Вы находитесь на странице: 1из 2

31

27/05/2013

APEOESP RENE-SE COM SECRETRIO DA EDUCAO


Em reunio mantida com o Secretrio Estadual da Educao nesta segunda-feira, 27 de maio, para dar encaminhamentos s questes negociadas na reunio do dia 10 de maio, a APEOESP tratou dos seguintes assuntos:

I. Reposio de aulas e pagamento dos dias parados


A APEOESP reivindicou que fosse feito o pagamento dos dias parados e posterior reposio das aulas, reafirmando seu compromisso com os alunos. O Secretrio alegou a impossibilidade desta providncia, devido a restries da Secretaria da Fazenda e outras instncias do Governo, razo pela qual a APEOESP props que, neste caso, o desconto fosse feito de forma parcelada, como j ocorrera por ocasio da greve de maro/abril de 2010. O Secretrio determinou Coordenadora da Coordenadoria de Gesto de Recursos Humanos (CGRH) que faa estudos neste sentido e trate imediatamente do assunto junto Secretaria da Fazenda, bem como da possibilidade de pagamentos das aulas repostas em folhas suplementares, de modo a que o impacto dos descontos seja minimizado.

Quanto Instruo CGRH/ CGEB, que trata da reposio de aulas, a APEOESP solicitou, e foi aceito pelo Secretrio, que seja feita uma emenda logo em seu incio, deixando claro que cabe ao Conselho de Escola a aprovao do Plano de Reposio de Aulas da unidade escolar.

Jornada
Outra questo diz respeito ao direito de escolha do professor quanto sua jornada de trabalho, tendo em vista que o PLC 15/13 veda a escolha da Jornada Reduzida, embora ela esteja prevista na lei complementar 1094/09. Segundo o Secretrio, no sero oferecidos cargos com esta jornada, para incentivar os professores a optarem pelas chamadas jornadas cheias. A APEOESP discorda desta viso e trabalhar junto aos deputados para que apresentem emendas ao PLC 15/13 alterando este ponto.

II. Concurso Pblico


A APEOESP reafirmou ao Secretrio que o concurso para PEB II, a ser realizado no segundo semestre, oferea pelo menos 30 mil vagas. O Secretrio informou que est sendo realizado o levantamento dos cargos disponveis, para que seja consignado o nmero de vagas a serem oferecidas.

Curso de formao
Tambm foi esclarecido na reunio pela SEE que a avaliao do curso de formao, agora como parte constitutiva da fase final do estgio probatrio, no eliminatria, sendo um dos fatores que constituem a confirmao do candidato para a sua efetivao no cargo de professor.

Metodologia
Por outro lado, diante da reivindicao do Sindicato de que o concurso adote a metodologia de classificao baseada no desempenho mdio dos candidatos (Curva de Gauss), verificou-se que o projeto de lei complementar 15/13, encaminhado pelo governo Assembleia Legislativa, estabelece que a metodologia a ser adotada ser objeto de Instruo Especial a ser baixada pela SEE, ficando assegurado que a proposta da APEOESP ser levada em conta.

Acmulo de cargos
Finalmente, tambm ficou esclarecido que a ampliao da carga horria para casos de acmulo de um cargo de professor e outro de suporte pedaggico para 65 horas semanais visa solucionar situaes especficas. Frente a isto, a APEOESP reivindicou, uma vez mais, que

seja dada soluo idntica aos casos de professores com jornada integral que possuem disciplinas com nmeros de aula mpar e que no conseguem constituir sua jornada de trabalho. O Secretrio determinou Coordenadora da CGRH que faa os estudos e tome as providncias necessrias neste sentido.

III.Professores da Categoria F
O Secretrio informou que j foi redigido projeto que extingue a avaliao anual para os professores da categoria F. Somente faro a prova os que desejarem melhorar sua nota anterior. Desta forma, os professores da categoria F sero classificados em faixa prpria e escolhero aulas logo aps os professores estveis pela Constituio de 1988.

IV.Professores da Categoria O
A APEOESP solicitou ao Secretrio informaes sobre o andamento dos projetos de lei relativos aos professores da Categoria O, decorrentes do que foi tratado na reunio de 10 de maio. As informaes so as seguintes:  Direito ao IAMSPE- o Secretrio informou ter conhecimento de que a Secretaria de Gesto Pblica est elaborando projeto que altera a lei geral do IAMSPE para contemplar esses professores. Solicitou CGRH que agende reunio com a SGP para inteirar-se sobre o assunto, reafirmando o teor da negociao realizada e cobrando celeridade no processo. A APEOESP lembrou que em reunio anterior com o Secretrio de Gesto Pblica foi afirmado que professores em tratamento no sofreriam descontinuidade de atendimento no IAMSPE.  Quarentena - o Secretrio relatou que o assunto est sendo discutido junto SGP para

que se chegue a um consenso sobre esta questo. Reafirmou a posio da SEE pela reduo do afastamento dos professores da categoria O entre um contrato e outro de 200 para 40 dias, sob pena de faltarem professores na rede no prximo ano. A Coordenadora da CGRH est encarregada de realizar os encaminhamentos tcnicos desta questo junto SGP . Processo seletivo (prova) - Foi reafirmado pelo Secretrio o posicionamento da SEE favorvel ao fim da prova para os professores da categoria O. Estudos neste sentido esto sendo realizados junto SGP e Procuradoria Geral do Estado, que apresenta algumas resistncias do ponto de vista legal. A inteno da SEE, caso no haja consenso em relao a esta questo, neste momento, a de encaminhar as demais alteraes na lei complementar 1093/09 para deliberao dos deputados estaduais, prosseguindo os estudos em relao ao processo seletivo. Ficou definido, ao mesmo tempo, que a prova, caso se mantenha, ter carter classificatrio e no mais eliminatrio, significando que no haver mais aprovados e reprovados e que todos tero direito a participar do processo inicial de atribuio de aulas, em faixa prpria, de acordo com a sua classificao.

que ser constituda uma comisso paritria para estudos sobre o processo de atribuio de aulas, entre a SEE e a APEOESP , luz das alteraes que sero feitas na legislao e visando tornar o processo mais organizado, gil e justo.

VI.  Violncia nas escolas


Tambm ser avaliada pela SEE minuta de convnio com a APEOESP , constituindo comisso paritria para elaborar projeto de preveno e combate violncia nas escolas, a partir da pesquisa recentemente realizada pelo Sindicato sobre esta questo. Diante de informaes que chegaram ao Sindicato sobre escolas que supostamente estariam instalando cmeras de vigilncia em salas de aula, o Secretrio afirmou com veemncia que esta providncia contraria a orientao da SEE e solicitou que sejam informados casos concretos. Assim, as subsedes devem informar pelo e-mail presiden@apeoesp.org.br todos os casos de escolas onde este fato esteja ocorrendo, para que possamos remeter essas informaes ao Secretrio da Educao.

VII. Questo salarial e jornada do piso


O Secretrio reafirmou a realizao de conversaes sobre a questo salarial e a implantao da jornada do piso, por meio da comisso paritria composta entre a SEE e a APEOESP .

V. Atribuio de aulas
Ficou acertado entre as partes

Secretrio presta contas na Assembleia Legislativa


Reforamos a informao de que no prximo dia 29 de maio o Secretrio da Educao comparecer audincia pblica da Comisso de Educao da Assembleia Legislativa para prestao de contas semestral de sua gesto. importante que as subsedes organizem os professores para participar do debate, reforando nossas necessidades e reivindicaes. A audincia acontecer no auditrio Paulo Kobayashi, a partir das 13 horas.
Secretaria de Comunicaes

Вам также может понравиться