fato apenas aps a dcada de 1960. 3) Textos sobre a histria latinoamericana produzidos entre os sculos XVI e XIX.

levantamento das principais teses. Aula expositiva dialogada: Para amarrar e apresentar tais teses, e incorporar mais alguns item ao roteiro de anlise de fontes; por exemplo: Tal fonte se encaixa ou no nas teses defendidas por Malerba? Oficina de interpretao de textos: Os alunos devem retomar o roteiro de anlise de fontes elaborado conjuntamente, e realizar a crtica de fontes autnticas, produzidas nos aludidos perodos. Interessante retomar textos citados pelos alunos nos primeiros dias de aula, como marcantes em sua memria afetivointelectual. Painel integrado: Compartilhamento das anlises desenvolvidas em grupo. E redao de um texto crtico, comparando os modos de escrita da histria das distintas conjunturas estudadas. Aula expositiva dialogada e com recursos audiovisuais: Retomar as reflexes compartilhadas, numa nova linha do tempo, a ser comparada com a linha do tempo da segunda aula do curso.

amorfa. - surge de fato apenas aps a dcada de 1960. Mas os alunos tambm esto livres para observar outros pontos relevantes. 2) Como j foi dito, os alunos devem estar atentos para a importncia de se observar nas fontes: a. onde e quando foram escritas, quem so seus autores dessas fontes, qual a origem desses autores, quais os principais entendimentos/conceito s para entendimento da histria da Amrica Latina, quais seus mtodos. b. e agora tambm: se comprovam as teses de Malerba, quer dizer, se so cpias inautnticas, atrasadas, etc. Aqui se faz necessrio retomar a linha do tempo das primeiras aulas do curso, para proceder uma comparao entre o que estava sendo produzido na Europa e nos Estados Unidos, e o que estava sendo proposto entre ns. 3) Estabelecimento de relaes entre dados conjunturais e tendncias metodolgicas. 4) Dilogo e compartilhamento de vises, com os pares.

comparando com outros textos e conjunturas latinoamericanos, OU com outros textos e conjunturas estrangeiros. 2) Apresentao oral de apreciaes desenvolvidas em grupo.

UNIDADE IV A historiografia latino-americana nos sculos XX e XXI Carga horria de 10h


de aprendizagem Instrumentos

Indicadores

Contedo

Estratgias

Especficos

Objetivos

1) Discutir coletivamente , organizar-se e trabalhar em grupo. 2) Criticar, analisar conjunturas. 3) Comparar conjunturas: hbitos, demandas, ideologias em voga. 4) Aplicar distintas linguagens, tcnicas e mtodos. 5) Redigir textos coerentes.

O dilogo com o marxismo, e a viso etapista (dcada de 1960). A Histria Econmica e a Histria Quantitativa (dcada de 1970). A Histria Social da Cultura (dcada de 1970): o mundo do trabalho. A Histria poltico cultural (dcada de 1980): o populismo. Histria dos micro-poderes: relaes de gnero o feminino, a masculinidade latina, e o homossexual na histria da Amrica Latina

Aula expositiva dialogada (1 h/a): Retomar de forma sinttica alguns aspectos l apreendidos pelos alunos, atravs da leitura do livro de Malerba, sobretudo a respeito de autores latinoamericanos dedicados a anlises: estapistas, quantitativas, scioculturais, poltico culturais e gnero. Estudo dirigido (1 h/a): Confrontar os ensaios de Malerba, que fazem referncia a diversos textos produzidos na segunda metade do sculo XX, com alguns outros textos, que devem ser fichados previamente: - Leslie Bethell, A histria da Amrica latina vol. 8, a segunda metade do sculo XX. - Ana Pizzarro, Amrica Latina; palavra, literatura e cultura. - Carlos Altamirano. Historia de los intelectuales en Amrica Latina. Em sala, e em grupo, os alunos so orientados a extrair da bibliografia acima informaes que auxiliem na crtica dos textos aludidos nos ensaios de Malerba.

1) Levantamento de questes pertinentes, como hbitos comuns a cada poca, e especificamente aos intelectuais de cada poca, e especificamente na Amrica Latina; demandas polticas e sociais; possibilidades econmicas e modos de custeio do trabalho intelectual, ideias e formas de escrita mais comuns. 2) Referncia a toda bibliografia indicada, e seleo, dessa bibliografia, de temas especficos propostos para cada grupo. 3) Sntese de proposies tericas e aplicao de mtodos. 4) Crtica de fontes remetendo a uma tese central, calcada na crtica da anlise de Malerba.

Logo nas primeiras aulas desta unidade os alunos devem entregar seus portflios. Os textos elaborados ao longo dela, portanto, sero entregues separadamente. No mesmo dia em que foram produzidos. Sero textos curtos mas crticos. No meio da unidade, o professor toma uma parte da aula para comentar os portflios, e reorientar a crtica sobre as teses de Malerba. 1) Discusso em grupo, sobre interpretaes correntes acerca da histria recente do continente latinoamericano. Discusso integrada, com outros grupos. 2) Elaborao de textos crticos sobre uma fonte ou um conjunto de fontes .

Avaliao

de

Tais dados devem ser organizados em trs eixos: dcada de 1960, de 1970, e de 1980. Num segundo momento, os grupos compartilham atravs da tcnica de Painel integrado (1 h/a). Oficinas de interpretao de dados. Diferentemente do que foi proposto na unidade anterior, agora os alunos no so apenas convocados a analisar as metodologias e estilos de escrita. So instigados a experimentar, em 4 h/a, os focos: quantitativo, sociocultural, polticocultural e gnero. O professor disponibiliza dados, grficos, fontes orais e imagens sobre a histria do continente latinoamericano, para que os alunos trabalhem, em com metodologias diversas: economicista e quantitativa, sciocultural, poltico-cultural, e gnero. Debate (1 h/a): A experincia discutida em grupo. Autoavaliar. Amarrar algumas informaes e concluses compartilhad as durante o processo. Levantar ideias, sugestes e considerar novos projetos

Debate:
Os alunos discutem sobre seus portflios, sobre o feedback dado pelo professor a seus portflios, e sobre as ltimas atividades prticas desenvolvidas. Na segunda metade da aula, eles respondem a um formulrio de pesquisa de opinio.

Вам также может понравиться