Вы находитесь на странице: 1из 15

Escola Secundria Jernimo Emiliano de Andrade de Angra do herosmo

PROFIJ Curso de Tcnico Administrativo Ano Lectivo 2013/2014 Disciplina: Ideias e Oportunidade de negcio

As 4 Marias e o Campons

Catarina Melo, Catarina Silva, Nicole Bettencourt e Jlia Dinis

Angra do Herosmo, 13 de Janeiro de 2014

ndice:
Viso ........ 3 Misso ...3

Parte I Oportunidade _____________________________________ 4


Seo 1 Situao.. .....4 Seo 2 Objetivo ...5

Parte II Marketing Estratgico ______________________________6


Seo 3 Consumidor .....6 Seo 4 Mercado ..............6 Seo 5 Aspetos Legais ..15 Seo 6 Posicionamento .....16

Parte III Marketing Ttico _________________________________17


Seo 7 Produto...17 Seo 8 Ponto..28 Seo 9 Promoo...29 Seo 10 Preo.....33

Parte IV Ao e Controle __________________________________34


Seo 11 Oramento Financeiro ou Budget .....34 Seo 12 Anlise de Equilbrio .........35 Seo 13 Programao ..36

Plano de Marketing

Viso Ser o produto nmero 1, da ilha terceira com o servio mais rpido, mantendo o excelente sabor e a frescura do nosso produto.

Misso Agradar os clientes com um queijo de grande valor nutricional atravs do leite mais fresco, com uma entrega diretamente a sua porta.

Plano de Marketing

Parte I Oportunidade

Seo1. Situao

1.1 O porqu da criao do queijo de cabra fresco ao domiclio:


Grandes possibilidades de sucesso. Produto exclusivo, saudvel, natural e de baixo consumo econmico. Baixo investimento. Fcil de adaptar ao meio na qual queremos investir.

1.3. Razo de ser do plano de Marketing Este Plano de Marketing tem em vista a criao de queijo de cabra fresco com entrega ao domiclio e ir situar-se na freguesia de Santa Barbara do concelho de Angra do Herosmo, ilha Terceira em Junho de 2014. Com a finalidade de dar a conhecer novas tendncias acerca do queijo de cabra fresco.

1.4.Contexto macroeconmico e a oportunidade A alimentao constitui uma das atividades humanas mais importantes, no s por razes biolgicas evidentes, mas tambm por envolver aspetos econmicos, sociais, cientficos, polticos, psicolgicos e culturais fundamentais na dinmica da evoluo das sociedades. Os recursos econmicos envolvidos em alimentao, em termos de mercado, so considerveis, perfazendo uns montantes bastante superiores aqueles relativos a outros sectores. A alimentao e a nutrio constituem requisitos bsicos para a promoo e a proteo da sade, possibilitando a afirmao plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. Para finalizar, ressalta-se as grandes tendncias de comportamento

Plano de Marketing

das pessoas com relao alimentao nas sociedades de consumo dos pases industrializados: a autonomia, a convenincia, a desestruturao das refeies, o convvio, o cosmopolitismo, o refinamento, a valorizao do natural, a valorizao da alimentao fora de casa, bem como a preocupao com a sade.

1.5. Descrio do produto A necessidade de abrir um estabelecimento de queijo de cabra na ilha terceira deve se ao facto de a nossa empresa oferecer qualidade, mobilidade e baixo custo do nosso produto, como tambm acesso ao servio ao domiclio no qual as poucas empresas existentes na ilha terceira, que vendem o mesmo produto, no desfrutam. O alto da nossa empresa e o facto de nos termos dois sabores diferentes para alm do queijo de cabra natural. O queijo fresco um produto que esta pronto para o consumo, logo aps sua fabricao; so queijos de massa crua (ou seja, no passam por processo de cozimento), exigem refrigerao a temperaturas baixas (a temperatura ideal de conservao vai de 7 a 10 C) e apresentam textura macia.

1.6. Objetivos estratgicos e o produto O queijo As 4 marias e o pastor ser o primeiro queijo fresco vendido ao domiclio e que ter paladares diversos, oferecendo diariamente aos consumidores os produtos mais frescos com toda a qualidade.

Seo 2. Objetivo: 2.1.O objetivo da nossa empresa e fazer chegar ao consumidor produtos de qualidade de diversos sabores fazendo com que estes (produtos) traga assim uma margem de lucro considervel e que cada vez mais o volume fsico aumente. Atravs do nosso logotipo queremos dar a ideia de produto natural e caseiro fazendo com que as pessoas associem a imagem e marca ao produto.

Plano de Marketing

Esperamos assim ter uma participao ativa no mercado e uma percentagem de distribuio considervel, podendo assim, num futuro prximo aumentar a nossa margem de vendas de pelo menos 1% por ano. Parte II- Marketing Estratgico

Seo 3. Consumidor: Nesta seco, temos os resultados de inquritos realizados aos consumidores de queijo fresco.

3.1 Perfil do consumidor O consumidor de queijo fresco homem ou mulher, de todas as idades e classes socioeconmicas.

3.2 Desejos e necessidades do consumidor Os consumidores de queijo fresco desejam e tm a necessidade: Queijo fresco e natural Produto a um bom preo

Seo 4. Mercado

4.1. Histrico do mercado

O queijo um dos alimentos mais antigos de que se tem registro. No se sabe com preciso a data de sua origem, mas acredita-se que tenha surgido por volta de 11.000 a.C., antes mesmo da manteiga. Existe uma lenda que cita a descoberta do queijo por Aristeu (um dos filhos de Apolo e Rei de Arcdia).

Plano de Marketing

A fabricao de queijo remonta a milhares de anos antes do nascimento de Cristo. Consta que os egpcios foram um dos primeiros povos que criaram gado para o uso do leite e do queijo em sua alimentao, alm do leite de ovelha. Os Hebreus, no Antigo Testamento, louvavam com frequncia o queijo como um dos alimentos mais nutritivos. H registros de que, nos banquetes greco-romanos, os queijos eram muito consumidos e, para haver variedade de sabor, comearam a produzi-lo com ervas aromticas e sementes, entre outras especiarias. No reinado dos Csares, a fabricao de queijo floresceu e rapidamente se estendeu por toda a Europa. Roma era um rico mercado para os queijos e, embora alguns deles fossem produzidos na Itlia, era na Sua que a produo tinha seu maior desenvolvimento, graas vegetao e s pastagens abundantes dos Alpes. Bem alimentadas, as vacas produziam mais leite e de melhor qualidade, sendo este um dos fatores que fez com que a indstria sua prosperasse e se tornasse mundialmente famosa. Segundo citaes encontradas em materiais portugueses, foi observado que o leite deixado prximo ao fogo, devido ao calor, coalhava rapidamente. Tambm se constatou que, medida que ia se solidificando, o leite ia soltando um lquido: o soro. Para facilitar esse processo, o queijo passou a ser colocado em recipientes com furos.

4.2. Evoluo do Mercado Mundialmente, o queijo um dos principais produtos agrcolas. De acordo com a Organizao das Naes Unidas para a Alimentao e a Agricultura, mais de 18 milhes de toneladas de queijo foram produzidas mundialmente em 2004. Isso mais do que a produo anual de gros de caf e cacau, e de folhas de ch e tabaco juntas. Os maiores produtores de queijo so os Estados Unidos, que representam 30% da produo mundial, seguidos pela Alemanha e Frana.

Plano de Marketing

Maiores Produtores de Queijo - 2006 (1.000 toneladas)

Estados Unidos

4.275

Alemanha

1.994

Frana

1.858

Itlia

1.154

Pases Baixos

714

Polnia

579

Brasil

495

Egito

462

Argentina

425

Austrlia

395

Plano de Marketing

4.3. Estdio de procura A procura por alimentao saudvel deve se ao fato do estilo de vida da populao se ter modificado, as pessoas tem menos tempo para comer devido a sua vida profissional e optam por refeies ligeiras, rpidas e saudveis.

4.4 Segmentao do Mercado de queijo fresco:

O mercado do queijo, principalmente do fresco, muitas vezes associado ao ramo da comida dita por muitos light ou saudvel o que hoje em dia, e j bastante procurado, quer a nvel da sade como por gosto prprio.

4.5 Informao sobre os concorrentes: O mercado onde vamos inserir-nos abrange grandes superfcies, como, supermercados, e empresas privadas do qual estas oferecem o produto queijo fresco apenas natural.

4.6 Caractersticas do P de produto Aps um estudo pormenorizado aos nossos concorrentes obtivemos os seguintes resultados: O nosso principal concorrente, o queijo cabrinha que oferece apenas o queijo fresco natural. Os produtos de todas as empresas so de Qualidade e os ingredientes apresentados sempre frescos. um produto que logo aps a sua fabricao, exigindo refrigerao, est pronto a ser consumido.

4.7 Caractersticas de P de Ponto

Plano de Marketing

O produto pode ser adquirido no local onde a empresa est sedeada, nomeadamente na freguesia de santa barbara mais concretamente na casa da pedra e tambm atravs do servio de servio ao domiclio.

4.8 Caractersticas de P de Promoo A concorrncia utiliza anncios no jornal e propaganda nos seus automveis, j a nossa empresa s utiliza o p de promoo na radio.

4.9 Caractersticas do P de Preo Os preos de venda do concorrente chegam ao consumidor a custos muito acessveis com valor nutricional de qualidade e com uma margem de lucro sustentvel. Estes (concorrentes) no costumam fazer promoes e as condies de pagamento so acessveis.

Seo 6. Posicionamento do Produto:


6.1 Segmentao proposta A nossa empresa vai apostar num segmento de comida saudvel e com a comodidade da entrega ao domiclio.

6.2. Mercado alvo proposto Toda a populao de todas as faixas etrias e qualquer classe social e econmica.

6.3. Posicionamento As 4 marias e um pastor pretendem atingir o seu pblico-alvo destacando-se pela qualidade nutritiva, sabor dos seus produtos e frescura, preo acessvel e paisagem atrativa.

6.4. Ciclo de vida e estratgia de marketing

Plano de Marketing

10

A estratgia de marketing do queijo fresco das4 marias e um pastor vai-se focar nos primeiros anos para introduzir-se no mercado, atrair clientes e construir uma marca forte. A partir do terceiro ano, a sua estratgia ser menos agressiva, mas no menos eficaz. 6.5. Projees de mercado Atravs de um estudo de mercado, estimamos que o nosso produto/marca, futuramente poder ter sucesso, pois devido a nossa diversidade de sabores e do servio ao domiclio existir, torna a empresa 4 marias e um pastor num negcio diferencial de todos os nossos concorrentes o que esperamos que este facto faa com que os nossos lucros aumentem podendo assim terem a possibilidade de nos expandirmos.

Parte III- Marketing Ttico


Seo 7. Produtos

Plano de Marketing

11

Seo8. Ponto (Place)


O local escolhido para a instalao da nossa empresa de as 4 Marias e um pastor localizar-se- em Santa Barbara, Casa da Pedra. O investimento inicial situa-se entre os 90.000 e os 170.000 para uma localizao tradicional, oferecendo assistncia global e contnua. Constitudo por 5 funcionrios, o ponto de venda de as 4 marias e um pastor flexvel e com boas condies de estruturamento e equipamentos e utenslios conjugando com as boas prticas de higiene e fabrico.

Seo 9. Promoo
Criou-se uma campanha para podermos divulgar a abertura de as 4 marias e um pastor ,na cidade de Angra de Herosmo atravs de anncios na radio. Pediu se um oramento do custo do anuncio na radio para x dias, no qual apresentamos abaixo.

Programas Anncios de rdio

Meses/Dias 30

Valores em euros 300 Euros

Seo10. Preos
Queremos obter um bom lucro das nossas vendas visto ser um mercado com uma boa sada e que abrange todas as idades e classes sociais. O mercado da alimentao saudvel cresceu nestes ltimos anos cerca de 82% em 5 anos com produtos com maior qualidade e um elevado valor nutricional fazendo assim uma maior procura pois estes produtos proporcionam uma melhor sade, e maior longevidade.

Plano de Marketing

12

PARTE IV- Mapas de Custos


Seo11. Resultados financeiros
CUSTOS 1. Aluguer 2. Pessoal 3.Rdio 4.Custo de produo 5.Total 6.1.Queijo fresco natural 6.2.Queijo fresco c/orgos 6.3.Queijo fresco c/malagueta 6.4.Total Geral (receitascusto) 7.Custo total das manutenes ser de 5.000 euros Ano 1 500 Euros 3600 Euros 500 Euros 0,60 Cent. 0,70 Cent. 0,75 Cent 1000 Euros 1000 Euros Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 -

1000 Euros

1000 Euros

1000 Euros

1000 Euros

Plano de Marketing

13

Pontos fortes/Fracos

Strenght (pontos fortes): Servio ao domicilio e distribuio ampla. Preos acessveis e produto de alta qualidade. Equipa dinmica, com bons nveis de formao e funcionrios motivados. Certificao da empresa. Opportunities (oportunidades): Expandir negcio a vrias ilhas da regio. Divulgao dos produtos em eventos festivos (Sanjoaninas, festas da Praia da Vitoria e Feiras Gastronmicas). Novos produtos.

Weakness (pontos fracos): Empresa no localizada no centro urbano. Marca desconhecida.

Threats (ameaas): Concorrncia com o mesmo produto apesar da no variedade. Fases de incertezas econmicas.

Plano de Marketing

14

Concluso:

Plano de Marketing

15

Вам также может понравиться