Вы находитесь на странице: 1из 10

OS SERVOS DA GLEBA Os mais humildes dos vassalos eram os servos da gleba, que, de to humildes, no tinham vassalos.

Era o mais baixo degrau da sociedade feudal. Alm de terem de lavrar a terra de seu suserano, davam-lhe o melhor de suas colheitas. Na guerra deviam lutar a seu lado, s vezes armados apenas com paus ou precrias lanas. Estavam sujeitos a prestar todo e qualquer servio a seu senhor. No podiam casar, mudar de lugar, herdar algum bem, se no tivessem a permisso de seu senhor. Moravam em miserveis choupanas, nas prprias terras de seus suseranos. ORDLIO Era o costume de submeter o acusado, de um crime a um perigo, para ver se era culpado. (Por exemplo: colocar a mo em gua fervendo; segurar um ferro em brasa. Acreditava-se que, se inocente, Deus produziria um milagre, no deixando que algum mal acontecesse ao presumvel culpado). A Igreja lutou contra esse costume, procurando extingui-lo. OS DUELOS Os nobres costumavam praticar o duelo, para resolver suas questes pessoais. Tambm contra isso lutou a Igreja, que procurou levar o julgamento dos crimes aos tribunais dos prncipes e senhores, a quem caberia administrar a justia. A MULHER A mulher na sociedade feudal era considerada um mero instrumento, mquina de procriao e objeto de propriedade e posse exclusiva do marido, seu amo e senhor. No tinha qualquer direito, sequer o de escolher seu futuro marido e quando queriam se casar. O LENDRIO CINTURO DA CASTIDADE

Era um artefato de ferro ou de couro que os homens colocavam em suas mulheres e que tinha uma tranca (ou uma espcie de cadeado) para impedir que elas, na ausncia de seus maridos, mantivessem relaes

extraconjugais. O cinto de castidade tinha apenas um orifcio (no dois como desenham muitos historiadores e artistas plsticos que tentam resgatar o mito dessa odiosa pea) por onde saiam s fezes e a urina da mulher. O grande problema era que, por no poderem fazer sua higiene, as mulheres acabavam vtimas de infeces urinrias graves por Escherichia coli, uma bactria que constituinte da flora normal do intestino, mas que no sistema urinrio causa uma infeco gravssima e que pode causar nefrite, nefrose e levar morte. Muitas morriam ainda muito jovens por causa desse tipo de costume. A HOMOSSEXUALIDADE Praticamente no existiam homossexuais declarados e assumidos na idade mdia, pois a Igreja Catlica os punia severamente e, diante do quadro de horrores a que estavam sujeitos, nenhum homem se declarava homossexual ou assumia sua condio e opo sexual. HBITOS A higiene na idade mdia era o ponto fraco, tanto que possibilitou o alastramento de doenas que quase dizimaram com toda a Europa medieval, especialmente a Peste Negra (peste bubnica) que exterminou quase dois teros da populao. A sociedade feudal era esttica (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Catlica) tinha um grande poder, pois era responsvel pela proteo espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dzimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesos. Os servos deviam pagar vrias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produo), banalidade (taxas pagas pela utilizao do moinho e forno do senhor feudal).

A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em trs ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses. Ao clero cabia cuidar da salvao espiritual de todos; aos guerreiros, zelar pela segurana; e aos servos, executar o trabalho nos feudos. No mundo medieval, a posio social dos indivduos era definida pela posse ou propriedade da terra, principal expresso de riqueza daquele perodo. O Senhor feudal tinha a posse legal da terra, o poder poltico, militar, jurdico e at mesmo religioso, se fosse um padre, bispo ou abade. Os servos no tinham a propriedade da terra e estavam presos a ela por uma srie de obrigaes devidas ao senhor e igreja. Embora no pudessem ser vendidos, como se fazia com os escravos no Mundo Antigo, no podiam abandonar a terra sem a permisso do senhor. Havia tambm os viles. Eram geralmente descendentes de pequenos proprietrios romanos que, no podendo defender suas propriedades, entregavam-nas a um senhor em troca de proteo. Por essa origem, eles recebiam um tratamento diferenciado, com maiores privilgios e menos deveres que os servos. Havia, finalmente, os ministeriais, funcionrios do senhor feudal, encarregados de arrecadar os impostos.

Servos Os trabalhadores da terra O servo era obrigado a trabalhar nas terras do senhor durante trs dias por semana. Alm disso, tinha de entregar ao senhor parte do que produzia para o prprio sustento. O trabalho nas terras do senhor era prioritrio: ela tinha de ser preparada, semeada e ceifada em primeiro lugar. Apenas depois de cuidar das terras do senhor, o servo poderia se dedicar s suas plantaes. O limite de todas essas regras entre o senhor feudal e o servo era muito bem definido. Dentre as obrigaes dos servos, estavam:

a talha, imposto pago sobre a produo no manso servil; a corvia, trabalho compulsrio nas reservas senhoriais; as banalidades, imposto pago pelo uso de instalaes pertencentes ao senhor, como forno e moinho.

Os cavaleiros Os cavaleiros eram nobres que se dedicavam guerra. A lealdade a seu senhor e a coragem representavam as principais virtudes de um cavaleiro. Por muito tempo, para ser cavaleiro, bastava possuir um cavalo e uma espada. Em troca de servio militar a um senhor, o cavaleiro recebia seu feudo, onde erguia uma fortaleza. Pouco a pouco, porm, as exigncias para se tornar um cavaleiro foram se tornando mais rigorosas: alm de defender o seu feudo e o de seu senhor, ele deveria professar a f catlica e honrar as mulheres. O jovem nobre iniciava a aprendizagem aos 7 anos, servindo como pajem na casa de um senhor, onde aprendia equitao e o manejo das armas. Aos 14 anos, tornava-se escudeiro de um cavaleiro, passando, pelo menos, a seu servio, tratando de seu cavalo e de suas armas, ao mesmo tempo que aprendia com ele as artes do combate. Tomava parte em corridas, em lutas livres e praticava esgrima. Para se preparar para torneios e combates, aprendia a correr a quintana:tratavase de galopar em grande velocidade em direo a um boneco de madeira e cravar-lhe a lana entre os olhos. O boneco era munido de um brao e montado sobre um pino de ferro. Quem no acertava o alvo com a lana, fazia o boneco girar; ao girar, o brao do boneco batia nas costas do cavaleiro. Depois do tempo de aprendizagem, se o jovem fosse considerado preparado e digno, estava pronto para ser armado cavaleiro. (link para os dez mandamentos do cavaleiro PRONTO)

Como o Perodo Medieval foi bastante longo (aproximadamente mil anos), todos os aspectos da vida cotidiana moradia, vesturio, alimentao, etc. passaram por mudanas importantes e variaram muito de um lugar para o outro. De modo geral, a populao estava concentrada no campo (cerca de 80% das pessoas viviam na zona rural) e, apesar de alguns perodos de maior crescimento demogrfico, o nmero de habitantes era pequeno. Estimase que em paris, a maior cidade europia da poca, tinha uma populao de 160 mil habitantes, em 1250. E, em 1399, o nmero total de habitantes do continente europeu no passava de 74 milhes. O baixo crescimento da populao resultava do elevado nmero de mortes, pois a mdia de vida, na poca, no ultrapassava os 40 anos de idade. Os historiadores calculam que, de cada 100 crianas nascidas vivas, 45 morriam ainda na infncia. Era comum a morte de mulheres durante o parto e os homens jovens morriam nas guerras ou vtimas de doenas para as quais ainda no se conhecia uma cura.

Na sociedade medieval, profundamente dominada pela religiosidade e misticismo, era senso comum interpretar o surgimento de doenas e epidemias como sendo resultados da ira divina pelos pecados humanos. A falta de higiene, de gua tratada e de um sistema de esgoto, provocou surtos de epidemias que mataram milhares de pessoas. A Peste Negra (link para anexo Peste Negra PRONTO), por exemplo, que se espalhou pela Europa, somente no perodo de 1348 a 1350, matou cerca de 20 milhes de pessoas. Alm das pestes, nesta poca, outras doenas provocavam altos ndices de mortalidade: tuberculose, sfilis e infeces generalizadas provocadas pela falta de assepsia no tratamento das feridas. Bastante limitada, a medicina no tinha ainda desenvolvido tratamento adequado para muitas doenas. Alm disso, as distancias, as dificuldades de locomoo e o nmero reduzido de mdicos tornavam ainda mais crtica a situao dos doentes que na maioria das vezes eram atendidos em boticrios ou curandeiras e se medicavam com ervas e rezas. Alis, essas mulheres curandeiras, que a Igreja tratava como feiticeiras, tambm foram duramente perseguidas e mortas pela Inquisio, a partir do sculo XII.

Mais dramtica ainda era a situao das crianas, muitas vezes abandonadas em estradas, bosques ou mosteiros pelos pais, que no tinham como sustent-las. Alm disso, havia tambm grande nmero de rfos, devido ao elevado ndice de mortalidade no parto: a falta de higiene provocava a chamada febre puerperal, que causava a morte da me, e a incidncia de blenorragia (doena sexualmente transmissvel) muitas vezes contaminava o filho, causando cegueira. Numa populao supersticiosa, que interpretava todos os acontecimentos naturais como expresso da vontade divina, a doena era vista como punio pelos pecados. Para se livrar desses pecados, as pessoas faziam ento penitncias, compravam indulgncias e procuravam viver de acordo com os mandamentos da Igreja. Mas, como nem sempre conseguiam manter uma vida regrada, casta e desapegada das coisas e prazeres materiais, homens e mulheres viviam em constante preocupao com a morte e com o julgamento de Deus. Sendo praticamente a nica referncia para a populao, em quase todos os assuntos , j que no havia Estados organizados e normas pblicas, a Igreja assumia a tarefa de controlar e organizar a sociedade. Um exemplo: como no havia registro pblico dos nascimentos, o nico documento da pessoa era o batistrio (link para dicionrio). Devido elevada taxa de mortalidade infantil as crianas eram batizadas logo que nasciam, pois os pais queriam garantir para seus filhos um lugar no Paraso. Os nomes dos bebs derivavam, em sua maioria, dos nomes de santos, de personagens da Bblia ou dos avs ou amigos influentes, e em diversas regies no se usava o nome da famlia. Tambm no existia casamento o casamento civil, como hoje, mas apenas um contrato entre as famlias dos noivos. Em geral, e principalmente entre nobres, o casamento era negociado pelas famlias de acordo com o seu interesse em aumentar a posse de terras, a riqueza e o poder, ou para fortalecer alianas militares. Os noivos no participavam desses acertos e, em muitos casos, s se conheciam no dia da cerimnia (a mulher, com cerca de 12 anos, e o homem com mais do dobro da idade dela). O casamento por amor, de verdade, s passou a existir na Europa por volta do sculo XVII. Geralmente, nas famlias nobres, s o filho mais velho se casava, e os outros se tornavam membros do clero ou cavaleiros errantes, que partiam para as guerras ou em busca de aventuras e fortuna, j que toda a herana dos pais era reservada para o filho primognito. As mulheres que no se

casavam iam para conventos ou se tornavam damas de companhia das casadas. O matrimonio s se tornou um sacramento da Igreja a partir de 1439, por deciso do Conclio de Florena, que tambm tornou o casamento indissolvel e proibiu a poligamia e o concubinato. Para a Igreja, a nica finalidade do sexo era a procriao e, por isso, os cristos deveriam regular a freqncia e os limites do ato sexual. Casamentos assim, sem que os noivos se conhecessem, acabavam abrindo espao para grande nmero de relaes extraconjugais, embora os padres ameaassem os adlteros com o fogo do inferno. Por isso, a literatura medieval to frtil em romances proibidos. A vida como ela era Nas famlias camponesas, todos trabalhavam muito. Alm de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianas faziam colheita, moam os gros e construam pontes, estradas, estbulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domsticos. Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a rea interna escura, mida e enfumaada. Em geral as cabanas tinham apenas um cmodo, que servia para dormir e guardar alimentos e at animais. Os mveis, bastante rsticos, resumiam-se mesa e bancos de madeira e os colches de palha. No almoo ou no jantar, comiam quase sempre po escuro e uma sopa de vegetais, legumes e ossos. Carne, ovos e queijo eram caros demais, s em ocasies especiais. Em vrios perodos houve falta de alimentos e a fome se espalhou por muitas regies da Europa, vitimando, os mais pobres. Na mesa dos nobres, entretanto, no faltava uma grande variedade de peixes e carnes, quase sempre secas e salgadas, para se conservar durante o inverno. No vero, para disfarar o gosto ruim e o mau cheiro da carne estragada, a comida era cozida com especiarias e temperos fortes, raros e exticos, que vinham do Oriente, custavam caro e eram difceis de obter. O acar, outra raridade, era considerado um luxo e usado at como herana ou para pagamento de dotes. O vinho era consumido em grande

quantidade em quase todas as regies, e os habitantes do norte da Europa tambm costumavam consumir a cerveja. As festas, em especial as de casamento, duravam dias com bebida e comida farta e diversificada: serviam-se vitelas, cabritos, veados e javalis, acompanhados de aves como cisnes, gansos, paves, perdizes e galos. Havia tambm apresentao de cmicos, acrobatas, danarinos, trovadores, cantadores e poetas, para diverso dos convidados. Os jogos e a bebida, bastante comuns nas tavernas de todas as cidades, atraam os homens que consumiam muito vinho, jogavam dados e se envolviam em brigas e confuses. Por isso, os padres amaldioavam as tavernas, apontadas como antros de perdio, mas nem por isso conseguiram acabar com elas. Ao contrrio, esses costumes se acentuaram cada vez mais, com o crescimento dos centros urbanos. Sujas e barulhentas, sem esgoto e sem gua tratada, as cidades se tornaram focos de contgio e disseminao de doenas e pestes. Nas cidades, aglomeravam-se e conviviam todos os tipos de pessoas e profisses: ricos, comerciantes, taberneiros, artesos, padeiros, relojoeiros, joalheiros, mendigos, pregadores, vendedores ambulantes, menestris, etc. E na periferia das cidades, bastante discriminados pela maioria da populao, viviam outros grupos: judeus, muulmanos, hereges, leprosos, homossexuais e prostitutas, que estiveram entre os quais perseguidos e reprimidos pela Inquisio, a partir do sculo XII. Analfabeta, em sua maioria, a populao falava a lngua dominante em sua regio de origem e os idiomas ainda hoje falados na Europa foram formados nessa poca, em conseqncia dos contatos com pessoas e com lnguas de origem germnica ou de outras regies com o latim, a lngua romana. Como no sabiam ler, essas pessoas s tinham acesso literatura por meio de artistas que se apresentavam em pblico para ler e contar histrias, declamar poesias ou cantar e encenar espetculos de teatro nas praas, ruas e tavernas das aldeias e cidades, muitas vezes durante as festas.

As moradias dos nobres tambm se modificaram bastante, ao longo do tempo. At o sculo XII, seus castelos se resumiam a uma torre, onde habitava a famlia do senhor, e eram feitos de madeira, sendo por isso mesmo muito vulnervel a incndios e a ataques de invasores. A partir dos anos 1200, tornaram-se comuns as construes em pedra e tijolos e os castelos ganham novas dependncias, como celeiros, estbulos, muralhas, fossos e torres de vigia, para sua defesa. A moblia tambm se sofisticou e os nobres passaram a usar tapearia e pratarias vindas do Oriente. Na Alta Idade Mdia, ocorreu um acentuado processo de ruralizao, fruto da desagregao do Imprio Romano, da sedentarizao de diversos povos "brbaros" e da continuidade das invases, o que fortaleceu o processo de isolamento, a economia voltada para a subsistncia e o militarismo. A crise, marcada por invases e guerras, reforou o militarismo, porm com outras caractersticas, estabelecendo novas relaes sociais e influenciando a reordenao das relaes de produo. Em troca de "proteo" e de um pequeno lote de terra, o campons passava a servir a um proprietrio, o senhor da terra, o dono do feudo. Essa servido era permanente, e o campons e seus descendentes estavam presos terra. A necessidade de garantir o controle sobre a terra, somada s caractersticas da cultura secular dos povos brbaros, fez com que os senhores feudais tivessem grande preocupao com a guerra e, dessa maneira, estabelecessem acordos entre si, desenvolvendo as relaes de suserania e vassalagem, num sistema de interdependncia, ao mesmo tempo que toda sua formao cultural se voltava para o militarismo. Ser "guerreiro" tornava-se uma questo de honra para o nobre, que era treinado desde cedo. A dimenso das guerras obrigou a Igreja Catlica a interferir algumas vezes e a decretar leis para garantir a ordem socioeconmica. No decorrer dessas lutas, ocorreu a decomposio do poder real, mediante usurpaes ou concesses, como as imunidades, que ampliavam a autonomia poltica dos feudos.

No sculo 9, o Imprio Carolngeo se esfacelou, e o poder passou para as mos de marqueses, duques e bares, representando o fortalecimento do poder local. Na pennsula Ibrica, o domnio muulmano serviu de pretexto para o incio de uma "guerra santa", a Reconquista, que possibilitou a lenta expanso dos domnios senhoriais.

Toda essa belicosidade garantia elite vastos domnios territoriais e o poder poltico --visto como descentralizado. E s foi possvel explicar a sociedade feudal pela explorao do trabalho servil, o que justifica o uso da expresso "uns combatem, alguns rezam, outros trabalham".

Вам также может понравиться