Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA SERGIPE Campus Aracaju

CURSO: Licenciatura de Matemtica DISCIPLINA: Didtica e Prxis Pedaggicas PROFESSORA: Profa. MA. Maria Adeilma Menezes ALUNO: Luiz Antonio Melo

Fichamento Nro 6 Referncia Objeto Ensinar e Aprender numa perspectiva ativa - LIBNEO, Jos Carlos . Didtica. 29. ed. So Paulo: Cortez, 2009. p. 103 118 Discusso dos seguintes temas: O estudo ativo e o ensino; a atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual; algumas formas do estudo ativo e os fatores que influem no estudo ativo. Procurar entender como se d a aprendizagem atravs do estudo ativo.

Objetivo

Metodologia Discusso e aprofundamento dos conceitos de estudo ativo. Fontes DANILOV, M. A El Processo de Enseanza em la Escuela; DAVIS, Claudia e OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educao; KLINGBERG, Lothar. Introduccion a la Didctica General; LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da Escola Pblica; SOARES, Magda B. Linguagem e Escola Uma Perspectiva Social; SAVIANI, Demerval. O Ensino Bsico e o Processo de Democratizao da Sociedade Brasileira; Conceitos Busca-se, a todo instante, solues para que o aprendizado dos alunos se faa da melhor maneira possvel. Os conceitos do estudo ativo implicam no apenas na capacidade do professor de despertar o interesse dos alunos para a matria, mas na prpria ao do professor enquanto mediador destes conhecimentos. Como a aprendizagem um processo de assimilao de conhecimentos por meio da atividade prpria de quem aprende. O estudo a atividade cognoscitiva por meio de tarefas concretas e prticas, cuja finalidade a assimilao consciente de conhecimentos, habilidades e hbitos sob direo do professor. Dessa forma, o estudo ativo consiste de atividades dos alunos nas tarefas de observao e compreenso de fatos da vida diria ligados matria com a devida orientao do professor aliada aos exerccios e tarefas de casa. A discusso de como o professor deve proceder para a melhoria do seu objetivo maior que a passagem do seu conhecimento para os alunos se modifica a cada dia. O fato de que o professor deve evitar ser o senhor da razo e passar a ver o aluno como algum igual em termos de ser humano interessante. O professor acaba aprendendo com o aluno e o aluno aprendendo com o professor. Interessante tambm a forma como se deve passar esse conhecimento respeitando os conceitos atuais dos alunos. A nica dificuldade que encontro que, numa sala com 40 alunos, fica quase impraticvel voc saber da vida e dos conceitos individuais de cada um. Didtica, Estudo Ativo, Pedagogia.

Concluses

Comentrio pessoal

Palavraschave

Вам также может понравиться