Вы находитесь на странице: 1из 4

ELEMENTOS CARACTERISTICOS DA NOTCIA COMO GENERO TEXTUAL Marcos Paulo Silva - 85719

RESUMO Analisar gneros textuais para explorar com maior preciso os elementos de cada unidade escrita tem se tornado uma prtica comum entre estudantes e pesquisadores de lnguas do mundo todo. A Notcia, assim como outros gneros textuais, tambm carece de uma pesquisa profunda e aperfeioada, para que sua produo enquanto texto seja eficaz e proveitosa. Primordialmente trabalhada por profissionais de comunicao, a prtica

comunicativa um recurso global, que faz parte da natureza humana e que tambm relaciona uma srie de elementos sociais. Por esse motivo, o mecanismo da Notcia pode ser estudado para aprimorar tambm outros gneros textuais, como a propaganda, o romance, a crnica, a musica, entre outros. O trabalho exposto aqui no tem o objetivo de inserir tal mecanismo da notcia entre outros gneros, mas sim especificar e caracterizar seus elementos textuais, a fim de servir como material de estudo para pesquisadores que almejam desenvolver essa insero de gneros. PALAVRAS-CHAVE Notcia, informao, gnero, texto. INTRODUO A Notcia como gnero textual tem a funo primaria de informar algo ou estabelecer uma funo conectiva entre emissor e receptor, seja por meio de veculos de comunicao em massa, ou mesmo por simples dilogo entre pessoas. O objetivo do trabalho desenvolvido aqui especificar as caractersticas de cada elemento que compe o gnero textual Notcia. Tal analise poder servir como fundamentao prtica e terica para pesquisadores que desejem explorar mais sobre o assunto e tambm desenvolver outras ramificaes textuais. FUNDAMENTAO A mistura de gneros textuais algo previsvel que alm de possibilitar a criao de novos gneros, tambm pode personificar o gnero explorado, agregando assim novas caractersticas morfolgicas ao texto. Um importante linguista brasileiro chamado Luiz Antnio Marcuschi (2008, p.165) nomeia essa esse fenmeno como Intergenerecidade:
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO 1

No caso de mistura de gneros, adoto a sugesto da linguista alem Ulla Fix (1997: 97), que usa a expresso "intertextualidade tipolgica" para designar esse aspecto da hibridizao ou mescla de gneros em que um gnero assume a funo de outro. Pessoalmente, estou usando intergenerecidade como a expresso que melhor traduz o fenmeno.

Os elementos que compe o gnero Notcia podem participar do fenmeno de Intergenerecidade, resultando na criao ou personificao de outros gneros textuais. Utilizando o conhecimento dos elementos caractersticos da Notcia expostos aqui, pesquisadores podem aprimorar ou contribuir com esse processo de misturas de textual. METODOLOGIA Foram utilizados para a confeco deste trabalho analises e citaes do livro de Luiz Antnio Marcuschi, Produo Textual, Analise de Gneros e Compreenso, edio de 2008. Tambm foram utilizados os mesmos recursos no livro de produo conjunta de Dad Squarisi e Arete Salvador, A arte de escrever bem: Um guia para jornalistas e profissionais do texto, edio de 2005. A NOTCIA O estudo de gneros textuais remete ao conhecimento das diversas unidades de texto existentes no mundo. Cada unidade possu uma forma nica de expresso. Como se v na publicidade, por exemplo, existe um direcionamento exclusivo para propaganda, o que faz com que o texto ali inserido tenha caractersticas nicas como o anuncio e a elevao daquilo que se deseja propagar. Assim como na propaganda, cada gnero se diferencia um dos outros por suas caractersticas, mas isso no impede que tais caractersticas no sejam universalizadas para qualquer tipo de texto. Marcuschi (2008, p. 242) relata essa transposio como um texto que deve estar em constante modificao para atingir as expectativas do pblico alvo:
... o texto no um puro produto nem mesmo um simples artefato pronto; ele um processo e pode ser visto como um evento comunicativo sempre emergente. Assim, no sendo um produto acabado objetivo nem um depsito de informaes, mas um evento e ato enunciativo, o texto acha-se em permanente evoluo ao longo de sua histria e das diversas recepes e pelos diversos leitores.

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO 2

Por essa unio de gneros, nascem outros textos, ou mesmo surge uma solidificao de um gnero j existente. Analisando o gnero Notcia, como proposto neste trabalho, possvel identificar itens que podem aparecer em outros gneros textuais, como a formulao da ordem exposta dos fatos, as falas, a qualidade da informao, entre outros que sero explicados logo a seguir. Para comeo de analise, ser definido que o conceito bsico de Notcia tem como elemento raiz, ser um gnero textual ligado basicamente comunicao, com objetivo de transmitir uma informao inusitada ou relevante para um determinado pblico. A Notcia pode ser veiculada por diversos veculos de comunicao, nos diferentes tipos de suportes, e nas mais diferentes ocasies direcionados a massa ou pessoalmente. Os elementos que a constituem podem variar, mas todos so caractersticos quase exclusivos de Notcia. Squarisi e Salvador (2005, p. 55) evitam distinguir a Notcia em diferentes gneros por causa da alterao de alguns elementos de sua composio, no ato de sua propagao. Um exemplo clssico a diferenciao ente o que so notcia e reportagem:
Alguns tericos fazem distino entre notcia e reportagem. Notcia, para eles, o fato que se esgota em si mesmo. Em geral, aparece em forma de pirmide invertida porque a preocupao do reprter reproduzir com fidelidade um acontecimento. Reportagem, ao contrrio, apresenta vrias faces do mesmo assunto. O texto abre espao criatividade do autor. Aqui, no se faz diferena entre notcia e reportagem. Reportagem sempre notcia.

A problematizao clssica descrita acima resolvida pelos autores na distino de trs tipos de reportagem: A factual, a especial e a em srie. A reportagem Factual a transmisso da notcia no momento em que ela surge. Essa informao pode estar ligada a alguma ocasio especial, como noticiar a venda de presentes durante o natal. J a reportagem Especial seria um texto trabalhado exclusivamente para noticiar um grande acontecimento. Por fim, a reportagem em Srie explora um assunto de forma contnua, em vrias edies, a fim de proporcionar um melhor entendimento do pblico. Outros dois elementos caractersticos da reportagem so o Lead e a Pirmide Invertida. Para que a notcia seja rapidamente compreendida, o texto inicial deve responder seis perguntas bsicas: O que? Quem? Quando? Como, Onde e Por qu? A Pirmide invertida
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO 3

funciona como um medidor do que mais importante se transmitir primeiro. Confira o exemplo: A Petrobras anunciou ontem o reajuste dos preos da gasolina e do diesel nas refinarias, a partir da zero hora de hoje, em 10,8% e 10,6%, respectivamente. Os postos devero repassar aos consumidores um aumento de 4,5% a 5% na gasolina e de 6,5% no diesel, segundo estimativas da Federao Nacional do Comrcio de Combustveis (Fecombustveis). O exemplo acima responde as perguntas e tambm classifica o que mais importante de se noticiar, no caso o anuncio da Petrobras sobro os combustveis e o repasse disso para o consumidor. CONCLUSO Destacando os elementos diferenciais dos tipos de reportagem, mais a caracterizao do lead, junto qualidade da informao classificando o que mais importante para se transmitir primeiro, o gnero Notcia pode ser formulado em sua forma simples. Cada incluso de gnero adicional pode transformar o gnero Notcia e at mesmo criar uma nova forma de gnero. O pesquisador que conhecer esses elementos destacados pode passar a construir novas formas de se transmitir informao, assim como incrementar outros tantos gneros textuais. REFERNCIAS NUMRICAS 1. Pargrafo formulado por meio de leitura do livro A arte de escrever bem: Um guia para jornalistas e profissionais do texto, edio de 2005. 2. Exemplo extrado do livro A arte de escrever bem: Um guia para jornalistas e profissionais do texto, edio de 2005, pgina 17. BIBLIOGRAFIA MARCUSCHI, L. A. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola, 2008. SQUARISE, D. & SALVADOR, A. A arte de escrever bem: Um guia para jornalistas e profissionais do texto. So Paulo: Contexto, 2005.

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO 4

Вам также может понравиться