Вы находитесь на странице: 1из 6

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor so as denominaes empregadas em referncia ao rol de direitos dos autores sobre suas

obrasintelectuais, sejam estas literrias, artsticas ou cientficas. Segundo a doutrina jurdica clssica, nesse rol encontram-se direitos de natureza pessoal e patrimonial, tambm denominados, respectivamente, direitos morais e direitos patrimoniais.

Hoje em dia, com a tecnologia avanada e grande nmero de informaes que circulam atravs de veculos miditicos, principalmente pela internet, fcil encontrar o que procuramos, especialmente textos, msicas e imagens de terceiros. Ao produzirmos um contedo comum tomarmos como referncia trabalhos de outras pessoas. No entanto, alguns acabam confundindo exemplo com apropriao. Na hora de utilizar referncias (como, por exemplo, uma imagem que pode servir de base para a criao de outra) necessrio que a pessoa tenha cautela para no fazer uso de uma obra que no seja de sua prpria autoria e assim evitar problemas ou situaes constrangedoras, embora algumas vezes elas ocorrem. E, para que haja uma orientao prvia do que no permitido fazer e amparo em casos de uso indevido de imagem e apropriao indevida de contedo, existe a Lei de Direitos Autorais. Baseando-se nela, a parte que se sentir lesada poder defender a criao de suas ideias e obra quando possvel. Mesmo que muitas vezes seja difcil provar a autoria de um contedo, medidas e precaues podem ser tomadas para que enganos no sejam cometidos e listamos abaixo algumas situaes e dvidas que podem surgir sobre o assunto. No entanto, como a abordagem ampla e cada caso requer uma anlise especfica, o ideal consultar um advogado. Sobre os direitos autorais, qual a diferena entre os Direitos de Autor e Direitos Conexos?
Os direitos autorais incluem os direitos do autor (que o criador da obra, sempre pessoa fsica) e os direitos conexos, assim chamados os direitos "vizinhos" aos direitos de autor, que so os direitos dos artistas (o que interpreta e executa); dos produtores fonogrficos e das empresas de radiodifuso.

Qual o prazo de durao dos direitos autorais e quando eles passam a ser considerados de domnio pblico?
Segundo a lei autoral em vigor, o prazo de proteo de uma obra intelectual (regra geral - art.41 LDA) de 70 anos a contar de 1 de

janeiro do ano seguinte morte do autor. A partir de ento, a obra cai em domnio pblico. H vrias situaes especiais em que o prazo diferente ou contato de forma diversa, como indicado na lei (obras fotogrficas, cinematogrficas, programas de computador etc.).

Na internet, as informaes so rpidas e muito acessveis, muitas vezes vindas de fontes no confiveis. Como checar a veracidade da informao coletada neste meio?
O fato de uma informao ou foto estar disponvel na internet no significa que ela possa ser livremente reproduzida, tampouco que seja veraz. O profissional de comunicao, por exemplo, dever ser to zeloso com a checagem e rechecagem das informaes virtuais disponveis na internet como ele costuma ser no mundo real.

Se algum estiver montando um site e pegar alguma foto ou desenho da internet, que no so gratuitos, e fizer algumas modificaes h violao de direito de imagem ou apropriao indevida de contedo? A pessoa poder ser penalizada?
A pessoa que reproduz em seu site obra fotogrfica encontrada na internet sem permisso para esse uso (seja por meio de bancos de imagens que autorizam o uso gratuitamente, seja por licena creative commons), viola direitos patrimoniais de autor. Se, ainda por cima, ela modifica essa obra, est tambm ofendendo a integridade da obra e, consequentemente violando um direito moral de autor. Portanto, h duas violaes neste caso: de direito patrimonial de autor (pelo uso no autorizado) e de direito moral de autor (pela ofensa integridade da obra).

Quais exemplos no so considerados uma violao aos direitos autorais?


Os direitos autorais no so ilimitados. As limitaes (situaes em que o uso de uma obra intelectual protegida permitido, mesmo sem autorizao do autor e/ou titular) esto previstas no artigo 46 da Lei de Direitos Autorais. Dois exemplos: a cpia de pequenos trechos de obra para uso prprio do copista; a citao de passagens de obra alheia nos meios de comunicao para fins de crtica, estudo ou polmica.

Os tpicos IX e X da LDA citam que ilustraes, cartas geogrficas e outras obras da mesma natureza so materiais protegidos por Lei, mas muito utilizados em trabalhos, principalmente nos escolares. Como se

deve proceder ao utilizar um mapa para ilustrar um trabalho de geografia, por exemplo? Somente citar a bibliografia suficiente?
Dificilmente um trabalho escolar de geografia daria algum problema para o estudante, mas a reproduo de um mapa (no que ele tem de original, como suas ilustraes, legendas e demais particularidades) publicado num atlas sem autorizao do titular nem crdito do autor em uma publicidade, por exemplo, constitui sem dvida alguma uma violao de direitos autorais.

Se alguma empresa ou instituio descobrir o uso indevido, como por exemplo, de um programa de computador utilizado sem licena em uma residncia, quais providncias ela dever tomar? (De acordo com o tpico XII, do artigo 7, da LDA).
No Brasil as empresas de software no vm acionando as pessoas fsicas por violao de software, mas apenas as empresas. Embora eu entenda que a utilizao residencial de um software pirata (cpia nica para uso prprio) no tipifique crime (vide art.184, 4 do Cdigo Penal) ela constitui um ilcito civil e pode dar margem a uma ao de obrigao de no fazer, cumulada com perdas e danos.

Como algum pode provar ser o autor de uma obra, caso esta seja copiada por outra pessoa?
Em primeiro lugar, somente as obras literrias ou artsticas so protegidas pelo direito autoral. No caso das obras cientficas, somente se protege seu contedo literrio ou artstico. O autor de obra indita deve ter meios de provar que, efetivamente, foi o criador da obra. Nesse sentido o registro da obra na Biblioteca Nacional (ou outros orgos encarregados do registro de obras de outras naturezas), que no obrigatrio, uma boa precauo, embora no seja constitutivo de direito.

Quais exemplos poderiam ser citados como uso indevido de imagem e violao da Lei dos direitos autorais?
Exemplos de violao de direitos autorais vemos todos os dias, at mesmo nas ruas, onde camels vendem CDs e DVDs "piratas". Um exemplo interessante de uso indevido de imagem (no caso, uso de imagem fora de contexto) foi a reproduo em 2005 de foto de uma modelo e atriz brasileira (desfilando em uma escola de samba) em jornal ingls, no em matria sobre a modelo, nem sobre o carnaval brasileiro, mas para ilustrar artigo sobre a demisso de diretores de uma empresa de carros alem, que utilizaram dinheiro da empresa para pagar prostitutas brasileiras em viagem ao Brasil.

A lei de Direitos Autorais est do lado dos fotgrafos, e por isso muito interessante sabermos o que ela diz. Assim tambm temos mais noo de como vender nossas fotos e como elas podem ser usadas pelos nossos clientes. Para entender tudo isso, vamos por partes:

A fotografia Obra Intelectual


E protegida pela lei. Est escrito no art. 7., inc. VII, da Lei 9610/98: So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

VII as obras fotogrficas e as produzidas por qualquer processo anlogo ao da fotografia;

Isso quer dizer que uma foto tirada por voc protegida por essa lei, simplesmente por ser uma fotografia. Qualquer fotografia, feita a qualquer tempo, em negativo ou carto de memria, em Celular ou DSLR todas elas so protegidas por essa lei.

E que direitos possuo como autor?


Os direitos inalienveis do autor so chamados de Direitos Morais. De acordo com o Art. 24 da Lei dos Direitos Autorais voc, como autor da fotografia, tem os seguintes direitos (meus comentrios em negrito):

I o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; II o de ter seu nome, pseudnimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilizao de sua obra; (ou seja: crditos devem ser dados sempre.) III o de conservar a obra indita; IV o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificaes ou prtica de atos que, de qualquer forma, possam prejudicla ou atingi-lo, como autor, em sua reputao ou honra; (o que eu sempre digo de vender fotos em CD) V o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada; VI o de retirar de circulao a obra ou de suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando a circulao ou utilizao implicarem afronta sua reputao e imagem; (se voc permite o uso de uma foto tirada por

voc, na internet, mas resolvem usar em um site de pornografia infantil voc pode na hora pedir a retirada, e ningum pode reclamar.)

VII o de ter acesso a exemplar nico e raro da obra, quando se encontre legitimamente em poder de outrem, para o fim de, por meio de processo fotogrfico ou assemelhado, ou audiovisual, preservar sua memria, de forma que cause o menor inconveniente possvel a seu detentor, que, em todo caso, ser indenizado de qualquer dano ou prejuzo que lhe seja causado.

1 Por morte do autor, transmitem-se a seus sucessores os direitos a que se referem os incisos I a IV. 2 Compete ao Estado a defesa da integridade e autoria da obra cada em domnio pblico. 3 Nos casos dos incisos V e VI, ressalvam-se as prvias indenizaes a terceiros, quando couberem.

Art. 27. Os direitos morais do autor so inalienveis e irrenunciveis. (no adianta querer escapar, se voc fez a foto ela tua e ponto final, nem se voc quiser esses direitos passam a ser de outra pessoa!)

Caso no tenha ficado claro: os Direitos Morais no podem ser vendidos, repassados ou qualquer coisa assim. Esses so os direitos seus e de mais ningum, nem que voc no queira!

Quais direitos eu posso vender?


Para que sua foto seja usada por outras pessoas/empresas o Fotgrafo vai ceder o direito de uso, chamado oficialmente de Direito Patrimonial. o direito de quem vai usar, modificar ou divulgar a sua obra para qualquer fim. Lembre-se: qualquer tipo de uso tem que ser previamente permitido pelo fotgrafo, com tudo acertado em contrato. Abaixo alguns exemplos de usos que devem ter a aprovao prvia do fotgrafo, no Art. 29:

I a reproduo parcial ou integral; II a edio; VI a distribuio, quando no intrnseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou explorao da obra; VII a distribuio para oferta de obras ou produes mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para perceb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso s obras ou produes se faa por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usurio; X quaisquer outras modalidades de utilizao existentes ou que venham a ser inventadas.

Como pode ver quaisquer outras modalidades de uso que existem ou que venham a ser inventadas esto nesta lista. Ou seja: QUALQUER uso deve ter a autorizao do autor da foto. E mais: esse uso deve ser muito bem especificado no seu contrato, contendo o meio (aonde vai ser usada sua foto? Internet? Revista? Outdoor?) e o tempo (por quanto tempo seu cliente poder usar a foto? 1 ano? Dez anos? 20 anos?) Assim fica claro que no vendemos fotos para nossos clientes e sim vendemos os direitos de uso dessas fotos.

E se temos pessoas ou objetos nas fotos?


Para poder usar essa foto (tanto voc quanto o seu cliente) preciso fazer um outro contrato, pois a pessoa fotografada tem o Direito de Imagem dela. Funciona do mesmo jeito: vai ser feito um contrato com a Licena de Uso de Imagem, da mesma forma que foi feito para o uso da sua foto. Ou seja: a modelo que est usando as roupas do seu cliente precisa tambm permitir o uso da imagem dela em meio e tempo determinados (aonde e por quanto tempo.) Assim tambm acontece se na sua foto aparecer qualquer objeto de autoria conhecida (como uma garrafa da Coca Cola) o responsvel pelo objeto deve dar a Licena de Uso da Imagem deste objeto.

Вам также может понравиться