Вы находитесь на странице: 1из 6

PORTAL ESCOLA DOMINICAL LIO ADOLESCENTES CPAD 4 Trimestre 2013 Tema: O atleta cristo Comentarista: Silas Daniel

LIO 1 BEM-VINDO EQUIPE DE CRISTO

Ao Mestre Amado (a) est iniciando mais um trimestre, se voc realizou uma avaliao, com certeza j tem em mos um planejamento para melhorar, os pontos falhos, para que neste quarto trimestre seus objetivos possam ser alcanados.

O tema desse do quarto trimestre bastante sugestivo: O atleta cristo, por ser um tema que abrange a necessidade de ensinar que entre os filhos de Deus faz-se necessrio que haja uma postura disciplinada, h um alvo alcanar uma recompensa sem disciplina impossvel um atleta conseguir transpor os obstculos e ser premiado. Dentro desse contexto oportuno falarmos aos nossos alunos acerca da responsabilidade que devemos ter quanto vida crist, esclarecermos a eles acerca da batalha espiritual em que dia a dia devemos travar, e vencer por amor Deus.

No processo de integrao do adolescente Igreja, ao Corpo de Cristo, o professor de EBD tem um papel fundamental discipular. Ensinando-os a caminhar na vida crist de maneira a agradar a Deus.

Amado (a) coloque-se diante de Deus em orao, e pea ao Senhor que o Use, de forma que cada um de seus alunos, seja um verdadeiro atleta cristo, transpondo as barreiras, superando-se dia a dia no combate ao pecado e as hostes das trevas, enfatizando eles que em Cristo, somos mais do que vencedores. Aleluia!

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a: Entenderque a vida crist exige dedicao e disciplina constantes, para que assim venhamos a crescer e amadurecer espiritualmente.

Para refletir Assim corro tambm eu, no sem meta; assim luto, no como desferindo golpes no ar.(1 Co 9.26 - ARA)

No basta comear na vida crist, temos de prosseguir at o fim, esforando-nos ao mximo para alcanar o prmio de nossa soberana vocao em Cristo Jesus nosso Senhor..

Texto Bblico em estudo: 1 Co 9.24-27.

Introduo Os atletas Olmpicos submetiam-se a dez meses de treinamento rigoroso; era uma condio inflexvel, sem exceo (1 Co 9.25). Deviam moderar seus desejos e absteremse de certos passatempos que poderiam prejudicar suas aptides. Observavam uma dieta balanceada e sem gorduras. Precisamos de domnio prprio como fruto do Esprito Santo para o nosso bom desempenho espiritual (Gl 5.23).

Renuncia Ento, disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser vir aps mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.(Mt 16.24). Tomar a cruzsignifica renunciar as ambies centradas em si mesmo, visando a vida eterna. Tal sacrifcio resulta na vida eterna e na maior e mais profunda experincia e a mais repleta da vida no Reino de Cristo agora (Mc 10.30).

Jesus nunca negociou a verdade para, desta forma, conseguir mais discpulos. Ele no esconde o fato de que segui-lo implica, sempre, abnegao. Existe uma cruz para cada um que deseja ir aps o Salvador. A cruz, marca de vitria no cristianismo, deve ser tambm, ainda hoje, um smbolo de abnegao, entrega, servio e amor Deus.

Somente aqueles que compreendem isso podem, de fato, viver uma verdadeira vida crist. Queremos as bnos provenientes da cruz; entretanto, no podemos fugir da renncia que ela traz para a vida de todo aquele que, por crer, segue Jesus.

Ser cristo carregar as dores do outro para que este possa provar as bnos celestiais. Cruz e egosmo no podem andar juntos. Cruz e egocentrismo se opem, sempre.

No conseguimos renunciar a nada deste mundo sem nos libertarmos do apego s coisas terrenas. A mente secular leva-nos a uma valorizao e priorizao de coisas que, no reino de Deus, esto em ltimo lugar em importncia. Por outro lado, coisas que o mundo despreza, no reino divino so as primeiras em prioridade e valor. Entendendo estas verdades, podemos nos perguntar: por que sigo Jesus? Ser que estou em Cristo pelas bnos to claramente prometidas nas igrejas ou o amo de verdade? Estou disposto a renunciar a tudo pelo Redentor? Sigo-o para servir ou para ser servido? Estas so questes importantssimas e que devem ser respondidas por cada um de ns, pessoalmente.

No somos salvos pelas nossas obras, mas, pela obra de Cristo. Todavia, todos os que j so salvos passam a fazer obras, por amar Deus e o prximo, obras manifestas pelo servio e abnegao. Que esta renncia, to cara ao mundo, nos seja algo natural, proveniente de um amor intenso e sincero.

Ser atleta de Cristo

No basta admirar o sacrifcio, a disciplina e o domnio prprio dos atletas. Tambm devemos ter dedicao semelhante como discpulos de Cristo. Um corpo mimado e poupado significa corrida perdida. Um atleta flcido no ganha nenhuma medalha. A corrida crist uma maratona que dura por toda a vida (Hb 12.1). No devemos relaxar jamais, mas seguir as regras na Bblia para corrermos bem (2 Tm 2.5).

H muitas influncias para nos desviar do alvo (Gl 5.7). Temos um Adversrio que usa suas perversa experincia para nos jogar para fora da pista. No podemos ignorar as suas intenes (2 Co. 2.11). Devemos manter os olhos fitos em Jesus sem olhar para trs: (...) uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que ficam para trs e avanando para as que esto adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus (Fp. 3.13-14; Hb 12.2).

Depois de empregar a figura do corredor em 1 Corntios 9.26-27, Paulo volta-se para o boxe: Sendo assim, no corro como quem corre sem alvo, e no luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e fao dele meu escravo (...).

Temos que lutar contra ns mesmos (Rm 7.18). como se Paulo estivesse dizendo: Eu acerto todos os golpes; e os acerto em meu prprio corpo. Logo, meu corpo meu servo, e no meu senhor. Paulo terminou seu breve comentrio sobre os jogos com uma nota sria. Apesar do vasto alcance de suas realizaes, ele ainda reconhecia a astcia do Inimigo e a fraqueza da sua prpria natureza humana. Mas esmurro o meu corpo e fao dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo no venha a ser reprovado (1 Co. 9.27).

A cada ano, o mundo no se tornara menos enganoso, nem o pecado menos sedutor. Tampouco satans se tornar menos malicioso, devemos avanar sem temor, disciplinando-nos na Palavra de Deus, exercitando nossa f, romperemos as barreiras e seremos vitoriosos. Corramos de tal maneira que alcancemos o prmio.

Concluso No sabeis vs que os que correm no estdio, todos, na verdade, correm, mas um s leva o prmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se

abstm, eles o fazem para alcanar uma coroa corruptvel, ns, porm, uma incorruptvel.(1 Co 9.24,25) . Sofre, pois, comigo, as aflies como bom soldado de Jesus Cristo. Ningum que milita se embaraa com negcios desta vida, a fim de agradar quele que o alistou para a guerra. E, se algum tambm milita, no coroado se no militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dar entendimento em tudo. (2 Tm 2.3-7).

O primeiro texto de 1 Corntios fala da carreira crist comparada a uma corrida para alcanar a coroa, aqui na terra corruptvel, no Cu incorruptvel. O segundo texto de 2 Timteo fala sobre trs ilustraes: soldado, atleta lutador, e lavrador. No coroado se no militar legitimamente, quer dizer: tem que obedecer a regulamentos. Quer ser um Atleta Cristo Fiel? Obedea Palavra de Deus, observe seus ensinamentos e sua disciplina.

DINAMICA LIO 1 BEM VINDO EQUIPE DE CRISTO

13o Discpulo Adaptado de www.abingdom.org/www.bernerartes.com.br

Objetivo:conscientizao de ser discipulado; e seguir a Jesus Durao: 20 min. Material:Cartolinas, espelhos pequenos ou papel espelhado, canetas.

Desenvolvimento: Faa um carto para cada criana, dobrando um pedao de cartolina e colando dentro o espelho, abaixo do espelho escreva Jo 15.14: Vs sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Do lado de fora escreva: Quem o 13o discpulo? Mostre um carto, sem abrir, e diga s crianas que tero - 10 minutos, para tentar responder pergunta e que somente aps este tempo recebero o carto com a resposta.

Fale que para ajud-las a encontrar a resposta podero: - procurar na Bblia; - memorizar o nome dos 12 discpulos de Jesus; etc. Aps o tempo determinado, oua os relatos da pesquisa e entregue os cartes. Depois que as crianas o abrirem converse sobre as reaes ao verem sua imagem refletida, explique o como e porque cada um o 13o discpulo. Explicando-lhes que hoje ns somos os discpulos de Jesus, somos ns que devemos continuar a anunciar o evangelho de Cristo, e como bons atletas, superaremos todos os obstculos, e o Evangelho ser anunciado, assim como os discpulos fizeram para que ele chegasse at aos nossos dias.

Colaborao para o Portal Escola Dominical Prof. Jaciara da Silva

Вам также может понравиться