Вы находитесь на странице: 1из 8

1

CRIMINOLOGIA LATINO-AMERICANA

Ana Ldia Quirino Schettini1

RESUMO

Este trabalho apresenta as principais causas da criminalidade. Defino de forma geral a palavra Criminologia, e procuro mostrar as principais causas dos delitos na Amrica Latina: a globalizao, a dependncia financeira dos pases desenvolvidos, a misria, os problemas sociais, a criao do Estado neoliberal, a polcia mal aparelhada e violenta, a legislao penal e os presdios. Quero demonstrar com este trabalho o quanto necessria uma mudana na maneira como os governos tratam as desigualdades sociais e como a educao uma das nicas maneiras de mudar esse quadro. Palavras Chave: Criminologia. Delito. Excluso Social. Educao.

INTRODUO

Procuro abordar nesse artigo uma viso do que criminologia, a estrutura urbana e econmica influenciando a criminalidade, a conscincia social na Amrica Latina como fator preponderante na criminalidade, o Estado brasileiro e seu aspecto neoliberal como fator de incentivo a criminalidade e finalmente abordamos o novo enfoque da criminologia. Pretendo mostrar ao leitor o quanto necessria uma mudana na maneira de encarar o delito e o

Acadmica do Curso de Direito 7 perodo . Turma Alfa Diurno - Faculdade Atenas - Paracatu /Minas Gerais

delinqente e as desigualdades sociais como ponto de partida para o delito. Fundamentei-me basicamente no trabalho de Carlos Alberto Elbert, chamado Criminologia Latino-Americana.

1 CRIMINOLIGIA

A Criminologia estuda a criminalidade e podemos invocar o seu significado etimolgico, originrio do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo), assim sendo, a criminologia o estudo do crime. Procurando aprofundar no entendimento do que criminologia recorremos a Molina que diz:

A Criminologia uma cincia. Rene informaes vlidas, confiveis, contrastada sobre o problema criminal que obtido graas a um mtodo (emprico) e se baseia na anlise e observao da realidade. Precisamente por isso, a Criminologia dispe de um objeto de conhecimento prprio, de um mtodo ou mtodos e de um slido corpo doutrinrio sobre o fenmeno delitivo, confirmado, por mais de um sculo de investigaes. (MOLINA: 2000, 50)

E. Seeling, assim define Criminologia:


a cincia que estuda os elementos reais do delito. Entende-se por elementos reais o comportamento psicofsico de um homem e seus efeitos no mundo exterior. (SEELING:1958, 7)

uma cincia que alm de se preocupar com o crime, procura conhecer o criminoso, procura os fatores externos e internos que o levaram a criminalidade. Di Tullio diz que:
Criminologia a disciplina cientfica ou a cincia que, utilizando as diversas cincia biolgicas, psicolgicas ou sociolgicas, resume e organiza as diferentes atuaes capazes de prevenir e combater o doloroso fenmeno da delinqncia, corrigir o delinqente e reeduc-lo para a vida social.(NASCIMENTO: 2003, 7)

A Criminologia busca fazer uma anlise das causas do crime, (sociais, biolgicas ou culturais). O objeto da criminologia diverso do objeto do direito penal. O direito penal, apesar de ser uma cincia, normativo, enquanto a criminologia preocupa-se com tudo que se relaciona

com o crime e com o criminoso. A matria prima de ambos a mesma: o crime. Rafael Garofalo (2001) define criminologia como: cincia que tem por objeto o estudo causal-explicativo do delito. A criminologia procura estudar o crime e o criminoso, no entanto, o criminoso est inserido dentro de uma estrutura urbana e scio-econmica que so agentes importantes na gerao do criminoso. No podemos estudar o criminoso dissociado das transformaes pelas quais est passando o mundo (a globalizao, a expanso da Internet, o desenvolvimento tecnolgico e cientfico, o fim das fronteiras econmicas). A globalizao, a formao dos monoplios e a excluso social provocaram e continuam provocando grandes transformaes no sistema onde o ser humano est inserido. Elbert diz que:
as noes globalizao e excluso acenderam rapidamente ao marco econmico, derramando-se sobre as marchas da sociedade, inundando todos os rinces da coexistncia, at os mais ntimos. (ELBERT: 2002, 92)

A globalizao provocou a concentrao de renda. Pases ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres. Elbert diz que:
nos ltimos trinta anos, a riqueza do mundo aumentou cinco vezes; h, porm, seiscentos milhes a mais de pobres do que em 1960. sintomtico que os mecanismos econmicos, to poderosos para gerar riqueza, sejam impotentes para eliminar a pobreza. (ELBERT:2002, 100)

Voltando os nossos olhos especificamente para a Amrica Latina

veremos um

quadro de dependncia, marginalizao, colonizao, desenvolvimento retardado o que provoca marcas profundas e causam desigualdades sociais, pobreza, misria, injustias. Elbert mostra que existe elevado grau de complexo de inferioridade por parte dos pases que esto nas margens do desenvolvimento scio-econmico. Diz Elbert que:
O complexo de inferioridade latino-americanos tm profundas razes culturais e histricas e irradia-se para todas as esferas da atividade social, includas as modalidades de consumo mais elementares. que a histria do conjunto de nossos pases uma histria de derrotas, frustraes, humilhaes e condicionamentos, em relao s potncias centrais. (ELBERT: 2002, 24)

A dvida externa de todos os pases da Amrica latina impagvel. Assim observa Elbert:
Por 300 bilhes, a Amrica Latina pagou 600 bilhes de dlares, e ainda deve 600 bilhes! A Argentina que em 1980 devia 27 bilhes e, at 1993, pagou 48 bilhes, no ano de 1993 devia 70 bilhes! E ao final de 1996, estima-se, dever 100 bilhes. (ELBERT: 2002, 127)

Estamos observando que os recursos que poderiam ser investidos em sade, educao, transporte, habitao so usadas para pagar juros de uma dvida impagvel.A maioria das populaes de todos os pases latino-americanos vive em situao de misria, sob um constante achatamento de sua renda e desemprego. Falta-lhes o mnimo, o Estado no capaz de garantir o essencial e o que pior, no oferece condies para que se consiga. O que se pode esperar desses cidados? Sem esperana, sem emprego, no sero poetas, mas sim pessoas que no se sentem valorizadas, so frustradas, que no possui alta estima e to pouco o que perder. Toda esta decepo poder ser canalizada para o mal, ou para o crime, o que estamos vendo hoje nos pases perifricos. Diz Elbert que:
A conscincia social daquele que est excludo da sociedade o sentimento de insignificncia e de inutilidade, de falta de futuro, de dio, ou talvez, de inveja doentia dos que possuem o que necessitam para viver, ou dos que nadam na abundncia e a exibem com ares de raa superior (ELBERT: 2002, 143)

Especificamente a respeito do Brasil estamos observando o aumento desordenado das favelas e da marginalidade humana.. No Rio de Janeiro, por exemplo, as crianas do alto do morro, nas suas casas, assistem ao que podemos chamar de excluso. Observam do alto do morro toda a beleza da cidade, glamour, riqueza, carres; restando a elas a prtica da criminalidade para sobreviverem. Com a poltica neoliberal estamos presenciando a minimizao do Estado e o aumento da corrupo, a deteriorao dos poderes pblicos, o que traz um sentimento de insegurana jurdica. Um dos pontos mais acentuados em que se pode notar este efeito na segurana. O Estado perdeu o controle sobre a violncia, os policiais corruptos esto dentro das

corporaes, os desvios de armas faz chegar armamento de primeira gerao s mos de traficantes, os grupos de extermnio, as reas onde a prpria polcia no entra, como nas favelas.Salienta Elbert que:
nossos sistemas policiais esto to infectados por problemas de abuso, corrupo e instrumentao poltica que, no obstante serem ocasionalmente descobertos e desmantelados alguns de seus nichos, poder-se-ia afirmar que se reciclam constantemente. (ELBERT: 2002, 267)

Outro grande problema a ser enfrentado com a execuo das penas. Os presdios so verdadeiras escolas para os criminosos. De um lugar onde deveriam sair reeducados para reintegrarem a sociedade, saem mais perigosos, s vezes doentes, no tm amor prprio nem dignidade. Diz Elbert que:
as organizaes prisionais so espaos construdos deliberadamente para sofrer castigo, onde as condutas proibidas se repetem e so treinadas, preparando sua reproduo futura com maiores doses de violncia. (ELBERT: 2002, 286)

Diante das problemticas apresentadas o criminlogo Elbert procura dar um novo enfoque a criminologia, diz ele:
a criminologia dever, em conseqncia, centrar sua viso na fenomenologia urbana, porque ela conformar, decisivamente, o modelo de controle do sculo que h pouco se iniciou, ou, pelo menos, o de suas dcadas primeiras. (ELBERT: 2002, 158)

CONCLUSO

A Amrica Latina passa por um momento de crise, em que precisa reformular a sua estrutura, redefinir a poltica econmica, se reestruturar, de modo que o indivduo, o ser humano, possa viver pelo menos com dignidade. As transformaes econmicas que ocorreram por todo o mundo foram necessrias e inevitveis, mas a desigualdade social e as diferenas na distribuio de oportunidades agravam ainda mais a situao. A miscigenao dos povos, a mistura de raas (negros, ndios, brancos) contribuem para a excluso social. Quando falo em redefinir a poltica

econmica, questiono tambm o pagamento da dvida externa, se o que se gasta no pagamento de juros fosse investido na educao, que o pilar de desenvolvimento de uma sociedade, grandes mudanas ocorreriam. Penso que uma alternativa seria a unio de todos os pases latino-americanos, para renegociarem suas dvidas junto ao FMI. A misria, a pobreza, o descrdito dos cidados com o poder pblico uma das maiores causas do aumento da criminalidade. difcil para um cidado que no tem suas necessidades bsicas atendidas, que mora em barracos, que os filhos no recebem educao, que no tem uma expectativa de que algo ir mudar, (acabam por buscar uma sada mais rpida), talvez no a mais fcil: a criminalidade. O resultado dessa excluso social atingir a todos, principalmente os mais abastados. O Estado Neoliberal prega a diminuio da interveno estatal na vida do cidado, mas o aumento da corrupo latente e, pior, crescente. O que est surgindo em nossos pases e com grande fora so as ONGs, o terceiro setor, que talvez acenda uma luz no fim do tnel. A influncia que a televiso tem na vida das pessoas imensa, assim como a sua credibilidade. Diverte as pessoas para que elas no pensem e a quantidade de informao to grande que desinforma. Enfim, emburrece. A prpria polcia com sua ideologia legitima os abusos que quer eliminar. Posso citar como exemplo o Brasil. Temos uma polcia corrupta que quer impor aos cidados, atravs da violncia e intimidao, seus valores, quando deveria acontecer o contrrio, a polcia ouvir os anseios e necessidades da sociedade. A execuo da pena, com a atual estrutura dos presdios, pode at ocorrer, mas difcil. As constantes fugas e motins, os presos, condenados ou no (a morosidade da justia amontoam os condenados com os processados), traficantes com praticantes de pequenos delitos juntamente com ladres de banco, ou morrem antes de cumprir as penas ou fogem. Talvez tentar a reinsero desse indivduo na sociedade atravs da profissionalizao no seja mais suficiente,

como vemos em alguns presdios (montam uma marcenaria ou uma colnia agrcola), mas atravs da cultura, da educao para dar um sentido a sua vida, melhorar a sua auto-estima, seu amor prprio. O conhecimento transforma as pessoas. Ensin-los a raciocinar, a pensar, a resolver seus problemas no atravs da violncia e sim do dilogo. Penso que a melhor proposta para incentivar esses indivduos e influenci-los de maneira positiva seja a educao, o conhecimento, a cultura, no s dos presidirios, mas de um pas.

LATIN-AMERICAN CRIMINOLOGY

ABSTRACT

This work presents the principal causes of the criminality. I define in a general way the word Criminology, and I try to show the principal causes of the crimes in Latin America: The globalization, the financial dependence of the developed countries, the poverty, the LatinAmerican criminology social problems, the creation of the neo-liberal State, the police badly equipped and violent, the penal legislation and the prisons. I want to demonstrate with this work how much it is necessary a change in the way as the governments treat the social inequalities and as the education is one of the ways of changing that picture. Keywords: Criminology. Crime. Social Exclusion. Education.

REFERNCIAS

ELBERT, Carlos Alberto. Criminologia Latino-Americana: teoria e propostas sobre o controle social do terceiro milnio. Ney Fayet Jnior. So Paulo: LTR, 2002. v. 2.

GARCIA-PABLOS de MOLINA, Antnio. Criminologia: introduo a seus fundamentos tericos: introduo as bases criminolgicas da Lei 9.099/95 Lei dos juizados especiais criminais. Luiz Flvio Gomes. 3. ed. rev. atual. ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000. NASCIMENTO, Jlio Flvio Braga. Curso de Criminologia. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.

Вам также может понравиться