Вы находитесь на странице: 1из 22

Quando o condutor de um veculo se apercebe de um obstculo e no consegue parar antes de o atingir, ocorre uma coliso.

Durante a coliso, o obstculo exerce no veculo uma fora que pode corresponder ao e o veculo exerce no obstculo uma fora igual e oposta que corresponde reao. A fora que o obstculo exerce sobre o veculo durante a coliso a fora de coliso: Fcoliso. esta fora que faz a velocidade passar do valor vi, que tinha no incio da coliso, para o valor vf, que zero.

Se no existisse ar cairiam ao mesmo tempo! S estariam sujeitas aco da fora gravtica.

Movimento em queda livre o movimento descendente de um corpo na vertical sujeito exclusivamente ao seu prprio peso. Este movimento m.r.u.a. Como a acelerao 9,8m/s2, a velocidade aumenta 9,8m/s em cada segundo.

Observa a figura que mostra o movimento de um pra-quedista desde o instante em que lanado de um avio at atingir o solo.
Qual a fora que actua no pra-quedista no instante inicial do lanamento (situao A)? Que tipo de movimento tem o praquedista na situao A? Porqu? Identifica a fora F1.
M.r.u.a. Porque est sujeito unicamente ao da fora gravtica. Fora de resistncia do ar Fora gravtica

Que tipo de movimento tem o praquedista na situao C? Porqu?


M.r.u. porque a Fr=0N (F1 e F2 anulam-se)

A presso depende:
Do valor da fora aplicada (F) Da rea da superfcie (A)
(< rea > presso) (> fora > presso)

a fora exercida por unidade de rea de superfcie.

A presso uma grandeza fsica escalar. A unidade SI de presso o pascal (Pa).

O conceito de presso explica-nos muitas situaes que ocorrem no nosso dia-adia.

Como se explicam estas situaes?

A forma e o funcionamento dos cintos de segurana e dos capacetes dos motociclistas explicam-se tambm pela grandeza fsica presso.

Os cintos de segurana e os capacetes permitem distribuir a intensidade da fora de coliso por uma superfcie maior, fazendo com que o seu efeito seja menor e as consequncias da coliso no sejam to graves.
Os cintos de segurana e os capacetes diminuem a presso exercida sobre o passageiro, atravs da distribuio da fora de impacto por uma rea de superfcie de contacto maior.

A impulso uma fora que exercida no corpo mergulhado num lquido ou gs e que tem a direco do peso do corpo e sentido oposto.

A intensidade da fora de impulso (I) igual diferena entre os valores das intensidades do peso real do corpo (P) e do peso aparente do corpo (Pa)

I = P - Pa

O corpo afunda-se

O corpo flutua

O corpo fica em equilbrio no interior do fluido

A intensidade da fora de impulso depende:


da densidade do fluido onde o corpo est imerso (quanto maior a densidade, maior a impulso). do volume imerso desse corpo. (quanto maior o volume, maior a impulso);

Nota: A impulso no depende do peso. Corpos com massas diferentes, logo, pesos diferentes, mas volumes imersos iguais sofrem exatamente a mesma impulso.

O princpio de Arquimedes diz que todo o corpo mergulhado num fluido sofre, por parte desse lquido, uma fora de impulso vertical com sentido de baixo para cima e cuja intensidade igual ao valor do peso do fluido deslocado por esse corpo.

Вам также может понравиться