Вы находитесь на странице: 1из 29

INTRODUO A QUMICA ANALTICA www.uenf.

br/intranet/moodle Senha QUI01109


SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J., CROUCH, S. R. Fundamentos de Qumica Analtica. 8.ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008. 999p. HARRIS, D. C. Anlise Qumica Quantitativa. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 868p. VOGEL, A. I.; Anlise Qumica Quantitativa. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC-Livros Tcnicos e Cientficos, 2002. 462 p. BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Qumica Analtica Quantitativa Elementar. 3.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 200. VOGEL, A. I. Qumica Analtica Qualitativa. 5.ed. So Paulo: Mestre Jou, 1981 BACCAN, N.; GODINHO, O. E. S.; ALEIXO, L. M.; STEIN, S. Introduo Semimicroanlise Qualitativa. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

O que Qumica Analtica?


Cincia e arte de determinar a composio de materiais (amostras) em termos dos elementos ou compostos contidos nesses materiais Pesquisa direcionada a mtodos de soluo para um problema de medida = qumica analtica. A interpretao dos resultados de uma medida pode englobar outras reas da qumica. a cincia de investigar e aplicar conceitos, princpios e estratgias para medir as caractersticas de sistemas qumicos e espcies.

Qumica Analtica
Objetivo: Determinar a composio de uma amostra. Qualitativa informaes sobre as espcies existente na amostra. Quantitativa informaes numricas sobre as espcies existentes na amostra. Analito - componente de uma amostra que est para ser identificado.

Desenvolvimento de novos mtodos Desenvolvimento de novos instrumentos

Qumica Biologia Fsica

Geologia Qumica Analtica Cincias do Meio Ambiente

Engenharia

Medicina

Agricultura Cincias Sociais

Cincias dos Materiais

Aplicaes da anlise qumica


Indstrias de transformao visa assegurar a obedincia das matriasprimas utilizadas a certas especificaes e tambm verificar a qualidade do produto final. Ex. Indstria de semi-condutores Matrias-primas: verificar se no esto presentes substncias extraordinrias que possam prejudicar o processo de transformao ou que possam aparecer como impurezas no produto final (proporo do componente essencial ensaio de composio). Produto final: sofre controle de qualidade para assegurar que os seus componentes essenciais esto presentes dentro de um intervalo prdeterminado de composio, enquanto as impurezas no excedem a certos limites especificados. Desenvolvimento de novos produtos ser necessrio determinar a composio da mistura que apresenta as caractersticas timas para cumprir as finalidades para as quais o material est sendo desenvolvido. Ex. Composio polimrica ou de uma liga metlica.

Aplicaes da anlise qumica


Controle ambiental muitos processos industriais resultam em poluentes que podem constituir um problema sanitrio. A anlise quantitativa do ar, da gua e, do solo deve ser efetivada a fim de determinar-se o nvel da poluio e tambm estabelecer-se os limites seguros dos poluentes. Anlises Clnicas utilizadas para auxiliar o diagnstico de doenas e monitorar a condio dos pacientes. Agricultura - Anlise do solo: determinar o seu contedo em nutrientes essenciais planta (nitrognio, fsforo, potssio, etc) e, os micronutrientes necessrios para o desenvolvimento sadio do vegetal determinar o nvel da aplicao de fertillizantes.

Amostra

Analito

Anlise qualitativa

Anlise quantitativa

Aparecimento de precipitado; Adsoro de precipitado; Variao da massa; Variao do volume; Liberao de gs; Mudana de cor;...

Clssico

Instrumental

Massa Gravimetria; Volume titulometria.

Mtodos pticos; Mtodos eletroqumicos; Mtodos cromatogrficos;...

Como realizar uma boa anlise?


Para uma anlise bem sucedida necessrio sabermos:
Qual a substncia a ser analisada; Qual a natureza da amostra; Que tipo de informao queremos (qualitativa ou quantitativa); Qual a estimativa da quantidade de substncia presente; Qual o limite de deteco (quantitativa) e a preciso e acurcia requeridas na anlise.

Conhecimento amplo necessrio:


Reaes qumicas que podem acontecer em uma amostra; Mtodos de anlise e manipulao de amostras; Anlise apropriada de dados e armazenamento de informaes.

A sequncia analtica
Definio do problema; Escolha do mtodo; Amostragem; Pr-tratamento da amostra; Medida; Calibrao; Avaliao; Ao.

Definio do problema
Quais as exatido e preciso necessrias? Qual a quantidade de amostra disponvel? Qual a faixa de concentrao do analito? Quais componentes da amostra podem causar interferncia? Quais so as propriedades fsicas e qumicas da matriz da amostra? Quantas anlises sero realizadas? Aspectos econmicos da anlise.

Mtodos de Anlise
Classificao geral mtodos Qual instrumento mais apropriado parados realizar uma anlise de uma amostra? analticos
Qumicos clssicos - Gravimetria e Titulao. Instrumental - Medidas das propriedades fsicas da amostra. Mtodos eltricos - Englobam medidas de corrente, tenso ou resistncias em relao s concentraes das espcies da amostra. Mtodos pticos - So baseados na interao entre as radiaes eletromagnticas e o tomo do analito ou molcula. Avano dos mtodos instrumentais est associado ao desenvolvimento das indstrias eletrnica e computacional.

Quantidade do constituinte a(s) substncia(s) presente(s) na amostra pode(m) ser definida(s) como:
Constituinte Principal Corresponde de 1 a 100% da amostra Micro-constituinte presente no intervalo de 0,01 a 1% Constituinte trao menor que 0,01% Obs. Com o desenvolvimento de tcnicas analticas cada vez mais requintadas tornou-se possvel identificar substncias presentes em quantidades muito menores que as definidas como trao. Assim, pode-se aplicar atualmente a seguintes sub-divises: Trao - 102 at 104 g por grama (102 at 104 ppm) Micro-trao - 102 at 10-1 pg por grama (10-4 at 10-7 ppm) Nano-trao - 102 at 10-1 fg por grama (10-7 at 10-10 ppm)

Anlise
Anlise elementar determina a quantidade de cada elemento, sem preocupao com os compostos realmente existentes. Anlise parcial Determinao de certos constituintes da amostra. Anlise de constituintes trao Caso especializado da anlise parcial. Determinao de componentes especficos que esto presentes em quantidades muito pequenas. Anlise completa Quando se determina a natureza e proporo de cada componente da amostra. Quantidade de amostra disponvel e proporo do constituinte que ser determinado Quantidade de amostra o mtodo pode ser definido como: Macro Anlise 0,1 g ou mais Meso Anlise (semi-micro) 10-2 at 10-1 g Micro Anlise 10-3 at 10-2 g Sub-micro Anlise 10-4 at 10-3 g Ultra-Micro Anlise abaixo de 10-4 g

Amostras e amostragem
AMOSTRA uma poro de material selecionado de uma quantidade maior desse mesmo material. Deve ser representante confivel de um todo. Os resultados obtidos para a proporo de um certo constituinte numa dada amostra podem ser a base para estimar-se o valor de um grande lote de onde a amostra foi extrada REPRESENTATIVIDADE DA AMOSTRA! Amostra bruta Amostra correspondente a vrias pequenas partes tiradas de todo o material. Amostra representativa (ou de laboratrio) Amostra homognea de tamanho reduzido proveniente da amostra bruta.

Amostragem
Populao (o todo) Amostra (parte do todo)

vs

Censo (processo de coleta)

vs

Amostragem (processo de coleta)

Amostragem
LOTE Amostragem

Amostra Bruta Preparo de amostras Amostra homognea de laboratrio

Alquotas

Alquotas

Alquotas

Amostras e amostragem
A amostra um representante confivel do todo? Amostras homogneas amostragem poucos problemas de

Amostras heterogneas necessrio a combinao de vrias parcelas. Existem diferentes tipos de procedimentos normais de amostragem empregados com diferentes tipos de materiais!

Amostragem
LOTE

Amostragem Aleatria Simples - AAS Amostragem Estratificada Amostragem Sistemtica

Coleta da amostra n Tcnicas de Amostragem

Anlise dos itens

Tomada de deciso Amostragem por Atributo

Amostragem Estatstica de amostragem


Variao na amostragem
p = probabilidade de coletar A = nA/(nA + nB) q = probabilidade de coletar B = nB /(nA + nB) = 1 p Onde: n = nmero de partculas

Amostragem
Qualidade em anlises qumicas Qualidade da amostra
Homogeneidade; Analito; Massa; Mtodo de amostragem.

Preservao de amostras
Frascos de condicionamento vidro, plstico, Teflon; Temperatura resfriamento e congelamento; Adio de reagentes bloqueamento de atividade microbiolgica e disponibilidade de metais; Tempo de armazenamento.

Pr-tratamento da amostra
oportuno observar que, entre todas as operaes analticas, a etapa de pr-tratamento das amostras a mais crtica. Em geral, nesta etapa que se cometem mais erros e que se gasta mais tempo. tambm a etapa de maior custo. PREPARAO DA AMOSTRA Separao de matrizes complexas. Eliminao ou reduo de interferentes, derivatizao, solubilizao, etc

A importncia do preparo de amostras nos mtodos analticos


Tempo gasto na preparao da amostra

Anlise
6%

Amostragem
6%

27% 61%

Anlise dos dados

Preparo da amostra

Parmetros para a escolha do mtodo de prtratamento da amostra


Elementos ou compostos a serem determinados; Faixas de concentrao (ppm, ppb, ppt); Tipo, composio e homogeneidade das amostras analticas; Quantidade de amostra disponvel para anlise; Quantidade de amostra necessria para as determinaes; Exatido, preciso, seletividade e limite de deteco; Requisitos especiais: local da anlise, controle na produo; Aspectos restritivos: custos, tempo disponvel, espao, analista.

Pr-tratamento de amostras homogeneizao


Gases no tem problemas de homogeneidade, difcil coleta e armazenamento. Lquidos agitao e mistura garantem homogeneidade, problemas quando existe separao de fase visvel. Slidos maiores dificuldades p x ligas. Secagem para retirar umidade a 110oC ou mantido em temperatura constante e umidade reprodutvel.

Dissoluo das amostras


Para digesto de materiais inorgnicas HCl materiais carbonatados, sulfetos, fosfatos e alguns xidos de metais- CaCO3, Fe2O3, Al metlico; HNO3 xidos e metais CuO, Cu, Pb, Ag; HNO3/HCl solubilizao de metais Au, Pt e Pd; HF materiais silicatados; HClO4 altamente oxidante a quente, destri matria orgnica da destruio prvia com HNO3.

Como so feitas as digestes?


Chapa de aquecimento; Bomba de Teflon em forno de microondas; Digesto de materiais inorgnicos por fuso:
Amostra colocada em um cadinho para fuso a quente com a adio de um fundente
Fundente Na2CO3, NaOH ou KOH Para dissoluo de silicatos, xidos refratrios, fosfatos insolveis e sulfatos.

Digesto de substncias orgnicas


Carbonizao seca no envolve lquido Anlise por combusto medida de C, H, N e S e os halognios queima sob fluxo de O2 a alta temperatura, produtos so separados por cromatografia gasosa e analisados por IV e Condutividade trmica Carbonizao mida envolve lquidos Ex. Digesto Kjeldahl EBULIO C,H, N orgnicos H2SO4 NH4+ + CO2 + H2O
Oxidao perxido de hidrognio, cido ntrico e permanganato de potssio

Interferncias
Substncia que impede a medio direta da quantidade de certo analito na amostra. Causa aumento ou atenuao da quantidade que est sendo medida. Alguns mtodos so realizados para que as interferncias sejam retiradas antes de se fazer a medida final. Precipitao seletiva; Mascaramento; Oxidao ou reduo seletiva; Extrao por solvente; Troca inica; Cromatografia.

Вам также может понравиться