Вы находитесь на странице: 1из 25

A ATMOSFERA E A RADIAO SOLAR A radiao solar

Doc. 1

O Sol, fonte de ida A energia solar constitui a verdadeira causa de todos os processos fsicos e qumicos que ocorrem na Terra, responsveis pelas condies meteorolgicas, pelas circulaes ocenicas, pela modelao da crosta terrestre e por todos os fenmenos biolgicos. Todos os componentes do sistema climtico, designadamente a atmosfera, a idrosfera, a litosfera e a biosfera, devem a sua origem e as suas caractersticas ! radiao solar. "or isso, podemos di#er que a radiao solar $ o factor essencial do ambiente.
Adaptado de J. Pinto Peixoto, A Radiao Solar e o Ambiente, 1981.

!o"es# $onstante solar $ a quantidade de energia solar recebida no limite superior da atmosfera pela superfcie de % cm&, na perpendicular com os raios solares, durante um minuto. '(prime)se em calorias *cal+ e o seu valor m$dio $ de cerca de & cal,cm&,mn. Radiao solar $ a quantidade de energia, sob a forma de lu# e calor, recebida por unidade de uma superfcie ori#ontal. $o%&ri%ento de onda $ a distncia entre duas cristas consecutivas *distncia percorrida por uma vibrao+. '(prime)se em metros, milmetros, microns *-m+ ou angstroms *A+. !ota# o comprimento de onda $ inversamente proporcional ! temperatura, isto $, quanto mais elevada for a temperatura de um corpo menor $ o seu comprimento de onda. M'cron o( %icro%etro )*%+ , .m micrometro, micrmetro ou mcron, cu/o smbolo $ -m $ uma unidade de comprimento. 'st definido como um milion$simo de metro *ou % 0 %1)2 m+. 'quivale ! mil$sima parte do milmetro. 3 micrmetro $ uma unidade de medida comum, por e(emplo, para descrever os comprimentos de onda da radiao infravermel a e na construo civil, nomeadamente na definio de espessuras de diversos materiais *pinturas, metali#aes, etc.+.

3 4ol irradia para o espao, em todas as direces, quantidades de energia elevadssimas 5 radiao solar 5, mas s uma pequena parte atinge a superfcie da Terra. A -(antidade de ener.ia solar rece/ida 0 s(&erf'cie da Terra aria de l(.ar &ara l(.ar, avendo, ento, uma variao e uma distribuio desigual desta energia ! superfcie da atmosfera e no globo. A energia solar $ responsvel por todos os processos fsicos e qumicos e pelos fenmenos biolgicos e meteorolgicos que se fa#em sentir ! superfcie da Terra. Assim, deve)se ! energia solar6

o ciclo da gua ou ciclo idrolgico7 a desigual repartio da temperatura7 a diversidade de climas, desde os climas frios das regies polares, passando pelos temperados das latitudes m$dias, aos quentes e 8midos das regies equatoriais.

A radiao solar $ um fenmeno de nature#a electromagn$tica, propagando)se segundo um movimento ondulatrio. A elocidade da radiao solar 1 de 233 333 4%5s , levando cerca de oito minutos a c egar ! Terra. 'sta $ constituda por radiaes simples, referenciadas pelo seu comprimento de onda ou pela sua frequ9ncia. doc. 6 , RELAO E!TRO O $OM7RIME!TO DE O!DA E A FRE89:!$IA

:evido ! sua elevada temperatura *ronda os 2111 ;< na sua superfcie+, o 4ol emite radiaes de pequeno comprimento de onda, isto $, de elevada frequ9ncia. Ao con;(nto das radia"es solares si%&les d)se o nome de es&ectro electro%a.n1tico ou es&ectro solar.

doc. 2 , ES7E$TRO SOLAR

3 espectro solar $ constitudo por radia"es is' eis )l(%inosas+ e o(tras in is' eis.

radia"es is' eis# que correspondem !s sete cores do arco)ris *com um comprimento de onda entre os 1,= -m e 1,>? -m+, designando)se vulgarmente por /anela ptica. radia"es in is' eis# com um comprimento de onda inferior a 1,= -m *para a esquerda das radiaes visveis+ surgem as bandas do ultravioleta, dos raios @, dos raios A *gama+ e dos raios csmicos. <om um comprimento de onda superior a 1,>? -m *para a direita das radiaes visveis+ surgem as bandas do infravermel o, das ondas rdio ou ondas ert#ianas.

A at%osfera e a radiao solar Apenas =>B do total da radiao solar que c ega ao limite superior da atmosfera consegue atingir a superfcie do globo. 3 restante $ absorvido, difundido ou reflectido atrav$s das nuvens e da superfcie da Terra. A atmosfera funciona, ento, como um filtro protector da Terra, sem o qual a vida seria impossvel. 3 limite inferior da atmosfera corresponde ao nvel m$dio das guas do mar 5 superfcie da Terra 5, e o seu limite superior, apesar de difcil de determinar, oscila entre os ?11 Cm e os %111 Cm de altitude. A at%osfera A atmosfera pode ser dividida em vrias camadas, cada qual com as suas caractersticas mas tamb$m com diferentes funes. A atmosfera $ fundamental para a vida na Terra, no entanto, enfrenta muitos perigos causados, muitas ve#es, pela actividade umana.

:efender a atmosfera atrav$s da diminuio da emisso de gases poluentes e da introduo de tecnologias limpas, $ essencial para a preservao da vida na Terra.

Estr(t(ra da at%osfera # D E<osfera :e 211 a %111 Cm. <amada mais e(terna da atmosfera. Eiga a atmosfera ao espao interplanetrio. D Ter%osfera ou Ionosfera :e ?1 a 211 Cm. Festa camada d)se um grande aumento da temperatura *at$ &11G<+. <onstituda por gases muito rarefeitos. D Mesosfera :e H1 a ?1 Cm. <aracteri#a)se por atingir temperaturas muito bai(as *) ?1G<+. As temperaturas descem muitos porque esta camada no absorve energia solar. D Estratosfera :e %& a H1 Cm. Festa camada a temperatura mant$m)se mais ou menos constante at$ aos &H Cm, subido na parte superior, devido ! presena do 3#ono que absorve grande parte da radiao .ltra Iioleta, protegendo assim, a Terra dos efeitos negativos desta radiao. D Tro&osfera :o nvel do mar at$ 2 a %2 Cm *2 a ? Cm nos plos e %& a %= no equador+. J nesta camada que se processam todos os fenmenos meteorolgicos. Fa troposfera a temperatura diminui com a altitude *decresce 2,HG< por cada %111 metros+ 5 .radiente t1r%ico ertical. ESTR9T9RA DA ATMOSFERA

doc. =

As f(n"es a at%osfera# A atmosfera $ vital para a vida na Terra, neste sentido, as suas funes correspondem !s vrias formas como esta contribui para a continuao da vida. Assim sendo, a atmosfera6 D Kiltra e absorve radiaes nocivas*camada de o#ono+. D "rotege *meteoritos+. D <ontrola a temperatura *efeito de estufa+. D Konte de vida *o(ig$nio+. A co%&osio da at%osfera6 A atmosfera $ constituda por ar atmosf$rico. 'ste $ essencialmente constitudo por uma mistura de gases, que cont9m em suspenso min8sculas partculas slidas de poeira, de fumo e de partculas lquidas *a gua encontra)se na atmosfera nos L estados6 gasoso, lquido e slido+. 'm relao ao volume de ar, os constituintes da atmosfera mais importantes so o a#oto *>?,1?B+, o o(ig$nio *&1,MHB+ e o rgon *1,MLB+. Fo seu con/unto, representam cerca de MM,M2B do volume da omosfera Festa encontram)se tamb$m os gases raros *n$on, $lio, crpton, idrog$nio, ($non, rado, metano e (ido de nitroso+, que, no total, ocupam menos de 1,1%B do volume da omosfera. 'stes constituintes designam)se por gases de concentrao permanente, por se encontrarem em propores que se mant9m relativamente constantes. Fo entanto, na atmosfera encontram)se gases cu/as propores variam, mais ou menos acentuadamente, no tempo e no espao *gases de concentrao varivel+. 3s mais importantes so o vapor de gua, o di(ido de carbono e o o#ono, tendo estes um papel relevante, do ponto de vista meteorolgico. 3s gases de concentrao varivel6 Iapor de gua6 o vapor de gua est sempre presente na atmosfera, variando, no entanto, de lugar para lugar. "or e(emplo, $ muito elevado nas regies costeiras tropicais, quentes e 8midas, mas muito raro nas regies polares e nos desertos quentes. m vapor de gua $ proveniente da evaporao das guas dos mares, dos lagos, dos oceanos, dos rios, dos solos 8midos, etc., e ainda da respirao e da transpirao dos seres vivos. A sua concentrao ocorre na bai(a atmosfera, nomeadamente abai(o dos 2 Cm de altitude. <erca de >HB acumula)se nos primeiros = Cm, sendo quase ine(istente para al$m dos %1 Cm de altitude. Assim, a concentrao de vapor de gua na atmosfera decresce em altitude. 'ste constituinte $ responsvel pelo desencadeamento de fenmenos fsicos, afectando outros elementos de clima ou meteorolgicos, nomeadamente a temperatura, a presso atmosf$rica e a precipitao. J, ento, responsvel pela pluviosidade que ocorre ! superfcie da Terra e pela regulari#ao t$rmica, uma ve# que absorve radiaes infravermel as.

:i(ido de carbono6 o di(ido de carbono surge na atmosfera a partir da respirao dos seres vivos, da actividade vulcnica, da decomposio e da combusto de substncias que cont9m carbono. Tal como o vapor de gua, o di(ido de carbono decresce em altitude *cerca de >HB concentram)se at$ %1 Cm de altitude+ e $ um absorvente das radiaes infravermel as, sendo, por isso, um regulari#ador da temperatura. 4e todo o di(ido de carbono atmosf$rico desaparecesse, a temperatura m$dia da Terra bai(aria cerca de &1 ;<, enquanto que se aumentasse para o dobro, a temperatura sofreria um acr$scimo de ? ;<. "artculas slidas6 as poeiras, fumos, sais minerais e microrganismos presentes na atmosfera so muito importantes do ponto de vista meteorolgico, pois $ em torno delas que se d a condensao do vapor de gua * n>cleos de condensao+. 3#ono6 da famlia do o(ig$nio, o o#ono resulta da dissociao das mol$culas de o(ig$nio, a partir de determinadas radiaes do 4ol. 3s tomos resultantes recombinam)se com o o(ig$nio molecular, produ#indo, ento, o o#ono. 3 o#ono e(iste at$ aos M1 Cm de altitude. Fo entanto, este gs concentra)se, sensivelmente, entre os &1 e os H1 Cm de altitude e, por isso, esta camada $ designada por camada de o#ono *#ona da atmosfera onde a concentrao de o#ono $ maior+. 'ste aumenta, ento, em altitude, ao contrrio do di(ido de carbono e do vapor de gua. A maior parte do o#ono forma)se a partir de processos como a absoro de radiao ultravioleta. Fo entanto, tamb$m se forma /unto ! superfcie da Terra, atrav$s de descargas el$ctricas. A importncia do o#ono para a vida no planeta Apesar da sua redu#ida quantidade, o o#ono tem um papel fulcral no equilbrio t$rmico da Terra e na circulao de ar nas altas camadas da atmosfera. Acresce ainda que ao absorver grande parte das radiaes ultravioletas, impede que estas c eguem ! superfcie da Terra em quantidades elevadas e fatais para a vida no planeta. Assim, sem o o#ono, as elevadas quantidades de radiaes ultravioletas provocariam queimaduras, que levariam ! destruio de todas as c$lulas, o que impossibilitaria a e(ist9ncia das formas de vida actualmente con ecidas no globo. Al$m disso, as radiaes ultravioletas de determinado comprimento de onda alteram a estrutura do :FA. :a alterao do :FA podem resultar m8ltiplas anomalias nos seres vivos, como o cancro, a esterilidade, a atrofia, etc. 4aliente)se, por outro lado, que se a quantidade de o#ono fosse muito maior do que a e(istente, absorveria uma maior quantidade de radiaes ultravioletas, o que redundaria numa quantidade de radiao insuficiente para a produo, pelos animais, da vitamina :, o que impediria o normal desenvolvimento dos ossos.

A at%osfera# filtro da radiao solar doc. ? , @ALA!O E!ERABTI$O DA TERRA Fo entanto, a distncia a que a Terra se encontra do 4ol $ to grande que apenas uma nfima parte de radiao solar atinge o limite e(terior da atmosfera. %=11 Natts $, apro(imadamente, o valor da constante solar O quantidade de energia que recebe, por segundo, cada metro quadrado de superfcie da camada superior da atmosfera, e(posto perpendicularmente ! radiao solar. Puase metade dessa energia perde)se at$ c egar ! superfcie da Terra. 3s processos atmosf$ricos que e(plicam essa perda da radiao solar so a a/soro, a refle<o e a dif(so *doc. H+. Fa absoro interv$m o o#ono que, na estratosfera, absorve grande parte da radiao ultravioleta. 3 vapor de gua, o di(ido de carbono, as poeiras e as nuvens so, tamb$m, responsveis pela absoro de uma parte da radiao solar. .ma boa parte da radiao solar perde)se por refle(o no topo das nuvens e na superfcie terrestre, em particular nas regies cobertas de gelo. Fo processo de difuso interv9m os gases e partculas constituintes da atmosfera, dispersando a radiao solar. 'mbora esta se disperse no espao e(terior, uma parte acaba por atingir, indirectamente, a superfcie terrestre O radiao difusa. A radiao global O radiao total que atinge a superfcie da Terra O $, assim, constituda pela radiao directa O energia recebida na Terra, directamente do 4ol O e pela radiao difusa, medindo)se, abitualmente, em EangleQ *% lQRlcal,cm&+. doc. C , AL@EDO DE 9MA S97ERFD$IE A radiao solar, ao incidir sobre qualquer corpo, vai, em maior ou menor quantidade, sofrer uma mudana de direco, sendo reenviada para o espao por refle(o.

A fraco de energia reflectida por uma superfcie em relao ao total de energia nela incidente *e(presso em percentagem+ designa)se por albedo. As superfcies de cor clara, como a neve, t9m uma albedo elevad refletindo quase a totalidade da energia solar nelas incidente, logo no aquecem muito. As superfcies de cor escura t9m uma albedo muito fraca, o que se tradu# numa grande absoro de radiao solar e num consequente aquecimento. As superfcies lisas t9m tamb$m rugosas. :este modo, as florestas t9m uma albedo fraca, na medida em que so corpos relativamente escuros e de superfcie desigual. "or outro lado, quanto maior a inclinao dos raios solares maior $ a albedo.

A radiao terrestre .ma das maiores contribuies da radiao solar $ o aquecimento do nosso planeta, sem o qual a temperatura m$dia na Terra seria de apro(imadamente )&L? ;< e a gua apenas e(istiria no estado slido. Ao ser absorvida pela Terra, a radiao solar converte)se em energia calorfica, aquecendo a superfcie terrestre. 'sta, por sua ve#, emite a mesma quantidade de energia que recebe, encontrando)se, por isso, em e-(il'/rio t1r%ico. !OTA# Ter e% ateno -(e o efeito de est(fa 1 (% fenE%eno nat(ral e necessFrio ao e-(il'/rio t1r%ico da Terra. O &ro/le%a -(e se &"e, desde GF d1cadas, &rende,se co% o a(%ento de intensidade deste fenE%eno &ro ocado &ela aco G(%ana )&ol(io+. A radiao terrestre 5 radiao emitida pela Terra 5 processa)se em grande comprimento de onda *radiao infravermel a+, ao contrrio da radiao solar que $, essencialmente, de curto comprimento de onda. 'ste facto $ importante porque alguns gases atmosf$ricos, como o vapor de gua e o di(ido de carbono, apesar de reflectirem a radiao solar, de curto comprimento de onda, absorvem uma boa parte da radiao terrestre, de grande comprimento de onda *doc. >+.

doc. H , EFEITO DE EST9FA

doc. I , $O!SE89:!$IAS DO A9ME!TO DO EFEITO DE EST9FA

3 vapor de gua e o di(ido de carbono t9m, por isso, um papel muito importante no aquecimento das camadas mais bai(as da atmosfera, devolvendo ! Terra uma parte da energia que esta reflecte e permitindo, deste modo, que esta manten a uma temperatura m$dia de %H ;<,sensivelmente constante. 'ste fenmeno, efeito de est(fa, e(plica o facto de as temperaturas nocturnas no bai(arem tanto quanto seria de esperar, / que, durante a noite, a Terra no recebe energia do 4ol. "or isso, quando o c$u est nublado, as temperaturas so, geralmente, mais elevadas do que se o c$u estiver limpo.

Fas regies situadas at$ ! latitude de apro(imadamente =1; Forte e 4ul, a quantidade de energia recebida $ maior do que a emitida, pelo que e(iste um e(cesso energ$tico. Ao contrrio, nas regies locali#adas entre os =1; e os M1; de latitude, a radiao solar recebida $ inferior ! radiao terrestre, verificando) se um d$fice energ$tico. 4o a forma esf$rica da Terra e a inclinao do seu ei(o em relao ao plano da sua rbita que determinam estas diferenas *docs. M+. doc. J , RELAO E!TRE O K!A9LO DE I!$ID:!$IA DOS RAIOS SOLARES E A ELTE!SO DA MREA RE$E7TORA E O EL$ESSO 5 DBFI$E E!ERABTI$O

A NARIA@ILIDADE DA RADIAO SOLAR :a locali#ao em latit(de dependem o ngulo de incid9ncia da lu# solar ) inclinao dos raios solares em relao a uma superfcie ) e o tempo de e(posio ! radiao solar, que so os principais factores de variao da radiao solar que c ega !s diversas regies do Slobo. Puanto maior for a inclinao dos raios solares, mais e(tensa $ a rea pela qual se distribui a radiao solar, recebendo cada unidade de superfcie uma quantidade menor de energia e vice)versa. Assim se e(plica o d$fice t$rmico das regies das latitudes mais elevadas e o e(cesso energ$tico das regies das latitudes mais bai(as. J o movimento de translao da Terra que fa# variar, ao longo do ano, a inclinao dos raios solares e a durao dos dias e das noites, num mesmo lugar *docs. M, %1 e %%+.

doc. 13 , MONIME!TO DE TRA!SLAO DA TERRA

AS ESTAOES DO A!O

doc. 11 , A RADIAO A!9AL MBDIA !O M9!DO

Naria/ilidade da radiao solar e% 7ort(.al 7ort(.al, locali#ado na fai(a de latitude entre L&; e =&; do emisf$rio norte, rece/e %aior -(antidade de ener.ia solar no solst'cio de P(nGo *doc.%&+ , quando se inicia o Iero. Festa $poca, os raios solares incide% &er&endic(lar%ente so/re o trE&ico de $Qncer , pelo que atin.e% o territErio &ort(.(Rs co% %enor inclinao . Al$m disso, os dias tR% %aior d(rao, a(%entando o te%&o de e<&osio aos raios solares . 'm contrapartida, no solstcio de :e#embro, quando se inicia o Tnverno, o 4ol incide na vertical sobre o trpico de <apricrnio pelo que, no territrio portugu9s, a inclinao dos raios solares $ maior e a durao do dia menor. "ortugal recebe, ento, menor quantidade de energia solar. doc. 16 , NARIAO DO DIA E DA !OITE !O SOLSTD$IO DE P9!SO

3s efeitos do movimento de translao, na Iariao anual da quantidade de radiao solar recebida pela superfcie terrestre, tornam)se tanto mais evidentes quanto maior for a latitude. Assim, dada a locali#ao do nosso "as numa latitude interm$dia, a variabilidade sa#onal da radiao global que atinge o territrio portugu9s $ bastante acentuada.3s valores de radiao global m$dia mais elevados registam)se no Iero, sobretudo durante o m9s de Uul o, enquanto os mais bai(os se verificam no Tnverno *doc. %L+.

doc. 12 , DISTRI@9IO RADIAO A!9AL MBDIA ME!SAL

Al$m da variao sa#onal da radiao global m$dia, verifica)se tamb$m, no territrio continental portugu9s, uma acentuada diferenciao espacial. Fo territrio de "ortugal <ontinental, os valores da radiao solar global aumentam, em geral, de norte para sul, verificando)se tamb$m, sobretudo na regio central, um aumento no sentido oeste)este. 3 aumento da radiao global de norte para sul $ mais acentuado no Tnverno, enquanto a variao oeste)este $ mais notria no Iero. Fo Tnverno, os valores mais elevados encontram)se tamb$m no 4ul, com uma infle(o para norte, pelo vale inferior do Te/o e at$ ao vale do Vondego. 3s valores mais bai(os alargam)se, agora, a todo o e(tremo norte.

doc. 1= , DISTRI@9IO SATO!AL DA RADIAO ALO@AL EM 7ORT9AAL $O!TI!E!TAL

Fo Iero, o m(imo de radiao solar ocorre no litoral algarvio, onde se registam valores superiores a L=1 CW ,m&. 4egue)se toda a regio a sul do Te/o, com prolongamento para norte, numa fai(a oriental ao longo da fronteira com 'span a, e a regio do "orto. 3s valores mnimos registam)se entre os cabos <arvoeiro e Vondego, prolongando)se, gradualmente e em todas as direces, em torno desta manc a. 4alienta)se ainda a regio do Foroeste. A latit(de e a &ro<i%idade do %ar so os principais factores que e<&lica% estas aria"es. As regies do 4ul recebem sempre maior quantidade de radiao solar, devido ! menor inclinao dos raios solares. A influ9ncia da pro(imidade do mar sobre a nebulosidade 5 quantidade de c$u coberto por nuvens num dado momento 5 fa# com que as regies do litoral, sobretudo a norte do Te/o, recebam a radiao solar com menor intensidade, pois as nuvens reflectem e absorvem parte da radiao solar incidente. Assim, torna)se importante considerar a insolao 5 n8mero de oras de sol descoberto, acima do ori#onte. A distribuio da insolao reflecte tamb$m a influ9ncia da latitude e da

pro(imidade do mar, pelo que, em geral, aumenta de norte para sul e de oeste para este.

doc. 1? , NARIAO ES7A$IAL DA I!SOLAO MBDIA A!9AL , 7ORT9AAL $O!TI!E!TAL

A variao espacial da insolao evidencia ainda a influ9ncia da altit(de no aumento da nebulosidade e, em consequ9ncia, na reduo do n8mero de oras de 4ol descoberto. 3 desen o das principais serras do territrio continental revela)se nos fracos valores de insolao. A e<&osio das ertentes tamb$m influencia a insolao6

as ertentes oltadas a s(l esto mais e(postas ao 4ol e, como tal, t9m maior insolao 5 encostas soalGeiras7 as ertentes oltadas a norte t9m mais oras de sombra e, por isso, nelas a insolao $ menor 5 encostas (%/rias.

A DISTRI@9IO DA TEM7ERAT9RA A distribuio espacial da temperatura do ar representa)se, geralmente, por lin as que unem pontos de igual temperatura m$dia 5 m$dia aritm$tica dos valores de temperatura registados *dirios, mensais ou anuais+ 5 que se designam por isot1r%icas. :uas lin as delimitam uma fai(a de territrio cu/a temperatura m$dia varia no intervalo de valores que elas definem.

:ecorrente da latitude a que se encontra o nosso territrio, a temperatura m$dia do ar em "ortugal $, de um modo geral, amena, apresentando uma variao que acompan a as estaes do ano A distribuio espacial da temperatura m$dia em Uaneiro e em Uul o coincide, grosso modo, com a da radiao solar desses meses. Tsto acontece porque, apesar de depender tamb$m de outros factores, a temperatura do ar est directamente relacionada com a radiao global incidente. 'm Uaneiro, as temperaturas so bastante mais bai(as e diminuem de 4ul para Forte, registando)se os valores mais elevados no litoral algarvio e os mais bai(os no Fordeste e nos con/untos montan osos. 'm Uul o, o padro de disposio das isot$rmicas altera)se. A temperatura aumenta de 3este para 'ste, com e(cepo para a <ordil eira <entral e para as restantes reas montan osas. 3 traado das isot$rmicas representativas do Tnverno e do Iero em "ortugal <ontinental, denota alguns contrastes regionais que se tornam ainda mais evidentes na anlise da repartio dos valores m$dios mnimos e m(imos da temperatura do ar *doc. %2+. doc. 1C , ISOTBRMI$AS REAIS DE PA!EIRO E DE P9!SO

A distribuio das temperaturas m$dias mnimas e m(imas refora os contrastes evidenciados pelas isot$rmicas de Uaneiro e Uul o. "ara al$m da oposio entre o Forte, sempre mais frio, e o 4ul, sempre mais quente, constata)se o registo de valores mais acentuados no Tnterior e mais atenuados no Eitoral, sobretudo a norte do cabo da Xoca. Tndividuali#am)se ainda as regies de montan a, sobretudo na distribuio das temperaturas m$dias m(imas.

doc. 1H , DISTRI@9IO DAS TEM7ERAT9RAS MBDIAS MD!IMAS E MMLIMAS

Factores -(e e<&lica% as diferenas nas te%&erat(ras A acentuada variao espacial da temperatura revela a influ9ncia de m8ltiplos factores, alguns apenas locais. :estacam)se a latit(de, a altit(de, a to&o.rafia, a dis&osio do rele o e a &ro<i%idade o( afasta%ento e% relao ao oceano AtlQntico . A posio geogrfica do nosso "as situa)o na fai(a de latitude inferior da Yona Temperada do Forte, onde a circulao atmosf$rica se fa#, predominantemente, para este, afectando as caractersticas climticas e, como tal, a variao regional da temperatura. Al$m disso, como resultado do aumento progressivo da inclinao dos raios solares, a temperatura diminui ! medida que aumenta a latitude. Assim, apesar da pequena dimenso do territrio portugu9s, a temperatura tende aqui, a diminuir de 4ul para Forte. A acentuada diferenciao Forte)4ul que se verifica, sobretudo, na repartio dos valores m$dios da temperatura mnima, revela a influ9ncia de outros factores. 3 forte contraste de relevo entre o Forte montan oso e o 4ul quase plano contribui para e(plicar esta variao da temperatura. <om efeito, o relevo influencia a variao da temperatura pela altitude, levando ! sua diminuio em cerca de 1,2 ;< por cada %11 m que se sobe. A influ9ncia da altitude na temperatura /ustifica o facto de as reas de maior

altitude registarem uma temperatura m$dia anual mais bai(a do que as regies circundantes *doc. %>+ A distribuio da temperatura m$dia anual em "ortugal <ontinental permite locali#ar, claramente, os principais con/untos montan osos que registam, em todo o territrio, os valores de temperatura mais bai(os, com m$dias anuais inferiores a %= ;<. As caracter'sticas to&o.rFficas locais e(ercem tamb$m uma influ9ncia significativa na variao da temperatura. 3s acidentes do terreno, como pequenas colinas, vales abertos ou muito encai(ados, alteram a temperatura, a nvel local. Fo territrio continental, um aspecto relevante $ o traado dos vales de alguns rios. As isot$rmicas dos vales abrigados do rio :ouro e dos seus afluentes, de valor superior !s das reas envolventes, demonstram a influ9ncia local da topografia na temperatura. A dis&osio do rele o $ outro factor que influencia a variao da temperatura, pois tanto pode favorecer a circulao das massas de ar como servir)l es de obstculo6

a 4erra Algarvia protege o litoral do Algarve da aco quer das massas de ar ocenico, quer das que prov9m do interior do Alente/o7 o vale superior do rio :ouro encontra)se resguardado por relevos de orientao paralela ! lin a de costa que dificultam a passagem dos ventos ocenicos7 a disposio do mesmo vale permite a penetrao dos ventos de leste7 /unto ao vale do rio Vondego, os relevos dispem)se de forma oblqua ! lin a de costa, permitindo que o Atlntico estenda a sua influ9ncia para o Tnterior7 na il a da Vadeira, o relevo, de orientao 'ste)3este, serve de proteco ! aco dos ventos 8midos para as regies do Eitoral 4ul.

'm "ortugal, a &ro<i%idade do AtlQntico $ um factor relevante na variao regional da temperatura do ar, pelo facto de a circulao atmosf$rica, ! nossa latitude, se fa#er, predominantemente, de 3este para 'ste. A influ9ncia do ar 8mido martimo fa#)se sentir mais em toda a fai(a paralela ao litoral ocidental onde, no entanto, diminui de norte para sul, devido ao traado da lin a de costa que recua para leste, a sul do cabo da Xoca. As serras de 4intra e da Arrbida e as reentrncias associadas contribuem para desviar as massas de ar 8mido e constituem abrigos para esta regio litoral. A influ9ncia martima perde)se em direco ao interior, umas ve#es gradualmente, outras de forma mais brusca, dependendo da disposio do relevo. A comparao dos registos da temperatura m$dia do ar efectuados em duas reas, uma no interior e outra no litoral, permite compreender a influ9ncia deste factor. Apesar de se situarem praticamente ! mesma latitude e de apresentarem valores semel antes de temperatura m$dia anual, <astelo Zranco regista

Ieres mais quentes e Tnvernos mais rigorosos, o que se e(plica pela locali#ao das duas cidades6

Kigueira da Ko#, no litoral, recebe a influ9ncia do oceano, que ameni#a as temperaturas7 <astelo Zranco, afastada do mar, recebe a influ9ncia de ventos continentais, que acentuam os contrastes sa#onais da temperatura.

3 contraste t1r%ico litoral,interior evidencia)se em todo o territrio continental e ;(stifica,se &elo efeito %oderador das %assas de ar %ar'ti%o so/re a te%&erat(ra, impedindo que se atin/am valores muito elevados, no Iero, e muito bai(os, no Tnverno. :este modo, a distncia em relao ao mar $ o factor que mais influencia a amplitude da variao t$rmica anual 5 diferena entre a temperatura m$dia do m9s mais quente e a temperatura m$dia do m9s mais frio. As reas onde e(iste menor diferena entre a temperatura m$dia do m9s mais quente e a do m9s mais frio so as que se locali#am numa posio mais pr(ima do mar. 'ntre os cabos <arvoeiro e da Xoca e no cabo de 4o Iicente, essa diferena no c ega a atingir ? ;<. 4eguem)se uma estreita fai(a, desde a fo# do doc. 1I , DISTRI@9IO DA AM7LIT9DE :ouro, interrompida a sul da "ennsula de TBRMI$A A!9AL EM 7ORT9AAL 4et8bal e retomada na regio que circunda o $O!TI!E!TAL e(tremo sudoeste, e uma outra, igualmente estreita, onde a amplitude de variao da temperatura no vai al$m dos %& ;<. A isot$rmica dos %& ;< separa as regies mais influenciadas pelas massas de ar 8mido de uma rea de transio, de maior ou menor e(tenso, consoante a disposio do relevo. As amplitudes de variao t$rmica mais elevadas, superiores a %? ;<, surgem numa fai(a fronteiria bastante alargada, no Fordeste, protegida da influ9ncia atlntica pelos con/untos montan osos, mas e(posta aos ventos de leste, secos e frios no Tnverno e muito quentes no Iero. Tamb$m o vale superior do Te/o se encontra abrigado dos ventos de oeste pelo sistema montan oso Vuradal)Sardun a. 3 vale do Suadiana $ mais um corredor que permite a passagem dos ventos provenientes do interior da "ennsula Tb$rica. :e acordo com a influ9ncia da pro(imidade do oceano Atlntico no territrio continental, a anlise da figura permite concluir que6 [ as regies do Eitoral apresentam uma amplitude de variao t$rmica anual bastante

mais fraca do que as do Tnterior7 [ as isot$rmicas dispem)se segundo fai(as que se mant9m paralelas ! lin a de costa, at$ passarem a intervir outros factores que anulam, ou atenuam gradualmente, a influ9ncia martima. !as Re.i"es A(tEno%as As caractersticas t$rmicas das Xegies Autnomas da Vadeira e dos Aores no apresentam grandes diferenas relativamente !s de "ortugal <ontinental. "or$m, a insularidade acentua a influ9ncia martima na temperatura do ar, pelo que a a%&lit(de da ariao t1r%ica an(al 1 fraca, inferior a ? ;<, em todo o territrio insular. Fos Aores, a ariao saUonal e re.ional da te%&erat(ra 1 %'ni%a , restringindo)se ! que depende do relevo. As temperaturas m$dias anuais variam entre %2,> ;<, em Angra do \erosmo, e %>,> ;<, em 4anta <ru# das Klores. Fa Vadeira, a variao sa#onal quase no e(iste, pelo que a amplitude t$rmica anual $ tamb$m fraca. A variao regional $ marcada pela altitude e pela orientao este)oeste do relevo, que ope as regies mais elevadas !s de menor altitude e as localidades da vertente norte !s da vertente sul, mais soal eira e abrigada da aco dos ventos. Assim, as temperaturas so mais elevadas na encosta sul e diminuem para o interior da il a, de acordo com a altitude. doc. 1J , DISTRI@9IO DA TEM7ERAT9RA, !O M9!DO, AO LO!AO DE 9M A!O

A NALORITAO E$O!VMI$A DA RADIAO SOLAR O t(ris%o A radiao solar total m$dia anual que atinge o nosso territrio *cerca de %H1 ClQ+ $ bastante superior ! m$dia europeia *%11 ClQ+ e poucos so os pases da 'uropa que recebem valores de insolao como o nosso. As condies especficas do territrio portugu9s, no que respeita ! con/ugao de temperaturas amenas e de uma elevada insolao m$dia, fa#em da radiao solar um recurso a valori#ar, cu/a potenciali#ao econmica poder ser feita quer atrav$s do turismo quer do aproveitamento da energia solar. 3 turismo $ a actividade econmica que mais beneficia da e(celente reputao climtica de "ortugal e uma das ra#es que atrai anualmente um grande n8mero de estrangeiros ao nosso "as. 3 t(ris%o /alnear ou de &raia, con/ugando o clima com a e(ist9ncia de uma vasta costa de praia $ a motivao dominante. A amenidade do Tnverno e, sobretudo, das estaes interm$dias, atrai um turismo s$nior sobretudo no Algarve, que possui uma insolao m$dia anual superior ! nacional. Trata)se de um turismo dos pases cin#entos do Forte da 'uropa, num movimento para o 4ul, para o 4ol cada ve# mais significativo

A ener.ia solar A crescente conscienciali#ao mundial para os problemas da utili#ao de fontes de energia fsseis, no)renovveis e demasiado poluentes, condu#iu ao estabelecimento de ob/ectivos que impem a reduo do seu consumo e que passam pelo recurso !s energias renovveis. 3 "rograma 'nerg$tico da .' $ e(emplo disso, ao definir, como prioridade at$ &1%1, o aumento da utili#ao de energias renovveis para %&B do total do consumo energ$tico dos pases) membros. <onsiderando os quantitativos de radiao solar recebidos anualmente no nosso "as, a energia solar 5 energia radiante emitida pelo 4ol 5 tem fortes potencialidades de utili#ao em "ortugal, tanto sob a forma de energia t$rmica como na produo de energia el$ctrica. Fos sistemas t$rmicos, a energia solar $ captada atrav$s de colectores que utili#am apenas a radiao solar directa, estando dependentes da insolao. J utili#ada no aquecimento de edifcios e de guas para uso dom$stico, em ind8strias, ot$is, piscinas, etc. J ainda aplicvel em sistemas de refrigerao. A produo de energia el$ctrica pode efectuar)se atrav$s de sistemas de converso t$rmica, como os das centrais de turbina a vapor, em que $ possvel utili#ar, como fonte de calor, a energia solar para a obteno de electricidade, em substituio dos combustveis fsseis. 3s sistemas fotovoltaicos convertem directamente a radiao solar em energia el$ctrica, atrav$s de c$lulas fotovoltaicas que transformam a energia solar numa corrente de electres. T9m a vantagem de aproveitar a radiao difusa, em situaes de fraca nebulosidade.

Doc. 63

Metas &ara 6313 A <omisso assumiu o ob/ectivo de aumentar para o dobro a parte das energias renovveis no consumo global de energia, passando de 2B em %MM> a %&B em &1%1. <ada 'stado) membro deve adoptar os ob/ectivos nacionais previstos na proposta de directiva relativa ! electricidade produ#ida a partir de fontes renovveis. 3 ob/ectivo de duplicao da parte das energias renovveis no balano energ$tico europeu insere)se numa estrat$gia de segurana do aprovisionamento e de desenvolvimento sustentvel.
Adaptado de Livro Verde, Comisso das Com nidades ! ropeias, "###.

Li%ita"es ao (so da radiao dis&on' el 'm "ortugal e(istem potencialidades significativas de aproveitamento de energia solar que importa valori#ar, ainda mais tratando)se de uma fonte de energia gratuita, limpa e inesgotvel, cu/o contributo poder ser relevante para a diminuio da nossa depend9ncia em relao ao e(terior e para a

sustentabilidade ambiental. '(istem, por$m, alguns problemas que $ necessrio superar para viabili#ar o aproveitamento da energia solar6

esta forma de energia est su/eita ! variabilidade da radiao solar, que $ interrompida durante a noite e diminui consideravelmente num dos perodos de maior consumo de energia, o Tnverno7 a produo de electricidade em quantidades apreciveis, com a tecnologia actual, requer6 grande investimento de capital, dado que os materiais necessrios so ainda muito caros7 disponibilidade de vastas reas, pois as centrais solares ocupam muito espao7 pro(imidade dos centros urbanos a abastecer, para redu#ir as perdas por transporte.

A e(ig9ncia de pro(imidade em relao aos centros de abastecimento $ um factor limitativo. 3s maiores centros urbanos locali#am)se no litoral, onde a nebulosidade $ maior, o que redu# as condies de aproveitamento. "or outro lado, o preo dos solos /unto aos grandes centros urbanos $ elevado, aumentando os custos de instalao das centrais solares. Apesar das dificuldades, torna)se necessrio aproveitar mel or este recurso energ$tico, beneficiando da evoluo tecnolgica europeia, no domnio da potenciali#ao das energias renovveis e fomentando, atrav$s de benefcios fiscais, a instalao de colectores solares nos edifcios. Irios pases europeus, com recursos solares inferiores, desenvolveram bastante mais o aproveitamento deste recurso. doc. 63 , I!SOLAO MBDIA A!9AL E $OLE$TORES SOLARES I!STALADOS EM ALA9!S 7ADSES E9RO7E9S

7otencialidades solares e% 7ort(.al $ontinental

Apesar da radiao solar total m$dia anual que atinge "ortugal ser bastante elevada, nem todas as regies do "as apresentam as mesmas potencialidades para o aproveitamento da energia solar As regies com maior potencial de aproveitamento t$rmico da energia solar, de um modo geral, so as que se locali#am a sul do rio Te/o, destacando)se a orla algarvia, todo o interior alente/ano e uma pequena rea da <osta de Eisboa. Fo que di# respeito ao potencial de aproveitamento fotovoltaico, so tamb$m as regies do 4ul as mais beneficiadas, embora abrangendo uma rea relativamente menos vasta. As maiores potencialidades registam)se na <osta do 'storil, em grande parte do Alente/o e no Algarve As diferenas entre a distribuio da potencialidade das duas formas de aproveitamento da energia solar devem)se !s caractersticas dos dois sistemas. <om efeito, o primeiro depende da radiao solar directa e da temperatura do ar, enquanto o sistema fotovoltaico utili#a tamb$m a radiao difusa, em dias de fraca nebulosidade, pelo que depende da radiao global. :este modo, uma vasta regio do "as, que apenas possui um potencial de aproveitamento t$rmico m$dio)bai(o, apresenta uma capacidade ra#ovel para o aproveitamento fotovoltaico da energia solar. As regies de menor potencial para o aproveitamento da energia solar so as que t9m valores mais bai(os de insolao e de radiao global e correspondem !s reas do Eitoral Forte e <entro, !s reas de maior altitude e, de modo geral, a reas sombrias. A nebulosidade, caracterstica do litoral e das regies de montan a, $ o elemento que mel or e(plica a variao oeste)este, enquanto o efeito da latitude e(plica o contraste norte)sul, mais acentuado para o indicador do potencial de aproveitamento fotovoltaico. Faturalmente, $ no final da "rimavera e no Iero que o potencial de aproveitamento da energia solar $ maior, de acordo com o aumento da radiao global e a diminuio da nebulosidade sobre o territrio continental. <onclui)se que "ortugal apresenta grandes potencialidades de aproveitamento da energia solar numa vasta regio do territrio continental, incluindo reas de forte densidade populacional, como a <osta de Eisboa e o litoral algarvio. 3 interior do Alente/o $ outra rea de fortes potencialidades que, sendo pouco povoada, dispe de grandes espaos disponveis para a construo de centrais solares.

Вам также может понравиться