Вы находитесь на странице: 1из 16

TEXTO APROVADO PARA O SIMPSIO NETE

A RELAO ENTRE TRABALHO, TEMPO LIVRE E LAZER.


AUTOR: LUIZ ALBERTO DE SOUZA FERREIRA PINTO - CEFET/MG

Resumo

Esse trabalho contribui para a compreenso da interao do Trabalho com o Lazer. Toma o Lazer, atravs do Tempo-Livre, como algo altamente relevante em toda histria da humanidade. Contribui, tambm, na compreenso da possibilidade da relao entre Trabalho, Tempo Livre e Lazer, tomando estes processos como momentos de crescimento humano, numa imprescind vel relao de complementaridade entre si. !estaca-se, tambm, uma interlocuo com a "rea de Educao.

Pa a!"a#-$%a!&# Trabalho $ Capitalismo $ Tempo Livre $ Lazer.

%. &reve conceitualizao, historicizao e problematizao do Trabalho e do 'Tempo Livre(


A categoria Trabalho uma das mais centrais na sociologia, na filosofia, principalmente quando fundamentadas nos pressupostos de base marxiana. Mas, o que o Trabalho? Para responder a essa questo necessrio no apenas conceituar essa categoria, mas tambm situa la historicamente. Tambm necessria uma compreenso do que se!a o ser humano. "amos come#ar por a$. Para Marx e di%ersos outros autores no h um ser humano ideal. & homem um ser hist'rico social. (eus %alores, suas concep#)es, suas necessidades so condicionadas pela sua poca, pela sua exist*ncia real. Mas, o ser humano no apenas produto de seu contexto social, tambm su!eito. Assim, ele produ+ e produ+ido pelas condi#)es concretas de sua exist*ncia. ,este processo, o Trabalho o elemento decisi%o, essencial. -stabelece o %inculo teoria e pratica fundamental . compreenso da realidade social e material. Atra%s do Trabalho o homem cria as condi#)es de transforma#o da realidade e de sua autotransforma#o. & Trabalho , ento, prxis/. 0A1A,2A, /334, s5p6. Mas, ser apenas isso mesmo o Trabalho? (er s' cria#o e autocria#o? ,o este o entendimento fundamentado no pensamento marxiano. Marx no tinha do Trabalho uma %iso idealista e o situou historicamente, utili+ando para isso outras categorias auxiliares 7 Trabalho concreto5Trabalho abstrato, Trabalho prescrito5Trabalho real, etc. Marx, sempre caracteri+ou o Trabalho como duplas dicot8micas, mas no dissociadas uma das outras. & Trabalho ento um processo contradit'rio.
& Trabalho pode conter duas dimens)es, dependendo das condi#)es concretas de sua reali+a#o. 9ma primeira dimenso construtora, emancipadora. : o Trabalho concreto de Marx, %oltado para a produ#o de produtos e para a satisfa#o de necessidades humanas, contribuindo para a reali+a#o do indi%iduo enquanto criador e transformador do seu meio. Para isso, o Trabalho no de%e tra+er em seu bo!o a separa#o entre concep#o e execu#o, atribuindo as a pessoas diferentes, pro%ocando assim a separa#o entre teoria e pratica, ainda que %alha a ressal%a de ;ramsci de que no ha ati%idade humana com completa aus*ncia da consci*ncia. 0A1A,2A, /334, s5p6.

-, a mesma autora afirma ainda sobre o Trabalho concreto que <0...6 o Trabalho libertador no retira do trabalhador a compreenso dos ob!eti%os do seu Trabalho, nem o dom$nio do processo global da produ#o, bem como a ele permite usufruir do produto de seu Trabalho< 0A1A,2A, /33=, p./>?6. Mas, como ! foi afirmado anteriormente, o Trabalho no s' constru#o, produ#o, liberta#o. 2 outra dimenso no Trabalho, alienante, opressora. Assim, A1A,2A 0/33=, p. />@6 %ai caracteri+ar essa outra dimenso do Trabalho.
%

)ara a autora acima, o conceito de pr"*is, retirado de +,-.+ /%010, p. 2324 o seguinte# 5/...4 na sua ess6ncia e universalidade /...4 a revelao do segredo do homem como ser autocriativo, como ser 7ue cria a realidade /humano-social4, 7ue, portanto, compreende a realidade /humana e no humana, a realidade na sua totalidade4. 8 pr"*is do homem no a atividade pratica contraposta 9 teoria, determinao da e*ist6ncia humana como elaborao da realidade5.

,as condi#)es de exist*ncia da propriedade pri%ada, o trabalhador no tem condi#)es de interferir sobre os ob!eti%os e produtos de seu Trabalho e at mesmo dominar o pr'prio processo de produ#o. ,estas circunstAncias, o Trabalho transforma se em algo alheio, alienante, embrutecedor, desinteressante e fonte de sofrimento para o trabalhador. -, transforma se tambm num empecilho para o fortalecimento dos %$nculos entre os homens, para o trabalhador reconhecer se como criador e transformador. Bontribui para o isolamento humano, para o estranhamento do homem enquanto g*nero. 1edu+ se, assim, a um simples mecanismo de sobre%i%*ncia.

: quando ocorre o fen8meno da aliena#o. "ale a pena reprodu+ir integralmente a defini#o desse fen8meno, queC
(ignifica separa#o ou a perda sofrida pelo trabalhador de uma parte do seu ser, de sua ati%idade, da sua constru#o humana. Ao se su!eitar ao processo de Trabalho capitalista, sofre um processo ob!eti%o de desapropria#o de si, to mais profundo quanto mais rique+a produ+ir. ,essas circunstAncias, a aliena#o se manifesta em tr*s dimens)esC /6 em rela#o aos produtos do Trabalho 7 o trabalhador no detm a propriedade nem o controle sobre os frutos do seu Trabalho, no determina o que nem o porqu* do que produ+idoD E6 em rela#o . ati%idade de Trabalho 7 o trabalhador no controla como o produto produ+idoD participa como executor, de um processo concebido por outrosD F6 em rela#o . espcie 7 o trabalhador ao se su!eitar a esse processo de desapropria#o de si no se desen%ol%e plenamente como ser humano. & Trabalho se transforma, ento, em ati%idade lesi%a, desinteressante e em fonte de sofrimento para o trabalhador, um empecilho para forma#o humana e dos %$nculos humanos, pois a aliena#o pro%oca o isolamento social do indi%$duo. & sentido do Trabalho se redu+, torna se um mero meio de subsist*ncia. 0A1A,2A, E>>>a, p. /?6

Ge+ sempre parte da l'gica do capital a explora#o maior poss$%el da for#a de Trabalho, conseguindo, assim, maiores $ndices de mais %aliaE. Para isso tenta sempre conseguir mecanismos como a elimina#o da porosidade do Trabalho, a extenso do tempo de Trabalho, etc. -, sem dH%ida, tem no a%an#o cient$fico e tecnol'gico um instrumento important$ssimo para intensificar a produti%idade do Trabalho. -sse sistema de produ#o passou por diferentes fasesC a coopera#o simples e complexa, a manufatura, o sistema fabril e, mais recentemente, o toIotismo com a utili+a#o de tecnologias de base informacional e comunicacional. Assim, na coopera#o, o trabalhador ainda detinha o controle do processo de Trabalho e o mesmo detinha os instrumentos de Trabalho, mas no detinha o controle sobre seu produto. & capitalista encomenda%a e compra%a o produto e, inicialmente, o trabalhador reali+a%a a produ#o integral do que era produ+ido 0coopera#o simples6. Jepois, para intensificar a produ#o, introdu+ se a di%iso das
2

'Conceito :undamental da economia pol tica mar*ista, 7ue consiste no valor do Trabalho no pago ao trabalhador, isto , na e*plorao e*ercida pelos capitalistas sobre seus assalariados /...4 -endo a :ora de Trabalho uma mercadoria cu;o valor determinado pelos meios de vida necess"rios 9 subsist6ncia do trabalhador /alimentos, roupas, moradia, transporte, etc4, se este trabalhar alm de um determinado n<mero de horas, estar" produzindo no apenas o valor correspondente ao de sua :ora de Trabalho /7ue lhe pago pelo capitalista na :orma de sal"rio4, mas tambm um valor a mais, um valor e*cedente sem contrapartida, denominado por =ar* de mais-valia. > desta :onte /o Trabalho no pago4 7ue so tirados os poss veis lucros dos capitalistas /industriais, comerciantes, agricultores, ban7ueiros, etc4, alm da renda da terra, dos ;uros, etc.( /-8?T,@,, 23334

ati%idades e o trabalhador passa a reali+ar parte da ati%idade para produ+ir um produto 0coopera#o complexa6. Jepois, com a manufatura, surgem as primeiras mquinas, especialmente os teares e a di%iso do Trabalho intensificada. Jessa forma, o trabalhador perde, paulatinamente, o controle do processo de Trabalho.
A di%iso do Trabalho do per$odo manufatureiro tra+ consigo, portanto, a di%iso entre mo e crebro, entre o pensar e o fa+er. Assim, no s' o Trabalho se di%ide, mas ao se separar, cinde o pr'prio homem. 0MAB2AJ&, /3@3, p.E/6.

Bom a emerg*ncia e generali+a#o do sistema fabril, ocorre a introdu#o da maquinaria que pro%oca a substitui#o, cada %e+ maior, das opera#)es humanas pela mquina. TaIlor e Gord, dois engenheiros americanos, no in$cio do (culo KK, elaboraram o que ficou conhecida como a Administra#o Bient$fica do Trabalho, pro%ocando ganhos antes inimagin%eis pelos capitalistas.
-, na busca de limitar ao mximo a porosidade do Trabalho e intensificar a produ#o, chega se ao taIlorismo fordismo, onde o ritmo do Trabalho, a sua organi+a#o definida pela maquina. A produ#o passa a ser massi%a, disparando a produti%idade. Porm, do ponto de %ista do trabalhador, a aliena#o do Trabalho intensificada. (ua participa#o se redu+ a mo%imentos simples, mecAnicos, sua concep#o do processo ainda mais fragmentada, e o que e produ+ido passa a ser algo ainda mais distante dele, fetichi+ado. 0A1A,2A, /334, s5p6.

TaIlor, industrial americano dedicou se a estudar formas de organi+ar melhor o Trabalho, para que ele ti%esse o maior rendimento poss$%el. Preocupa#)es como a elimina#o da porosidade do Trabalho, o controle hierarqui+ado do processo de Trabalho, entre outros fa+em parte do uni%erso das suas preocupa#)es. & chamado taIlorismo foi implantado no in$cio do sculo KK nos -9A e na -uropa, de%ido . resist*ncia dos trabalhadores, foi implantado na dcada de E>. A chamada Administra#o Bient$fica do Trabalho, da qual ele o principal elaborador. Gord aplicou e desen%ol%eu os princ$pios de TaIlor. A grande no%idade introdu+ida por ele foi a linha de montagem, pro%ocando uma produti%idade ainda maior do Trabalho. -sse processo no se encerra%a, porm, no interior das empresas. Gruto da amplia#o da produ#o, da necessidade de maior mo de obra e mesmo do desen%ol%imento do mo%imento social, simultaneamente h altera#)es sociais, pol$ticas e culturais na sociedade como um todo. Jo ponto de %ista pol$tico podemos falar do -stado de Lem -star (ocial 7 com a doutrina do Keynesianismo, cu!a caracter$stica bsica a inter%en#o do -stado no mercado %isando . regulamenta#o da %enda da for#a de Trabalho com leis trabalhistas, in%estimento estatal nas pol$ticas pHblicas de educa#o, saHde, Ma+er, etc. Muitas dessas medidas %isando a garantia de se criar um mercado consumidor interno 7 a classe operria deixaria de ser s' produtora para ser tambm consumidora do que produ+. Mas, apesar da sua aparente fortale+a, essa fase do capitalismo come#a a se esgotar na dcada de N> do (culo KK e h tr*s fatores centrais para issoC 1) 1esist*ncia operria, contrria a essa hierarqui+a#o e desumani+a#o do processo de Trabalho, pro%ando a %ulnerabilidade do modelo perante a a#o dos trabalhadores.

2) & mundo ingressa numa no%a fase de acumula#o capitalista, onde a competiti%idade mais intensa. & taIlorismo fordismo no capa+ de acompanhar a criati%idade necessria para esses no%os tempos. 3) -, por fim, por mais que a produti%idade tenha crescido, esse modelo no foi capa+ de eliminar os tempos mortos na produ#o, fator cha%e para garantir a lucrati%idade em no%os temposC
Boriat acentua o fato deles aparecerem como conseqO*ncia da pr'pria l'gica que est por trs dessa forma de organi+a#o do TrabalhoC ao parcelar indefinidamente o Trabalho e multiplicar o nHmero de postos, o fordismo aumentou a distAncia que de%e ser percorrida pelo produto dentro da empresa at chegar a sua forma final. Jessa forma, aumentou se o tempo em que o produto apenas transportado e no transformado, e os tempos mortos eliminados antes da produo regressam por outro lado. 0M-PT-, /33=, p.@>, @/6.

Assim, ingressamos na fase da globali+a#o onde o toIotismo a expresso mxima da produ#o capitalista. & chamado toIotismo um modelo excludente, pois deixa de absor%er grandes contingentes de trabalhadores, !ogando os, conseqOentemente, no desemprego, no subemprego, no mercado informal. Jesta forma, retomando as categorias marxianas que trabalhamos no inicio desse estudo, podemos di+er que, ao contrrio do que di+em muitos defensores dessa fase, acentua se, na contemporaneidade, a aliena#o do trabalhador e o Trabalho concreto, como nunca, %* se subsumido pelo Trabalho abstrato. -ssa subsun#o no significa anula#o. A dimenso concreta do Trabalho continua a existir, ainda que em permanente conflito com a dimenso abstrata. -la se expressa, por exemplo, na possibilidade do trabalhador em construir saberes e reagir . explora#o. & Trabalho, ento, forma e deforma 0A1A,2A, E>>F6. Ter claro essa processualidade contradit'ria do Trabalho fundamental para todos aqueles que, de alguma forma, lidam com a forma#o e desen%ol%imento humano, ! que o Trabalho uma categoria central na constitui#o humana. (e!a na rea de educa#o, do Trabalho e mesmo do Ma+er necessrio le%ar em considera#o essa premissa, mas, como %eremos a seguir, um outro elemento torna se fundamental para o aprofundamento da discussoC o chamado QTempo Mi%reR. 2. Conceituando e Problematizando o Tempo Livre A categoria QTempo Mi%reR relacionada tambm ao estudo do Trabalho. (eria o tempo do Qno TrabalhoR mas, como %eremos, por este condicionada. Assim, se no QTempo Mi%reR que praticamos o Ma+er, poderemos tambm acreditar que o Ma+er no se des%incula do Trabalho. Pnicialmente, importante explicitar o que se entende por QTempo Mi%reR. Je acordo com (&9SA T9,P&1 0E>>>, p. FE46,
A categoria Tempo Mi%re se op)e a de tempo de Trabalho. : o momento em que o indi%$duo pode dispor de si mesmo li%remente, sem que se submeta ao imperati%o da sociedade burguesa de ter que trabalhar para %i%er. ,esta sociedade, no entanto, o Tempo Mi%re, longe de significar a total liberdade do indi%$duo, sua absoluta independ*ncia frente .s di%ersas formas de opresso e aliena#o sociais, representa, antes, um momento da reprodu#o da for#a de Trabalho, ou se!a, um momento em que o indi%$duo se

encontra momentaneamente li%re, mas uma liberdade limitada e aparente, pois continua sob a 'tica opressora do capital. (egundo o entendimento marxiano, o desen%ol%imento das for#as produti%as de%e le%ar a humanidade a despender cada %e+ menos tempo no Trabalho e a dispor cada %e+ mais de Tempo Mi%re no qual possa desen%ol%er toda sua potencialidade. Toda%ia, para que isto se!a efeti%amente uma expresso do Ureino da liberdadeV e possa ser de usufruto de todos, precisa se dar dentro de uma ordem social superior. A condi#o sine qua non para que o Tempo Mi%re se!a, efeti%amente, a expresso da liberdade humana esta ruptura com a l'gica da sociedade do capital.

Mas, porque o QTempo Mi%reR, no capitalismo, tem a l'gica do mercado, do capital? -xistem poucos estudos que detalham historicamente o Tempo Mi%re, porm, poss$%el afirmar algumas quest)es tais comoC no in$cio do sistema fabril, onde no ha%ia uma contratuali+a#o geral e pactuada da for#a de Trabalho, o Tempo Mi%re dos trabalhadores praticamente inexistia. Trabalha%am do nascer do sol ao final do dia e o QTempo Mi%reR era apenas para a reposi#o das suas for#as. MA1K 0/3@F, p. E//6 assim apresenta a !ornada de Trabalho da metade do sculo KP" ao fim do sculo K"PP na Pnglaterra, pa$s mais a%an#ado industrialmente na pocaC
Je quanto o tempo durante o qual o capital pode consumir a for#a de Trabalho cu!o %alor dirio ele paga? Por quanto tempo pode ser prolongada a !ornada de Trabalho alm do tempo de Trabalho necessrio . reprodu#o dessa mesma for#a de Trabalho? A essas perguntas, %iu se que o capital respondeC a !ornada de Trabalho compreende .s E= horas completas, depois de descontar as poucas horas de descanso, sem as quais a for#a de Trabalho fica totalmente impossibilitada de reali+ar no%amente sua tarefa. -ntende se por sim, desde logo, que o trabalhador, durante toda a sua exist*ncia nada mais que for#a de Trabalho e que, por isso, todo seu tempo dispon$%el por nature+a e por direito tempo de Trabalho, portanto, pertencente a auto%alori+a#o do capital. Tempo para educa#o humana, para o desen%ol%imento intelectual, para o preenchimento de fun#)es sociais, para o con%$%io social, para o !ogo li%re das for#as %itais f$sicas e espirituais, mesmo o Tempo Mi%re de domingo 7 e mesmo no pa$s do sbado santificado 7 pura futilidadeW Mas, em seu impulso cego, desmedido, em sua %oracidade por mais Trabalho, o capital atropela no apenas os limites mximos morais, mas tambm os puramente f$sicos da !ornada de Trabalho.

-, assim, na mesma obra citada, ele relata casos de indHstria onde a !ornada de crian#as era de /= a /4 horas, como na indHstria de %idros. -m outro ramo industrial, adultos trabalha%am /4 horas por dia, inclusi%e aos sbados e domingos e por a$ %amos. -ssas afirma#)es do autor so significati%as para explicitar a quase inexist*ncia do Tempo Mi%re nos prim'rdios da industriali+a#o. Bom o a%an#o do mo%imento sindical, como por exemplo, o Mo%imento Bartista na Pnglaterra, no sc. KPK, os trabalhadores ampliaram seu QTempo Mi%reR, o que no significa o rompimento da l'gica capitalista de alcan#ar o lucro atra%s da mais %alia, nem o fim de uma sobrecarga inumana de Trabalho. ,o%amente MA1K 0/3@F, p. EE/6 nos fornece elementos importantes para compreendermos esse processoC
A lei de /@FF declara que a !ornada normal de Trabalho fabril de%eria come#ar .s 4 X horas da manh e terminar .s @ X da

noite, e dentro desses limites, um per$odo de /4 horas, legal utili+ar adolescentes 0isto , pessoas entre /F e /@ anos6 a qualquer hora do dia, pressupondo se sempre que um mesmo adolescente no trabalhe mais que /E horas num mesmo dia, exce#o para certos casos especialmente pre%istos.0...6 & emprego de crian#as menores de 3 anos 0...6, foi proibido, o Trabalho de crian#as entre 3 e /F anos limitado a @ horas dirias. Trabalho noturno, isto , segundo essa lei, Trabalho entre @ X horas da noite e 4 X horas da manh, foi proibido para toda pessoa entre 3 e /@ anos.

Podemos afirmar, ento, sem sombra de dH%ida que o aumento do QTempo Mi%reR est relacionado . menor explora#o e a diminui#o do exrcito de reser%a da for#a de Trabalho. -sse , porm, um processo complexo e pol*mico. (eguramente passa pela diminui#o do tempo de Trabalho para a!udar na incorpora#o de maior nHmero de trabalhadores no mercado de Trabalho. Mas, os dados atuais de alguns pa$ses europeus mostram que apenas essa medida insuficiente ! que as no%as tecnologias so poupadoras de mo de obra. -nto medidas de carter pol$tico mais geral so necessrias, tais como o desen%ol%imento sustent%el, a criteriosa utili+a#o de no%as tecnologias, entre outras. A presso, a competiti%idade tanta que o trabalhador, no tempo do no Trabalho, sonha, respira e se prepara para o Trabalho, en%ol%endo, completamente sua sub!eti%idade. Alm disso, o iderio consumista impregna o seu Tempo Mi%reC Q& ser social que trabalha de%e somente ter o necessrio para %i%er, mas de%e ser constantemente indu+ido a querer %i%er para ter ou sonhar com no%os produtosR. 0A,T9,-(, /33=, p. 336. Bom tudo isso, queremos enfim demonstrar que o Trabalho uma ati%idade fundante do ser humano. ,o entanto, nas condi#)es do capitalismo, est imerso numa processualidade contradit'ria 0forma e deforma6, processualidade essa que atinge o Qtempo li%reR, tempo esse fundamental para o Ma+er. (egundo ;uimares 0E>>/6 o Ma+er compreende, entre outras dimens)es a utili+a#o lHdica do tempo dispon$%el, constituindo se, portanto numa concreti+a#o e numa exemplifica#o do significado e do entendimento de um Tempo Mi%re. Tempo esse que, como ! %imos, no to li%re, diante das condi#)es atuais do processo de acumula#o capitalista. Pois, esse mesmo tempo que super mercantili+ado ou 0re6 introdu+ido como um distinto instrumento de mais produ#o. -le acaba sendo %endido, na forma de frias e horas extras, ou apro%eitado pelo trabalhador como uma segunda !ornada de Trabalho, ! que, !unto com a diminui#o do tempo de Trabalho, tambm se diminuem as possibilidades de ganhos salariais, na grande maioria das %e+es m$nimos e incapa+es para o seu sustento e de sua fam$lia. Assim, a questo do Ma+er deixa de estar apenas no dom$nio do pri%ado e necessariamente de%e ser tratado como algo pHblico, como pol$tica pHblica. 3.Tempo Livre e Lazer
Trabalho e Ma+er, apesar de possu$rem caracter$sticas distintas, integram a mesma dinAmica social e estabelecem rela#)es dialticas. : preciso le%ar em conta o dinamismo desses fen8menos, atentando para as inter rela#)es e contradi#)es que eles apresentam. -m %irtude desse aspecto Trabalho e Ma+er no constituem p'los opostos, representando faces distintas de uma mesma moeda. 0;&M-(, E>>=, p. /E/6

Para um tratamento mais abrangente sobre o Ma+er, recorri principalmente . disserta#o de mestrado de Ailton "itor ;uimares, que fe+ uma %asta pesquisa bibliogrfica nacional no per$odo de /3@3 a /333 0-stado da Arte6. Bomo di+ Marcellino, o termo UMa+erV expandiu se por %rios setores, a partir da dcada de ?>, ganhando uso corrente e utili+a#o no Ambito das reparti#)es pHblicas !untamente com o termo Urecrea#oVD ! utili+ado desde a primeira metade deste sculo. 0Pinto et al. /333C />N, apud ;uimares, E>>/6. ;&M-( 0E>>=, p. /E46 afirma queC
0...6 entendo Ma+er como uma dimenso da cultura constitu$da por meio da %i%*ncia lHdica de manifesta#)es culturais em um tempo5espa#o conquistado pelo su!eito ou grupo social, estabelecendo rela#)es dialticas com as necessidades, os de%eres e as obriga#)es, especialmente com o Trabalho produti%o.

&utro autor %ai pronunciar se da seguinte maneira sobre o conceito de Ma+erC


QA concep#o de Ma+er predominante, atualmente, tanto no n$%el da produ#o acad*mica da rea quanto ao n$%el do senso comum aquela cu!os %alores se definem por oposi#o aos %alores do Trabalho. & Ma+er entendido ora como compensa#o aos males do Trabalho moderno, ora como complemento de alguma necessidade que o Trabalho no pode satisfa+er ou os dois ao mesmo tempoR 0"-1&,-S, /334C ?F ?=, apud ;uimares, E>>/6.

: a rea da (ociologia que desen%ol%e os primeiros estudos a respeito do Ma+er e que, de certa forma, orienta o modo como essa temtica %em sendo tratada pela produ#o acad*mica brasileira. Assim, conforme Y-1,-BZ 0E>>>6, em termos gerais, foi a rea da (ociologia que desen%ol%eu as primeiras discuss)es sobre este ob!eto. A denominada Qsociologia do Ma+erR foi criada nos -stados 9nidos nas dcadas de /3E>5/3F>, a partir da necessidade de conhecimento e controle social do Tempo Mi%re dos trabalhadores nos pa$ses industriali+ados. Je acordo com a autora, o soci'logo franc*s Toffre Juma+edier representa uma grande contribui#o para a constitui#o do Ma+er, enquanto um campo de estudos sistemati+ados, no Lrasil. (ua produ#o, fundamentada na Q(ociologia do Ma+erR norte americana, te%e grande aceita#o e influ*ncia em nosso Pa$s ao longo da dcada de /3?>. Podemos, ento, afirmar que a defini#o do ob!eto Ma+er, constru$da no decorrer do sculo KK, trouxe em seu interior a marca da 1e%olu#o Pndustrial e de uma sociologia que pri%ilegia a dimenso do Trabalho. Psto complexifica as possibilidades de anlise e gera uma srie de tens)es internas, numa processualidade contradit'ria que se aplica aos dias atuais.
& Ma+er no seria nem mesmo uma concesso, mas uma necessidade do sistema econ8mico, entendendo se que, se esse sistema precisa, para o seu adequado funcionamento, do tempo de Trabalho dos seus componentes, precisa tambm que esses mesmos componentes tenham tempo para consumir o que produ+ido [...\ A gesta#o do fen8meno Ma+er, como esfera pr'pria e concreta, d se, paradoxalmente, a partir da 1e%olu#o Pndustrial, com os a%an#os tecnol'gicos que acentuam a di%iso do Trabalho e a aliena#o do homem do seu processo e do seu produto. & Ma+er resultado dessa no%a situa#o hist'rica 7 o progresso tecnol'gico, que permitiu maior produti%idade com menos tempo de Trabalho. ,esse aspecto, surge como resposta a rei%indica#)es sociais pela distribui#o do tempo liberado do Trabalho, ainda que, num primeiro momento, essa partilha fosse

encarada apenas como descanso, ou se!a, recupera#o da for#a de Trabalho. 0MA1B-MMP,&, /334b, p. /F /=6.

]uanto .s condi#)es atuais outros autores assim a caracteri+amC


9m dos fen8menos de grande impacto nas formas de %i%*ncia e sobre%i%*ncia do ser social no (culo KK di+ respeito .s transforma#)es do Trabalho geradas pelas no%as tecnologias da produ#o e organi+a#o capitalista. A sociedade dos ser%i#os ou do Ufim de TrabalhoV empolga se em abordar as quest)es do Ma+er e das possibilidades de emancipa#o humana do e pelo UTempo Mi%reV 0do latim licere, Ma+er significa ser licito, permitido, o que implica di+er que o Trabalho o seu contrrio, ou se!a, o no licito, o no permitido 7 o estranho, o penoso, o sacrificante. As pessoas, ao mesmo tempo em que fogem do UTrabalhoV como se foge da cru+, desesperam se ao no encontrar UempregoV6. [...\ & tema do Ma+er ! foi abordado nas rela#)es com as empresas, com o lHdico, com a escola, com os espa#os comunitrios e atra%s das pol$ticas pHblicas. A dimenso do pra+er na intimidade do Ma+er tambm foi uma forma corriqueira de enfocar a temtica. : no interior da categoria Trabalho, entretanto, que reside o aprofundamento da questo. 0(AJP, /333C ?=?, apud ;uimares, E>>/6.

Podemos, ento, concluir que o Ma+er marcado pelo Trabalho e at mesmo por ele condicionado. - mais, mesmo com o a%an#o tecnol'gico da atualidade o Tempo Mi%re, que poderia significar o tempo do Ma+er, %em sendo cada %e+ mais abocanhado pela %oracidade de lucro do capital. F./. Baracteri+ando o Ma+er (egundo ;9TP-11-S 0E>>/, p. @6, liberdade de escolha 0op#o li%re do indi%iduo6, ati%idade desinteressada 0no lucrati%a6, hedonista 0busca do pra+er6, e pessoal, como op#o intima e indi%idual, so caracter$sticas que definem uma ati%idade de Ma+er. Je acordo com esse mesmo autor 0E>>/, p.F@6, o ob!eto Ma+er possui uma nature+a complexaC como busca pessoal da reali+a#o do pra+er, ele insere o su!eito social no campo das a#)es determinadas racionalmente, ao passo que o pra+er em si, muito dif$cil de ser redu+ido . dimenso racional. & pra+er em si refere se a um empenho mais obscuro, que %aria de pessoa para pessoa e de momento para momento. -st, portanto, no dom$nio da sub!eti%idade o que torna dif$cil a sua generali+a#o. Jessa forma, o Ma+er inclui uma grande %ariedade de ati%idades. A escolha desta ati%idade ou en%ol%imento pessoal e considerada $ntima e indi%idual, dependendo do estado de esp$rito do indi%$duo no momento apropriado para esse Ma+er ser reali+ado. Bonsiderado uma ati%idade no obrigat'ria de busca pessoal do pra+er no Tempo Mi%re, o Ma+er no pressup)e necessariamente a consuma#o do pra+er. -xemplo disso ocorre quando um torcedor presencia seu time perder um !ogo. & fato de assistir o !ogo considerado Ma+er, porm, o resultado final do !ogo, no trar pra+er algum para o torcedor. & Ma+er tambm considerado como, em rela#o a um determinado tempo, tempo de no Trabalho, incluindo tanto o tempo li%re como o tempo dispon$%el, oposto ao tempo de Trabalho, no qual o ser humano se ocupa com ati%idades de produ#o. Assim, podemos concluir com mais uma concep#o do Ma+erC
Parece no ha%er dH%idas que, ho!e a idia mais comum sobre o Ma+er aquela que o coloca no lado oposto ao Trabalho. & Ma+er

corresponde .s ati%idades que so desen%ol%idas no com as mesmas regras e ob!eti%os do Trabalho. & Ma+er, entendido como um %alo oposto ao Trabalho, reuniria os tr*s primeiros componentes anteriormente descritos. & Ma+er passatempo, o que pressup)e Tempo Mi%re para dispor dele como se dese!aD o Ma+er fa+er o que se gosta, o que d pra+er, o que oferece bem estarD o Ma+er seria um con!unto de ati%idades que no se caracteri+a pelos ob!eti%os do lucro ou de resultados preestabelecidos, como seriam os brinquedos, os passeios, as %iagens, a frui#o de bens culturais, como a arte, os espetculos teatrais, esporti%os, litHrgicos, art$sticos, etc. 0(A,TP,, /33?C ==, apud ;uimares, E>>/6.

Jentro disso, poss$%el compreender que a idia do Ma+er pode legitimar uma concep#o negati%a das ati%idades ligadas a ele em nossa sociedadeC
A idia de Ma+er relacionada . ociosidade improduti%a e a de lHdico, com a no seriedade, legitimam, em nossa sociedade, a ideologia morali+adora de que o Trabalho um bem supremo, o de%ir, e que o brincar um mero passatempo despro%ido de sentidos culturais, ticos e sociais. 0(PM"A, M. /333C 43, apud ;uimares, E>>/6.

Mas, se temos uma compreenso do Ma+er enquanto uma constru#o social, de%emos obser%ar como se deu a sua altera#o ao longo da hist'ria. ,a Antiguidade e na Pdade Mdia, quando o Trabalho era ligado ao no humano, enquanto ati%idade desen%ol%ida pelos escra%os ou no cidados, e depois pelos sHditos, preencher o 'cio era a ati%idade central da nobre+aC
^cio se situa%a num campo distinto do Trabalho, apontando para aus*ncia da necessidade de trabalhar. (eguindo a linha da 2ist'ria, %emos como o 'cio, na poca da ascend*ncia industrial, desaparece frente . ala%anca do Trabalho. ]uando %oltou a surgir, ap's o per$odo frtil da 1e%olu#o Pndustrial, ha%ia mudado de forma. Agora, trata%a se de Tempo Mi%re do Trabalho, de tempo fora do Trabalho, de Ma+er, utili+ando se da falsa mscara do ideal de 'cio. 0L192,(, /33?C E@, apud ;uimares, E>>/6.

1&(A 0/33N6 esclarece que o Ma+er, ! na sociedade capitalista, relaciona se intrinsecamente com o TrabalhoC
Bonfunde se Ma+er e Tempo Mi%re, questo que o li%ro procura esclarecer. 1essaltamos que para o autor, o Ma+er no pode ser tratado separadamente do Trabalho e, ambos de%em ser enfocados . lu+ dos conceitos de tempo em nossa ci%ili+a#o, o que !ustifica toda a constru#o de sua teoria, a partir do momento que fa+ a anlise do Ma+er %inculado a essas express)esC tempo, Trabalho. Atra%s do processo hist'rico %emos como o Ma+er na re%olu#o industrial, poca de crescimento da tecnologia, eliminado diante do crescimento do Trabalho. ]uando ressurgiu, ap's a re%olu#o, trocara de forma, se tratando de Tempo Mi%re do Trabalho, de tempo fora do emprego. 01&(A, /33NC F?N, apud ;uimares, E>>/6.

-studos mostraram que quando os trabalhadores gastam seu Tempo Mi%re de uma maneira construti%a, diminuem a tenso emocional, as faltas no Trabalho, o uso de lcool. & Ma+er tambm a!uda a redu+ir a fadiga, o aborrecimento e redu+ o nHmero de acidentes. -, reafirmando o que ! foi apontado no cap$tulo anterior quando, recorrendo a ;ramsci apontamos a necessidade do capital de criar uma segunda nature+a humana, pode se di+er queC
& controle do tempo, tanto o de Trabalho quanto o de Ma+er, tornou se um processo irre%ers$%el. Bom o ad%ento da sociedade

industrial capitalista o tempo de 0no6 Trabalho racionali+ado e, na esteira da racionali+a#o, os ritmos so cientificamente intensificados. A prepara#o do Uesp$ritoV dos trabalhadores para a aceita#o das conseqO*ncias deste processo ! %inha sendo feita h muito tempo [...\ & controle do tempo de Ma+er imp8s se para que a forma#o de uma for#a de Trabalho, digna da sociedade que se consolida%a, lograsse *xito. Para tanto se recorre quase que exclusi%amente a inculca#o ideol'gica. ,esta dimenso duas atitudes podem ser obser%adasC a primeira, articulada em fun#o de consolidar uma no%a disciplina do Trabalho, feita atra%s de uma %erdadeira Uprega#oV contra os malficos do tempo de Ma+er [...\ A segunda, articulada no sentido de controlar o tempo de Ma+er %isando disciplin lo, a exemplo do tempo de Trabalho, dando lhe uma forma que este!a adequada a uma for#a de Trabalho afinada aos interesses e necessidades da sociedade capitalista. Muitos so os registros na hist'ria da sociedade industrial que relatam as inter%en#)es das classes dirigentes com estes ob!eti%os. 0"-1&,-S, /334C ?? ?@, apud ;uimares, E>>/6.

Posto estas quest)es iniciais e fundamentais, podemos afirmar que o Ma+er pode ser desen%ol%ido a partir de %rias facetas, no necessariamente auto excludentesC Bomercial, Pndustrial, Terap*utico, PHblico, -scolar, entre outras. & Ma+er Bomercial pode ser definido como um tipo de di%erso que estabelecida e mantida por empresas particulares, que proporcionam ati%idades em que o participante precisa pagar. Parte do pressuposto de que o Ma+er no uma responsabilidade social das empresas e os trabalhadores, para usufru$ lo, de%em pagar por ele ou o -stado de%e pro%* los desta ati%idade.
& lado UsocialV das empresas fica e%idenciado, assim como a maneira contradit'ria pela qual os empresrios !ulgam o que !usto e o que no . : !usto para os empresrios receber incenti%os, financiamentos, isen#)es como forma da sociedade compensar os riscos da iniciati%a pri%ada. -ntretanto, no !usto para estes mesmo empresrios aceitar a redu#o da !ornada como igual remunera#o, pois o desemprego no problema UseuV. : problema UsocialV. A empresa, argumentam, ! fa+ a sua parteC aos trabalhadores, d empregos, paga salrios e encargosD ao -stado, paga impostos e taxas. 0&MP"-P1A, P. /3@NC /E, apud ;uimares, E>>/6.

-sta uma rea muito abrangente do Ma+er. -la pode se incluir desde um simples !ogo de bilhar at um grande cru+eiro pela -uropa. Muitos estudiosos condenam certos tipos de Ma+er comercial, pois entendem que encora!am os indi%$duos a se tornarem passi%os espectadores. &utros so de opinio contrria e afirmam que, atra%s de um sho_ de tele%iso, as pessoas podero exercitar se fisicamente ou inspirar se a co+inhar, pintar ou desenhar criati%amente. & Ma+er Pndustrial, desen%ol%ido no interior das empresas, surgiu em decorr*ncia do a%an#o tecnol'gico. -le apareceu no sc. KPK, mas no se expandiu at a PP ;uerra Mundial. Q[...\ - como o Trabalho, nestas mesmas sociedades industriais modernas, em que se inclui o Lrasil, %isto como mon'tono, repetiti%o e despido de for#a criadora, somente o Ma+er seria capa+ de de%ol%er ou de desen%ol%er a %eia criati%a dos trabalhadoresR 0&MP"-P1A, P. /3@NC >@ >3, apud ;uimares, E>>/6. Assim, uma das propostas do Ma+er Pndustrial era de desen%ol%er as rela#)es patr)es empregadosD a participa#o de %rios n$%eis de empregados contribui para aumentar a moral do trabalhador, a harmonia e a atitude de coopera#o mHtua. &utra a de promo%er a efici*ncia do empregado.

1etomando os tipos de Ma+er, chegamos ao Ma+er Terap*utico. -ste dirigido para pessoas, que por algum moti%o 0social, cultural, f$sico ou mental6, sofrem algum tipo de excluso social. Psto no quer di+er que este tipo de Ma+er no possa existir fora de institui#)es especiali+adas. ]uanto ao Ma+er -scolar, oferecido pela -scola em todos os n$%eis h uma preocupa#o de alguns autores em no subsumi lo ao mundo do Trabalho, ou mais especificamente ao mercado de Trabalho, o que, de alguma forma, contribuiria para a instrumentali+a#o da educa#o pelas for#as poderosas do mercadoC
9ma educa#o que no abrace mais o Ma+er condicionado ao mundo do Trabalho, ao consumo e . aliena#o, mas uma educa#o que tente caminhar para o fim da dicotomia entre Trabalho e Ma+er, uma educa#o que %alori+e o humano e seus potenciais, o pra+er, a emo#o e o querer ser. 0;A1P;MP&, /334C FE, apud ;uimares, E>>/6.

Para tanto, algumas refer*ncias quanto . concep#o de Ma+er fa+em se necessrias na constru#o do Ma+er -scolar. L1AMA,T- 0/3346, embora no falando diretamente sobre essa modalidade de Ma+er contribui para o seu entendimento ao afirmar que o esporte e Ma+er constituem importantes fatores da cidadania e contribuem na busca de uma melhor qualidade de %ida. Amparados pela Bonstitui#o Gederal, esses setores do ser%i#o pHblico, bem como a educa#o, apresentam se como oportunidades pri%ilegiadas de desen%ol%imento pessoal e social. & esporte e o Ma+er, mais especificamente, dadas as suas caracter$sticas de li%re adeso e pra+er, promo%em a dimenso lHdica inerente a todo ser humano. Luscar se a adequa#o dessas experi*ncias .s necessidades e anseios da popula#o, de forma a estimular a participa#o de todos, com especial aten#o aos segmentos historicamente marginali+ados desse processo de enga!amento, nominalmente os portadores de necessidades especiais, os idosos, as mulheres, as crian#as e !o%ens em situa#o de risco social. A participa#o comunitria essencial no diagn'stico e encaminhamento de solu#)es tocante a esses ser%i#os pHblicos. Para tal, a organi+a#o popular em nvel de vizinhana, ponto basilar na consecu#o dos ob!eti%os propostos. -m Lelo 2ori+onte, intensifica se uma experi*ncia nesse sentido com o programa Escola Aberta, onde se mant*m as -scolas Municipais abertas at nos finais de semana para instigar a %i%*ncia comunitria da regio. - L1AMA,T- 0ibidem6 continua di+endo nos que o aprimoramento da qualidade de %ida princ$pio fundamental que reger as a#)es ligadas ao esporte e Ma+er, aqui entendida como busca do equil$brio dinAmico das dimens)es f$sica, ps$quica, emocional, ambiental, profissional e espiritual do ser humano. & esporte como uma das mais significati%as expresses da cultura, merece o destaque tanto na sua dimenso formal 0escolar6 como no formal 0comunitria6, dando se ainda a de%ida aten#o e apoio aos talentos que se sobressaem no esporte de rendimento e alta competi#o. L1AMA,T- 0ibidem6 conclui que o azer, aqui entendido como algo mais do que o simples descanso ou mero di%ertimento, constitui se em uma experi!ncia de desenvolvimento ocorrida dentro do tempo espa#o dispon$%el, abrangendo os interesses f$sico esporti%os, art$sticos, sociais, manuais, intelectuais e tur$sticos. 1aras %e+es, as escolas se preocupam em desen%ol%er a#)es educati%as para le%ar a comunidade a adquirir hbitos de %ida que fa%ore#am, pela prtica lHdica, uma forma#o humana mais ampla. Porm, o ambiente escolar se constitui em excelente oportunidade, como, por exemplo, propiciar a con%i%*ncia lHdica dos membros de uma fam$lia, de diferentes faixas etrias.

Ao contrrio das inter%en#)es tradicionais, a#)es educati%as %oltadas para o est$mulo de programas do Ma+er escolar, requerem menor custo financeiro, e podem alcan#ar um nHmero maior de membros da comunidade. Alm do que, a comunidade encontra se ansiosa para a#)es que %isem aumentar a sua qualidade de %ida. CO CL!"#O A insepar%el rela#o entre Trabalho, Tempo Mi%re e Ma+erC
Q9ma das formas de interpretar o Ma+er contrap8 lo ao Trabalho tra#ando uma tra!et'ria hist'rica de ambos a partir da 1e%olu#o Pndustrial. ,essa perspecti%a destacam pelo menos tr*s etapasC a mecani+a#o 0sculos K"PPP e KPK6, a automa#o 0sculos KPK e KK6 e a informati+a#o 0segunda metade do sculo KK6R 0L1AMA,T-, /33?, p./EF6.

1etomando as quest)es iniciais colocadas na introdu#o desse estudo, poder$amos afirmar que, embora o Trabalho se!a uma ati%idade fundante do ser humano, ele ao ser reali+ado nas condi#)es de explora#o ditadas pelo capital produ+ uma processualidade contradit'riaC forma e deforma ao mesmo tempo. -ssa contradi#o atinge diretamente o QTempo Mi%reR. ,os prim'rdios do sistema fabril, esse tempo era praticamente inexistente e mal da%a para o trabalhador recompor suas for#as para continuar a trabalhar. Tornadas longas, crian#as que trabalha%am tambm, mulheres que en%elheciam precocemente nas fbricas 7 essa era a triste realidade do trabalhador nessa poca. Bomo ocupa%am o seu Tempo Mi%re? ,o foi ob!eti%o desse -studo chegar a esses detalhes, mas podemos no%amente inferir que o utili+a%am para a satisfa#o de necessidades bsicas 7 dormir e se di%ertir um pouco. A literatura que enfoca essa poca, filmes, etc, mostram como eram limitadas e .s %e+es degradantes esse di%ertimento ou o Ma+er desses trabalhadores 7 bebedeiras sem fim, promiscuidades, etc, fa+iam parte do seu cotidiano. & capitalismo a%an#ou com toda a sua parafernlia tecnol'gica. Bhegamos ao taIlorismo fordismo e depois ao toIotismo. A introdu#o constante de no%as tecnologias, se por um lado permitiram uma superexplora#o do trabalhador, uma mais %alia mais significati%a para o capital, ! que muitas coisas poderiam ser produ+idas em um espa#o mais curto de tempo, no permitiram na mesma medida uma expanso do seu Tempo Mi%re. Je qualquer forma, se!a pelas lutas dos trabalhadores, se!a pelo a%an#o da sociedade, o quadro anterior delineado %ai se esmaecendo. Ainda que possamos encontrar muitos %est$gios deles, ou ainda que seus contornos se!am mais sofisticados, o Tempo Mi%re alterou se, ampliou se e di%ersificou se. Jessa maneira, o pr'prio Ma+er %ai tambm sofrer altera#)es, chegando mesmo a ser pol$tica de estado, coisa pHblica. Mas, ainda fortemente condicionado pela l'gica do Trabalho. &u se!a, nem todos t*m acesso .s di%ersas formas de Ma+er ! produ+idas e implementadas na sociedade. 1ecorrendo mais uma %e+ a ;9PMA1`-(, este nos exp)e como a defini#o de Ma+er ho!e Qest to amea#ada e questionada como qualquer outra defini#o, principalmente se pensarmos que a questo te'rica mais urgente a concep#o de Trabalho frente a transforma#)es tecnol'gicas, pol$ticas e econ8micasR, questionandoC Qcomo fica este Ma+er que parte significati%a do Uno TrabalhoV, frente

ao desmoronamento da pr'pria categoria Trabalho? FR 0L192,(, /333C />>, apud ;9PMA1`-(, E>>/6. & QTempo Mi%reR, que poderia ser dedicado ao Ma+er, utili+ado intensamente como o preparo para o Trabalho, ou se!a, dedica se o Tempo Mi%re para a garantia do Trabalho, incluindo a$ todas as suas l'gicas per%ersas 7 tornar se mais competiti%o, ter mais bens de consumo dur%eis ou descart%eis, etc, etc. Boncluo, ento, com uma contribui#o de outro autor que sinteti+a bem a rela#o complexa, contradit'ria e confliti%a entre Trabalho Tempo Mi%re e Ma+erC
,o antagonismo que se processa entre o tempo de Trabalho e o de Ma+er, no modo de produ#o em anlise, o Tempo Mi%re re%este se de um %alor imensur%el. Ainda que implicados na mesma aliena#o, o tempo de Trabalho, dedicado . necessidade, e o Tempo Mi%re, dedicado . liberdade, pela pr'pria ocupa#o le%am .s contradi#)es de seu direcionamento. [...\ a obten#o de Tempo Mi%re, como um tempo que possa ser plenamente empregado pelo trabalhador em seu pro%eito, pela educa#o, pelo Ma+er, pela sua humani+a#o, enfim, pela sua liberdade, tambm uma questo de luta diria pela supera#o de suas condi#)es ad%ersas, pela supera#o da explora#o do Trabalho humano. 0GP,&BB2P&, /33FC NF, apud ;uimares, E>>/6.

Re$er%ncias

A1A,2A, Ant8nia ". (. Aliena#o do Trabalho. PnC GPJAM;&, G. a MAB2AJ&, M1(. 0-ditores6 &icion'rio da (duca)*o Pro$issional+ Lelo 2ori+onteC (-TA(BAJ, MTb, E>>>. A1A,2A, Ant8nia ". (. 1ela#o entre o conhecimento escolar e o conhecimento produ+ido no TrabalhoC dilemas da educa#o do adulto trabalhador. Trabal,o (duca)*o+ Lelo 2ori+onte, n. /E, E>>F. A1A,2A, Ant8nia ". (. Trabal,o e (duca)*o . perspectiva conceitual e ,ist/rica. Lelo 2ori+onteC P1&,APBA 9GM;, /334. A1A,2A, Ant8nia ".(. Bontrole da ]ualidade Total e a Pntensifica#o do Trabalho Alienado. PnC MAB2AJ&, Muc$lia 1.(. a GPJAM;&, Gernando (. Controle da 0ualidade TotalC uma no%a pedagogia do capital. Lelo 2ori+onteC Mo%imento de Bultura Marxista, /33=. A,T9,-(, 1icardo M. B. 1deus ao Trabal,o2 Metamorfoses no mundo do Trabalho e dimens)es da crise do sindicalismo. BampinasC 9,PBAMP 0Tese de Mi%re Joc*ncia6, /33=. L1AMA,T-, Ant8nio Barlos. " #dico e as $olticas $#blicas% realidade e perspectivas& Prefeitura Municipal de Lelo 2ori+onte, /334. LM-B2-1, (hellID Tb,P&1, Adriano Tos 1ossetoD MATT&(, Mauro ;omes de. Teoria e pr'tica da metodolo3ia da pes4uisa em educa)*o $5sica6 Construindo seu Trabal,o acad%mico6 mono3ra$ia+ arti3o cienti$ico e pro7eto de a)*o . (o PauloC Phorte, E>>=. ;&M-(, Bhristianne Muce. Ma+er 7 Boncep#)es. PnC ;&M-(, M. B. &icion'rio Cr5tico do Lazer. Lelo 2ori+onteC Aut*ntica, E>>=. ;&M-(, Bhristianne Muce. Ma+er 7 &corr*ncia 2ist'rico. PnC ;&M-(, M. B. &icion'rio Cr5tico do Lazer. Lelo 2ori+onteC Aut*ntica, E>>=. ;9PMA1`-(, Ailton "itor. Abordagem do azer e suas inter'relaes com o (rabalho e a tecnologia na produo acad!mica )rasileira do azer& E>>/./?>f, Jisserta#o 0Mestrado em tecnologia6. Bentro Gederal de -duca#o Tecnol'gica de Minas ;erais. Lelo 2ori+onte, E>>/. ;9PMA1`-(, -uclides a MA1TP,(, "era M. A. L. ]ualidade de "ida. PnC ;&M-(, M. B. &icion'rio Cr5tico do Lazer. Lelo 2ori+onteC Aut*ntica, E>>=. ;9TP-11-S, ;usta%o Muis. Ma+er e pra+erC quest)es metodol'gicas e alternati%as pol$ticas. 7 Bampinas, (PC Autores Associados, Bhancela editorial BLB-, E>>/. 7 0Bole#o -duca#o f$sica e esportes6. Z&(cZ, Zarel. &ial8tica do Concreto. 1io de TaneiroC Pa+ e Terra, /3N3. M-PT-, Mrcia de Paula. O 9uturo do Trabal,o operria. (o PauloC Pgina Aberta, /33=. ,o%as tecnologias e sub!eti%idade

MAB2AJ&, Muc$lia 1. (. Politecnia+ (scola !nit'ria e Trabal,o. (o PauloC Borte+ a Autores Associados, /3@3. MA1B-MMP,&, ,elson Bar%alho. Lazer e :umaniza)*o. E ed. BampinasC Papirus, /334b. 0Bole#o Ga+er Ma+er6.

MA1K, Zarl. O Capital6 cr5tica da economia pol5tica. (o PauloC Abril Bultural, /3@F. (A,T&1&, Paulo. E>>>. ov5ssimo &icion'rio de (conomia. (o PauloC Lest (eller,

(&9SA Tb,P&1, Tustino. Tempo Mi%re. PnC GPJAM;&, G. a MAB2AJ&, M1(. 0-ditores6 &icion'rio da (duca)*o Pro$issional+ Lelo 2ori+onteC (-TA(BAJ, MTb, E>>>a

Вам также может понравиться