Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Formao Histrica do Mundo Contemporneo Professor: Muniz Gonalves Ferreira Aluna: Ayandra

de Assis S Vasconcelos (201234505-9)

Resenha Dr. Fantstico Segunda unidade

Filme da dcada de 60, do diretor de cinema Stanley Kubrick, mostra como que eram os conflitos entre Rssia, comunista, e Estados Unidos, capitalista, durante a Guerra Fria, que comeou logo depois da 2 Guerra Mundial. O interesse desses dois pases era mostrar quem era a maior potncia mundial. Mas sem nenhum ataque direto, apenas indireto e vrias ameaas de ataques e exploses de bombas nucleares. Tudo comeou depois que os Estados Unidos jogou duas bombas em Hiroxima e Nagasaki para mostrar a fora armamentista que tinha depois da 2 Guerra. Ento Rssia se sentiu ameaada e resolveu mostrar o quanto eles tinham tecnologia e o quanto eram potentes tambm, lanando um foguete lua e fazendo armas e bombas, para assim, ameaar os Estados Unidos. O filme comea mostrando como os Estados Unidos se preparava para possveis ataques, mostrando como agiam dentro de um avio porta-msseis e como o presidente norte americano, junto com general do exrcito e outras pessoas importantes agiam e planejavam ataques para afrontar a Rssia dentro de um gabinete. Ou seja, foco apenas nos norte-americanos. Essas disputas indiretas era explicada por Eric Hobsbawm em seu livro Era dos Extremos. Ele diz: (...) as duas superpotncias aceitavam a diviso desigual do mundo, faziam todo esforo para resolver disputas de demarcao sem um choque aberto entre suas Foras Armadas que pudesse levar a uma guerra e, ao contrrio da ideologia e da retrica da Guerra Fria, trabalhavam com base na suposio de que a coexistncia pacfica entre elas era possvel a longo prazo. (Pg. 225; Captulo 8 Guerra Fria). H uma cena que msseis foram lanados para cidades da Rssia, mas por acidente. Ento, os EUA entra em contato com o presidente russo para tentar um acordo e avislo sobre os msseis. O diretor, nessa parte, brinca com os esteretipos, mostrando um presidente russo bbado, j que ele vive no pas da vodka. E mostrava como os soldados norte-americanos eram enquanto estavam em uma misso. Eles zombavam uns aos outros e outros at ficavam loucos com a guerra, mostra isso na cena em que um soldado, com chapu de vaqueiro, vai soltar um mssil que estava preso dentro do avio, feito isso, o mssil jogado com ele sentado sobre o mesmo como se tivesse montado num touro durante um rodeio.

um bom filme, descontrado, interessante, mas que poderia ter dado foco tambm nos planos dos russos, j que a Guerra Fria no foi s isso. Houve ataques outros pases e uma Rssia forte ps-segunda guerra, porm receosa, que Hobsbawm explica em seu livro dizendo que eles estavam consciente de sua precariedade, pois estavam diante de um pas muito forte como os EUA, que passavam por um momento ruim na economia, mas que soube aproveitar os pases europeus e asiticos durante essa poca de guerra.

Вам также может понравиться