Вы находитесь на странице: 1из 4

Ttulo: Espectroscopia de Massa por Tempo de Vo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Fsica Relatrio de Laboratrio Avanado IV Autor: Thiago Marcolino da Silva 1 Introduo No relatrio sobre seo de choque total observamos o efeito da ionizao de partculas presentes em um feixe de C+3 de 5 Mev de energia, com molculas de gua, no regime de coliso nica. No entanto, a partir da anlise realizada no foi possvel tirar informaes sobre o estado da molcula de gua aps a coliso com o feixe. Para realizar essa anlise usaremos nesse relatrio a tcnica de espectroscopia de massa por tempo de vo. 2 Teoria Um espectrmetro de massa por tempo de vo (TOF, do ingls Time-of-Flight) possui como princpio de operao o tempo que um on leva para viajar da fonte de ons at o detector. Todos os ons recebem o mesmo acrscimo de energia cintica durante uma acelerao, mas como eles tm diferentes valores de m/q so progressivamente separados em grupos de acordo com a sua velocidade (e, portanto segundo a quantidade m/q) a medida que atravessam a regio livre de campo entre a fonte de ons e o detector. Os ons batem sequencialmente no detector em ordem de valor crescente de m/q, produzindo pulsos eltricos. A energia potencial eletrosttica determina o aumento de energia cintica do on na regio de acelerao:

(1) O tempo de vo ento pode ser dado por:

(2) O registro de um espectro de massas necessita de um sinal de partida (start) proveniente de um eltron e o sinal de trmino correspondente a chegada de um on secundrio (stop).

3 Procedimento experimental Com a passagem dos ons pela clula gasosa podem ocorrer alguns processos, como a quebra dos ons moleculares ou a troca de eltrons entre as molculas do gs e os ons analisados. Dado o espectro de massa da gua, o objetivo identificar os ons correspondentes a cada pico, criados a partir da coliso com o um feixe de C+3 de 4,5 MeV. Dados o espectro da figura 1, o objetivo identificar os picos 1, 2, ..., 6 correspondentes a cada on, oriundos da fragmentao da gua.

Figura 1: Espectro de massa para gua.

4 Resultados Experimentais Com a coliso entre o feixe de C+3 e molculas de gua so esperados diversos ons entre ele ons de H+ e de H2O+, que so, respectivamente, as entidades de menor e maior massa possvel. Logo, considerando que os ons batem sequencialmente no detector em ordem de valor crescente de m/q podemos definir que os picos 1 e 6 so H+ e H2O+, respectivamente. Na figura 1, o eixo da abscissa, o canal, pode ser calibrado como o tempo de vo (TOF). A partir da relao (2), temos que:

(3)

A partir do fit linear podemos caracterizar os picos 2, 3, 4 e 5.

Figura 2

(4) Observao: Os eixos do grfico da figura 2 esta ausente de unidade, porque nesse caso no se faz necessrio. Uma vez que a abscissa canal no grfico da figura 1 foi calibrada como TOF, ou seja, foi imposto que Canal = TOF. Portanto, TOF (e tambm a razo m/q) pode estar em qualquer unidade que no alterar em nada. 5 Anlise de Resultados e Concluses A partir da relao (4), podemos caracterizar os cada on presente no espectro da gua (figura 1), com suas respectivas probabilidades de criao.
Probabilidade de Criao (%) 28,5 0,8 4,1 9,3 14,0 43,2

Pico 1 2 3 4 5 6

TOF 130 376 474 694 719 741

m/q 1,0 5,0 7,6 15,8 17,0 18,0

Discrepncia (%) 6,8 4,7 1,1 0,3 -

on H O+3 O+2 O+ OH+ + H2O


+

rea do Pico 6265 186 902 2045 3087 9504

Tabela 1: Caracterizao dos picos presentes no espectro da gua.

Figura 3: Espectro de massa da gua.

6 Referncias Fred McLafferty, Interpretation of Mass Spectra Jeferson Cruz, Espectrometria de massa por tempo de vo, Instituto de Fsica da USP J. M. Frazo, Espectrmetro de massa por tempo de vo, Centro de Fsica Molecular da Universidade Tcnica de Lisboa Scott Van Bramer, An Introduction to Mass Spectrometry, Widener University Dbora Azevedo, Espectrometria de massas, Instituto de Qumica da UFRJ Aldo Cardoso, Um espectrmetro de massas de tempo de vo, Instituto de Qumica da UFRJ

Вам также может понравиться