Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ICEA- Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas Campus- Joo Monlevade

Disciplina: Circuitos Eltricos I / CEA-552 Curso: Engenharia Eltrica

Relatrio VI

Autores: William Csar Viana Jos Andr Tebar de Faria

Joo Monlevade, 16 de Janeiro de 2014.

INTRODUO
Em circuitos eltricos, quando fazemos a associao em srie de um resistor com um capacitor e aplicamos um sinal alternado senoidal, este circuito apresenta um comportamento caracterstico que diz respeito a frequncia do sinal gerado, contudo necessrio tambm uma anlise matemtica sobre as formas de ondas envolvidas no circuito. A expresso matemtica para a tenso senoidal do circuito definido como: I) A expresso matemtica para a corrente no capacitor dada por: II) Atravs das equaes acima se baseiam os conceitos dos circuitos capacitivos em que possvel compreender a dinmica por traz desses circuitos. Em termos prticos, para as frequncias da rede eltrica e para frequncias com algumas centenas de quilohertz, o valor da resistncia no influenciado por tenses ou correntes senoidais aplicadas. Nesta faixa de frequncia o resistor pode ser considerado constante e a lei de Ohm pode ser aplicada:

Atravs da equao acima podemos observar que no resistor a corrente e a tenso esto em fase, como mostra a Figura I abaixo:

Figura I. Em um dispositivo resistivo a tenso e a corrente esto em fase

No capacitor, para uma determinada variao da tenso, quanto maior o valor da capacitncia, maior ser a corrente capacitiva resultante. Para uma determinada capacitncia, quanto maior a taxa de variao da tenso entre os terminais de um capacitor, maior a corrente capacitiva. claro notar que um aumento na frequncia do sinal corresponde a um aumento da taxa de variao da tenso no capacitor e um aumento da corrente no capacitor. Substituindo a equao I na equao II e efetuando a derivada da tenso no tempo chega-se que a corrente no capacitor :

Por meio desta equao vemos que a corrente no capacitor est adiantada em tenso, que ilustrado na figura abaixo:

em relao

Figura II. A corrente em um dispositivo puramente capacitivo est adiantada 90 em relao tenso.

OBJETIVOS DA PRTICA
Verificar experimentalmente a variao da reatncia capacitiva com a frequncia.

DESENVOLVIMENTO

1. Resposta do circuito RC submetido a uma tenso alternada varivel (valor de pico).

A) Monte o circuito da Figura 1. Ajuste a frequncia do gerador de funes/sinais para 10 kHz.

Figura 1. Circuito RC em regime CA. Para estudarmos o comportamento do circuito RC da Figura 1 primeiro realizamos o ajuste da fonte no gerador de sinais para obter inicialmente uma onda senoidal com frequncia de e valor de pico-a-pico 1 Volt. Evidenciamos a onda gerada conectando as pontas de prova do gerador de sinais aos terminais do canal 1 do osciloscpio como mostra a Figura 2.

Figura 2. Forma de onda gerada. B) Ajuste a tenso no gerador de sinais para obter no resistor as tenses indicadas no Quadro 1.Para cada caso, mea e anote a tenso pico a pico no capacitor. Calcule e e preencha o Quadro 1. Calcule tambm e Finalmente, calcule a partir da equao .

Aps a implementao do circuito da Figura 1 na protoboard, variamos a tenso de pico-a-pico no gerador de sinais e a cada variao obtivemos formas de ondas por meio do osciloscpio e valores de pico-a-pico nos terminais do indutor. As figuras abaixo ilustram as formas de onda obtidas da tenso entre os terminais do indutor para cada valor de tenso pedido na Tabela 1.

Figura 3.

Figura 4.

Figura 5.

Figura 6.

Figura 7. Aps obtidas as formas de onda, valor pico-a-pico e RMS entre os terminais do indutor, podemos preencher as lacunas e (RMS) do Quadro 1. Quadro 1. Medidas de tenso e corrente no capacitor para valor de frequncia nico.

(V) ()

As outras lacunas puderam ser preenchidas atravs de equaes envolvendo variveis conhecidas, como abordado a partir de agora. Para preenchermos as lacunas referentes dado por: , sabemos que o valor eficaz da tenso no resistor 0,5/ 1/ 1,5/ , usamos a relao: 2/ 2,5/

Para a lacuna referente

Em que

foi obtido anteriormente e R fixo e vale

. Portanto obtivemos: 1,76V/ =

Podemos obter

a partir de duas equaes, para ento preencher a ltima lacuna no Quadro 1. I) II)

Utilizando a equao I obtivemos:

259mV/ = Utilizando a equao II obtivemos: 159 159 159 159 159

Vemos a partir de I e II que os valores so aproximadamente iguais, exceto que em I utilizamos valores medidos para encontrarmos e em II valores de componentes do circuito. Completamos o Quadro 1 com os valores obtidos na primeira equao. Vemos que os valores obtidos de no se alteraram para este circuito. Comparando as duas equaes era de se esperar que a reatncia capacitiva fosse sempre a mesma, j que o capacitor permaneceu o mesmo assim como a frequncia(10kHz) , sendo a variante apenas a tenso que no interferir em

C) Ajuste o gerador de sinais para 1 , mantendo-a constante a cada medida. Varie a frequncia de acordo com o Quadro 2. Mea e anote, para cada caso, o valor da tenso pico a pico no resistor e no capacitor. Preencha as grandezas complementares com a realizao dos mesmos clculos efetuados no passo anterior. Novamente como no item A, ajustamos o gerador de sinais para fornecer uma onda senoidal de , porm agora variando a frequncia do sinal gerado como requerido pelo Quadro 2. Continuamos por adotar o circuito da Figura 1. As imagens a seguir ilustram as formas de onda entre os terminais do capacitor bem como os valores de pico-a-pico e RMS para cada frequncia pedida.

Figura 8.

Figura 9.

Figura 10.

Figura 11.

Figura 12.

Figura 13.

Figura 14.

Figura 15.

Figura 16.

Figura 17.

Aps obtidas as formas de onda, valor pico-a-pico e RMS entre os terminais do indutor quando variada a frequncia, podemos preencher as lacunas e (RMS) do Quadro 2. Quadro 2. Medidas de tenso e corrente no capacitor para variao na frequncia do sinal gerado. 1 2 3 4 5

6 7 8 9 10

As imagens a seguir ilustram as formas de onda entre os terminais do resistor bem como os valores de pico-a-pico e RMS para cada frequncia pedida.

Figura 18.

Figura 19.

Figura 20.

Figura 21.

Figura 22.

Aps obtidas as formas de onda, valor pico-a-pico e RMS entre os terminais do resistor quando variada a frequncia, podemos preencher as lacunas e (RMS) do Quadro 2. Nas imagens acima no esto especificadas as formas de onda referente s frequncias pois foi observado em laboratrio que para estas frequncias o circuito tinha aproximadamente as mesmas caractersticas da frequncia 10kHz., ou seja, valor de e RMS=338mV. Para a lacuna , usamos a relao:

Em que

foi obtido anteriormente e R fixo e vale


338mV / = 338mV / =

. Portanto obtivemos:
338mV / = 338mV / = 338mV / = 338mV / = 338mV / =

Podemos novamente obter Quadro 2. I)

a partir de duas equaes, para ento preencher a ltima lacuna no

II)

Utilizando a equao I obtivemos:

101mV/ =

85,3mV/ =

73,9mV/ =

64,8mV/ =

57,5mV/ =

52,5mV/ =

Utilizando a equao II obtivemos:

1591

795

530

397

318

265

227

198

176

159

Vemos novamente que as equaes I e II fornecem praticamente os mesmos valores de reatncia capacitiva(). Quando trabalhamos com a equao I estamos trabalhando com valores mais reais pois, pode depender do valor fornecido de pico pela fonte(que pode no ser preciso), da resistncia interna entre os elementos de conexo do circuito, da resistncia real do resistor que apresenta uma tolerncia razoavelmente considervel em certas aplicaes e do valor real do capacitor que depende do material utilizado como por exemplo dieltrico entre as placas. Quando trabalhamos com a equao II, dependemos do valor fornecido de frequncia, que pode tambm no ser preciso, mas no trabalhamos com variveis do circuito devido a inalterao da frequncia sobre ele. Para uma melhor estimativa da reatncia capacitiva do circuito, pode-se realizar uma media entre os dois valores. Preenchemos a ultima lacuna do Quadro 2 com os valores obtidos por meio da equao I.

D) Com os valores obtidos no Quadro 2, construa o grfico Com o auxlio computacional, plotamos o grfico

versus frequncia.

, ilustrado na Figura 23.

Figura 23. Grfico . Pelo grfico acima notamos que o grfico se parece com o grfico da funo Portanto comprovamos o carter da funo onde

( no circuito C era

sempre ) e a frequncia era varvel que produz a resposta da reatncia capacitiva, que como comprovado, varia com a frequncia do sinal aplicado.

2. Simulao em Software.

A) No circuito da Figura A, a tenso eficaz igual a 12V. Determine o valor da tenso instantnea quando a corrente no circuito for igual a 0,32mA.

Figura A Para relacionarmos a tenso e a corrente devemos buscar as equaes vistas em aula para ambas:

Como cos(

=sen(

Para os seguintes valores dados , temos: ( Aplicando o arco seno, temos: )

Portanto para , temos que a corrente assume o valor de 0,31mA. Assim para encontrar o valor da tenso instantnea deve-se simplesmente substituir o valor de t na equao que descreve a tenso em funo do tempo.

A tenso instantnea quando a corrente no circuito for de 0,31mA de 14,71V.

B) Por simulao, determine as grandezas indicadas na cor azul para os circuitos das Figuras B e C.

Figura B.

Figura C.

Circuito B: Realizando a montagem corretamente e inserindo os medidores consegue-se assim os valores de tenso no resistor e capacitor, assim como a corrente RMS mdia que circula no circuito. No canal A temos a forma de onda do resistor. possvel notar que a tenso no capacitor- canal B- tem um valor menor (mV) do que o visto no resistor (V) devido ao fato do capacitor se comportar como um curto circuito quando submetido a um sinal de alta frequncia. A corrente

Figura B.

Circuito C: Para o circuito mostrado na Figura C temos os sinais da tenso no resistor -canal A- com uma amplitude maior do que a tenso no capacitor, porm comparando com o sinal visto na Figura B vemos que a diferena de valores menor devido ao fato de termo uma resistncia de valor nominal menor. Alm de perceber que o sinal visto no capacitor est atrasado perante o resitor.

Figura C.

CONCLUSO
Anteriormente nosso estudo em circuitos eltricos se baseava no estudo da corrente contnua e como os componentes reagiam sobre esse tipo de corrente. Ao iniciarmos nosso estudo em corrente alternada nos deparamos com algumas variveis importantes para se descrever o comportamento do circuito como por exemplo o valor eficaz, frequncia do sinal aplicado etc. Vimos que o fator limitante da corrente agora a reatncia capacitiva que dada em , contudo notamos que essa resistncia de se opor a passagem de corrente, pois esta no dissipa energia em forma de calor como caracterstico de resistores. Atravs das imagens e quadros ao longo do roteiro da prtica, podemos relacionar as variveis para chegarmos s equaes utilizadas, como por exemplo, recordando a lei de Ohm para circuitos de corrente contnua onde , fazemos . Uma importante caracterstica do circuito RC em regime CA ilustrada no grfico onde observamos que para frequncias muito altas a reatncia capacitiva baixssima, e fazendo tender a infinito temos um baixo valor de reatncia onde essa baixa reatncia implica em substituir o capacitor por um curto-ciruito. Vemos com isso que o capacitor pode servir como um filtro passa-altas, pois permite a passagem de sinais de alta frequncia (acima da frequncia de corte).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
- Circuitos Eltricos I - https://sites.google.com/site/carloshnrb/ensino/circuitos-eletricos-i, acesso em: 14/01/2014 s 8:00; - Boylestad, Robert L. Introduo anlise de circuitos. 10.ed. traduzido So Paulo: PEARSON, Prentice Hall;

Вам также может понравиться