Вы находитесь на странице: 1из 22

Prof.

Caio Cesar da Silva Garcia

Todos os valores sociais liberdade e oportunidade, renda e riqueza, e as bases sociais da auto-estima devem ser distribudos igualitariamente, a no ser que uma distribuio desigual de um ou de todos esses valores traga vantagens para todos.

John Rawls. Uma Teoria da Justia

O conjunto de aes desencadeadas pelo Estado, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizaes no governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.

O que so polticas pblicas?

Aes preventivas diante de situaes de risco. Enchentes; Acidentes txicos; Desmoronamentos; Sade pblica; Educao para todos.

Exemplos

Para implementao de polticas pblicas educacionais como critrio cientfico e poltico: Democratizao, acesso e permanncia dos alunos na escola; A qualidade do ensino adotada vista como uma varivel de permanncia; Gesto democrtica: o eixo norteador nas polticas pblicas pode permitir e identificar a boa escola, a escola para e de todos.

Defende o direito a educao para todos e a promessa de uma gesto educacional que envolva e considere as propostas das entidades educacionais, cientficas e sociedade civil, em busca de um pacto nacional que viabilize a superao das condies de funcionamento de nossa lamentvel educao.

A LDB: 1934, 1961, 1971, 1996

Conjuntura Educacional 97, aes: 1. No h mais problemas de atendimento e demanda escolar; 2. Os recursos financeiros so suficientes.

Consequncias:os tantos so os todos que deveriam estar. Estatsticas:18 a 23 milhes de analfabetos 13% da populao maiores de 15 anos; 14 milhes de crianas de at 6 anos.

Cerca 1 milho de crianas com necessidades especiais aguardando atendimento educacional; 8 milhes 15 a 19 anos deveriam est no EM; 4 milhes 18 e 25 anos aguardando vaga em Univ. Pblicas

82% das vagas ocupadas por alunos da Escola Privada e apenas 18% escola pblica.

Dados do IBGE (2000): Mais de 50% dos brasileiros 2 salrios mnimos (mais de 90 milhes de pessoas). Proposta do governo: creche vinculada a crianas consideradas pobres

Se os recursos so suficientes ento a qualidade do ensino muito boa e se tais recursos so satisfatrios de quem a culpa da m qualidade educacional?

SAEB criado pelo MEC 1991; pesquisas demonstraram que a varivel principal de bom rendimento era a formao do professor. O governo conclui que o processo de formao permanente

Adota-se uma estratgia emergencial: ensino a Distncia. Profissionais tem cincia de sua m formao. preciso construir um projeto pedaggico inovador: PCNs.

Os PCNs devem subsidiar a elaborao dos contedos dos programas curriculares de cada uma das mais de 100.000 escolas brasileiras. Contedo homogeneizado.

Critrio identificador das escolas mais competentes? Este e s este o critrio de acordo com MEC. Os professores abrem mo de seu modo de ensinar e a escola no determina o processo de aprendizagem mas antes o produto.

Foi institudo pela Emenda Constitucional n. 14, de setembro de 1996, e regulamentado pela Lei n. 9.424, de 24 de dezembro do mesmo ano, e pelo Decreto n 2.264, de junho de 1997. O FUNDEF foi implantado, nacionalmente, em 1 de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemtica de redistribuio dos recursos destinados ao Ensino Fundamental.

Fundef

No cumprida pelo Gov. Federal critrios de estabelecimento do valor referncia nacional para o gasto aluno/ano sistemtico, sendo ilegalmente subcalculadas. 1997 As avaliaes de sua implantao demonstram que no houve aumento salarial para professores ou especialistas de ensino.

Lei 9.424/96

Somente nos munic. Onde vigorava uma espcie de trabalho escravo ele teve consequencias positivas. Menos de um salrio mnimo. A maior inovao do FUNDEF consiste na mudana da estrutura de financiamento do Ensino Fundamental no Pas(1 a 8 sries do antigo 1 grau), ao subvincular a esse nvel de ensino uma parcela dos recursos constitucionalmente destinados Educao.

Quando se conta com recursos oramentrios insuficientes a nica alternativa encontrada pelo governo o rebaixamento do padro de qualidade do ensino para que possa caber na disponibilidade financeira.

A educao dos menos favorecidos

Se o pas pobre as famlias pobres devem colaborar com a educao de seus filhos, diz o governo!

Вам также может понравиться