Вы находитесь на странице: 1из 16

Mtodo Dr.

Food Dieta Cientfica


Esta obra tem direitos autorais adquiridos pelo Dr. Edson Ramuth, na Biblioteca Nacional, ficando proibido a sua reproduo parcial ou total. Os infratores estaro sujeitos a medidas judiciais.

Autor Edson Ramuth

MATERIAL EXPLICATIVO PARA PACIENTES

MATERIAL PARA PACIENTES

A DIETA CIENTIFICA
A dieta cientifica d um fim ditadura da fome. A dieta Cientifica reduz os carboidratos - ficam apenas os complexos de frutas e verduras - mas liberam as carnes e gorduras. Sem carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante diminui. Isso faz com que o organismo, que precisa da subst ncia para alimentar as c!lulas, lance m"o de suas reservas de gordura para com elas produzir a energia de que necessita. A perda de peso ! rpida, o que estimula a continuar a dieta. #utra boa consequ$ncia ! que, depois dos primeiros dias, o metabolismo se a%usta e a fome naturalmente diminui. Isto acontece porque sem consumo de carboidratos n"o & mais oscila'(es nos n)veis de glicose ou de insulina, que se estabilizam em patamares bem baixos. Com apetite reduzido a tend$ncia ! emagrecer ainda mais. Como as carnes est"o liberadas, & um aumento no consumo de prote)nas. *las s"o a mat!riaprima da renova'"o da massa muscular e, por isso, combinando-se a dieta com um aumento da atividade f)sica, em vez de flacidez pela perda de peso teremos exatamente o contrrio, maior facilidade para tornar os m+sculos definidos.

MITOS DAS DIETAS


Algu!m % pensou em porque a ,umanidade esta ficando mais obesaAlgu!m % pensou porque as dietas que contam calorias, e que fazem com que sigamos a pir mide alimentar tradicional n"o funcionam a longo prazoAlgu!m % pensou que em todas estas d!cadas que se fala mal de gordura e minimizam os efeitos delet!rios dos carboidratos, fazendo com que a gordura se%a uma grande vil" do emagrecimento e o carboidrato o mocin&o que d energia ao organismo*sta mais que comprovado que esta lin&a de racioc)nio n"o esta dando certo para diminuir os )ndices de obesidade na popula'"o. . de a natureza &umana rotular as coisas como boas ou ruins, mas essa abordagem m)ope geralmente tem mais malef)cios do que benef)cios.

A /ieta Cientifica ! uma dieta de baixo teor glic)dico ou de carboidratos, ou se%a, e liberado o consumo de lip)dios e prote)nas 0o paciente come quanto quiser1 e controlado a quantidade ingerida de carboidratos. . muito mais fcil de ser feita porque n"o precisa ficar contando calorias de todos os alimentos da alimenta'"o, somente deve ser contada a quantidade de carboidratos ingeridos no dia. 2$m como finalidade a perda de peso de maneira rpida. Alimenta'"o na Idade da 3edra - o &omem primitivo n"o comia carboidratos em abundancia, ele comia a carne, os 4rg"os e os ossos de sua presa, !ramos &omens ca'ador-coletores. *ssencialmente, faz)amos uma dieta rica em prote)na e gordura. , apenas 56.666 anos atrs que o &omem come'ou a explorar a agricultura. *sta transi'"o foi feita devido diminui'"o da popula'"o de animais-presas e uma popula'"o crescente de seres &umanos. . inegvel que essa mudan'a na dieta, foi causada pelo crescimento da popula'"o &umana e a cria'"o de assentamentos permanentes, o in)cio da nossa civiliza'"o 7 mas a sa+de do &omem pode ter sofrido nesta transi'"o. *m muitas partes do mundo, dietas base de cereais foram adotadas pela primeira vez como um alimento bsico para substituir os principalmente animais que era base de dietas de ca'adores-coletores, &ouve com isto no &omem, uma redu'"o caracter)stica em estatura, uma redu'"o na expectativa de vida, o aumento da mortalidade infantil, um aumento da incid$ncia de doen'as infecciosas, um aumento no n+mero de cries dentrias e defeitos de esmalte e um aumento das doen'as de defici$ncias nutricionais. *m uma revis"o de 85 refer$ncias examinando as popula'(es &umanas de todo o mundo e de diferentes cronologias, na transi'"o de &omens ca'adores para agricultores, um pesquisador concluiu que &ouve um decl)nio geral em qualidade e quantidade de vida da popula'"o neste per)odo. , agora uma evid$ncia emp)rica e cl)nica substancial para indicar que muitas destas altera'(es delet!rias est"o diretamente relacionadas com as dietas predominantemente base de cereais 0carboidratos1 desses primeiros agricultores9 ::,::; dos nossos genes foram formadas antes do desenvolvimento da agricultura, e a partir de uma perspectiva biol4gica, ainda somos ca'adores e coletores. Assim, a nossa dieta deve refletir as sensibilidades deste nic&o nutricional< carnes, peixes, frutos do mar9 vegetais de baixo )ndice glic$mico, nozes e

sementes, mas com cuidado nas frutas, porque a agricultura moderna aumentou significativamente o teor de a'+car e amido dos legumes e frutas sobre os seus &om4logos do 3aleol)tico1 e abolimos o uso do a'+car industrializado 7 a esta /ieta c&amamos de9 A /I*2A CI*=2I>ICA.

ACAR E CARBODRATOS O PERIGO


# grande problema moderno< o consumo de a'+car refinado, o alimento ! nocivo se consumido puro ou em grandes quantidades. As pesquisas mais recentes na rea de nutri'"o e metabologia mostram que o alimento, principalmente em excesso, est associado obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares, entre outros males. ?# a'+car ! um alimento cal4rico e sem nen&um valor nutricional. 3or isso, o mel&or a fazer ! comer pouco?, disse o m!dico americano @alter @illett, autoridade mundial em alimentos e professor dos departamentos de epidemiologia e nutri'"o da Aniversidade ,arvard, nos *stados Anidos. Al!m do risco de engordar, & ainda outro ponto que refor'a a necessidade de modera'"o no consumo de a'+car. A aus$ncia de nutrientes faz com que ele se%a digerido quase que instantaneamente, o que provoca uma rpida eleva'"o nos n)veis de glicemia e otimiza o dep4sito de gordura nas c!lulas. As altera'(es na glicemia, por!m, n"o ! exclusividade do a'+car. 2odos os alimentos que apresentam carboidratos em sua constitui'"o tamb!m provocam esse efeito 7 em maior ou menor grau. 3ara avaliar o impacto sobre a glicemia desse a'+car escamoteado em cada alimento, uma equipe de pesquisadores de ,arvard, da qual o nutr4logo @alter @illett faz parte, criou um conceito c&amado carga glic$mica. 2rata-se de um instrumento capaz de dimensionar quanto uma determinada por'"o de alimento eleva as taxas de glicose no sangue. Am dos efeitos nocivos da subida rpida e exagerada da glicose sangu)nea ! o aumento da secre'"o de insulina pelas c!lulas do p ncreas. *sse &ormBnio ! responsvel por %ogar a glicose para o interior das c!lulas, onde ela ser metabolizada para se transformar em energia. Insulina em excesso pode baixar as taxas de glicemia rpido demais, o que abre o apetite e faz com que a pessoa coma novamente 7 e engorde. Al!m de transformar o carboidrato em triglic!rides e cidos graxos que se depositam no tecido gorduroso do corpo, al!m disso & o risco do desenvolvimento de uma condi'"o c&amada resist$ncia insulina, que pode levar ao diabetes.

1 - POR QUE O ACAR UM VILO? # problema do a'+car, em especial o refinado, ! que ele ! 566; caloria, sem valor nutricional. Cuando consumido regularmente em grande quantidade ou puro, ele deflagra uma s!rie de rea'(es bioqu)micas que podem levar obesidade, e esta, &ipertens"o, ao diabetes e at! alguns tipos de c ncer. Isso ! sabido pela medicina & muitas d!cadas. # que existe de novo no estudo do metabolismo do a'+car no corpo vem da medi'"o exata de como outros alimentos podem produzir os mesmos efeitos adversos do doce p4 branco.

2 - O CONSUMO DE ACAR CAUSA AUTOMATICAMENTE AUMENTO DE GLICOSE NO SANGUE? Alimentos com alto teor de a'+car, al!m de ser cal4ricos, promovem, sim, um aumento rpido dos n)veis de glicose no sangue. A glicose ! a principal fonte de energia para o corpo &umano. *la ! obtida a partir principalmente dos carboidratos 7 grupo do qual o a'+car faz parte. A glicose s4 pode ser utilizada pelas c!lulas, onde se transforma em energia, na presen'a do &ormBnio insulina. 3essoas com sobrepeso, obesidade ou predisposi'"o gen!tica est"o mais propensas a desenvolver resist$ncia insulina. Ama descoberta recente explica as raz(es< a insulina em excesso funciona como uma gl ndula produtora de &ormBnios que desregulam o apetite, como a leptina, a resistina e a adiponectina. A resist$ncia insulina caracteriza-se pela dificuldade das c!lulas do organismo em recon&ecer o &ormBnio, o que pode levar ao ac+mulo de glicose no sangue e, consequentemente, a uma produ'"o exagerada de insulina. # a'+car de a'ucareiro n"o ! o +nico alimento responsvel por elevar as taxas de glicose no sangue. =a d!cada de D6, a ci$ncia da nutri'"o desenvolveu um instrumento, batizado de )ndice glic$mico, ou IE, capaz de medir a velocidade com que cada alimento aumenta os n)veis da glicemia. /epois surgiu outra ferramenta ainda mais prtica, a carga glic$mica, ou CE, que avalia as altera'(es na glicemia causadas por uma determinada por'"o do alimento.

3 - TODOS OS ALIMENTOS QUE CONT M ACAR ELEVAM OS NVEIS DE GLICOSE NA MESMA PROPORO? #s alimentos que cont$m carboidratos aumentam a glicemia, sem exce'"o. *ntre eles, est"o at! mesmo os insuspeitos frutas, &ortali'as e gr"os. # impacto dos diversos alimentos sobre as taxas de glicose sangu)nea, no entanto, ! varivel 0ve%a tabelas1. /epende da velocidade com que essas comidas s"o digeridas. Cuanto mais rpido, maior ! o pico glic$mico. /entre os fatores que alteram esse )ndice est"o presen'a ou n"o de gordura, fibras insol+veis e prote)nas, a forma de preparo e a combina'"o desses itens com outros mesa. 3or exemplo< a batata cozida apresenta carga glic$mica maior que a da batata frita, porque ! isenta de gordura. A mesma batata cozida ter teor glic$mico menor se consumida com casca ou acompan&ada de uma fonte de prote)na, como um bife. # macarr"o feito base de trigo refinado tem carga glic$mica maior que a vers"o integral da massa bem cozida. *sta, por sua vez, ter carga glic$mica maior, se comparada com o macarr"o integral servido al dente 0pouco cozido1.

! - O ACAR CAUSA DIABETES? # consumo exagerado de a'+car ! parte de uma s!rie de fatores que provocam a doen'a. *le ! talvez um atal&o, o camin&o mais rpido para a obesidade, que abre a porta para a resist$ncia insul)nica e para o diabetes. Sem que possa ser usada adequadamente pelas c!lulas para produzir energia, a glicose mant!m-se na corrente sangu)nea, obrigando o p ncreas, 4rg"o no qual se localizam as c!lulas responsveis pela produ'"o de insulina, a secretar quantidades cada vez maiores da subst ncia. Caso esse processo se%a experimentado pelo organismo por muitos anos, a instala'"o do diabetes ! quase inevitvel. Ainda assim, as pessoas com blindagem gen!tica doen'a podem viver muitos e muitos anos sem que seu organismo acuse o golpe do abuso de a'+car na dieta. *ssa blindagem pode ser reproduzida, mesmo em pessoas com diabetes, com o aux)lio de medicamentos. Assim, com a doen'a sob controle, alguns diab!ticos podem ocasionalmente comer doces sem maiores danos ao organismo.

" - INDICADO REDU#IR A INGESTO DE ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS? Am estudo da Aniversidade de SFdneF, na Austrlia, publicado recentemente na revista cient)fica Arc&ives of Internal Gedicine, concluiu que dietas de emagrecimento base de alimentos com carga glic$mica baixa s"o mais eficientes. A pesquisa acompan&ou 5H: pessoas com sobrepeso ou obesidade, com idade de 5D a I6 anos, dividida em quatro grupos, com cardpios diferentes cu%a composi'"o variava de acordo com a quantidade de prote)nas e carboidratos de alto ou baixo teor glic$mico. A perda de peso promovida por todos os regimes foi semel&ante. A diferen'a ! que os cardpios de carga glic$mica mais baixa proporcionaram at! o dobro da queima de gordura nos primeiros tr$s meses. #u se%a, proporcionaram um emagrecimento mais rpido e mais saudvel.

$ - AS BEBIDAS ALCO%LICAS TAMBM ELEVAM A GLICOSE NO SANGUE? Joa parte das bebidas alco4licas ! composta de carboidratos provenientes do trigo ou da cevada, da uva ou do mil&o. . o caso, por exemplo, da cerve%a, do vin&o, respectivamente. . por isso que o consumo de lcool pode alterar os n)veis de glicose no sangue. Am copo de cerve%a, por exemplo, eleva 86; mais os n)veis de glicose no sangue do que uma col&er de sopa de a'+car. As bebidas destilada como @isKF, con&aque, aguardente, para metabolizar o lcool, o organismo consome muita energia. 3ara isso, tem de recorrer aos estoques de glicose armazenados no f)gado e nos m+sculos, ou se%a, eles n"o engordar"o.

& - O ACAR VICIA? 3or causa do aumento nos n)veis de dopamina e serotonina, subst ncias produzidas no c!rebro e que est"o associadas ao prazer e ao bem-estar, o a'+car pode, de fato, viciar. Gas a depend$ncia criada pela sensa'"o de bemestar e prazer decorrente do consumo de a'+car ! mais de ordem psicol4gica do que qu)mica.

' - POR QUE GOSTAMOS TANTO DE DOCES? # atual plantel de seres &umanos ! resultado de mil&ares de anos de evolu'"o durante os quais, em diversas fases, comer alimentos adocicados foi vital para a sobreviv$ncia. A &umanidade, portanto, est programada para comer doces. A l)ngua e o nariz s"o forrados de c!lulas que t$m a fun'"o de detectar o sabor e o aroma dos doces. As raz(es para essa prefer$ncia ancestral s"o duas. #s doces s"o ricos em glicose, a principal fornecedora de energia para as c!lulas. Al!m disso, o sabor adocicado servia de indicador para que nossos ancestrais pudessem distinguir os alimentos saudveis dos venenosos e estragados. A diferen'a bsica entre a situa'"o atual e a dos prim4rdios da evolu'"o &umana ! a abund ncia. #s &umanos primitivos comiam doces misturados s fibras dos frutos. ,o%e, come-se a'+car n"o apenas em excesso, mas em concentra'(es com alto grau de pureza e sem a presen'a das fibras.

A INSULINA CON(EA O LADO RUIM DA INSULINA


CON(EA O SEU INIMIGO A insulina ! um &ormBnio anab4lico. # problema ! que este efeito anab4lico pode promover o ac+mulo de gordura. Gas voc$ n"o pode culpar a insulina. Afinal, ela ! apenas um &ormBnio fazendo o seu trabal&o e a sua principal fun'"o ! manter um n)vel seguro e estvel de a'+car na corrente sangu)nea. Cuando os n)veis de glicose no sangue sobem al!m do normal, a insulina ! secretada pelo p ncreas e ent"o o excesso de glicose ! removido do sangue e armazenado em outro lugar. *xistem diferentes tipos de armazenamento para este excesso< como glicog$nio do m+sculo, glicog$nio do f)gado ou na gordura. #bviamente os dois primeiros tipos de armazenamento s"o os mais ben!ficos, mas a insulina n"o escol&e. *la faz o que ! programada para fazer.

O LADO RUIM DA INSULINA

1) A INSULINA INIBE A LIPASE A insulina inibe uma enzima c&amada lipase, que ! responsvel por quebrar as gorduras. Isso obviamente n"o ! bom, pois se voc$ n"o consegue quebrar a gordura acumulada e torn-la utilizvel, ser imposs)vel ficar mais magro. 2) A INSULINA DIMINUI A UTILI#AO DA GORDURA A insulina diminui a utiliza'"o da gordura, em vez disso promove a queima dos carboidratos como fonte de energia. /e uma maneira mais simples, a insulina poupa a gordura. Apesar disso n"o ser bom para o nosso corpo, faz sentido quando voc$ lembra que a principal fun'"o da insulina ! livrar o excesso de glicose do sangue. * a insulina far isso atrav!s do ac+mulo e queima dos carboidratos. 3) A INSULINA AUMENTA A SNTESE DE *CIDOS GRA+OS A insulina aumenta a s)ntese de cidos graxos no f)gado, que ! o primeiro passo para gan&ar gordura corporal. Gas isto depende da disponibilidade de carboidratos 7 ocorre quando &a uma quantia maior de carboidratos que ! queimada e usada como glicog$nio. !) A INSULINA ATIVA A LIPASE DE LIPOPROTENA Se voc$ con&ece um pouco de terminologia m!dica isso pode parecer bom primeira vista, afinal, lipase ! uma enzima que quebra gordura, ent"o porque n"o promov$-laLembra quando falamos que a insulina aumenta a s)ntese de cidos graxos no f)gado- Cuando esses cidos graxos s"o convertidos em triglicer)deos, eles s"o recol&idos por lipoprote)nas 0ex< ML/L1 e ent"o %ogadas na corrente sangu)nea. Ama coisa boa ! que os triglicer)deos n"o s"o absorvidos pelas c!lulas adiposas, ou se%a, voc$ pode ter bastantes triglicer)deos na corrente sangu)nea sem acumular gorduraN ainda. * a) que a lipase de lipoprote)na entra em cena.

Cuando ativada pela insulina, a lipase de lipoprote)na quebra estes triglicer)deos, transformando-os em cidos graxos que s"o rapidamente e facilmente absorvidos e armazenados como gordura. ") A INSULINA PROMOVE O TRANSPORTE DE GLICOSE PARA AS CLULAS DE GORDURA A insulina promove o transporte de glicose atrav!s das membranas das c!lulas da gordura at! as c!lulas da gordura. Como voc$ pode imaginar, a &ist4ria do excesso de glicose nas c!lulas de gordura n"o tem um final feliz. EuFton e ,all resumem< O2odos os aspectos da quebra de gordura e seu uso para prover energia s"o altamente potencializados na aus$ncia da insulina.P #u se%a, sem insulina a queima de gordura ! maior.

RESOLVENDO A C(ARADA DA INSULINA


A insulina ! simplesmente um &ormBnio. # seu principal ob%etivo ! manter os n)veis de glicose no sangue estveis. Cuando a glicose se eleva, a insulina ser secretada para normalizar os seus n)veis o mais rpido poss)vel e ponto final. # ob%etivo da insulina n"o ! ser liberada automaticamente nas &oras corretas. Cabe a voc$ saber qual ! o momento certo de estimular a libera'"o de insulina e existe uma maneira simples para fazer isso< 3rimeiro, decida qual ! o seu ob%etivo<

PERDA DE GORDURA Se o seu ob%etivo ! perda de gordura, ent"o o mel&or seria evitar ao mximo que os n)veis de insulina se elevem durante o dia. Algumas pessoas podem pensar que manter os n)veis de insulina baixos todos os dias ! a mel&or maneira para perder gordura. Gas mesmo que voc$ n"o ten&a como ob%etivo o gan&o de massa muscular, a secre'"o de insulina que ! gerada ap4s o treino ainda ! muito importante. Isto al!m de impedir a perda de massa muscular, far com que a glicose e os aminocidos se%am %ogados nas c!lulas dos m+sculos. /o contrrio voc$

10

estar perdendo massa muscular valiosa e ainda impedindo a queima de gordura.

PERDA DE GORDURA E GAN(O DE MASSA MUSCULAR *sta ! uma frase que todos gostam de ler< gan&ar massa e perder gordura ao mesmo tempo. Infelizmente todos n4s costumamos ouvir que ! imposs)vel gan&ar massa magra e queimar gordura ao mesmo tempo. # senso comum ! que a mel&or maneira para gan&ar massa muscular com o m)nimo de gordura ! utilizar fases para gan&ar massa e outras somente para perder gordura. Gas ser que esta ! a +nica maneiraCuando a glicose no sangue est alta, a insulina ! secretada e ent"o a glicose ! armazenada nos m+sculos ou f)gado na forma de glicog$nio. Cuando a glicose est baixa, a secre'"o da insulina ! reduzida e a gordura se torna a principal fonte de energia do corpo. A insulina ! como se fosse uma c&ave de liga e desliga que controla de momento a momento se voc$ est queimando gordura ou gan&ando massa muscular. * isto n"o leva o dia inteiro para ocorrer, na verdade leva apenas alguns minutos. Isto significa que voc$ pode plane%ar que o seu dia ten&a per)odos focados em construir massa muscular e outros para queimar gordura. Moc$ tamb!m pode manipular a dura'"o destes per)odos para dar $nfase na queima de gordura ou gan&o de massa. 3ara incluir a queima de gordura nesta equa'"o, manten&a os n)veis de insulina baixos no restante do dia.

11

POR QUE O METABOLISMO IMPORTANTE NO PROCESSO DE PERDA DE PESO?


=em pense em pular o %antar ou viver de alface... # sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurin&as ! s4 reduzir os carboidratos que voce consome. # metabolismo, ou se%a, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental. OA velocidade com que as calorias s"o gastas ! determinada geneticamente, mas ! poss)vel aument-la trocando os carboidratos por prote)nas e gorduras.?

O PONTO DE PARTIDA PARA C(EGAR L, ESCOL(A OS MEL(ORES ALIMENTOS#s carboidratos s"o utilizados para conseguir uma energia rpida para o organismo, as prote)nas e gorduras tamb!m produzem energia para o organismo, mas de uma forma mais lenta.

12

Atilizar Sempre< aqueles de baixo )ndice glic$mico 0que mant$m estveis os n)veis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo1. Er"os integrais, legumes, frutas e verduras -- todos ricos em fibras e pobres em gorduras -- levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Atilizar raramente< eles est"o em toda parte. =o arroz branco, doce, a'+car, biscoito e bolo. Ao serem refinadas, as fibras s"o retiradas e d"o lugar a a'+car e aditivos, que retardam o metabolismo. *sse grupo, de alto valor glic$mico, ! digerido rapidamente. A rapidez engana o c!rebro, que sinaliza mais fome em pouqu)ssimo tempo. 3ortanto s"o alimentos que de prefer$ncia n"o devem ser ingeridos.

=a fase R da nossa /ieta Cientifica voc$ poder comer carboidratos de uma forma controlada As prote)nas a%udam a formar m+sculos, que consomem calorias mais rapidamente. Al!m disso, diminuem a velocidade de digest"o dos carboidratos. #pte sempre pelas prote)nas. As gorduras s"o fundamentais para o metabolismo. Setardam a digest"o do carboidrato e permitem que a energia se%a gasta de forma mais &omog$nea e aumenta a saciedade. A gordura segura o )ndice glic$mico do a'+car, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensa'"o de fome. As vitaminas do complexo J s"o as maiores responsveis pela manuten'"o da sa+de emocional e mental do ser &umano. 2amb!m podem ser +teis nos casos de depress"o e ansiedade. >acilita a digest"o e absor'"o dos carboidratos, das prote)nas e da gordura. =o estBmago, as vitaminas J estimular"o a libera'"o e controlar"o a a'"o do suco gstrico, a%udando na absor'"o e digest"o dos nutrientes e, dessa forma, aumentar"o a eficcia de sua dieta. /ese%a-se obter o mximo de benef)cios da sua dieta, a suplementa'"o vitam)nica com complexo J ! indicada.

13

AO MUDAR O ESTILO DE VIDA. POSSVEL DAR UM ESTMULO E+TRA * QUEIMA DE CALORIAS T ouvir falar em alimentos termo g$nicos- *m geral, ! assim que s"o c&amados os alimentos de digest"o mais dif)cil e que, por isso mesmo, obrigam o organismo a gastar mais energia no momento de process-los. Cuanto mais dif)cil digest"o, maior o valor termog$nico do alimento e, consequentemente, o gasto cal4rico para process-lo, o que gera um impacto na acelera'"o do metabolismo. =esse sentido, a gordura e as prote)nas tem esta a'"o. ?Alimentos muito processados s"o de mais fcil digest"o e normalmente oferecem um aporte maior de calorias. T os alimentos ricos em fibras e gorduras, que exigem maior esfor'o em todo o processo de digest"o, desde a mastiga'"o, auxiliam no emagrecimento, pois o gasto energ!tico envolvido nesse processo ! muito maior?. Com uma dose de no mximo I6g de carboidratos por dia, o metabolismo funciona em c mera lenta e nossa disposi'"o para todo tipo de atividade f)sica diminui consideravelmente. ?2oda a gordura do corpo se queima para a produ'"o de energia. #u se%a, eles s"o fundamentais para que a gordura se%a decomposta e metabolizada e o indiv)duo emagre'a?. # segredo para manter a sa+de e n"o engordar ! acertar na quantidade e na qualidade dos carboidratos que consome

A Dieta Cientfica - Consideraes Importantes


5. Moc$ receber do seu m!dico os protocolos das I fases do tratamento da /ieta Cient)fica que ! dividida em< >ase 5 7 /etox7 U dias >ase H 7 Seindox 7 R6 dias >ase R 7 Seindox 7 R6 dias >ase I 7 *quil)brio - 5D6 dias H. # tempo da fase 5 e H da dieta s"o RU dias. Moc$ poder continua-la posteriormente. R. Alimente-se constantemente, sempre que sentir fome e tome bastante l)quido. I. Algumas pessoas durante as primeiras semanas poder"o sentir algum tipo de fraqueza.

14

8. V.

Coma bastantes verduras, carnes, peixes, etc. Moc$ pode perder em m!dia 56; do seu peso corporal por m$s.

OBS. ES!A " #$A %ERS&O DA DIE!A CIE'!()ICA I'CO$*+E!A.

PARA TER A VERSO COMPLETA DA DIETA CIENTFICA ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA CENTRAL ATRAVS DOS TELEFONES !/$2-/&/" OU 0111 2222-22&') E SOLICITE A INDICAO DE UM MDICO AUTORI#ADO A PRESCREVER A DIETA CIENTFICA)

15

Вам также может понравиться