Вы находитесь на странице: 1из 14

CONCURSO PBLICO

CADERNO DE QUESTES

DATA: 11/01/2009 - DOMINGO - TARDE CARGO: Analista Administrativo OPO: A73


A T E N O

O Caderno de Questes contm 80 questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E) e 03 questes discursivas. 1. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas e nas Folhas de Respostas da Prova Discursiva seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. As provas objetiva e discursiva tero juntas durao de 5 horas, includos neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas e das Folhas de Respostas da Prova Discursiva. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas e das Folhas de Respostas da Prova Discursiva, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes faltando uma hora para o trmino do horrio da prova, conforme Edital do Concurso. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova.

proac

10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas e as Folhas de Respostas da Prova Discursiva. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas e as Folhas de Respostas da Prova Discursiva. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.concursos.uff.br, no dia 13/01/2009, conforme estabelecido no Cronograma Previsto.

coseac

Universidade Federal Fluminense

BOA PROVA

D1 - LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. PSICANALISTA, POR FAVOR! 1 A entrevista de Nayara pelo Fantstico, no Dia dos Finados, confirmou o desfuncionamento do GATE no seqestro de Elo. Tudo indica que os policiais no tm a formao adequada para tal. E deveriam? O que entendem da subjetividade, da agressividade e da psicopatologia da vida amorosa? Dizer que se tratava de uma crise amorosa no exatamente um diagnstico (...). O prprio seqestrador pediu a substituio de seu interlocutor, o capito Giovani, para no prejudic-lo, pois ele poderia dar voz ao diabinho". Por que no passar imediatamente o telefone para um psicanalista? O capito era qualificado para decidir se esse diabinho que falava com Lindemberg era uma simples figura de retrica ou uma alucinao? Ora, a injria e o imperativo alucinatrios so causa freqente de atos auto e heteroagressivos que podem levar morte. 2 As equipes de resgate deveriam ter um psicanalista que as orientasse e pudesse intervir em situaes limites. O dilogo que se estabelece com um sujeito visivelmente alterado na urgncia no pode ter apenas como guia o senso comum ou a experincia pessoal. O prprio governador Jos Serra afirmara que o seqestrador sofria durante as cem horas de terror de oscilaes entre depresso e raiva (O GLOBO, 19/10/08). O saber do analista vai muito alm, pois ele formado na escola das paixes da alma. Lindemberg teria dito muito mais coisas, pois o analista sabe escutar e fazer as boas perguntas - permitindo ao seqestrador falar do diabo que o seqestra. E, assim, orientar o dilogo, tentando fazer Lindemberg passar da exaltao do cime-dio para a tristeza do luto do cime-perda. E soltar o objeto (Elo) que sabia j haver perdido e no se conformava. 3 Um psicanalista no teria permitido a volta de Nayara ao cativeiro aps ter sido liberada, pois teria detectado o perigo que ela corria. O coronel Eduardo Flix justifica t-lo feito por ela ter uma cabea muito boa. Por que o senhor no chamou um psicanalista e, em vez disso, enviou uma menina de 15 anos para fazer essa funo? Nayara disse ao Fantstico que Lindemberg achava que a me dela (de Nayara) era a responsvel por Elo t-lo largado(!). Vrios elementos vieram luz cuja importncia no pde ser captada. Tudo isso so hipteses, diro os leitores. E tm razo. Mas deve-se tentar na prtica as hipteses advindas do saber sobre o funcionamento psquico. O psicanalista no onipresente, sabe do limite. A angstia em mais alto grau o que gera desarvoramento e conseqente perda do raciocnio lgico. Eis o que leva, muitas vezes, policiais, assaltantes e seqestradores a passarem da palavra ao ato. E passam fogo. Um psicanalista, por favor!
(QUINET, Antnio. O GLOBO, 8/11/08, Seo OPINIO, 1 Caderno, p. 7.)

2. O psicanalista Antnio Quinet utiliza o artigo para defender a TESE de que, em casos como o apontado no texto, h necessidade da: A) chegada de um psicanalista, para o encerramento do dilogo; B) contribuio do saber acadmico, como prova da seriedade da ao; C) protelao de um suporte emocional, sobretudo para o seqestrador; D) presena de um psicanalista, como apoio ao policial; E) denncia de casos de resgate, sem a participao de autoridades.

3. Erros na disposio adequada da argumentao denominam-se FALCIAS. Nos trechos seguintes, extrados do 3 pargrafo, O coronel justifica t-lo feito por ela 'ter uma cabea muito boa' e Lindemberg achava que a me dela (de Nayara) era a responsvel por Elo t-lo largado, tm-se exemplos de falcias causadas, respectivamente, por: A) B) C) D) E) utilizao de esteretipo / falsa analogia; simplificao exagerada / relao causa-efeito indevida; deduo falha / estatstica tendenciosa; generalizao excessiva / crculo vicioso; argumento autoritrio / induo falseadora.

4. Na frase interrogativa O capito era qualificado para decidir se esse 'diabinho' que falava com Lindemberg era uma simples figura de retrica ou uma alucinao? (1 pargrafo), os termos figura de retrica (1) e alucinao (2) possuem um elo em comum: a projeo, realizada pelo seqestrador, de um ser, o diabinho, fruto de sua imaginao. O ponto de distino, no entanto, o grau de convencimento do seqestrador: sabe que (1) realmente fruto de uma fantasia, uma irrealidade inventada, um palavreado inverossmel, sem maiores conseqncias. Em contrapartida, ele realmente acredita na existncia de (2). A partir dessa acepo, pode-se afirmar que as situaes (1) e (2), encontram-se no texto em relao: A) B) C) D) E) particular = (1) ou (2), exclusivamente; correlativa = (1) e (2), adicionalmente; sistmica = (1) + (2), concomitantemente; costumeira = (1) > (2), costumeiramente; trivial = (1) - (2), habitualmente.

1. O artigo de opinio em pauta trata de fato conhecido do pblico e amplamente divulgado pela mdia que, na ocasio, julgou a ao policial inadequada e inbil. Fica claro, no texto, que tal parecer compartilhado pelo articulista, podendo-se afirmar que sua adeso a essa tese : A) B) C) D) E) parcial, na confirmao de que os policiais no tm; duvidosa, pela questo e deveriam?; total, pela certeza de que o capito era qualificado; total, pela confirmao do desfuncionamento do GATE; parcial, pela expresso tudo indica.

5. A forma verbal em destaque em o governador Jos Serra AFIRMARA que o seqestrador sofria durante as cem horas de terror (2 pargrafo) denota uma ao passada ____ a outra, tambm passada, e pode ser substituda, sem alterao de sentido, pela forma verbal ____. A opo com os termos que completam corretamente as lacunas : A) B) C) D) E) posterior / tem afirmado; anterior / tinha afirmado; concomitante / havia afirmado; anterior / teria afirmado; posterior / ter afirmado.

02

6. No 2 pargrafo, afirma o autor que O dilogo que se estabelece com um sujeito visivelmente alterado na urgncia no pode ter apenas como guia o senso comum ou a experincia pessoal. Pelo sentido que os vocbulos assumem no texto, pode-se afirmar que a opo que contm os termos designativos de situaes que NO se enquadram no mbito do senso comum e da experincia pessoal : A) B) C) D) E) psicopatologia / vida amorosa; desarvoramento / raciocnio lgico; injria / imperativo alucinatrio; funo / razo; funcionamento psquico / fogo.

10. Das alteraes feitas na orao adjetiva do perodo Vrios elementos vieram luz cuja importncia no pde ser captada (3 pargrafo), aquela que contraria norma de regncia culta da lngua : A) B) C) D) E) em cuja importncia todos estavam descrentes; dos quais a importncia era tratada como caso definitivo; a respeito de cuja importncia houve unanimidade; de cuja importncia no se podia duvidar; importncia dos quais no se pde aferir.

7. Entre os trechos abaixo extrados do texto, h um em que o conector discursivo E est introduzindo sentido adversativo. O trecho em que tal fato ocorre : A) As equipes de resgate deveriam ter um psicanalista que as orientasse e pudesse intervir em situaes limites (2 pargrafo); B) pois o analista sabe escutar e fazer as boas perguntas (2 pargrafo); C) soltar o objeto (Elo) que sabia j haver perdido e no se conformava (2 pargrafo); D) Tudo isso so hipteses, diro os leitores. E tm razo (3 pargrafo); E) Eis o que leva, muitas vezes, policiais, assaltantes e seqestradores a passarem da palavra ao ato. E passam fogo (3 pargrafo).

D2 - LNGUA INGLESA
Ford mulling Ryan Return. Could president Jack Ryan be coming to the big screen? December 8, 2008 Harrison Ford, fresh off his big-screen return as adventurer Indiana Jones, has expressed interest in reprising another role from his early career. Ford talked to MTV recently and hinted that he'd be keen on returning to Jack Ryan, the Tom Clancy character he portrayed in 1992's Patriot Games and 1994's Clear and Present Danger. I think it's a character I could easily play at this point if people were interested in seeing what happens to Jack Ryan as his life progresses, he said. Were such a film to follow the story progression in Tom Clancy's novels it could see Ryan becoming President and dealing with various international threats, including acts of aggression by the United Islamic Republic and China. The latest buzz on the Ryan verse's film future is that producers Mace Neufeld and Lorenzo di Bonaventura are exploring taking the reins of the Paramount-based series. The Dark Knight star Aaron Eckhart had been rumored to be in consideration for the Ryan role.

8. Considerando-se as normas da lngua culta relativas flexo verbal e uniformidade de tratamento, pode-se afirmar que, das frases abaixo, est correta apenas: A) Se algum vir tuas anotaes sobre o seqestro, retira-as do pacote onde esto. B) Se algum vir suas anotaes sobre o seqestro, retiraas do pacote onde esto. C) Se algum vir vossas anotaes sobre o seqestro, retireas do pacote onde esto. D) Se algum ver tuas anotaes sobre o seqestro, retireas do pacote onde esto. E) Se algum ver vossas anotaes sobre o seqestro, retirai-as do pacote aonde esto.

11. By reading the text above we understand that... A) an actor is coming back on the movies scene after being away for many years; B) actor Harrison Ford is back to the movies; C) actor Jack Ryan is back to movies after many years; D) actor Jack Ryan is performing again a character played before; E) actor Harrison Ford would be willing to play a part that he has done in the past.

9. De acordo com as normas da lngua culta, para o correto preenchimento das lacunas do enunciado A equipe estava ____ preocupada, porque o reforo policial demorava ____ chegar: ____ duas horas ____ convocaes, porm ____ mais de trinta minutos, ningum respondia aos apelos realizados pelos celulares. ____ de ento, alguns curiosos colocavam-se ____ distncia de dois metros para observarem melhor os acontecimentos, tm de ser usadas, respectivamente, as formas: A) B) C) D) E) meio / a / h / tinham havido / h / A partir / a; meia / / a / tinha havido / / partir / ; meia / / / tinha havido / h / A partir / ; meio / a / h / tinha havido / h / A partir / ; meio / a / h / tinham havido / a / partir / a.

12. In the first line of the last paragraph, the latest buzz on the , the word buzz could be understand as: A) B) C) D) E) noise; gossip; news; bad news; business.

03

13. These people _____ complained _____ the kind of language they hear ______the movies nowadays. A) B) C) D) E) has / about / on; were / with / in; have / about / on; have / about / in; had / with / on.

19. No Word, no tocante a formatao de bordas e sombreamento de uma tabela, aquela que NO um estilo de sombreamento personalizado: A) B) C) D) E) grade clara; slido; transparente; horizontal escura; negrito.

14. I think it _____ be a great show, ______ nobody _____be talking __________ it. A) B) C) D) E) must / otherwise / would / about; might / since / should / of; should / therefore / could / about; could / since / should / of; can / unless / would / of.

20. No Excel, a barra que exibe instantaneamente o contedo digitado na clula ativa, fazendo com que o usurio possa edit-lo, conhecida como barra de: A) B) C) D) E) frmulas; status; ferramentas; tarefas; formato.

15. ________, if they like the project they______find a way to save it. A) B) C) D) E) somewhat / would; anyway / would; somehow / will; nevertheless / would; sometimes / will.

D4 - RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO
21. Trs pessoas A, B e C constituram uma empresa e tiveram as seguintes participaes: A B C Capital de R$ 5000,00, durante 20 meses Capital de R$ 6000,00, durante 30 meses Capital de R$ 3000,00, durante 40 meses

D3 - CONHECIMENTOS BSICOS DE INFORMTICA


16. Em relao ao CD-ROM, um motivo pelo qual essa tecnologia no substituiu o disco rgido (HD), principalmente na manipulao de grandes arquivos contendo imagens grficas e animao : A) B) C) D) E) custo da unidade multimdia; tecnologia muito complexa para utilizao; taxa de transferncia inferior ao dos HDs; problemas de padronizao; falta de suporte por parte dos fabricantes.

Aps 40 meses do incio da empresa, foi calculado um lucro de R$ 8500,00 que foi repartido entre os scios. A parte desse lucro que coube ao scio minoritrio foi de: A) B) C) D) E) R$ 3825,00 R$ 2125,00 R$ 2550,00 R$ 1890,00 R$ 2350,00

17. No Windows 95/98, existem normalmente trs formas principais de executar diretamente os aplicativos e gerenciar o sistema operacional. So elas: A) pela janela do MS DOS, pelo cone favoritos e pelo boto executar; B) pelo boto direito do mouse, pela barra de programas e pelo cone favoritos; C) pelo cone do aplicativo, pela barra de programas e por meio da tecla F11; D) pelo boto iniciar, pelos cones na rea de trabalho e pela barra de tarefas; E) pela barra de ferramentas, pelo painel de controle e pelo boto ativar.

22. Uma sacola contm 200 bolas de cores variadas. Destas, 20 so brancas, 30 so vermelhas, 50 so azuis, 40 so verdes e 60 so pretas. O menor nmero de bolas que devemos retirar dessa caixa, sem olhar as suas cores, para termos a certeza de que retiramos, pelo menos, 5 bolas de mesma cor, : A) B) C) D) E) 15 20 21 25 31

23. Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto, : A) B) C) D) E) No corro bastante ou fico exausto; Se no corro bastante, ento no fico exausto; Se no fico exausto, corro bastante; Se no corro bastante, fico exausto; Corro bastante e no fico exausto.

18. No Windows 95/98/XP, a realizao de certos recursos tais como alterar o papel de parede e habilitar a proteo de tela, pode ser realizada por meio da alterao das propriedades do (a): A) B) C) D) E) rede; vdeo; multimdia; fonte; teclado.

24. Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou no estudo. Ocorre que no acampo, logo: A) B) C) D) E) Estudo e passeio; No passeio e namoro; No acampo e no passeio; Passeio e namoro; Estudo e no passeio.

04

25. Num colgio verificou-se que 5% dos alunos possuem motocicleta, que 60% dos alunos possuem bicicleta e que 2% dos alunos possuem motocicleta e tambm bicicleta. O percentual dos alunos desse colgio que no possuem motocicleta, nem bicicleta, : A) B) C) D) E) 33% 35% 37% 43% 47%

28. A RECAM - Reunio Especializada de Autoridades Cinematogrficas e Audiovisuais do MERCOSUL - foi criada em dezembro de 2003 pelo Grupo do Mercado Comum com o objetivo de instaurar um instrumento institucional para avanar no processo de integrao das indstrias cinematogrficas e audiovisuais da regio. A RECAM instituise como um rgo: A) deliberativo, formado pelos Ministrios da Cultura de cada pas membro; B) consultivo, formado pelas autoridades mximas nacionais na matria; C) de apoio, formado pelos rgos tcnicos de cada pas, sob a presidncia da Secretaria do Audiovisual do MinC; D) executivo, formado pelos Ministros da Cultura e Educao de cada pas membro; E) executivo, cuja presidncia foi exercida at dezembro de 2008 pelo Brasil, atravs da Ancine.

D5 - FUNDAMENTOS DAS ATIVIDADES CINEMATOGRFICAS E AUDIOVISUAIS

26. A Cota de Tela, um dispositivo legal que fixa o nmero de dias para a exibio de obras cinematogrficas brasileiras nas salas de cinema, foi criada na dcada de 1930 e sofre alteraes peridicas de acordo com a necessidade de proteo da produo nacional em face da cinematografia estrangeira comercialmente hegemnica. Em 1998, quando j estava em curso a chamada Retomada do Cinema Brasileiro, e em 2008, a Cota de Tela foi, respectivamente, de: A) B) C) D) E) 58 e 29 dias; 49 e 28 dias; 49 e 29 dias; 28 e 49 dias; 49 e 58 dias.

29. A Medida Provisria n 2.228-1/20001, em seu Artigo 39, trata da iseno da CONDECINE para as: A) obras cinematogrficas e videofonogrficas destinada exibio exclusiva em festivais e mostras, desde que previamente autorizadas pela ANCINE; B) obras cinematogrficas e videofonogrficas jornalsticas, bem como os eventos esportivos e os documentrios que tenham como objeto personalidades do esporte nacional; C) obras cinematogrficas ou videofonogrficas publicitrias veiculadas em Municpios do interior dos Estados; D) obras audiovisuais brasileiras, produzidas pelas empresas de servios de radiodifuso de sons e imagens e empresas de servios de comunicao eletrnica de massa por assinatura, mesmo quando comercializadas em outro segmento de mercado; E) obras cinematogrficas ou videofonogrficas brasileiras que envolvam temtica poltica.

27. A Lei n 11.652/2008 que institui os princpios e objetivos dos servios de radiodifuso pblica explorados pelo Poder Executivo, e autoriza este Poder a constituir a Empresa Brasil de Comunicao, afirma que essa prestao de servios dever observar os seguintes princpios: I. II. promoo do acesso informao por meio da pluralidade de fontes de produo e distribuio do contedo; participao da sociedade civil no controle da aplicao dos princpios do sistema pblico de radiodifuso, a partir dos rgos de classe de tcnicos e artistas envolvidos nesses servios; autoridade do Governo Federal em definir produo, programao e distribuio de contedo no sistema pblico de radiodifuso; promoo da cultura nacional, estmulo produo regional e produo independente; no discriminao religiosa, poltico-partidria, filosfica, tnica, de gnero ou de opo sexual.

30. Adotada em outubro de 2005 pela Conferncia Geral da UNESCO, a Conveno da Diversidade Cultural tem o objetivo de estreitar os vnculos que unem a cultura com o desenvolvimento sustentvel e fomentar o dilogo entre as culturas. Entre as consideraes desta Conveno NO se encontra: A) o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais e a igual dignidade das distintas culturas; B) a proposta de acesso equitativo s expresses culturais e a abertura s culturas do mundo; C) o direito soberano dos Estados a elaborar polticas culturais para proteger e promover a diversidade das expresses culturais; D) a definio de que as novas tecnologias, por seu desequilbrio de origem, so instrumentos prejudiciais interao entre as culturas; E) o reconhecimento da natureza distinta dos bens e servios culturais em sua qualidade de portadores de identidade, valores e significados.
D6 - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAO PBLICA (GESTO PBLICA E FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO)

III. IV. V.

Esto corretas as opes: A) B) C) D) E) I, II e V; II,III e V; II,III e IV; I, III e IV; I, IV e V.

31. relao entre os cidados e seus representantes (governantes, administradores pblicos, magistrados etc), na defesa do bem comum almejado pela sociedade, d-se o nome de: A) B) C) D) E) gesto pblica; administrao gerencial; interesse pblico; administrao pblica; direito constitucional.

05

32. Uma das caractersticas da administrao pblica patrimonialista : A) a apropriao de ativos e interesses pblicos por particulares; B) a hierarquia funcional e a flexibilizao administrativa; C) a permanente tenso entre poltica e administrao pblica; D) a coordenao e controle dos processos decisrios; E) o acentuado domnio da burocracia nos procedimentos administrativos.

38. Os dirigentes das agncias reguladoras, qualificados na Lei n 9.986, de 2000, ocupam cargos comissionados que tm prazo determinado e: A) podem ser exonerados pelo Ministrio Pblico; B) somente podem ser exonerados pelo Presidente da Repblica; C) podem ser exonerados por deciso dos membros do conselho; D) no podem ser exonerados discricionariamente; E) somente podem ser exonerado por interposio de ao popular.

33. A coordenao geral de todas as atividades relacionadas ao Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, ficou a cargo: A) B) C) D) E) do Ministrio da Fazenda; do Conselho de Reforma do Estado; do Ministrio do Planejamento e Oramento; da Casa Civil da Presidncia da Repblica; do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado.

39. A administrao pblica direta, indireta ou fundacional est sujeita a controles internos e externos, sendo que as entidades da administrao indireta e as fundacionais esto subordinadas a um duplo controle interno, que se d por seus rgos prprios constitudos para este fim e pelo que autoriza a Lei n 4.898, de 09/12/1956, que, entre outras providncias, diz que: A) as comisses parlamentares de inqurito podero apurar atos lesivos probidade da administrao pblica; B) a autoridade superior da instituio poder exercer o ato de controle interno; C) o contribuinte poder exigir informaes sobre a gesto da instituio; D) qualquer pessoa pode suscitar o controle da administrao para coibir abuso de autoridade; E) apenas as autoridades superiores, mesmo de outros rgos, podero exercer o controle interno para efeito de sano a agente que haja incorrido em falta grave.

34. O exerccio do Poder Constituinte, conforme modernamente compreendido pelos estudiosos da matria, prerrogativa: A) B) C) D) E) do povo; da Nao; do Presidente da Repblica; dos representantes eleitos pelo povo; do Estado.

35. As normas que consubstanciam os direitos e garantias fundamentais, conforme descritos na Constituio Federal, so de aplicabilidade imediata, mas dependem de outros mecanismos para que se tornem eficientes. Entre eles: A) B) C) D) E) o princpio da concordncia prtica; a contradio dos princpios; a iniciativa popular; o princpio da relatividade; a convivncia das liberdades pblicas.

40. Declarao do Estado (ou de quem lhe faa s vezes como, por exemplo, um concessionrio de servio pblico), no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas complementares da lei a ttulo de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por rgo jurisdicional. O texto (Bandeira de Mello, 2004) conceitua: A) B) C) D) E) a coisa julgada administrativa; o princpio da finalidade; o ato administrativo; os pressupostos da licitao; os requisitos procedimentais.

36. A modalidade licitatria introduzida pela Medida Provisria n 2.026, de 2000, autorizava a aquisio de bens e servios, atravs de seus parmetros, a: A) B) C) D) E) apenas a esfera da Unio Federal; apenas os estados e Distrito Federal; estados, municpios e Distrito Federal; estados, Distrito Federal e Unio Federal; apenas os municpios.

D9 - CONHECIMENTOS ESPECFICOS
41. No tocante governana de TI, so desafios do ITIL, EXCETO: A) B) C) D) E) simplificar a complexidade; remover gargalos; estender o ciclo de vida da tecnologia; descentralizar o controle; aumentar a produtividade.

37. O Decreto n 1.171, de 1994, obriga todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, a: A) constituir comisso de tica quando ocorrer qualquer ato susceptvel de censura; B) manter uma comisso de tica permanente para orientao do servidor; C) instaurar processo administrativo contra o servidor que tenha cometido falta grave; D) aplicar pena prevista na administrao pblica quando o servidor cometer falta grave; E) encaminhar os casos suscetveis de censura comisso de tica do Governo Federal.

06

42. Em relao ao ITIL verso 3.0, das opes seguintes aquela que contm apenas as principais funes que foram ampliadas (acrescidas) em relao verso 2.0: A) estratgia de servios, projeto de servios, transio de servios, operaes de servios e melhorias contnuas de servios; B) gerenciamento de nvel de servio, gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas e gerenciamento de mudanas; C) gerenciamento de configuraes, gerenciamento de verses e gerenciamento de mudanas; D) gerenciamento financeiro, gerenciamento da capacidade e gerenciamento de problemas; E) gerenciamento de continuidade, gerenciamento de nvel de servios e gerenciamento de incidentes.

47. As diretrizes (guidelines) de gerenciamento do COBIT focam na gerncia de desempenho e em funo disso, utilizam os princpios do (a): A) B) C) D) E) Pareto; Balanced scorecard; Projeto de experimentos (DOE); Diagrama de Ishikawa; Corrente crtica.

48. Segundo o PMBOK, os processos de gerncia de projetos podem ser organizados em cinco grupos, cada um deles contendo um ou mais processos. So eles: A) escopo, tempo, custo, risco e qualidade; B) iniciao, planejamento, execuo, controle e encerramento; C) essenciais, facilitadores, suporte, infraestrutura e gerenciais; D) entrada, execuo, integrao, gerncia de mudanas e sada; E) abertura, gerenciais, suporte, comunicao e fechamento.

43. O grande diferencial do ITIL a sua flexibilidade e interao com os principais pilares da organizao. Esses pilares so conhecidos como: A) B) C) D) E) tecnologia, comunicao e qualidade; escopo, tempo e custo; pessoas, comunicao e qualidade; projetos, processos e mudanas; processos, tecnologia e pessoas.

49. Analise as seguintes sentenas em relao aos componentes de hardware: I. A Porta Grfica Avanada (AGP) um barramento de computador ponto a ponto, de alta velocidade, com a funo de acelerar o processamento de clculo matemtico no processador. II. O padro PCI o substituto do barramento tipo ISA. III. O padro SATA difere do padro IDE basicamente pelo fato do primeiro utilizar transmisso de dados paralela enquanto que o ltimo utiliza transmisso de dados serial. Em relao s sentenas acima, apenas: A) B) C) D) E) I verdadeira; II verdadeira; III verdadeira; I e II so verdadeiras; II e III so verdadeiras.

44. No tocante ao sistema de implantao do ITIL, relevante para sua implementao: A) fornecimento de informao em tempo real e possuir interface web; B) acesso apenas aos gerentes de projeto da organizao; C) utilizao de criptografia para tramitao de todos os documentos; D) disponibilizao de recursos tecnolgicos em regime de tempo parcial; E) no envolver ou abordar a rea financeira e de marketing da organizao.

45. So fatores descomplicantes para a implantao do ITIL numa organizao, EXCETO: A) utilizar o sevio service desk para gerar contratos de terceiros, inclusive de outras reas; B) possuir um sistema peridico de pesquisa para medir a satisfao do usurio; C) implantar um sistema baseado em gesto de incidentes, problemas e mudanas; D) implantar um sistema de gesto de configuraes e verses mas no integr-lo (fazer interface) com a funo service desk; E) fornecer informaes gerenciais em tempo real. 50. No tocante as placas-me do tipo on-board, das opes seguintes, aquela que apresenta suas DESVANTAGENS de utilizao em relao as tradicionais (no on-board): A) B) C) D) E) alto custo e dificuldade de suporte; baixa qualidade e alto custo; menor desempenho e alto custo; dificuldade de expanso e dificuldade para aquisio; menor desempenho e dificuldade de expanso.

46. Em relao ao COBIT, seus recursos esto apoiados em quatro domnios. Esses domnios so conhecidos como: A) Execuo e controle, gesto de pessoas, planejamento e gesto de melhorias; B) P l a n e j a m e n t o e o r g a n i z a o , a q u i s i o e implementao, entrega e suporte e monitorao; C) Gesto de ativos, gesto financeira, gesto de projetos e gesto de processos; D) Qualidade, comunicao, tempo e custo; E) Tecnologia, projetos, processos e qualidade.

51. As placas-me tipo on-board apresentam um problema tpico para aplicaes de udio. Esse problema est relacionado diretamente com o (a): A) B) C) D) E) dificuldade para manuseio; pouca disponibilidade de fabricantes no mercado; maior rudo; incompatibilidade de componentes; alto custo.

07

52. Em relao s mdias, das opes seguintes aquela que apresenta um padro para armazenamento tico de dados: A) B) C) D) E) OCR; Bluetooth; Blu-ray; MIDI; DIN.

57. Em relao topologia em barramento, so vantagens da sua utilizao EXCETO a (o): A) facilidade de instalao e manuseio; B) simplicidade em relao ao layout dos cabos; C) facilidade de expanso, aumentando a quantidade de estaes; D) possibilidade de utilizao da menor quantidade de cabos possvel; E) facilidade de identificao e isolamento de falhas.

53. Analise as seguintes sentenas: I. Um processador CISC reconhece um nmero limitado de instrues que, em contrapartida, so otimizadas para que sejam executadas com mais rapidez. II. Programadores voltados a mquinas RISC geralmente necessitam escrever programas mais extensos e complexos, o que eleva o custo desses desenvolvedores. III. O custo de um equipamento RISC geralmente menor em relao ao custo de um equipamento CISC. Em relao s sentenas acima, apenas: A) B) C) D) E) I verdadeira; II verdadeira; III verdadeira; I e II so verdadeiras; II e III so verdadeiras. 58. Analise as seguintes sentenas em relao aos meios de comunicao: I. Um cabo de fibra tica tem imunidade contra diafonia e interferncias eletromagnticas, mas sofre normalmente interferncia de radiofreqncia. II. Nos meios de comunicao direcionais, tais como microondas, lasers e infravermelho, o enlace de comunicao , geralmente, ponto a ponto, sendo necessrio o alinhamento preciso do transmissor com o receptor. III. Os canais de comunicao microondas e lasers apresentam alta banda de passagem. Em relao s sentenas acima, apenas: A) B) C) D) E) I verdadeira; II verdadeira; III verdadeira; I e III so verdadeiras; II e III so verdadeiras.

54. No Linux, existe uma nomenclatura padro para designar cada um dos perifricos utilizados. A nomenclatura referente ao primeiro disco rgido instalado na mquina como master (primrio), conhecida como: A) B) C) D) E) hd1; hda; fd0; fd1; hdb.

59. Os hubs podem ser classificados pela estrutura de comunicao entre as portas de duas maneiras. So elas: A) B) C) D) E) assncronos e digitais; empilhveis e no-empilhveis; meio compartilhado e comutado; roteveis e no-roteveis; estrela ou barramento.

55. Um fator chave no desenvolvimento de sistemas operacionais multiprocessveis a forma de comunicao entre os processadores e o grau de compartilhamento da memria e dos dispositivos de entrada e sada. Esse fator chave conhecido como: A) B) C) D) E) reentrncia; acoplamento; paralelismo; simetria; concorrncia.

60. Em relao ao modelo OSI, das opes seguintes aquela que apresenta somente protocolos utilizados na camada de aplicao: A) B) C) D) E) HTTP, SMTP, POP3 e FTP; POP3, HTTP, SMTP e PPP; FTP, PPP, SMTP e HTTP; PPP, POP3, FTP e HTTP; SMTP, FTP, POP3 e PPP.

56. Um software considerado livre quando atende a quatro tipos de liberdade para os usurios, EXCETO a liberdade: A) para executar o programa, para qualquer propsito; B) de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades (possuir acesso ao cdigo-fonte); C) de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo; D) de aperfeioar o programa e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie; E) para ser adquirido sem qualquer custo para o adquirinte.

61. No endereamento IP, a classe de endereos em que trs octetos so utilizados para identificar a rede e um octeto utilizado para identificar o host conhecida como classe: A) B) C) D) E) A; B; C; D; E.

08

62. No sistema de gerenciamento de redes da arquitetura Internet TCP/IP, o conjunto de especificaes que define a organizao das informaes de gerenciamento, sua representao e codificao, definindo a forma com que os objetos so representados e implementados, conhecida como: A) B) C) D) E) Common Management Information Protocol (CMIP); MIB (Management Information Base); NMS (Network Management Station); SMI (Structure of Management Information); NAB (Network Address Base).

67. Em relao segurana fsica dos equipamentos e meios de armazenagem, a climatizao preconizada segundo as normas de segurana da informao no tocante temperatura ideal e a umidade ideal, devem ficar em torno, respectivamente de: A) B) C) D) E) 25 C e 60%; 22 C e 55%; 20 C e 70%; 30 C e 55%; 18 C e 45%.

63. No que tange ao cabeamento estruturado, em relao ao cabeamento horizontal preconizado pela EIA/TIA 568 A, so permitidas as utilizaes dos seguintes recursos, EXCETO: A) B) C) D) E) cabo par tranado no-blindado de 100 ohm (UTP); fibra tica multimodo; painis de manobra (patch panel); cabo de par tranado blindado de 1500 ohm (STP); fibra tica monomodo.

68. No que tange ao controle de acesso, o nvel em que ocorrem as atividades especialmente sensveis ao negcio, possuindo em seu interior uma sala cofre, e deve garantir que o ambiente, quando estiver ocupado, possua no mnimo duas pessoas autorizadas, conhecido como: A) B) C) D) E) primeiro nvel; segundo nvel; terceiro nvel; quarto nvel; quinto nvel.

64. No padro Ethernet, a norma IEEE 802.3 padronizou as especificaes para a camada fsica. Para cabo par tranado (10 Base T), a quantidade mxima de ns e, o comprimento mximo do seguimento (em metros), desconsiderando qualquer tipo de ampliao ou repetio do sinal , respectivamente: A) B) C) D) E) 30 e 100; 10 e 185; 15 e 100; 1 e 100; 30 e 500.

69. Em relao aos ativos de informao, aquele que considerado um ativo de software: A) B) C) D) E) programas utilitrios; notebooks; servios de comunicao; celulares; no-break.

70. No que tange terceirizao, a responsabilidade final pelas informaes sensveis e crticas processadas por um terceirizado do (a): 65. No tocante segurana da informao, o tipo de malware que se instala na mquina e verifica o histrico da navegao pela Internet do usurio (mas no o envia) e, a partir dessas informaes ele oferece ao usurio pginas de propaganda de determinados produtos abertas com o navegador local, conhecido como: A) B) C) D) E) phishing scam; bots; trojans; adware; spam. A) B) C) D) E) funcionrio terceirizado e do chefe do terceirizado; gerente de pessoal do terceirizado; chefe do terceirizado; organizao contratante; funcionrio terceirizado.

71. Existem possibilidades no processo de anlise de risco na ocasio em que a organizao adquire uma aplice de uma empresa de seguros, para cobrir um determinado risco avaliado. Essa estratgia caracterizada por: A) B) C) D) E) aceitar o risco; reduzir o risco; transferir o risco; ignorar o risco; explorar o risco.

66. A tcnica de engenharia social que permite que os ataques sejam feitos por abordagem indireta, e que o engenheiro social no precisa ter contato com o alvo, conhecida como: A) B) C) D) E) phishing scam; seduo; engenharia social por telefone; persuao; entrevista.

72. No que tange ao Plano de Continuidade do Negcio (PCN), um objetivo desse plano que normalmente se pretende atingir antes da ocorrncia do incidente: A) B) C) D) E) reduzir o prejuzo da imagem; assegurar a estabilidade organizacional; reduzir impactos legais; assegurar o retorno normalidade de forma ordenada; reduzir as vulnerabilidades e ameaas potenciais.

09

73. Em relao segurana da informao, no processo de certificao digital a autoridade responsvel pela identificao dos titulares de certificados (indivduos, organizaes e equipamentos) e pela guarda dos documentos apresentados para identificao dos titulares, conhecida como autoridade: A) B) C) D) E) certificadora raiz; certificadora intermediria; de registro; do comit gestor da ICP-Brasil; certificadora credenciada privada.

78. Em relao ao comando insert na linguagem SQL, das opes seguintes, aquela que NO verdadeira na sua implementao: A) os tipos dos valores devem coincidir, respectivamente, com os tipos do esquema da tabela; B) colunas no mencionadas, se o esquema permitir, recebem o valor nulo; C) se permitido no esquema, pode-se especificar NULL para valor; D) apenas uma tabela pode ser atualizada num comando; E) a palavra reservada INTO obrigatria.

74. O modelo Entidade Relacionamento , em geral, incapaz de lidar com: A) B) C) D) E) restries de integridade ou regras de negcio; supertipos e subtipos de entidades; relacionamento com trs entidades; exportao de chaves estrangeiras; atributos multivalorados e atributos atmicos.

79. No tocante as solicitaes DML no SGBD, das opes seguintes aquela que est relacionada s consultas ad hoc: A) B) C) D) E) solicitaes planejadas; aplicaes operacionais; solicitaes no-planejadas; aplicaes de produo; aplicaes emitidas a partir de programas aplicativos.

75. Em relao normalizao, a forma normal que foi criada inicialmente para tratar de anomalias em que uma varivel de relao tivesse duas ou mais chaves candidatas, tais que as duas chaves candidatas fossem compostas, e elas tivessem superposio (pelo menos um atributo em comum), conhecida como: A) B) C) D) E) Boyce e Codd (FNBC); 4FN; 5FN; 3FN; 2FN.

80. No tocante a recuperao de transaes, so propriedades importantes das transaes, EXCETO: A) B) C) D) E) permutao; consistncia; isolamento; durabilidade; atomicidade.

76. Analise as seguintes sentenas em relao aos Bancos de Dados: I. O usurio que tem a responsabilidade central pelos dados o administrador de dados (AD); II. So atribuies do Administrador de Dados (AD) a definio do esquema conceitual, a definio do esquema interno, a definio de normas de descarga e recarga e a definio de restries de segurana e integridade; III. O Administrador de Banco de Dados (DBA) responsvel por criar o banco de dados propriamente dito e implementar os controles tcnicos para por em prtica as vrias decises sobre normas tomadas pelo Administrador de Dados (AD). Em relao s sentenas acima, apenas: A) B) C) D) E) I verdadeira; II verdadeira; III verdadeira; I e II so verdadeiras; I e III so verdadeiras;

77. No tocante ao Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), uma funo geral fornecida por esse SGBD: A) proporcionar rapidez na consulta dos dados; B) permitir o controle distribudo dos dados para empresa; C) transmitir mensagens da aplicao para a estao de trabalho do usurio; D) isolar os usurios do banco de dados dos detalhes do nvel de hardware; E) contribuir para a dependncia fsica e lgica dos dados.

10

DISCURSIVA
Desenvolva os 3 temas abaixo utilizando para cada um, de 15 a no mximo 30 linhas.
1 TEMA (D6) O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao-GESPblica, institudo pelo Decreto n 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e para o aumento da competitividade do Pas. O Programa operacionalizado por meio da estrutura do Departamento de Programas de Gesto, que tem entre as suas atribuies exercer a Gerncia Executiva do GESPblica. A Gerncia Executiva atua por meio de 5(cinco) processos de trabalho. Quais so esses processos de trabalho, seus respectivos objetivos e de que forma colaboram para a viabilizao da misso definida para o Programa?

2 TEMA (D9) Conceitos de Gerenciamento de projetos (PMBOK) atinentes ao ciclo de vida do projeto e do produto e estrutura organizacional vinculada ao projeto. Para o Desenvolvimento do Tema, divida o texto em pargrafos, abordando o que se prope nos itens abaixo: 1. Descrever quatro caractersticas comuns compartilhadas pela maioria dos ciclos de vida dos projetos; 2. Descrever e exemplificar o ciclo de vida do projeto; 3. Descrever e exemplificar o ciclo de vida do produto; 4. Apresentar os principais tipos de estrutura organizacional, descrevendo como a autoridade do gerente de projetos e a disponibilidade de recursos em cada uma delas.

3 TEMA (D9) A Comunicao de Dados em Rede de Computadores em funo da arquitetura e do modelo utilizado. Para o Desenvolvimento do Tema, divida o texto em pargrafos, abordando o que se prope nos itens abaixo: 1. Descrever a arquitetura TCP/IP (modelo) apresentando suas camadas e funes de cada camada; 2. Descrever trs protocolos utilizados na camada de rede do modelo TCP/IP e mostrar suas respectivas funes; 3. Descrever trs protocolos utilizados na camada de aplicao do modelo TCP/IP e apresentar as principais funes desses protocolos; 4. Comparar o modelo OSI da ISO com a arquitetura TCP/IP e descrever suas diferenas.

11

RA SC U NH O

12

RA SC U NH O

13

RA SC U NH O

14

Вам также может понравиться