Вы находитесь на странице: 1из 2

A CONTABILIDADE FUNCIONA E INDISPENSVEL

A sociedade brasileira, a partir de janeiro de 2003, com a vigncia do atual Cdigo Civil, passou a viver sob nova formulao jurdica, que exigiu profunda mudana de cultura e de formalidades nas aes empreendidas, principalmente no que diz respeito a conceitos de gesto e de preservao do patrimnio das empresas como entes sociais. Assim, as aes devem estar revestidas de prudncia e de reviso interna nos controles. Neste sentido, a Contabilidade apresenta-se como elo que sustenta a transparncia entre os setores da sociedade, da rea privada, pblica e dos governos. Destacam-se entre os pontos de maior relevncia:

Contabilidade para Fins Gerenciais


fundamental ao empresrio a consistncia das informaes para tomada de decises. Esta consistncia de informaes somente a Contabilidade oferece, por meio de dados cientcos e tcnicos, que melhor conduzem deciso, ao planejamento, visando a preservar o patrimnio.

As informaes fornecidas pela Contabilidade so indispensveis para a orientao dos atos de gesto das empresas e de rgos pblicos.

Uma empresa sem Contabilidade uma entidade sem memria, sem identidade e sem condies de estabelecer metas e alcanar objetivos. O estado democrtico de direito tem por princpio a liberdade de expresso e informao. A Contabilidade sustenta o sistema de informaes da produo nacional, assim como a origem e a aplicao dos recursos o sentido lgico para o desenvolvimento socioeconmico do Estado/ Nao. Esta viso ainda representa uma das carncias de vontade poltica que precisa ser compreendida e assimilada, porque a aplicao de seus conceitos vai alm de um vis simblico ou de uma tcnica para simplesmente atender a burocracia scal/ tributria.

Contabilidade para Prevenir Situaes de Risco


Uma empresa com diculdades nanceiras tem o direito de buscar a recuperao judicial ou extrajudicial (Lei n 11.101-05). Em qualquer hiptese, mesmo sendo ME, EPP ou empresa GERAL obrigada, como requisito para instruir o Pedido Judicial com a juntada das demonstraes contbeis e demais documentos complementares, conforme previsto no art. 51, inciso II, ou no 2, dentre outros. As penalidades previstas na nova Lei de Falncias so severas e praticamente se referem falta de comportamento transparente na gesto do empresrio e na formalidade da escriturao contbil (Lei n 11.101, arts. 168 a 182).

Contabilidade por Exigncia Formal e Legal


Assim, diante do vigente ordenamento jurdico de nosso Pas, a Contabilidade que assegura a todo gestor o direito da prova, do cumprimento de suas obrigaes sociais, como cidado, como homem de sucesso nos negcios e, aos governantes, o cumprimento do dever de informar sociedade os atos da Administrao. Estende-se, inclusive, s prestaes de contas das campanhas eleitorais.

Somente Contadores e Tcnicos em Contabilidade registrados e em situao regular em Conselho Regional de Contabilidade esto habilitados ao exerccio das atividades contbeis.

CONFIE SUA EMPRESA A UM PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE OU A UMA ORGANIZAO CONTBIL.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Rua Baronesa do Gravata, 471 90160-070 Porto Alegre-RS Fone/fax: (51) 3254-9400 crcrs@crcrs.org.br www.crcrs.org.br
Atualizao nov./2010.

Centro de Cultura Contador Dr. Olivio Koliver Rua Baro do Gravata, 301 90050-330 Porto Alegre-RS Fone/fax: (51) 3228-1953 Consulte a Biblioteca Virtual na pgina do CRCRS: www.crcrs.org.br

Вам также может понравиться