Вы находитесь на странице: 1из 20

1

A FORMAO DA FUNDADA SUSPEITA NA ATIVIDADE POLICIAL E OS DESAFIOS DA SEGURANA PBLICA NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

Daniel Nazareno de Andrade

RESUMO A fundada suspeita motivadora da realizao da busca pessoal tem ensejado grandes divergncias entre doutrinadores e juristas, pois seu fundamento aberto, tornando-se difcil o encontro do seu significado. Esta pesquisa analisa algumas vises de profissionais da rea de segurana pblica, que atuam diretamente com a aplicao da ferramenta jurdica da busca pessoal em seu cotidiano. Ainda ser exposta a viso racial e discriminatria que pode estar entranhada nos fundamentos aparentemente legais da realizao da busca pessoal. Faz-se necessrio um estudo sobre os estigmas de criminoso nato e que formas de discriminaes raciais e sociais podem aflorar no embasamento da busca pessoal. O trabalho ainda enfrenta os desafios que a segurana pblica encontra e (e que poder encontrar) para conciliar o dever de manter a ordem pblica com o compromisso de observar o Estado Democrtico de Direito. PALAVRAS-CHAVE: fundada suspeita; racismo; polcia; abordagem policial.

INTRODUO A busca pessoal vem sendo criticada em diversas reas da mdia e tambm pela populao em geral, tratada como uma espcie de abuso praticado por agentes pblicos. Nestes termos que se faz necessria uma delimitao do seu fundamento legal, pois nos casos previstos no artigo 244 do CPP (em caso de priso e no curso de busca domiciliar), as hipteses so mais precisas e delimitadas, inclusive deixando expressa a autorizao de sua realizao sem a necessidade do mandado. No entanto, ainda prevista no mesmo artigo do Cdigo de Processo Penal, est presente a expresso, vaga e subjetiva, fundada suspeita, que carece de objetividade e preciso, e abre um leque enorme de conflitos existentes sobre o alcance da expresso. Tem-se aqui um terreno frtil para interpretaes subjetivas, preconceituosas, racistas, pelo agente autorizado a realizar a busca pessoal.

Principalmente quando se constata que os esteretipos que esto dentro de cada um de ns tambm se fazem presentes no cotidiano policial. Experincias pessoais e profissionais podem estigmatizar determinada aparncia como suspeita e, diante da incerteza da definio legal, podem delimitar caractersticas de um suspeito. Preconceitos podem, no imaginrio social, determinar que o suspeito seja aquele que est mal vestido, com cara de bandido, tambm influenciando escolhas, pelos policiais, das pessoas que podem ou devem ser abordadas na rua. Cogita-se at que ponto a referncia legislativa a fundada suspeita, em termos to vagos, no estivesse j impregnada pelo costume (ou poltica) de se atribuir o estigma de suspeito s pessoas de m aparncia ou que se encontram em condio social desprivilegiada. Por ser um tema de grande controvrsia (pela sociedade e por vrios crticos do sistema de segurana pblica no Brasil, que questionam a fundamentao legal da abordagem policial), faz-se necessria a busca do entendimento doutrinrio (e mesmo jurisprudencial) em relao busca pessoal. Uma delimitao mais palpvel, do tema, com maior conhecimento de causa, possibilitar o exerccio fundamentado da crtica e a verificao da necessidade de se trazer tona a intrnseca subjetividade, a parcialidade que cerca do tema da fundada suspeita, a esconder pretensos amparos legais. No se pode analisar o termo fundada suspeita sem uma investigao acerca do tipo de indivduo que a sociedade, em regra, pretende ver excludo de seu convvio. Principalmente quando se constata que sempre que o sistema penal se volta para os criminosos do colarinho branco, surgem reaes (por vezes com impulso legislativo) no sentido de que, a pretexto de regulamentar uma atividade obscura, se circunscreva a expresso fundada suspeita ao universo dos socialmente excludos. Essas so as linhas gerais da presente monografia.

A FORMAO DA FUNDADA SUSPEITA

Identifica-se uma dificuldade inicial em levantar uma definio mais especfica sobre a busca pessoal, especialmente sobre a fundada suspeita. Vrios autores tratam do tema apenas transcrevendo o texto legal do art. 244 do Cdigo de Processo Penal (CPP): A busca pessoal independer de mandado, no caso de priso ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. Guilherme de Souza NUCCI procura restringir a subjetividade do agente pblico incumbido no dever/poder de realizar a busca pessoal quando se encontra diante de uma situao de flagrncia de porte ilegal de armas, entorpecentes ou algo parecido:
Fundada Suspeita: requisito essencial e indispensvel para a realizao da busca pessoal, consistente na revista do indivduo. Suspeita uma desconfiana ou suposio, algo intuitivo e frgil, por natureza, razo pela qual a norma exige fundada suspeita, que mais concreto e seguro. Assim, quando um policial desconfiar de algum, no poder valerse, unicamente, de sua experincia ou pressentimento, necessitando, ainda, de algo mais palpvel, como a denncia feita por terceiro de que a pessoa porta o instrumento usado para o cometimento do delito, bem como pode ele mesmo visualizar uma salincia sob a blusa do sujeito, dando ntida impresso de se tratar de um revlver. Enfim, torna-se impossvel e imprprio enumerar todas as possibilidades autorizadoras de uma busca, mas continua sendo curial destacar que a autoridade encarregada da investigao ou seus agentes podem e devem revistar pessoas em busca de armas, instrumentos do crime, objetos necessrios prova do fato delituoso, elementos de convico, entre outros, agindo 1 escrupulosa e fundamentadamente.

Nota-se que NUCCI frisa a necessidade de que a suspeita seja fruto de fundamentao concreta (pautada em fatos, testemunhas) e no apenas uma mera deduo subjetiva do agente, uma presuno desarrazoada. Assim, embora legitimado, por um interesse pblico maior, a constranger o cidado em seus diretos individuais, essa conduta do Estado deve ser escrupulosamente balizada, no podendo causar constrangimento desnecessrio, sob pena de ensejar a

responsabilizao do agente que atuou abusivamente.

NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. 6 ed. So Paulo: RT, 2007. p. 502.

Eugnio Pacelli de Oliveira afasta a pretensa inconstitucionalidade (tendo em vista o disposto no artigo 5, X da Constituio Federal) da disposio processual penal autorizadora da busca pessoal sem autorizao judicial
J a busca pessoal, a nosso aviso, no depende de autorizao judicial, ainda que se possa constatar, em certa medida, uma violao intangibilidade do direito intimidade e privacidade, previstos no art. 5, X, da CF. Como sustentamos alhures, na abordagem relativa quebra do sigilo bancrio, a exigncia de autorizao judicial para determinadas restries de direito no absoluta, podendo a lei autorizar determinadas atividades e/ou funes realizadas pelo Poder Pblico, de cuja atuao resulte a reduo do mbito do exerccio das citadas garantias individuais. Para isso, ser sempre necessrio observar a indispensvel proporcionalidade da medida, no que se refere ao grau de afetao do direito e indispensabilidade da atuao estatal. Sob tais consideraes, acreditamos perfeitamente possvel a realizao de busca pessoal sem autorizao judicial, desde que, uma vez prevista em lei, existam e estejam presentes 2 razes de natureza cautelar e, por isso, urgentes.

Eduardo ESPNOLA FILHO defende a legitimidade do tino policial usado na abordagem de suspeitos. Sustenta que o policial, assim agindo, cumpre com seu dever de manuteno da ordem pblica e de coleta de eventuais provas da prtica de um delito, discordando das decises que fundamentam absolvies por pretenso atentado liberdade pessoal.
A maioria dos julgados j dava apoio a essa atitude, de uma intuitiva oportunidade e que se enquadra nitidamente no cumprimento dos deveres de assegurar a tranqilidade e o sossego pblicos e de prevenir e reprimir as violaes da lei penal, aos quais a polcia obrigada. Mas, de quando em vez, uma deciso desgarrada reputava arbitrria a revista, e, embora a suspeita do policial se confirmasse como muito bem fundada, com a apurao de que o revistado tinha consigo armas, cujo porte punido, listas de apostas, cuja posse configurativa da atividade contravencional dos bicheiros, a absolvio era pronunciada, com o mais franco desprezo de um elemento material eloqentssimo, como a apreenso do corpo de delito em poder do indiciado, sob o pretexto de que houve desrespeito sua liberdade pessoal liberdade pessoal, na verdade, muito mal aplicada, no contnuo, 3 permanente desrespeito (este, sim, manifesto, evidente) das determinaes legais.

Os termos jurdicos expostos no texto legal em relao busca pessoal podem ensejar uma ampla gama de fundamentos a serem usados pelo executor da busca, configurando assim uma norma aberta, permevel a toda a sorte de fundamentaes, como reala Adilson MEHMERI, dificultando a caracterizao dos abusos por parte do agente que realiza a busca:
OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 7. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. p. 371. 3 ESPNOLA FILHO, Eduardo. Cdigo de Processo Penal Brasileiro Anotado. v. 3. Campinas: Bookseller, 2000. p. 266.
2

A busca, outras vezes pode ocorrer no corpo da pessoa, procura de armas, objetos ou instrumentos que interessem s apuraes. Essa busca inclui utenslios ou outras coisas como valises, malas, bolsas, carteiras etc. a busca pode ser feita, inclusive por meios mecnicos, qumicos e radioscpicos, porque comum o criminoso esconder o objeto em lugares recnditos, ou at engoli-lo, hiptese em que se submeter a processos qumicofarmacuticos para eliminao, por via intestinal, se for possvel reaver o objeto em sua inteireza.Por ser diligncia de menor agressividade pessoa, o legislador cerca-a de menor formalismo, tais como: Existncia de suspeio- Enquanto na busca domiciliar exigem-se fundadas razes, aqui o legislador satisfaz-se apenas com Fundada Suspeita. Ora, como a simples suspeio tem carter subjetivo, dificilmente poder caracterizar-se abuso de 4 autoridade, a menos que haja escancarado excesso... [sem grifo no original]

Ainda sobre o tema TOURINHO FILHO compara o termo fundadas razes, usado na busca domiciliar ao termo fundada suspeita usado na busca pessoal, sugerindo que o legislador parece ter utilizado um termo mais rigoroso na busca domiciliar por atribuir-lhe mais importncia (para a preservao de direitos individuais) do que na hiptese de busca pessoal. Esse maior rigor, na definio da busca domiciliar prender-se-ia ao fato de que, ao contrrio da busca domiciliar, a busca pessoal se faz normalmente em pblico, na presena de terceiros, da sociedade, o que pode representar, em certas circunstncias, uma defesa contra abusos que a busca domiciliar, em regra, no teria. O abuso de ser molestado em seu prprio domiclio (onde se acredita ter a maior segurana possvel frente s aes arbitrrias do Estado e seu agente) teria conotao mais gravosa que no caso da busca pessoal, o que justificaria as divergncias no tratamento legal. A ns parece que o legislador quis emprestar expresso fundada razo o sainete de maior gravidade, maior seriedade, atentando para a circunstncia de que a busca domiciliar medida mais drstica e que excepciona a garantia da infranqueabilidade do domiclio. 5 Contudo, faz-se necessria a procura de freios e contrapesos para que a falta de parmetros positivados no fundamentem o abuso de autoridade ou a displicncia da autoridade pessoal em bem fundamentar a necessidade da busca pessoal. H de haver ponderao entre os princpios da privacidade e da liberdade social e a necessidade de garantir segurana a todos os cidados. No se pode olvidar que quem passa por uma busca pessoal humilhante, constrangedora,
4

MEHMERI, Adilson, Manual Universitrio de Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 1996. p.

138;139. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. v. 3. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 385.
5

fundamentada numa pretensa aparncia ou trejeitos de bandido (o estigma do elemento suspeito) sofre dano moral de difcil reparao, ainda que

pecuniariamente ressarcido pelo Estado.

LEGISLAO E JURISPRUDNCIA

A obscuridade do dispositivo legal (artigo 240, 2 do CPP) quanto ao que venha se caracterizar por fundada suspeita tambm se repete em outros dois artigos do CPP (os artigos 244 e 304 do CPP), que tratam, respectivamente, da dispensabilidade do mandado em se tratando de busca pessoal e da apresentao do acusado quando da priso em flagrante. Alm desses artigos, identificando a mesma expresso nos seguintes diplomas legais: Cdigo de Processo Penal Militar, arts. 172, 181, 182 e 216, Lei 4.502 de 30/11/1964, art. 100, Decreto-Lei 37 de 18/11/1966, art. 53, Lei 5.869, Cdigo de Processo Civil, de 11/01/1973, art. 1.176, Lei 6.385 de 07/12/1976, art. 9, Lei 6.404 de 15/12/1976, arts. 105 e 117, Decreto 98.386 de 09/11/1989, art. 13,. Decreto 1.789 de 12/01/1996, art. 29, Lei 10.054 de 07/12/2000, art. 3, Decreto 4.543 de 26/12/2002, art. 449 e 704 e Decreto 4.544 de 26/12/2002, art. 451. Isso s confirma que a ampla (e insegura) abertura interpretativa ao que se deva entender por fundada suspeita no exclusividade da lei processual penal. Nos demais instrumentos normativos, percebe-se nitidamente a atribuio ao funcionrio pblico da discricionariedade em definir, subjetivamente, quem desperta suspeitas. O Estado confia (e aposta) que o subjetivismo do agente policial no ser abusivo, ilegal. Mas como aferir a ultrapassagem do limiar da legalidade, se a prpria lei no estabelece parmetros claros? Entende-se que esses parmetros esto na Constituio Federal, nos princpios da legalidade, da igualdade, no direito de ir e vir, e em diversos outros que se encontram no art. 5, que estabelece direitos e garantias fundamentais, clusulas ptreas. Ademais, o artigo 37, 6 da CF, tambm prev a responsabilidade objetiva do Estado a danos praticados por seus agentes. A propsito, o seguinte julgado:
RESPONSABILIDADE CIVIL - INDENIZAO - CLIENTE DE SUPERMERCADO SUSPEITA INFUNDADA DE FURTO - ACIONAMENTO DA POLCIA - REVISTA PBLICA PELOS MILITARES - DANO MORAL CARACTERIZADO. Caracteriza dano moral a revista

em pblico de pessoa cliente de supermercado, sob suspeita infundada de subtrao de mercadorias. A imputao de prtica de ato ilcito, fundada em suspeita, ofende direito constitucionalmente assegurado, devendo a indenizao ser admitida como meio de ressarcimento pela dor sofrida. No h se falar em reciprocidade de culpas se a matria sequer foi alegada no correr da instruo processual e, de resto, sem nenhuma pertinncia no caso dos autos. Na fixao do valor do dano moral prevalecer o prudente arbtrio do julgador, e aquele atribudo deve atender s condies tanto de quem paga, como de quem recebe, para a prpria viabilidade do cumprimento da obrigao. Deciso: NEGAR 6 PROVIMENTO

Com efeito, se a sociedade civil em geral tivesse o conhecimento de que referida suspeio no pode ser arbitrria (a despeito da obscuridade legal), ensejando reparaes, e as possibilidades de acesso justia no inviabilizassem na prtica as demandas dos que mais necessitam, no faltariam aes judiciais contra o Estado. O Judicirio no tardaria a retratar um choque entre os valores do sistema de segurana pblica e as percepes de seus principais alvos. que muitas so as situaes em que membros da populao, normalmente de baixa renda, so submetidos busca pessoal constantemente, sem que de fato estejam em verdadeiro (fundamentado) estado de suspeio, mas apenas porque seus trajes, sua aparncia ou at mesmo a cor de sua pele podem ensejar uma suspeio subjetiva do agente pblico. A sociedade civil (e parcela do Judicirio), no entanto, tem aceitado com naturalidade, com complacncia, o exerccio da busca pessoal, como pode se observar no julgado abaixo transcrito
APELACAO CRIMINAL. PORTE ILEGAL DE ARMA. AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS. ALEGACAO DE SENTENCA - APOIADA EM PROVA ILICITA POR DERIVACAO. INEXISTENCIA. ABORDAGEM POLICIAL REVESTIDA DAS FORMALIDADES LEGAIS. BUSCA PESSOAL AUTORIZADA EM FUNDADA SUSPEITA. ACAO POLICIAL PREVENTIVA. PREVENCAO EFICIENTE DAQUELA OPORTUNIDADE. APELANTE QUE APOS O FATO E PRESO E ACUSADO DA PRATICA DE HOMICIDIO. PROVIMENTO NEGADO. RESTAM COMPROVADAS A AUTORIA E A MATERIALIDADE DO PORTE ILEGAL DE ARMA QUANDO O AGENTE, ABORDADO POR POLICIAIS MILITARES EM ACAO PREVENTIVA E APOS REVISTA PESSOAL E ENCONTRADO, SEM AUTORIZACAO PARA FAZE-LO, EM PODER DE - ARMA MUNICIADA QUE, APS PERICIADA, CONCLUI-SE PELA SUA POTENCIALIDADE LESIVA. INEXISTE ILICITUDE DE PROVA OBTIDA POR MEIO DE BUSCA PESSOAL QUANDO A ABORDAGEM POLICIAL E REVESTIDA DAS FOR MALIDADES LEGAIS PREVISTA NO ART. 244 DO BRASIL, MINAS GERAIS. Tribunal de Alada. Indeferimento de Apelao Cvel. Apelao Cvel n. 2.0000.00.320284-8/000. Supermercado Shimoda Ltda e Domingos Fabiano da Silva e Outros. Relator: Juiz: Gouva Rios. 28 nov. 2000. Disponvel em: <http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=2&comrCodigo=0000&ano=0&txt_pro cesso=320284&complemento=000&sequencial=&pg=0&resultPagina=10&palavrasConsulta=>Acesso em: 23 out. 2008.
6

CPP, ISTO E, QUANDO HOUVER FUNDADA SUSPEITA DE QUE A PESSOA ESTEJA NA POSSE DE ARMA PROIBIDA. MEDIDA QUE RESULTOU EM VERDADEIRA E EFICIENTE PREVENCAO NAQUELA OPORTUNIDADE POR- QUANTO APOS O FATO O APELANTE FOI PRESO E ACUSADO DA - PRATICA DE HOMICIDIO. NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO. Concluso: Acorda a Egrgia PRIMEIRA CMARA CRIMINAL Na conformidade da ata e notas taquigrficas da sesso, que integram este 7 julgado: A UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO APELO.

luz desse Acrdo, a idia de preveno legitimaria qualquer suspeita, qualquer abordagem policial. Sempre se poderia justificar que o motivo nobre seria o de se prevenir a ocorrncia de um possvel crime. Ora, faz-se necessrio delimitar

o que venha a ser fundada suspeita, em prol da segurana jurdica em relao ao trabalho policial e tambm para a sociedade. Sendo claros tais limites, podero ser evitadas situaes vexatrias, que colocam inocentes em posio de suspeita. Nesse sentido, um julgado importante do STF bem define o que seria o uso da busca pessoal fundado em mero subjetivismo do agente pblico, causando constrangimento e revolta desnecessrios s pessoas que so submetidas busca pessoal:
...A "fundada suspeita", prevista no art. 244 do CPP, no pode fundar-se em parmetros unicamente subjetivos, exigindo elementos concretos que indiquem a necessidade da revista, em face do constrangimento que causa. Ausncia, no caso, de elementos dessa natureza, que no se pode ter por configurados na alegao de que trajava, o paciente, um "bluso" suscetvel de esconder uma arma, sob risco de referendo a condutas arbitrrias ofensivas a direitos e garantias individuais e caracterizadoras de abuso de poder. Habeas 8 corpus deferido para determinar-se o arquivamento do Termo.

Pode-se notar a crtica subjetividade do uso da busca pessoal baseada em vazia suspeita do agente pblico. No entanto, o uso da busca pessoal na atividade policial vem sendo utilizada, cotidianamente, como forma preventiva de manuteno da ordem pblica e de verificao de identidade civil de pessoas suspeitas de estar cometendo ou prestes a cometer algum ilcito. Molduras legais de definio da fundada suspeita so necessrias para determinar o uso da busca pessoal apenas
BRASIL, ESPIRITO SANTO. Tribunal de Justia. Indeferimento de Apelao Criminal. Apelao Criminal n. 035979002876. Relator: Desembargador: Osly Da Silva Ferreira. 22 abr. 1998. Disponvel em: <http://www.tj.es.gov.br/> Acesso em: 30 out. 2008. 8 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de Habeas Corpus. HC n 81.305-4/GO, Marcelo Carmo Godinho e Turma Julgadora Criminal dos Juizados Especiais da Comarca de Goinia. Relator: Min. Ilmar Galvo. 22 fev. 2002. Disponvel em <http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp?numDj=35&dataPublicacaoDj=22/02/ 2002&numProcesso=81305&siglaClasse=HC&codRecurso=0&tipoJulgamento=M&codCapitulo=5&nu mMateria=4&codMateria=2> Acesso em: 30 out. 2008.
7

como diligncia, como preveno para atividades ilcitas ou ambos os casos. No entanto, o entendimento que se percebe que quando se aborda a pessoa, se faz a busca pessoal e se encontra algo ilcito, se concretizou a fundada suspeita. Quando isso no acontece, se comete abuso, pois no se caracteriza a fundada suspeita apenas pela aparncia de um indivduo. Nesse quadro, fica difcil a definio de quando esta fundada suspeita usada corretamente, baseando a culpa do agente na circunstncia de ele no adivinhar corretamente quem tem realmente posse de algo ilcito ou no.

ESTERETIPOS DE CRIMINOSO NATO Em seu livro O Homem Criminoso, Cesare LOMBROSO9 aponta diversas

caractersticas de um criminoso nato, que por sua aparncia fsica est propenso a cometer crimes. Ele relata diversas caractersticas de pessoas que tem probabilidade de ser criminosas. Todavia, esta definio de criminoso nato cada pessoa desenvolve por si s. Quando se imagina uma pessoa suspeita, cada um desenha o seu esteretipo, que pode ser diferente ou semelhante para cada pessoa. No trabalho policial, no entanto, cria-se uma cultura de estereotipar determinados indivduos que, dependendo da regio onde esto so taxados de suspeitos, apenas por estar em regio de grande circulao de pessoas de alto poder aquisitivo. Um jovem, negro e pobre, por exemplo, se diferencia do ambiente em que est por suas caractersticas. Essas idias preconceituosas e racistas muitas vezes so usadas sem qualquer pudor; A diferena geogrfica em relao pessoa muito importante na atividade policial. O tratamento dispensado aos pobres que esto na periferia feito com muito mais violncia, diferentemente dos bairros de classe mdia/alta, em que o policial age com mais cautela, pois sempre pode se deparar com a clssica frase: voc no sabe com quem est falando. Por isso, h diferentes tipos de polcia: a que est preparada para a guerra, ou seja, as que atuam na periferia, como se estivessem o tempo todo preparadas para guerra contra os bandidos mais perigosos e a polcia do centro, que atua com mais ateno ao cidado e age com

LOMBROSO, Cesare. O Homem Criminoso. Rio de Janeiro: Rio, 1983.

10

mais receio de causar uma imagem ruim de seu trabalho quando atua com pessoas que parecem ser de classe mais elevada.10 Dentre os esteretipos de criminoso nato, no se pode colocar mulheres de forma alguma; Apesar de LOMBROSO apontar alguns esteretipos de mulheres criminosas, a abordagem policial feita em mulheres extremamente rara, pois h uma cultura policial, uma chamada regra de ouro, de que o policial no pode revistar mulher. Essa regra est em toda a sociedade, na polcia, na periferia, nos grandes centros. Todos concordam que a mulher no deve ser revistada, apesar de existir regra no Cdigo de Processo Penal (artigo 249). Essa regra diz que as mulheres tambm podem ser revistas, preferencialmente por outras mulheres, em caso de fundada suspeita. Ocorre que, mesmo com a grande guerra contra o trfico de drogas que paira sobre as favelas, a regra de ouro respeitada, no se sabe se pelo receio de represlias, de serem processados por abuso ou se simplesmente essa regra foi incutida no cotidiano policial e da sociedade e respeitada por todos e ainda mais, efetivamente cobrada, pois em caso de busca pessoal em mulher essa cobrana acontece.11 Quando h uma indagao sobre um tipo ideal de criminoso, as pessoas tendem a listar traos em comum. Em pesquisa realizada com grupos sociais diferentes, Silvia RAMOS e Leonarda MUSUMECI demonstram como algumas caractersticas podem estar interligadas em diferentes classes sociais, podendo assim chegar prximo do que a populao define como elemento suspeito que, com certeza, ser abordado pela polcia; Apesar de caractersticas semelhantes listadas pelos grupos pesquisados, quando estes exteriorizam em forma de desenho os chamados freios de camburo, pessoas que fatalmente sero abordadas, os tenham de forma diferente, sua aparncia em cada grupo foi de forma totalmente diferente, no entanto, em cada desenho, seja de um negro com roupas caras, seja de um punk, demonstra caractersticas que chamariam a a teno da polcia, mesmo sendo desenhos de pessoas diferentes, porm sua aparncia est fora do padro aceito pela sociedade, ou seja, negro, mal vestido, punk, tatuado.

RAMOS, Silvia; MUSUMECI, Leonarda. Elemento Suspeito: abordagem policial e discriminao na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. p. 31-37. 11 Ibid., p. 41;42.

10

11

Vale ressaltar que, em todos os grupos focais pesquisados, a maioria das caractersticas elencadas se referia aparncia da pessoa e no a sua atitude ou gestos. Portanto, para os grupos focais isso que conta mais. Ainda que se relacione com atitudes suspeitas o que faz uma viatura abordar certa pessoa a aparncia.12

Adolescentes Adolescentes Universitrios Zona Oeste Zona Sul Multirracial 1 Roupa de marca Olhos vermelhos Ser negro 2 Tnis de marca Atitude (gestos) Jeito de andar 3 Cor da pele Ar desleixado Roupa Brinco e piercing 4 Camisa largona Corte de cabelo 5 Cordo de ouro Cabelo grande Ser homem jovem 6 Cigarro Sandlia aberta Local de moradia 7 Bon Barba ou bigode Cordo de ouro 8 Bermuda cada Colar pensamento Bon 9 Modo de falar Bebendo cerveja Relgio 10 Olhos vermelhos Fumando cigarro Tnis 13 Fonte: Ranking das caractersticas que formam um tipo suspeito.

Universitrios Negros Ser negro Adolescente homem Cabea raspada Cordo de ouro Cigarro Bon Cabelo grande Bermuda Pacote na mo culos escuros

Em pesquisa realizada com a populao carioca, RAMOS e MUSUMECI demonstram diversas experincias em relao abordagem policial. Opinies contraditrias em relao aceitao das abordagens so detectadas. Ao mesmo tempo em que so mal vistas, causam uma boa impresso na populao, os entrevistados dizem que o tratamento do policial em relao a eles na abordagem de forma educada e gentil, sendo que em outros questionamentos, relatam que foram desrespeitados ou tiveram um tratamento desleixado, isso demonstra que a populao analisa diferentemente o atendimento de cada policial em uma abordagem, tendo uns com um bom tratamento e outros desrespeitosos.14 So expostas questes raciais que na quantidade de situaes no despertam a ateno. No entanto, quando comparadas com o total da sociedade a desproporo de abordagem de pessoas de raa negra em relao s de raa branca enorme, alm de que as abordagens em funo da classe social e nvel de estudo so muito desproporcionais; Afinal, quem mais jovem, de classe social inferior e de raa negra, forma uma combinao que leva a abordagem policial, a realizao da busca pessoal e conseqentemente a algum tipo de conflito ou
12 13

Ibid., p. 85-96. Ibid., p. 89. 14 Ibid., p. 120.

12

violncia entre policiais e abordados. Grande parte da populao carioca acredita que a cor da pele fator importante que leva a abordagem policial. No entanto, as outras opinies somadas indicam que o mais importante continua sendo a aparncia em geral, a forma de se vestir, enquanto a atitude suspeita tambm citada com grande proporo, porm fica em minoria em relao aparncia.15 So muitas indagaes em relao ao tipo de suspeito perfeito. No obstante, tais concluses so pessoais e continuaro a ser, de alguma forma, discriminatrias com algum tipo de pessoa, seja ela por classe social ou cor da pele; Toda classificao de algum tipo de suspeito padro ser discriminatria, pois estar taxando determinado sujeito que tenha aparncia dentro desta moldura; Concluir apenas que por uma aparncia determinada j se poder temer que cometer algum crime; Isso no diferente da teoria do criminoso nato j lanada por LOMBROSO, pois ao se determinar que algum, somente por sua aparncia fsica ou forma de se vestir um criminoso, apenas se est reformulando, de forma semelhante, as idias do positivismo biolgico, quem sabe em prol de um positivismo sociolgico. Ainda que se abandone a aparncia fsica da pessoa em prol de uma escolha baseada no tipo de roupa ou certo tipo de cabelo, no lugar em que pretensamente deveria ou no deveria estar, continuamos no reino dos esteretipos. LOMBROSO, afirma que esses esteretipos, que estariam intrnsecos nas inclinaes e hbitos de certas pessoas, so transmitidos de gerao em gerao, ou seja, hereditrios; Como animais se defendendo de predadores, afirmando que se deve temer o criminoso nato, como um pssaro de gaiola teme uma ave de rapina, como se v na passagem de sua histrica obra:
Suponho que existe a um fenmeno hereditrio. A impresso legada por nossos pais e transmitida a nossos filhos, tornou-se uma espcie de conhecimento inconsciente, semelhante ao dos pequenos pssaros nascidos e cridos e nossas casas, que batem com o bico e com a asa nas gaiolas, assustados, quando vem passar acima deles aves de rapina, que somente seus avs conheceram. Cada dia nos ensina a parte importante do inconsciente nas aes humanas e que papel representam a o atavismo e a 16 hereditariedade.

LOMBROSO, aponta seu pensamento baseando-se em crenas e preconceitos que o ser humano tem. Sustenta que o criminoso tem um olhar
15 16

Ibid., p. 103-168. LOMBROSO, op. cit., p. 182.

13

caracterstico e que, se for colocado em uma posio de esforo, ele desenvolver um olhar feroz que especial ao criminoso nato. Argumenta que o homem pode disfarar todos os seus trejeitos, exceo do olhar:
Eu acho o olhar dos assassinos muito anlogo ao dos felinos no momento da emboscada e da luta; e explico pela contnua repetio das ms aes; por que nas crianas mais delinqentes nunca observei o olhar feroz. As raras excees encontradas nos adultos provem de um fenmeno muito curioso, j notado por Vodocq e que chamarei de duplo olhar. Lacenaire, Luciani, Gasparone, por exemplo, para s citar alguns, tinham dois olhares diferentes, um doce e quase feminino e outro feroz e felino, que variavam segundo seu estado de esprito, ora amvel ora feroz, o que lhes dava um duplo poder de fascnio, sobretudo com relao mulher primeiro atrada pela aparncia cortez, em seguida 17 cativada pelo terror e pela energia, como nos muitos casos de cumplicidade inexplicvel.

No Brasil, um dos grandes adeptos da teoria de LOMBROSO, FERRI, e do atavismo, foi Raymundo NINA RODRIGUES, maranhense, nascido em 4 de dezembro de 1862. Em sua obra As Raas Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil, reproduz dentro do contexto social brasileiro da poca da abolio da escravatura, o pensamento do atavismo, criticando o tratamento dado pela lei penal aos negros, defendendo que deveria ser diferenciado dos demais, os mais desenvolvidos segundo ele:
O desenvolvimento e a cultura mental pemittem seguramente s raas superiores apreciarem e julgarem as phases por que vai passando a consciencia do direito e do dever nas raas inferiores, e lhes pernittem mesmo traar a marcha que o desenvolvimento dessa consciencia seguiu no seu aperfeioamento gradual. Mas esta acquisio, puramente cognosciva, nenhuma influencia pode ter na condu-cta dos povos civilisados. As condies existenciaes da sua sociedade tendo variado, com ellas variou o conceito do direito e do dever. As condies existenciaes das sociedades, em que vivem as raas inferiores, impem-lhes tambem uma consciencia do direito e do dever, especial, muito diversa e s vezes mes-mo antagonica daquella que possuem os povos cultos. Mas, a esta circumstancia, que j os imedia de ter a mesma consciencia do direito e do dever, accresce que a sua organisao physiopsychologica no comporta a imposio revolucionaria de uma concepo social, e de todos os sentimentos que lhe so inherentes, a que s puderam chegar os povos cultos evolutivamente, pela accumulao hereditaria gradual do aperfeioamento psychico que se operou no decurso de muitas geraes, durante a sua 18 passagem da selvageria ou da barbaria civilisao.

NINA RODRIGUES era totalmente contrrio igualdade entre as raas frente ao direito penal. A sua concepo de superioridade dos brancos em detrimento dos negros e mestios era de tal forma a comparar estes a animais em
Ibid., p. 183. NINA RODRIGUES, Raimundo. As Raas Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara, s/d, p. 84;85.
18 17

14

processo de civilizao. Essa a base histrica do pensamento jurdico predominante no Brasil por algum tempo. Mesmo com autores que foram contra esse tipo de pensamento, ainda assim essa base intelectual est presente em muitos pensamentos preconceituosos da atualidade. Todo esse sistema de controle social est no discurso oficial de que o direito penal serve para proteger os bens jurdicos, prevenir a prtica de crimes, est representado por uma igualdade, por uma preveno geral. No entanto se tem um controle social formado por diversas instituies, que trabalham para manter o mesmo sistema de controle que se repete h muito tempo, controlando as classes desfavorecidas em favor de poderosos, ou seja, a criminalizao de fatos praticados pelas classes de proletrios, um sistema que visa garantir a manuteno do poder em relao classe dominada, garantindo a reproduo dessas classes sociais com o apoio de todas essas instituies.19 A proteo de bens jurdicos gerais aparentemente abrangida por todos. Entretanto, efetivada para as classes subalternas enquanto estas interessam para a produo do capital, quando no so marginalizados e no tem qualquer proteo de bens jurdicos essenciais tornando assim uma violncia sem conseqncias penais. Enquanto isso os crimes cometidos pela classe dominadora so abrandados, ou muitas vezes nem so considerados crimes, firmando claramente a diferenciao entre as classes sociais frente ao poder pblico. Tornam esses crimes negcios muito lucrativos, que mesmo sendo vistos por todos, no se tem qualquer sano penal e quando tem ainda assim so muito rentveis. Esses tipos penais que do uma idia de proteo geral so criados apenas como discurso para a populao ser enganada, de forma que se imagine que algo est sendo feito para amenizar os abusos cometidos pelas classes dominantes.20 Com isso, percebe-se uma criminalizao de indivduos estereotipados, pelos agentes de controle social, sendo importante a separao de elementos que cometem violncias e fraudes, os tratando de forma rigorosa, com tudo que a lei pode oferecer par afast-los do restante da sociedade controlada, enquanto os criminosos de classes sociais elevadas, que causam um problema social maior,

19

SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006. Id.

p. 4-8.

20

15

cujas aes tm grande relevncia para a sociedade como um todo, so tratados como simples pessoas sem honra s vezes nem isso, so at admirados por cometer as maiores ilicitudes, sendo clara a preocupao do sistema em afastar da sociedade os marginalizados e os que realmente causam dano social so vangloriados por sua esperteza.21 O discurso real da funo do Direito Penal em relao manuteno da separao social existente est claro ainda com o intuito de manuteno da explorao de mo-de-obra barata e abundante e mantendo o controle dessa populao explorada. Com isso se percebe a trilha que se deve seguir: ou ser o caminho da submisso s classes dominantes ou ser a priso, o afastamento do indivduo, a supresso de sua liberdade e de direitos mnimos, a sexualidade, direitos polticos, culturais, a recreao, em fim, uma forma de priv-lo de tudo, para que se lembre de respeitar os ditames dos dominadores. um perfeito sistema de controle formado por uma rede de instituies delimitadoras e repetidoras de entendimentos que se deseja incutir na sociedade. E o mais importante: que todos devem consumir bens cada vez mais, mesmo que no se tenha condies de adquiri-los.22 Os esteretipos de criminoso vm do prprio sistema de controle, que visa afastar os que no se enquadram ou no aceitam as formas de dominao existentes, dando exemplo para os que pretendem desrespeitar e ainda mantendo dentro da sociedade apenas os que interessam para a produo de capital, protegendo esses de forma mnima. Para que se mantenham trabalhando, exercendo sua cidadania de forma que consumam e gerem mais capital para os detentores dos meios de produo.

21 22

Ibid., p. 8-14. Id.

16

CONCLUSO

A fundada suspeita analisada no momento tema aberto que se pauta na experincia pessoal do agente pblico, mesmo que se busque a delimitao de seu entendimento, se ter o enfrentamento com as experincias pessoas do indivduo, apenas com qualquer mudana legislativa ou doutrinria ser difcil obter o resultado esperado. Com anlise da jurisprudncia adotada para o tema, foi verificada a prevalncia de fatos concretos para ensejar uma busca pessoal. No entanto os casos que so levados ao judicirio so nfimos se comparados aos acontecidos diariamente. Portanto, sem uma mudana geral na viso do preconceito se tornar difcil a mudana de viso que a populao tem da polcia como instituio que deveria proteger os direitos dos cidados. Nota-se que no houve muita mudana nos esteretipos de criminosos que a populao e conseqentemente a polcia tem hoje em dia e nos primrdios da colonizao brasileira. Os negros so tratados como inferiores e como tendenciosos ao crime, assim como em muitas dcadas atrs. No houve uma evoluo no pensamento brasileiro de preconceitos e raas. Mesmo com todo o tratamento dado nesse sentido pelo governo, longe se est de uma total igualdade entre raas no pas. Tm se desenvolvido programas de incluso social de negros e pobres, que ainda so mal vistos pela sociedade. Tratados como assistencialistas, so rebatidos por grande parte da classe pensante. Falta ser efetuada, alm desses programas, uma reeducao desde a infncia, para amenizar a situao do preconceito racial. Essa perpetuao de esteretipo criminoso se mantm, mesmo depois de grandes exemplos percebidos na mdia, que os grandes crimes, que tem maior volume de dinheiro envolvido, so cometidos por classes extremamente elevadas, normalmente empresrios e polticos de raa branca e de famlias ricas, que nunca se quer passaram por alguma necessidade na vida. Mesmo assim a populao, mesmo de classe baixa, a sociedade em geral, repete os mesmos estigmas de criminosos aos mais humildes, que se submetem a uma vida de misria, que no tem dinheiro para comprar roupas aceitas pela sociedade e com isso acabam por se manter em uma linha de excluso social.

17

As Polcias Militares esto cada vez mais desacreditadas, por haver um embate direto com a populao. Resta para os milicianos apenas o que h de ruim nesse confronto. Todo o problema da criminalidade colocado como nica e exclusivamente problema de polcia. Frente falta de investimentos reais em formao profissional adequada a realidade do policial, com baixos salrios comparados a outros profissionais e outros servidores pblicos de mesma escolaridade, obrigando o policial a se manter em vrios empregos, denominados bicos (que so ilegais administrativamente, mas se tornam parte do sustento do militar estadual), este se torna um ser fora do convvio social, pois seu tempo escasso dispensado aos trabalhos extras para manter as contas da famlia em dia. Apesar desses pssimos motivos que o miliciano tem para tratar mal o cidado, no se pode permitir que o cidado seja prejudicado, pois o tratamento dado ao contribuinte o mesmo que ser dado ao policial quando ele est em seu momento de folga ou a sua famlia quando necessitar dos servios de segurana do Estado. Mas essa viso distorcida e se v o cidado como um inimigo que se for mantido controlado ser respeitado, mas se ousar ir contra a autoridade ser exterminado. Portanto, para se renovar a confiana na polcia no se pode acreditar que seja uma tarefa fcil, pois h diversos motivos que tendem a diminuir cada vez mais aprovao da opinio pblica para com a instituio, sendo eles, falta de investimento em pessoal, falta de viaturas ou viaturas inadequadas, falta de equipamentos, ou tambm a sua inadequada aplicao no cotidiano, alm de tudo isso o policial quando atende a populao est normalmente cansado, ou porque trabalhou em outro turno no seu bico ou porque est atendendo a dezenas de ocorrncias durante o dia e com sua escala de servio apertada ainda teve sua folga cancelada para trabalhar em uma escala extra de futebol no final de semana em que seu filho far aniversrio. Problemas que existem em todas as profisses e que sempre existiro: hora-extra, baixos salrios, desrespeito dos superiores,

desrespeito dos colegas de classe, falta de equipamentos necessrios. No entanto h de se observar que o funcionrio no caso em tela, um policial, que est armado, e que suas aes, se forem mal efetuadas acarretaro em perdas de vidas e grandes nus para o Estado e a populao. Por isso, esse um problema de todos e no apenas de governantes ou dos prprios policiais, pois nunca se sabe onde

18

acontecer um crime e se a atuao ser dentro do esperado ou desastrosa, podendo atingir qualquer pessoa que passa pela rua. A sociedade em geral se sabe que preconceituosa, trata com diferena os negros e os pobres, ou qualquer outra parcela que seja minoria, ou que no tenha poder aquisitivo para ser tratado como deveria. A polcia nada mais do que uma parcela da sociedade que treinada e colocada nas ruas para atender aos problemas de quem necessita, no entanto, como a polcia parcela dessa mesma sociedade, ela traz consigo os mesmos problemas de discriminao e preconceitos existentes. Trata com diferena gritante as minorias, especialmente os negros. Normalmente d preferncia para a suspeio. Mesmo que negado esse preconceito formalmente, nos dados apresentados no presente trabalho e na opinio pblica, fica clara essa suspeio preferencial dos negros jovens, sendo que os prprios negros se sentem suspeitos, pois por serem sempre abordados pela polcia, sabem que so alvos preferenciais no momento da revista pessoal. Mas essa parcela da sociedade que tirada para atender a populao em seus problemas que necessitam da atuao do Estado, no pode ser carregada de preconceitos. Essa parcela deve ser diferente, deve promover a igualdade social e os direitos humanos. No pode se igualar ao pensamento comum e sim se pautar pela legalidade. Para isso os cursos de treinamento devem levar o policial a um patamar elevado de conhecimento intelectual, para que se livre de preconceitos gerais, mesmo que para isso se mude o nvel de escolaridade exigido para ingresso na corporao. Entretanto deve-se reajustar o salrio a um patamar aceitvel para atrair pessoas com nvel intelectual cada vez mais elevado. Para que o ingressante saiba o seu lugar no ordenamento e tenha suas opinies pautadas pela doutrina e jurisprudncia. Que sejam pessoas capazes de promover a igualdade de tratamento para com o cidado, tratando como seu cliente, ou seja, que busque agradar o cidado, tratar como gostaria de ser tratado. Para tanto, se trata de um problema exclusivo da polcia, de sua formao profissional de seus defeitos. No entanto, se esquece na maioria das vezes, de tratar de alguns temas quando se fala em segurana pblica, como por exemplo, a distribuio de renda, problema de longa data neste pas que est longe de ser resolvido, passa pelas polticas sociais implantadas pelo governo que so muito criticadas em sua maioria. Quando se trata de distribuio de renda, a colocao do

19

problema apontada como um problema dos polticos, mas normalmente no se v a populao com maior poder aquisitivo contente com o pagamento de impostos e de contribuies sociais que sero revertidas em melhores servios. Ou seja, ningum quer dividir a sua renda e sim a dos outros, mas com isso se perpetua o problema da diviso da renda, que se concentra em poucas mos enquanto a grande parcela da populao vive na misria. Em oposio a essa melhor distribuio de renda esta tambm a m gerncia das verbas pblicas, estampadas a todo momento na mdia a corrupo existente na aplicao do dinheiro pblico, causando uma insatisfao do contribuinte em pagar seus impostos e com isso receber um servio de pssima qualidade em todas as reas. Alm disso, est a sociedade de consumo que exige, especialmente do jovem, que se mantenha sempre atualizado com os produtos, objetos de consumo cada vez mais caros, que tornam, para o jovem, a vida insustentvel sem eles, para isso o jovem usa de todos os meios para obter o produto da moda a onda da vez, nem que para tanto chegue a um ponto de cometer crimes para conseguir, at mesmo porque esse pode ser o nico modo de conseguir um produto de alto custo, pois o emprego escasso e a abundncia de profissionais no mercado tornam os salrios cada vez mais baixos impossibilitando a pessoa comum de adquirir a maioria dos bens de consumo que so desejados pelos jovens. Com todos esses problemas e motivaes que levam a criminalidade, se nota que a sociedade tende a fugir do problema, transferi-lo para outros, como os polticos, policiais. No entanto, a segurana pblica um problema de todos. No basta querer a pena de morte, ou a priso perptua; que as prises sejam de segurana mxima, ou como se ouve dos mais idosos, que o ideal seria que os soltassem no mar. O problema de toda a sociedade, se prender em grades e muros com segurana na porta. Isso faz com que apenas os ricos tenham segurana, mas no podero viver o tempo todo dentro de seus condomnios. O capitalismo criou um problema que agora no pode controlar. Suas aes at aqui foram invlidas, seus sistemas legais tem se mostrado insuficientes. Nos resta ver at quando esse sistema vai agentar sem ruir totalmente.

20

REFERNCIAS BRASIL, ESPIRITO SANTO. Tribunal de Justia. Indeferimento de Apelao Criminal. Apelao Criminal n. 035979002876. Relator: Desembargador: Osly Da Silva Ferreira. 22 abr. 1998. Disponvel em: <http://www.tj.es.gov.br/> Acesso em: 30 out. 2008. ______, MINAS GERAIS. Tribunal de Alada. Indeferimento de Apelao Cvel. Apelao Cvel n. 2.0000.00.320284-8/000. Supermercado Shimoda Ltda e Domingos Fabiano da Silva e Outros. Relator: Juiz: Gouva Rios. 28 nov. 2000. Disponvel em: http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal =2&comrCodigo=0000&ano=0&txt_processo=320284&complemento=000&sequenci al=&pg=0&resultPagina=10&palavrasConsulta=>Acesso em: 23 out. 2008. ______. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de Habeas Corpus. HC n 81.305-4/GO, Marcelo Carmo Godinho e Turma Julgadora Criminal dos Juizados Especiais da Comarca de Goinia. Relator: Min. Ilmar Galvo. 22 fev. 2002. Disponvel em <http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp?num Dj=35&dataPublicacaoDj=22/02/2002&numProcesso=81305&siglaClasse=HC&codR ecurso=0&tipoJulgamento=M&codCapitulo=5&numMateria=4&codMateria=2> Acesso em: 30 out. 2008. ESPNOLA FILHO, Eduardo. Cdigo de Processo Penal Brasileiro Anotado. v. 3. Campinas: Bookseller, 2000. LOMBROSO, Cesare. O Homem Criminoso. Rio de Janeiro: Rio, 1983. MEHMERI, Adilson, Manual Universitrio de Processo Penal. So Paulo: Saraiva, 1996. NINA RODRIGUES, Raimundo. As Raas Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara, s/d. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. 6 ed. So Paulo: RT, 2007. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 7. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. RAMOS, Silvia; MUSUMECI, Leonarda. Elemento Suspeito: abordagem policial e discriminao na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: parte geral. Curitiba: ICPC; Lumen Juris, 2006. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. v. 3. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2005.

Вам также может понравиться