Вы находитесь на странице: 1из 5

A Lngua na mdia:uma problematizao

Autores Edina Cristina de Sousa Ignacio Elizabeth Maria Alcantara

1. Introduo O ensino, como sabemos, mas s vezes esquecemos, no funo exclusiva da escola. Atualmente, ensinamos e aprendemos, de maneiras diferentes e tambm de modos variados, as mais diversas lies. Se tomarmos como exemplo a mdia, observamos que ela constitui fonte de muitos ensinamentos e aprendizagens, incluindo em questes de lngua e linguagem. Quando pensamos em lngua, vale lembrar, que ela tratada no somente nas colunas especializadas no assunto, como a dos gramticos Professor Pasquale Cipro Neto e do Professor Srgio Nogueira, ambos com presena constante na mdia impressa e tambm na televisiva: os dois so responsveis por quadros com fins educativos em emissoras de TVs. Cabe perguntar-nos, ento, qual o tratamento dado lngua na mdia e pela mdia? Na maioria das vezes, essa mesma mdia enraza as idias que divulga na tradio normativa ocidental, seguindo compndios como os do professor Celso Cunha e Evanildo Bechara, sem mencionar outros, tidos como mais didatizados, nos quais se enquadram Ulisses Infante, Ernani Terra e o prprio Cipro Neto. Paralelamente a isso, temos, caminhando na oposio, um outro tipo de gramtica, que criticando modelo anterior, nada tem de normativo, mas que enfatiza o objetivo de registrar e analisar os mltiplos usos da lngua, em suas variantes, sem fazer qualquer julgamento de valor. Trata-se da gramtica descritiva, como as elaboradas pelo professor Mrio Perini e tambm a da professora Maria Helena Moura Neves, entre outros autores. As gramticas descritivas e seus respectivos autores no visam ensinar a falar e escrever corretamente, mas esto inscritos em uma tradio bem mais recente que a anterior: tradio da Lingstica, a cincia que toma a lngua como seu objeto, cincia inaugurada por Saussure, aps a publicao pstuma, feita por seus alunos, de seus estudos reunidos sob o ttulo Curso de Lingstica Geral, no incio do sculo XX.

2. Objetivos O objetivo desse artigo problematizar o tratamento dado lngua pela mdia. Em que tradio se funda as concepes presentes nas diferentes matrias em que aparecem questes de lngua? Na antiga Gramtica Tradicional ou na Gramtica Descritiva, de base lingstica, isto cientifica?

3. Desenvolvimento As gramticas normativas (tradicionais) aquelas que determinam o uso considerado padro e as gramticas descritivas (fundamentadas pela lingstica) as quais consideram as variaes regionais, sociais, histricas e estilsticas dos falantes apresentam diferentes maneiras de se conceber a lngua.

1/5

A concepo defendida pelos gramticos de linha tradicional aquela que toma a lngua como algo fechado, como um conjunto de normas e regras as quais os falantes devem seguir, obedecer, acarretando assim imposies sobre comportamentos lingsticos: como falar e escrever para que se fale e escreva bem e corretamente. Cria-se, assim, um ideal de uso da lngua, a norma culta, ideal, cujas regras seriam ensinadas nas escolas atravs dos compndios pedaggicos. No final, esse ideal de lngua acaba se identificando com a prpria lngua portuguesa. Assim, os usos que estiverem fora do ou em oposio com o prescrito pelas gramticas passam a ser considerados como no sendo portugus. Por isso, to comum ouvirmos falantes do Portugus declarando: Eu no sei falar Portugus. Por outro lado, a lingstica estudo cientifico da lngua(gem) percorre outros caminhos, atm-se multiplicidade dos aspectos da lngua, suas variedades e dialetos, atenta a fatores scio-econmicos e culturais, sem fixar qualquer julgamento de valor. Antes de mais nada, a lingstica considera a lngua como uma ferramenta pronta: uma ferramenta que ns criamos exatamente enquanto vamos usando ela (BAGNO,2002:26). A lingstica busca explicar as variaes lingsticas, variaes de diferentes tipos: histrica, geogrfica, social e estilstica. Para ilustrar, temos em algumas pronuncias e construes gramaticais atestadas em textos legitimados: dereito e frecha so comuns e perfeitamente gramaticais na Carta de Caminha. Hoje so lidas como exemplos de arcasmos lxicos intrnsecos, de aspectos grficos. Contudo, quando um menino fala frecha, brusa, pranta, etc, tais formas so consideradas erradas, pois hoje, deve-se falar flecha, blusa e planta. As primeiras formas so percebidas atualmente pelos defensores do bem falar como traos de uma variante socialmente inferior. O que est permeando esta concepo de lngua a noo de erro que permite considerar os falantes como ignorantes ou errados, e que existem lnguas pobres em lxico. Os falantes no esto errados, mas, sim, adquirem as variedades lingsticas prprias de sua comunidade lingstica, do ponto de vista da regio e de classe social. Desse modo, a lngua e suas variaes so concebidas como inseparveis, e a diversidade, para a sociolingstica rea dentro da lingstica, que trata especificamente das relaes entre a linguagem e a sociedade -, uma qualidade que contribui a riqueza do fenmeno lingstico.

Diferentemente do que sugerem as gramticas normativas, ao prescreverem as regras para o uso correto da lngua, como por exemplo, nem sempre o verbo concorda com o sujeito. Do ponto de vista diacrnico, Scherre (2005:85) explica: verdade que quase todas as gramticas normativas afirmam que tem de haver plural no verbo das construes do tipo vendem-se casas. Mas tambm verdade que [...], mesmo no texto escrito por Cames, este tipo de construo aparece com o verbo no singular: ...o mar remoto navegamos, que s dos feos focas se navega (Cames, Luis, I, 52, apud Naro). Ningum acusaria Cames de ter escrito errado, mas aceitaria a construo e a consideraria como um arcasmo. Mas se uma criana diz: Os tomate apodreceu, ela comete um erro lingstico, ela ignora as normas de bem falar da Lngua Portuguesa, independentemente de haver regularidade na sua fala, pois ela diz: Os meninos ta dormino, As casa amarela, As vizinha acordou doente. Os lingistas, como Scherre, defendem importantes pressupostos da lingstica moderna: todas as lnguas variam e que todas as lnguas tambm mudam. Para eles a lngua, seja ela falada ou escrita, tomada como sendo varivel, ou seja, sujeita as variaes e no uniforme. So os falantes que fazem a lngua. Segundo Mussalim: (...) existe sempre um conjunto de variedades lingsticas em circulao no meio social. Aprende-se a variedade a que se exposto, e no h nada de errado com essas variedades. Os grupos sociais do continuidade a herana lingstica recebida (MUSSALIM,2001:42). No entanto, a gramtica normativa s considera a lngua produzida por determinados sujeitos sociais, classificados como cultos e de prestigio os autores cannicos, por exemplo - , sendo guiados pela modalidade escrita. Contrariamente a isso, justamente essa inconstncia da lngua, a variao e a

2/5

mudana, que a gramtica normativa desconsidera, vendo-a como uma degenerao, um empobrecimento por parte daqueles que no seguem suas imposies. Os movimentos da linguagem humana podem ser explicados tambm pelos contatos entre diferentes lnguas diferentes, surgem ento os emprstimos. Como por exemplo, os emprstimos de outras lnguas, os quais aqui no Brasil, atualmente, concentram-se em palavras de origem inglesa.

4. Resultados

4.1. Apresentao do corpus Um exemplo de como a mdia trata as questes lingsticas de forma tradicional de modo normativo e, s vezes, preconceituoso e de como tal abordagem atrita com os ensinamentos da lingstica, provocando a reao dos pesquisadores dessa cincia, pode ser observada na polemica entre estes e a revista Veja, na edio n 1752, de novembro de 2001, em matria intitulada Falar e escrever, eis a questo, do jornalista Joo Gabriel de Lima. Em resposta, Marcos Bagno, lingista e atual professor da universidade de Braslia, enviou uma carta redao do mesmo veculo jornalstico, datada em 04 de novembro de 2001, que no foi publicada no peridico, mas que est disponibilizada no site do lingista.

4.2 Anlise a reportagem de Veja deixa bem claro que posio defende. Bajulaes e atribuies de mrito so rasgadas ao Pascuale Cipro Neto assumido e conhecido defensor da norma culta -, que, segundo Lima, no o nico que ficou conhecido nacionalmente por ensinar os brasileiros a falar e escrever melhor. Quando o jornalista menciona falar e escrever melhor, deve estar se referindo a ter uma melhor dico e uma boa caligrafia, espero. Pois, do ponto de vista da lingstica, todos os falantes utilizam para suas interaes regras, regularidades, como acima se exps frecha, brusa e pranta e, assim o fazem, sem estarem dependentes das imposies normativas, mas porque aprenderam a variedade a que foram expostos, e no h nada de errado com ela, conforme Mussalim. Por isso, no podem nem devem ser taxados de ignorantes, nem devemos julgar seu uso como errado. Equivocado afirmar, e divulgar tal afirmao pela imprensa, que deve haver algum responsvel por ensinar os outros a falarem direito. Conforme afirma Marcos Bagno, em sua resposta reportagem de Lima, a mdia continua a dar as costas investigao cientifica da linguagem, preferindo consagrar-se divulgao e sustentao das supersties, mitos e esteretipos que circulam na sociedade ocidental h

3/5

mais de dois mil anos E Bagno continua, agindo dessa maneira, a imprensa acaba prejudicando, e por que no diria, menosprezando um trabalho cientfico, que j dura anos, o da lingstica, que consiste em explicar os fenmenos da variao da nossa lngua, seus dialetos e tambm os fatores socioeconmicos e culturais que intervem em uma comunidade de falantes. Defensor da mesma causa que Bagno, o tambm lingista e professor Srio Possenti, em um artigo para o site PrimaPgina, saiu em defesa da Lingstica e reforou as crticas reportagem da revista. Deixando bem claro que est publicando seu protesto em uma mdia eletrnica por considerar improvvel sua publicao no mesmo veculo que o jornalista utilizou. Para Possenti o tratamento dado linguagem completamente diferente do que o que a mdia dedica a outros campos, como qumica, fsica ou astrologia. Possenti aponta alguns pontos que considera mais graves na reportagem da revista, como o fato dos variacionistas serem taxados como relativistas e completamente opostos ao padro lingstico. Segundo o jornalista Joo Gabriel de Lima: O que esses acadmicos preconizam que os ignorantes continuem a s-lo. Que percam oportunidades de emprego e a conseqente chance de subir na vida por falar errado A isso Possenti contrape: De fato, no h um s variacionista que no seja adepto do ensino do padro lingstico nas escolas. Talvez eles divirjam, at entre si mesmos, quanto aos mtodos para atingir o alvo. Enfim, a aluso aos lingistas, na matria da Veja, extremamente contraditria e equivocada. Na maioria das vezes, para no dizer sempre, as crticas dirigidas aos lingistas partem de profissionais que assumem abominar a corrente variacionista. Mas se realmente pensam, por exemplo, que a dificuldade com a clareza um trao cultural no Brasil e que o esquerdismo de meia-pataca, que idealiza tudo o que popular, como podem critic-los sem realmente conhece-los? Os lingistas, defensores do variacionismo, no ensinam que se deve dizer frecha ao invs de flecha, mas defendem, aps anos de srias pesquisas, que construes desse tipo no esto erradas, que j constituram o uso consagrado, e que ainda hoje um fenmeno regular na variante de muitas comunidades lingsticas. Sem ser abertamente oposta ao trabalho dos lingistas, a reportagem da Veja, cita, ainda que muito brevemente, o lingista Luiz Antonio Marcuschi, uma referencia aos estudos de Oralidade e Lingstica Textual, entre outros assuntos fundamentais para essa cincia. Porm exalta a figura do Cipro Neto, que prope solues para as dvidas relativas ao uso correto da lngua. Quanto a esse descaso para com uma cincia, Bagno sugere a Veja, e mdia no geral, uma igualdade na atribuio de espao, que assegure aos especialistas da lngua condies de mostrar suas pesquisas e o conhecimento por eles produzidos.

4/5

5. Consideraes Finais Essa polmica evidencia que a mdia realmente, como protestam os lingistas, desempenha uma atitude injusta para com a lingstica. Contudo no se pode negar que ela seja uma forma de se divulgar conhecimentos, de ensinar. Atualmente no se denomina apenas escola como instituio de divulgao do saber. A mdia por atingir a sociedade, de maneira diferente da escola, deveria preocupar-se mais com o modo como aborda as questes de lngua, pois pode estar difundindo erros na perspectiva cientifica, e at mesmo propagando preconceitos.

Referncias Bibliogrficas BAGNO, Marcos Lngua Materna : letramento, variao e ensino. Ed. Parbola, So Paulo, 2002 BAGNO, Marcos Carta de Marcos Bagno para revista Veja. Disponvel em site: www.terra.com.br, 04 Nov LIMA, Joo Gabriel de. Falar e escrever, eis a questo. Expressar-se em portugus com clareza e correo uma das maiores dificuldades dos brasileiros. A boa notcia que muitos esto conscientes disso e querem melhorar. Revista Veja, edio 1725. MUSSALIM, Fernanda, et alii. Introduo lingstica: domnios e fronteiras. Ed. Cortez, So Paulo, 2001. POSSENTI, Srio Longa matria. Disponvel em site: www.primapagina.com.br, 06 Nov SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variao lingstica, mdia e preconceito. Ed. Parbola, So Paulo, 2005.

5/5

Вам также может понравиться