Вы находитесь на странице: 1из 3

I.

Introdução

I. Introdução O Yoga é reconhecido como prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no

O Yoga é reconhecido como prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança. Na sociedade atual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, fatores que contribuem para aumentar a ansiedade, depressão, falta de atenção e concentração.

As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um ótimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação. As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

Praticar Yoga na infância pode ser benéfico não só para criança mas também para o adulto que virá ser.

Praticar Yoga na Infância contribuiu para:

Melhora a saúde física e mental; Promove o sucesso escolar; Aumenta a capacidade de assimilação intelectual; Combate a ansiedade e o stress; Estimula o sentido estético e a criatividade; Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio; Proporciona um crescimento em áreas como a autoconfiança, o autoconhecimento e a concentração; Equilibra o sistema nervoso e o sistema endócrino; Desenvolve o espírito de grupo e a cooperação; Promove uma consciencialização ecológica e humana.

II.

Como é uma aula de yoga para crianças?

II. Como é uma aula de yoga para crianças? A aula é planificada com a intenção

A aula é planificada com a intenção de canalizar a energia da criança ou adolescente para o desenvolvimento harmonioso do seu corpo e da sua mente, sem forçar nada, apenas levando-a desenvolver a sua criatividade, alongar os seus músculos, ouvir os seus próprios sons, cantar e representar personagens míticas, animais, o sol, a lua, entre outros elementos do yoga adaptados ao universo da criança. E assim, de uma forma lúdica, a criança pratica yoga.

III. Que

técnicas

crianças?

são

utilizadas

numa

aula

de

yoga

para

Ásanas (posturas psicofísicas) praticados de uma forma lúdica, imitando animais e outros elementos da natureza, desenvolvem consciência corporal.

Pránáyámas (exercícios respiratórios) conduzem a uma respiração melhor prevenindo problemas do aparelho respiratório.

Mantra (vocalização de sons) através de cantigas em sânscrito as crianças vão trabalhando a concentração.

Yoganidrá (relaxamento) “viagens” que as crianças realizam, visualizando aquilo que desejam, conduzem a um pensamento mais positivo e criativo.

Dháraná (exercícios de concentração) ao apreciar uma flor, ao ouvir os sons da natureza, as crianças tornam-se mais tranquilas.

Dhyána (meditação) ao olhar com atenção a chama de uma vela as crianças acalmam o corpo e a mente.

Yamas e niyamas (princípios éticos) como a verdade, a não-violência, o contentamento, a alegria … são transmitidos através de histórias lúdicas.

Satsanga (reunião) conversa onde são abordados temas ecológicos e humanitários. Desta forma praticamos também green yoga.

IV.

Observações

Destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos.

As aulas de yoga têm a duração de 40 a 60 minutos.

O número de alunos por aula é de mínimo 6 máximo 12.

Para a realização de yoga é necessário roupa confortável, descalços ou com meias e tapetes ou chão adequado.