Вы находитесь на странице: 1из 46

Tema Enem: Qumica x Biologia

1. Digesto das Protenas


Completas ou adequadas Protenas da dieta
Hidrlise Enzimtica origina

Origem animal Contm AA essenciais

Incompletas ou inadequadas
necessita

Origem vegetal No contm todos AA essenciais

Aminocidos

Complementao proteica

Por exemplo mistura Arroz (Met Lys) Feijo(Lys Met)

Provenientes da dieta

No Essenciais

Essenciais
No so sintetizados

Cabelo Fibras musculares

Sintetizam ,

Protenas do organismo

Enzimas Hormnios

Pele, unhas, tendes

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 1

1.1. Aplicaes das Protenas Fenilcetonria x Teste do Pezinho

Fenilalanina
Fgado Enzima

Melanina Tirosina
sintetiza

Noradranalina Hormnios Acetilcolilna


Noradranalina

Fenilalanina hidroxilase

Tiroxina

Fenilcetonrico

[Fenilalanina]

Transaminao produz

cido Fenilpirvico

causa

Retardo Mental nos recm nascidos

Observao Adoantes artificiais contm fenilalanina, portanto bebidas que contm este aminocido devem informar ao consumidor sobre a presena da fenilalanina:

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 2

Permanente no Cabelo
Nesse processo, usam duas substncias, inicialmente, aplica-se ao cabelo um loo contendo cido tiogliclico, que um agente redutor (faz a estrutura receber tomos de hidrognio). Esse cido quebra as pontes de dissulfeto reduzindoas a grupos -SH, separando as cadeias que formam a queratina.

A seguir, enrolam-se os cabelos em peas cilndricas (bbis), dando-lhes um formato enrolado. Aos cabelos enrolados nos bbis aplica-se um agente oxidante, como a gua oxigenada, que regenera as pontes de dissulfeto nesse novo formato.

Como observamos na estrutura qumica das ligaes, nem todas as pontes de dissulfeto so regeneradas, o que d ao cabelo um formato ondulado maior que o inicial. Esse processo deve ser repetido periodicamente quando se desejar manter o efeito.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 3

2. Metabolismo dos Carboidratos


Carboidrato da dieta
Amido (Polissacardeo)

Boca (-amilase salivar)

Maltose
Duodeno (maltase)

Dissacardeo (Glicose+Glicose)

Glicose
Absoro (transporte ativo)

Veia Porta
Distribuio Glicemia

Alimentao

Glicose na corrente sangunea

Jejum

Hiperlicemia

Hipolicemia

[Glicose]

[Glicose]

+
Diabetes Tipo 1

+
Clulas Beta Clulas Alfa

Pncreas
Doena Auto Imune

Insulina
Armazenamento Degradao

Glucagon

Diabetes Tipo 2

Fgado
Contm glicose armazenada na forma de:

Obesidade Sedentarismo

Glicognio

Polissacardeo

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 4

3. Digesto dos Lipdeos


Triglicerdeos leos Gorduras Lipdeos da dieta Fosfolipdeos
Sintetiza

Membranas c. Biliares Vitamina D Hormnios Sexuais

Colesterol
1) Vescula Biliar: sais biliares (emulsificao) 2) Pncreas: lipase pancretica (hidrlise)

Duodeno

Sangue

Fgado

Tecido adiposo e muscular


Hipercolestorolemia

cidos graxos livres

Lipdeos

Lipoprotenas VLDL, IDL, LDL, HDL

LDL
HDL

Artria

Colesterol

Ateroma

Remove o excesso de colesterol

Aterosclerose

Coronariano (infarto miocrdio)

Trombose

Acidente Vascular Cerebral (derrame)

Observaes Manteiga LDL Gordura Saturada HDL Margarina

Colesterol Gordura Saturada Gordura Trans No tem colesterol Gordura Saturada

LDL HDL

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 5

EXERCCIOS DE APLICAO
01 (ENEM-2000) O metabolismo dos carboidratos fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgnicos obtm-se grande parte da energia para as funes vitais. Por outro lado, desequilbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do acar no organismo inicia-se com a ingesto de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ao de enzimas, quebrando-se em molculas menores (glicose, por exemplo) que sero absorvidas. A insulina, hormnio produzido no pncreas, responsvel por facilitar a entrada da glicose nas clulas. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ao est diminuda, dificilmente a glicose pode entrar na clula e ser consumida. Com base nessas informaes, pode-se concluir que: a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substitudo pelo hormnio insulina. b) a insulina produzida pelo pncreas tem um papel enzimtico sobre as molculas de acar. c) o acmulo de glicose no sangue provocado pelo aumento da ao da insulina, levando o indivduo a um quadro clnico de hiperglicemia. d) a diminuio da insulina circulante provoca um acmulo de glicose no sangue. e) o principal papel da insulina manter o nvel de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clnico de diabetes.

A corvina um peixe carnvoro que se alimenta de crustceos, moluscos e pequenos peixes que vivem no fundo do mar. bastante utilizada na alimentao humana, sendo encontrada em toda a costa brasileira, embora seja mais abundante no sul do Pas. A tabela registra a concentrao mdia anual de mercrio no tecido muscular de corvinas capturadas em quatro reas.

02 (ENEM-2002) Comparando as caractersticas das quatro reas de coleta s respectivas concentraes mdias anuais de mercrio nas corvinas capturadas, pode-se considerar que, primeira vista, os resultados a) correspondem ao esperado, uma vez que o nvel de contaminao proporcional ao aumento da atividade industrial e do volume de esgotos domsticos. b) no correspondem ao esperado, especialmente no caso da Lagoa da Conceio, que no apresenta contaminao industrial por mercrio. c) no correspondem ao esperado no caso da Baa da Ilha Grande e da Lagoa da Conceio, reas nas quais no h fontes industriais de contaminao por mercrio. d) correspondem ao esperado, ou seja, corvinas de regies menos poludas apresentam as maiores concentraes de mercrio. e) correspondem ao esperado, exceo aos resultados da Baa de Sepetiba, o que exige novas investigaes sobre o papel das mars no transporte de mercrio.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 6

03 (ENEM-2002) Segundo a legislao brasileira, o limite mximo permitido para as concentraes de mercrio total de 500 nanogramas por grama de peso mido. Ainda levando em conta os dados da tabela e o tipo de circulao do mercrio ao longo da cadeia alimentar, pode-se considerar que a ingesto, pelo ser humano, de corvinas capturadas nessas regies, a) no compromete a sua sade, uma vez que a concentrao de mercrio sempre menor que o limite mximo permitido pela legislao brasileira. b) no compromete a sua sade, uma vez que a concentrao de poluentes diminui a cada novo consumidor que se acrescenta cadeia alimentar. c) no compromete a sua sade, pois a concentrao de poluentes aumenta a cada novo consumidor que se acrescenta cadeia alimentar. d) deve ser evitada, apenas quando entre as corvinas e eles se interponham outros consumidores, como, por exemplo, peixes de maior porte. e) deve ser evitada sempre, pois a concentrao de mercrio das corvinas ingeridas se soma j armazenada no organismo humano.

04 (ENEM-2003) Os acidentes de trnsito, no Brasil, em sua maior parte so causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo o fato de dirigir aps o consumo de bebida alcolica. A ingesto de uma lata de cerveja provoca uma concentrao de aproximadamente 0,3 g/L de lcool no sangue. A tabela abaixo mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcolicas em funo de nveis de concentrao de lcool no sangue:

Uma pessoa que tenha tomado trs latas de cerveja provavelmente apresenta a) queda de ateno, de sensibilidade e das reaes motoras. b) aparente normalidade, mas com alteraes clnicas. c) confuso mental e falta de coordenao motora. d) disfuno digestiva e desequilbrio ao andar. e) estupor e risco de parada respiratria.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 7

05 (ENEM-2003) Aps a ingesto de bebidas alcolicas, o metabolismo do lcool e sua presena no sangue dependem de fatores como peso corporal, condies e tempo aps a ingesto. O grfico mostra a variao da concentrao de lcool no sangue de indivduos de mesmo peso que beberam trs latas de cerveja cada um, em diferentes condies: em jejum e aps o jantar.

(Revista Pesquisa FAPESP n 57, setembro 2000)

Tendo em vista que a concentrao mxima de lcool no sangue permitida pela legislao brasileira para motoristas 0,6 g/L, o indivduo que bebeu aps o jantar e o que bebeu em jejum s podero dirigir aps, aproximadamente, a) uma hora e uma hora e meia, respectivamente. b) trs horas e meia hora, respectivamente. c) trs horas e quatro horas e meia, respectivamente. d) seis horas e trs horas, respectivamente. e) seis horas, igualmente. 06 (ENEM-2003) O botulismo, intoxicao alimentar que pode levar morte, causado por toxinas produzidas por certas bactrias, cuja reproduo ocorre nas seguintes condies: inibida por pH inferior a 4,5 (meio cido), temperaturas prximas a 1000C, concentraes de sal superiores a 10% e presena de nitritos e nitratos como aditivos. A ocorrncia de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) a implementar normas para a fabricao e comercializao do produto. No rtulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informaes: I. Ingredientes: Palmito aa, sal diludo a 12% em gua, cido ctrico; II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA; III. Ecologicamente correto. As informaes do rtulo que tm relao com as medidas contra o botulismo esto contidas em: a) II, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 8

07 (ENEM-2003) Levando-se em conta os fatores que favorecem a reproduo das bactrias responsveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam tm maior chance de ser encontradas a) em conservas com concentrao de 2g de sal em 100 g de gua. b) nas linguias fabricadas com nitrito e nitrato de sdio. c) nos alimentos logo aps terem sido fervidos. d) no suco de limo, cujo pH varia de 2,5 a 3,6. e) no charque (carne salgada e seca ao sol). 08 (ENEM-2005) A obesidade, que nos pases desenvolvidos j tratada como epidemia, comea a preocupar especialistas no Brasil. Os ltimos dados da Pesquisa de Oramentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da populao brasileira esto acima do peso, ou seja, 38,8 milhes de adultos. Desse total, 10,5 milhes so considerados obesos. Vrias so as dietas e os remdios que prometem um emagrecimento rpido e sem riscos. H alguns anos foi lanado no mercado brasileiro um remdio de ao diferente dos demais, pois inibe a ao das lipases, enzimas que aceleram a reao de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas no so absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas eliminada com as fezes. Como os lipdios so altamente energticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remdio apresenta algumas contraindicaes, pois a gordura no absorvida lubrifica o intestino, causando desagradveis diarreias. Alm do mais, podem ocorrer casos de baixa absoro de vitaminas lipossolveis, como as A, D, E e K, pois a) essas vitaminas, por serem mais energticas que as demais, precisam de lipdios para sua absoro. b) a ausncia dos lipdios torna a absoro dessas vitaminas desnecessria. c) essas vitaminas reagem com o remdio, transformando-se em outras vitaminas. d) as lipases tambm desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e) essas vitaminas se dissolvem nos lipdios e s so absorvidas junto com eles. 09 (ENEM-2007) A queima de cana aumenta a concentrao de dixido de carbono e de material particulado na atmosfera, causa alterao do clima e contribui para o aumento de doenas respiratrias. A tabela abaixo apresenta nmeros relativos a pacientes internados em um hospital no perodo da queima da cana.

Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratrios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criana igual a a) 0,26, o que sugere a necessidade de implementao de medidas que reforcem a ateno ao idoso internado com problemas respiratrios. b) 0,50, o que comprova ser de grau mdio a gravidade dos problemas respiratrios que atingem a populao nas regies das queimadas. c) 0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo sade infantil pode ser negligenciado. d) 0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientizao que objetivem a eliminao das queimadas. e) 0,75, o que sugere a necessidade de que, em reas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforado. 10 (ENEM-2007) Ao beber uma soluo de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substncia a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. b) inflamvel que, queimada pelo organismo, produz gua para manter a hidratao das clulas. c) que eleva a taxa de acar no sangue e armazenada na clula, o que restabelece o teor de oxignio no organismo. d) insolvel em gua, o que aumenta a reteno de lquidos pelo organismo. e) de sabor adocicado que, utilizada na respirao celular, fornece CO2 para manter estvel a taxa de carbono na atmosfera. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 9

11 (ENEM-2007) A durao do efeito de alguns frmacos est relacionada sua meia-vida, tempo necessrio para que a quantidade original do frmaco no organismo se reduza metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de frmaco existente no organismo no final do intervalo igual a 50% da quantidade no incio desse intervalo.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40. O grfico acima representa, de forma genrica, o que acontece com a quantidade de frmaco no organismo humano ao longo do tempo. A meia-vida do antibitico amoxicilina de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibitico for injetada s 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restar em seu organismo s 13 h 30 min ser aproximadamente de a) 10%. b) 15%. c) 25%. d) 35%. e) 50%. 12 (ENEM-2008) Defende-se que a incluso da carne bovina na dieta importante, por ser uma excelente fonte de protenas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz sade, como o risco de doenas cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, h quem decida substitu-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suna. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

Com base nessas informaes, avalie as afirmativas a seguir. I. O risco de ocorrerem doenas cardiovasculares por ingestes habituais da mesma quantidade de carne menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho. II. Uma poro de contrafil cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituda de colesterol. III. A retirada da pele de uma poro cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida. IV. A pequena diferena entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento pobre em gua. correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 10

13 (ENEM-2009) Arroz e feijo formam um par perfeito, pois fornecem energia, aminocidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz pobre no aminocido lisina, que encontrado em abundncia no feijo, e o aminocido metionina abundante no arroz e pouco encontrado no feijo. A tabela seguinte apresenta informaes nutricionais desses dois alimentos.

A partir das informaes contidas no texto e na tabela, conclui-se que a) os carboidratos contidos no arroz so mais nutritivos que os do feijo. b) o arroz mais calrico que o feijo por conter maior quantidade de lipdios. c) as protenas do arroz tm a mesma composio de aminocidos que as do feijo. d) a combinao de arroz com feijo contm energia e nutrientes e pobre em colesterol. e) duas colheres de arroz e trs de feijo so menos calricas que trs colheres de arroz e duas de feijo. 14 (ENEM-2009) Duas matrias-primas encontradas em grande quantidade no Rio Grande do Sul, a quitosana, um biopolmero preparado a partir da carapaa do camaro, e o poliol, obtido do leo do gro da soja, so os principais componentes de um novo material para incorporao de partculas ou princpios ativos utilizados no preparo de vrios produtos. Este material apresenta viscosidade semelhante s substncias utilizadas atualmente em vrios produtos farmacuticos e cosmticos, e fabricadas a partir de polmeros petroqumicos, com a vantagem de ser biocompatvel e biodegradvel. A frmula estrutural da quitosana est apresentada em seguida.

Com relao s caractersticas do material descrito, pode-se afirmar que a) o uso da quitosana vantajoso devido a suas propriedades, pois no existem mudanas em sua pureza e peso molecular, caractersticas dos polmeros, alm de todos os seus benefcios ambientais. b) a quitosana tem em sua constituio grupos amina, pouco reativos e no disponveis para reaes qumicas, com as vantagens ambientais comparadas com os produtos petroqumicos. c) o polmero natural quitosana de uso vantajoso, pois o produto constitudo por grupos lcool e amina tem vantagem ambiental comparado com os polmeros provenientes de materiais petroqumicos. d) a quitosana constituda por grupos hidroxila em carbonos tercirios e derivados com poliol, dificilmente produzidos, e traz vantagens ambientais comparadas com os polmeros de produtos petroqumicos. e) a quitosana um polmero de baixa massa molecular, e o produto constitudo por grupos lcool e amida vantajoso para aplicaes ambientais em comparao com os polmeros petroqumicos. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 11

15 (ENEM-2009) Sabe-se que a ingesto frequente de lipdios contendo cidos graxos (cidos monocarboxlicos alifticos) de cadeia carbnica insaturada com isomeria trans apresenta maior risco para o desenvolvimento de doenas cardiovasculares, sendo que isso no se observa com os ismeros cis. Dentre os critrios seguintes, o mais adequado escolha de um produto alimentar saudvel contendo lipdios : a) Se contiver bases nitrogenadas, estas devem estar ligadas a uma ribose e a um aminocido. b) Se contiver sais, estes devem ser de bromo ou de flor, pois so essas as formas mais frequentes nos lipdios cis. c) Se estiverem presentes compostos com ligaes peptdicas entre os aminocidos, os grupos amino devem ser esterificados. d) Se contiver lipdios com duplas ligaes entre os carbonos, os ligantes de maior massa devem estar do mesmo lado da cadeia. e) Se contiver polihidroxialdedos ligados covalentemente entre si, por ligaes simples, esses compostos devem apresentar estrutura linear. 16 (ENEM-2009) Os exageros do final de semana podem levar o indivduo a um quadro de azia. A azia pode ser descrita como uma sensao de queimao no esfago, provocada pelo desbalanceamento do pH estomacal (excesso de cido clordrico). Um dos anticidos comumente empregados no combate azia o leite de magnsia. O leite de magnsia possui 64,8 g de hidrxido de magnsio (Mg(OH)2) por litro da soluo. Qual a quantidade de cido neutralizado ao se ingerir 9 mL de leite de magnsia? Dados: Massas molares (em g mol-1): Mg = 24,3; Cl = 35,4; O = 16; H = 1. a) 20 mol. b) 0,58 mol. c) 0,2 mol. d) 0,02 mol. e) 0,01 mol. 17 (ENEM-2009) Analise a figura

Supondo que seja necessrio dar um ttulo para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria: a) Concentrao mdia de lcool no sangue ao longo do dia. b) Variao da frequncia da ingesto de lcool ao longo das horas. c) Concentrao mnima de lcool no sangue a partir de diferentes dosagens. d) Estimativa de tempo necessrio para metabolizar diferentes quantidades de lcool. e) Representao grfica da distribuio de frequncia de lcool em determinada hora do dia.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 12

18 (ENEM-2009) A fotossntese importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar convertida em energia qumica que, juntamente com gua e gs carbnico (CO2), utilizada para a sntese de compostos orgnicos (carboidratos). A fotossntese o nico processo de importncia biolgica capaz de realizar essa converso. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e gua para a clula por meio da respirao celular. Alm disso, grande frao dos recursos energticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustvel fssil), resultante da atividade fotossinttica. As informaes sobre obteno e transformao dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossntese e respirao, descritas no texto, permitem concluir que a) o CO2 e a gua so molculas de alto teor energtico. b) os carboidratos convertem energia solar em energia qumica. c) a vida na Terra depende, em ltima anlise, da energia proveniente do Sol. d) o processo respiratrio responsvel pela retirada de carbono da atmosfera. e) a produo de biomassa e de combustvel fssil, por si, responsvel pelo aumento de CO2 atmosfrico. 19 (ENEM-2009) Um medicamento, aps ser ingerido, atinge a corrente sangunea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas molculas no sabem onde que est o problema, podem atuar em locais diferentes do local alvo e desencadear efeitos alm daqueles desejados. No seria perfeito se as molculas dos medicamentos soubessem exatamente onde est o problema e fossem apenas at aquele local exercer sua ao? A tcnica conhecida como iontoforese, indolor e no invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova tcnica baseia-se na aplicao de uma corrente eltrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que frmacos permeiem membranas biolgicas e alcancem a corrente sangunea, sem passar pelo estmago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicao. O objetivo da corrente eltrica formar poros que permitam a passagem do frmaco de interesse. A corrente eltrica distribuda por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma soluo aplicada sobre a pele. Se a molcula do medicamento tiver carga eltrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela ser repelida e forada a entrar na pele (eletrorrepulso - A). Se for neutra, a molcula ser forada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiolgico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose B).

GRATIERI, T; GELFUSO, G. M.; LOPES, R. F. V. Medicao do futuro-iontoforese facilita entrada de frmacos no organismo. Cincia Hoje, vol 44, no 259, maio 2009 (adaptado). De acordo com as informaes contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese a) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitlio. b) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicao da corrente eltrica. c) inibe o mecanismo de ao dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. d) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingesto se faz por via oral. e) deve ser eficaz para medicamentos constitudos de molculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 13

20 (ENEM-2009) O uso de protetores solares em situaes de grande exposio aos raios solares como, por exemplo, nas praias, de grande importncia para a sade. As molculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anis aromticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas so capazes de absorver a radiao ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugao definida como a ocorrncia de alternncia entre ligaes simples e duplas em uma molcula. Outra propriedade das molculas em questo apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsvel por reduzir a solubilidade do composto em gua, o que impede sua rpida remoo quando do contato com a gua. De acordo com as consideraes do texto, qual das molculas apresentadas a seguir a mais adequada para funcionar como molcula ativa de protetores solares?

21 (ENEM-2009) Na manipulao em escala nanomtrica, os tomos revelam caractersticas peculiares, podendo apresentar tolerncia temperatura, reatividade qumica, condutividade eltrica, ou mesmo exibir fora de intensidade extraordinria. Essas caractersticas explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que esto sendo muito pesquisados em diversas reas, desde o desenvolvimento de cosmticos, tintas e tecidos, at o de terapias contra o cncer. LACAVA, Z. G. M; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e Sade. Disponvel em: http://www.comciencia.br (adaptado). A utilizao de nanopartculas na indstria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois a) as partculas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam. b) as partculas podem ser manipuladas, mas no caracterizadas com a atual tecnologia. c) as propriedades biolgicas das partculas somente podem ser testadas em microrganismos. d) as partculas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, at mesmo, aos ecossistemas. e) o organismo humano apresenta imunidade contra partculas to pequenas, j que apresentam a mesma dimenso das bactrias (um bilionsimo de metro).

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 14

22 (ENEM-2010) A crie dental resulta da atividade de bactrias que degradam os acares e os transformam em cidos que corroem a poro mineralizada dos dentes. O flor, juntamente com o clcio e um acar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando no se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactrias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o acar dos restos de alimentos em cidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que a crie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausncia de ingesto de carboidratos fermentveis, pois as bactrias possuem polissacardeos intracelulares de reserva. Disponvel em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado). crie 1. destruio de um osso por corroso progressiva. *crie dentria: efeito da destruio da estrutura dentria por bactrias. HOUAISS, Antnio. Dicionrio eletrnico. Verso 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado). A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cries, e da sua relao com as informaes do dicionrio, conclui-se que a crie dental resulta, principalmente, de a) falta de flor e de clcio na alimentao diria da populao brasileira. b) consumo exagerado do xilitol, um acar, na dieta alimentar diria do indivduo. c) reduo na proliferao bacteriana quando a saliva desbalanceada pela m alimentao. d) uso exagerado do flor, um agente que em alta quantidade torna-se txico formao dos dentes. e) consumo excessivo de acares na alimentao e m higienizao bucal, que contribuem para a proliferao de bactrias. 23 (ENEM-2010) O fsforo, geralmente representado pelo on de fosfato (PO43-), um ingrediente insubstituvel da vida, j que parte constituinte das membranas celulares e das molculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das clulas. O fsforo utilizado nos fertilizantes agrcolas extrado de minas, cujas reservas esto cada vez mais escassas. Certas prticas agrcolas aceleram a eroso do solo, provocando o transporte de fsforo para sistemas aquticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixes diminuem a disponibilidade dos ons no solo. Tais fatores tm ameaado a sustentabilidade desse on. Uma medida que amenizaria esse problema seria: a) Incentivar a reciclagem de resduos biolgicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produo de adubo. b) Repor o estoque retirado das minas com um on sinttico de fsforo para garantir o abastecimento da indstria de fertilizantes. c) Aumentar a importao de ons fosfato dos pases ricos para suprir as exigncias das indstrias nacionais de fertilizantes. d) Substituir o fsforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma funo para suprir as necessidades do uso de seus ons. e) Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fsforo pelos agricultores, para diminuir sua extrao das reservas naturais. 24 (ENEM-2010) A lavoura arrozeira na plancie costeira da regio sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido salinizao da gua de irrigao, que ocasiona prejuzos diretos, como a reduo de produo da lavoura. Solos com processo de salinizao avanado no so indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a gua do solo quando as foras de embebio dos tecidos das razes so superiores s foras com que a gua retida no solo. WINKEL. H. L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinizao de solos em cultivos de arroz. Disponvel em: http://agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em: 25 jun. 2010 (adaptado). A presena de sais na soluo do solo faz com que seja dificultada a absoro de gua pelas plantas, o que provoca o fenmeno conhecido por seca fisiolgica, caracterizado pelo(a) a) aumento da salinidade, em que a gua do solo atinge uma concentrao de sais maior que a das clulas das razes das plantas, impedindo, assim, que a gua seja absorvida. b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nvel muito baixo de gua, e as plantas no tm fora de suco para absorver a gua. c) diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas no tm fora de suco, fazendo com que a gua no seja absorvida. d) aumento da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas tm muita sudao, no tendo fora de suco para super-la. e) diminuio da salinidade, que atinge um nvel em que as plantas ficam trgidas e no tm fora de sudao para superla. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 15

25 (ENEM-2010) As misturas efervescentes, em p ou em comprimidos, so comuns para a administrao de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacutica slida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substncias e, quando em soluo, acelerar a absoro do frmaco pelo organismo. As matrias-primas que atuam na efervescncia so, em geral, o cido tartrico ou o cido ctrico que reagem com um sal de carter bsico, como o bicarbonato de sdio (NaHCO3), quando em contato com a gua. A partir do contato da mistura efervescente com a gua, ocorre uma srie de reaes qumicas simultneas: liberao de ons, formao de cido e liberao do gs carbnico gerando a efervescncia. As equaes a seguir representam as etapas da reao da mistura efervescente na gua, em que foram omitidos os estados de agregao dos reagentes, e H3A representa o cido ctrico.

I. NaHCO3 Na+ + HCO3II. H2CO3 H2O + CO2 III. HCO3- + H+ H2CO3 IV. H3A 3 H+ + A
A ionizao, a dissociao inica, a formao do cido e a liberao do gs ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas: a) IV, I, II e III b) I, IV, III e II c) IV, III, I e II d) I, IV, II e III e) IV, I, III e II 26 (ENEM-2010) Todos os organismos necessitam de gua e grande parte deles vive em rios, lagos e oceanos. Os processos biolgicos, como respirao e fotossntese, exercem profunda influncia na qumica das guas naturais em todo o planeta. O oxignio ator dominante na qumica e na bioqumica da hidrosfera. Devido a sua baixa solubilidade em gua (9,0 mg/L_a 20C) a disponibilidade de oxignio nos ecossistemas aquticos estabelece o limite entre a vida aerbica e anaerbica. Nesse contexto, um parmetro chamado Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) foi definido para medir a quantidade de matria orgnica presente em um sistema hdrico. A DBO corresponde massa de O 2 em miligramas necessria para realizar a oxidao total do carbono orgnico em um litro de gua. BAIRD, C. Qumica Ambiental. Ed. Bookmam, 2005 (adaptado). Dados: Massas molares em g/mol: C = 12; H = 1; O = 16. Suponha que 10 mg de acar (frmula mnima CH2O e massa molar igual a 30 g/mol) so dissolvidos em um litro de gua; em quanto a DBO ser aumentada? a) 0,4 mg de O2/litro d) 9,4 mg de O2/litro b) 1,7 mg de O2/litro e) 10,7 mg de O2/litro c) 2,7 mg de O2/litro 27 (ENEM-2010) No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoolgico de So Paulo foram evidenciadas. Estudos tcnicos apontam suspeita de intoxicao por monofluoracetato de sdio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sdio um derivado do cido monofluoractico e age no organismo dos mamferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar parada da respirao celular oxidativa e ao acmulo de amnia na circulao.

Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 05 ago. 2010 (adaptado). O monofluoracetato de sdio pode ser obtido pela a) desidratao do cido monofluoractico, com liberao de gua. b) hidrlise do cido monofluoractico, sem formao de gua. c) perda de ons hidroxila do cido monofluoractico, com liberao de hidrxido de sdio. d) neutralizao do cido monofluoractico usando hidrxido de sdio, com liberao de gua. e) substituio dos ons hidrognio por sdio na estrutura do cido monofluoractico, sem formao de gua. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 16

28 (ENEM-2010) Deciso de asfaltamento da rodovia MG-010, acompanhada da introduo de espcies exticas, e a prtica de incndios criminosos, ameaam o sofisticado ecossistema do campo rupestre da reserva da Serra do Espinhao. As plantas nativas desta regio, altamente adaptadas a uma alta concentrao de alumnio, que inibe o crescimento das razes e dificultam a absoro de nutrientes e gua, esto sendo substitudas por espcies invasoras que no teriam naturalmente adaptao para este ambiente, no entanto elas esto dominando as margens da rodovia, equivocadamente chamada de estrada ecolgica. Possivelmente a entrada de espcies de plantas exticas neste ambiente foi provocada pelo uso, neste empreendimento, de um tipo de asfalto (cimento-solo), que possui uma mistura rica em clcio, que causou modificaes qumicas aos solos adjacentes rodovia MG-010. Scientific American. Brasil. Ano 7, no 79, 2008 (adaptado). Essa afirmao baseia-se no uso de cimento-solo, mistura rica em clcio que a) inibe a toxicidade do alumnio, elevando o pH dessas reas. b) inibe a toxicidade do alumnio, reduzindo o pH dessas reas. c) aumenta a toxicidade do alumnio, elevando o pH dessas reas. d) aumenta a toxicidade do alumnio, reduzindo o pH dessas reas. e) neutraliza a toxicidade do alumnio, reduzindo o pH dessas reas.

29 (ENEM-2011) No processo de industrializao da mamona, alm do leo que contm vrios cidos graxos, obtida uma massa orgnica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em raes animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos txicos e alergnicos diferentemente do leo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentao animal, necessrio um processo de descontaminao. Revista Qumica Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado). A caracterstica presente nas substncias txicas e alergnicas, que inviabiliza sua solubilizao no leo de mamona, a a) lipofilia. b) hidrofilia. c) hipocromia. d) cromatofilia. e) hiperpolarizao.

30 (ENEN-2011) A cal (xido de clcio, CaO), cuja suspenso em gua muito usada como uma tinta de baixo custo, d uma tonalidade branca aos troncos de rvores. Essa uma prtica muito comum em praas pblicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferao de parasitas. Essa aplicao, tambm chamada de caiao, gera um problema: elimina microrganismos benficos para a rvore. Disponvel em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado). A destruio do microambiente, no tronco de rvores pintadas com cal, devida ao processo de a) difuso, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica. b) osmose, pois a cal retira gua do microambiente, tornando-o invivel ao desenvolvimento de microrganismos. c) oxidao, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente. d) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente. e) vaporizao, pois a cal facilita a volatilizao da gua para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 17

31 (ENEM-2011) A bile produzida pelo fgado, armazenada na vescula biliar e tem papel fundamental na digesto de lipdeos. Os sais biliares so esteroides sintetizados no fgado a partir do colesterol, e sua rota de sntese envolve vrias etapas. Partindo do cido clico representado na figura, ocorre a formao dos cidos glicoclico e tauroclico; o prefixo glicosignifica a presena de um resduo do aminocido glicina e o prefixo tauro-, do aminocido taurina.

A combinao entre o cido clico e a glicina ou taurina origina a funo amida, formada pela reao entre o grupo amina desses aminocidos e o grupo a) carboxila do cido clico. b) aldedo do cido clico. c) hidroxila do cido clico. d) cetona do cido clico. e) ster do cido clico. 32 (ENEM-2011) Os refrigerantes tm-se tornado cada vez mais o alvo de polticas pblicas de sade. Os de cola apresentam cido fosfrico, substncia prejudicial fixao de clcio, o mineral que o principal componente da matriz dos dentes. A crie um processo dinmico de desequilbrio do processo de desmineralizao dentria, perda de minerais em razo da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presena da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralizao do esmalte dentrio. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nvel do pH, remineralizando o dente. A equao qumica seguinte representa esse processo:

GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes avaliado sem tir-lo da dieta. Disponvel em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado). Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poder ocorrer um processo de desmineralizao dentria, devido ao aumento da concentrao de a) OH, que reage com os ons Ca2+, deslocando o equilbrio para a direita. b) H+, que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilbrio para a direita. c) OH, que reage com os ons Ca2+, deslocando o equilbrio para a esquerda. d) H+, que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilbrio para a esquerda. e) Ca2+, que reage com as hidroxilas OH, deslocando o equilbrio para a esquerda. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 18

33 (ENEM-2012) A prpolis um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatrias e cicatrizantes. Esse material contm mais de 200 compostos identificados at o momento. Dentre eles, alguns so de estrutura simples, como o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura est mostrada a seguir.

O cido carboxlico e o lcool capazes de produzir o ster em apreo por meio da reao de esterificao so, respectivamente, a) cido benzoico e etanol. b) cido propanoico e hexanol. c) cido fenilactico e metanol. d) cido propinico e cicloexanol. e) cido actico e lcool benzlico. 34 (ENEM-2012) Aspartame um edulcorante artificial (adoante diettico) que apresenta potencial adoante 200 vezes maior que o acar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indstria alimentcia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energtico que corresponde a 4 calorias/grama. contraindicado a portadores de fenilcetonria, uma doena gentica rara que provoca o acmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (ndice dirio aceitvel) desse adoante 40mg/kg de massa corprea. Disponvel em: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com. Acesso em: 27 fev. 2012. Com base nas informaes do texto, a quantidade mxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70kg de massa corporal pode ingerir por dia mais prxima de Dado: massa molar do aspartame = 294g/mol a) 1,3 104. b) 9,5 103. c) 4 102. d) 2,6. e) 823.

35 (ENEM-2012) O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependncia de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolveis devem ser includas na dieta diria, enquanto vitaminas lipossolveis so armazenadas em quantidades sufi cientes para evitar doenas causadas pela sua carncia. A seguir so apresentadas as estruturas qumicas de cinco vitaminas necessrias ao organismo.

Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementao diria a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 19

36 (ENEM-2012) Osmose um processo espontneo que ocorre em todos os organismos vivos e essencial manuteno da vida. Uma soluo 0,15mol/L de NaC (cloreto de sdio) possui a mesma presso osmtica das solues presentes nas clulas humanas. A imerso de uma clula humana em uma soluo 0,20mol/L de NaC tem, como consequncia, a a) adsoro de ons Na+ sobre a superfcie da clula. b) difuso rpida de ons Na+ para o interior da clula. c) diminuio da concentrao das solues presentes na clula. d) transferncia de ons Na+ da clula para a soluo. e) transferncia de molculas de gua do interior da clula para a soluo. 37 Com relao ao comportamento dos gases, uma das consequncias para o organismo humano ocorre quando submetido a presses elevadas, como no caso de mergulhadores. Nessas condies, a solubilidade do nitrognio e do oxignio no sangue aumenta consideravelmente, enriquecendo-o desses gases. Se o mergulhador retorna rapidamente para a superfcie, a solubilidade desses gases volta a diminuir, podendo ocorrer a formao de bolhas de nitrognio ou de oxignio nos capilares sanguneos, causando embolia pulmonar. Sendo assim, podemos afirmar que: a) se o mergulhador retornar subitamente superfcie, fica exposto presso atmosfrica, e o excesso de ar tende a escapar dos fluidos de seu organismo. b) a solubilidade dos gases maior na superfcie do mar do que a 100 m de profundidade. c) o ar comprimido respirado pelos mergulhadores no se dissolve nos fluidos do organismo. d) em altitudes bem acima do nvel do mar, o organismo ter de se adaptar maior presso parcial de oxignio. e) a temperatura no afeta a solubilidade dos gases, somente a presso. 38 A solubilidade de gases atmosfricos na gua varia em funo da presso e da temperatura ambiente, como podemos ver nos grficos a seguir. Alguns peixes, para a sua sobrevivncia, necessitam de quantidades relativamente altas de oxignio dissolvido.

Esses animais teriam maiores chances de sobrevivncia: I. em um lago de guas a 25 C do que em um lago a 15 C, ambos ao nvel do mar. II. num lago em Campos do Jordo-SP (serra da Mantiqueira) do que em um lago em Ubatuba-SP (litoral), ambos com guas a 20 C. III. em mares antrticos do que em mares equatoriais. Dessas afirmaes est(o) correta(s): a) Somente I. b) Somente II. c) Somente III. d) Somente II e III. e) Todas.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 20

39 A gua de coco uma bebida isotnica natural, rica em nutrientes e com grande quantidade de sais minerais, sendo utilizado como repositor eletroltico. Pesquisadores brasileiros desenvolveram a gua de coco em p, para manter as propriedades do produto original e conferir estabilidade de prateleira, sem problemas de acondicionamento.

Dados: C = 35,5 u e Na = 23 u. Analise as informaes anteriores e assinale a alternativa correta: a) Se o produto em p for reconstitudo com gua mineral, manter sua composio original. b) Todo o sdio dissolvido est na forma de cloreto. c) Os metais alcalinos representam cerca de 78%, em massa, dos componentes do produto. d) Os metais alcalinos constituem 83,7%, em massa, dos metais. e) O potssio o componente que est em maior quantidade, em massa, no produto. 40 A acerola, encontrada em abundncia na regio amaznica, fonte de matria-prima natural de vitamina C (cido ascrbico) para a indstria farmacutica. O Brasil produz grande quantidade dessa fruta e domina a tecnologia para a extrao da vitamina C nela contida. A tcnica consiste em extrair as fibras e o caroo de frutas em bom estado e submeter o suco resultante desidratao, obtendo-se, assim, um p concentrado. Em 100 g de polpa de acerola, esto presentes 4,676 mg de vitamina C. Um experimento simples, que permite identificar a quantidade de vitamina C presente em um alimento, pode ser realizado com iodo, I2, que vendido em farmcias, e amido. Adicionando-se soluo de I2 soluo de amido, ocorre a formao de um complexo de cor azul. Pingando-se suco que contm vitamina C sobre esse complexo, ocorre a reao do cido ascrbico com o iodo, fazendo com que a cor azul desaparea. A velocidade com que o azul desaparece est associada quantidade de vitamina C presente no suco do alimento. A equao qumica a seguir representa a reao do iodo com a vitamina C:

Com base nas informaes anteriores e nos seus conhecimentos de cincias da natureza, assinale a alternativa correta: a) A acerola matria-prima natural para obteno do cido deidroascrbico atravs de tecnologia dominada pela indstria farmacutica brasileira. b) O amido utilizado na identificao da presena de vitamina C extrado de clulas animais. c) Para a mesma quantidade de reagentes, a rapidez da reao do iodo com o cido ascrbico ser a mesma, esteja a acerola na forma de fruto ou de suco. d) A velocidade mencionada no ltimo perodo do terceiro pargrafo do texto definida pela razo entre o espao percorrido pelas molculas dos reagentes e o tempo gasto para tal. e) A tcnica de obteno de vitamina C a partir da acerola envolve processos de seleo, filtrao e extrao. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 21

41 (ENEM) Em muitos mictrios masculinos de casas noturnas, pode-se observar a presena de uma certa quantidade de gelo picado dentro das peas. O gelo tem a finalidade de diminuir o forte odor de amnia (NH3), muito comum em banheiros pblicos. Assinale a alternativa correta: a) O gelo diminui a evaporao da amnia presente na urina humana. b) O gelo diminui o metabolismo das bactrias que transformam a ureia da urina em amnia. d) O abaixamento da temperatura causado pelo gelo aumenta a eficincia das enzimas que degradam a amnia. d) O gelo diminui o pH do meio e, desse modo, aumenta a solubilizao da amnia. e) O abaixamento da temperatura ambiente causado pelo gelo torna o odor da amnia mais suportvel.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 22

42 Maravilha da Amaznia Alimento bsico do nortista. Os ndios comem com farinha h milnios. Nos anos 1980, surfistas do sul descobriram seu valor energtico e nutritivo. Fala-se do aa, fruto do aaizeiro, uma palmeira que se espalha pela Amaznia, mais nas margens dos rios. Sua fruta, dizem os estudiosos, parece que foi criada em laboratrio sob encomenda da gerao sade. (Adaptado de Mylton Severiano.)

As estruturas representadas em I e II correspondem vitamina B1 e vitamina E, respectivamente.

A anlise do texto permite afirmar que: a) o principal componente das fibras da polpa do aa a celulose, um polmero natural que resulta da unio entre tomos de carbono pertencentes a duas molculas de glicose. b) as vitaminas B1 e E contm C, H e O, mas apenas a vitamina E contm um fenol. c) o aa um alimento de alto valor calrico. Essa propriedade deve-se presena de acares, que favorece a absoro de calor. d) para formar fibras lineares de celulose, a polimerizao da glicose se faz com adio de gua. e) as vitaminas B1 e E tm cadeias carbnicas ramificadas, mas apenas a vitamina B1 sustenta a funo amida. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 23

43 A erva-mate (llex paraguariensis St. Hil.) a base do chimarro, bebida caracterstica do gacho, um dos habitantes mais tpicos do Brasil e dos pampas argentino e uruguaio. O chimarro sorvido atravs de uma bomba e preparadorado com gua quente.

ofensa colocar gua fervente. Como diz o gacho, a gua deve ser aquecida at chiar. J no Mato Grosso do Sul e no Paraguai, a bebida feita com gua fria e batizada de terer. O uso e plantio da erva-mate j era conhecido dos ndios, que acabaram ensinando aos jesutas, fundadores das misses. Essa espcie contm em suas folhas a cafena (vide frmula anterior) que, passando para as bebidas, torna-as estimulantes j que esta substncia induz a produo do neurotransmissor noradrenalina. (Adaptado de Cincia Hoje, v. 19, n. 111.) Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas: I. Uma soluo aquosa de cafena apresenta pH maior do que 7 a 25C. II. A frmula molecular da cafena C8H12N4O2. III. A cafena, substncia presente no caf e no chimarro, possui heterotomos em sua estrutura, e aumenta, no crebro, a produo do neurotransmissor que atua na sinapse nervosa. IV. O consumo e a explorao da erva-mate foram combatidos pelas potncias ibricas, j que, na tica mercantilista, no havia interesse em explorar produtos que no fossem caracteristicamente tropicais. Esto corretas somente as afirmativas: a) III e IV. b) I e II. c) I e III. d) II e IV. e) II e III. 44 O consumo de bebidas alcolicas, alm de facilitar situaes de violncia, responsvel, segundo estudos do Detran, por pelo menos metade dos acidentes de trnsito no Brasil. Considerando as estatsticas atuais, que indicam o consumo crescente de bebidas alcolicas entre os jovens, o governo federal estuda restringir e controlar a publicidade dessas bebidas, tanto as destiladas como as fermentadas. Podemos diferenciar bebidas fermentadas de destiladas pelo teor alcolico. As fermentadas so aquelas que apresentam os menores teores de lcool e so produzidas pela ao das enzimas de micro-organismos que quebram a molcula de acar, formando lcool e gs carbnico. As destiladas so aquelas com maiores teores de lcool, que aps o processo de fermentao passam tambm pelo processo de separao dos componentes presentes na mistura, durante o qual ocorre tambm a eliminao de gua e impurezas. Com base nessas consideraes e nos seus conhecimentos, analise as seguintes afirmaes: I. Na fermentao ocorrem fenmenos qumicos como a produo de lcool. II. A destilao um fenmeno fsico, no qual ocorre a separao de gua e de impurezas presentes na mistura. III. Tanto o processo de fermentao como o de destilao so considerados fenmenos qumicos, pois o produto diferente das substncias iniciais. IV. A fermentao um processo biolgico em que os componentes envolvidos no apresentam sua composio alterada. A alternativa que contm todas as afirmaes vlidas : a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas II e IV. e) I, II, III e IV.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 24

45 Por muito tempo, sistemas de sade pblica consideravam como limite de normalidade uma taxa de glicemia que no excedesse 110 miligramas por decilitro de sangue. Tambm consideravam como limite de normalidade uma taxa de 240 miligramas de colesterol por decilitro de sangue. No havia um parmetro para os valores-limite para hipertenso. Atualmente, esses valores foram reduzidos, sendo considerados como aceitveis os nveis de glicemia at 100 miligramas por decilitro de sangue e os de colesterol at 200 miligramas por decilitro de sangue e a presso arterial no superior a 12 cmHg por 8 cmHg. Uma anlise dessas informaes no contexto das cincias naturais permite afirmar: Dados: glicose = 180 g/mol; g = 10m/s2. a) A diferena entre os parmetros antigo e atual para as taxas de glicemia de aproximadamente 0,1 mol de glicose (C6H12O6) por litro de sangue. b) O indivduo que apresenta menos de 9,0 104 g de glicose por mililitro de sangue considerado diabtico de acordo com o parmetro de normalidade atual. c) O controle da glicemia est subordinado ao do glucagon e da insulina hormnios pancreticos que atuam de modo antagnico. d) A variao entre a presso sistlica de 12 cmHg e a diastlica de 8 cmHg, em uma pessoa com a presso normal, equivalente quela exercida na base da coluna de gua de 4,0 cm de altura, sendo as densidades do mercrio e da gua iguais, respectivamente, a 13,6 g/cm3 e a 1,0 g/cm3. e) A taxa de colesterol no organismo humano deve ser mantida prxima a zero, a fim de garantir a fluidez das membranas celulares. 46 Canad declara perigoso produto usado em plsticos Bisfenol-A um composto encontrado em mamadeiras e garrafas dgua Toronto O Canad declarou na sexta-feira que o bisfenol-A (BPA), um produto qumico amplamente usado em mamadeiras e outros recipientes de plstico resistente, uma substncia perigosa. A Health Canada a primeira agncia reguladora do mundo a declarar o BPA lesivo sade. A medida pode ser o primeiro passo para o Canad banir o produto. O ministro da Sade canadense, Tony Clement, afirmou que o rascunho de um relatrio sobre o bisfenol-A determinou que o produto pode afetar a sade de seres humanos particularmente recm-nascidos e crianas e ser prejudicial ao meio ambiente. Clement afirmou que a concluso sobre o risco do BPA foi resultado da anlise de 150 pesquisas realizadas em todo o mundo. "Est muito claro que o risco maior recai sobre recm-nascidos e crianas", afirmou. (O Estado de S. Paulo, 20.04.2008.) Molculas de bisfenol-A (BPA) so ligadas em polmeros usados para criar policarbonatos e resinas de epxi que so amplamente usados em vrios produtos. Embora os plsticos sejam considerados estveis, os cientistas sabem h muitos anos que a ligao qumica entre as molculas de BPA so instveis. (Dr. Belcher, professor associado em Farmacologia e Biofsica da Clula, University of Cincinnati College of Medicine, Cincinnati, Ohio, Estados Unidos.) A estrutura do bisfenol-A est descrita a seguir:

Com relao ao BPA, analise os itens a seguir: I. A frmula molecular do BPA C15H16O2. II. Molculas do BPA sofrem facilmente reaes de polimerizao por adio. III. A molcula do BPA opticamente ativa, pois apresenta plano de simetria. IV. Os hidrognios fenlicos da molcula do BPA apresentam carter cido. a) Somente I e IV so verdadeiros. b) Somente II e IV so verdadeiros. c) Somente I, II e III so verdadeiros. d) Somente II, III e IV so verdadeiros. e) Todos so verdadeiros. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 25

47 D-me um navio cheio de ferro e eu lhe darei uma era glacial, disse o cientista John Martin (1935-1993), dos Estados Unidos, a respeito de uma proposta de interveno ambiental para resolver a elevao da temperatura global; o americano foi recebido com muito ceticismo. O pesquisador notou que mares com grande concentrao de ferro apresentavam mais fitoplncton e que essas algas eram capazes de absorver elevadas concentraes de dixido de carbono da atmosfera. Esta incorporao de gs carbnico e de gua (H2O) pelas algas ocorre por meio do processo de fotossntese, que resulta na produo de matria orgnica empregada na constituio da biomassa e na liberao de gs oxignio (O2). Para essa proposta funcionar, o carbono absorvido deveria ser mantido no fundo do mar, mas como a maioria do fitoplncton faz parte da cadeia alimentar de organismos marinhos, ao ser decomposto devolve CO2 atmosfera. Os sete planos para salvar o mundo. Galileu, n. 214, maio 2009. (com adaptaes). Considerando que a ideia do cientista John Martin vivel e eficiente e que todo o gs carbnico absorvido (CO2, de massa molar igual a 44 g/mol) transforma-se em biomassa fitoplanctnica (cuja densidade populacional de 100 g/m2 representada por C6H12O6, de massa molar igual a 180 g/mol), um aumento de 10 km 2 na rea de distribuio das algas resultaria na a) emisso de 4,09 x 106 kg de gs carbnico para a atmosfera, bem como no consumo de toneladas de gs oxignio da atmosfera. b) retirada de 1,47 x 106 kg de gs carbnico da atmosfera, alm da emisso direta de toneladas de gs oxignio para a atmosfera. c) retirada de 1,00 x 106 kg de gs carbnico da atmosfera, bem como na emisso direta de toneladas de gs oxignio das algas para a atmosfera. d) retirada de 6,82 x 105 kg de gs carbnico da atmosfera, alm do consumo de toneladas de gs oxignio da atmosfera para a biomassa fitoplanctnica. e) emisso de 2,44 x 105 kg de gs carbnico para a atmosfera, bem como na emisso direta de milhares de toneladas de gs oxignio para a atmosfera a partir das algas. 48 (UNICAMP-SP) Bem de manh, Dina foi muito enftica: No se esquea de verificar o resultado do exame de sangue do Pipeto antes de escolher a rao adequada. Lembre-se que os nveis de ureia e de creatinina so importantes na avaliao da sade do animal! Omar deu uma olhada no exame e o resultado indicava 1,20 x 10 -4 mol de creatinina por litro de sangue. Os valores de referncia, como Rango sabia, seriam aceitveis na faixa de 0,5 a 1,5 mg dL-1. A comparao permitiu que ele decidisse entre uma rao normal e uma indicada para ces com insuficincia renal. a) Qual o tipo de rao escolhido por Omar na alimentao do Pipeto? Justifique. b) Dina disse que o exame de sangue pode avaliar o nvel de ureia. Sabe-se que esse nvel influenciado pela dieta alimentar. Nas embalagens de raes para animais, so dadas informaes quantitativas de: umidade, protena bruta, fibras, gorduras, matria inorgnica, clcio e fsforo. Se o Pipeto estivesse com o nvel de ureia no sangue acima do limite normal, com qual dessas informaes Rango deveria se preocupar ao escolher a rao mais adequada? Justifique. Dado: Frmula estrutural da creatinina

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 26

49 (UNICAMP-SP) O nosso heri, logo depois de tratar o Pipeto, foi cozinha e resolveu traar alguma coisa. Encontrou uma embalagem de po ainda fechada. Pensou: Vai ser isso mesmo, mas com manteiga ou margarina? Eu sei que se recomenda uma baixa ingesto diria de colesterol e que a gordura saturada, quando ingerida em excesso, aumenta o mau colesterol (LDL) e tambm o bom colesterol (HDL). Essa manteiga contm colesterol e gordura saturada. Por outro lado, essa margarina no tem nada de colesterol e tem muita gordura trans, que, assim como as gorduras saturadas, aumenta o LDL, mas tende a baixar o HDL. Com as duas embalagens na mo e todas essas informaes, Rango ficou ali babando e se perguntando... a) Meu mais recente exame de sangue mostrou que o nvel de HDL est na faixa aceitvel. Se eu pensar s nisso, ser que eu devo usar a manteiga ou a margarina? Por qu? b) Mas h outra coisa, meu valor de LDL est acima da faixa aceitvel. E agora? Se eu levo em conta s esse fato, eu devo ou no besuntar o po com manteiga ou margarina? Por qu?

50 (UNICAMP-SP) A aspirina, medicamento antitrmico, analgsico e anti-inflamatrio , de certo modo, um velho conhecido da humanidade, j que a aplicao de infuso de casca de salgueiro, que contm salicina produto com propriedades semelhantes s da aspirina , remonta ao antigo Egito. A aspirina foi sintetizada pela primeira vez em 1853 e, ao final do sculo XIX, comeou a ser comercializada. Quando ingerimos uma substncia qualquer, alimento ou remdio, a sua absoro no organismo pode se dar atravs das paredes do estmago ou do intestino. O pH no intestino 8,0 e no estmago 1,5, aproximadamente. Um dos fatores que determinam onde ocorrer a absoro a existncia ou no de carga inica na molcula da substncia. Em geral, uma molcula absorvida melhor quando no apresenta carga, j que nessa condio ela se dissolve na parte apolar das membranas celulares. Sabe-se que o cido acetilsaliclico (aspirina) um cido fraco e que o p-aminofenol, um outro antitrmico, uma base fraca. a) Transcreva a tabela abaixo no caderno de respostas e complete-a com as palavras alta e baixa, referindo-se s absores relativas das substncias em questo.

b) Sabendo-se que a p-hidroxiacetanilida (paracetamol), que tambm um antitrmico, absorvida eficientemente tanto no estmago quanto no intestino, o que pode ser dito sobre o carter cido-base dessa substncia?

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 27

51 (FUVEST-SP) O valor biolgico proteico dos alimentos avaliado comparando-se a porcentagem dos aminocidos, ditos essenciais, presentes nas protenas desses alimentos, com a porcentagem dos mesmos aminocidos presentes na protena do ovo, que tomada como referncia. Quando, em um determinado alimento, um desses aminocidos estiver presente em teor inferior ao do ovo, limitar a quantidade de protena humana que poder ser sintetizada. Um outro alimento poder compensar tal deficincia no referido aminocido. Esses dois alimentos contero protenas complementares e, juntos, tero um valor nutritivo superior a cada um em separado. Na tabela que se segue, esto as porcentagens de alguns aminocidos essenciais em dois alimentos em relao s do ovo (100%).

a) Explique por que a combinao arroz com feijo adequada em termos de protenas complementares. A equao que representa a formao de um peptdeo, a partir dos aminocidos isoleucina e valina, dada a seguir.

b) Mostre, com um crculo, na frmula estrutural do peptdeo, a parte que representa a ligao peptdica. c) Determine o valor de x na equao qumica dada. d) 100 g de protena de ovo contm 0,655g de isoleucina e 0,810 g de valina. Dispondo-se dessas massas de aminocidos, qual a massa aproximada do peptdeo, representado a seguir, que pode ser obtida, supondo reao total? Mostre os clculos.

52 (VUNESP-SP) Dois fatores que podem alterar o pH sanguneo so: a intensidade da respirao (quanto maior a intensidade, menor o teor de CO2 no sangue) e o teor de bicarbonato na urina (quanto maior o teor de bicarbonato na urina, maior a diminuio de sua concentrao no sangue). Considerando a equao qumica

CO2(g) + H2O() H2CO3(aq) H+(aq) + HCO3-(aq)


quais os efeitos do aumento da intensidade da respirao e do aumento do teor em bicarbonato na urina sobre os valores do pH sanguneo?

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 28

INSTRUO: o texto a seguir se refere s questes 53 e 54. Com o advento dos jogos pan-americanos, estudos relacionados com o metabolismo humano estiveram em evidncia e foram tema de reportagens em jornais e revistas. Especial ateno recebeu o consumo de energia pelos atletas, e as formas de obteno dessa energia pelo corpo humano. A glicose a fonte primria de energia em nosso organismo e um dos intermedirios formados em sua oxidao o piruvato forma desprotonada do cido pirvico (frmula molecular C3H4O3), que apresenta as funes cetona e cido carboxlico. O piruvato pode seguir dois caminhos metablicos:

53 (VUNEP-SP) Fornea as frmulas estruturais dos cidos pirvico e -hidroxipropinico, envolvidos na via metablica I, e classifique as reaes qumicas para as duas vias metablicas do piruvato, segundo os conceitos de oxirreduo. 54 (VUNESP-SP) Cada molcula de glicose produz, pela via metablica I, duas molculas de lactato e, pela via metablica II, seis molculas de CO2 e seis de H2O. Na via metablica II ocorre liberao de maior quantidade de energia por mol de glicose consumido do que na via metablica I. Explique a influncia da capacidade de transporte do oxignio para o tecido muscular dos atletas na determinao da via metablica e a relao entre o desgaste fsico dos mesmos e a concentrao de lactato nos msculos. 55 (VUNESP-SP) O soro glicosado uma soluo aquosa contendo 5% em massa de glicose (C 6H12O6) e isotnica em relao ao sangue, apresentando densidade aproximadamente igual a 1gmL1. a) Sabendo que um paciente precisa receber 80g de glicose por dia, que volume desse soro deve ser ministrado diariamente a este paciente? b) O que aconteceria com as clulas do sangue do paciente caso a soluo injetada fosse hipotnica? Justifique sua resposta, utilizando as propriedades coligativas das solues. 56 (VUNESP-SP) O esmalte dos dentes constitudo por um material pouco solvel em gua. Seu principal componente a hidroxiapatita [Ca5(PO4)3OH] e o controle do pH da saliva normalmente muito prximo de 7 importante para evitar o desgaste desse esmalte, conforme o equilbrio apresentado a seguir.

Ca5(PO4)3OH(s) + 4 H+(aq) 5 Ca2+(aq) + 3 HPO42(aq) + H2O()


a) Sabendo que, cerca de dez minutos aps a ingesto de um refrigerante com acar, o pH da saliva pode alcanar, aproximadamente, o valor 5, e que pH = log[H+], calcule quantas vezes a concentrao de H+ na saliva nesta situao maior do que o normal. Apresente seus clculos. b) Explique, considerando o equilbrio apresentado e o Princpio de Le Chatelier, o efeito da diminuio do pH sobre o esmalte dos dentes. 57 Nem todas as pessoas tm acesso s quantidades de calorias necessrias para a manuteno de suas funes vitais, enquanto populaes de pases ricos vivem uma epidemia de obesidade e outras doenas relacionadas superalimentao. A tabela apresenta porcentagens de alguns nutrientes presentes em 100g de certos alimentos. Hambrguer Cereais Mortadela Po Bacon Carboidratos 0% 57% 1% 55% 0% Protenas 22% 10% 16% 11% 26% Gorduras Saturadas 16% 1,8% 20% 1% 72% Uma pessoa que apresenta colesterol elevado deveria restringir de sua alimentao principalmente: a) cereais e hambrguer. b) mortadela e bacon. c) cereais e mortadela. d) po e bacon. e) po e hambrguer. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 29

58 (PUC-SP)

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 30

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 31

59 (PUC-SP)

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 32

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 33

60 (PUC-SP)

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 34

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 35

GABARITO
01- Alternativa D A mera leitura do texto fornece a informao de que a insulina facilita a entrada de glicose nas clulas; a diminuio da insulina no sangue provoca um acmulo de glicose. 02- Alternativa E Os resultados da tabela correspondem ao que se espera em funo da poluio por dejetos domsticos e industriais, a no ser no caso da Baa de Sepetiba, regio sem indstrias, na qual a concentrao de mercrio poderia ser de responsabilidade das mars. 03- Alternativa E Levando-se em conta que, ao longo da cadeia alimentar, ocorre um progressivo acmulo do mercrio nos tecidos dos organismos vivos, a ingesto de corvinas capturadas naquelas regies deve ser evitada sempre, uma vez que haver o risco de um efeito cumulativo no organismo humano. 04- Alternativa A Um indivduo que tenha tomado trs latas de cerveja dever apresentar 0,9g/L de lcool no sangue. Dessa forma, suas alteraes fisiolgicas e comportamentais enquadram-se nas linhas dois e trs da tabela fornecida. 05- Alternativa C Analisando o grfico, verifica-se que a concentrao mxima permitida por lei, que de 0,6g/L, comea a diminuir aps trs horas e aps quatro horas e meia, respectivamente, para o indivduo que bebeu aps o jantar e para aquele que bebeu em jejum o que consta na alternativa C. Vale observar, porm, que ambos os indivduos poderiam dirigir tambm antes que fosse atingida a concentrao limite (0,6g/L): o que bebeu aps o jantar, por cerca de uma hora; o que bebeu em jejum, por aproximadamente um tero disso. 06- Alternativa C As informaes do rtulo que se relacionam com medidas contra o botulismo esto contidas em I e II, apenas. O fato de ser ecologicamente correto no se relaciona com medidas antibotulismo. 07- Alternativa A Dentre as alternativas citadas, aquela em que ocorrem as maiores chances de se encontrar toxinas botulnicas a alternativa A. Isso se conclui a partir do prprio texto da questo anterior: em conservas com concentrao de sal 2%. 08- Alternativa E Sendo as vitaminas A, D, E e K, segundo o enunciado, lipossolveis ou seja, solveis em lipdios , sua assimilao depende da digesto e absoro dessas substncias no intestino. 09- Alternativa E Da tabela, temos que o nmero de pacientes internados com problemas respiratrios causados pelas queimadas 50 + 150 = 200. O nmero de crianas nesse grupo igual a 150. Assim, a probabilidade pedida :

10- Alternativa A A glicose, ao ser degradada pela clula no processo da respirao aerbia ou da fermentao, libera energia utilizada na atividade metablica do organismo.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 36

11- Alternativa D Das 12h s 13h30min, temos decorrida 1,5 hora. Como a meia-vida da amoxilina de 1 hora, passou-se 1,5 meia-vida. Logo, de acordo com o grfico, teremos:

12- Alternativa E A anlise da tabela mostra que a carne branca de frango contm mais colesterol que o toucinho (frase I, incorreta). Uma poro de contrafil cru contm aproximadamente 51mg de colesterol em 100 gramas, e no 50% de sua massa, como afirma incorretamente a frase II. 13- Alternativa D Tpica questo de inteleco de texto. A alternativa D, correta, diretamente confirmada pelos dados da tabela e do enunciado. Nela se afirma que a combinao de arroz e feijo contm energia e nutrientes (informao do enunciado) e que a combinao pobre em colesterol (dado confirmado pela tabela). As demais alternativas ou so incorretas, ou no so diretamente confirmadas pelas informaes fornecidas. 14- Alternativa C No texto foi mencionado que este polmero apresenta vantagens em relao aos polmeros petroqumicos por ser biocompatvel e biodegradvel. A sua estrutura representada a seguir, apresenta grupos: amina e lcool.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 37

15- Alternativa D No texto foi mencionado que: A ingesto de lipdios contendo cidos graxos (cidos monocarboxlicos alifticos) de cadeia insaturada com isomeria trans apresenta maior risco... Inicialmente um lipdio um triglicerdeo, ou seja, um trister do glicerol, e este no apresenta cidos graxos. Os cidos graxos, ao reagirem com o glicerol, originam steres. Vejamos um exemplo:

Na isomeria geomtrica ou cis-trans temos:

16- Alternativa D A reao entre o leite de magnsia e o cido presente no estmago pode ser representada pela equao: Mg(OH)2 + 2 HC MgC2 + 2 H2O 1 mol 2 mol Em 1,0 L de leite de magnsia temos 68,4 g de Mg(OH)2. 1,0 L = 1000 mL 68,4 g de Mg(OH)2 9 mL x x = 0,6156 g de Mg(OH)2 Assim: 1 mol Mg(OH)2 neutralizam 2 mol HC 58,3 g neutralizam 2 mol 0,6156 g neutralizam x x = 0,02 mol de HC 17- Alternativa D A figura apresenta quatro curvas que mostram o tempo necessrio para a metabolizao do lcool, em funo de diferentes concentraes dessa substncia no sangue. 18- Alternativa C A energia luminosa utilizada pelas plantas e por outros organismos fotossintetizantes na sntese de matria orgnica, que sustenta a vida na Terra. 19- Alternativa D A leitura do texto permite concluir que a vantagem do processo est em diminuir os efeitos colaterais de drogas, em comparao administrao por via oral. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 38

20- Alternativa E De acordo com as informaes contidas no texto, a nica estrutura que apresenta anel aromtico, grupo carbonila e ligaes simples e duplas alternadas a seguinte:

21- Alternativa D A eventual entrada de nanopartculas nas clulas poder ocasionar alteraes ainda no avaliadas, exigindo, portanto, estudo mais detido antes de sua aplicao. 22- Alternativa E De acordo com o texto, a m higienizao bucal e restos de alimentos, como acares, favorecem a proliferao de bactrias que provocam a crie dental. 23- Alternativa A A reciclagem de resduos biolgicos e a incorporao deles ao solo permite a reutilizao de seus componentes minerais, dentre eles o fsforo, pela vegetao. 24- Alternativa A O aumento da concentrao de sais no solo impede que as clulas das razes dos vegetais absorvam gua por osmose. 25- Alternativa E Analisando as equaes fornecidas temos: IV. H3A 3 H+ + A Essa equao representa a ionizao do cido ctrico. I. NaHCO3 Na+ + HCO3Essa equao representa a dissociao inica do bicarbonato de sdio. III. HCO3- + H+ H2CO3 Essa equao representa a formao do cido carbnico. II. H2CO3 H2O + CO2 Essa equao representa a formao do gs carbnico. 26- Alternativa E A equao que representa a oxidao do acar : CH2O + O2 CO2 + H2O 1 mol 1 mol 30 g - 32 g 10 mg/L - x x = 10,7 mg/L de O2 27- Alternativa D O monofluoracetato de sdio (um sal de cido carboxlico) pode ser obtido pela reao de neutralizao entre o cido monofluoractico e o hidrxido de sdio, com liberao de gua:

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 39

28- Alternativa A O cimento-solo possui uma mistura rica em clcio, o que tende a elevar o pH do solo. Essa elevao de pH faz com que parte do alumnio presente no solo (A3+) seja precipitado de acordo com a equao: A3+ + 3 OH A(OH)3(s) A reduo da quantidade desse on alumnio livre o que faz diminuir sua toxicidade. 29- Alternativa B Como as substncias txicas e alergnicas so insolveis no leo de mamona, podemos prever que elas so predominantemente polares, logo solveis em gua. Portanto a caracterstica que inviabiliza a solubilizao dessas substncias no leo a hidrofilia (afinidade com a gua). 30- Alternativa B O xido de clcio em gua origina o hidrxido de clcio, conhecido por gua de cal ou leite de cal. O leite de cal uma suspenso que aplicada nos troncos das rvores, provocando alterao no pH dos microambientes, que ir provocar a morte dos microrganismos. Devido osmose, como a concentrao da soluo superior concentrao do microambiente, a gua retirada do mesmo, tornando-o invivel para o desenvolvimento dos microrganismos. 31- Alternativa A A funo amida pode ser obtida pela reao entre um cido carboxlico e uma amina, como esquematizado abaixo:

Sendo assim, a funo amida ser obtida pela reao do grupo amino da glicina ou taurina com o grupo carboxila do cido clico. 32- Alternativa B

A ingesto de refrigerantes aumenta a concentrao de H+, que reage com o OH, deslocando o equilbrio para a direita e favorecendo a desmineralizao dentria. 33- Alternativa A A reao de esterificao que produz a substncia mencionada no texto :

34- Alternativa B

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 40

35- Alternativa C De acordo com o enunciado, vitaminas hidrossolveis necessitam ser suplementadas diariamente. Dentre as vitaminas citadas, a III a mais hidrossolvel por apresentar maior quantidade de hidroxilas em sua estrutura, favorecendo sua solubilidade na gua, devido formao de mais ligaes de hidrognio. 36- Alternativa E Considerando que a presso osmtica das solues presentes nas clulas humanas equivalente de uma soluo de NaC de concentrao 0,15mol/L, a imerso destas clulas em meios hipertnicos, ou seja, de maior concentrao (0,20mol/L de NaC), faz com que ocorra transferncia de molculas de gua do interior das clulas para a soluo. 37- Alternativa A O retorno sbito superfcie leva reduo abrupta da solubilidade dos gases no sangue do mergulhador, como resultado da diminuio da presso. Assim, o excesso de ar tende a escapar dos fluidos do seu organismo. 38- Alternativa C Analisando-se os grficos, altas concentraes de oxignio dissolvido esto presentes em locais de baixa temperatura e alta presso ambiente. Assim, apenas a afirmao III correta. 39- Alternativa D Os metais sdio (40 mg) e potssio (320 mg) representam 83,7% dos metais que constituem o produto (430 mg). 40- Alternativa E Para obter a vitamina C so necessrias: a escolha das frutas (seleo), a separao das fibras e caroos da fruta do suco (filtrao) e a extrao da vitamina C. 41- Alternativa B A diminuio da temperatura reduz a velocidade do processo bioqumico de degradao da ureia promovido por bactrias. 42- Alternativa B As vitaminas B1 e E contm C, H e O, mas apenas a vitamina E contm um fenol:

43- Alternativa C I. Correta. II. Incorreta. A frmula molecular da cafena C8H10N4O2. III. Correta. IV. Incorreta. O consumo e a explorao da erva-mate no foram combatidos pelas potncias ibricas. 44- Alternativa A As afirmativas I e II so corretas. 45- Alternativa C Enquanto a insulina responsvel pela reduo da glicemia, a glucagon leva ao aumento da mesma. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 41

46- Alternativa A I. Correta. II. Incorreta. Por no possuir ligaes duplas (desconsiderando os anis aromticos), o bisfenol-A no forma polmeros de adio. III. Incorreta. A molcula do BPA no apresenta carbono assimtrico. IV. Correta. 47- Alternativa B 48a)

Omar escolheu o tipo normal de rao, pois Pipeto apresentou um nvel aceitvel de creatinina (0,5 a 1,5 mg/dL). b) A ureia (CH4N2O), substncia nitrogenada, formada na metabolizao de outras substncias nitrogenadas. Portanto, se Pipeto estivesse com o nvel de ureia no sangue acima do limite normal, Rango deveria escolher uma rao pobre em protenas, que so os nutrientes nitrogenados mais comuns. 49a) Como Rango apresenta um nvel aceitvel de HDL, ele pode consumir, moderadamente, a margarina e a manteiga. Pensando somente no HDL, Rango poderia optar pela manteiga, que aumenta o nvel do "bom" colesterol. b) Quem apresenta valor de LDL acima da faixa aceitvel deveria evitar o consumo de manteiga e margarina, pois ambas aumentam a taxa do mau colesterol. Se Rango insistir em besuntar o po, deve optar pela manteiga, que aumenta ambos (HDL e LDL) e menos prejudicial sade do que a margarina, que aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o bom colesterol. 50a)

b) Apresenta baixo carter cido-bsico. OU reage em muito pequena extenso com OH e H+. OU no se ioniza significativamente em meio cido ou bsico nas condies do corpo humano. 51a) A combinao "arroz com feijo" razoavelmente adequada em termos de "protenas complementares" porque quando o teor de um aminocido baixo em um deles, alto no outro, ou ambos os alimentos so ricos do aminocido, de modo que eles se complementam em termos nutricionais. b)

c) A equao representa a formao de um tetrapeptdeo que apresenta 3 ligaes peptdicas interligando os quatro aminocidos. Como em cada ligao peptdica formada elimina-se uma molcula de H2O, podemos concluir que x = 3. Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br Pgina 42

d) Clculo do nmero de mols de aminocidos disponveis:

Considerando a equao dada, temos:

O reagente limitante a isoleucina. Assim:

52Um aumento da intensidade da respirao causa uma maior liberao de gs carbnico. Pelo Princpio de Le Chatelier os equilbrios apresentados so deslocados no sentido inverso, ocasionando uma diminuio na [H+] e consequente elevao no valor do pH. Quando o teor de bicarbonato (HCO3) na urina maior, sua concentrao no sangue fica menor. Como consequncia, ambos os equilbrios sofrem deslocamento no sentido direto (Le Chatelier) aumentando a [H+] e diminuindo o pH sanguneo. 53-

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 43

54No incio da atividade fsica, as clulas do tecido muscular esto plenamente abastecidas de O2. Nessas condies ocorre a via metablica II, que um processo de oxidao. Conforme a atividade fsica vai se desenvolvendo, o suprimento de O2 torna-se insuficiente e as clulas comeam a trocar a via metablica II pela I. Esta ltima no uma oxidao, isto , acontece na falta ou insuficincia de O2. Desse modo, o lactato formado e vai acumulando-se no tecido muscular, o que acentua o desgaste fsico. 55a) Clculo do volume de soro que contm 80 g de glicose:

b) Caso a soluo injetada fosse hipotnica (presso osmtica menor que a do sangue), teramos uma diminuio da presso osmtica do plasma sangneo (diluio). Observaramos migrao da gua (osmose) do plasma para dentro das clulas, deixando-as trgidas e passveis de sofrerem hemlise. 56-

57- Alternativa B Mortadela e bacon, como mostra a tabela, so alimentos ricos em gorduras saturadas e, portanto, podem elevar a taxa de colesterol do indivduo. 58 O trajeto percorrido pelos alimentos ricos em colesterol no trato digestrio humano, at ocorrer a absoro dessa substncia, : boca, esfago, estmago e intestino delgado. As vilosidades intestinais propiciam um aumento de absoro do colesterol, por ampliar a superfcie de contato do epitlio intestinal a essa substncia. Os componentes mais comumente encontrados em um cogulo sanguneo so: uma rede difusa da protena fibrina, hemcias, plaquetas e plasma. O colesterol pertence funo lcool porque resulta de um hidrocarboneto, pela substituio de 1H no ligado ao ncleo aromtico por um grupo OH.

Como o grupo CxHy muito grande em relao ao grupo OH, prevalece o carter apolar da molcula. Como a gua um solvente polar, o colesterol insolvel na gua.

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 44

59Consumo mdio de carboidratos = 200g/dia 1,0g de carboidrato __________ 4,0kcal 200g de carboidrato __________ x x = 800kcal Consumo mdio de protenas = 150g/dia 1,0g de protena __________ 4,0kcal 150g de protena __________ x x = 600kcal Consumo mdio de lipdios = 150g/dia 1,0g de lipdio __________ 9,0kcal 150g de lipdio __________ x x = 1350kcal Valor total = 800 + 600 + 1350 = 2750kcal O valor energtico dirio recomendado para rapazes entre 15 e 18 anos igual a 45kcal/kg. O rapaz de 16 anos e 60kg deveria ingerir. 1kg __________ 45kcal 60kg __________ x x = 2700kcal A proporo mdia em massa de cada nutriente ingerido :

Em termos energticos, a dieta est um pouco acima do valor adequado. 2750kcal ingerido 2700kcal adequado Em termos nutricionais, est inadequada, pois:

Equao de combusto completa da glicose 1 C6H12O6(s) + 6 O2(g) 6 CO2(g) + 6 H2O(l) A entalpia de combusto da glicose corresponde energia liberada na queima de 1mol (180g) de glicose 1,0g __________ 4,0kcal 180g __________ x x = 720kcal Logo o H = 720kcal/mol

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 45

A entalpia de formao da glicose pode ser calculada pela equao:

A entalpia de formao da glicose igual a 270kcal/mol. O grfico mostra que o mamfero retratado mantm sua temperatura corprea, independentemente das flutuaes da temperatura do meio. Isso conseguido devido a suas altas taxas metablicas, o que implica maior consumo de alimento. Uma das vantagens decorrentes da manuteno da temperatura do corpo est no fato de o animal manter constante tambm seu nvel de atividade, no importando a temperatura externa. No caso do rptil, verifica-se no grfico que a temperatura corprea varia bastante, acompanhando a temperatura do ambiente. As taxas metablicas do animal so relativamente baixas, o mesmo ocorrendo com a necessidade de alimento. O aquecimento do corpo, no caso do rptil, no seria assim um processo derivado do metabolismo, mas sim de estratgias de aproveitamento do calor ambiental. O grau de atividade do animal varia em funo da temperatura ambiental. 60-

Portal de Estudos em Qumica (PEQ) www.profpc.com.br

Pgina 46

Вам также может понравиться