Вы находитесь на странице: 1из 3

1) (Ceperj - Fundao Sade Enfermagem -2011) O Decreto n 7.

508, de 28 de junho de 2011, dene regio de sade como o espao geogrco contnuo constitudo por agrupamentos de municpios limtrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econmicas e sociais e de redes de comunicao e infraestrutura de transportes compartilhados, com a nalidade de integrar a organizao, o planejamento e a execuo de aes e servios de sade. Em relao s regies de sade correto armar que: A) para ser instituda a Regio de Sade deve conter, no mnimo, aes e servios de ateno primria e de urgncia e emergncia B) a instituio das Regies de Sade observar cronograma pactuado pelos Conselhos de Sade C) as Regies de Sade sero referncia para as transferncias de recursos entre os entes federativos D) as Redes de Ateno Sade estaro compreendidas no mbito de uma Regio de Sade, ou de vrias delas, em consonncia com diretrizes pactuadas nas Conferncias de Sade 2) (Ceperj - Fundao Sade Enfermagem -2011)A Relao Nacional de Aes e Servios de Sade - RENASES - compreende todas as aes e servios que o SUS oferece ao usurio para atendimento da integralidade da assistncia sade. Para garantir a integralidade da assistncia, compete ao Ministrio da Sade: A) Determinar a relao de aes e servios constantes da RENASES B) Consolidar e publicar as atualizaes da RENASES, a cada 4 anos C) Dispor sobre a RENASES em mbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT D) Financiar todas as aes e servios de sade de acordo com o pactuado nas Comisses Intergestores 3) (Ceperj - Fundao Sade Fonoaudiologia -2011)As Comisses Intergestoras so instncias de pactuao consensual entre os entes federativos para denio das regras da gesto compartilhada do SUS. Em relao s Comisses Intergestoras, correto armar que: A) A CIT, no mbito da Unio, est vinculada Secretaria Estadual de Sade para efeitos administrativos e operacionais. B) A CIB, no mbito do Estado, est vinculada Secretaria Municipal de Sade para efeitos administrativos e operacionais. C) CIB compete exclusivamente a pactuao dos critrios para o planejamento integrado das aes e servios de sade da Regio de Sade, em razo do compartilhamento da gesto. D) As Comisses Integestoras pactuaro as diretrizes gerais sobre Regies de Sade, integrao de limites geogrcos, referncia e contrarreferncia e demais aspectos vinculados integrao das aes e servios de sade entre os entes federativos.

(Funcab 2012 - Mag) A Lei n 8.080/90 foi regulamentada recentemente pelo Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011. Esse decreto dispe, entre outras coisas, sobre a organizao do Sistema nico de Sade SUS , o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa. Com base nisso, responda s questes 4, 5 e 6. 4) (Funcab 2012 - Mag) O conjunto de aes e servios de sade articulados em nveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistncia sade, refere-se (ao): A) servio especial de acesso aberto.

B) rede de ateno sade. C) protocolo clnico e diretriz teraputica. D) mapa de sade. E) porta de entrada.

5) (Funcab 2012 - Mag) Ateno primria, urgncia e emergncia e vigilncia em sade so servios que fazem parte dos requisitos mnimos para que seja institudo um(a): A) regio de sade. B) rea de sade. C) rede de ateno sade. D) ncleo de sade. E) servio especial de sade. 6) (Funcab 2012 - Mag) So considerados portas de entrada do SUS os seguintes servios, EXCETO: A) ateno primria. B) ateno de urgncia e emergncia. C) de apoio diagnstico. D) ateno psicossocial. E) especiais de acesso aberto. (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) O Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011, tem o importante papel de regular a estrutura organizativa do SUS, o planejamento de sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa, entre outros aspectos, necessrios sua consolidao e melhoria permanente. Com base nesse decreto, responda s questes 7, 8 e 9: 7) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) As Redes de Ateno Sade estaro compreendidas no mbito de uma Regio de Sade, ou de vrias delas, em consonncia com diretrizes pactuadas: A) nos Conselhos de Sade. B) nas Comisses de Integrao. C) no Ministrio da Sade. D) nas Comisses Intergestores. E) nas Fundaes de Sade. 8) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha) Os servios de sade especficos para o atendimento da pessoa que, em razo de agravo ou de situao laboral, necessita de atendimento especial, so chamados de: A) servios especiais de acesso aberto. B) portas de entrada aos servios do SUS. C) atendimento de mdia complexidade. D) diretrizes teraputicas. E) servios de atendimento ocupacional.

9) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal Vila Velha)No que se refere Relao Nacional de Medicamentos Essenciais RENAME , correto afirmar: A) O Conselho Nacional de Farmcia o rgo competente para dispor sobre a RENAME, os Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas em mbito nacional. B) O Ministrio da Sade poder estabelecer regras diferenciadas de acesso a medicamentos de carter especializado. C) Os entes federativos no podero ampliar o acesso do usurio assistncia farmacutica, alm do que foi estabelecido. D) As atualizaes da RENAME devero ser realizadas pelo Conselhos Regionais de Farmcia a cada dois anos. E) Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero adotar relaes especficas e complementares de medicamentos. 10) (Funcab 2012 - Prefeitura Municipal de Bzios) O Mapa da Sade a descrio geogrfica da distribuio de recursos humanos e de aes e servios de sade ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de sade do sistema, devendo ser utilizado: A) na identificao das necessidades de sade, orientando o planejamento integrado dos entes federativos e contribuindo para o estabelecimento de metas de sade. B) para definir as responsabilidades individuais e solidrias dos entes federativos com relao s aes e servios de sade, aos indicadores e s metas de sade. C) como referncia e contrarreferncia e nos demais aspectos vinculados integrao das aes e servios de sade entre os entes federativos. D) na organizao e integrao das aes e dos servios de sade, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Regio de Sade. E) como fator determinante para o estabelecimento das metas de sade previstas no Contrato Organizativo de Ao Pblica de Sade. Gabarito 1-c 2 -c 3- d 4 - b 5 -a 6 -c 7 - d 8-a 9-b 10 - a

Вам также может понравиться