Вы находитесь на странице: 1из 14

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


As instalaes de FURNAS esto aprovadas pelo corpo de bombeiro? FURNAS dispe do HABITE-SE de suas instalaes? Existe ALVAR de funcionamento dos setores de FURNAS controlado pela vigilncia sanitria (ex. refeitrio, ambulatrio mdico, ambulatrio odontolgico, etc) ?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Atestado de vistoria final (atestado de regularidade) Habite-se emitido pela prefeitura do municpio (validade indefinida) Apresentao do Alvar de funcionamento

RESP.

NR01 - DISPOSIO GERAIS


Chefia rea Chefia rea

Chefia rea Chefia rea

1.7 (b) II 1.7 (c) - II

Esto sendo observadas as clusulas de Segurana dos Acordos Coletivos? Apresentar ACORDO COLETIVO com respectivas clusulas relativas a Segurana/Sade Ocupacional e respectivade seu cumprimento. So emitidas INSTRUES DE SEGURANA (IS) ou ORDENS DE Relao nominal das OS ou IS existentes em Furnas. SERVIO (OS) ou outro documento equivalente dando cincia aos a) Verificar nos setores de trabalho a existncia das O.S ou I.S disponveis para consulta dos empregados sobre as medidas de preveno de acidentes? empregados. (LT / PT de Furnas contm Instrues de Segurana.) b) Poder ser arguido alguns empregados sobre o seu conhecimento a respeito das OS ou IS do seu setor de trabalho e, tambm, selecionar aleatoriamente os nomes de alguns empregados e solicitar ade treinamento (assinada pelo empregado) sobre a OS/IS. So informados aos empregados os riscos existentes em seus locais de trabalho. Mapa de Riscos por setor ou geral da unidade e sinalizao diversas nos setores de trabalho. Arguir, aleatoriamente, alguns empregados sobre seu conhecimento a respeito dos dados constantes no mapa de riscos de seu setor de trabalho. Registro, assinado pelo empregado, de participao no treinamento sobre o uso de EPI`s. Poder, a seu critrio, solicitar comprovante de treinamento de alguns empregados, escolhidos aleatoriamente, sobre o uso do EPI`s utilizados pelo mesmo.

Setor Operao

1.7 (c) I e IV

CIPA

Os empregados recebem treinamento para o uso adequado dos Equipamentos de Proteo Individual(EPI) ?

SESMT

NR02 INSPEO PRVIA


2.1 2.4 2.6

FURNAS dispe de CERTIFICADO DE APROVAO DAS INSTALAES (CAI)ou de comprovante de entrega DRT da Declarao de suas instalaes? H participao do SESMT de FURNAS no estudo de projetos e nos servios de obras e / ou reforma?

Certificado de Aprovao das Instalaes (CAI) ou protocolo da entrega da Declarao das Instalao. Procedimento Formal sobre a participao do SESMT nos estudos de projetos, execuo de obras e / ou servios. Obs. No basta o procedimento, so necessrias evidncias da participao do SESMT nos servios de obras ou reformas.

Chefia rea

DSH.G

NR03 EMBARGO OU INTERDIO


Existe procedimento formal estabelecendo autoridade ao SESMT para Procedimento formal estabelecendo a autoridade ao SESMT junto aos Setores de Manuteno, paralisar equipamentos ou servios que apresentam riscos iminente sade Operao e Construo. ou a integridade fsicados empregados? Existe procedimento formal estabelecendo que, em situaes de grave e a) Procedimento formal (O.S ou I.S) de recusa de servio iminente risco sade ou a integridade fsica, o empregado poder recusar a b) Registro de participao em treinamento sobre o procedimento (assinado pelo empregado) executar um trabalho ou paralisar suas atividades? Obs. Arguir alguns empregadosem seus locais de trabalho sobre o assunto em pauta, para conhecer o nvel de divulgao do procedimento. Chefia rea

Chefia rea

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


Oquadro de profissionais que compe o SESMT est dimensionado conforme existncia legal (Quadro II da NR 4)? vedado o desvio de funo dos profissionais de Segurana e medicina do trabalho? Os quadros III, IV, V e VI so preenchidos e encaminhados regularmente DRT e dentro do prazo (31 de janeiro de cada ano)? O SESMT est registrado na DRT?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Relao dos empregados que compe o SESMT com respectivo Certificado de Qualidade (4.4.1) e registro / inscrio junto ao rgo de classeou Ministrio do Trabalho. Obs Entende-se por desvio de funo a execuo de atividades sem nenhuma relao com a Segurana e/ ou Sade do empregado. Arguir os profissionais do SESMT. Protocolode entrega dos quadros DRT Ndo registro do SESMT expedido pelo DRT. Obs.: Verificar a relao dos empregados informados DRT, ou seja checar a relao enviada DRT com a relao dos profissionais a servio de Furnas subitem 4.1 PROGRAMA DE SEGURANA / MEIO AMBIENTE / SADE OCUPACIONAL (Plano de Ao de Segurana / Meio Ambiente / Sade Ocupacional, ou Plano Diretor de Segurana / Meio Ambiente, Sade Ocupacional, etc.).

RESP.

NR04 - SESMT
4.3.4e4.4 4.10

DSH.G

DSH.G DSH.G

4.12 (I, J ) 4.17

DSH.G

FURNAS dispe de um programa formal de atividade de Segurana do Trabalho / Meio Ambiente / Sade Ocupacional, com cronograma para sua realizao, devidamente aprovado pela Administrao Superior?

SESMT

NR05 CIPA
5.6 5.6.3 5.14

AS CIPAS esto dimensionadas conforme quadro I da NR 5?

Atas de posse. Obs.: Confrontar o n de membros citados na ata de posse com o n exigido no quadro I da NR 5. Protocolo carimbado pela DRT.

CIPA

Foi protocolada junto DRT, no prazode 10 dias aps a posse, cpias das atas de eleio e de posse e do CALENDRIOANUAL DE REUNIOda CIPA? As CIPAS elaboraram o Mapa de Riscos referente a sua gesto?

CIPA a) Apresentao do Mapa de RiscosGeral e/oupor setor b) Registro, em ata de reunio da CIPA, das datas de incio e do trmino do perodo de elaborao do Mapa de Riscos. Apresentao do PLANO DE TRABALHO, contendo aes com respectivo cronograma para sua implementao. Apresentao de documento comprobatrio de realizao da campanha . Obs.: A campanha uma atribuio conjunta do DSH.G/ DAS.G eda CIPA, portanto no aconselhvel a sua realizao juntamente com a SIPAT, para no descaracteriz-la.

5.16 ( a )

CIPA CIPA

5.16.( b ) 5.16.( p )

As CIPAS elaboraram o seu plano de trabalho? Est sendo realizada, anualmente, Campanha de Preveno da AIDS?

CIPA

5.25

As Atas das reunies das CIPAS esto devidamente assinadas a) Atas com as assinaturas dos presentes s reunies pelospresentes s reunies e esto sendo enviadas a todos os membros da b) Apresentao de comprovante formal de envio das atas ao membros da CIPA (todos) CIPA? So realizadas reunies extraordinria quando da ocorrncia de acidente grave ou total, ou quando da denncia de situao de risco grave e iminente? Os membros titulares das CIPAS, quando faltam a mais de 4 reunies ordinrias, sem justificativa, esto sendo substitudos? Apresentao de Ata da reunio. Obs.: Verificar a ocorrncia de acidente grave outotal para, ento, cobrar a apresentao da ata. Apresentao do controleformal de presena s reunies. Obs. FURNAS deve manter junto s atas de reunies um controle de presena de todos os cipeiros titulares ausentes s reunies (faltas justificadas ou no) para facilitar ade atendimento deste item.

CIPA

5.27 (a, b)

CIPA

5.30

CIPA

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


Todos os membros das CIPAS (titulares e suplentes) participaram do curso de treinamento para cipeiros, antes da posse, com durao de 20 horas?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Certificado de realizao do treinamento, contendo perodo da realizao, carga horria e relao de participantes. Obs. Conferir a relao de membros registrado na ata de posse com a relao de participantes no curso. Se houver membros que no participaram do treinamento, efetuar novo treinamento para os mesmos e justificar a no participao. a) Cpia da convocao. b) Ata da constituio da comisso. c) Cpia do edital. d) Cpia do edital. e) Cpia do edital e Ata da eleio. f) Apresentao da documentao. Obs. Antes era obrigatrio a guarda apenas da folha de votao e por um perodo de 3 anos.

RESP.

NR05 CIPA
5.32 5.34

DSH.G

5.38 5.39 5.40 (a) 5.40 (b) 5.40 (e) 5.40 (j)

A convocao da eleio foirealizada com, no mnimo, 60 dias do trmino do mandado em curso? A constituio daComisso Eleitoral foi realizada, no mnimo, 55 dias antes do trmino do mandato em curso? A publicao do edital foi, no mnimo, 45 dias antes do trmino do mandato em curso? O prazo para inscrio/eleio individual teve durao mnima de 15 dias? A realizao da eleio ocorreu,no mnimo,30 dias antes do trmino do mandato em curso? FURNAS tomou providncia para a guarda de toda a documentao relativaa eleio por um perodo de 5 anos?

CIPA CIPA CIPA CIPA CIPA

CIPA

NR06 - EPI
6.2 (a, b, c) 6.2

So priorizadas as medidas de proteo coletiva, tecnicamente viveis, FURNAS dever apresentar evidncias (aes concretas, investimentos, etc.) de aes visando antes da implantao dos EPI? eliminar ou reduzir o uso de EPI. FURNAS fornece e exige o uso de todos os EPI, necessrios e adequados Verificar nos locais de trabalho a adequao dos equipamentos e o uso correto dos mesmos. cada tipo de risco, quando a proteo coletiva for tecnicamente invivel, ou ainda, no tiver sido implementada? Atendidas as peculiaridades de cada atividade profissional e respeitando-se o disposto no item 6.2, o empregador deve fornecer aos trabalhadores os seguintes EPI:..... Existe indicao dos EPI de uso obrigatrio nos postos de trabalho? Todos os EPI fornecidos aos empregados possuem Certificado de Aprovao (CA) atualizado? Verificar pronturio dos empregados e arguir empregado para confrontar a entrega dos EPI, necessrios para realizao de algumas atividades, escolher aleatoriamente. Informao (placas de sinalizao) nos postos ou reas de trabalho sobre os EPI de uso obrigatrio no local. Relao dos EPI e respectiva cpia autenticada do CA Sempre que possvel FURNAS deve guardar o CA contemporneo ao uso do equipamento. fiscalizado o uso correto, habitual e permanente dos EPI indicados pela Segurana do Trabalho e/ou Cipeirosnas atividades e/ou locais onde se faz necessrio a proteo individual? So protocoladas, com assinaturas dos prprios usurios, as entregas dos EPIs? FURNAS dever apresentar evidncias de exigncia do uso dos EPI , tais como Recomendao de Segurana, Registro de Advertncias, Palestra de Orientao, etc. Verificar nos setores de trabalho o uso de EPI. Documento de Registro de Entrega, dos EPI, contendo a denominao do equipamento, o nmero do CA, etc., com respectiva assinatura do usurio. A entrega destes EPI devem estar devidamente registrada e arquivada no pronturio do Empregado.

Chefia rea

DSH.G

6.3

DSH.G Setores / DSH.G DSH.G DSH.G Setores / DSH.G

6.6.1(d) 6.5 6.6.1 (b) 6.9.3 6.6.1 (c, d) 6.2 6.6.1 (c, g)

Setor Administrat.

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


FURNAS dispe do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO? Foi elaborado relatrio anual do PCMSO? O relatrio anual do PCMSO foi discutido na reunio da CIPA? Esto sendo realizados os exames mdicos Admissional e Demissional?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Apresentao do PCMSO atualizado. Apresentao do relatrio. Obs.: Verificar, no mnimo, os relatrios dos dois ltimos anos. Registro em ata de reunio da CIPA. Relao das pessoas admitidas e demitidas no ltimos 12 meses. De posse da relao, solicitar a evidncia da realizao dos exames (admisso antes do incio das atividades demisso at a data da homologao, desde que o ltimo exame mdico ocupacionaltenha sido realizado a mais de 90 ou 135 dias ( vide item 7.4.3.5) Relao dos empregados que retornaram ao trabalho, aps se ausentarem por perodo igual ou superior a 30 dias por motivo de doena ou acidente, de qualquer natureza, ou parto. Obs. Na impossibilidade de verificar todos os exames, selecionar,anteriormente, os nomes de alguns empregados e solicitar a relao da realizao dos exames. Selecionar os nomes de alguns empregados e solicitar aevidncia de realizao dos exames de acordo com as seguintes periodicidades , mxima a) empregados expostos a agentes nocivos sade periodicidades 1 ano b) empregados com idade < 18 anos ou >45 anos periodicidade anual c) empregados com idade maior iguala 18 anos ou menor igual a45 anos e no exposto a agentes agressivos periodicidade a cada 2 anos. a) Relao dos locais com respectivos agentes e o nmero de expostos b) Apresentao do ASO contendo o nome dos exames complementares realizados. A anlise dos ASO poder ser por amostragem. a) Relao dos operadores de equipamentos motorizados. b) Relao dos exames complementares para os operadores ( devero constar do PCMSO) c) Documento comprobatrio da realizao dos exames complementares (ASO) a) Relao das pessoas autorizadas a trabalhar em alturas b) Relao dos exames complementares, especficos para quem trabalha em altura (devem constar do PCMSO) c) Documento comprobatrio da realizao dos exames complementares (ASO)

RESP.

NR07 - PCMSO
7.1.1 7.4.6.1 7.4.6.2 7.4.3.1 7.4.3.5

DSA.G DSA.G CIPA / DSA.G

DSA.G

7.4.3.3

Esto sendo realizados os exames de retorno ao trabalho?

DSA.G

7.4.3.2 (a,1 a,2) (b,1 b,2)

Esto sendo realizados exames Peridicos?

DSA.G

7.4.2.1

Esto sendo realizados os exames mdicos complementares para os empregados expostos aos agentes qumicos e/ou aos riscos listadosnos quadros I e II da NR-7? Os operadores de equipamentos motorizados (empilhadeira, ponte rolante, etc.) esto sendo submetidos exame de sade complementares (especficos)? Os empregados que executam trabalho em altura (sobre telhado, em locais acima de 2 metros e sem guarda-corpo, etc.) esto sendo submetidos examesde sade complementares (especficos)?

DSA.G

7.4.2(b) 7.4.2.3

DSA.G

7.3.2 (b) 7.4.2.3

DSA.G

NR-8 EDIFICAES
8.3.1 8.3.2 8.3.4 8.3.6 8.4.3

Os pisos e os locais de circulao de pessoas esto isentos de salincias ou buracos que apresentam riscos de acidentes? As rampas e as escadas fixas so construdas de acordo com as normas tcnicas e so providas de guarda-corpo e/ou corrimo? Os locais elevados onde h circulao de pessoas so protegidas por guarda-corpo e rodap? As coberturas dos locais de trabalho asseguram proteo contra as chuvas, ou seja, no h vazamento de gua?

Realizar inspeo nos locais de trabalho para identificao de eventuais irregularidades Realizar inspeo nos locais de trabalho para identificao de eventuais irregularidades Realizar inspeo nos locais de trabalho para identificao de eventuais irregularidades Realizar inspeo nos locais de trabalho para identificao de eventuais irregularidades e poder, a seu critrio, arguir alguns empregados nos setores de trabalho.

Setores Setores Setores Setores

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


FURNAS dispe do PPRA atualizado? O documento base do PPRA foi apresentado e discutido na reunio das CIPAS? Furnas dispe do histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA? Avaliao quantitativas necessrias foram efetuadas? A linha de comando (diretoria, gerncia, chefias, encarregados, etc.) tomou conhecimento do documento-base do PPRA e participa na implementao de suas aes?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


PPRA devidamente revisado anualmente. Apresentao da ata da reunio da CIPA, da atual gesto, com registro da discusso do documento base. FURNAS dever manter arquivado, por um perodo de 20 anos, o registro de todos os dados do PPRA (documento base e suas alteraes, cronograma de atividades, etc.) Para quantificao da intensidade dos riscos existentes. FURNAS dever apresentar evidncias concretas que o documento-base do PPRA do conhecimento das chefias e Supervises, e tambm, de evidncias de que h participao destes na implementaes das aes listadas no cronograma de atividades. Exemplo de evidncias, atas de reunies, assinatura de documento anexado ao PPRA, etc.

RESP.
DSH.G CIPA / DSH.G DSH.G / Chefia rea DSH.G

NR09 - PPRA
9.1.1 9.2.1.1 9.2.2.1 9.3.8.1

9.3.4 9.4.1

Setores / DSH.G

NR10 - INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE


10.2.1.1 10.2.1.2 10.2.1.3 10.2.2.3

As instalaes eltricas esto convenientemente protegidas contra contato acidental e os cabos eltricos esto acondicionados adequadamente em leitos ou dutos? As instalaes eltricas, que contenham riscos de incndio, dispe de dispositivo de proteo contra incndio (ex. sistema que impea a propagao de chama, alarme de incndio, etc.) e de equipamento decombate a incndio? FURNAS dispe de Laudo Tcnico das Instalaes Eltricas, elaborado a cada 2 anos? FURNAS dispe de ANLISE TERMOGRFICA das instalaes eltricas,atualizado a cada 2 anos? As baterias fixas de acumuladores esto em local com piso resistente a cido e que permite a exausto dos gases? Quando da realizao de servios em circuitos eltricos os mesmos so desligados e os comandos bloqueados e sinalizados, exceto, quando para realizao dos servios no se pode deslig-los? Somente profissionais qualificados, treinados quanto as precaues de segurana com eletricidade realizam servios em instalaes e equipamentos eltricos?

Inspecionar as instalaes eltricas para identificar eventuais irregularidades. Setores Verificarnos locais onde h instalaes eltrica com risco potencial de incndio (subestaes, sala de painis eltricos, sala de transformadores, etc.) a existncia de dispositivos de proteo contra incndio e de equipamentos de combate a incndio. Verificar ainda se est em plena operao e se so feitos testes peridicos. Laudo Tcnico das instalaes, elaborado por profissional qualificado e atualizado a cada 2 anos. Laudo de Anlise Termogrfica, no mnimo, das instalaes eltricas de maior risco (subestao, painis eltricos, transformadores, etc.) atualizado a cada 2 anos. Inspeo no local. PROCEDIMENTO FORMAL PARA REALIZAO DE SERVIOSELTRICOS e apresentao de dispositivo para bloqueio de fontes de energia (ex. cadeado) e para sinalizao e orientao das pessoas (ex. carto) a) Relao das pessoas autorizadas a executar servios eltricos e respectiva qualificao. b) de participao em treinamento sobre segurana com eletricidade. c) de realizao de exames mdicos, conforme definido no PCMSO. Obs. Arguir empregados sobre a observao deste procedimento. Laudo Tcnico de aterramento, elaborado por profissional qualificado e autorizado a cada 2 anos. Obs. Verificar o aterramento de alguns equipamentos. Verificar in loco se as chaves, botes, etc.,esto sinalizados e identificados. A ANEEL cobrou este item em auditorias. Laudo Tcnico, atualizado a cada dois anos, das instalaes do sistema de proteo a descarga atmosfrica, acompanhada da medio da resistncia hmica.

Setores

10.3.2.7.1

Setores Setores Setores

10.2.3.9 10.3.2.5.2

Setores

10.4.1.1

Setores / DSA.G / DSH.G

10.2.1.4

Todos os equipamentos eltricos e as partes metlicas, mesmo as no pertencentes aos circuitos eltricos, mas possveis de ficarem sob tenso, esto devidamente aterrados? Os dispositivo de desligamento e manobras esto devidamente identificados? Todas as edificaes esto devidamente protegidas contra descargas atmosfricas?

Setores Setores Setores

10.2.3.4 10.2.3.5 NBR 5419

NR10 - INSTALAES E SERVIOS EM ELETRICIDADE

ITEM 10.3.1.1 10.3.1.1.1

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS

RESP.
Setores

Nas salas de controle, subestaes, setor de manuteno, etc., existem Verificar in loco a existncia de equipamentos de proteo (Vara de manobra, tapete de borracha, equipamentos de proteo coletiva e individual e esses equipamentos esto detector de tenso, luvas de borracha p/ alta e baixa voltagens, etc.) sendo submetidos a teste de avaliao de sua eficincia e esto convenientemente guardados? So realizados, anualmente, curso de treinamento/ reciclagem de primeiros socorros para os eletricistas? a) Solicitar a relao dos eletricistas que atuam em Furnas e o comprovante de treinamento. b) Verificar se todos os eletricistas participaram do curso de primeiros socorros.

10.3.3.1

Setores Setores

10.3.3.2

So realizados, anualmente, curso de treinamento/ reciclagem de combatea De posse da relao dos eletricistas (letra a do item 10.12), solicitar o comprovante de incndio para os eletricistas? participao de todos em curso de combate a incndio.

NR11 - TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS


11.1.3.1 11.1.8 11.1.3.2

Existe Programa de Manuteno Preventivas dos cabos de ao, corrente, roldanas, ganchos, etc., dos equipamentos dos transportes de cargas? Existe sinalizao da carga mxima permitida nos equipamentos de transporte de cargas (empilhadeira, ponte rolante, talhas, elevadores, etc.)?

a) Programa formal, de manuteno peridica. b) Relatrios atualizados das manutenes realizadas (Check-List) Identificao, no corpo de equipamento, do valor da carga mxima permitida.

Setores

Setores

11.1.6 11.1.6.1

Os operadores de equipamentos de transporte motorizados so habilitados e a) FURNAS dever apresentar a relao dos operadores de equipamentos motorizados e esto portando carto de identificao? respectivo comprovante de habilitao. b) Verificar nos locais de trabalho se os operadores esto portando o carto de identificao. Os equipamentos de transporte motorizados dispe de sinal de advertncia sonora (buzina)e de sinal luminoso em reas ruidosas, bem como de sinalizao para r? Solicitar a relao de equipamentos motorizados, selecionar a seu critrio, alguns equipamentos e verificar, no local, a existncia do dispositivo e se o mesmo est funcionando.

Setores

11.1.7

Setores

11.1.9

Nos lugares fechados e pouco ventilados, onde h equipamentos movidos a Relatrio atualizado de avaliao das emisses de gs (gs carbnico) motores de combusto, est havendo o controle de emisso de gases? Os materiais empilhados, so mantidos afastados, no mnimo, 50 cm das estruturas laterais do prdio, e as sadas de emergncia so mantidas constantemente desobstrudos? Verificar as condies de estocagem dos materiais, observando o afastamento mnimo de 50 cm das laterais do prdio, bem como se as sadas de emergncias so mantidas desobstrudas.

Setores

11.3.2 11.3.3

Setores

NR12 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS


12.2.4

Existe vazamento nas mquinas e equipamentos que torne o piso escorregadio? precedido de sinal sonoro (sinal de alarme), ou de sinal luminoso, em reas ruidosas, o acionamento ou o desligamento simultneo, por um nico comando, de um conjunto de mquinas ou de mquina de grande porte? Os reparos, a limpeza, os ajustes de mquinas, somente esto sendo executados com as mquinas paradas, salvo se o movimento for indispensvel sua realizao?

Verificar as mquinas e equipamentos para identificar eventuais irregularidades. Procedimento formal e sua divulgao nos setores de trabalho (exemplo placas com aviso, treinamento, etc.)

Setores

Setores

12.6.1

a) Ordem Servio/ Instruo de Segurana nos postos de trabalho, orientando os empregados. b) de treinamento ministrados aos mecnicos e eletricistas. c) Arguir mecnicos e eletricistas sobre o procedimento.

Setores

12.1.7

Os corredores principais de circulao obedecem ao espao mnimo de 1,20 Verificar, in loco, a existncia da demarcao, bem como desobstruo. cm e esto devidamente demarcados e desobstrudos?

Setores

NR12 - MQUINAS E EQUIPAMENTOS

ITEM 12.2.1 (a,b,c,d,e) 12.3 12.3.7 12.3.8 13.1.5 13.1.5.1 13.1.9

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


As mquinas e equipamentos esto equipadas com dispositivo de parada rpida? As mquinas e os equipamentos tm suas transmisses de fora enclausuradas, ou isoladas por anteparos devidamente ativados?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Observar, in loco, a existncia de dispositivo do tipo stop, portes com-fim-de-curso, varal, etc. Observar o cumprimento desta recomendao quando da inspeo nos setores de trabalho.

RESP.
Setores Setores

NR13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSO


A caldeira dispe de placa de identificao, afixada em seu corpo, contendo, no mnimo as seguintes informaes Ano de fabricao, Presso Mxima de Trabalho Admissvel (PMTA), capacidade de produo de vapor, identificao de sua categoria, presso teste hidrosttico? FURNAS dispe do PRONTURIO DA CALDEIRA, contendo cdigo de projeto, especificaes dos materiais, determinao do PMTA, conjunto de desenhos, caractersticas funcionais, ano de fabricao, categoria da caldeira, etc.? FURNAS dispe do REGISTRO DE SEGURANA DA CALDEIRA (livro ou outro sistema) das ocorrncias capazes de influir na segurana da caldeira e, tambm, para o registro das inspees peridicas e extraordinrias? FURNAS dispe de um programa formal de manuteno preventiva dos dispositivos de segurana da Caldeira, sobretudo das vlvulas de segurana? verificar in loco a existncia daplaca de informaes solicitadas. Obs.:Caldeira de Categoria A PMTA maior igual 19,98 Kgf/cm2 Caldeira de Categoria C PMTA menor igual 5,99 Kgf/cm2 e volume interno menor igual 100 litros Caldeira de Categoria B PMTA queno se enquadra na categoria A ou C Apresentao do pronturio. Setores Livro com pginas numeradas ou outro sistema equivalente para o registro das inspees peridicas ou de qualquer outra ocorrncia. Setores

13.1.6(a)

13.1.6 (b)

Setores

13.5.7

Programa formal de manuteno peridica e documento comprobatrio da realizao das inspees (check-list)

Setores

13.5.3(a, b) 13.5.11

So realizadas inspees de seguranaperidica na Caldeira, conforme Relatrio de Inspeo, assinado por profissional habilitado, conforme definido no subitem 13.1 da periodicidade definida em funo da categoria da caldeira ou recomendao NR 13 de profissional? Obs. O relatrio de inspeo deve estar acompanhado da ART do executante dos servios. H identificao no corpo dos vasos de presso, ou prximo destes, da categoria do vaso? Os vasos de presso possuem afixado em seu corpo, ou em local de fcil acesso e bem visvel, de placa de identificao, contendo, no mnimo, as seguintes informaes fabricante, ano de fabricao, Presso Mxima de Trabalho Admissvel (PMTA), presso de teste hidrosttico? FURNAS possui, para cada vaso de presso, de um PRONTURIO, contendo ano de fabricao, categoria do vaso, dados dos dispositivos de segurana, etc.? FURNAS dispe de registro de segurana(livro com pginas numeradas, ou outro sistema de registro), onde so anotadas as inspees peridicas e todas as ocorrncias importantes capazes de influir na segurana do vaso? a) FURNAS dever apresentar relao dos vasos de presso com respectiva categoria e local de instalao. b) Verificar no local a existncia ou identificao da categoria. Verificar nos locais de instalao dos vasos a existncia da placa de identificao.

Setores

13.6.1.2 13.6.3.1 13.6.3

Setores

Setores

13.6.4(a)

Apresentao do Pronturio. Setores Livro com pginas numeradas ou outro sistema de registro, com anotaes feitas pelo profissional qualificado sobre as inspees realizados no vaso e, ainda, de outras anotaes sobre servios realizados no vaso. Obs. No confundir Pronturio com Registro de Segurana

13.6.4(b)

Setores

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


Furnas dispe de projeto de instalao ou planta com posicionamento dos vasos de presso? So realizadas inspees peridicas nos vasos de presso, conforme sua categoria e/ou recomendao de profissional qualificado? Os vasos de presso dispe de dispositivo de segurana com presso de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA? Os vasos de presso dispe de instrumento que indica a presso de operao? So realizadas manuteno preventiva dos componentes de segurana dos vasos de presso?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


a) Planta baixa do estabelecimento com o posicionamento e a categoria de cada vaso, para os vasos enquadrados na categoria III, IV e V. b) Projeto de instalao para os vasos enquadrados nas categorias I e II Relatrio de Inspeo, assinado por profissional habilitado Obs. Este item trata do teste hidrosttico ou de ultra som, bem como da inspeo geral do vaso. Inspeo nos locais de instalao dos vasos Inspeo nos locais de instalao dos vasos Programa formal de manuteno, ou check list de inspeo devidamente preenchido e atualizado.

RESP.

NR13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSO


13.7.7

Setores

13.10.3 13.10.7 13.6.2(a) 13.6.2(b) 13.10.3

Setores Setores Setores Setores

NR14 - FORNOS
14.1 14.2.1

14.2.1

Existe bacia de conteno abaixo dos fornos e esta mantida limpa e desimpedida? Os fornos esto instalados de forma a evitar acmulo de gases nocivos em reas vizinhas? As colunas de sustentao dos fornos possuem revestimento em toda a sua volta? O calor radiante, proveniente do forno, em reas vizinha ao mesmo, no ultrapassa o limite de tolerncia estabelecido pela NR 15?

Verificar in loco a existncia e a eficcia da instalao (capacidade para conteno do material, conservao, limpeza do local, etc.) Verificar in loco a existncia de sistema de exausto dos gases e arguir empregados que executam atividades no local Verificar in loco a existncia do revestimento e as condies de conservao Relatrio de avaliao.

NR15 - ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES


Anexos 1 e 2 Anexo 3 e 9 NBR 5413 Anexo 12 e 13 Anexo 11 e 13 CNEN NE 3.01 Anexo 5 da NR-15 15.4.1(a)

Esto sendo realizadas avaliaes das concentraes ou intensidade dos agentes nocivos sade, listados a baixo Rudo Calor/Frio Iluminamento Poeira Gases, fumos, nvoas neblina O limite de tolerncia para a exposio a radiaes ionizantes est sendo controlado por dosimetria passiva? Os locais onde h agentes que excedem o respectivo limite de tolerncia, ou que foram considerados insalubres em razo de inspeo, esto recebendo tratamento visando sua adequao?

Obs. FURNAS dever proceder, anualmente, a avaliao dos nveis de todos os agentes ativos listados no PPRA Laudo atualizado Laudos atualizados Laudo atualizado Laudo atualizado Laudos atualizados Relatrios de dosimetria atualizados de todas as pessoas que desenvolvem atividades que os expem radiao ionizante. FURNAS dever apresentar evidncias, tais como investimento e/ou aes concretas para adequao das situaes identificadas como inadequada

DSH.G DSH.G DSH.G DSH.G DSH.G DSH.G DSH.G

Setores

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS

RESP.

NR16 - ATIVIDADES E OPERAES PERIGOSAS


Lei6.514/77 (Art. 157 II)

Existe procedimento formal acompanhado de treinamento para realizao de a) Apresentao do Procedimento atividades de manuteno em equipamentos com voltagem igual ou superior b) Apresentao do comprovante de treinamento sobre o procedimento a 440 volts? Obs. Caso o registro de participao no treinamento esteja em ficha individual, comprovar a participao por amostragem Existe procedimento formal acompanhados de treinamento para realizao de atividades consideradas especiais (trabalho em altura, servios a quente em reas de risco, servios em reas confinadas, etc.)? a) Apresentao do(s) procedimento(s) b) Registro de treinamento sobre o(s)procedimentos das pessoas que realizam servios especiais Obs. Solicitadar evidncias da real observao do procedimento(ex. cpia de autorizao para realizao de servios em altura, em reas confinadas, etc.) a) FURNAS dever apresentar a relao das reas de risco (ex. subestao, usinas, almoxarifados, etc.) b) Verificar no local a existncia da delimitao da rea de risco, da sinalizao e de orientao de segurana

Setores / DSH.G

Lei 6.514/77 (Art. 157 II)

Setores / DSH.G

16.8

As reas de riscos esto delimitadas, sinalizadas e com indicao sobre a proibio de permanncia no local de pessoas no autorizadas?

Setores / DSH.G

NR17 - ERGONOMIA
17.1.2

FURNAS dispe de Relatrio de Anlise Ergonmica do Trabalho (Laudo Ergonmico) atualizado a cada dois anos?

Apresentao do Relatrio de Anlise Ergonmica atualizado Obs.: indispensvel a participao efetiva do DSA.G, na anlise ergonmica dos postos de trabalho e na implementao das aes para correo das inconformidades. Portanto, recomendvel que o assunto em pauta esteja sob a coordenao do DSA.G Apresentao do Plano de Ao com respectivo cronograma para realizao das atividades.

DSA.G

FURNAS dispe de um Plano Formal com aes bem definidas e CRONOGRAMA para realizao das atividades visando a eliminao ou controle das situaes ergonmicas inadequadas?
17.5.2.1

DSA.G Apresentao do Relatrio de Avaliao de Rudo Contnuo ou Intermitente. DSH.G

Nos locais de trabalho onde so realizados atividades que exigem ateno constante, os nveis de rudos so iguais ou inferiores a 65 db (A)?

NR18 - TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO (CONDIES E MEIO AMBIENTE)


18.2.1 (a, b, c, d, e) 18.2.1 (a, b, c, d, e)

exigido da contratada a informao DRT do local e tipo da obra, do n de Cpia da comunicao devidamente carimbada pela DRT. empregados, datas previstas para incio e trmino da obra, endereo da Obs. Para efeito do Auto Diagnstico, cobrar apenas a comunicao das obras que, em funo da contratante? seu porte ou do nde empregados, se faz necessrio o PCMAT. exigido a elaborao e implementao do PROGRAMA DE CONDIES E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO PCMAT quando da execuo de obras com 20 ou mais empregados? preenchido e formalmente aprovado o formulrio ANLISE DE RISCOS ESPECFICOS (ARE), quando da realizao de obras/reforma? realizado treinamento, antes do incio da obra/servio, para os empregados da Contratada sobre as Normas Gerais de Segurana da Contratante, sobre os riscos especficos da obra/servio e sobre o uso do EPI? Cpia do PCMAT.

Setores

Setores Cpias dos ARE's das obras/ reformas. Verificar o correto preenchido do ARE e as assinaturas do responsvel tcnico da contratada e do responsve ldireto pela contratante. Lista de presena dos treinados. Obs. Procurar saber quais as obras que foram realizadas nos ltimos 2 anos e verificar a realizao do treinamento dos empregados.

NSG 0101 (3.2.1) (a, b, e) NSG 0101 (3.2.1) (3.7.11)

Setores / DSH.G

Setores / DSH.G

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


Quando da realizao de servios sobre telhado so fornecidos aos empregados os equipamentos de proteo necessrios aos servios, ou seja, cinto tipo pra-quedista, pranches para movimentao sobre o telhado, etc., e so realizados treinamentos especfico sobre segurana nas atividades sobre telhado? solicitada da Contratada a apresentao da carteira de trabalho e cpia autenticada da ficha de registro de todas as pessoas que iro executar atividades na fbrica? solicitado da contratada cpia do Atestado de Sade Ocupacional (ASO) de seus empregados, com ateno especial para os empregados que iro executar servios especiais (em altura, em locais confinados, etc.)?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


a) Apresentao dos equipamentos. b) Comprovao formal do treinamento c) Apresentao de cpias devidamente preenchidas do formulrio de autorizao para execuo de trabalhos em altura. Cpia da ficha de registro dos empregados que participaram da execuo dos servios.

RESP.

NR18 - TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO (CONDIES E MEIO AMBIENTE)


(18.18.1)

Setores

NSG 0101 (3.7.3) NSG 0101 (3.3.6)

Setores/ Contratadas

Cpia dos ASO dos empregados da contratada. Setores/ Contratadas

NR19 - EXPLOSIVOS E PRODUTOS QUMICOS


Os locais de estocagem de produtos qumicos, ou explosivos, so providos Verificar no local a existncia de: de boa ventilao, iluminao a prova de exploso, de sinalizao do perigo a) Ventilao natural e/ou forada e de proibio ou acender fogo? b) Sinalizao/orientao c) Nvel de iluminamento. Existe ficha toxicolgica (MSDS equivalente) de todos os produtos qumicos utilizados em FURNAS? Obs. a) MSDS = Material Safety Data Sheet b) A MSDS ou documento equivalente deve ser solicitado ao fornecedor do produto Os recipientes contendo produtos qumicos esto rotulados com a ficha da NFPA ( National Fire Protection Association) e com informaes sobre os riscos sade? Relao dos produtos qumicos utilizados em Furnas e respectiva ficha toxicolgica. A MSDS ou documento equivalente deve conter as seguintes informaes mnima toxidez do produto (nvel de concentrao mxima de exposio, riscos de contato, ...), impactos ao Meio Ambiente, orientaes sobre descarte de embalagens, modo de agir em caso de derrame e como destinar os resduos eventuais eventualmente gerados. Obs. A ficha de transporte/emergncia no contm todas as informaes necessrios. Verificar no local a existncia da rotulagem. Obs.: a) Todo recipiente dever ser rotulado com ficha de informao de Segurana do produto (NFPA) e dos riscos sade (MSDS) b) Sempre que possvel, recomenda-se o uso da ficha de CLASSIFICAO DE RISCOS DE PRODUTOS QUMICOS aprovado pelo Comit Saint-Gobain de Segurana, pois contm (em uma nica ficha) as informaes da NFPA e MSDS. Setores

Setores

Setores

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS

RESP.

NR20 - LQUIDOS COMBUSTVEIS E INFLAMVEIS


Os estoque de produtos combustveis e/ou inflamveis esto inventariadas e Relao dos produtos, com respectivo consumo mensal ou anual aplicao. listadas as suas aplicaes? Obs. Devem ser identificados os produtos / insumos que podem causar danos ao Meio Ambiente caso ocorra um derramamento, ou a embalagem que o contm seja descartada sem controle. Todos os materiais que se enquadram como de risco devem receber etiqueta com as orientaes de como proceder em caso de derrame e como deve ser tratada a sua embalagem. Verificar e/ ou acrescentar estes itens na FISPQ.
20.2.14 (a, b, c, d, e, f)

Setores

Os locais de armazenamento de lquidos combustveis ou inflamveis so Verificar no local a existncia das condies e dos equipamentos construdos de materiais resistentes ao fogo as passagens ou portas so providas de desnvel ou valetas para escoamento as instalaes eltricas so a prova de exploso o local dispe de boa ventilao, de extintores para combate a incndio e de aviso de proibido fumar e inflamvel? So realizados treinamentos de preveno e combate incndio para os empregados que manipulam ou trabalham nos locais de estocagem de produtos combustveis / inflamveis? Simulados da BEM Relao de todos os empregados que operam no local de estoque de produtos combustvel / inflamvel; Implementar urgentemente o treinamento de conteno de combustveis, inflamveis e produtos qumicos; Relao de treinamento anual das BEM no CTCE e simulados nas reas.

Setores

Setores / DSH.G

20.2.3 20.2.6 20.2.8 20.2.10 20.2.12 20.2.17

Os tanques usados para armazenamento de lquidos inflamveis esto Inspeo no local (Postos Gasolina - Furnas) afastados da divisa adjacente e das vias pblicas conforme determinado nos subitens 20.2.3 e 20.2.6? Os tanques usados para armazenamento de lquidos inflamveis dispem de Inspeo no local (Postos Gasolina - Furnas) respiradores de presso? Os recipientes de armazenagem de lquidos inflamveis esto aterrados e os Inspeo no local (Postos Gasolina - Furnas) locais de descarregamento dispem de fio terra apropriados para aterramento do veculo quando do transvasamento de lquido? Os tanques de armazenamento de lquidos combustveis ou inflamveis soprovidos de bacia de conteno ou sistema de drenagem com capacidade suficiente para conter o lquido em caso de derramamento? Inspeo no local (Postos Gasolina - Furnas)

? ?

? Inspeo no local (Amoxarifados - Furnas) Inspeo no local ? ?

20.2.13 20.3.3

observada a quantidade mxima de 250 litros por recipiente de lquido inflamvel quando armazenado no interior de edifcio? Os recipientes estacionrios de armazenagem de GLP dispem de placa contendo no mnimo as seguintes informaes identificao do fabricante, capacidade do recipiente em litros e presso de trabalho.

Setores

20.3.6 20.3.10

As conexes para enchimento, retirada e para utilizao do GLP so Inspeo no local equipados com vlvula de reteno ou vlvula de excesso de fluxo? Os recipientes de armazenagem de GLP esto aterrados e o local dispe de Inspeo no local fio terra apropriado para aterramento do carro-tanque ou qualquer outro veculo, quando do transvasamento de gs? A rea dos tanques de armazenagem do GLP esto delimitada por alambrado de material vazado e de altura de 1,80m e com placas em todos os lados dos dizeres PROIBIDO FUMAR e INFLAMVEL? Inspeo no local

As instalaes de GLP ou de Gs Natural so periodicamente inspecionadas Laudo anual das instalaes, elaborado por empresa especializada, eventualmente o prprio pelo fornecedor com emisso do relatrio de inspeo, com periodicidade fornecedor incluindo estocagem, distribuio e pontos de consumo. mxima anual?

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


So fornecidas protees especiais contra a insolao excessiva, o calor, o frio e a umidade,para os empregados que executam constantemente atividades em reas a cu aberto?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Documento de registro de fornecimento de protees especiais, com assinatura do usurio. Verificar CA de protetor solar.

RESP.

NR 21 TRABALHO A CU ABERTO
21.2

Setores

NR - 22 TRABALHOS SUBTERRNEOS / ESCAVAES


Quando da realizao de trabalhos em galerias ou instalaes subterrneas, Inspeo no local dos servios esto sendo aplicados os procedimentos de segurana? Obs. Procurar evidncias do cumprimento das normas de segurana Setores

NR - 23 PROTEO CONTRA INCNDIO


23.2 23.2.5 23.8.5

Os locais de trabalho dispem de sadas, devidamente sinalizadas em nmero suficiente e dispostas de modo a permitir aqueles que neles se encontram a abandon-los com rapidez em caso de emergncia? FURNAS dispe de brigada de incndio constituda de empregados e de guardas / vigias de forma a atender uma emergncia em qualquer turno de trabalho?

Verificar in loco a existncia de sadas devidamente sinalizadas e desobstrudas. Setores Relao dos brigadistas por turno de trabalho Setores

23.8.1 (a,b, c, d, e) 23.8.2

Os membros da brigada de incndio receberam qualificao terica e prtica Certificado fornecido pelo CTCE, contendo no verso o programa do curso. sobre combate a incndio, ou participaram de treinamentos de reciclagem, Obs. Admite-se outras formas de comprovao, desde que fique evidente a participao dos ministrado por profissional qualificado, sobre as tcnicas de combate a membros da brigada e a qualificao do instrutor. incndio? FURNAS dispe de PAE - Plano de Atendimento a Emergncias que seja do conhecimento dos guardas / vigias e dos brigadistas para situao de ocorrncia de incndio. Exemplo acionamento do alarme, pessoas a serem informadas, equipamentos que no podem ser desligados, etc.? Apresentao do procedimento e do comprovante da sua divulgao aos brigadistas e guardas / vigias. Obs. Recomenda-se que os procedimentos estejam afixados nos Murais e guaritas para uma ao dos guardas / vigias.

Setores

23.7.1 (a,b, c, d,)

Setores

23.18.1 23.18.3

Existe sistema especfico para alarme de incndio e que seja perceptvel em Constatao da existncia das instalaes. todas as reas de Furnas? Obs. Solicitar o acionamento do sistema de alarme, desde que tal procedimento no seja Obs. Para locais de risco elevado ou que dispe de forno necessrio a considerado inoportuno pela rea. existncia de quadro sintico. So realizados testes de funcionamento, no mnimo mensal do sistema de alarme? Existe estoque de gua especfico e suficiente para combate a incndio? Os chuveiros automticos de combate a incndio distam, no mnimo, um metro dos estoque e mantm seus registros sempre abertos? Todos os locais esto providos de extintores portteis de incndio e em nmero suficiente? Os extintores so inspecionados visualmente a cada ms (lacre, manmetro, mangueira, etc.)? Os locais destinados aos extintores esto devidamente identificados e desobstrudos? Apresentao do procedimento para realizao dos testes. Verificao in loco. Verificao in loco. Verificao nos locais. Verificar a existncia do visto do vistoriador na etiqueta de identificao do extintor Verificao nos locais.

Setores

Setores Setores Setores Setores Setores Setores

23.10.1 23.10.5 23.10.5.1 23.12.1 23.15.1.1 23.14.2 23.17.2 23.17.3 23.17.7

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


As instalaes sanitrias e os banheiros, quando for o caso, apresentam boas condies de higiene e limpeza? Os lavatrios so providos de material para limpeza, enxugo ou secagem das mos, proibindo-se o uso de toalhas coletivas? Os empregados que trabalham na cozinha e que manipulam gneros, refeies e utenslios, dispem de sanitrio e vestirio prprios e que no comuniquem com a cozinha, bem como de lavatrio provido de gua corrente, de enxugo ou secagem das mos com papel toalha descartvel? As paredes do refeitrio so revestidas com material liso, resistente e impermevel, at a altura mnima de 1,50m? As paredes da cozinha so revestidas de material liso, resistente e impermevel e lavveis em toda a extenso?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Verificao nos locais. Verificao nos locais. Verificao no local. Obs. Sugere-se a instalao de torneiras com acionamento automtico e uso de sabo antibactericida no sanitrio e cozinha.

RESP.

NR - 24 CONDIES SANITRIAS / CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO.


24.1.3 24.1.11 24.1.9 24.4.11 24.4.13

Setores Setores

Setores

24.3.8 24.4.4

Verificao no local. Verificao no local.

Setores Setores

NR 25 RESDUOS INDUSTRIAIS
25.1.1 25.2.1

Existem nas dependncias da unidade, resduos estocados ou depositados de forma inadequada e que possam oferecer riscos s pessoas, ao meio ambiente ou s instalaes?

Inspees nas dependncias da unidade. Efetuar levantamento de resduos e legislao ambiental / especfica para tratamento / destinao final

Setores

NR 26 SINALIZAO DE SEGURANA
26.1.1

FURNAS observa a padronizao de cores definida pela NR-26, quando da pintura de equipamentos, guarda-corpo, escadas, tubulaes, etc.?

Verificar disposio no MSHI 26 e inspecionar as instalaes da unidade para evidenciar cumprimento.

setores

NR 27 REGISTRO DOS PROFISSIONAIS NO SESMT


27.1 Art. 2 (Res. 359/91) 28.1.4.1.

Os profissionais do SESMT esto registrados no rgo de classe respectivo Apresentao do documento de registro de todos os componentes do SESMT. ou no MTE ?

DSH.G

NR28 - FISCALIZAO E PENALIDADES


FURNAS recebeu alguma notificao e cumpriu o prazo de no mximo, 60 (sessenta) dias para regularizao. Apresentar documento comprobatrio do cumprimento da notificao. Chefia rea

NR29 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO PORTURIO


NO APLICVEL Furnas NA

NR30 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO AQUAVIRIA


VERIFICAR APLICAO PARA AS BALSAS DE FURNAS ?

ITEM

QUESITOS A SEREM OBSERVADOS


FURNAS indicou o responsvel tcnico pelo cumprimento desta norma? Foi identificado os espaos confinados existentes em FURNAS, bem como dos riscos especficos? Os ambientes tem condies adequadas de trabalho?

DOCUMENTOS/AES PARA OBSERVAES GERAIS


Evidenciar atravs de documento comprobatrio Relao de levantamento de todos os locais considerados como Espao Confinado nas reas de FURNAS Verificar in loco

RESP.

NR31 - SEGURANA E SADE NOS TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS


? ? ? ? ?

Os empregados e contratados tem treinamento permanente sobre os riscos, Evidenciar com lista de presena em treinamento, bem como cronograma de treinamento anual. as medidas de controle, de emergncia e resgate em espaos confinados? garantido que o acesso a espao confinado somente ocorra aps a emisso da Permisso de Entrada, conforme anexo II desta NR? interrompido todo e qualquer tipo de trabalho nos casos de suspeio de condio de risco grave e iminente, procedendo a imediata evacuao do local? garantida informaes atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaos confinados; Obs.: A emisso de Permisso de Entrada, s se dar aps tomadas todas as providncias tais como, Avisos de advertncias, emisso de bloqueio e liberao do local, avaliaes da atmosfera, Responsvel por acompanhamento, Instalao de equipamentos de resgate e primeiros socorros na entrada do local. Emitir Permisso de Entrada conforme Anexo II e arquivar para consulta futura. Acompanhar e monitorar trabalhos em espaos confinados para deteco de problemas e tomadas de providncias Registro de atualizao dos riscos e medidas de controle periodicamente Obs.: Elaborar Check List para avaliao prvia.

? ?

NR32 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTNCIA SADE


? FURNAS deve fornecer aos empregados instrues escritas e, se necessrio, afixar cartazes sobre os procedimentos a serem adotados em caso de acidente ou incidente grave. FURNAS deve informar os empregados sobre os riscos existentes, as suas causas e as medidas preventivas a serem adotadas. FURNAS deve garantir ao empregado o abandono do posto de trabalho quando da ocorrncia de condies que ponham em risco a sua sade ou integridade fsica. Cumprimento desta Norma Regulamentadora Juntamente com as CIPAS efetuar divulgao de instrues em caso de acidentes ou incidentes. Verificar Mdulo de Acidentes e Incidentes de FURNAS. Incorporar e melhorar informaes existentes nos Mapas de Riscos e PPRA Evidenciar com o afastamento do empregado e documento de interdio do local que oferece o risco. Incorporar as medidas especficas para qualquer edificao destinada a prestao de assistncia sade da populao, em qualquer nvel de complexidade, em regime de internao ou no. Adotar a implementao de todas NR aplicveis. (EPI, PPRA, Resduos, Mquinas e equipamentos, condies sanitrias, etc...) ? ?

Вам также может понравиться