Вы находитесь на странице: 1из 28

Sistema Operativo em Ambiente Grfico

2008/2009

O que o sistema operativo?


o software que faz arrancar o computador e que serve de interface entre o utilizador e o computador. Ou seja, actua entre o utilizador e o computador.

Ambiente grfico
Um sistema operativo com ambiente grfico normalmente constitudo por janelas (Windows) e permite:
um ambiente agradvel; uma fcil utilizao.

Isto porque h imagens, h cores, h dinamismo como no Windows XP.

Windows XP
Tendo o Windows XP ambiente grfico, -nos permitido:
abrir menus; executar programas; aceder a pastas; configurar o ambiente de trabalho; etc.

Organizao da informao em SO em ambiente grfico


Geralmente a informao organizada em trs nveis: drives ou unidades armazenamento; directorias, directrios pastas; ficheiros.

de ou

Iniciar

Quando so vrios os utilizadores de um computador, necessrio fazer login, ou seja, escolher o nome de utilizador e introduzir a respectiva palavra passe, se existir uma. Deste modo acede-se conta de utilizador pretendida.

Terminar sesso

Terminar sesso fecha a conta do utilizador actual, desligando todos os processos a correr naquele momento, mas, o computador mantm-se ligado.

Mudar de utilizador - fecha a conta do utilizador actual, permitindo aceder a outra, no entanto, os processos que estavam a correr, manter-se-o.

Desligar
Ao desligar o computador, podero surgir 4 opes:

Desligar
Hibernar - guardar o estado do ambiente de trabalho actual para poder continuar a sesso a partir do ponto onde foi deixada e, em seguida, encerrar o computador; Suspender - colocar o computador num estado de baixo consumo para poder retomar a sesso do Windows rapidamente; Desligar - encerrar o Windows para poder desligar o computador em segurana: Reiniciar - encerrar o Windows e, em seguida, inici-lo novamente.

Ambiente de trabalho
cone

atalho

ambiente de trabalho / desktop

rea de notificao

menu INICIAR

iniciao rpida

barra de tarefas

barra de idiomas

cone / Atalho / Pasta


Os cones so os objectos que se encontram, quer no ambiente de trabalho, quer no ambiente de janelas. Os atalhos so ligaes directas a pastas, ficheiros, programas, impressoras, unidades. Distinguem-se dos cones atravs do smbolo que apresentam, no canto inferior esquerdo: As pastas so usadas para organizar os assuntos ou programas do computador. Podem conter outras pastas ou ficheiros

Janelas
Barra de ttulo Minimizar Fechar Maximizar/ Restaurar

Barra de menus Barra de ferramentas

rea de trabalho Barra de deslizamento vertical Barra de deslizamento horizontal Barra de estado

Menus

Podemos ter menus quando: acedemos ao menu Iniciar; acedemos s barras de menus que existem nas janelas.

Caixas de dilogo
As caixas de dilogo so janelas secundrias com botes e vrios tipos de opes, atravs dos quais, o utilizador pode executar um determinado comando ou tarefa.

Criao de atalhos
Processos para a criao de atalhos:
1. No ambiente de trabalho ou dentro da janela onde se pretende criar o atalho, clicar numa zona livre com o boto direito do rato e escolher Novo Atalho. Clicar no boto Procurar de forma a encontrar o programa, ficheiro ou pasta que se pretende. Clicar em Seguinte, dar um nome ao atalho e escolher Concluir; Aceder localizao do programa, ficheiro ou pasta, clicar com o boto direito do rato sobre o objecto e escolher Enviar Ambiente de trabalho (criar atalho).

2.

Criao de pastas
Processos para a criao de pastas na localizao Os meus documentos:
1. 2. Aceder ao menu Ficheiro e clicar em Novo Pasta. Na janela do lado esquerdo de Tarefas de pastas e ficheiros, escolher Criar uma nova pasta. 3. Clicar com o boto direito do rato numa zona livre e escolher Novo Pasta.

Modos de visualizao
O boto Vistas, permite escolher o modo de visualizao das pastas e ficheiros:
Miniaturas mostra apenas o nome e o cone em tamanho grande. til sobretudo para ficheiros de imagens.

Modos de visualizao
Mosaicos mostra o nome, o tipo e o tamanho do ficheiro.

cones mostra apenas o nome e o cone em tamanho mais pequeno.

Modos de visualizao
Lista mostra o nome e o cone em tamanho ainda mais pequeno.

Detalhes mostra o nome, o tamanho, o tipo e a data de modificao dos ficheiros.

Comandos com pastas e atalhos


Explorar - ver o que se encontra dentro da pasta, atravs da vista do Explorador do Windows. Abrir - ver o contedo da pasta atravs da vista de O meu computador. Procurar - abrir a pesquisa de ficheiros ou pastas. Cortar - mover a pasta para outro local. Copiar - criar uma cpia da pasta. Colar - colar a pasta previamente cortada ou copiada. S fica activo depois de usar cortar/ copiar. Eliminar - apagar uma pasta, enviando-a para a Reciclagem. Para eliminar definitivamente, premir a tecla Shift, enquanto se elimina. Mudar o nome - dar outro nome pasta. Propriedades - ver o tipo, a localizao, o tamanho, a data de modificao, etc.

Exerccio prtico
Abre Os meus documentos e cria uma pasta com o nome TIC; Altera o cone da pasta TIC a teu gosto; Dentro da pasta TIC, cria duas pastas: Unidade1 e Unidade2; Dentro da pasta TIC, cria um atalho para o programa Microsoft Word; Cria um atalho no Ambiente de trabalho para a pasta TIC; Coloca os cones da pasta TIC no modo de visualizao lista; Cria um cone para a pasta TIC na barra de iniciao rpida; Altera o menu Iniciar para clssico.

A pesquisa de ficheiros e pastas


A pesquisa de ficheiros ou pastas muito til para o caso de querermos usar um ficheiro e no sabermos qual a sua localizao.

Os acessrios do Windows
Aps a instalao do sistema operativo, necessrio instalar software de aplicao como o Microsoft Office, pois o sistema operativo e os seus utilitrios por si s, no nos permitem executar todas as tarefas que possamos precisar. Para aceder aos acessrios do Windows, aceder a Iniciar - Todos os programas - Acessrios. Bloco de notas - editor de texto que permite digitar texto e aplicar-lhe um nico tipo de letra ou tamanho. Paint - permite criar desenhos simples e editar imagens digitalizadas. Wordpad - um processador de texto que permite formataes simples. Calculadora - efectua clculos simples. Tambm permite clculos mais elaborados: menu Ver - Cientfica.

Ferramentas e utilitrios do sistema operativo


Tal como acontece com qualquer outra mquina, um computador precisa de manuteo. Precisa efectuar determinadas operaes para que continue a ser uma mquina precisa, rpida e fivel. Para isso, o prprio sistema operativo inclui determinadas ferramentas (Iniciar/Programas/Acessrios/Ferramentas do sistema):

Ferramentas e utilitrios do sistema operativo


limpeza do disco rgido detecta e elimina ficheiros criados pelo sistema, que entretanto se tornaram desnecessrios; desfragmentador de disco procura espaos divididos no disco e faz uma reorganizao dos mesmos; cpia de segurana cria cpias de segurana dos ficheiros (backups), uma vez que a qualquer momento se podem perder informaes importantes; compactador de ficheiros compactam a informao contida nos ficheiros ocupando menos espao e possibilitando a sua gravao em suportes com menos capacidade, assim como o seu envio pela Internet de forma mais rpida.

Ferramentas e utilitrios do sistema operativo - Antivrus


Sendo os vrus informticos cada vez mais frequentes e tendo os mesmos o objectivo de danificar o sistema informtico, necessrio utilizar antivrus, que so programas especficos destinados a combater os vrus informticos. Aps a instalao de um antivrus e periodicamente instalados, tornam-se vigilantes activos, identificando os vrus quando entram no sistema e neutralizando-os, evitando assim a sua propagao.

Ferramentas e utilitrios do sistema operativo - Firewall


Traduzido letra significa parede de fogo. Acaba por ser um pouco isso! Trata-se de uma proteco, que funciona como uma muralha de segurana de forma a proteger o computador contra intrusos, permitindo ao utilizador estabelecer limitaes entrada ou sada de informao numa rede.

Exerccio prtico
Procura todos os ficheiros de msica existentes no computador; Procura todos os ficheiros e pastas existentes no computador; Procura todos os documentos modificados na ltima semana; Modifica as preferncias da procura, escolhendo outro personagem de animao; Abre o Paint e faz um desenho a teu gosto e copia-o de seguida para o WordPad; A seguir ao desenho escreve o teu nome e altera o tipo de letra a teu gosto, o tamanho de letra para 48, a cor a teu gosto e coloca em Negrito e Itlico; Corre o antivrus do computador.

Вам также может понравиться