Вы находитесь на странице: 1из 3

RESUMO DO ARTIGO: CONSERVAO DE ENERGIA: CONCEITOS E SOCIEDADE Bruno Augusto Quintino Ferreira 1 Introduo Aps as crises do petrleo o Brasil

passa a se preocupar com outras formas de gerao de energia, a reduo do desperdcio e a substituio do gasolina pelo lcool combustvel. Porem no ano de 1989 ouve uma diminuio do preo do barril de petrleo e os investimentos na busca de novas fontes de energia foram estagnados. A Guerra do Golfo em 1991, mostrou ao mundo novamente a dependncia em relao ao petrleo e no plano nacional a necessidade de programas de conscientizao para diminuio do desperdcio de energia. 2 Programa de conservao de energia Os programas de conservao de energia iniciaram em meados de 1975 quando o Grupo de Estudos sobre Fontes Alternativas de Energia (GEFAE) organizaram um seminrio e conseguiu alocar recursos do governo federal para estudos da conservao de energia. Os programas que merecem destaque so o Programa de Combate ao Desperdcio de Energia Eltrica (PROCEL) da Eletrobrs que atuou em vrios estados com o auxlio de algumas companhias eltricas e atuava distribuindo manuais de conservao de energia em vrios setores da sociedade. Em 1991 foi criado a partir de um decreto presidencial o Programa Nacional de Racionalizao do Uso dos Derivados do Petrleo e do Gs Natural (CONPET) e era coordenado por representantes do governo federal, da iniciativa privado e com apoio tcnico e administrativo da Petrobras, onde incorporava o programa em sua estrutura. O CONPET usa de manuais e vdeos para fornecer informaes referente ao bom uso do petrleo e seus derivados. 3 O Uso Racional da Energia e a Comunidade A conservao de energia deve passar por seis nveis de interveno para preservar a qualidade de vida, o conforto e as necessidades dos meios de produo.

Eliminao de desperdcios; Aumento da eficincia das unidades consumidoras;

Aumento da eficincia das unidades geradoras;


Reaproveitamento dos recursos naturais, pela reciclagem e reduo do contedo energticos dos produtos e servios;

Rediscusso das relaes centro/periferia, no que tange ao transporte e


localizao de empresas produtoras e comerciais;

Mudana dos padres ticos e estticos, a partir dos quais a sociedade


poderia penalizar os produtos e servios mais energointensivos em favor de sua cidadania. Porem para maior assimilao dos conceitos de conservao de energia preciso mais que programas de conscientizao. 4 Reformulao das Abordagens O aumento da necessidade de energia traz a necessidade da conservao, pois no se sabe quando o tempo duraram as reservas mundiais. fundamental estar atento adequao da linguagem quando se pretende comunicar para educar principalmente quando o tema tem um carter multidisciplinar. Para mudar esse quadro deve-se reeducar a sociedade em geral e focar as escolas de ensino fundamental e mdio. J os conceitos tcnicos necessrios para o desenvolvimento de um programa de uso sustentvel de energia j esto bem desenvolvidos, cabendo agora aplicar uma abordagem pedaggica de tal forma que haja a assimilao cultural por parte da sociedade. A proposta da pesquisa que ora se desenvolve esto baseada na percepo dessa necessidade, e se pretende estar alicerada pelas experincias advindas das iniciativas anteriores. 5 Comentrios No cenrio energtico mundial existe um conflito entre duas realidades, o crescimento do desenvolvimento humano e o consumo de energia. Nesse ponto de vista deve-se procurar o equilbrio, na delicada situao em que envolve o uso global da energia, pois tero de ser encontradas formas para promover o desenvolvimento, embora minimizando mas no evitando completamente os problemas ambientais.

Percebe-se tambm uma carncia de informaes adequadas para o consumidor em relao ao setor energtico brasileiro, apesar de alguns programas voltado a conservao de energia. O caminho que deve ser percorrido deve passar por tudo que j foi feito sobre o uso racional da energia, e estabelecer uma metodologia com bases que respeitem a relao de ensino e aprendizagem. Como todos os processos educacionais, espera-se que aqueles que j tiveram alguma orientao quanto ao uso sustentvel de energia, contribuam para quebrar o paradigma alienadores, tornando informaes em conhecimento prtico para uma efetiva mudana da pratica social.

Вам также может понравиться