Вы находитесь на странице: 1из 9

Editais programa rumos Em 2013, o Rumos Ita Cultural apresentou mudanas profundas e estruturais em seu conceito, fruto do dilogo

entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituio. O resultado foi uma estrutura adaptvel que, independente da rea de expresso ou do campo de reflexo, encara deslocamentos e desafios em seu processo e no apenas atende uma ao tradicional de constituio permanente e estvel. Memria e transformao juntas em busca de melhoras. O regulamento foi estruturado em forma de perguntas e respostas, com lanamento no incio de setembro de 2013. Integrantes da equipe do Ita Cultural esto percorrendo todo o Brasil para explicar presencialmente as principais mudanas apresentadas na verso 2013 do Rumos.

Como funciona O programa Rumos Ita Cultural completa 16 anos. Nesse perodo, possibilitou aes artsticas e culturais que atingiram um pblico de mais de 5,1 milhes de pessoas, selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relaes culturais e afetivas e gerou outros programas, se reinventando a cada edio. Em 2013, o Rumos Ita Cultural apresenta mudanas profundas e estruturais em seu conceito, fruto do dilogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da instituio. O resultado uma estrutura adaptvel que, independente da rea de expresso ou do campo de reflexo, encara deslocamentos e desafios em seu processo e no apenas atende uma ao tradicional de constituio permanente e estvel. Memria e transformao juntos em busca de melhoras. nosso papel propiciar ambientes para criao, experimentao, encontros, desencontros, leituras, releituras, assumindo os riscos e a incerteza como princpios da dinmica do processo. nossa obrigao criar dilogos e fomentar

produes culturais de todos os tipos, individuais e/ou coletivas, de uma ou mais reas de expresso artstica e do pensamento. Porque o artista, o agente, o coletivo ou o pensador sabe qual a melhor forma para seu trabalho e para se relacionar com os interlocutores, os critrios so mveis, livres, nunca reduzidos em suas complexidades. E porque um programa de fomento e apoio a artistas e pesquisadores deve ter o olhar voltado para o pblico e sua formao cultural. No lugar de regulamento, o programa est estruturado em forma de perguntas e respostas. Convidamos voc a esse mergulho. 1. Quem participa do Rumos Ita Cultural? Pessoas fsicas com idade mnima de 16 anos* completados at o ltimo dia de inscrio, at mesmo duplas, trios, coletivos ou grupos, e pessoas jurdicas com sede no Brasil, inclusive selecionados em outras edies do programa. *Para os inscritos menores de 18 anos, salvo os emancipados, ser exigido que seu(s) responsvel(is) legal(is) assine(m) os termos contratuais previstos neste documento. Os menores de 18 anos devero indicar na ficha de inscrio o nome e os dados de seu(s) representante(s) legal(is). No sero aceitas inscries de entes da administrao pblica direta, como presidncia, ministrios e rgos de assessoramento federal; governos, secretarias estaduais e rgos de assessoramento estadual; prefeituras, secretarias municipais e rgos de assessoramento municipal; e entes da administrao indireta nas esferas federal, estadual e municipal: autarquias, empresas pblicas, sociedade de economia mista, fundaes pblicas e rgos pblicos, como bibliotecas, universidades, escolas, museus e centros culturais. Sero aceitas inscries de quaisquer entidades de natureza privada, como OSs, OSCIPs, ONGs, Associaes de Amigos, Associaes Civis, Fundaes Privadas e similares. 2. Apenas brasileiros podem participar? No. Estrangeiros tambm podem participar (apenas como pessoa fsica), at mesmo duplas ou grupos de estrangeiros e brasileiros, desde que o projeto (pesquisa ou produo de uma obra) trate de arte e cultura brasileiras. 3. Em que idioma ser feita a inscrio? As inscries s sero aceitas em portugus.

A opo por manter todo o material relativo ao programa em portugus visa estimular nos participantes o uso da lngua e comprovar a proficincia de estrangeiros interessados em participar. 4. Quais as caractersticas dos trabalhos inscritos? Podem ser inscritos trabalhos de arte e cultura brasileiras em quaisquer expresses artsticas e/ou intelectuais, apresentados e/ou desenvolvidos em quaisquer tipos de suporte, formato, rea artstica ou mdia. 5. Como fao a inscrio? Exclusivamente no www.itaucultural.org.br/rumos. As inscries so gratuitas e podem ser efetuadas no perodo de 3 de setembro at s 23h59 (horrio de Braslia) de 14 de novembro de 2013. Os proponentes podero editar os formulrios e arquivos on-line e as inscries sero consideradas concludas at a data limite (23h59 do dia 14 de novembro horrio de Braslia). O formulrio de inscrio dever ser preenchido integralmente e descrever e detalhar itens como conceito, planejamento, cronograma, oramento, viabilidade tcnica, logstica, produo executiva, entre outros, pois isso facilitar e ampliar a anlise da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural. No necessrio inscrio no Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac) do Governo Federal nem nenhum outro vnculo com programas pblicos ou privados de incentivo. 6. Posso inscrever mais de um projeto? Ser aceita apenas a inscrio de um projeto para cada nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ). 7. No caso de artista ligado a cooperativas, como proceder? A inscrio deve ser feita como pessoa fsica. Caso selecionado, o proponente poder formalizar o contrato em nome da cooperativa. 8. Posso participar de mais de um projeto? Sim, como participante ou integrante de grupos, coletivos ou equipe tcnica.

9. Como saber se minha inscrio foi aceita? Aps completar sua inscrio, voc receber uma confirmao por e-mail. Caso no receba a confirmao de inscrio, e, mesmo depois de ter verificado, inclusive, caixa de spam do seu email, entre em contato conosco pelo rumos@apps.itaucultural.org.br. Lembramos que ser possvel editar os dados de seu projeto at o final do prazo de inscrio. 10. Posso anexar arquivos minha inscrio? Voc poder anexar os arquivos que achar mais adequados ao perfil de sua inscrio: imagens, msicas, audiovisuais, desenhos, textos, oramentos, descries tcnicas, roteiros, entre outros. Os anexos tero limite de 10 Mb cada um, nos formatos udio (mp3), textos (doc. e pdf.), vdeos (links do VIMEO ou Youtube) e imagens (jpeg, tiff, png). Links para vdeos podem ser configurados com senha, se necessrio, desde que a senha seja informada no formulrio de inscrio. Os anexos no dispensam o preenchimento integral dos campos do formulrio de inscrio. No sero considerados vlidos materiais entregues pessoalmente, enviados por e-mail ou pelo correio, por exemplo. 11. Quais as modalidades do programa? O projeto poder ser inscrito em uma ou mais das modalidades indicadas na ficha de inscrio:

a. Articulao Articular entre instituies, artistas, produtores culturais, pblico e outros envolvidos atividades contnuas ou especficas relacionadas produo artstica e cultural; b. Circulao de repertrio Projeto de circulao de apresentaes artsticas (teatro, dana, msica, entre outros) e de acervos (artes visuais, fotografias, entre outros) no Brasil e no exterior; c. Criao e/ou produo de obra Projeto de desenvolvimento de trabalhos artsticos variados de instalaes, composies, performances, coreografias, roteiros, espetculos, ensaios fotogrficos, a programas de rdio, TV, internet, documentrios, CDs e DVDs; d. Desenvolvimento de produtos, plataformas e softwares Projeto de desenvolvimento de produtos artsticos/culturais, desde aes

concretas a propostas virtuais, como plataformas web, games, agentes inteligentes e aplicativos; e. Documentao Organizao e preservao de acervos, digitalizao de documentos, entre outros, relacionados arte e cultura brasileiras; f. Finalizao de projetos Projeto em andamento; g. Formao Projeto com foco na educao cultural, formal ou no formal, a ser realizado no Brasil; h. Pesquisa Desenvolvimento de pesquisas relacionadas arte e cultura brasileiras; i. Publicao Projeto de edio de livro, catlogo, revista, jornal, fanzine, quadrinhos ou outros, em qualquer suporte; j. Crtica Projetos de crtica (acadmica, jornalstica ou outra) s produes contemporneas em todos os campos de expresso artstica; k. Residncia Proposta de indivduos ou coletivos para vivncias em residncias nas reas de artes, cultura, pesquisa e educao no Brasil ou no exterior; l. Oficina, seminrio, encontro e similares Projeto de realizao de seminrio, simpsio, debate e oficina, entre outros, com a possibilidade de convidados do Brasil e/ou do exterior; m. Outras possibilidades Projetos que no se incluam em nenhuma das modalidades acima podem ser especificados em detalhes para nossa avaliao.

12. Quantos trabalhos sero contemplados? No h nmero mnimo ou mximo de projetos, propostas ou obras a ser contemplados. Esta deciso ser de exclusiva atribuio da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural, observando o limite oramentrio do programa. 13. Como ser definido o cronograma de execuo dos projetos? Existe prazo para concluso? O cronograma das aes ser construdo em processo, a partir das propostas dos proponentes e das anlises da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural. 14. Qual o valor mximo de recursos por projeto contemplado? O montante total aportado por proposta, projeto ou obra, observar o limite de at R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) brutos.

As condies de liberao dos recursos sero previstas em contrato. Pagamentos em moeda estrangeira observaro o cmbio do dia da liberao do recurso. O eventual valor ou apoio constante em contrato ter como titular nico e exclusivo o proponente do trabalho, no podendo ser substitudo por premiao de outra natureza. No haver prestao de conta. 15. Posso complementar meu oramento com recursos de outras fontes? Sim. No h impedimento prvio, mas as condies sero avaliadas pela rea jurdica do Ita Cultural. 16. Como ser feita a seleo? Em duas etapas: Fase de pr-seleo Todas as inscries sero analisadas pelos integrantes da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural, com o objetivo de eliminar as inscries invlidas que no cumpram os requisitos mnimos exigidos ou no atendam alguma questo legal e/ou os trabalhos cujos descritivos inviabilizem sua compreenso ou avaliao. Fase de seleo Todos os trabalhos pr-selecionados sero analisados pela Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural sob diversos critrios: criao, originalidade, qualidade, experimentao, inovao, abrangncia, contemporaneidade, viabilidade tcnica, oramento, execuo e viabilidade legal, entre outros. A Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural ter poder em sua atuao e poder convocar o proponente para detalhar ou explicitar seu projeto. A Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural poder tambm visitar locais relacionados ao trabalho, caso julgue necessrio. Funcionando como uma mediadora, a Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural pode ainda destacar entre os projetos/proponentes interaes, correlaes e outras coincidncias, reservando sempre aos envolvidos independncia para aceitar ou no as sugestes. A respeito da seleo dos projetos, a Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural autnoma e suas decises so soberanas, no sendo passveis de questionamentos e/ou recursos.

17. Quem so os integrantes da comisso? Juarez Fonseca, Marcelo Evelin, Marcelo Gomes, Nlio Bizzo, Reinaldo Pamponet, Regina Silveira, Valmir Santos e os gestores do Ita Cultural Claudiney Ferreira, Edson Natale, Marcos Cuzziol, Sofia Fan, Sonia Sobral e Valria Toloi. A substituio de um membro da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural, se necessria, ser feita em consenso entre os demais integrantes. 18. Como saberei do resultado? Os contemplados sero informados por telefone e/ou e-mail, at 27 de maio de 2014. Em seguida, os resultados sero divulgados no site do Ita Cultural e nos meios de comunicao. 19. Devo me preocupar com direitos autorais? Sim. Se seu trabalho possuir obra, contedo e/ou imagem/voz de terceiros, voc precisar da autorizao dos respectivos titulares para utilizao. Os contemplados sero responsveis, caso selecionados, pela obteno de toda e qualquer autorizao, licenciamento ou cesso de direitos relativos a obras (textos, msicas, fotografias etc.). Os valores a serem pagos para licenciamentos de direitos autorais devero estar previstos no oramento do projeto. 20. O Ita Cultural fornecer orientao jurdica para auxiliar no cumprimento dessas questes? Sim, o Ita Cultural colaborar com orientaes, mas no ser o responsvel pela obteno das licenas e/ou liberaes, entre outros. O contemplado ser o responsvel, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamaes, questionamentos, acusaes ou alegaes de plgio ou violao a direitos autorais, conexos, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, inclusive pela omisso de informaes. 21. Como ser formalizada a relao com os contemplados? O Ita Cultural formalizar os termos de acordo com a natureza de cada projeto.

22. Divulgao do programa Caso selecionado, o participante, desde j, autoriza o Ita Cultural a utilizar imagens e currculos para exibio em mdia impressa e eletrnica (internet), exclusivamente para divulgao do Rumos Ita Cultural. A utilizao ora prevista no tem limitao temporal ou numrica e vlida para o Brasil e para o exterior, sem que seja devida nenhuma remunerao, a qualquer ttulo. O Ita Cultural poder divulgar todas as etapas deste programa em qualquer mdia, inclusive internet. 23. Quais documentos deverei apresentar para a confeco do contrato caso seja selecionado? a. Pessoas Fsicas cpias simples do CPF e inscrio no INSS ou PIS/Pasep. No caso de estrangeiros, cpia do passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros); b. Pessoas Jurdicas cpia simples do contrato social (o objeto social ter de ser compatvel com o projeto contemplado), ata de constituio ou estatuto social da pessoa jurdica; cpia simples do carto CNPJ; e ata de assembleia, ata de posse ou ata das alteraes estatutrias indicando quem , ou quem so, o(s) atual(is) representante(s) legal(is) da pessoa jurdica; Por nenhuma outra forma, que no o referido contrato, os contemplados podero usufruir o que est estabelecido e previsto no Rumos Ita Cultural. 24. Devo anexar carta de anuncia de convidados do trabalho? Sim, caso seu trabalho verse sobre a vida ou a obra de terceiros, instituies ou empresas, voc ter, caso selecionado, de apresentar as cartas de anuncia. 25. H restries para que meu trabalho seja comercializado? O Ita Cultural assegura por contrato alguns direitos de divulgao de seu trabalho no desdobramento da sua participao no programa, mas isso no impedir que voc comercialize seu trabalho, isentando o Ita Cultural de quaisquer acordos relacionados a esta comercializao. O Ita Cultural no receber, em nenhuma hiptese, royalties advindos de eventuais comercializaes.

26. Quem no pode participar do Rumos Ita Cultural? vedada a participao de:

Funcionrios e estagirios do Ita Cultural e seus parentes (cnjuges, companheiros, parentes at segundo grau, afins e dependentes); Ex-funcionrios e ex-estagirios com menos de 1 (um) ano de desligamento do Ita Cultural, a contar da data de publicao deste documento 03/09/2013 Funcionrios e estagirios do Banco Ita S/A; Alunos e professores da Escola do Auditrio Ibirapuera; Terceirizados do Ita Cultural com contratos vigentes durante o perodo de inscrio; Integrantes da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural e seus parentes (cnjuges, companheiros, parentes at segundo grau, afins e dependentes); Pessoas contratadas (fsicas ou jurdicas) para a realizao do programa.

27. Outras informaes Questes no previstas no presente documento sero avaliadas e decididas sob exclusivo critrio da Comisso de Seleo Rumos Ita Cultural. O ato de inscrio implica automtica e plena concordncia com os termos deste documento. Dvidas podem ser esclarecidas pelo site www.itaucultural.org.br/rumos ou pelo e-mail rumos@apps.itaucultural.org.br.

Вам также может понравиться