Вы находитесь на странице: 1из 6

PEDAGOGO

ORIENTADOR EDUCACIONAL
Domingo - Manh Durao da Prova: 4 horas
Leia atentamente as instrues abaixo. 01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqenta) questes da Prova Objetiva e 02 (duas) questes da Prova Discursiva, sem repetio ou falha, assim distribudas: Portugus 01 a 10 Conhecimentos Especficos 11 a 50 Discursivas 02

b) Um carto de respostas destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. c) Um caderno de respostas para as questes discursivas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no carto de respostas. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do carto de respostas, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. 04 - No carto de respostas, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. Exemplo: A B C D E

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A, B, C, D e E),s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar uma resposta. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o carto de respostas. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu carto de respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova no sero levados em conta.

www.fesp.rj.gov.br concurso@fesp.rj.gov.br

www.pciconcursos.com.br

Pedagogo - Orientador Educacional

Dia 27.04.2008 - Manh

PORTUGUS
FIM DAS GELEIRAS AUMENTAR A FOME
As geleiras esto derretendo no ritmo mais rpido dos ltimos cinco mil anos, e esse fenmeno uma ameaa a milhes de pessoas e mltiplos ecossistemas, segundo o Programa Ambiental das Naes Unidas (ONU). De acordo com o Earth Policy Institute, a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas. Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas. A irrigao vital para a produo agrcola, mas tende a diminuir com o derretimento das geleiras que alimentam os grandes rios da sia. O Ganges, o Amarelo e o Yangtze recebem gua das chuvas durante a poca da mono. Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo na cordilheira do Himalaia. A geleira Gangotri, sozinha, supre 70% do fluxo do Ganges no perodo da seca. na estao de seca que a gua mais necessria para irrigar as plantaes de arroz e trigo, principais fontes de calorias de centenas de milhes de pessoas. O relatrio do Painel Intergovernamental para Mudanas Climticas (IPCC) diz que muitas geleiras do Himalaia podem desaparecer at 2035. Segundo Brown, glaciologistas chineses estimam que dois teros das geleiras na regio do Tibete-Qinghai deixaro de existir em 2060. Com a reduo drstica de gua, o fluxo dos grandes rios se tornaria sazonal, adverte Brown, que tem documentado efeitos dos danos ambientais na produo alimentar. China e ndia so responsveis por metade da produo de trigo e arroz do mundo.
O Globo, 21-3-2008

05. O segmento do texto que no soa como desastre : A) Fim das geleiras aumentar a fome; B) Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo; C) muitas geleiras do Himalaia podem desaparecer at 2035; D) dois teros das geleiras na regio do Tibete-Qinghai deixaro de existir em 2060; E) Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas. 06. ...a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas; o emprego do futuro do pretrito (seriam) nesse segmento do texto mostra um(a): A) B) C) D) E) previso que certamente se realizar; fato a ocorrer em futuro prximo; ocorrncia de difcil realizao; acontecimento provvel no futuro; fato que ocorrer inevitavelmente.

07. A afirmao abaixo que no est presente no texto, de forma direta ou implcita, : A) O derretimento das geleiras ocasionar problemas para os agricultores; B) O derretimento das geleiras fruto do aquecimento global; C) Na poca da mono, o problema do derretimento no to grave; D) Na poca da seca, a gua das geleiras vital para a irrigao; E) Sem as geleiras, o rio Ganges e outros rios asiticos secaro. 08. ...que tem documentado efeitos dos danos ambientais...; o tempo verbal sublinhado indica uma ao que: A) B) C) D) E) terminar em futuro prximo; se vem processando ultimamente; terminou h muito pouco tempo; se completou antes de outra ao passada; durou no tempo passado e se encerrou no presente.

01. O ttulo dado ao texto, em funo do que lido, deve ser visto como: A) B) C) D) E) um alerta contra uma ameaa; uma previso ameaadora contra as geleiras; uma informao com tom de conselho aos homens; uma crtica falta de ao das autoridades; um manifesto contra os pases emergentes.

02. Ao citar instituies como o Programa Ambiental das Naes Unidas e o Earth Policy Institute, o autor do texto pretende: A) criticar as altas autoridades que nada fazem para proteger o meio ambiente; B) dar mais credibilidade e autoridade s informaes transmitidas; C) mostrar a importncia do artigo para os leitores do jornal; D) indicar a preocupao das autoridades em relao ao problema citado; E) demonstrar sua competncia ao tratar do assunto. 03. A irrigao vital para a produo agrcola; o item que mostra essa frase do texto reescrita de forma a alterar o seu sentido original : A) B) C) D) E) Para a produo agrcola, a irrigao vital; A irrigao, para a produo agrcola, vital; vital para a produo agrcola a irrigao; Vital para a produo agrcola a irrigao; A produo vital para a irrigao agrcola.

09. A frase em que ocorre um adjetivo em grau comparativo ou superlativo : A) As geleiras esto derretendo no ritmo mais rpido dos ltimos cinco mil anos; B) Os agricultores tero cada vez mais dificuldades para irrigar suas colheitas; C) a China e a ndia esto entre as naes que seriam mais afetadas; D) A irrigao vital para a produo agrcola; E) eles dependem muito das guas do degelo. 10. A irrigao vital para a produo agrcola, mas tende a diminuir com o derretimento das geleiras que alimentam os grandes rios da sia. O Ganges, o Amarelo e o Yangtze recebem gua das chuvas durante a poca da mono. Mas na estao seca eles dependem muito das guas do degelo na cordilheira do Himalaia. A geleira Gangotri sozinha supre 70% do fluxo do Ganges no perodo da seca; nesse segundo pargrafo do texto, o adjetivo que explicado no prprio pargrafo : A) B) C) D) E) vital; agrcola; grandes; seca; sozinha.

04. Segundo o texto, o fim das geleiras aumentar a fome porque: A) a China e a ndia produzem 70% de trigo e arroz do mundo; B) as terras agrcolas da sia sero inundadas pelas guas dos rios; C) a irrigao das terras agrcolas se tornar mais difcil; D) os rios Ganges, Amarelo e Yangtze aumentaro o seu fluxo; E) os agricultores no podero mais prever as colheitas.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

REIS 2 www.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Pedagogo - Orientador Educacional


17. O ato de planejar influi diretamente na constituio da escola como espao igualitrio e democrtico. A partir desta afirmativa essencial no planejamento educacional: A) a tomada de decises com base nas necessidades de adaptao dos educandos; B) a previso de todas as etapas do trabalho escolar com o objetivo de tornar o ensino seguro, econmico e eficiente; C) a sistematizao dos problemas da educao, definindo as prioridades, os meios e as estratgias das diversas aes pedaggicas; D) a organizao de um sistema de relaes e comunicaes lgicas definindo responsabilidades; E) a ampla participao da comunidade escolar para que todos possam contribuir no processo de planejamento das atividades escolares. 18. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9394/96), afirma que a finalidade da Educao Nacional promover o pleno desenvolvimento do educando, preparar para o exerccio da cidadania e qualificar para o trabalho. Sobre a importncia da qualificao para o trabalho, podemos afirmar que: A) B) C) D) E) um dever exclusivo do Estado; constitui uma responsabilidade exclusiva da famlia; constitui responsabilidade da famlia e do Estado; uma finalidade desassociada das outras; a finalidade ltima do processo.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11. Os contedos, podem ser classificados, em conceituais, procedimentais e atitudinais. Indique, na relao a seguir, o contedo atitudinal: A) B) C) D) E) a a a a o classificao dos diferentes tipos de texto; compreenso de convenes ortogrficas; compreenso do funcionamento do sistema alfabtico; produo de texto em lngua estrangeira; respeito pelos animais e plantas.

12. Dermeval Saviani afirma que as crticas pedagogia tradicional ou conservadora formuladas a partir do final do sculo XIX, deram origem seguinte teoria da educao: A) B) C) D) E) pedagogia tecnicista; pedagogia transformadora; escola nova; Behaviorismo; pedagogia social.

13. A orientao educacional tem um importante papel na construo do sucesso escolar dos alunos, pois: A) focaliza a compreenso do processo de desenvolvimento psicolgico do aluno; B) promove na escola a valorizao da auto-estima e das experincias adquiridas pelo aluno em seu contexto social; C) desenvolve as tcnicas que favorecem o diagnstico das necessidades especiais dos alunos; D) desenvolve nos alunos as competncias e habilidades de forma a que estes entendam e se ajustem proposta educacional; E) desenvolve aes para compreender as dinmicas internas do processo educacional. 14. Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia, afirma que a reflexo crtica sobre a prtica se torna uma exigncia da relao teoria/prtica sem a qual a teoria vira blblbl e a prtica ativismo. A partir desta afirmativa podemos afirmar que: A) a teoria aliena o professor; B) a teoria educacional se estrutura na prtica para transform-la; C) o conhecimento sistemtico se sobrepe ao senso comum; D) teoria e prtica so caminhos excludentes no exerccio da docncia; E) a reflexo sobre a prtica uma necessidade do academicismo. 15. Para Emlia Ferreiro quando analisamos a situao do fracasso escolar de inmeras crianas, na leitura e na escrita, devemos fundamentalmente considerar que: A) os mtodos de ensino da leitura e escrita atuais esto inadequados; B) o problema se situa essencialmente na avaliao; C) os materiais instrucionais so pouco atraentes; D) os professores no dominam as tcnicas de alfabetizao; E) os professores ignoram os processos elaborados pelas crianas. 16. O processo de avaliao est intimamente ligado ao projeto pedaggico. Neste sentido podemos afirmar, de acordo com a prtica pedaggica alicerada no pensamento liberal, que a avaliao : A) B) C) D) E) democrtica; formativa; diagnstica; classificatria; emancipatria.

19. Em conformidade com a Lei 9394/96, caber aos municpios: A) credenciar e avaliar as instituies de educao superior no municpio; B) coletar, analisar e disseminar as informaes sobre as aes educacionais; C) estimular e apoiar financeiramente as escola privadas; D) oferecer, com prioridade, o ensino mdio; E) exercer ao redistributiva em relao s suas escolas. 20. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional permite uma importante mudana na organizao do ensino, ou seja, os sistemas de ensino podem desdobrar o ensino fundamental em ciclos. Esta mudana permite escola: A) organizar a aprendizagem em conformidade com o estgio evolutivo dos alunos; B) adotar o regime de progresso continuada no regime seriado; C) evitar as retenes, diminuindo o nvel de frustrao dos alunos e a conseqente evaso; D) evitar os problemas de defasagem idade/srie; E) implementar uma poltica de educao inclusiva. 21. O processo de avaliao da escola brasileira no consegue ultrapassar a dimenso do ensino dado, sem considerar por conseguinte os ritmos individuais. Em conformidade com o a Lei 9394/96, a avaliao na educao infantil um processo que far-se-, por meio de acompanhamento e registro do desenvolvimento da criana, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Com base no texto acima, podemos afirmar que: A) B) C) D) a avaliao na educao infantil um processo qualitativo; estes procedimentos no permitem verificar a aprendizagem; o processo de avaliao na educao infantil classificatrio; o acompanhamento e registro no so instrumentos de avaliao; E) a relao entre ensino e educao desarticulada.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 3 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ www.pciconcursos.com.br

Pedagogo - Orientador Educacional


22. Na atividade diria da escola, a Orientao Educacional utiliza as entrevistas como importante recurso. Para que o seu uso seja eficiente fundamental: A) no delimitar o tempo de durao da entrevista; B) organizar um breve roteiro para facilitar a sua conduo; C) no fazer registros para no intimidar o entrevistado; D) marcar as entrevistas sempre para o horrio da manh; E) adotar procedimentos subjetivos com carter exploratrio. 23. A tipologia de conhecimentos se desenvolve em trs dimenses: saber, saber fazer e ser. A partir do fragmento acima correto afirmar que: A) os comportamentos e as atitudes fundamentam a formao do aluno; B) os contedos de aprendizagem abarcam todas as capacidades do ser humano; C) a aprendizagem se fundamenta em habilidades, tcnicas e estratgias; D) o ato de aprender abrange apenas as capacidades cognitivas; E) a aprendizagem se estrutura no limite do que necessrio saber. 24. O Projeto Poltico Pedaggico um instrumento tericometodolgico a ser disponibilizado, reconstrudo e utilizado por aqueles que desejam efetivamente a mudana. Com base neste pensamento podemos afirmar que o Projeto Poltico Pedaggico : A) uma sistematizao nunca definitiva; B) uma leitura definitiva da realidade; C) uma opo com objetivos pr-estabelecidos; D) uma subtrao da liberdade do professor; E) uma conformao pouco complexa. 25. Adotando uma posio progressista, assinale, na relao a seguir, a alternativa correta: A) educar transmitir conhecimentos; B) educar reproduzir os valores sociais; C) educar um ato poltico; D) educar no um ato complexo; E) educar se adaptar realidade. 26. O conceito que o aluno tem de si, essencial para o sucesso escolar; um dos aspectos que determina em maior ou menor grau o autoconceito so os comentrios de aceitao ou rejeio por parte dos professores. Assim a avaliao deve considerar: A) B) C) D) o saber fazer; os contedos conceituais; a amplitude dos significados e concepes do conhecimento; apenas os contedos atitudinais estabelecidos pelo planejamento; E) os valores estabelecidos no contexto da turma. 27. O contedo de integrao social, prope o estudo de capitanias hereditrias e governo geral, quando os alunos sequer localizam o bairro em que vivem. Tomando por base este questionamento correto afirmar: A) a Orientao Educacional deve trazer o contexto real do aluno para dentro da escola; B) o ajustamento do aluno ao currculo tarefa individual da Orientao Educacional; C) o aluno que no se emitiu desta aprendizagem, um aluno problema que deve ser atendido pela Orientao Educacional; D) a Orientao Educacional deve avaliar o problema como uma questo isolada, sem ligao com as relaes aluno/contedo; E) a Orientao Educacional deve ter uma percepo individualizada do aluno para encontrar caminho para a aprendizagem.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

Dia 27.04.2008 - Manh

28. A principal referncia para o Orientador Educacional compreender a questo do fracasso escolar : A) a teoria do Dficit Cultural; B) o discurso cientifico; C) a anlise das diferenas individuais; D) a prtica dos professores; E) a realidade dos alunos. 29. Em sua prtica diria o educador faz da curiosidade um caminho de superao. Entretanto segundo Paulo Freire a superao se d quando o educador passa da curiosidade ingnua para a curiosidade: A) competente; B) comprometida; C) crtica; D) acadmica; E) cientfica. 30. Tendo em vista a durao mnima do ano letivo, um aluno pode faltar, no mximo, ao seguinte nmero de dias letivos: A) 55; B) 25; C) 75; D) 50; E) 40. 31. Luiza, aluna do 2 ano de escolaridade do ciclo de alfabetizao, que envolve os 3 primeiros anos de escolaridade, teve um bom desempenho na aprendizagem dos contedos escolares. Apurada sua freqncia s aulas, ao final do ano letivo, constatou-se que ela compareceu a 65% dos dias letivos. Este caso um caso de: A) aprovao; B) reteno; C) classificao; D) recuperao; E) jubilao. 32. Ainda que trabalhando em equipe, a Orientao Educacional tinha um trabalho bastante diferenciado da Superviso Educacional. Sobre o trabalho da OE e da SE, na atualidade, correto afirmar: A) continuam essencialmente diferenciados; B) tm um espao comum e um espao especfico; C) so indiferenciados, os espaos so totalmente comuns; D) a presena da OE tornou-se opcional; E) o trabalho da OE no mais objeto ou campo de ao de um professor especialista. 33. A finalidade essencial da Orientao Educacional : A) poltica; B) cultural; C) educativa; D) social; E) administrativa. 34. O Projeto Poltico Pedaggico de uma escola ficou centrado nos aspectos conceituais, alinhando uma proposta pedaggica a alguns rtulos da moda. Sobre esse procedimento correto afirmar: A) a definio da linha filosfica a parte mais importante do PPP; B) os projetos devem expressar coerentemente os fundamentos e o dianstico; C) os projetos constituem a parte mais importante, ou seja definir como ou o que fazer; D) o diagnstico a etapa fundamental do PPP; E) um diagnstico da realidade fundamental para a boa elaborao de um PPP.

REIS 4 www.pciconcursos.com.br

Dia 27.04.2008 - Manh

Pedagogo - Orientador Educacional


42. O Projeto Poltico Pedaggico o plano maior da escola, a sua carta de intenes. A sua elaborao dever e direito de toda a Comunidade Escolar. A responsabilidade pela sua sistematizao e atualizao da(o): A) equipe tcnica; B) corpo docente; C) gestor administrativo; D) consultor especialista; E) superviso itinerante. 43. A qualidade formal do Projeto Poltico Pedaggico vai influir diretamente em seus resultados. Podemos apontar como qualidade formal do PPP: A) o compromisso dos envolvidos na sua elaborao e execuo; B) a capacidade de atender as demandas escolares; C) o referencial terico metodolgico adotado; D) a superao do carter dicotmico e fragmentrio em educao; E) a capacidade de mobilizar o grupo. 44. Quando o OE assiste ao aluno na rea afetiva e sexual, ele est atuando na seguinte rea: A) educao moral e cvica; B) sade fsica e mental; C) orientao vocacional; D) orientao famlia; E) espiritual e religiosa. 45. A prtica escolar predominante hoje se realiza como um mecanismo de conservao e reproduo da sociedade. Dessa forma podemos afirmar que nossa educao : A) B) C) D) E) democrtica; reprodutivista; libertadora; emancipadora; transformadora.

35. O que fazer da Orientao Educacional no neutro. Esta afirmao se fundamenta no fato de que a Ao Orientadora : A) B) C) D) E) terica; poltica; filosfica; responsvel; coerente.

36. A etapa conceitual, na elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, de fundamental importncia porque: A) B) C) D) E) define o homem que queremos formar; explicita melhor as demandas; articula o ideal e a programao, definindo-a; define a programao; explicita a realidade.

37. Um dos problemas da Escola Nova em relao ao ensino foi: A) B) C) D) E) no considerar a realidade; confundir ensino com pesquisa; artificializar as propostas de ensino; no considerar a pesquisa no ato de ensinar; no considerar os interesses do aluno.

38. Ana Paula, 7 anos, compareceu escola, com contuses espalhadas por todo o corpo. Em conversa com a aluna, a Orientadora Educacional e a professora constataram que a aluna fora espancada pelo pai. Convocados os responsveis apresentaram a justificativa de que a aluna levou um tombo. Na vida escolar da aluna a terceira vez que esta situao se repete. A equipe gestora da escola dever informar o fato /ao: A) B) C) D) E) Associao de Moradores; Ministrio Pblico; Departamento mdico; Conselho Tutelar; Conselho Pedaggico.

39. Uma das atribuies da Orientao Educacional desenvolver atitudes favorveis participao dos pais na tarefa educativa. Na consecuo deste objetivo considerada uma ao favorvel: A) B) C) D) E) promover reunio com pais; registrar as entrevistas com o aluno; registrar as entrevistas com os pais; manter atualizado os dados dos alunos; a participao da OE nos COC.

46. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, a avaliao deve estar focada no aluno, no professor e no prprio sistema escolar. Para a escola a avaliao um elemento que: A) B) C) D) E) melhora a qualidade da educao; controla a disciplina discente; denota os erros dos alunos; classifica e separa maus e bons alunos; serve de referencial para a escolha de contedos.

40. Em conformidade com a legislao brasileira constitui dever do Estado assegurar atendimento educacional especializado criana e ao adolescente com deficincia. Este direito ser exercido: A) B) C) D) E) preferencialmente na rede regular de ensino; preferencialmente em classes especiais; obrigatoriamente na rede regular de ensino; por meio de convnio com entidades especializadas; em escolas especiais da rede pblica ou privada.

47. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais, a abordagem construtivista considera o desenvolvimento pessoal como o processo mediante o qual o ser humano: A) refuta a sua cultura; B) desenvolve as suas possibilidades e potencialidades genticas; C) assume a cultura do grupo mediante interaes e mediaes; D) reala a construo do conhecimento a partir das competncias genticas, colocando a interao em segundo plano; E) desenvolve-se acima das interaes construdas. 48. A organizao escolar deve ser um espao de reflexo sobre o aparente e o oculto, o que falado e silenciado, o significado e o significante das relaes que ela estabelece. Considerando estas relaes, assinale a ao de relevncia para o sucesso das atividades pedaggicas : A) o horrio da merenda; B) o espao de recreao; C) o grmio escolar; D) a recuperao paralela; E) a enturmao.

41. Ana Lcia, 10 anos, apresentou durante o 1 bimestre elevado nmero de faltas. Os responsveis foram convocados escola pela Orientao Educacional e assinaram um termo de responsabilidade, comprometendo-se evitar o problema. Convocados por carta registrada os responsveis no compareceram escola e mandaram a empregada que fica com a criana. Compete ento a equipe gestora: A) B) C) D) E) tornar a convocar os responsveis; comunicar o problema ao Conselho Tutelar; impedir a entrada da aluna na escola; informar a situao ao Ministrio Pblico; informar o problema Secretaria Municipal de Educao.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS 5 FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ www.pciconcursos.com.br

Pedagogo - Orientador Educacional


49. Considerando a complexidade do conhecimento, as rpidas transformaes sociais e a velocidade da informao, a escolha dos contedos de ensino / aprendizagem um processo a ser decidido pelo: A) B) C) D) E) professor; professor e alunos; coletivo escolar; equipe gestora; orientador educacional.

Dia 27.04.2008 - Manh

DISCURSIVAS
QUESTO 01 Na perspectiva de uma educao transformadora, avalie o papel do Orientador Educacional.

50. A Educao constitui prtica social mantenedora da vida em sociedade. Todo homem sujeito da educao e se beneficia dela, por ela se transforma e transforma o mundo. Considerando esta afirmativa, a educao um processo: A) contnuo e permanente; B) desenvolvido na idade prpria; C) desnecessrio na vida ps-moderna; D) de transmisso da cultura; E) dispensvel face o modelo econmico neo-liberal.

QUESTO 02 Segundo sua experincia, apresente duas causas para o fracasso escolar. Indique dois procedimentos do Orientador Educacional capazes de mudar este quadro.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

DOS

REIS 6 www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться