Вы находитесь на странице: 1из 27

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 POLUIO DO AR E DO SOLO: FONTES E EFEITOS SOBRE A SADE

Problematizao
Pgina 3

Esta uma questo que visa sondar as concepes dos alunos sobre o tema. bem provvel que as respostas sejam muito distintas entre si, o que no um problema neste momento. Como base para continuar as discusses, segue a definio segundo a legislao ambiental (art. 3, III, da Lei n 6.938/81): a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

Iniciando a discusso sobre o que poluio


Pgina 3

1. Resposta pessoal. Assim como as demais questes desta atividade, depende do repertrio e das experincias pessoais dos estudantes. Num primeiro momento, os alunos talvez foquem suas respostas no lixo, que pode ser observado nos rios, nos mares e nas prprias ruas. A poluio do ar muito relacionada fumaa dos escapamentos dos automveis e das chamins das indstrias. Note que as respostas estaro ligadas da concepo que o aluno possui sobre poluio. 2. Resposta pessoal. Com exceo de pequenos grupos tradicionais (indgenas) caadores e coletores ou at mesmo agricultores, todas as demais atividades humanas podem poluir o ambiente. A agricultura e a pesca podem poluir o ambiente, assim como a minerao, a indstria e o comrcio. No podemos esquecer tambm que a

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

urbanizao e o modo de vida nas grandes cidades tambm contribuem na poluio do ambiente. 3. Resposta pessoal. A poluio pode afetar o ser humano de vrias formas e, durante sua discusso com alunos, isso deve ser ressaltado. De uma forma direta, a poluio pode afetar a sade do ser humano por meio da gua ou do ar contaminados. Mas ainda temos efeitos indiretos, como mudanas climticas, degradao e inutilizao de solos. 4. Resposta pessoal e dependente do local onde o aluno vive. Os alunos podem relatar problemas de acmulo de lixo nos rios, nos arredores e na prpria cidade, alm de problemas com a qualidade do ar. Como causadores da poluio, os alunos podem citar as prprias pessoas que vivem ou passam pelo local, os automveis e as indstrias. Isso depender, logicamente, do tipo de poluio que foi relatado pelo estudante.

Pgina 4

Espera-se que o aluno faa um desenho que represente o local descrito na atividade. A descrio complementar dependente do local em que o aluno vive. Estimule descries que tracem elementos no retratados nos desenhos.

Pginas 5 - 6

1. Os alunos devem perceber que a notcia trata da poluio do ar causada pelos veculos que circulam na cidade de So Paulo. Ento, a resposta poderia ser prximo a: a poluio do ar causada pela frota de veculos da cidade de So Paulo ou a influncia dos veculos da cidade de So Paulo na qualidade do ar. 2. A notcia foi divulgada no jornal impresso O Estado de S. Paulo. 3. A notcia foi publicada no dia 18 de setembro de 2007. 4. O fato se passa na cidade de So Paulo.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

5. A notcia relata que a frota de veculos tem um crescimento acelerado e que isso tem influncia direta na qualidade do ar na cidade de So Paulo, pois os automveis so os principais responsveis pela poluio do ar nessa capital. 6. Os alunos devem estabelecer a relao entre a qualidade do ar e a sade da populao. O aumento da emisso de poluentes no ar afeta os habitantes da cidade de So Paulo na medida em que diminui a qualidade do ar e provoca, por isso, aumento da ocorrncia de doenas respiratrias. 7. Essa uma questo que pretende ampliar a discusso, uma vez que a notcia no trata das possveis aes da populao para resolver ou mitigar o problema da poluio atmosfrica. A discusso deve abordar a importncia dos transportes coletivos, assim como o poder que os habitantes tm por meio do voto. A populao deve escolher governantes que realmente se preocupem com o problema e busquem formas bemsucedidas para resolv-lo, como um sistema eficiente e barato de transporte coletivo e fiscalizao e controle da qualidade do ar. 8. importante que os alunos diferenciem a causa da consequncia apresentada nesse texto. A consequncia apresentada seria o aumento da emisso de poluentes no ar na cidade de So Paulo. A causa disso seria o aumento constante da frota de veculos. Assim, a relao de causa e consequncia apresentada na notcia : o aumento da frota de veculos na cidade de So Paulo provoca o aumento da emisso de poluentes no ar. Uma outra possibilidade seria: aumento de poluentes no ar provoca acrscimo na procura por pronto-socorros e internaes.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pgina 6

1, 2 e 3. Material poluente Fontes emissoras do material


Veculos automotores (automveis, nibus, motocicletas...); indstrias, refinarias de petrleo.

Efeito sobre a sade ou sobre o ambiente


Dores de cabea, tonturas, fraqueza muscular; dificuldades respiratrias, problemas cardacos e pulmonares; asfixia.

Monxido de carbono (CO)

Dixido de carbono (CO2)

Usinas eltricas (termoeltricas), indstrias, aquecimento domstico, queimadas, desmatamentos, veculos.

Intensificao do efeito estufa.

Dixido de enxofre (SO2)

Veculos automotores, indstrias, usinas de eletricidade; erupo de vulces.

Chuva cida: ataca tecidos animais e vegetais. Problemas respiratrios, como tosse e agravamento de asma e bronquite.

Dixido de nitrognio ( NO2)

Veculos, indstrias, emprego de fertilizantes, queimadas.

Reduo das defesas do organismo contra infeces; enfisemas; irritao das vias respiratrias; bronquite em recmnascidos.

Partculas slidas (poeira e fumaa)

Veculos automotores, indstrias, queima de biomassa; processos agrcolas; construo civil; poeira espalhada pelo vento.

Diminuio da visibilidade no ar; irritao nos olhos e garganta; alergias; problemas pulmonares.

Outros

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Concluindo sobre a lio de casa


Pgina 7

1. Os materiais poluentes que provm de atividades industriais so o monxido de carbono, o dixido de enxofre, o dixido de nitrognio e as partculas slidas em suspenso. 2. Os materiais poluentes que provm de veculos em circulao so o monxido de carbono, o dixido de carbono, o dixido de enxofre, o dixido de nitrognio e as partculas slidas em suspenso. 3. O material poluente que afeta o clima o dixido de carbono (gs carbnico). Professor, aqui foi considerado que a chuva cida no uma alterao climtica, mas sim da qualidade da gua da chuva. 4. Os materiais poluentes que afetam a sade humana so o monxido de carbono, o dixido de enxofre, o dixido de nitrognio e as partculas slidas em suspenso. 5. As fontes poluidoras do ar atmosfrico consideradas naturais so as erupes vulcnicas e as queimadas (incndios) naturais. 6. As fontes poluidoras do ar atmosfrico que se devem a atividades humanas so as indstrias, o desmatamento e as queimadas antrpicas, os veculos, as usinas de gerao de energia eltrica, o emprego de fertilizantes, as refinarias de petrleo e a construo civil.

Interpretando a figura
Pgina 8

Encaminhe a discusso para que os alunos percebam que essa placa de sinalizao orienta os motoristas a desligar os motores em caso de congestionamento, pois os tneis so ambientes fechados e a renovao do ar mais difcil nesses casos. Os motores de vrios carros ligados durante um congestionamento causam o aumento da concentrao de monxido de carbono (CO), que pode at levar morte por asfixia.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Interpretando as figuras
Pginas 8 - 9

1. Esta resposta envolve um trabalho de interpretao do aluno e, por isso, muito pessoal. Basicamente os alunos relataro que a Figura 1 apresenta uma floresta queimando, a Figura 2 um trator jogando algo numa plantao (talvez alguns alunos falem que o trator est regando a plantao) e a Figura 3 mostra uma regio de plantao ao lado de uma regio de floresta. 2. Nesta resposta os alunos devem extrapolar as imagens de forma a inserir a problemtica da soja. provvel que os alunos no conheam bem essa questo, mas ainda assim eles conseguem estabelecer as seguintes relaes: a queimada acontece para que a regio de floresta seja limpa e d lugar plantao; para uma boa produtividade, a plantao precisa de cuidados, e a aplicao de defensivos ocorre nesse sentido; a plantao ocupa lugares que antes eram ocupados por florestas nativas. 3. Figura 1: imagem de queimada de floresta. Figura 2: imagem da aplicao de defensivos agrcolas (herbicidas e/ou pesticidas) ou de fertilizantes. Figura 3: imagem de uma plantao ao lado de uma regio de floresta, que provavelmente era a vegetao original do local.

As caractersticas do solo
Pgina 10

solo
gua infiltrada

Composio do solo Parte mineral: proveniente da fragmentao das rochas. Parte orgnica: formada por restos de plantas e animais mortos, decompostos por fungos e bactrias.

subsolo gua subterrnea (presente nos espaos vazios entre os gros de rocha) rocha matriz

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pginas 10 - 11

Resposta pessoal. importante que em atividades como esta o aluno seja estimulado a buscar o significado das palavras em um dicionrio ou, consultar colegas e outras pessoas. O termo controle biolgico utilizado para descrever a utilizao de uma espcie de organismo para controlar o crescimento da populao de outra espcie que pode ser prejudicial agricultura.

Pginas 11 - 12

A joaninha usada como smbolo da agricultura orgnica porque um exemplo de controle biolgico bem-sucedido, medida que faz parte da agricultura orgnica, que busca no usar agrotxicos.O termo controle biolgico descreve a utilizao de uma espcie de organismo que controla crescimento de outra espcie, que pode ser prejudicial agricultura.

Agricultura convencional x Agricultura orgnica


Pginas 12 - 13

1. A agricultura convencional tem maior produtividade e usa substncias sintticas, como fertilizantes e defensivos, o que no acontece na agricultura orgnica. 2. A despeito das vantagens da agricultura orgnica quanto qualidade biolgica dos alimentos produzidos e o menor impacto ambiental, a necessidade de produzir alimentos em quantidades crescentes para uma populao que no para de aumentar um argumento favorvel agricultura convencional. O papel dessa questo mostrar que qualquer opo tem aspectos positivos e negativos.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pgina 13

1. Os principais problemas decorrentes do excesso de automveis so o aumento da poluio do ar, das doenas do aparelho respiratrio e o congestionamento no trnsito. 2. As atividades humanas que mais causam a poluio do ar so o transporte individual ou de muitas pessoas por veculos automotivos, atividades industriais, desmatamentos, queimadas. 3. Alternativa c. O poluente atmosfrico que est diretamente relacionado com as mudanas climticas o gs carbnico. Esse poluente est relacionado com o aumento do efeito estufa e, assim, com todas as consequncias climticas decorrentes desse efeito potencializado. 4. Os principais agentes poluidores do solo so os fertilizantes e os agrotxicos. Uma possvel forma de diminuir o uso desses agentes investir cada vez mais na agricultura orgnica. Por outro lado, necessrio considerar a crescente demanda por alimentos. 5. Algumas formas de contribuir para a reduo da poluio do ar seriam: utilizar, sempre que possvel, os transportes coletivos; usar combustveis que produzem menos poluentes; manter o carro regulado; evitar transitar por vias congestionadas, pois os engarrafamentos aumentam o consumo de combustvel e a emisso de poluentes; evitar desmatamentos e queimadas; votar em governantes que realmente estejam interessados em melhorar a qualidade do ar e de vida das pessoas da cidade.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 POLUIO DA GUA E IMPORTNCIA DO SANEAMENTO BSICO

Representando o ciclo da gua


Pgina 14

Legenda para o nmero 1: o nmero 1 representa a evaporao da gua dos mananciais e dos oceanos. Poderia representar tambm o processo de evapotranspirao. Legenda para o nmero 2: o nmero 2 representa a condensao da gua no estado gasoso e, com isso, a formao das nuvens. Legenda para o nmero 3: o nmero 3 representa a precipitao da gua no estado lquido, o que alimentar os mananciais. As informaes representadas na figura compem um ciclo porque esses processos se repetem continuamente. A gua que cai sob a forma de chuva ir, em algum momento, evaporar e iniciar novamente a sequncia de processos.

Registrando o ciclo da gua


Pgina 15

Professor, importante que sua reviso sobre o ciclo da gua aborde os processos representados na figura: a evaporao da gua de rios, lagos e oceanos, consequncia do aquecimento em virtude dos raios solares (1), a condensao e a formao de pequenas gotculas que compem as nuvens e seu deslocamento (2) e a precipitao em forma de chuva, que acontece quando as nuvens tornam-se muito pesadas (3). A gua que cai sobre a superfcie da terra evapora novamente, forma nuvens e precipita, continuando o ciclo.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

O ciclo da gua e a distribuio da gua na natureza


Pgina 15

A ideia desta atividade gerar uma discusso sobre a falsa impresso de que o planeta gua oferece esse recurso natural de forma abundante. O foco principal neste momento a conscientizao de que a gua doce disponvel para o consumo humano deve ser usada racionalmente e preservada por todos, uma vez que no existe tanta gua disposio quanto possa parecer.

Pginas 15 - 16

1. A notcia trata da importncia do saneamento bsico e mostra, com alguns dados, como o saneamento pode afetar a sade humana. Podemos considerar que o tema da notcia o saneamento bsico. 2. A notcia foi publicada em 22 de maro de 2008. 3. Essa notcia foi veiculada na internet, no site Folha Online. 4. A notcia relata que 2008 foi estabelecido, pela ONU, como o Ano Internacional do Saneamento, para lanar um alerta sobre a falta do recurso que ainda atinge populaes ao redor do planeta. 5. A relao de causa e consequncia apresentada no texto : ms condies de saneamento, de higiene e falta de gua potvel causam, ou contribuem para elevar, as taxas de mortalidade. No incio do texto uma relao de causa e consequncia que poderia ser identificada : as ms condies de saneamento causam a morte de uma criana a cada 20 segundos no mundo todo. 6. Fica claro no texto que as condies de saneamento afetam a sade do ser humano. A falta de saneamento pode causar doenas facilmente evitveis, como a clera e algumas verminoses. 7. Boas condies de saneamento bsico um direito de todos os cidados, e um dever de todos os governos fornecerem essas condies. A populao deve cobrar de seus governantes esse direito, assim como votar em pessoas que estejam comprometidas com esse assunto. importante tambm consumir apenas gua potvel e tomar cuidados bsicos com a higiene pessoal.
10

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pgina 16

Professor, uma rpida pesquisa na internet suficiente para esta lio de casa. Se os alunos usarem um site de busca e digitarem a expresso lei sobre saneamento bsico, encontraro o texto da Lei n 11.445. O artigo 3 da lei apresenta o que o governo federal considera como saneamento bsico. Nessa lei, o entendimento de saneamento bsico inclui os servios de abastecimento de gua, tratamento de esgotos e coleta de lixo.

Pgina 17

1. O tratamento de gua pode ser entendido a partir das seguintes etapas: captao, floculao, decantao, filtrao, desinfeco/alcalinizao/fluorao e distribuio. 2. A etapa da captao aquela em que a gua bombeada das fontes e das represas para a estao de tratamento. Durante a floculao, a gua descansa em grandes tanques e recebe algumas substncias, com o objetivo de provocar a agregao das partculas slidas em suspenso. Aps a formao de grandes flocos de sujeira, a gua direcionada para os tanques de decantao (ou sedimentao). Nessa etapa, em virtude da maior densidade, os flocos de sujeira afundam e a gua retirada e direcionada para a prxima etapa, agora com bem menos partculas slidas (sujeiras). Na etapa de filtrao, a gua atravessa alguns materiais que retm partculas slidas que no foram eliminadas na etapa da decantao. Agora cristalina, aps a etapa da filtrao, a gua segue para a etapa da desinfeco/alcalinizao e fluorao. Nessa etapa so acrescentadas algumas substncias, como o cloro e o flor, e a acidez da gua corrigida. O cloro tem a funo de matar possveis microrganismos que possam fazer mal sade do homem, e o flor adicionado para ajudar a manter a sade bucal de quem consome a gua. Aps todas essas etapas, a gua segue para as grandes caixas de gua dos bairros ou dos municpios para, ento, ser distribuda s residncias.

11

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pgina 18

Pginas 20 - 21

1. a) Resposta pessoal. O desenho do aluno deve mostrar uma gua turva, pouco transparente. Esse efeito os alunos podem conseguir atravs das cores. b) Resposta pessoal. O desenho do aluno deve mostrar uma gua mais transparente que a gua turva, com depsito de terra (sedimentao) no fundo do recipiente. c) Resposta pessoal. O desenho do aluno deve mostrar uma gua mais transparente que gua turva, sem depsito de terra no fundo do recipiente. Os alunos podem utilizar fotografias ou imagens recortadas de revistas. 2. De acordo com um dicionrio, a palavra lmpido, para o contexto trabalhado, significa aquilo que no turvo, ou seja, transparente. 3. De acordo com um dicionrio, a palavra potvel significa aquilo que se pode beber. 4. Professor, neste momento importante sinalizar a diferena entre os conceitos de gua lmpida e gua potvel. A gua pode ser considerada potvel apenas aps anlises de laboratrio ou aps todo o processo de tratamento. O grande problema das guas lmpidas que no temos condies de saber se o lquido est contaminado
12

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

com microrganismos ou com outros materiais solveis e que podem fazer mal sade do ser humano. Neste exerccio, as duas guas (decantada e filtrada) podem ser consideradas lmpidas, mas nenhuma delas potvel.

Quanta gua ns consumimos?


Pginas 21 - 22

1. A conta se refere ao ms de maro de 2009. 2. No ms de referncia, o consumo de gua foi de 6 m3. 3. Nos dois ltimos meses anteriores ao ms de referncia, temos os seguintes consumos: fevereiro/2009: 7 m3, janeiro/2009: 5 m3 . 4. Essa conta se enquadrou na primeira faixa de consumo, que de at 10 m3. 5. Para que a conta fosse enquadrada na prxima faixa de consumo, a residncia deveria ter consumido mais 5 m3. 6. importante demonstrar aos alunos que o valor da conta se refere ao custo do consumo de gua e o equivalente para o esgoto. 7. O consumo da residncia foi de 6m3 ou 6 000 litros. Supondo um ms de 30 dias, temos que se gastou 200 litros a cada dia; como so duas pessoas, h um gasto de 100 litros por dia por pessoa nessa residncia. Esse valor est de acordo com o que recomendado pela ONU, pois est abaixo de 110 litros por pessoa por dia.

Pginas 22 - 23

1. a) Resposta pessoal, pois depender da conta de cada residncia. b) Resposta pessoal, pois depender da conta e do nmero de habitantes de cada residncia. 2. Resposta pessoal, porm importante que alm de registrar os resultados, o aluno exponha-os classe. Orientaes para (a) e (b). Professor, essa uma medida difcil, mas que pode trazer informaes muito interessantes para ser discutidas em sala de aula. Oriente os alunos a desligar o chuveiro toda vez que a bacia for transbordar e a medir o
13

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

consumo parcial. Apenas dessa forma conseguiremos assegurar a medio do consumo do banho inteiro, pois normalmente os consumos costumam ser muito elevados, o que dificulta essa medio. Deixe claro para os estudantes que a gua que dever encher a bacia aquela que foi usada, ou seja, que saiu do chuveiro e passou ou no pelo corpo da pessoa. 3. Os alunos devem expressar o consumo em litros. possvel que alguns apresentem o resultado em garrafas; nesse caso, preciso converter para litros. Isso depender do volume da garrafa utilizada para as medies.

Exerccios em sala de aula


Pginas 23 - 25

1. Esta resposta depender da mdia aritmtica calculada para a turma, em funo do consumo de cada residncia. Provavelmente, a mdia estar acima do valor recomendado pela ONU. 2. Professor(a), este o momento de ressaltar a forma como estamos acostumados a usar a gua, isto , a cultura do desperdcio que adotada, muitas vezes inconscientemente, por grande parte da populao. O desperdcio de gua o principal fator que influencia o consumo per capita, elevando-o. Seria interessante tambm colocar em discusso se o valor recomendado pela ONU realmente plausvel e possvel de ser adotado pelas pessoas, mesmo por meio do uso racional da gua. 3. Esta resposta dependente da discusso realizada em classe e, sobretudo, das medies feitas pelos alunos. Se grande parte dos alunos no tiver feito a medio do consumo do banho, ficar muito difcil discutir esse assunto, pois os alunos no tero noo da quantidade de gua que consumida normalmente. Um banho demorado pode chegar a gastar 180 litros de gua. Banhos rpidos, com o fechamento da torneira durante o ensaboar, podem consumir de 20 a 40 litros de gua. 4. Esta resposta dependente das discusses encaminhadas at o momento. importante ressaltar, caso no surja na discusso, algumas medidas econmicas, como as torneiras de fechamento automtico, as descargas com caixa acoplada e outras aes e costumes a ser incorporados, como escovar os dentes com a torneira fechada e lavar os carros com baldes e no com a mangueira.
14

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pginas 25 - 26

1. O problema est na disponibilidade de gua apropriada para o consumo humano; embora o ciclo da gua garanta que ela volte, nada garante sua volta de forma utilizvel pelos seres humanos. 2. A gua de rios, lagos e oceanos transforma-se em vapor (evaporao), o vapor de gua transforma-se, por meio da condensao, em pequenas gotculas e forma as nuvens. Nas regies frias ou nas camadas mais elevadas da atmosfera, a gua lquida pode se transformar em slido (gelo ou neve). 3. Saneamento o conjunto de medidas que visam preservar ou modificar as condies do ambiente com a finalidade de prevenir doenas e promover a sade. Saneamento bsico est relacionado, principalmente, com o abastecimento de gua e a disposio de esgotos e lixo. O saneamento bsico importante porque est relacionado diretamente com a qualidade de vida e com a sade do ser humano. 4. No, pois a limpidez da gua no significa que ela seja apropriada ao consumo humano. 5. a) Formar flocos. Nas estaes de tratamento usada para promover a agregao das partculas de sujeira formando flocos na gua. b) Passagem da gua por grandes tanques para o assentamento dos flocos de sujeira formados na floculao. c) Passagem da gua por tanques que contm leito de pedras, areia e carvo para reter a sujeira que restou da fase de decantao. d) Adio de cloro gua para garantir que fique isenta de bactrias e vrus. e) Adio de flor gua para auxiliar na preveno de cries nas pessoas que consumirem essa gua. 6. Alternativa b. 7. Resposta pessoal. interessante ressaltar para os alunos que o abastecimento de gua tambm se relaciona com a coleta e o tratamento de esgoto, ou seja, essa questo tambm deve abordar o saneamento bsico, e no apenas medidas para diminuir o desperdcio de gua.

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 DOENAS TRANSMITIDAS POR GUA CONTAMINADA

Poluio biolgica da gua


Pginas 27 - 28

1. importante problematizar a questo, para que os alunos expressem o que entenderam at o momento sobre poluio da gua. Embora, neste momento, no haja necessidade de produo de uma resposta totalmente precisa, necessrio frisar que a potabilidade da gua tambm est relacionada com a ausncia de microrganismos patognicos. Alm de a gua ser lmpida e no conter substncias txicas, a gua potvel tambm no pode conter microrganismos patognicos. 2. No processo de tratamento da gua, a desinfeco garante a esterilizao da gua em relao aos microrganismos patognicos. Essa etapa ocorre para que a gua tambm seja tratada em termos biolgicos. 3. O ser humano pode adquirir doenas por meio da gua quando ingere diretamente gua contaminada, quando ingere alimentos que foram lavados ou preparados com gua contaminada ou quando ocorre o contato da pele com a gua contaminada. 4. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante.

Pginas 28 - 29

1. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante e de sua famlia. importante lembrar que neste momento no existe certo ou errado e, quanto mais os alunos estiverem seguros e tranquilos e se expressarem, mais rica ser a discusso. 2. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante e sua famlia. 3. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante.
16

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

4. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante. 5. Resposta pessoal. Esta resposta depender das experincias e dos conhecimentos prvios de cada estudante.

Sntese das informaes


Pgina 33

Doena Clera

Agente causador
Vibrio colrico. (Vibrio cholerae)

Como se adquire
gua e alimentos contaminados com a bactria.

Sintomas
Vmito e diarreia intensa.

Preveno
Saneamento bsico, cozinhar os alimentos. Lavar as mos e os alimentos, evitar consumir peixes, mariscos, verduras, hortalias cruas e frutas com casca em reas de risco, ferver a gua a ser consumida.

Amebase

Ameba. (Entamoeba histolytica)

gua e alimentos contaminados com a ameba.

Diarreia sanguinolenta, febre e calafrios.

Saneamento bsico, lavar as mos e os alimentos, ferver a gua, construir e usar sanitrios.

Esquistossomose

Vermes do gnero.

Em lagos e lagoas

Febre, mal-estar, dor de cabea,

Saneamento bsico com 17

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

(Schistosoma sp)

contaminados com caramujos infectados.

dor abdominal, falta de ar, diarreia com sangue, tosse com sangue.

esgotos e gua tratada, combater os caramujos, evitar entrar em contato com gua que contenha os caramujos.

Pginas 33 - 34

1. Espera-se a resposta positiva do aluno e que tenha obtido informaes por meio do rdio, da TV e da escola. 2. Resposta pessoal. provvel que na classe algum conhea uma pessoa que teve a doena. 3. Espera-se que os alunos falem do mosquito transmissor. 4. Dor de cabea, febre, mal-estar, dor no corpo. 5. provvel que alguns alunos apontem a questo da gua parada. 6. Resposta pessoal. Depende da pesquisa de cada aluno.

Registro de informaes
Pgina 34

Neste caso recomendvel organizar o registro para os alunos, que poder ser feito na lousa a partir das informaes dos recortes de jornal.

18

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pginas 34 - 35

1. Resposta pessoal. Provavelmente os alunos escolhero uma das trs doenas discutidas. A tabela de sntese das informaes sobre essas doenas pode ser usada como gabarito para a questo. 2. Diferenas: os agentes causadores (uma bactria, um protozorio e um verme) e alguns sintomas. Semelhanas: forma de transmisso (ingerir ou entrar em contato com gua contaminada) e formas de preveno (saneamento bsico, lavar as mos e os alimentos, ferver a gua, construir e usar sanitrios etc.). 3. a) Clera. b) Esquistossomose. 4. A fmea do mosquito pica a pessoa infectada mantm o vrus na glndula salivar pica outra pessoa transmite o vrus. A transmisso ocorre pelo ciclo: ser humano Aedes aegypti ser humano. No h transmisso pelo contato de um doente ou de suas secrees com uma pessoa sadia nem com fontes de gua ou alimento.

Pginas 36

Resposta pessoal. Neste texto importante discutir sobre os custos e as facilidades da preveno em contraposio ao tratamento da doena, que pode ser muito difcil e penoso. As doenas transmitidas por gua contaminada apresentam formas simples de preveno, totalmente relacionadas com o saneamento bsico, que um direito de todos os cidados.

19

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 A PRODUO DIRIA DE RESDUOS

O que fazer com o lixo que produzimos?


Pginas 36 - 37

1. Resposta pessoal. O que deve ser ressaltado na discusso a forma de descarte do lixo, num local em que aparece o pedido para no jogar lixo. 2. importante que os alunos percebam que o lixo foi descartado diretamente no ambiente, sem que o lixo nem o ambiente tenham recebido alguma preparao para esse descarte. 3. Resposta pessoal. No existe certo ou errado no momento. O lixo descartado e armazenado de forma inadequada pode contaminar o solo, os lenis freticos, os rios e os lagos, alm de contribuir para a proliferao de seres vivos que podem trazer doenas para o ser humano. 4. Resposta pessoal. Neste momento importante que os alunos se expressem e mostrem o que pensam a respeito. As respostas serviro para orientar as etapas seguintes da Situao de Aprendizagem.

Pgina 37

Resposta pessoal. necessrio combinar com os alunos o que ser observado e como sero registradas suas observaes. interessante aprofundar como sero feitas as medidas (ex. nmero de sacos, tamanho de sacos).

Exerccios em sala de aula


Pginas 37 - 38

1. Resposta pessoal. 2. Resposta pessoal.


20

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

3. A produo de lixo residencial depende dos dois fatores apresentados no enunciado, e muito importante que isso fique claro ao final da discusso e da correo. Dado o hbito de consumo exacerbado que muitas pessoas tm atualmente, quanto maior o nmero de pessoas consumistas houver numa casa, maior ser a produo de resduos. Tambm existe a possibilidade de uma residncia com um nmero menor de pessoas produzir mais lixo que uma residncia com um nmero maior de habitantes. Nesse caso, o hbito de consumo influenciar mais.

Pginas 38 - 39

1. Resposta pessoal, pois dependente da lista anteriormente produzida. Provavelmente as listas estejam de acordo com o texto. 2. Muitos resduos poderiam ser txicos, mas como exemplo, poderamos citar as pilhas e baterias, medicamentos vencidos e embalagens com restos de produtos de limpeza.

Documentrio Ilha das Flores


Pgina 39

1. Resposta pessoal 2. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno aponte as vrias etapas da produo e da destinao do lixo; da cozinha ao lixo, por exemplo. 3. Neste momento, e com o auxlio do documentrio, o estudante j deve ser mais preciso em sua resposta, apontando, por exemplo, a cascata de eventos que envolve o lixo desde sua produo at o impacto que causa ao meio ambiente.

O descarte dos resduos slidos


Pgina 39

Resposta pessoal.

21

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

O destino dos resduos slidos


Pginas 39 - 41

1. Destino do lixo Lixo Aspectos positivos


Baixo custo.

Aspectos negativos
Poluio do solo e dos mananciais; proliferao de seres vivos que podem disseminar doenas; espao ocupado.

Aterro sanitrio

Os riscos de poluio do solo e dos mananciais so muito reduzidos em relao aos lixes; produo de gs combustvel.

Espao ocupado. Os aterros sanitrios possuem uma capacidade limitada. Alto custo.

Incinerao

Reduo drstica do espao ocupado pelos resduos; produo de gs combustvel.

Produo de resduos txicos e o alto risco de poluio do ar atmosfrico. Alto custo.

Reciclagem

Reduo drstica do espao ocupado pelos resduos e da presso sobre as matriasprimas. Economia de energia eltrica, gua e outros recursos.

Nem todos os resduos podem ser reciclados.

2. Foto 1 Um lixo. Foto 2 Um aterro sanitrio. Foto 3 Um local onde ocorre a coleta seletiva.
22

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Pgina 41 - 42

Lixo comum: resposta pessoal. Coleta seletiva: resposta pessoal. Resduo Lixo comum
Papel carbono, celofane, papel vegetal, papel de fax, papis encerados ou plastificados, papel higinico, lenos de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas. Plsticos termofixos (usados na indstria eletroeletrnica e na produo de alguns computadores, telefones e eletrodomsticos), embalagens plsticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor. Espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automveis, lmpadas, ampolas de medicamentos, cermicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores. Clipes, grampos, esponjas de ao, Latas de alumnio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos, alimentcios (leo, leite em p, conservas), tampas de garrafa, embalagens metlicas de congelados, folhas de flandres. tachinhas, pregos e canos.

Coleta seletiva
Papis de escritrio, papelo, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefnicas, cadernos, papel carto, cartolinas, embalagens longa vida. Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plsticos em geral (retire antes o excesso de sujeira). Garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentcios, copos (retire antes o excesso de sujeira).

Papel

Plstico

Vidro

Metal

A reciclagem do lixo
Pgina 42

Reduzir: Procurar sempre produtos mais durveis.


23

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Comprar o suficiente para o consumo, evitando desperdcio de produtos e alimentos. Pr no prato s o que realmente for comer. Reduzir os suprfluos. Reformar e conservar os objetos, em vez de substitu-las por outras. Doar objetos e roupas, que no so mais necessrios, para quem precisa. Evitar comprar legumes, frios e carnes em bandeja de isopor, que no reciclvel. Procurar produtos que tenham menos embalagens ou utilizar aqueles que tenham embalagem reciclvel. Quando for comprar presentes, evitar a utilizao de embalagens em excesso. Controlar o uso da gua: no deixar a torneira aberta toa; abrir e fechar vrias vezes melhor do que deixar a gua correr sem necessidade. Desligar a TV se no estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde no houver ningum.

Reaproveitar: Reaproveitar vidros de geleia, maionese e massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos. Utilizar a frente e o verso do papel para escrever. Os garrafes de vinho podem ser enviados para cooperativas e sucateiros, que os encaminharo para as vincolas, onde sero lavados e reaproveitados. Oficinas de arte e artesanato: com restos dos mais variados materiais podem ser criadas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vrios artistas plsticos utilizam garrafas PET para fazer sofs, pufes e camas. Reciclar: Enviar novamente para o ciclo de vida til, isto , transformar o material em produto til por meio de processos industriais. Existem condies bsicas de qualidade e quantidade para tornar o processo vivel. Uma atividade importante para esse processo a coleta seletiva e a separao adequada dos resduos.

24

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

A gesto do lixo de uma cidade


Pgina 42

Resposta pessoal. muito importante que os alunos, alm de abordarem a coleta e a destinao dos resduos, tambm tratem de medidas para reutilizao dos materiais e para a reduo do consumo.

Pginas 43 - 44

1. Restos de comida orgnico no reciclvel; papel higinico: orgnico no reciclvel; vidros inorgnico reciclvel; plsticos inorgnico reciclvel; papel limpo: inorgnico reciclvel. 2. Vidro de geleia; lata de massa de tomate; saco plstico de supermercado; folha de caderno. Papel higinico; lmpada queimada; restos de alimentos; casca de fruta. Professor, pilhas e baterias usadas so produtos que precisam de cuidados especiais na hora de ser descartados. Ambos trazem substncias txicas (metais) em sua composio. Roupas velhas devem ser encaminhadas para doao s pessoas necessitadas; pneus velhos, quando descartados inadequadamente, so prejudiciais sade pblica e ao meio ambiente. Desde 2002, uma resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente obriga fabricantes e importadores a dar um destino correto a pneus velhos. 3. O lixo descartado de maneira incorreta entupe bueiros e canos de escoamento das guas pluviais e se acumula nos rios que cortam a cidade. Quando chove, rios e bueiros cheios de lixo no conseguem dar vazo gua, causando as enchentes. 4. Resposta pessoal. A discusso sobre essa questo est nos temas consumismo, reaproveitamento e reciclagem. Com o consumo compulsivo, muitas pessoas descartam produtos e objetos em bom estado para adquirir verses mais novas ou diferentes. Muitos materiais descartados podem ser reaproveitados a baixos custos, assim como voltar ao seu ciclo por meio da reciclagem, o que economiza diferentes recursos, por exemplo, o financeiro.
25

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6ano Volume 3

Ampliando seu conhecimento


Pginas 44 - 46

1. Este um trabalho de retomada individual. Os alunos devem ser orientados a estabelecer relaes claras, tanto positivas como negativas, entre os conceitos dos 3 Rs e o problema do lixo. A leitura de uma reportagem sobre o lixo nas cidades litorneas durante o vero pode ajudar bastante nessa retomada de conceitos. 2. Resposta pessoal. importante que os alunos fiquem livres para criar qualquer histria que aborde a temtica da dengue, desde formas de combate da doena at histrias que tratem da vida de um mosquito transmissor.

26

Вам также может понравиться