Вы находитесь на странице: 1из 44

ACESSIBILIDADE

Uma Questo de Incluso Social

JORNADA
DA

INCLUSO

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO. Centro de Apoio Operacional. Acessibilidade: uma questo de incluso social. Cuiab: Ministrio Pblico do Estado de Mato Grosso. Procuradoria Geral de Justia, 2012. 45p. 1. Smbolos Internacionais. 2. Pessoas Com Restrio De Mobilidade e Deficincia. 3. Definies Adequadas tipos de deficincia. 4. Da Importncia Da Acessibilidade e Mobilidade. 5. Mobilirio Acessvel. 6. Transporte Pblico. 7. Como Se Comportar Diante De Uma Pessoa. 8. Alfabeto Libras. 9. Como Defender Seus Direitos. CDU 342.7
Ficha Catalogrfica. Elizabete Luciano CRB1/2103.

ACESSIBILIDADE
Uma Questo de Incluso Social

Mato Grosso 2012

Apresentao
O Ministrio Pblico do Estado de Mato Grosso vem motivando seus integrantes para levantar, no mbito local, os dados relativos s formas variadas de violncia praticadas contra pessoas idosas e pessoas com deficincia, em suas comunidades. Nota-se nesse cenrio grande deficincia estrutural para cumprimento de normas j definidas em legislao nacional e que necessitam de ressonncia no mbito municipal. A violncia contra pessoa idosa, por exemplo, tema recorrente em todo o pas e, inclusive, objeto de definio estratgica da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e das Secretarias Estaduais que diretamente ou indiretamente, cuidam dessa poltica pblica. Ainda assim, em face das dificuldades prprias dos municpios; da no qualificao dos Conselhos Municipais e da viso meramente assistencialista das instituies no governamentais que tratam da temtica, as informaes relativas violncia contra pessoas idosas e pessoas com deficincia no so coletadas plenamente e, quando aferidas, no recebem tratamento adequado correo da irregularidade coletiva. Revela-se violncia, tambm, a no incluso pela administrao pblica, dentre as prioridades, do investimento em unidade asilar com ou sem parceria com o setor privado, para abrigar os idosos abandonados ou que no possuam famlia. Em relao pessoa com deficincia, essas irregularidades se repetem. Elas incorporam todas as fases de discriminao e desrespeito operado por agentes pblicos e pela sociedade em geral. Por isso, a proposta de promover em todo o Estado as chamadas JORNADAS PARA INCLUSO, consistentes na promoo de reunies, audincias pblicas, visitas, anlises dos normativos existentes e construo de regras amparadas nas peculiaridades locais mas que, impactem diretamente na incluso dessas pessoas, muitas vezes esquecidas. Apesar de se consistir em meta institucional, o escopo romper o isolamento na atuao, proporcionando eficcia nas diversas aes desenvolvidas, visando assegurar a promoo do envelhecimento saudvel e a manuteno da autonomia das pessoas com deficincia. Edmilson da Costa Pereira
Procurador de Justia da Cidadania e do Consumidor

16

oda obra arquitetnica representa uma interferncia no espao urbano da cidade. Assim, para se ter uma cidade acessvel preciso ir alm do querer, deve fazer parte do cotidiano e da conscincia de toda a populao.

acessibilidade um assunto atual considerando que segundo o Censo IBGE, realizado em 2010 no Brasil, 45 milhes de pessoas declararam possuir algum tipo de deficincia.

ara ser cidad ou cidado, cada pessoa, nica e singular, precisa conviver com toda a sociedade. Infelizmente, o passeio pblico palco do viver social, feito de acordo com a vontade de cada um, o que no favorece a incluso social. Ento, como se locomover para a ir escola, para o shopping, para os estdios de futebol, para as clnicas e instituies e para visitar amigos? Como chegar a uma parada de nibus? Cada um faz a sua calada com o escalonamento que deseja. Assim, para chegar a qualquer destino, muitas vezes, pessoas disputam um espao nas ruas, locais adequados para o fluxo de carros, caminhes, nibus, motos raro caladas acessveis em nosso Estado.

evemos estar preparados. No podemos mais negligenciar o direito das pessoas a uma vida digna e igualitria. Temos que proporcionar ambientes democrticos, acessveis e comuns a todos, onde possam exercer o seu direito bsico de ir e vir.

rojetar a acessibilidade dos edifcios e dos espaos pblicos com ganhos de funcionalidade garantia de melhor qualidade de vida para todos os cidados. Garantindo autonomia, derrubam-se preconceitos e favorecem-se prticas inclusivas para todos, mas principalmente para as pessoas com deficincia, incapacitadas e com dificuldades na mobilidade.

omente assim ser possvel a reduo de boa parte das desigualdades sociais.

responsabilidade de incluso e do acesso universal de todos e de cada um individualmente. Portanto, coloquemo-nos na condio de agentes capazes de definir estratgias em prol da construo de uma cidade mais justa e universalmente acessvel.

Sumrio
SMBOLOS INTERNACIONAIS PESSOAS COM RESTRIO DE MOBILIDADE E DEFICINCIA DEFINIES ADEQUADAS

11 12 13 14 15 17 20 22 26 27 28 29 31 34 35 45

DOS TIPOS DE DEFICINCIA DA IMPORTNCIA DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DAS CALADAS

DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO

DO ATENDIMENTO NO COMRCIO E RGOS DOS LOCAIS DE HOSPEDAGEM, HOTIS, POUSADAS E SIMILARES MOBILIRIO ACESSVEL MOBILIRIO URBANO TRANSPORTE PBLICO COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA ALFABETO LIBRAS COMO DEFENDER SEUS DIREITOS

REFERNCIAS UTILIZADAS

SMBOLOS INTERNACIONAIS
O smbolo internacional de Acesso serve para sinalizao de acessibilidade das edificaes, do mobilirio, dos espaos e dos equipamentos, indicando a existncia de elementos acessveis ou utilizveis por pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida.

Existem ainda os smbolos internacionais de pessoas com deficincia visual e auditiva.

Smbolo deficincia visual

Smbolo deficincia auditiva

ATENO: O smbolo internacional de acesso deve ser fixado em local visvel ao pblico, sendo utilizado, principalmente, nos seguintes locais, quando acessveis: - entradas; - reas e vagas reservadas de estacionamento de veculos; - reas acessveis de embarque/desembarque. - sanitrios; - reas de assistncia para resgate, reas de refgio e sadas de emergncia; - rea reservada para pessoas em cadeira de rodas; - equipamentos exclusivos para o uso de pessoas com deficincia.

11

PESSOAS COM RESTRIO DE MOBILIDADE E DEFICINCIA


Alm das pessoas com deficincia e idosos, compem o conjunto de pessoas com restries de mobilidade as pessoas com problemas de locomoo temporria, obesos, gestantes e outros. Dessa forma, a garantia de acesso aos bens produzidos pela sociedade humana a todos esses cidados deve ser pensada constantemente pelo gestor pblico e pela comunidade.
Ilustrao: SeMob Ilustrao: SeMob Ilustrao: SeMob Ilustrao: SeMob

Pessoa com deficincia visual com co guia


Ilustrao: SeMob

Pessoa com deficincia visual com bengala de rastreamento


Ilustrao: SeMob

Pessoa engessada com muletas


Ilustrao: SeMob

Criana
Ilustrao: SeMob

Pessoa idosa
Ilustrao: SeMob

Pessoa usuria de cadeira de rodas


Ilustrao: SeMob

Pessoa obesa
Ilustrao: SeMob

Pessoa an
Ilustrao: SeMob

Grvida

Pessoa com carrinho de bab

Pessoa usuria de andador

Pessoa acompanhada por criana de colo

12

DEFINIES ADEQUADAS
PESSOA COM MOBILIDADE REDUZIDA aquela que, no se enquadrando no conceito de pessoa com deficincia, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando reduo efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenao motora e percepo. (Decreto Federal n. 5.296/04, Art. 5, Inciso II) PESSOA COM DEFICINCIA aquela que tem impedimentos de natureza fsica, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas (art. 1ONU,2006) No so mais adequadas denominaes como: Excepcional - no se deve ressaltar em primeiro plano a excepcionalidade da condio que a pessoa apresenta, mas o fato de ser pessoa, apesar da deficincia. Deficiente - a pessoa com deficincia tem um impedimento especfico, mas no em sua totalidade uma pessoa deficiente. Pessoa portadora de deficincia - no h portabilidade na deficincia. Ela existe. Portadores de necessidades especiais - tambm no se considera adequado o termo necessidades especiais porque genrico e no especifica a existncia de uma deficincia. A Denominao CORRETA e consagrada na Conveno dos Direitos Da Pessoa com Deficincia da Organizao das Naes Unidas (ONU) : PESSOA COM DEFICINCIA. Por que? Com essa denominao a pessoa ressaltada em primeiro lugar, em igualdade com as demais pessoas. O acrscimo da expresso com deficincia reconhece que h uma limitao que deve ser levada em conta, mas que no seja o principal.

13

DOS TIPOS DE DEFICINCIA


Segundo o decreto Federal n. 5.296, de 02 de dezembro de 2004: Deficincia Fsica - alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para o desempenho de funes; Deficincia Auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqncias de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz; Deficincia Visual - cegueira, na qual a acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; a baixa viso, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; os casos nos quais a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60; ou a ocorrncia simultnea de quaisquer das condies anteriores; Deficincia Mental - funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: 1. comunicao; 2. cuidado pessoal; 3. habilidades sociais; 4. utilizao dos recursos da comunidade; 5. sade e segurana; 6. habilidades acadmicas; 7. lazer; e 8. trabalho. Deficincia Mltipla - associao de duas ou mais deficincias.

14

DA IMPORTNCIA DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE


Uma enorme gama de situaes compem o conjunto de pessoas com restries de mobilidade. Desde o deslocamento de suas residncias at o local de trabalho ou no simples ato de buscar um lazer em algum equipamento pblico, as pessoas que, por um motivo ou outro, esto impedidas ou limitadas em seus movimentos, sentem grandes dificuldades. Todas essas possibilidades para o deslocamento ou a utilizao de algumas cenas urbanas compem a mobilidade urbana. A garantia de acesso aos bens produzidos pela sociedade humana a esses cidados deve ser pensada constantemente. Assim, falar de acessibilidade, em termos gerais, garantir a possibilidade do acesso, da aproximao, da utilizao e do manuseio de qualquer ambiente ou objeto. Vale ressaltar, que toda essa movimentao e deslocamento devem ser realizados pelo prprio indivduo, em condies seguras e com total autonomia, sem depender de ningum, mesmo que para isso necessite utilizar-se de objetos e aparelhos especficos uma cadeira de rodas, por exemplo. Portanto, necessrio criar ferramentas para reduzir barreiras fsicas e minimizar as dificuldades na utilizao dos equipamentos, oferecendo condies de igualdade s pessoas com ou sem deficincia. Principais problemas que atrapalham ou at impedem a circulao dos pedestres pelas caladas da cidade:

de es precrias em condi o, com buracos, Caladas en ut man execuo ou soltos; os pedras e pis

Mobilirio urbano mal localizado;

Descontin ui em degr dade de caladas, au co rampas m s, desnveis, sa m trechos uito inclin lincias adas; ou

15

Prejuzos estticos causados pela mudana do tipo de revestimento a cada novo lote;

Piso escorregadio, irregular ou trepidante;

Razes expostas de rvores;

Veculos em cima do passeio;

Materiais de construo, entulho e lixo jogados no passeio;

Produtos de lojas em exposio;

Vendedores ambulantes;

Sada de gua pluvial, fossas e sumidouros sobre a calada;

16

Voc

Sabia? Em todos os espaos e edifcios pblicos ou particulares que sejam de


Em quais locais devem ser aplicadas as leis de Acessibilidade?

uso pblico. Ex: passeios pblicos, feiras, praas e parques, clubes, auditrios, cinemas e teatros, bares, restaurantes, supermercados, shoppings, espaos tursticos, praias, hotis e motis, as reas de uso comum dos condomnios e conjuntos habitacionais. VIAS PBLICAS: Fazem parte das vias pblicas: caladas e passeios; pista ou leito carrovel; acostamentos; canteiros, ilhas e refgios; vagas de estacionamento.

DAS CALADAS
A calada a parte da via destinada circulao de pedestres.

Voc

O proprietrio do imvel responsvel pela construo do passeio em Sabia? frente a seu lote e dever mant-lo em perfeito estado de conservao.

Para garantir acessibilidade e segurana nas caladas, deve-se considerar os seguintes aspectos: pisos: devem ser regulares, firmes, estveis e antiderrapantes, sob qualquer condio climtica. Os principais tipos de materiais utilizados so: concreto desempenado (mais utilizado no estado de Mato Grosso) concreto estampado cimentado (argamassa sobre lastro de concreto) ladrilho hidrulico pavimentos intertravados placas pr-moldadas e concreto revestimentos cermicos antiderrapantes. 17

piso ttil so faixas em alto relevo fixadas no cho para fornecer auxlio na locomoo de pessoas com deficincia visual. Como revestimento de cho, os pisos tteis no funcionam sozinhos e sim com uma composio de peas que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia. Existem dois tipos de piso ttil: piso ttil de alerta e piso ttil direcional. O piso ttil de alerta conhecido popularmente como piso de bolinha. Sua funo, como o prprio nome j diz, alertar. Por isso instalado em incio e trmino de escadas e rampas; em frente porta de elevadores; em rampas de acesso s caladas ou mesmo para alertar quanto a um obstculo que a pessoa com deficincia visual no consiga rastrear com a bengala. A funo do piso ttil direcional orientar o trajeto.

Piso ttil de alerta

Piso ttil direcional

rea de circulao livre passeio: no deve conter nenhum elemento que dificulte ou impea o deslocamento dos pedestres, como por exemplo: vegetao, mobilirio urbano, postes, tampas, orlas de rvores e jardineiras, rebaixamento para acesso de veculos, ou qualquer tipo de interferncia. Recomenda-se largura de 1,50m admitindo-se no mnimo 1,20m.

18

grelhas e juntas de dilatao: Quando utilizadas, devem possuir vos inferiores a 1,5 cm e serem implantadas transversalmente ao sentido de caminhamento.

declives: possveis ajustes entre a declividade da via e o lote devem ser resolvidos sempre dentro dos lotes.

INCLINA

O SUPE

RIOR AO

S 3%
Projeo do passeio ideal

rvores e jardins: Nas caladas com larguras inferiores a 1,50m no se recomenda o plantio de rvores. No caso do ajardinamento no se deve utilizar espcies venenosas ou que tenham espinhos.

19

Rampas para rebaixamento de caladas: Os rebaixos de caladas devem estar localizados junto s esquinas, nos meios de quadra e nos canteiros divisores de pista.

Dicas prticas para uma calada cidad


Verifique se sua lixeira se encontra bem posiciona: No coloque entulhos e materiais de construo, obstruindo o acesso de pedestres; Caambas para coleta de lixo e entulhos devem ficar fora da rea de circulao das caladas. Observe a continuidade nas caladas vizinhas, evitando criar degraus. Verifique tambm se h desnveis exagerados. VOC PODE AJUDAR A MELHORAR A ACESSIBILIDADE EXECUTANDO A CALADA EM FRENTE A SUA CASA, INCENTIVANDO SEU VIZINHO A FAZER O MESMO E ALERTANDO A PREFEITURA PARA QUE REMOVA OBSTCULOS EXISTENTES.

DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO


De acordo com o Decreto Federal n 5.296/2004, nos estacionamentos externos e internos das edificaes de uso pblico ou de uso coletivo, ou naqueles localizados nas vias pblicas, devero ser reservados, pelo menos, 2%, sendo o mnimo de uma vaga, para 20

veculos que transportem pessoa com deficincia.

J a Lei Federal n 10.741, de 1 de outubro de 2003, que dispe sobre o Estatuto do Idoso, estabelece em seu art. 41 a obrigatoriedade de se destinar 5% (cinco por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso pblico para serem utilizadas exclusivamente por idosos.

As ruas devem permitir o acesso s caladas por meio de rampas, com declividade mxima de 8,33% para possibilitar a passagem de por exemplo: carrinhos de beb, carrinho de compras, idosos e cadeira de rodas.

21

DO ATENDIMENTO NO COMRCIO E RGOS


As edificaes devem ser construdas e/ou adaptadas para permitir a circulao de pessoas, sem obstculos em toda a sua rea til. o acesso e o estacionamento: 1- Deve-se observar a reserva obrigatria de vagas no estacionamento, prximas aos acessos, em tamanhos adequados para cadeira de rodas e ter caminho sinalizado e livre de obstculos. 2- Alm da preocupao com a reserva de vagas acessveis, deve-se observar a declividade e o material utilizado no piso adjacente, no qual a pessoa em cadeira de rodas ir se locomover at a edificao.3- Estabelecer sinalizao visual e sonora na entrada e sada de veculos. 4- Assegurar-se da ausncia de degraus e desnveis junto s portas, ou seja, garantir o acesso ao estabelecimento sempre em nvel.

do acesso por rampas: os prdios e logradouros pblicos devero permitir livre acesso e circulao s pessoas desde a rua, garantida a opo por escadas, rampas ou plataformas elevatrias. A largura recomendada para as rampas de no mnimo 1,20m, sendo que devem ter piso antiderrapante, com inclinao admissvel em cada trecho que varia entre 5 e 12,5% (de acordo com a tabela abaixo). As escadas devem estar localizadas, preferencialmente, prximo s rampas e quando a largura for igual ou maior do que 2,40m, faz-se necessria a existncia de corrimo central.

Inclinao admissvel em cada Desnveis mximos de segmento de rampa cada segmento de rampa i h % m 5,00 (1:20) 5,00 (1:20) < i 6,25 (1:16) < i 6,25 (1:16) 8,33 (1:12) 1,50 1,00 0,80

Nmero mximo de segmentos de rampa

Sem limite Sem limite 15

22

sala de espera: 1 - Balces de atendimento devem estar a uma altura de no mximo 90 cm do piso; 2 - cadeiras ou poltronas de espera, devem possuir apoio para os braos para a pessoa com dificuldade de locomoo; 3 - devem possuir cadeiras ou poltronas com assento duplo para obesos; 4 - previso de poltronas para idosos, pessoas obesas, gestantes e pessoas com mobilidade restrita.

Vista lateral

Vista superior

sanitrios: devem localizar-se em reas acessveis e devem estar devidamente sinalizados e adaptados com barras horizontais para apoio e transferncia. A porta de acesso deve ter 80 cm de largura til, no mnimo. A bacia, incluindo assento, deve ter altura mxima de 46 cm do piso. As barras de apoio devem ter uma altura do piso de 75 cm, e o espao mnimo para que uma pessoa com cadeira de rodas possa manobrar no interior do sanitrio deve ser de 1,50m.

23

elevador: Os elevadores devem ter portas de 80 cm de largura e a cabina no mnimo 1,10 x 1,40m e dispor de sinais sonoros e tteis.

outros: Os caixas eletrnicos devem permitir a aproximao de uma pessoa em cadeira de rodas.

Em cinemas, teatros e estdios devem ser previstos lugares para cadeira de rodas e poltronas especiais para pessoas obesas em pontos compatveis com a necessidade delas.

24

Lojas, farmcia, livrarias, padarias e comrcio em geral devem possuir corredor entre gndolas com largura maior que 1,50m e/ou prever espao para manobra de cadeira de rodas.
1,5m

Nos bancos, quando existir rea de bloqueio (porta giratria), outra entrada vinculada deve ser prevista para pessoas com deficincia motora.

A garantia de acesso e permanncia, a locais pblicos e privados, da pessoa com deficincia visual acompanhada com seu co-guia assegurada pela Lei Federal n11.126/05 e pela Lei Estadual n 7.419/2001. Um co-guia um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficincia visual grave e auxili-los nas tarefas caseiras.

ATENO: No se pode deixar de considerar que as adaptaes e adequaes s normas de acessibilidade arquitetnica no se destinam exclusivamente ao pblico externo. Tais adequaes so imprescindveis para a incluso de pessoas com deficincia no mercado de trabalho.

25

DOS LOCAIS DE HOSPEDAGEM, HOTIS, POUSADAS E SIMILARES

Algumas das principais exigncias e sugestes de acessibilidade: portas com largura mnima de 90 cm. pelo menos 5% dos dormitrios com sanitrio acessvel, integrado aos demais, localizado em rota acessvel circulao interna maior que 90 cm, com rea de manobra (dimetro >1,50m). usar maaneta, tipo alavanca; mobilirio com alcance manual e visual (porta-cabides, mesas, bancadas) altura da cama (com colcho) 46 cm. frigobar com altura maior que 40cm comandos de luz, TV, ar condicionado junto cama. barras para transferncia junto cama, chuveiro, bacia sanitria. iluminao de piso ou abajur. menu e informaes do estabelecimento em Braile e mnimo de trs lnguas. numerao do dormitrio com caracteres contrastantes e altura acessvel. rea de alimentao acessvel, com circulao, aproximao e alcance dos utenslios.

26

MOBILIRIO ACESSVEL

mesas ou superfcies para refeies ou trabalho: pelos menos 5% das mesas ou superfcies para refeies ou trabalho sero previstas em espaos acessveis, com no mnimo uma delas acessvel pessoa em cadeira de rodas. OBSERVE: se na sua escola, as classes de aula e as mesas para computadores possuem adequaes para pessoas com cadeira de rodas, pessoas com deficincia auditiva e visual (pelo menos uma em cada duas salas).

bebedouros: deve ser previsto que metade do nmero de bebedouros, por pavimento, seja acessvel e tenha o acesso por rotas acessveis. Devem garantir a aproximao frontal, permitindo-se avano sobre o mesmo de no mximo 50 cm. A bica deve estar localizada na frente ou na lateral, e ficar a uma altura de 90 cm. O local para retirada de copos descartveis deve estar a altura de no mximo 1,20 m do piso.

27

MOBILIRIO URBANO

telefones pblicos: em espaos externos, pelo menos 5% dos telefones, devem ser acessveis para pessoas de baixa estatura ou com cadeira de rodas, alm de apresentar amplificador de sinal

bancas de jornal e revistas: a implantao de bancas de jornal no deve ser na faixa livre, observando a garantia de um percurso seguro. Os produtos em exposio tambm no devem impedir a livre circulao e os balces das bancas devem ser acessveis apresentando ao menos um trecho rebaixado. Caladas estreitas no comportam este tipo de mobilirio que requer caladas mais largas.

28

TRANSPORTE PBLICO

As pessoas possuem necessidades e condies de mobilidade diferentes que variam conforme as caractersticas individuais, podendo variar tambm conforme outros fatores tais como idade, o peso e a estatura. Assim, necessrio oferecer meios de transporte coletivo acessveis. No Decreto n 5.296/04, foi estabelecido que uma poltica de transporte acessvel deve abordar todos os elementos que o compe, identificados como infra-estrutura, pessoal de operao, veculos e vias. Assim, os sistemas de transporte coletivo so considerados acessveis quando todos os seus elementos so concebidos, organizados, implantados e adaptados segundo o conceito de desenho universal, garantindo o uso pleno com segurana e autonomia por todas as pessoas. Dentre as previses de acessibilidade esto: todos os abrigos em pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo devem ser acessveis para pessoas usurias de cadeiras de rodas . 29

nos abrigos devem ser previstos assentos fixos para descanso (idosos, pessoas com criana de colo) e espao para pessoas em cadeiras de rodas, que no devem interferir com a faixa livre de circulao . os pontos de parada de transporte coletivo devem estar inseridos em rotas acessveis, com desnveis vencidos por rampas e definio de faixas ou passagens de pedestres, devidamente sinalizadas, localizadas, preferencialmente, antes da faixa destinada desacelerao de veculos . no caso de nibus ou micronibus, deve ser assegurado o embarque de passageiros em nvel, ou atravs de rampas que permitam a autonomia no embarque e desembarque ao menos em um os acessos do veculo. obrigatrio a previso de reserva de assentos para pessoas idosas, gestantes, pessoas com criana ao colo ou com deficincia

Ponto de parada de transporte coletivo acessvel

Planta baixa

Pontos de parada de transporte coletivo sem baia

Pontos de parada de transporte coletivo com baia

30

COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA


As informaes descritas aqui trazem dicas de como podemos nos comportar frente a uma pessoa com deficincia no dia a dia, de forma simples e agradvel. No h mistrios e nem barreiras para se relacionar com pessoas com deficincia, basta respeitar suas condies de acordo com suas especificidades. QUE USE CADEIRA DE RODAS: Nunca se apie na cadeira de rodas. Ela como extenso do corpo da pessoa; Se quiser oferecer ajuda, pergunte antes, e de forma alguma insista; Ajuda aceita, deixe que a pessoa diga como proceder; Se a conversa for demorar, sente-se ficando sempre no mesmo nvel do olhar do usurio da cadeira de rodas; Nunca estacione seu automvel em frente a rampas ou em locais reservado s pessoas com deficincias. Esses lugares existem por necessidade e no por convenincia; No tema em falar as palavras correr ou caminhar. As pessoas com deficincia tambm usam; Para evitar que a pessoa perca o equilbrio e caia para frente, use sempre a marcha r para descer rampas e degraus. QUE USE MULETAS: No tenha pressa, acompanhe o ritmo da marcha de seu usurio; As muletas devem ficar sempre ao alcance das mos; Antes de ajudar, pergunte pessoa se ela quer realmente a ajuda. QUE TENHA PARALISIA CEREBRAL: A pessoa com paralisia cerebral inteligente e sensvel; ela reconhece que diferente dos outros. Se voc seguir seu ritmo poder ajuda-la, se no compreender o que a pessoa disser, pea que repita; A paralisia cerebral causa gestos faciais involuntrios, o andar com dificuldade e em alguns casos as pessoas no andam; 31

No confundir com deficiente mental. A paralisia cerebral afeta somente o aparelho motor, responsvel pelo controle dos movimentos do corpo; No se deixe impressionar pelo seu aspecto, aja de forma natural. COM DEFICINCIA VISUAL: Se notar que a pessoa precisa de ajuda, prontifique-se. Pea explicaes pessoa cega de como ela quer ser ajudada. Nunca a agarre pelo brao. Para guiar uma pessoa cega oferea seu antebrao para que ela segure. Oriente-a para obstculos como meio fio, degraus, buracos e outros; Evite deixar o cego falando sozinho. Ao sair de um ambiente, avise-o; No receie em falar palavras como cego, olhar ou ver; os cegos tambm as usam; Para explicar direes seja o mais claro possvel. Informe sobre obstculos pela frente e indique as distncias em metros; No tenha vergonha, se voc no sabe direcionar a pessoa. Seja franco, pergunte de que maneira deve descrever as coisas; Se no restaurante, por exemplo, no houver cardpio em braile, de boa educao que voc o leia e informe os preos; Ao guiar um cego para uma cadeira, direcione suas mos por trs do encosto, informe ainda se a cadeira tem braos ou no. COM DEFICINCIA MENTAL: Cumprimente-a normalmente. Geralmente a pessoa com deficincia mental carinhosa, disposta e comunicativa; D-lhe ateno. Expresse alegria em encontr-la e mantenha a conversa at onde for possvel; Evite a super proteo. Ajude somente quando for necessrio; A deficincia mental no uma doena, pode ser uma conseqncia de alguma doena, assim, no use palavras como doentinho ou bobinho quando se referir a uma pessoa com essas condies; Trate as pessoas com deficincia mental de acordo com sua idade. Se for criana trate-a como criana, se for um adolescente ou um adulto trate-os como tal.

32

COM DEFICINCIA AUDITIVA: Fale claramente em velocidade normal, de frente para o surdo, tomando cuidado para que ele enxergue a sua boca; No grite, fale com um tom de voz normal, a no ser que lhe peam para aumentar a voz; Seja expressivo. Os surdos no podem ouvir as mudanas sutis do tom da sua voz indicando sarcasmo ou seriedade; Se um surdo estiver acompanhado de um intrprete, fale diretamente pessoa surda; Ao conversar com uma pessoa surda, mantenha contato visual; se voc dispersar seu olhar, a pessoa pensar que a conversa acabou; Se voc quiser falar com o surdo, chame sua ateno, sinalizando ou tocando-lhe em seu brao; Se voc no entender o que um surdo esta falando, pea que repita. Se mesmo assim no conseguir entender, pea que escreva. O importante comunicar-se; Ao planejar um evento utilize os avisos visuais. Se for exibir um filme, providenciar um script ou um resumo do filme, se no tiver legendas. muito importante aprender a lngua dos sinais.
Fonte: Manual para a Incluso Social de Pessoas com Deficincia da Coordenadoria Nacional para a integrao de PCD (CORDE 2002)

33

ALFABETO LIBRAS
A LIBRAS a lngua utilizada pela comunidade surda no Brasil e reconhecida pela Lei 10.436/02 e regulamentada pelo Decreto 5626/06. Diz-se lngua e no linguagem porque possui uma estrutura lingstica prpria, assim como qualquer outra lngua falada no mundo. Confira aqui os sinais Libras que representam todas as letras do alfabeto.

34

COMO DEFENDER SEUS DIREITOS


1- CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICINCIA CONEDE - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia - CONEDE/MT, criado pela lei Estadual n.539, de 31 de julho de 2006, regulamentado pelo Decreto Estadual n.034, de 25 de Agosto de 2006, vinculado administrativamente Secretaria de Estado de Justia e Direitos Humanos, um rgo Colegiado de composio paritria entre governo e sociedade civil, de carter consultivo, que fiscaliza e articula as polticas voltadas a assegurar os direitos das pessoas com deficincia. Rua Baltazar Navarro, N. 567 Bairro Bandeirantes. CEP 78.010-130 Cuiab/MT Telefone/Fax: (65) 3613-9933 - (65) 3613-9934 (Secretaria Executiva dos Conselhos) 2 - CONSELHOS MUNICIPAIS - Cada Municpio deve ter o seu. Em caso de dvida, sugerimos o contato com o Conselho Estadual para obter informaes. 3 - CREA-MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso) Av. Historiador Rubens de Mendona, 491 - Aras - CEP: 78008-000 Cuiab - MT Telefones: 0800-647-3033 (65) 3315-3000, 3315-3041, 3315-3056, 3315-3099 / Fax: (65) 3315-3002 4 - CAU-MT (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso) Av. Isaac pvoas n 528, Centro Norte, Cuiab-MT CEP: 78005-560 Telefones: 0800-883-0113 (65) 3028 4652/ 3028 1100 5 - MINISTRIO PBLICO ESTADUAL Ouvidoria Geral do Ministrio Pblico - Ligue 127 Promotoria de Justia da Comarca de Alta Floresta Endereo: Avenida Ludovico da Riva Neto, s/n - Centro - CEP: 78580-000 Telefone: (66) 3521-4343 35

Promotoria de Justia da Comarca de Alto Araguaia Endereo: Rua Doutor Jos Morbeck, 1584 - Vila Aeroporto - CEP: 78780-000 Telefone: (66) 3481-1661 Promotoria de Justia da Comarca de Alto Garas Endereo: Rua Jos Bonifcio, 138 - Centro - CEP: 78770-000 Telefone: (66) 3471-1353 Promotoria de Justia da Comarca de Alto Taquari Endereo: Rua Altino Pereira de Souza, 575 - Centro - CEP: 78785-000 Telefone: (66) 3496-1875 Promotoria de Justia da Comarca de gua Boa Endereo: Avenida Jlio Campos, 490 - Centro - CEP: 78635-000 Telefone: (66) 3468-2128 Promotoria de Justia da Comarca de Apiacs Endereo: Avenida Brasil, 1275 - Bairro Bom Jesus - CEP 78595-000 Telefone: (66) 3593-1857 Promotoria de Justia da Comarca de Araputanga Endereo: Rua Marqus de Pombal, s/n - Jardim Primavera - CEP: 78260-000 Telefone: (65) 3261-1800 Promotoria de Justia da Comarca de Arenpolis Endereo: Rua Presidente Castelo Branco, s/n - Bairro Vila Nova - CEP: 78420-000 Telefone: (65) 3343-1611 Promotoria de Justia da Comarca de Aripuan Endereo: Avenida Dardanellos, 1270 - Bairro Cidade Alta - CEP: 78325-000 Telefone: (66) 3565-1499 Promotoria de Justia da Comarca de Barra do Bugres Endereo: Avenida Brasil, 299 - Centro - CEP: 78390-000 Telefone: (65) 3361-1431

36

Promotoria de Justia da Comarca de Barra do Garas Endereo: Rua Francisco Lira, 962 - Jardim Sena Marques - CEP: 78600-000 Telefone: (66) 3401-1252 Promotoria de Justia da Comarca de Brasnorte Endereo: Avenida Senador Jlio Campos, s/n - Centro - CEP: 78350-000 Telefone: (66) 3592-1838 Promotoria de Justia da Comarca de Cceres Endereo: Rua dos Scaff, 28 - Bairro Cavalhada - CEP: 78200-000 Telefone: (65) 3222-3441 Promotoria de Justia da Comarca de Campinpolis Endereo: Rua Bennio Jos Loureno, 2160 Bairro Unio CEP: 78630-000 Telefone: (66) 3437-1541 Promotoria de Justia da Comarca de Campo Novo do Parecis Endereo: Avenida Mato Grosso, 490-NE - Centro - CEP: 78360-000 Telefone: (65) 3382-1383 Promotoria de Justia da Comarca de Campo Verde Endereo: Rua Manoel Genildo de Arajo, 432 - Centro - CEP:78840-000 Telefone: (66) 3419-2400 Promotoria de Justia da Comarca de Canarana Endereo: Avenida Mato Grosso, 337 - Centro - CEP: 78640-000 Telefone: (66) 3478-1628 Promotoria de Justia da Comarca de Chapada dos Guimares Endereo: Rua Tiradentes, 515 - Bairro Centro - CEP: 78195-000 Telefone: (65) 3301-1516 Promotoria de Justia da Comarca de Cludia Endereo: Avenida Gaspar Dutra, 928 - Centro - CEP: 78540-000 Telefone: (66) 3546-2394

37

Promotoria de Justia da Comarca de Colder Endereo: Avenida Vereador Jos Luiz da Silva, 78 - Centro - CEP: 78500-000 Telefone: (66) 3541-1367 Promotoria de Justia da Comarca de Colniza Endereo: Rua Amapola, s/n - Centro - CEP: 78335-000 Telefone: (66) 3571-1144 Promotoria de Justia da Comarca de Comodoro Endereo: Rua Maranho, s/n - Bairro Tertlia - CEP: 78310-000 Telefone: (65) 3283-1624 Promotoria de Justia da Comarca de Cotriguau Endereo: Avenida Angelin Saia, 59 - Jardim Vitria Rgia - CEP: 78330-000 Telefone: (66) 3555-1527 Promotoria de Justia da Comarca de Cuiab - Interesses Difusos e Coletivos Endereo: Edifcio Dr. Jos Eduardo Faria - Rua Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes - Setor D - S/N - CEP: 78049-928 - Cuiab-MT - Telefone: (65) 3611-0611 Promotoria de Justia da Comarca de Diamantino Endereo: Av Miguel abib, s/n - Centro - CEP: 78400-000 Telefone: (65) 3336-2410 Promotoria de Justia da Comarca de Dom Aquino Endereo: Avenida Jlio Mller, 98 Centro - CEP: 78830-000 Telefone: (66) 3451-1144 Promotoria de Justia da Comarca de Feliz Natal Endereo: Rua So Loureno D'Oeste, 945 Centro - CEP: 78885-000 Telefone: (66) 3585-2057 Promotoria de Justia da Comarca de Guarant do Norte Endereo: Rua Guarant, s/n - Centro - CEP: 78.520-000 Telefone: (66) 3552-4158

38

Promotoria de Justia da Comarca de Guiratinga Endereo: Avenida Paran, 809 - Centro - CEP: 78760-000 Telefone: (66) 3431-1400 Promotoria de Justia da Comarca de Itaba Endereo: Avenida Tancredo Neves, 235, bairro Centro, CEP: 78.510-000 Telefone: (66) 3561-1062 Promotoria de Justia da Comarca de Itiquira Endereo: Rua Mato Grosso, s/n - Centro - CEP 78790-000 Telefone: (65) 3491-1144 Promotoria de Justia da Comarca de Jaciara Endereo: Rua Potiguaras, 1025 - Centro - CEP: 78820-000 Telefone:(66) 3461-2202 Promotoria de Justia da Comarca de Jauru Endereo: Avenida santos dumont, 191 - Centro - CEP: 78255-000 Telefone: (65) 3244-1536 Promotoria de Justia da Comarca de Juara Endereo: Rua Anita Garibaldi, 140W - Jardim Boa Vista - CEP: 78575-000 Telefone: (66) 3556-1794 Promotoria de Justia da Comarca de Juna Endereo: Avenida Jaime Proni, s/n - Mdulo III - CEP: 78320-000 Telefone: (66) 3566-1832 Promotoria de Justia da Comarca de Juscimeira Endereo: Rua O, 254 - Bairro Cajus - CEP: 78810-000 Telefone: (66) 3412-1575 Promotoria de Justia da Comarca de Lucas do Rio Verde Endereo: Rua Corblia, 1859-S, Bairro Jardim das Palmeiras - CEP: 78455-000 Telefone: (65)3549-3083

39

Promotoria de Justia da Comarca de Mirassol D' Oeste Endereo: Avenida Tancredo Neves, s/n - Bairro So Jos - CEP: 78280-000 Telefone: (65) 3241-2736 Promotoria de Justia da Comarca de Marcelndia Endereo: Rua Osvaldir de Prata Alves, 849 - Centro - CEP: 78535-000 Telefone: (66) 3536-2857 Promotoria de Justia da Comarca de Matup Endereo: Avenida Hermnio Ometto, 321 - Centro - CEP: 78525-000 Telefone: (66) 3595-1816 Promotoria de Justia da Comarca de Nobres Endereo: Rua Jos Copertino de Queiroz, s/n - Bairro Jardim Paran - CEP: 78460-000 Telefone: (65) 3376-1699 Promotoria de Justia da Comarca de Nortelndia Endereo: Avenida Valentin Pern, 160 - Centro - CEP: 78430-000 Telefone: (65) 3346-1153 Promotoria de Justia da Comarca de Nova Cana do Norte Endereo: Rua Alberto Alves, 113 - Centro - CEP: 78515-000 Telefone: (66) 3551-1268 Promotoria de Justia da Comarca de Nova Monte Verde Endereo: Avenida Rondonpolis, s/n - Centro - Edifcio Boing - CEP: 78593-000 Telefone: (66) 3597-1437 Promotoria de Justia da Comarca de Nova Mutum Endereo: Avenida das Arapongas, 394-N - Centro - CEP: 78450-000 Telefone: (65) 3308-3584 Promotoria de Justia da Comarca de Nova Ubirat Endereo: Avenida Tancredo Neves, 1131 - Centro - CEP: 78888-000 Telefone: (66) 3579-1526

40

Promotoria de Justia da Comarca de Nova Xavantina Endereo: Avenida Expedio Roncador Xingu, s/n - Setor Xavantina - CEP: 78690-000 Telefone: (66) 3438-1470 Promotoria de Justia da Comarca de Novo So Joaquim Endereo: Rua 31 de maro, 550 - Jardim das Palmeiras - CEP: 78625-000 Telefone: (66) 3479-1720 Promotoria de Justia da Comarca de Paranaita Endereo: Avenida Alceu Rossi, s/n - Centro - CEP: 78590-000 Telefone: (66) 3563-1838 Promotoria de Justia da Comarca de Paranatinga Endereo: Rua XV de Novembro, 100 - Centro - CEP: 78870-000 Telefone: (66) 3573-1796 Promotoria de Justia da Comarca de Pedra Preta Endereo: Avenida Fernando Corra da Costa, 1049 - CEP: 78795-000 Telefone: (66) 3486-1511 Promotoria de Justia da Comarca de Peixoto de Azevedo Endereo: Rua Pedro Alvares Cabral, s/n - Centro - CEP: 78530-000 Telefone: (66) 3575-1703 Promotoria de Justia da Comarca de Pocon Endereo: Avenida Dom Aquino, 55 - Centro - CEP: 78175-000 Telefone: (65) 3345-1009 Promotoria de Justia da Comarca de Pontes e Lacerda Endereo: Avenida Paran, 2559 - Bairro So Jos - CEP: 78250-000 Telefone: (65) 3266-2336 Promotoria de Justia da Comarca de Porto Alegre do Norte Endereo: Rua Tocantins, s/n - Setor dos Esportes - CEP: 78655-000 Telefone: (66) 3569-1376

41

Promotoria de Justia da Comarca de Porto dos Gachos Endereo: Avenida Guilherme Meyer, 1166 - Centro - CEP: 78560-000 Telefone: (66) 3526-1391 Promotoria de Justia da Comarca de Porto Esperidio Endereo: Rua Juscelino Kubitschek, 49 - Bairro Parque das Amricas - CEP: 78240-000 Telefone: (65) 3225-1596 Promotoria de Justia da Comarca de Poxoru Endereo: Avenida Euclides da Cunha, s/n - Bairro Santa Luzia - CEP: 78800-000 Telefone: (66) 3436-1655 Promotoria de Justia da Comarca de Primavera do Leste Endereo: Rua Blumenau, 281 - Centro - CEP: 78.850-000 Telefone: (66) 3498-3237 Promotoria de Justia da Comarca de Querncia Endereo: Avenida CD, s/n - CEP: 78643-000 Telefone: (66) 3529-2278 Promotoria de Justia da Comarca de Ribeiro Cascalheira Endereo: Avenida Padre Jao Bosco, 2801 - Setor Alvorada - CEP: 78675-000 Telefone: (66) 3489-1629 Promotoria de Justia da Comarca de Rio Branco Endereo: Rua Ipiranga, s/n - Bairro Cidade Alta - CEP: 78275-000 Telefone: (65) 3257-1429 Promotoria de Justia da Comarca de Rondonpolis Endereo: Rua Rio Branco, 2630 - Jardim Santa Marta - CEP: 78710-100 Telefone: (66) 3439-6500 Promotoria de Justia da Comarca de Rosrio Oeste Endereo: Praa Manoel Loureiro, 106 - Centro - CEP: 78470-000 Telefone: (65) 3356-1521

42

Promotoria de Justia da Comarca de Santo Antnio do Leverger Endereo: Rua Benjamin Constant, 99 - Centro - CEP: 78180-000 Telefone: (65) 3341-1427 Promotoria de Justia da Comarca de So Jos do Rio Claro Endereo: Avenida Siegfried Buss, 1054 - Centro - CEP: 78435-000 Telefone: (66) 3386-1670 Promotoria de Justia da Comarca de Sapezal Endereo: Avenida Pirambia, 780 - Centro - CEP: 78365-000 Telefone: (65) 3383-1785 Promotoria de Justia da Comarca de So Felix do Araguaia Endereo: Avenida Dom Pedro Casaldliga, s/n - Bairro Jardim Pindorama - CEP: 78670000 / Telefone: (66) 3522-1218 Promotoria de Justia da Comarca de So Jos dos Quatro Marcos Endereo: Rua Getlio Vargas, s/n - Bairro Jardim Vista Alegre - CEP: 78285-000 Telefone: (65) 3251-1900 Promotoria de Justia da Comarca de Sinop Endereo: Rua das Grevleas, 358 - Centro - CEP: 78550-112 Telefone: (66) 3531-6127 Promotoria de Justia da Comarca de Sorriso Endereo: Rua Alta Floresta, s/n - Centro - CEP: 78890-000 Telefone: (66) 3544-3994 Promotoria de Justia da Comarca de Tabapor Endereo: Rua Carlos Roberto Platero, s/n - Centro - CEP: 78563-000 Telefone: (66) 3557-1558 Promotoria de Justia da Comarca de Tapurah Endereo: Avenida Romualdo Allievi, 1103 - Centro - CEP: 78573-000 Telefone: (66) 3547-1703

43

Promotoria de Justia da Comarca de Tangar da Serra Endereo: Avenida Brasil, 620-E - Centro - CEP: 78300-000 Telefone: (65) 3326-5522 Promotoria de Justia da Comarca de Terra Nova do Norte Endereo: Avenida Mato Grosso, n 77-A Bairro Dom Benjamim - CEP: 78505-000 Telefone: (66) 3534-1928 Promotoria de Justia da Comarca de Vrzea Grande Endereo: Rua Desembargador Elon de Carvalho, 95 - Bairro Jardim Costa Verde - CEP: 78125-760 / Telefone: (65) 3688-6400 Promotoria de Justia da Comarca de Vera Endereo: Avenida Brasil, n 212, Centro - CEP: 78880-000 (Praa Treze de Maio) Telefone: (66) 3583-1312 Promotoria de Justia da Comarca de Vila Bela da Santssima Trindade Endereo: Rua Municipal, s/n - Centro - CEP: 78245-000 Telefone: (65) 3259-1405 Promotoria de Justia da Comarca de Vila Rica Endereo: Rua Cludio Manoel, 250 - Bairro Inconfidentes - CEP: 78645-000 Telefone: (66) 3554-1121 6 - MINISTRIO PBLICO FEDERAL - PROCURADORIA DA REPBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO - Site: www.prmt.mpf.gov.br/ Cada estado brasileiro possui uma Procuradoria Regional dos Direitos do Cidado (PRDC), onde Procuradoras e Procuradores Regionais dos Direitos do Cidado atuam na defesa de direitos constitucionais como a liberdade, igualdade, dignidade, sade, educao, assistncia social, acessibilidade, segurana pblica, o direito informao e livre expresso, entre outros. Procuradoria da Repblica em Mato Grosso Rua Estevo de Mendona, 810, Bairro Quilombo, esquina com a avenida Getlio Vargas. Cuiab (MT) - Telefone (65) 3612-5000 44

Procuradoria da Repblica no Municpio de Cceres Rua Riachuelo, 1220, Bairro Cavalhada. Cceres (MT) - Telefone (65) 3222-3205 Procuradoria da Repblica no Municpio de Sinop Avenida das Figueiras, 1852, Centro, Sinop (MT) - Telefone: (66) 3531.2087

REFERNCIAS UTILIZADAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. BRASIL ACESSVEL Programa brasileiro de acessibilidade urbana. Braslia: Ministrio das Cidades, 2008. GUIA DE ACESSIBILIDADE URBANA E EDIFICAES: fcil acesso para todos/ coordenadora Flavia P.T. Torres Belo Horizonte: CREA-MG, 2006. CARTILHA DE ACESSIBILIDADE ARQUITETNICA E URBANSTICA: Municpio Legal Municpio Acessvel. Porto Alegre: Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Sul, 2010. CARTILHA DE ACESSIBILIDADE. Uberlndia: Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, 2008. ACESSIBILIDADE. PARA UMA CIDADE MELHOR: Ministrio Pblico do Estado do Tocantins,2008. GUIA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS: Apontamentos para uma melhor interpretao do DL 163/2006 de 8 de agosto. Secretaria Nacional de Reabilitao e Integrao das Pessoas com Deficincia, 2006/2009. MANUAL DE VIAS PBLICAS: CALADAS, O que estabelece o cdigo de posturas do municpio de Cuiab. Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano: Cuiab, 2006. MANUAL DE ESPECIFICAES TCNICAS PARA VIAS PBLICAS. Prefeitura Municipal de Guarulhos. MINISTRIO PBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE. Acessibilidade: projetando e

45

construindo cidadania . Cartilha de Orientao / Organizado por Rebecca Monte Nunes Bezerra....et al.Natal, 2007. CARDOSO, Leandro et al. Acessibilidade Urbana e Excluso Social: novas Relaes, velhos Desafios. MINAS GERAIS. CARTILHA PORTO ALEGRE ACESSVEL PARA TODOS. Porto Alegre: Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social de Porto Alegre,,2007. PROJETOS URBANOS, transporte coletivo. Disponvel em:< http://www.sefau.df.gov.br/sites/default/files/acessibilidade/projetos_urbanos/transporte_coletivo.p df >. Acesso em 03 julho 2012. O QUE PISO TTIL? Disponvel em <http://thaisfrota.wordpress.com/2009/08/05/oque-e-piso-tatil/ >. Acesso em 3 de julho de 2012. PISO TTIL. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Piso_t%C3%A1til >. Acesso em 3 de julho de 2012. CO-GUIA. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o-guia>. Acesso em 3 de julho de 2012. ALFABETO LIBRAS. Associao e Clube dos Surdos de Jundia. Disponvel em <http://www.csjonline.web.br.com/alfabeto.htm>. Acesso em 4 de julho de 2012.
MANUAL PARA A INCLUSO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICINCIA. Coordenadoria Nacional para a integrao de pessoas com deficincia (CORDE 2002). CASTRO, Jary de Carvalho. Caladas e Acessibilidade. Palavra de profissional. Disponvel em:

<http://www.crea-mt.org.br/palavraprofissional.asp?id=131>. Acesso em 2 de junho de 2012.

46

Ouvidoria
Procuradoria de Justia Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor

Ligue:

127

Atendimento: Segunda Sexta-feira, das 8h s 18h

Вам также может понравиться