Вы находитесь на странице: 1из 3

FICHAMENTO DO TEXTO BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. So Paulo: Martins Fontes, 2008.

Everaldo Pereira

Captulo 3 De tpicos a perguntas 3.1 Interesses, tpicos, perguntas e problemas Nesse tpico os autores abordam a questo da pergunta-problema, que como transformar um interesse em um tpico de pesquisa, que vale a pena ser pesquisado e que outras pessoas tambm o acharo. Sugerem o seguinte processo: encontrar um interesse em uma rea temtica; restringir o interesse a um tpico; questionar esse tpico; e definir um fundamento lgico para o projeto. Vale ressaltar as questes que envolvem a liberdade de escolha do tema para to pouco tempo.

3.2 De um interesse a um tpico Os autores orientam futuros pesquisadores sobre como transformar um interesse em um tpico a partir de quatro ou cinco reas nas quais gostaria de aprender mais ou em pesquisa de ndices temticos em uma biblioteca.

3.3 De um tpico amplo a um especfico Para transformarmos um tpico amplo em um tpico especfico, os autores sugerem passar a frase que designa um tpico para uma frase que estabelea uma afirmao potencial. Esse mtodo traz a vantagem para que o pesquisador reconhea mais facilmente as lacunas que poder questionar.

3.4 De um tpico especfico a perguntas Nesse estgio o pesquisador procurar fontes e coletar informaes que podero gerar um artigo inicial. Aps isso possvel elaborar perguntas partindo do ponto que uma boa pesquisa sempre o que voc no sabe ou entende, mas sente que deve conhecer ou entender. (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2008, p. 51). Assim os autores entendem que o pesquisador deve identificar as partes do todo; rastrear a histria e as mudanas; identificar categorias e caractersticas; determinar o valor; e revisar e reorganizar as respostas.

3.5 De uma pergunta avaliao de sua importncia Para avaliar a importncia da pergunta, os autores sugerem trs passos bsicos para responder indagao principal sobre a importncia da pesquisa, e da?. 1. Especificar o tpico; 2. Sugerir uma pergunta; e 3. Motivar a pergunta. Ou seja, tpico, pergunta e fundamento lgico.

Captulo 4 De perguntas a problemas 4.1 Problemas, problemas, problemas Os autores qualificam um pesquisador de alto nvel quando este tem a capacidade de converter uma pergunta em um problema importante para sua comunidade. A partir de um problema prtico elabora-se a pergunta de pesquisa que define o problema de pesquisa. A partir da encontra-se a resposta de pesquisa que ajuda a resolver o problema prtico inicial.

4.2 A estrutura comum dos problemas Ambos consistem de dois elementos: uma condio que precisa ser solucionada e um custo que no queremos arcar. Esse custo pode ser expresso por meio de um benefcio em solucionar a condio. A diferena entre um problema prtico e um problema de pesquisa refere-se ao fato de que a condio est mais ligada ao no saber enquanto os custos podem no ter a ver com a realidade imediata. Diferencia-se tambm uma pesquisa pura de uma pesquisa aplicada pelas conseqncias definidas no fundamento lgico. Em uma pesquisa pura define-se o que saber. Em uma pesquisa aplicada defini-se o que fazer.

4.3 Descobrindo um problema de pesquisa Nesse item os autores descrevem como encontrar um problema de pesquisa conversando com pessoas; encontrando medida que l; encontrando no que voc escreve ou usando um problema-padro.

4.4 O problema do problema Descobrir um problema que importante para voc um passo importante. Posteriormente importante compreender o que os seus leitores consideram interessantes como problemas de pesquisa.

Captulo 5 2

De perguntas a fontes de informao Os autores nos mostram quanto estressante pode ser a busca de informaes quando ainda no temos um foco. Nesse caso importante entender quais fontes podemos procurar e como restringi-las a uma lista controlvel.

5.1 Encontrando informaes em bibliotecas A maioria das fontes podem ser encontradas em bibliotecas, a partir de alguns recursos bsicos: indicaes de bibliotecrios, enciclopdias gerais, guias bibliogrficos e catlogos computadorizados.

5.2 Colhendo informaes com pessoas As vezes necessrio coletar informaes diretamente com pessoas. Nesses casos pode-se buscar como fontes especialistas da rea de seu interesse ou pesquisar diretamente em fontes primrias.

5.3 Trilhas bibliogrficas Ao pesquisar seguimos os passos de outras pessoas, por isso interessante compartilhar nossas bases de pesquisa. Podemos seguir um rastro bibliogrfico por meio de referncias, notas de rodap, prefcio, bibliografia e ndice.

5.4 O que voc encontra Nesse item os autores consolidam a etapa de procura de fontes, incluindo vrias dicas de como preservar os livros de um biblioteca e indicando o hbito de sempre resumir por escrito tudo o que leu. Esse hbito ir facilitar no momento em que necessitar iniciar seu trabalho.

Вам также может понравиться