Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Federal do Maranho Centro de Cincias Exatas e da Natureza Departamento de Engenharia da Eletricidade Disciplina: Laboratrio de Materiais Eltricos DEEE0081

1 Professor: Dr. Francisco Svio Mendes Sinfrnio Assunto: Resistores variveis varistores 1. Objetivos Desenvolver conceitos bsicos sobre resistores variveis; Determinar o valor de tenso limite de varistores de xidos metlicos (VDR); Determinar a curva de caracterstica I-V de varistores de xidos metlicos.

2. Introduo As muitas vantagens da tcnica de semicondutores se opem ao inconveniente da grande sensibilidade sobretenso do material semicondutor. A proteo ideal contra sobretenses tem sido um aspecto de importncia primordial com o avano da eletrnica em todos os campos. Neste contexto os varistores de xido metlico (VDR) aparecem como elementos de proteo indispensveis por sua vasta aplicao e confiabilidade. 2.1. Varistores O varistor, em ingls VDR (Voltage Dependent Resistor), uma resistncia cujo valor nominal uma funo da prpria tenso aplicada aos terminais. Isto , medida que a diferena de potencial sobre o varistor aumenta, sua resistncia diminui. Quando um transitrio ocorre, o valor nominal da resistncia reduz-se drasticamente, absorvendo assim os eventuais picos de corrente que, caso contrrio, seriam injetados no circuito. Assim, VDR so geralmente utilizados na eliminao de picos de tenso introduzidos nas linhas de alimentao, durante as operaes de ligao, e na desativao de aparelhos, descargas atmosfricas, acionamento de termostatos, fundio de fusveis, etc. O tipo mais comum de varistor, chamado metal oxide varistor (MOV), consiste em um bloco de xido de zinco, com dois eletrodos. Este varistor capaz de deixar passar tenses de at um certo limite, 170 volts por exemplo. Caso a tenso exceda o limite, o excedente ser transformado em calor. Caso a sobretenso continue por muito tempo, o varistor queima, inutilizando o filtro de linha, mas protegendo o equipamento. Geralmente, os filtros de linha usam dois ou quatro varistores, auxiliados por um fusvel. A ideia que o fusvel, que fcil de trocar, queime antes dos varistores, evitando que o filtro de linha seja inutilizado ao receber qualquer descarga mais forte. Usualmente os varistores so manufaturados seguindo as configuraes estruturais e operacionais dispostas na Tabela 1:

Tabela 1 Parmetros operacionais de dispositivos VDR. Parmetro Valor Dimetros disponveis do elemento varistor 5, 7, 10, 14, 20 mm Margem de proteo (conforme o tipo) 16 1000 V Corrente de choque (conforme o tipo) < 6500 A Capacidade de absoro de energia (conforme o < 500 J tipo) Capacidade de carga permanente (conforme o < 1,0 W tipo) Tempo de resposta < 25 ns Coeficiente de temperatura da tenso -0,5 x 103 V.K-1 Tolerncia da tenso 10% (D K) Faixa de temperatura de funcionamento -40 oC a +85 C Faixa de temperatura de armazenamento -40 oC a +125C Resistncia tenso 2,5 KV Na Figura 1 mostrada a curva caracterstica I-V de um varistores VDR genrico.

Figura 1 Curva caracterstica I-V para um varistor de xido metlico. De modo geral, as curvas caractersticas I-V de varistores de xido metlico so descritas por funes exponenciais simtricas, segundo equao: ! ! !! !! na qual, I a corrente no varistor, U representa a tenso no varistor, k equivale a uma constante dependente da geometria e a representa um expoente no linear (3, 5, 7...). Tal comportamento pode ainda ser representado pela equao: !"#$ ! !"#$ ! ! ! !"#! na qual utilizando um arranjo bilogaritmo de suas variveis.

3. Material 3.1. Varistores VDR (14D391K e HEL 10D471K) Terametro 5kV - MI 2077, marca Metrel; 2 cabos banana-jacar (positivo e negativo); Placa polimrica(proteo). Medida da resistncia em funo da voltagem (teste do patamar de potncia)

Tal ensaio tem como objetivo determinar o grau de fadiga eltrica nos varistores, mediante elevao sequencial de tenso (razo de voltagem de 1:5). Sendo, em cada patamar, induzida uma mesma diferena de potencial eltrico (Fig. 2).

Figura 2 Processo tpico de ensaios de patamar de potncia. ! 3.2. Teste de tenso limite

O teste de tenso limite basea-se na aplicao de uma tenso de fadiga at o colapso dieltrico do dispositivo avaliado. Este, por sua vez, ocorre na forma de um aumento sbito da corrente volumtrica do isolante, para alm do limite predefinido. As etapas das medidas de tenso limite so indicadas nas curvas de tenso em funa do tempo (Fig. 3).

Figura 3 Procedimento de medida para teste de tenso limite. 4. Procedimento Determinar a curva caracterstica I-V dos varistores mediante teste do patamar de potncia, nas seguintes condies experimentais: Tempo de patamar: 1,0 min;

Tenso nominal: 50, 100, 150, 200, 250, 300, 400, 500, 600, 750, 800, 1000 V.

Assim, deve-se anotar os valores de tenso nominal (V), tenso de teste (V) resistncia (!) e corrente (A). Por fim, determinar os valores de tenso limite dos varistores ensaiados, segundo ensaio de tenso suportvel, aplicando uma corrente de 1,0 mA. 5. Anlise dos dados e relatrio tcnico O relatrio dever conter, de maneira clara e sucinta, as seguintes informaes: Identificao gerais do autor; Fundamentao terica dos tpicos abordados (teorias, equaes, exemplos de aplicao, etc.) Objetivos e metas propostas para experimentao prtica; Lista de equipamentos e dispositivos utilizados. Esquemas e procedimentos utilizados durante o desenvolvimento dos ensaios; Dados obtidos e resultados alcanados; Concluses finais; Bibliografia empregada.

Вам также может понравиться