Вы находитесь на странице: 1из 14

O que Agroecologia?

Grupo Timb de Agroecologia

A agroecologia uma vertente agronmica que engloba tcnicas ecolgicas de cultivo com sustentabilidade social. Ela tambm incorpora fontes alternativas de energia e sua principal preocupao sistematizar todos os esforos num modelo tecnolgico socialmente justo, economicamente vivel e ecologicamente sustentvel (www.ambientebrasil.com.Br).

Conceitos
Agroecossistema a unidade fundamental de estudo, nos quais os ciclos minerais, as transformaes energticas, os processos biolgicos e as relaes scio-econmicas so vistas e analisadas em seu conjunto. Sob o ponto de vista da pesquisa agroecolgica, seus objetivos no so a maximizao da produo de uma atividade particular, mas a otimizao do agroecossistema como um todo, o que significa a necessidade de uma maior nfase no conhecimento, na anlise e na interpretao das complexas relaes existentes entre as pessoas, os cultivos, o solo, a gua e os animais (Altieri, 1989)

Conceitos

Agricultura alternativa; Holsmo Desenvolvimento sustentvel;

Bases da Agroecologia
Conhecimento do agricultor; Viso sistmica; Preveno e manuteno; Pesquisa; Ciclo ecolgicos; Comrcio justo; Metodologias participativas.

Agri. Biodinnica
A Agricultura Biodinmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepo da natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relao espiritual tica com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmos humanos.

Permacultura
0 projeto permacultural envolve o planejamento, a implantao e a manuteno conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistncia dos ecossistemas naturais.

Agri. Natural
Mokiti Okada (Japo,1882-1955), concebeu a agricultura natural como alternativa para os problemas decorrentes da prtica da agricultura convencional, na dcada de 1930. O mtodo da Agricultura Natural no emprega produtos qumicos ou esterco animal, e sim faz uso de compostos vegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

Sistema Agroflorestal
Ela tenta proporcionar um rendimento sustentvel ao longo do tempo, introduzindo espcies anuais nos primeiros anos, seguidas de frutferas semi-perenes e perenes e por fim as madeirveis, os quais podem ainda, ser consorciadas com animais em uma mesma rea.

Agri. Orgnica

O termo agricultura orgnica utilizado para qq tipo de agri. de base ecolgica.

http://www.agrofloresta.net/ http://www.biodinamica.org.br/ http://www.agroecologia2009.org.br/ http://www22.sede.embrapa.br/snt/viicbsaf

Вам также может понравиться