Вы находитесь на странице: 1из 32

PUB

www.destak.pt | Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edio n 2155. Jornal de distribuio gratuita.

PUB

13.12.2013 Sexta-feira PORTUGAL


ATUALIDADE 09

Corrupo motiva votos


Participao eleitoral maior nos municpios com casos em tribunal, diz estudo.
ARTE&LAZER 13
Robbie Williams o ltimo nome confirmado para o Rock in Rio-Lisboa 2014

ATUALIDADE 06

XMAS SHORTLIST LOW COST

Empresas com Os melhores mulheres na presentes gesto tero a baixo custo mais fundos
DESPORTO 10

PUB

Fonseca quer atirar ciclo de terror para trs das costas


PUB

02

CUSTO ZERO

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

13.12.2013

O Mercado Bom Sucesso, no Porto, acolhe hoje o festival do livro Ler um carrossel. Com presena nos Aliados e na Boavista, a iniciativa vai decorrer at dia 22, juntando livreiros, escritores, artistas, msicos e performers.

FESTIVAL DO LIVRO NO BOM SUCESSO

Vamos todos construir?


Quatro lojas book.it do Pas vo promover um workshop de Lego, entre amanh e dia 22.
FILIPA ESTRELA festrela@destak.pt

DR

Frum Sintra (amanh), Torres Novas (a 15 de dezembro), Restauradores (a 21 de dezembro) e Valongo (a 22 de dezembro) so as quatro lojas book.it que vo receber os primeiros workshops de Lego. A iniciativa vai comear sempre
PUB

s 15h e tem a durao de trs horas. A imaginao quem dita as regras e vale tudo dentro do esprito natalcio, desde o Pai Natal a um boneco de neve, passando pela tradicional estrela ou por um anjo. No fim de todo o trabalho, as melhores construes so premiadas com peas da Lego. A inscrio nestes workshops gratuita. Em simultneo, decorre at dia 20 um passatempo no Facebook da book.it, que convida a construir a melhor decorao para a rvore de Natal.

Midos e grados podem dar largas imaginao no workshop de Natal

Concertos de jazz de Natal nos Clrigos


O Passeio dos Clrigos, espao recm-inaugurado na Baixa portuense, recebe este fim de semana, a partir das 16h30, mais dois concertos de jazz de Natal, desta vez assinado pelo Swingsing Project, um projeto de jazz mainstream, em que temas reconhecidos pelo grande pblico so revisitados a partir de uma nova identidade sonora. A formao liderada por Carlos Arajo (voz, guitarra e pedaleira de baixo), contando ainda com Gustavo Sequeira (voz), Joo Martins (bateria) e Toms Pimentel (trompete e flughorn).

MARQUE NA AGENDA
Realiza-se amanh o circuito O Natal mais doce de Lisboa, em Campo de Ourique Museu Municipal de Valongo apresenta uma mostra de prespios artesanais

A fada Oriana no Teatro D. Maria II


Decorre no dia 15, s 11h30, no Teatro D. Maria II, a leitura de A fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Com coordenao de Lcia Maria, a iniciativa dirigida a famlias com crianas at aos 12 anos.

Iniciativa inserida no programa de Natal do novo Passeio dos Clrigos

PUB

04

CIDADES

SEXTA-FEIRA

www.destak.pt

13.12.2013

Voluntrios da Carris e do Metro vo oferecer, amanh, um almoo de Natal para cerca de 300 sem-abrigo da cidade de Lisboa. O almoo vai realizar-se no refeitrio do Parque de Material e Oficinas da Pontinha.

ALMOO DE NATAL PARA 300 SEM-ABRIGO DA CAPITAL

Liga de cidades cria sinergias


NUNO FERNANDES VEIGA

Cmaras do Porto, Gaia e Matosinhos criam Frente Atlntica para promover polticas territoriais e partilhar recursos.
RAQUEL MADUREIRA rmadureira@destak.pt

Estamos a formar uma liga de cidades, afirmou o presidente da Cmara do Porto, Rui Moreira, acrescentando que h uma sinergia bvia entre estes municpios, bem como tambm a necessidade, at para benefcio dos cidados, dos trs concelhos no duplicarem esforos, em concorrncia, o que surgiu no passado.

EM DEZ SEGUNDOS
LISBOA

Sem recolha do lixo de 24 a 28


Os trabalhadores da higiene e limpeza urbana vo fazer greve recolha do lixo, de 24 a 28 deste ms. Dia 26 a greve de todos os trabalhadores da cmara lisboeta.
GUIMARES-PORTO

As cmaras do Porto, Gaia e Matosinhos assinaram ontem a carta de Compromisso dos Municpios da Frente Atlntica, um documento que pretende afirmar-se como uma ferramenta transmunicipal para implementar uma estratgia de polticas territoriais, em reas fundamentais.
PUB

Rui Moreira, Eduardo Vtor Rodrigues e Guilherme Pinto uniram as cidades

Aproveitamento de fundos Esta carta visa aproveitar sinergias, ganhar escala, partilhar conhecimento e desenvolver projetos que, respeitando a diversidade, promovam o melhor aproveitamento dos recursos pblicos prprios dos trs municpios, mas tambm dos fundos de apoio ao desenvolvimento regional e coeso que venham a ser disponibilizados no mbito do prximo quadro comunitrio de apoio, anunciou Rui Moreira aos jornalistas. Questionado sobre o incio de uma nova relao entre os trs municpios, o autarca de Matosinhos, Guilherme Pinto, respondeu: excelente.

CP cria ligao mais rpida


A CP inicia segunda-feira uma ligao rpida do comboio urbano Guimares-Porto, com partida s 07h06, reduzindo o tempo de viagem em mais de 15 minutos.

PUB

06

ATUALIDADE

SEXTA-FEIRA

www.destak.pt

13.12.2013

O Governo mantm o dia 1 de janeiro para o aumento da idade de reforma para os 66 anos, garantiu ontem o ministro dos Assuntos Parlamentares. O Executivo tem agora de aguardar pela votao no Parlamento.

IDADE DA REFORMA SOBE A PARTIR DE JANEIRO

Igualdade traz investimento


123RF

Mulheres na gesto de empresas ser critrio de desempate na atribuio de fundos comunitrios, diz secretria de Estado.
PATRCIA SUSANO FERREIRA pferreira@destak.pt

dade, para a preveno e combate violncia domstica e de gnero e ao trfico de seres humanos que vo vigorar de 2014 a 2017 e que foram aprovados em Conselho de Ministros. No plano que est centrado na promoo da igualdade de gnero, h um grande destaque para a interveno nos domnios da educao e do mercado de trabalho e no programa da preveno da violncia o enfoque vai para outras formas de violncia, como a mutilao genital feminina. No que respeita ao combate ao trfico de seres humanos, o plano do Governo passa pela cooperao entre as entidades pblicas e a sociedade civil.

EM DEZ SEGUNDOS
ECONOMIA

Salrio mnimo sem cortes, garante FMI


O lder da misso do Fundo Monetrio Internacional (FMI), Subir Lall, esclareceu ontem que a troika no ir discutir cortes no salrio mnimo, depois de j ter dito que no iam discutir cortes nos salrios nesta reviso.

A representatividade das mulheres nos conselhos de administrao das empresas ser critrio de desempate na atribuio de fundos de coeso da Unio Europeia, anunciou a secretria de Estado Teresa Morais. Esta uma das medidas previstas nos novos planos para a igualPUB

Portugal foi o pas onde a diferena salarial entre sexos mais aumentou

Diferena salarial aumentou Portugal foi o pas da Unio Europeia onde a diferena salarial entre homens e mulheres mais aumentou entre 2006 e 2011, contrariando a tendncia comunitria, segundo um relatrio do Eurostat sobre o desenvolvimento sustentvel.

Lusos com um quarto do poder de compra


Os portugueses tiveram, em 2012, menos um quarto de poder de compra (24%) do que a mdia dos restantes pases da Unio Europeia (UE), revelaram os dados do Eurostat. Segundo o gabinete de estatsticas comunitrio, o Produto Interno Bruto (PIB) expresso em paridades de poder de compra situava-se, em Portugal, nos 76%, abaixo da mdia dos pases da UE (100%), ao lado da Eslovnia e apenas acima dos resultados da Grcia (75%), da Litunia (72%) e ainda da Estnia (71%).
SRGIO LEMOS

O Governo esteve quase a conseguir um acordo na reforma do IRC com o PS, ltima hora voltou atrs
PAULO PORTAS Vice-primeiro-ministro confirma ausncia de acordo mas elogia reforma tributria

POPULAO

Nascimentos superam bitos em duas zonas


Aores e Lisboa so as nicas duas regies do Pas onde, em 2012, o nmero de nascimentos foi superior ao de mortes, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatstica. Outros dados mostram que, no mesmo ano, a emigrao superou a imigrao.
PARLAMENTO

Secretrio de Estado alvo de insultos


O secretrio de Estado da Administrao Pblica foi ontem interrompido no Parlamento por dirigentes e ativistas sindicais presentes nas galerias, que lhe chamaram mentiroso, em protesto contra a Lei Geral do Trabalho em Funes Pblicas.

Portugal continua um dos pases com menor poder de compra na UE

PUB

08
INDICADORES
12.12.2013

ATUALIDADE

SEXTA-FEIRA

www.destak.pt

13.12.2013
EURO $ 1,3775

-1,28%

PSI 20 6.378,58 pontos

+2,19%

EURIBOR 6 MESES 0,374

+0,06%

Trinta novos radares


Novos equipamentos de controlo de velocidade vo ser instalados nos centros urbanos e custaro 4 milhes.
PATRCIA SUSANO FERREIRA pferreira@destak.pt
PEDRO ELIAS

O conselho de ministros aprovou ontem a compra de trs dezenas de radares de controlo de velocidade que sero aplicados nos pontos negros dos centros urbanos com o objetivo de evitar os atropelamentos. Recorde-se que so os atropelamentos a principal causa de sinistralidade urbana, a uma mdia de
PUB

14 por dia. O anncio foi feito pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Lus Marques Guedes, que acrescentou que os novos equipamentos de controlo de velocidade vo custar cerca de quatro milhes de euros. O comunicado do conselho de ministros especifica que esta despesa necessria para concretizar o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade para o perodo de 2014 a 2017, um plano que contribuir para a promoo do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos, atravs de fiscalizao contnua e automtica da velocidade. Este sistema foi idealizado h seis anos e o objetivo era chegar aos 300 radares. Estes so os primeiros 30.

Novos radares sero colocados nos pontos negros dos centros urbanos

Plataforma pretende unir lusos e britnicos


Os governos de Portugal e do Reino Unido vo criar uma plataforma para pr em contacto empresas britnicas e portuguesas interessadas em parcerias nos pases lusfonos, em particular Brasil e Angola. E de acordo com o secretrio britnico de Estado para os Assuntos Europeus, mais de duzentas pequenas e mdias empresas britnicas j manifestaram o seu interesse. Isto numa altura em que, segundo os dados dos economistas da Bloomberg, as estimativas para a evoluo da economia portuguesa esto a melhorar.
123RF

MAIS NO MUNDO
ESPANHA

Catalunha no ter referendo


O governo espanhol prometeu bloquear as intenes dos partidos catales em realizar um referendo sobre a independncia local, que tinha ontem sido anunciado para 9 de novembro de 2014 pelo executivo da regio autnoma. O ministro espanhol da Justia garantiu que o referendo no ser realizado.
GUIN-BISSAU

A resposta ser europeia


A Unio Europeia est a coordenar uma posio sobre o embarque, em Bissau, de cidados srios com documentos falsos num voo com destino a Lisboa, um caso sem precedentes, disse um porta-voz da Comisso Europeia. J o ministro dos Negcios Estrangeiros da Guin lamentou o incidente com as autoridades portuguesas.

Especialistas otimistas no que diz respeito economia nacional

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

ATUALIDADE
ERASMUS+ COM 1.800 MILHES

PUB

09

Sero disponibilizados 1.800 milhes de euros para financiar o programa Erasmus+ em 2014.

LUSA

Especialista diz que ida s urnas pode servir para punir os polticos corruptos

Corrupo incentiva votantes


Estudo revela que participao eleitoral superior nos municpios com mais casos de corrupo nos tribunais.
REDAO geral@destak.pt

Os cidados reagem corrupo quando votam, refere a investigadora Patrcia Calca, justificando porque que a participao eleitoral aumenta em municpios com mais casos de corrupo. pelo menos isso que conclui um estudo realizado em conjunto com Daniel Stockemer, com

base em dados recolhidos dois anos antes das legislativas de 2005 e 2009. A corrupo funciona como um incentivo para a participao nas eleies, disse agncia Lusa a investigadora, que salientou que a participao eleitoral pode ser explicada pela necessidade de os eleitores pretenderem punir os polticos corruptos. Os dados reunidos mostram que em municpios sem casos de corrupo a votao de 59,62%, subindo para os 60,85% em autarquias com um caso em tribunal. Nos municpios com dois a cinco casos de corrupo reportado s instncias judiciais a votao de 62,45%, aumentando para 65,55% quando h mais de seis casos.

Genes tm mais influncia nas notas do que os professores


Os genes influenciam mais as notas dos estudantes do secundrio do que os professores, as escolas ou a famlia, revela um estudo do Kings College de Londres, realizado com uma amostra das notas de mais de 11.000 exames de alunos de 16 anos. Por c, o presidente da Comisso Nacional de Proteo das Crianas e Jovens destacou que a crise e o aumento da escolaridade obrigatria podem determinar o aumento das crianas em risco.

10

DESPORTO

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

13.12.2013
RONALDO VAI GALA DA BOLA DE OURO

Cristiano Ronaldo vai estar presente na gala da Bola de Ouro, marcada para 13 de janeiro, em Zurique. A garantia ter sido dada FIFA pelos dirigentes do Real Madrid, noticiou a rdio espanhola Cadena Cope.

Fonseca quer sair do pesadelo


MANUEL ARAJO

EM DEZ SEGUNDOS
BENFICA

Bernardo Silva renova at 2019


O Benfica anunciou ontem a renovao de contrato com Bernardo Silva, que prolongou o vnculo at 2019. O futebolista de 19 anos, formado no clube da Luz, tem agora uma clusula de resciso de 30 milhes de euros. Estou muito contente, um sinal de confiana que o clube me est a dar, disse.
CONTEDOS EXCLUSIVOS

SEXTA
Acadmica 20h15 Martimo*

SBADO
Sp. Braga 18h00 V. Setbal* Sporting 20h15 Belenenses*

DOMINGO
Arouca 16h15 V. Guimares* Olhanense 18h15 Benfica** Rio Ave 20h15 FC Porto* Nacional 19h00 P. Ferreira Estoril 20h15 Gil Vicente* *SportTV **SportTV Live

SEGUNDA

Ronaldo lana plataforma


Cristiano Ronaldo lanou uma plataforma digital gratuita com contedos exclusivos destinados aos milhes de seguidores. A Viva Ronaldo funciona de forma 24h/dia e promete criar uma experincia nica entre o jogador do Real Madrid e os fs, diz a empresa responsvel.
NATAO

Paulo Fonseca quer voltar ao rumo das vitrias para no perder barco da Liga

Treinador portista lida com srie de 5 jogos s com uma vitria antes de ida at Vila do Conde.
JOO TOM jtome@destak.pt

Estamos numa posio onde outros queriam estar. Paulo Fonseca lamentava h 18 dias, a 25 de novembro, os dois empates na Liga e o empate com o Zenit em Moscovo. Hoje o tcnico portista no pode dizer o mesmo. Na altura, o FC Porto liderava a Liga isolado e tinha boas perspetivas na Champions. Mas com o empate com o ustria Viena, a derrota com a Acadmica e

com o At. Madrid pelo meio venceu o Sp. Braga , no s caiu da Champions apenas com cinco pontos (no consegue assim ser cabea de srie na Liga Europa, ao contrrio do Benfica) como caiu para 2 na Liga, em igualdade pontual com o Benfica o lder Sporting tem mais dois pontos. a pior srie de resultados dos portistas desde 2004/05, com um triunfo nos ltimos 5 jogos e apenas trs vitrias nas ltimas 10 partidas. Domingo, o FC Porto joga em Vila do Conde num terreno onde empatou a poca passada. No mesmo dia, o Benfica sem Enzo Prez, castigado, mas j com Amorim, joga em Olho, campo onde empatou em 2009/10, 2010/11 e 2011/12. O lder Sporting entra em campo j amanh (ver notcia).

Leo, um lder sem euforias


Leonardo Jardim fez ontem a 1 anteviso da jornada como lder isolado da Liga. O Sporting recebe amanh o Belenenses e o tcnico deixou um alerta: j roubou pontos a Benfica e FC Porto. Em nossa casa queremos vencer e dar continuidade s vitrias, garantiu Jardim, que elogiou William Carvalho, mas no esqueceu Rinaudo: ambos tm extrema qualidade, com estilos diferentes. Sem querer excesso de euforia pela liderana da Liga, Jardim garantiu ter outros objetivos que em nada foram alterados desde o incio da poca. Certo que no Sporting fala-se a uma s voz e no h necessidade imediata de reforos.

Carvalho fica com o bronze


O portugus Diogo Carvalho conquistou ontem a medalha de bronze nos 200 metros estilos do Europeu de piscina curta, na Dinamarca. O nadador do Galitos concluiu a prova em 1.54,89 minutos, sendo apenas batido pelo alemo Philip Heintz e pelo sueco Simon Sjoedin.

Liga Europa mais difcil para drago do que guia


Apesar das boas exibies, V. Guimares e Estoril despediram-se ontem da Liga Europa com derrotas caseiras, ambas por 2-1, frente a Lyon e Liberec, respetivamente. J o P. Ferreira empatou (0-0) em casa do Pandurii. Agora que a fase de grupos acabou, FC Porto e Benfica j sabem quem podero encontrar nos 16 avos de final, cujo sorteio na segunda-feira. Por no ser cabea de srie, os drages tero, teoricamente, vida mais dificultada,

LUSA

com Npoles, Shakhtar Donetsk, Valncia, Rubin Kazan, Fiorentina, Sevilha, Lyon e Tottenham entre os 15 possveis adversrios (Basileia, E. Frankfurt, Trabzonspor e AZ Alkmaar surgem numa 2 linha de dificuldade). J o Benfica desejar evitar Ajax, Juventus, Swansea, D. Kiev, Betis, Lazio ou Anzhi. Ou seja, o nmero de ameaas inferior, mas ainda assim digno de respeito.

Vitria no evitou derrota caseira

13.12.2013

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

Destak FAMA&TV

11

LEA MICHELE ESCREVE TWEET DE OURO

O Twitter lanou uma retrospetiva dos principais momentos do ano. O Tweet de Ouro foi para a atriz Lea Michele, em homenagem ao falecido namorado, o ator Cory Monteith, retweetado mais de 408 mil vezes.

Nomeaes dos Globos de Ouro


A srie House of cards e o telefilme Por detrs do candeladro lideram no plano televisivo com quatro nomeaes cada.
VERA VALADAS FERREIRA vferreira@destak.pt

Pel ter de pagar penso aos dois netos


Os dois filhos de Sandra Felinto, herdeira de Pel que lutou na justia (apesar dos 13 recursos do jogador) para ser reconhecida pela glria brasileira, recebero penso do av. O ex-atleta ter de pagar cerca de 2.500 euros a cada neto adolescente. Meus filhos no queriam dinheiro. Eles querem o contacto afetivo, diz o pai de Octavio e Gabriel. EPA

O filme 12 anos escravo, de Steve McQueen, lidera a corrida prxima edio dos Globos de Ouro, concorrendo em sete categorias, a par de Golpada americana, de David

O. Russell. Nas categorias de representao na vertente dramtica, forte presena de artistas britnicos, graas aos talentos de Idris Elba, Chiwetel Ejiofor, Judi Dench, Kate Winslet e Emma Thompson. Mas a concorrncia pesada, pois Matthew McConaughey, Robert Redford, Tom Hanks, Sandra Bullock e Cate Blanchett tambm esto nomeados. No universo televisivo, ligeira supremacia para as sries House of cards, com Kevin Spacey e Robin Wright nos principais papis, e o telefilme Por detrs do candelabro,

a biografia de Liberace, com Michael Douglas e Matt Damon. Ambos tiveram direito a 4 nomeaes. No que aos canais diz respeito, o HBO domina com 9 nomeaes. Breaking bad, Downton abbey, The good wife e Masters of sex (drama), The big bang theory, Brooklyn nine-nine, Girls, Modern family e Parks recreation (comdia) tambm vo a votos. A 71 gala destes prmios atribudos pela Associao de Imprensa Estrangeira em Hollywood ser conduzida em L.A. pelas humoristas Tina Fey e Amy Poehler, a 12 de janeiro.

Sobre a paternidade recorreu 13 vezes


PUB

12

Destak FAMA&TV

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

13.12.2013

Chegou ao fim o namoro de 3 anos de Madonna (55 anos) e o bailarino Brahim Zaibat (25). A notcia foi confirmada pelo porta-voz da cantora revista US Weekly. Estavam sempre a trabalhar, mal se viam.

MADONNA TERMINA NAMORO DE 3 ANOS

DR

Filha de Jane Birkin morta em passeio junto a casa


A fotgrafa britnica Kate Barry, filha de Jane Birkin e do msico John Barry (compositor da saga James Bond) foi encontrada morta no passeio junto ao seu apartamento, em Paris, ao final da tarde do dia 11. A artista de 46 anos, que trabalhava para publicaes como a Vogue e o Sunday times, poder ter cado da janela do seu apartamento do 4 andar, diz a polcia. Estava sozinha em casa, com a porta trancada. L dentro foram encontrados vrios antidepressivos, pelo que se suspeita de suicdio. Kate era meia-irm da atriz Charlotte Gainsbourg, filha de Jane Birkin e do msico Serge Gainsbourg. Tinha um filho de 26 anos.

CINEMA NO SOF
DIA 13, TVCINE1, 21H30 ARGO Um plano ridculo que resultou no resgate mais audaz da histria dos EUA narrado neste filme oscarizado com e de Ben Affleck.

Campanha ser lanada em maio

Atriz Kristen Stewart em anncio Chanel


Kristen Stewart foi a eleita pelo estilista Karl Lagerfeld para a prxima campanha da casa Chanel. A campanha, com lanamento em maio de 2014, ser fotografada pelo prprio Karl Lagerfeld. A relao da atriz com a Chanel remonta a 2007.
PUB

DIA 14, HOLLYWOOD, 16H45 SEMPRE QUE TE VEJO Charlie St. Cloud adorado pela me Claire e pelo irmo mais novo, Sam, tendo uma bolsa de estudo que o levar para longe da sua terra calma. Mas o futuro brilhante passa a ser apenas uma miragem quando uma tragdia lhe destri todos os sonhos.

DIA 15, RTP1, 22H45 ZODIAC David Fincher realiza este filme baseado no livro de Robert Gray Smith que conta a histria de um serial killer. Com Jake Gyllenhaal.

13.12.2013

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

ARTE&LAZER

13

Se passar pela Vila Natal em bidos, amanh, pelas 13h, vai ser surpreendido por uma torta de chocolate com 300 metros. Nesta iniciativa da Dan Cake, pode participar na decorao e ainda deliciar-se com os sabores.

MAIOR TORTA DO MUNDO NA VILA NATAL EM BIDOS

Mr. Entertainment no Rock in Rio-Lisboa


DR

EM DEZ SEGUNDOS
TOUR I AM HARDWELL

FILIPA ESTRELA festrela@destak.pt

DJ n 1 do mundo em Portugal
A digresso mundial I am Hardwell chega amanh Meo Arena, com a sonoridade big room unida aos fabulosos efeitos especiais. O DJ e produtor Hardwell foi eleito o novo n 1 do nundo, nos Prmios DJ Mag TOP 100, que escolhe anualmente os 100 DJ mais populares.

Tiger de 2013, a curadoria que The Legendary Tigerman tem no Musicbox. Se a primeira banda um de regresso ao rock que junta Afonso Rodrigues (Sean Riley), Rai (The Poppers), Brulio (ex-Capito Fantasma) e Bibi (Riding Panico), o segundo nome prepara-se para um rarssimo DJ set.

O cantor britnico regressa ao Pas para mais um grande concerto. Desta vez, o local escolhido o Palco Mundo do Rock in Rio-Lisboa. Robbie Williams vai ser o cabea de cartaz de dia 25 de maio e promete seduzir os fs com os temas do seu mais recente lbum, Swings both ways, em que revisita clssicos como Dream a little dream, I wanna be like you e Puttin on the ritz, assim como canes originais como No one likes a fat popstar e o single Go gentle. A ltima vez que Robbie Williams esteve em Portugal foi em 2003, quando deu dois concertos no antigo Pavilho Atlntico. Prepara-se ago-

CULTURA

Concerto de Natal no CCB


No dia 15 de dezembro, o Centro Cultural de Belm (CBB) recebe o maestro Joo Paulo Santos, que dirige a Orquestra Sinfnica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de So Carlos e os oito solistas, que vo interpretar Les batitudes, de Csar Franck.

Robbie Williams a nova confirmao

ra para um regresso em grande, desta vez na Cidade do Rock. O Rock in Rio-Lisboa 2014 realiza-se nos dias 23, 25, 30 e 31 de maio e 1 de junho, no Parque da Bela Vista. O preo dos bilhetes mantm-se inalterados: passe dirio de 61.

TEACH ME TIGER

Rock a dobrar no Musicbox


Keep Razors Sharp e Jon Spencer so os nomes da ltima Teach me

PUB

CLASSIFICADOS

13.12.2013

SEXTA-FEIRA
www.destak.pt

LEITOR

15

PARTICIPE!

www.destak.pt ou leitor@destak.pt O Destak seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentrios, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opinies e poemas. Pode tambm enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento B Rua Jos Maria Nicolau, N. 3, 1549-023 Lisboa (textos no podem ultrapassar 700 caracteres).

Nadir Afonso
Faleceu o Miguel Torga da pintura portuguesa. Nadir Afonso aliou substncia das formas o choque da transfuso das cores. Nadir estabeleceu um dilogo profcuo entre as formas e os espaos cromticos. As formas, na recriao dos espaos geomtricos, marcaram as leis
TEMPO LISBOA
HOJE AMANH

de seduo no conflito das cores. Nadir Afonso o pintor da harmonia entre as formas e as exploses cromticas. [...] No sendo um pintor comercial, produtor em massa de obras pictricas, foi um aprendiz de feiticeiro no que a arte das formas cromticas tm de profano e mgico. Nadir comps o Teorema de Fermat da pintura, estando por explicar onde comea a forma que evolui para a geometricidade. Podemos compreender e explicar os processos de criao mas nunca a obra criada. Toda a obra pictrica incompleta como incompleto

o destino do homem e a potica que indicia a criao. Max Ernest, com A Grande Roda Ortocromtica Que Faz o Amor Medida o mais belo epitfio para Nadir Afonso.
ADEMAR COSTA, Pvoa de Varzim

O atletismo est de parabns


Mais uma vez, o desporto portugus est de parabns, atravs do atletismo, modalidade esta que a par de outra, o hquei em patins, mais ttulos

europeus e mundiais tm dado a Portugal. Desta vez atravs da nossa representante a atleta Dulce Flix que conquistou a medalha de bronze nos Europeus de corta-mato de Belgrado. A medalha conquistada por Dulce Flix o corolrio de uma enorme e grande dedicao de trabalho e entrega total ao atletismo por parte desta atleta, que soma a quarta presena consecutiva no pdio dos Europeus de corta-mato, depois do bronze em 2010 e da prata em 2011 e 2012.
MRIO DA SILVA JESUS, Codivel

13 MNIMA 17 MXIMA

10 MNIMA 17 MXIMA
AMANH

PORTO
HOJE

12 MNIMA 15 MXIMA

6 MNIMA 16 MXIMA

FICHA TCNICA Ttulo Registado no E.R.C. sob o n. 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicaes, SA; Empresa Jornalstica n. 223575; Matrcula n. 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: 156.480,00; Principais Acionistas: Cofina, SGPS, SA, Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva; Conselho de Administrao: Antnio Stilwell Zilho, Francisco Pinto Barbosa, Gonalo Sousa Uva, Lus Santana, Pedro Arajo e S; Nome da Publicao: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redao: Joo Moniz; Editora Executiva: Patrcia Naves; Redao: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, Joo Tom, Patrcia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Reviso: Catarina Poderoso; Colunistas: Joo Malheiro, Jos Lus Seixas, Ldia Paralta Gomes, Lusa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanp; Projeto Grfico: Carles Durn Grupo CYAN; Paginao e Grafismo: Snia Santos (Editora), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: Antnio Garcia, Rui Gonalves; Marketing: Joo Aleixo, Rita Costa; (marketing@destak.pt); Passatempos: Marta Tavares; (info@clubedepassatempos.pt); Ativaes e Eventos: Joo Aleixo (Coordenador), Joana Gil, Marta Brigham; Administrao/Redao/Publicidade: Arruamento B Rua Jos Maria Nicolau, N. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Andreia Carolino, Ftima Guerreiro, Filomena Mestre, Joo Rodrigues, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: comercial@destak.pt; Porto: Gabriela Raposo, Tiago Medeiros; Telefone: 22 532 23 09/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuio: Jos Magalhes; Periodicidade: Diria; Preo de Capa: Gratuito; Impresso Nacional: Lisgrfica, Impresso e Artes Grficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depsito Legal: n. 170470/01. Delegao Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1. 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

PUB

PUB

Вам также может понравиться