Вы находитесь на странице: 1из 12

FORMAO GERAL

LEIA COM ATENO AS INSTRUES:

PROVA DE

23
Novembro / 2009

FORMAO GERAL
QUESTO 01: A urbanizao no Brasil registrou marco histrico na dcada de 1970, quando o nmero de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o nmero daquelas que viviam no campo. No incio deste sculo, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da populao brasileira j era urbana. Considerando essas informaes, estabelea a relao entre as charges:

PORQUE

BARALDI, Mrcio. http://www.marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/joomgallery/?func=detail&id=178. (Acessado em 5 out. 2009)

Com base nas informaes dadas e na relao proposta entre essas charges, CORRETO afirmar que A) B) C) D) E) a primeira charge falsa, e a segunda verdadeira. a primeira charge verdadeira, e a segunda falsa. as duas charges so falsas. as duas charges so verdadeiras, e a segunda explica a primeira. as duas charges so verdadeiras, mas a segunda no explica a primeira.

-2FORMAO GERAL

QUESTO 02: Leia o grfico, em que mostrada a evoluo do nmero de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regies metropolitanas brasileiras, em dado perodo:

http://www1.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml, acessado em 2 out. 2009. (Adaptado)

Leia a charge:

www.charges.com.br, acessado em 15 set. 2009.

H relao entre o que mostrado no grfico e na charge? A) No, pois a faixa etria acima dos 18 anos aquela responsvel pela disseminao da violncia urbana nas grandes cidades brasileiras. B) No, pois o crescimento do nmero de crianas e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposio aos perigos da rua. C) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconmicos e culturais vigentes no pas. D) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o nmero de crianas envolvidas com o crime organizado. E) Ambos abordam temas diferentes e no possvel se estabelecer relao mesmo que indireta entre eles.

-3FORMAO GERAL

QUESTO 03: O Ministrio do Meio Ambiente, em junho de 2009, lanou campanha para o consumo consciente de sacolas plsticas, que j atingem, aproximadamente, o nmero alarmante de 12 bilhes por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

O possvel xito dessa campanha ocorrer porque

I. se cumpriu a meta de emisso zero de gs carbnico estabelecida pelo Programa das Naes
chamados bioplsticos que, sob certas condies de luz e de calor, se fragmentam. III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, aes comprometidas com mudanas em seu modo de produo e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade. IV. houve reduo tanto no quantitativo de sacolas plsticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como tambm no tempo de decomposio de resduos acumulados em lixes e aterros sanitrios. Esto CORRETAS somente as afirmativas

II. deixaram de ser empregados, na confeco de sacolas plsticas, materiais oxibiodegradveis e os

Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevao das mdias trmicas globais.

A) B) C) D) E)

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

-4FORMAO GERAL

QUESTO 04: Leia o trecho:

QUESTO 05: O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Algumas iniciativas merecem consideraes, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequncias, INCORRETO afirmar que A) a construo de obras previstas pelo PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) tem levado reduo dos prazos necessrios aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto. B) a construo de grandes centrais hidreltricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amaznia, nos quais o volume de gua, o relevo e a baixa densidade demogrfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental. C) a explorao do petrleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil ter, ao lado dos impactos positivos na economia e na poltica, consequncias ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustveis fsseis. D) a preocupao mais voltada para a floresta e os povos amaznicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaas aos demais biomas. E) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilstico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econmica, agravaro a poluio do ar e o intenso fluxo de veculos nas grandes cidades.

O movimento antiglobalizao apresenta-se, na virada deste novo milnio, como uma das principais novidades na arena poltica e no cenrio da sociedade civil, dada a sua forma de articulao/atuao em redes com extenso global. Ele tem elaborado uma nova gramtica no repertrio das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pblica, e a poltica para a dimenso, tanto na forma de operar, nas ruas, como no contedo do debate que trouxe tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal).
GOHN, 2003.

INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalizao referido nesse trecho A) cria uma rede de resistncia, expressa em atos de desobedincia civil e propostas alternativas forma atual da globalizao, considerada como o principal fator da excluso social existente. B) defende um outro tipo de globalizao, baseado na solidariedade e no respeito s culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatrio, com desenvolvimento econmico, mas tambm com justia e igualdade social. C) composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas polticas, acostumados com o repertrio de protestos polticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais. D) recusa as imposies de um mercado global, uno, voraz, alm de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerada no lucro e no consumo de mercadorias suprfluas. E) utiliza-se de mdias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas aes com o propsito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

-5FORMAO GERAL

QUESTO 06: Leia o trecho:

O serto vai a Veneza Festival de Veneza exibe Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Anouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo serto nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilmetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Cear, passando por Pernambuco, Paraba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. Estvamos procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queramos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponvel. Eu at evito usar a palavra serto para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histrica da regio na cultura brasileira. Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrnicos a locais de total desolao, completa Marcelo.
CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.

A partir da leitura desse trecho, INCORRETO afirmar que A) a feira de equipamentos eletrnicos, smbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, representativa do contrrio do que se pensa sobre o serto nordestino. B) as expresses isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, so consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja. C) o termo serto tem conotao pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso. D) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificao da imagem do serto nordestino, congelada no imaginrio de parte dos brasileiros. E) revela o estranhamento que comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o serto como uma regio homognea.

-6FORMAO GERAL

QUESTO 07: Leia o planisfrio, em que mostrada uma imagem noturna da superfcie terrestre, obtida a partir de imagens de satlite:

http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0011/earthlights_dmsp_big.jpg (Acessado em 21 set. 2009).

Com base na leitura desse planisfrio, CORRETO afirmar que as regies continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa

A) abrigam os espaos de economia mais dinmica do mundo contemporneo, onde se localizam os principais centros de deciso que comandam a atual ordem mundial. B) expressam a diviso do Planeta em dois hemisfrios o Leste e o Oeste que, apesar de integrados economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes. C) comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padro de consumo praticado pela sociedade contempornea. D) registram fluxos reduzidos de informao, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturao de suas redes de circulao, alcanada no incio do sculo XXI. E) substituram suas tradicionais fontes de energia no renovveis, historicamente empregadas na gerao de eletricidade, por alternativas limpas e no poluentes.

-7FORMAO GERAL

QUESTO 08: Leia os grficos: Grfico I: Domnio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %) Grfico II: Municpios brasileiros que possuem livrarias (em %)

Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

Relacione esses grficos s seguintes informaes:

O Ministrio da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil no s produz mais da metade dos livros do continente americano, como tambm tem parque grfico atualizado, excelente nvel de produo editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do pas estejam nas mos de 16% da populao. Para melhorar essa situao, necessrio que o Brasil adote polticas pblicas capazes de conduzir o pas formao de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes aes NO contribui para a formao de uma sociedade leitora? A) Desacelerao da distribuio de livros didticos para os estudantes das escolas pblicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. B) Exigncia de acervo mnimo de livros, impressos e eletrnicos, com gneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitrias. C) Programas de formao continuada de professores, capacitando-os para criar um vnculo significativo entre o estudante e o texto. D) Programas, de iniciativa pblica e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mos dos leitores. E) Uso da literatura como estratgia de motivao dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

-8FORMAO GERAL

QUESTO 09 DISCURSIVA: O Ministrio da Educao (MEC) criou o ndice Geral de Cursos IGC, que o resultado das notas atribudas a cada instituio de Ensino Superior pelo MEC, considerando-se a qualidade dos cursos de graduao de cada uma delas. O IGC tem como funo orientar o pblico sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituio. Segundo o stio do Ministrio da Educao, as instituies recebem uma nota de 1 a 5, considerando:

I - o resultado dos estudantes no Enade; e II - variveis de insumo, tais como:


- corpo docente (formao acadmica, jornada e condies de trabalho); - infraestrutura da instituio (instalaes fsicas, biblioteca, salas de aula, laboratrios); - programa pedaggico. Com base nessas informaes, considere a situao a seguir e faa o que se pede:

Um universitrio que frequenta um curso de graduao em uma escola Y consulta o stio do MEC e verifica que seu curso recebeu IGC 2,0. No mesmo endereo, ele consulta os critrios empregados pelo Ministrio para o clculo desse ndice.
A) Leia esta afirmativa: (Valor: 4 pontos) O critrio corpo docente o que contribuiu de forma determinante para a obteno do IGC 2,0, da escola Y.

Assinale com um X, no espao indicado, se voc concorda ou no com essa afirmativa. Sim, concordo. No concordo.

Apresente dois argumentos que deem suporte sua resposta. Argumento 1: _________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Argumento 2:_________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________
B) Proponha duas aes para que os atores envolvidos no curso de graduao da escola Y devem empreender com vistas melhoria da qualidade de ensino e consequente elevao do IGC na prxima avaliao a ser realizada pelo MEC. (Valor: 6 pontos)
1. 2. 3. 4. 5. 6.

-9FORMAO GERAL

QUESTO 10 DISCURSIVA: Leia o trecho:

(VALOR: 10 PONTOS)

Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas prticas sociais? Essa uma questo que supe discutir as possibilidades, os impasses e os dilemas da construo da cidadania, tendo como foco a dinmica da sociedade. Antes de mais nada, preciso dizer que tomar a sociedade como foco de discusso significa um modo determinado de problematizar a questo dos direitos. Os direitos so aqui tomados como prticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenas so figuradas no cenrio pblico, como interesses se expressam e os conflitos se realizam.
TELLES, 2006. (Adaptado)

Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social voc destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte sua resposta.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

- 10 FORMAO GERAL

Вам также может понравиться