Вы находитесь на странице: 1из 2

trb 1 As clulas possuem um grau de organizao interna muito maior do que o dos componentes de seu meio ambiente.

Aparentemente contradiz as leis da termodinmica em referncia a entropia, porm, a entropia um estado ou condio no apenas da energia, mas tambm da matria. Os organismos aerbios !eterotrficos" e#traem sua energia da glicose, obtida do meio ambiente, os produtos finais deste metabolismo so $O % e &%O, de'ol'idos ao ambiente. (este processo, no ambiente ocorre um aumento de entropia, uma parte pro'm da dissipao de calor e a outra parte do resultado da con'erso do estado de agregao da matria na reao de o#idao, onde a )licose slido" se con'erte em & %O l*quido" e $O% gasoso", apresentando maior liberdade de mo'imentao e desordem das molculas enquanto o organismo permanece em estado estacion+rio. Os seres 'i'os no se encontram em equil*brio com o seu meio ambiente, porm em estado estacion+rio esse estado se caracteriza por uma condio de equil*brio aparente de uma parte do sistema, onde as 'ari+'eis de estado caracter*sticas concentrao, densidade, temperatura, 'olume, etc.", se mantm inalteradas com o tempo ,s custas de outros processos. O con-unto de transforma.es que as substncias qu*micas sofrem no interior dos organismos 'i'os denominado metabolismo. O metabolismo normalmente di'idido em dois grupos/ catabolismo e anabolismo. (o $atabolismo, ocorrem rea.es de decomposio0degradao, so rea.es qu*micas que produzem grandes quantidades de energia li're rea.es e#erg1nicas" a partir da decomposio ou degradao de molculas mais comple#as matria orgnica". (o anabolismo, ocorrem rea.es de s*ntese, so rea.es qu*micas que produzem no'a matria orgnica nos seres 'i'os. 2intetizam3se no'os compostos molculas mais comple#as" a partir de molculas simples por rea.es enderg1nicas com consumo de energia". 4e uma forma simplificada o catabolismo e o anabolismo esto freq5entemente acoplados por meio do A67 trifosfato de adenosina", o A67 o doador de energia li're para os processos enderg1nicos. (o m8sculo esqueltico, a energia qu*mica do A67 con'ertida em energia mecnica durante o processo de contrao muscular. 9 importante recon!ecer que a troca de energia de um sistema depende somente dos estado inicial e final e no do mecanismo da equao. A fadiga desen'ol'e3se principalmente pela diminuio dos n*'eis de A67, que acaba pre-udicando o funcionamento das bombas de $a%: do ret*culo sarcoplasm+tico ;e'ista <rasileira de $ineantropometria = 4esempen!o &umano >22( 1?1@3A?%B periodicos.ufsc.br0inde#.p!p0rbcd!0article0doCnload0DEE101BBFE A sntese e ressntese do ATP podem ocorrer atravs de duas vias; a 'ia anaerbica e a 'ia aerbica.

Pela via anaerbica o ATP sintetizado e ressintetizado atravs da creatina fosfato (CP) e da gliclise (quebra da glicose). Pela via aerbica a sntese e ressntese do ATP ocorre atravs da fosforilao o#idati'a . ssas vias s!o utilizadas em concomit"ncia# sendo uma mais e$igida que a outra devido % necessidade. A velocidade de produ&!o de ATP no processo aerbio bem menor que a velocidade das vias anaerbias# a ativa&!o da via anaerbia tem grande participa&!o no 'ornecimento energtico# em 'un&!o do d'icit inicial de o$ig(nio.

A relao A670A47 in'lui de 'orma determinante na respirao celular) *uando o m8sculo est+ em repouso a decomposi&!o de ATP em A+P (reac&!o de contrac&!o muscular) ocorre em pequena e$tens!o a rela&!o ATP, A+P elevada - m8sculo em acti'idade -. decomposi&!o ATP em A+P importante - -. rela&!o ATP ,A+P diminui -. maior disponibilidade de A+P <iologia Golecular da $elula Por /ruce Alberts 0 Ale$ander 1o2nson 0 1ulian 3e4is 0 5artin 6a'' 0 7eit2 6oberts 0 Peter 8alter 5arzzoco# Anita /ioqumica /9sica, Anita 5arzzoco# /a:ardo /aptista Torres. ; <. ed.= 6io de 1aneiro) >uanabara 7oogan# ?@@A

Вам также может понравиться