Вы находитесь на странице: 1из 2

SAN (Storage Area Network) - Uma viso geral

No mundo dos negcios, s possvel atingir os resultados planejados medida em que os dados necessrios para a tomada de decises podem ser acessados pelas empresas. Para que isso possa ocorrer, preciso que os dados estejam armazenados com segurana e disponibilidade. Por esta razo, vital contar com gerenciamento que garanta bons nveis de performance e proteo, que deve suportar desde falhas durante o armazenamento (storage media) at elaborar procedimentos completos em caso de problemas mais graves (disaster recovery). Em ambientes com um computador central (host-centric), o gerenciamento de armazenamento centralizado. Os dispositivos de armazenamento so conectados diretamente ao computador, e so gerenciados diretamente pelo departamento de Tecnologia da Informao (IT). Com o surgimento do modelo de computao Cliente/Servidor, trouxe consigo novas necessidades no sistema de gerenciamento de armazenamento. A informao que era centralizada em um ambiente com computador central passou a estar espalhada pela rede. Os dispositivos de armazenamento, neste modelo, tambm esto conectados a mquinas individuais e o aumento de capacidade deve ser planejado mquina por mquina, inclusive variando conforme a plataforma. possvel visualizar estes ambientes como "ilhas de informao", como mostrado na figura abaixo. A informao que est em uma ilha dificilmente pode ser acessada por outras ilhas, dificultando o acesso aos dados.

A indstria tem reconhecido por dcadas a lacuna entre a apresentao, o processamento e o armazenamento dos dados. A arquitetura Cliente/Servidor baseada nestes trs nveis:

O nvel mais alto utiliza o desktop para a apresentao dos dados. O desktop baseado em computadores pessoais ou computadores de rede. No nvel intermedirio, servidores de aplicao realizam o processamento. Os servidores de aplicao so acessados pelo desktop e utilizam os dados armazenados no nvel mais baixo. O nvel mais baixo consiste de dispositivos de armazenamento que contm os dados.

Atualmente, em um ambiente SAN (Storage Area Network) os dispositivos de armazenamento no nvel mais baixo so centralizados e interconectados, o que representa, de fato, um retorno ao modelo central do amazenamento (storage).

Conceito
A SAN poderia ser definido como uma rede de alta velocidade, comparada LAN (Local Area Network), que permite o estabelecimento de conexes diretas entre os dispositivos de armazenamento e processadores (servidores) centralizados extenso suportada pela distncia das fibras ticas. A SAN pode ser vista como uma extenso do conceito que permite que os dispositivos de armazenamento sejam compartilhados entre servidores e interconectados entre si. Uma SAN pode ser compartilhada entre servidores ou dedicada a um servidor local ou remoto. As interfaces de SAN podem ser:

ESCON (Enterprise Systems Connection) SCSI (Small Computer Systems Interface) SSA (Serial Storage Architecture) HIPPI (High Performance Parallel Interface) FC (Fibre Channel) Qualquer outra nova interface emergente

A figura abaixo mostra uma viso geral de uma SAN conectando vrios servidores a vrios sistemas de armazenamento:

SANs criam novos mtodos de conexo de armazenamento aos servidores. Estes novos mtodos prometem uma notvel melhora em performance e disponibilidade. SANs so usadas para conectar conjuntos de armazenamento compartilhados a vrios servidores, e so usadas por servidores em ambiente de cluster para fail over. Elas podem interconectar discos ou fitas de mainframe a servidores ou clientes de rede e podem criar caminhos paralelos de dados para ambientes de computao e de alta largura de banda. A SAN uma outra rede que difere das redes tradicionais, porque foi concebida a partir de interfaces de armazenamento. Alm disso, a SAN pode ser usada para contornar os conhecidos gargalos de rede, pois suporta diretamente altas velocidades de transferncia de dados entre os servidores e dispositivos de armazenamento nas seguintes formas:

Servidor para storage: o modelo tradicional de interao com os dispositivos de armazenamento e cuja vantagem que um mesmo dispositivo de armazenamento pode ser acessado serial ou concorrentemente por mltiplos servidores. Servidor para servidor: no qual a SAN pode ser usada para alta velocidade e comunicaes de alto volume entre servidores. Storage para storage: permite a movimentao dos dados sem interveno do servidor, liberando o processador para outras atividades. Por exemplo: um disco pode realizar o backup de dados para uma fita sem a interveno do servidor ou um espelhamento de dispositivo remoto atravs da SAN.

O uso de SANs gera uma melhora de performance das aplicaes, por exemplo, permitindo que o dado enviado diretamente do dispositivo de origem ao dispositivo de destino no requeira interveno do servidor. As SANs tambm habilitam novas arquiteturas de rede nas quais vrios computadores (hosts) acessam vrios dispositivos de armazenamento conectados na mesma rede. Conhea outros benefcios que o uso da SAN pode oferecer s empresas:

Mais disponibilidade: armazenamento independente de aplicaes acessveis atravs de caminhos alternativos de dados. Alta performance: os dados so descarregados do servidor e movidos para uma rede independente. Armazenamento centralizado e consolidado: gerenciamento mais simples, escalabilidade, flexibilidade e disponibilidade. Transferncia e armazenamento: cpia remota de dados habilitada para proteo contra falhas e desastres. Gerenciamento centralizado mais simplificado: a imagem simples do meio de armazenamento simplifica o gerenciamento.

Assim, os ambientes de SAN so uma rede de armazenamento de alta velocidade gerenciada centralmente, que consiste de vrios fabricantes de sistemas de armazenamento, software de gerenciamento de armazenamento (por exemplo, o Tivoli Storage Management - TSM da IBM), servidores de aplicao e hardware de rede que permitem a sua empresa explorar da melhor forma o valor da informao do seu negcio, e ainda ganhar em produtividade e performance protegendo seus investimentos em TI.

Вам также может понравиться