Вы находитесь на странице: 1из 6

JORNAL PORTFLIO

Edio n 1

Jornal Portflio

PRICINPAIS ACONTECIMENTOS DE 1994

NESTA EDIO

Ayrton Senna
por Natasha Falco

yrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Frmula 1, trs vezes campeo mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi tambm vice-campeo no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autdromo Enzo e Dino Ferrari, em mola, durante o Grande Prmio de San Marino de 1994. reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro1 e um dos maiores pilotos da histria do automobilismo.

preocupado com dois eventos. Um deles, na sexta-feira, durante a sesso de qualificao da tarde, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, envolveu-se em um grave acidente perdendo o controle de sua Jordan n14, passou por cima de uma zebra e voou da pista, chocando-se violentamente contra uma barreira de pneus.

Frmula 1
Senna atraiu a ateno de diversas equipes de Frmula 1 como Williams, McLaren, Brabham e Toleman. Ao contrrio do que se imagina, seu compatriota Nelson Piquet no se ops sua contratao pela Brabham. A patrocinadora da equipe, a Parmalat, tinha mais interesse em ter um piloto italiano na equipe do que ter dois brasileiros, influenciando na deciso da equipe em contratar o piloto italiano Teo Fabi para a temporada. Senna, imaginando que Piquet tinha mais influncia na equipe, ficou ressentido, declarando em uma entrevista que "Ele (Piquet) no ajudou e nem atrapalhou", dando a entender que sua ida Brabham foi vetada pelo ento bicampeo mundial. Assim, das trs remanescentes, apenas a equipe Toleman ofereceu a ele um carro para disputar o campeonato do ano de 1984.

Acidente fatal em mola


Na terceira corrida da temporada, o GP de San Marino, em mola, Senna declarou que esta deveria ser a corrida de incio da temporada para ele, pois no havia terminado as anteriores e agora faltavam apenas quatorze corridas. Senna mais uma vez conquistou a pole, mas o fim de semana no seria to fcil. Ele estava particularmente

Na stima volta a corrida foi reiniciada, e Senna rapidamente fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Schumacher. Senna iniciara o que seria a sua ltima volta; ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. A telemetria mostrou que Senna, ao notar o descontrole do carro, ainda conseguiu, nessa frao de segundo, reduzir a velocidade de cerca de 300 km/h para cerca de 200 km/h. Os oficiais de pista chegaram cena do acidente e, ao perceber a gravidade, s puderam esperar a equipe mdica. Por um momento a cabea de Senna se mexeu levemente, e o mundo, que assistia pela TV, imaginou que ele estivesse bem, mas esse movimento havia sido causado por um profundo dano cerebral. Senna foi removido de seu carro pelo Professor Sid Watkins, neurocirurgio de renome mundial pertencente aos quadros da Comisso Mdica e de Segurana da Frmula e chefe da equipe mdica da corrida, e recebeu os primeiros socorros ainda na pista, ao lado de seu carro destrudo, antes de ser levado de helicptero para o Hospital Maggiore de Bolonha onde, poucas horas depois, foi declarado morto.

9 de Maio de 94
Nelson Mandela assume presidncia, o primeiro presidente negro da frica do Sul.

Pgina 5

O incio de 10 anos de sucesso


Srie americana que decorreu na rede de televiso NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004.

Pgina 4

JORNAL PORTFLIO | Edio N1

Brasil Campeo
por Natasha Falco

Copa do Mundo FIFA de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, sendo a 15 Copa do Mundo de Futebol a ser realizada.

Apesar da pouca tradio norte-americana no futebol, foi o mundial do pas que bateu todos os recordes de pblico, mantidos at os dias de hoje. Com um futebol extremante eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polmico craque Romrio, a Seleo brasileira conquistou o quarto ttulo mundial ao bater a Itlia nos pnaltis. A vitria do Brasil foi comemorada tambm como uma homenagem ao tricampeo mundial de frmula 1 Ayrton Senna, morto em 1 de maio daquele ano. Foi uma copa de surpresas. A Bulgria, que at ali em 6 participaes anteriores jamais havia vencido um jogo de Copa do Mundo superou grandes favoritos, sendo a 2 colocada em um grupo que tinha a Argentina, alm de eliminar em um jogo emocionante a Alemanha, at ento a Campe mundial, por 2 a 1 nas quartas de final. Outra surpresa foi a Nigria, com seu futebol ofensivo. Romnia e Sucia tambm surpreenderam. Os suecos ficaram com o 3 lugar ao derrotar a Bulgria por 4 a 0.

A final, entre Brasil e Itlia, entrou para a histria por dois motivos: Primeiro, por fazer surgir a primeira seleo a conquistar o quarto ttulo mundial (ambos os pases j tinham ganho trs mundiais). Segundo, porque foi a primeira vez que a final de uma Copa do Mundo foi decidida nos pnaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogao. A vitria do Brasil veio aps uma defesa do goleiro Taffarel e um chute para fora dos italianos Roberto Baggio e Franco Baresi. O Brasil recuperava a coroa e conquistava assim o indito quarto ttulo da copa do mundo, igualado apenas no mundial de 2006, pela prpria Itlia, que perdeu para o Brasil nesta final de 1994. O grande destaque da copa foi o "baixinho" Romrio, que com seus cinco gols e assistncias

contra os EUA, foi o principal nome brasileiro na Copa. Craque, polmico, galanteador e bomio, o "Baixinho" brilhou e confirmou a sua espetacular fase vivida ento no Barcelona; a FIFA o escolheu o melhor jogador da Copa de 1994.

EUA 1994
Campeo: Brasil Vice-campeo: Itlia Terceiro: Sucia Quarto: Bulgria

Adeus Tom Jobim


Por Natasha Falco

A
Antnio "Tom" Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.

conversa sobre a morte no era recorrente. Tom Jobim falava de bichos, msica, chopp, papo furado. Falava sobre rvores, que um dia apresentou ao filho como se apresentam pessoas. Sobre o mundo, o Brasil, o Rio, (cidade linda e dissipante, como um dia a descreveu). Mas em 1980, em entrevista revista Manchete em 1980, Tom Jobim declarou: O que deve preocupar as pessoas o medo de morrer sem ter feito nada. Agora, esse negcio de ter medo da morte, claro que tenho. Todo o mundo tem. Tenho medo de nibus, de ficar impotente, de comer chocolate. Jobim morreu no dia 8 de Dezembro de 1994, em Nova Iorque. Embolia pulmonar. Havia confidenciado irm Helena antes de partir: Se Ary Barroso e Villa-Lobos morreram, eu tambm posso morrer. E muito antes disso, na sequncia da partida de Vina, Vininha, seu poeta, disse: Foi a

morte de Vinicius que me deu a convico de que no somos imortais. De Moraes morreu em 1980 e Tom preferiu no comparecer no cemitrio. Nas rodas de chopp, nos bate-papos, passou a usar a expresso neste resto de vida para se referir ao que estava por viver. E desde a morte de Vinicius, tanto estava ainda por viver. Um filho, uma filha, uma Banda Nova, o disco de originais Passarim. Lembranas: A areia de Ipanema era to fina, que cantava no p quando voc corria na praia, a areia fazia cuim, cuim, cuim (Tom/tom nostlgico, no documentrio A Casa do Tom)

Biografia
Compositor. Arranjador. Instrumentista. Filho de Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida. Nascido na Tijuca, mudou-

JORNAL PORTFLIO | Edio N1

se para Ipanema em 1931. L viveu com os avs maternos, Mimi e Azor, os pais e sua nica irm, Helena Jobim.

ABRIL

Em 1953, mudou-se para o apartamento 201 da Rua Nascimento Silva, 107, em Ipanema, endereo que viria a ser tema da msica "Carta ao Tom 74", de Toquinho e Vinicius de Moraes. Em 1957, nasceu Elizabeth Jobim, sua primeira filha, que se tornaria artista plstica e participaria da Banda Nova, grupo que o acompanhou nos ltimos anos de sua carreira, atuando no coro feminino caracterstico de seus ltimos trabalhos. Em 1962, mudou-se, com a famlia, para a casa da Rua Baro da Torre, em Ipanema. Seu primeiro neto, Daniel Jobim, nasceu em 1973. Tornou-se msico e, aps a morte do av, formou, ao lado do pai, Paulo Jobim, e de Jaques e Paula Morelenbaum, o quarteto Jobim-Morelenbaum.

Em 1976, nasceu Dora, irm de Daniel. Foi neste ano que Tom conheceu a fotgrafa Ana Beatriz Lontra, ento com 19 anos, com quem saiu em luade-mel, em 1978, vindo a se casar, oficialmente, somente em 1986. Ana lhe deu mais dois filhos: Joo Francisco, em 1979, e Maria Luiza Helena, em 1987. Ana Lontra tambm participou do coro feminino da Banda Nova, acompanhando o marido em shows e gravaes, e lanou, em 1988, um livro de fotos sobre o maestro intitulado "Ensaio Potico".

22 de abril - O Conselho de Segurana da ONU exige a retirada das foras srvias de Gorazde.

A Unidade Real de Valor


por Natasha Falco

U
26 de abril - Primeiras eleies multirraciais na frica do Sul.
O dia 27 de abril o Dia da Liberdade para os sulafricanos. A data marcou a primeira eleio (em 1994) que no foi determinada pelas regras do apartheid (regime de segregao racial oficializado pelo governo da frica do Sul) desde 1948.

nidade Real de Valor ou URV (sigla pela qual se popularizou) foi a parte escritural da atual moeda corrente do Brasil, cujo curso obrigatrio se iniciou em 1 de maro de 19941. Foi um ndice que procurou refletir a variao do poder aquisitivo da moeda, servindo apenas como unidade de conta e referncia de valores. Teve curso juntamente com o Cruzeiro Real (CR$) at o dia 1 de julho de 1994, quando foi lanada a nova base monetria nacional, o Real (R$). Instituda pela Medida Provisria n 482 (posteriormente transformada na Lei n 8.8802), foi parte fundamental do Plano Real, contribuindo positivamente para a mudana de moeda, para a estabilizao monetria e econmica, sem medidas de choque como confiscos e congelamentos.

Real a atual moeda do Brasil, implantada no governo do presidente Itamar Franco, atravs de seu ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Aps vrias tentativas, planos econmicos fracassados e sucessivas trocas monetrias (Ris, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, novamente Cruzeiro e Cruzeiro Real), Fernando Henrique procurou elaborar um plano que realmente fosse capaz de controlar a inflao. Para isso, foi criada uma unidade real de valor (URV), onde uma URV correspondia a US$ 1. A URV passou a ser a referncia de clculo de preos, mesmo com o Cruzeiro Real ainda tendo um carter de moeda. Aos poucos, este carter foi sendo deixado, e aps Fernando Henrique ser eleito presidente, o real nascia como a nova moeda brasileira.

PARA OBTER MAIS INFORMAES www.brasilescola.com.br

JORNAL PORTFLIO | Edio N1

20 de dezembro - Incio da operao comercial da Internet no Brasil


No ano de 1991, o acesso a rede de informaes, j denominada internet, j era utilizada tambm por rgos do governo e instituies educacionais de pesquisa. Nessa poca a internet era utilizada para transferncias de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais. Em 1992, ocorreu a implantao de uma rede que cobria grande parte do pas. Inicialmente interligava onze estados, uma rede de equipamentos e linhas de comunicao que compunham o que se pode chamar de central da RNP. Nos anos seguintes seguiu o processo de divulgao dos benefcios da internet entre os estudantes e empresas privadas. Em 1994, alunos da USP criaram inmeras pginas na Web, estimase que mais da metade existentes no pas haviam sido elaborados pelos mesmos.com o texto ou

no), na guia Formatar de Ferramentas de Somente em 1995, foi realizada a primeira transmisso a longa distncia entre os estados, realizada por So Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operao comercial no Brasil, mas ainda assim sem alcanar grande desenvolvimento. No mesmo ano, foi criado o Comit Gestor da Internet no Brasil, com a atribuio de coordenar e integrar todas as iniciativas de servios Internet no pas, promovendo a qualidade tcnica, a inovao e a disseminao dos servios ofertados.

Em 1988, o Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC) conseguiu se conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), que era uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em So Paulo a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, tambm por meio da Bitnet. Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro tambm se conectou Bitnet atravs de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituio a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a dcada de 1990 foi a responsvel por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituies, ou seja, por volta de 65 mil usurios.

Primeiros passos
o ano de 1987, foi realizada uma reunio na Universidade de So Paulo, na qual estavam presentes representantes do governo e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadmica e cientfica do Brasil com outros pases com a finalidade de trocar informaes.

Friends, a melhor srie da dcada


por Natasha Falco

riends foi uma sitcom americana criada por David Crane e Marta Kauffman e apresentada pela rede de televiso NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episdios. A srie girava em torno de um grupo de amigos que viviam na rea de Manhattan, na cidade de Nova York. A srie foi produzida por Bright, Kauffman, Crane Productions, em associao com a Warner Bros Television. Os produtores executivos originais foram Crane, Kauffman e Kevin S. Bright, com muitos outros a serem promovidos posteriormente.

O programa j foi transmitido em dezenas de pases e as reprises de seus episdios continuam com boas audincias. Durante a 10 temporada do seriado, este arrecadou sete Prmios Emmy (incluindo um na categoria Emmy do Primetime para Melhor Srie de Comdia), um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e 56 outros prmios com 152 nomeaes. Em 2002, a revista especializada em televiso TV Guide lanou uma lista com os 50 melhores programas da televiso, e Friends constava em 21 lugar.

temporadas e meia na dcada em questo, representando apenas 35% dos episdios da srie. Isso nem pode ser considerado argumento, uma vez que Arrested Development exibiu menos episdios que Friends nos anos 2000.

PARA OBTER MAIS INFORMAES


Muitos podem dizer que Friends viveu seus piores momentos na dcada de 2000, e comparando com seu desempenho nos anos 90 seria impossvel consider-la como uma srie da ltima dcada. De fato, a oitava e a nona temporadas so as piores da srie, mas isso nem de longe significa que so ruins. Pelo contrrio, colocam no chinelo os melhores anos de muitas produes do gnero. Outros dizem que Friends teve apenas trs www.seriemaniacos.tv

JORNAL PORTFLIO | Edio N1

PELO MUNDO

Presidente Nelson Mandela


por Natasha Falco

elson Rolihlahla Mandela, estadista sul-africano. Em 1952, tornou-se presidente nacional do Congresso Nacional Africano (CNA), pregando a resistncia pacfica contra o apartheid. No entanto, aps o Massacre de Sharpeville, quando um grupo de manifestantes negros foi morto pela polcia, Mandela organizou uma guerrilha armada contra o governo branco.

Winnie para compor o gabinete, mas a demitiu em 1995. No meio do mandato finalmente tem fim seu casamento de 38 anos com Winnie, com o divrcio sendo declarado em 20 de maio de 1996. Mandela acusava a esposa de cometer "infidelidade descarada, o que no foi contestado, e que fora um "homem solitrio", no casamento; o advogado dela argumentou que Mandela se deixava levar pelos detratores de Winnie, ao que ele rebateu: "Eu nunca fui influenciado por aqueles que so meus inimigos." Winnie dispensou seu advogado e pediu adiamento ao juiz Frikkie Eloff, que negou-o, decretando o divrcio; a partilha ficou para depois, ela pedia a metade dos bens do casal; a opinio pblica ficou dividida - entre os que esperavam uma reconciliao, chocados com o fim daquela unio, e os que se diziam solidrios ao presidente. Foi o fim do casalsmbolo da luta antiapartheid. Ainda em maio foi aprovada a nova Constituio, para entrar em vigor a partir de fevereiro de 1997. Em maro os africneres, que haviam participado da coalizo, deixam o governo, encerrando assim a fase de transio para o novo regime. O relacionamento com Graa Machel, o segredo mais "mal guardado" do pas, teve coroamento com o casamento em cerimnia privada no palcio presidencial, aps a forte presso exercida publicamente pelo arcebispo emrito Desmond Tutu, que cocelebrou o ritual presidido pelo arcebispo metodista Mvume Dandala; assistido por pequeno grupo de amigos e polticos, o enlace foi confirmado publicamente em pronunciamento do vice-presidente Thabo Mbeki. Pelo fato de ser moambicana, Machel no teve completa aceitao do povo conservador sul-africano. Em julho de 1995 cria a Comisso da Verdade e Reconciliao sem poderes judicantes, sob presidncia do arcebispo Tutu, que conclui seus trabalhos recomendando fossem processados Botha, Buthelezi e Winnie. Em julho de 1998 Mandela ordena uma interveno militar no Lesoto, que vivia uma situao de anarquia, com saques e lutas, aps eleies gerais em maio daquele ano, atitude esta considerada controversa.

13 de novembro - Os primeiros passageiros viajam pelo Tnel da Mancha.


um tnel ferrovirio submarino e subterrneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a Frana Inglaterra. Os britnicos tambm o chamam coloquialmente de The Chunnel.

Em 1962, foi preso e, trs anos depois, condenado priso perptua. Em 1990, aps intensa campanha do CNA e presso internacional, o presidente Frederik Willem de Klerk liberta Mandela e o CNA sai da ilegalidade. Em 1993, dividiu o Prmio Nobel da paz com Klerk. Na primeira eleio multirracial da frica do Sul, em 1994, Mandela foi eleito o presidente do pas.

Dando seguimento proposta de proporcionar a transio para a democracia multirracial, o governo Mandela teve sua maior realizao na criao da Comisso da Verdade e Reconciliao - encarregada de apurar, mas no punir, os fatos ocorridos durante o apartheid; tambm empenhou-se em assegurar minoria branca um futuro no pas. Para simbolizar os novos tempos adota um novo hino nacional, que mescla o hino do CNA (Nkosi Sikolele Africa - Deus bendiga a frica) com o africner (Die Stein); tambm uma nova bandeira criada, unindo os smbolos das duas instituies anteriores: a bandeira oficial dos brancos, em vigor desde 1928 passou a incorporar as cores da bandeira do CNA - plasmando assim a unio de todos os povos da nova nao que surgia aprovados pela nova Constituio interina. Somente a uma pessoa Mandela demonstrava desprezo como a de Klerk - ao lder zulu Mangosuthu Buthelezi, a quem considerava perigoso, capaz de levar o pas a uma guerra civil, se isto lhe conviesse. Muitos ficaram surpresos, ento, quando o nomeou seu ministro do Interior; o presidente queria manter o adversrio bem prximo, sob sua vigilncia - apesar de consider-lo volvel e indigno de confiana.76 Tambm nomeara

11 de dezembro - Uma bomba explode no Vo 434 da Philippine Airlines.


Era o designador da rota de um vo que voasse em prximo Manila, Filipinas - Aeroporto Internacional De Mactan-Mactan-Cebu, - Aeroporto Internacional Novo De Tokyo (Agora), Narita, Japo perto. Em, estava em seu segundo p de Cebu a Tokyo quando uma bomba explodiu, matando um passageiro.

11 de dezembro - Boris Yeltsin envia tropas para a Chechnia


Chechnia declarou independncia da Rssia em 1991, mas o ex-presidente russo Boris Yeltsin esperou at 1994 para enviar tropas regio, para restaurar a autoridade de Moscou.

JORNAL PORTFLIO | Edio N1

Eleio presidencial no Brasil em 1994

eleio presidencial do Brasil de 1994 ocorreu no dia 3 de outubro (segunda-feira) e foi o quarto sufrgio sob a gide da Constituio Federal de 1988. O socilogo Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) venceu no 1 turno o sindicalista Lus Incio Lula da Silva (PT-SP), com 34.350.217 de votos contra 17.112.255 do oponente.1 Nesta ocasio houve a escolha de Presidente e Vice-Presidente, Governadores de Estado, Senadores (2 por Estado), Deputados Federais e Deputados Estaduais em todo o Brasil. A disputa pela presidncia contou com 8 candidatos, dentre os quais, grandes homens da poltica e sociologia nacional, como Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro (PDT-RJ), Leonel Brizola (PDT-RJ) e Lula. A campanha eleitoral foi marcada por vrios acontecimentos importantes como o lanamento de uma nova moeda (Real),

a queda do Ministro da Fazenda Rubens Ricupero, a crise dos vices (suspeitas no comprovadas de corrupo sobre os vices de Lula e Fernando Henrique) e a virada nas pesquisas de intenes de voto. O resultado desta eleio foi influenciada diretamente pelo Plano Real, um plano econmico elaborado por Fernando Henrique enquanto Ministro da Fazenda de Itamar Franco. O plano permitiu a acabar com a hiperinflao, estabilizando os preos, aumentando o poder de compra das famlias e permitindo o planejamento das aes governamentais sobre a economia e a sociedade, com a referncia estvel da moeda.

Jornal
Portflio

[14/12/2013]

Colgio Estadual da Bahia Central


Natasha Falco 3M2 Produo Textual

Вам также может понравиться