Вы находитесь на странице: 1из 14

DO NATURALISMO AO REALISMO SUJO: A TENDNCIA REALISTA NA LITERATURA BRASILEIRA Daniele Ribeiro Fortuna (UNIGRANRIO) drfortuna@hotmail.

com

O conceito de realismo sempre foi fundamental para os estudos literrios. De acordo com Daro Villanueva (1997), tal conceito ultrapassa problemas de classificaes de perodos literrios ou tendncias, porque recorrente no s na literatura, como nas artes em geral. Ren Wellek afirma que, desde a Antiguidade, a arte visava realidade, mesmo quando falava de uma realidade mais alta; uma realidade de essncias ou uma realidade de sonhos e smbolos (WELLEK, 1963, p. 198). Erich Auerbach (2002), por exemplo, inicia seu livro Mimesis, analisando a literatura de Homero e do Antigo Testamento, procurando explicar como o tratamento da realidade se apresentava em tais obras. Segundo Villanueva, pode-se classificar o realismo como um perodo ou escola na literatura moderna e contempornea; realismo como uma marca constante de todas essas escolas, bem como de suas precursoras; e, finalmente, realismo como um objeto de reflexo terica (VILLANUEVA, 1997, p. 2 Traduo nossa). Villanueva entende o Naturalismo como uma exacerbao dos postulados do Realismo do sculo XIX e sua articulao num sistema terico (a filosofia do determinismo materialista) perfeitamente ajustado pratica literria de ento. O terico afirma que a Escola Naturalista assume a existncia de uma realidade unvoca que precederia o texto, e que os escritores desta escola buscariam representar tal realidade de maneira detalhista e fiel, atravs de uma observao detida, eficiente e tambm cientfica. O escritor deveria atuar como um cientista, tendo a vida cotidiana como o seu campo de investigao. Para Villanueva, a estrutura dos romances naturalistas se calcava menos no talento do escritor do que na sua capacidade de observao de uma realidade inquestionvel e no seu compromisso com a verdade. A vida cotidiana deveria ser reproduzida como em um espelho. Para Emile Zola, um dos autores mais emblemticos da escola naturalista, cuja obra marcada por uma abordagem cientfica e experimental, o romance uma anlise crtica das paixes e comportamentos contextualizados (CARONI, 1995, p. 18), na qual a concepo psicolgica
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 479

do homem no deve ser mais valorizada em detrimento da fisiolgica. Zola afirma que:
Com o romance naturalista, o romance de observao e de anlise, as condies mudam imediatamente. O romancista inventa ainda mais; inventa um plano, um drama; apenas, uma ponta de drama, a primeira histria surgida, e que a vida cotidiana sempre fornece. Em seguida, na estruturao da obra, isso tem bem pouca importncia. Os fatos s esto l como desenvolvimentos lgicos das personagens. O grande negcio colocar em p criaturas vivas, representando diante dos leitores a comdia humana com a maior naturalidade possvel. Todos os esforos do escritor tendem a ocultar o imaginrio sob o real. (ZOLA, 1995, p. 24)

Para levar a cabo a tarefa de ocultar o imaginrio sob o real, segundo Zola, o escritor Naturalista precisa ter um mtodo. Em primeiro lugar, necessrio organizar notas a respeito do mundo que se pretende retratar, realizando um verdadeiro trabalho de campo. Em seguida, o romancista tem que distribuir logicamente os fatos, que, por sua vez, devem ser os mais comuns possveis quanto mais banal e geral for uma histria, mais tpica se tornar (ZOLA, 1995, p. 26). E esses fatos sero reunidos para dar ao leitor um fragmento da vida real. Alm do senso do real que, para Zola, significa sentir a natureza e represent-la tal qual como ela (ZOLA, 1995, p. 26) , fundamental que o escritor naturalista tenha a expresso pessoal, ou seja, preciso que ele saiba descrever a realidade de maneira original, colocando nos fatos e/ou nas personagens a vivacidade de sua ironia e a suavidade de sua ternura (ZOLA, 1995, p. 32). Zola acredita que, no Naturalismo, homem e obra se entrelaam de tal forma, que preciso estudar o ser humano para conseguir entender a literatura. Nesse sentido, a mera descrio nunca deve ser o objetivo do romancista, e, sim, completar e determinar.

1.

Mimesis

Antes de analisar mais a fundo o Naturalismo, necessrio refletir acerca do realismo na literatura. Em Mimesis, Auerbach faz uma anlise aprofundada, plurivocal e histrica do realismo na literatura, de Homero a James Joyce, do Antigo Testamento a Virginia Woolf. Desde Homero, o tratamento da realidade sempre esteve presente na literatura. Entretanto, o que o autor considera como Realismo (com R maiscula), e que apresenta caractersticas bastante marcadas, s se consolida no sculo XIX.
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 480

Antes do sculo XIX, a regra estilstica clssica procurava transmitir somente o ponto de vista das classes dominantes. O povo e seu cotidiano, quando apareciam, sofriam uma abordagem cmica. Os personagens eram, em geral, nobres e tipificados e no individualizados, como aconteceria mais tarde , realizando peripcias surpreendentes ou aes inesperadas. A linguagem utilizada era a mais elevada possvel e o que predominava era a separao de estilos o sublime jamais se misturava ao vulgar. Com o passar do tempo, esse panorama foi se transformando. No captulo 10, de Mimemis, por exemplo, Auerbach discorre sobre a literatura da Idade Mdia e o que ele denomina de elemento criatural, expresso que se relaciona ao Cristianismo A criatura que sofre est presente, para ele [Cristianismo], na Paixo de Cristo, cuja pintura torna-se cada vez mais brutal e cujo poder de sugesto sensrio-mstico se intensifica, ou nas Paixes dos mrtires (AUERBACH, 2002, p. 216) e que se ope ao elemento figural, de acordo com o qual tudo, desde sempre, remete transcendncia. O elemento criatural, ao contrrio, esgota-se no carter concreto da prpria coisa descrita. Refere-se ao corpreo, transitoriedade da vida. Est presente na Bblia, por exemplo, quando esta fala sobre o p e a lepra. Entretanto, o realismo criatural ainda no problematiza o cotidiano, tratando-o apenas de forma cmica. Rabelais, por exemplo, comea a compreender o cotidiano problematicamente, mas no representa seriamente o indivduo. Em Montaigne, possvel identificar vrias vozes (que, na verdade, so o prprio Montaigne), entretanto falta a multiplicidade de objetos. Finalmente, surge, no sculo XIX, o romance realista, que trata a vida cotidiana de maneira sria, incluindo, pela primeira vez, as massas como personagens literrios. Cada vez mais aspectos da realidade esto presentes nos livros, e a lngua utilizada apresenta uma maior mistura entre o popular e o clssico. Os objetos passam a ser includos nas narrativas, sendo descritos o mais fielmente possvel. A problematizao da vida simples supe uma individuao dos personagens que, por sua vez, esto intimamente ligados s circunstncias histricas, polticas e sociais da poca. A velocidade do tempo e da transmisso de informaes tambm uma questo crucial, que influenciou decisivamente o incio do Realismo, no sculo XIX, bem como a ampliao do pblico leitor, a ecloso da Revoluo Francesa e da Reforma. Segundo Auerbach:
O tratamento srio da realidade quotidiana, a ascenso de camadas humanas mais largas e socialmente inferiores posio de objetos de representao

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 481

problemtico-existencial, por um lado e, pelo outro, o engaramento [sic] de personagens e acontecimentos quotidianos quaisquer no decurso geral da histria contempornea, do pano de fundo historicamente agitado estes so, segundo nos parece, os fundamentos do realismo moderno [...]. (AUERBACH, 2002, p. 440)

Outro aspecto importante do Realismo a pluralidade de formas de representao da realidade, que s se torna possvel com a emergncia do indivduo. E tal emergncia implica o surgimento de uma diversidade de vises e, portanto, do carter problemtico. A partir desse momento, no se recorre mais a nada que seja mgico ou ferico, ou seja, a nada que esteja para alm da realidade. H apenas um futuro que um grande vazio e sobre o qual no se pode legislar. a instncia da imprevisibilidade. Todos os elementos acima citados se unem para dar origem ao Realismo do sculo XIX, ou o que aqui no Brasil se denominou de Naturalismo uma de suas vertentes. Alm da mescla de estilos, do tratamento do vulgar e do baixo, da presena do povo nos romances, da individuao, identifica-se, a, tambm a importncia da cincia na literatura. O escritor deve ser muito mais que um artista. Seu trabalho precisa ser como o de um cientista. De acordo com Auerbach:
Fundamenta-se, aqui, o direito de tratar qualquer objeto, mesmo o mais baixo de forma sria, isto , a extrema mistura de estilos, simultaneamente com argumentos poltico-sociais e cientficos. A atividade do romancista comparada com a atividade cientfica, sendo que, com isto, indubitavelmente se pensa em mtodos biolgico-experimentais. (AUERBACH, 2002, p. 446)

Auerbach cita como exemplos de literatura Naturalista os irmos Goncourt e Emile Zola. Os Goncourt publicaram uma srie de romances, nos quais descreveram o povo, a grande burguesia, o submundo da metrpole, e trataram de temas singulares, extraordinrios e, muitas vezes, patolgicos. Segundo o filsofo alemo, os Goncourt eram colecionadores e apresentadores de impresses sensoriais [...], descobridores de experincias estticas, especialmente de experincias mrbido-estticas (AUERBACH 2002, p. 447) e manifestavam verdadeiro fascnio pelo feio, repulsivo e doentio. Na verdade, o que os Goncourt pretendiam era desenvolver um estilo, a partir de um movimento de repulsa realidade:
Para os primeiros [os irmos Goncourt], a esttica naturalista surge de uma motivao de repulsa da realidade e de compromisso com desenvolvimento de estilo, trata-se no de um impulso motivado pela conscincia aguda do contexto social, mas de um impulso esttico motivado por uma necessidade de desgarramento ostensivo deste mesmo real [...]. (CHIARA, 2004, p. 28)

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 482

Quanto a Zola, ao contrrio, seu objetivo era menos esttico do que social e cientfico. O escritor acreditava que o artista deveria se aproximar da cincia, de modo a desenvolver seu trabalho. Escreveu obras clssicas do Naturalismo, como Germinal e Nan. Germinal, por exemplo, baseia-se em acontecimentos verdicos e, para compor o romance, o autor trabalhou como mineiro em uma mina de carvo, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Utilizando uma linguagem rpida e crua, Zola pintou, alm da vida poltica e social da poca, o cotidiano de uma camada bastante miservel da populao:
A famlia vivia a agonia final. A casa estava completamente vazia. Depois dos colches, venderam os lenis, a roupa-branca, tudo o que podia ser vendido, at um leno do av fora trocado por dois centavos. As lgrimas corriam a cada objeto que partia. A mulher teve que se desfazer tambm da caixa de cartolina cor-de-rosa, o presente to querido que seu homem havia lhe dado. Eles estavam nus, no tinham mais nada para vender, a no ser a prpria pele, que ningum iria querer comprar, de to contaminada. Esperavam a morte [...]. (ZOLA, 2004, p. 152)

Como parte fundamental do funcionamento fisiolgico do homem, o sexo tambm desempenha papel importante nos romances Naturalistas:
Vagabunda! ele gritou. Eu segui voc, sabia que viria aqui para ser fodida! E voc quem paga, ? E tambm caf voc traz para eles com o meu dinheiro! Horrorizados, tienne e a me ficaram imveis. Com brutalidade, Chaval empurrou Catherine para a porta. Vamos, vagabunda, saia de uma vez! A moa se escondeu num canto. Chaval dirigiu-se ento me: Belo trabalho! Tomar conta da casa enquanto a filha trepa l em cima! (ZOLA, 2004, p. 90)

A cena descrita apresenta um dos focos do Naturalismo: a questo do baixo corporal no cotidiano do indivduo, principalmente no que diz respeito ao corpo e suas funes. Mikhail Bakhtin conceituou de forma bastante clara o grotesco e este conceito que retomo para falar do Naturalismo, do sculo XIX.

2.

Bakhtin e o grotesco

No sculo XVI analisado por Bakhtin (1996) na obra de Rabelais , h um rebaixamento das coisas, do corpo e dos atos, por meio de uma carnavalizao do mundo, na medida em que os valores se invertem,
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 483

se subvertem e se dessacralizam, em contraposio ao perodo anterior, no qual a literatura e a arte em geral tratavam o mundo e o corpo como santurios, nunca se referindo s partes genitais, por exemplo. Como salientou Bakhtin: nessa atmosfera densa do baixo material e corporal que se efetua a renovao formal da imagem do objeto apagado. Os objetos ressuscitam literalmente luz do seu novo emprego rebaixador; renascem nossa percepo (BAKHTIN, 1996, p. 328). Pois o universo hierrquico da Idade Mdia estava ruindo, seu modelo unilateral e vertical se encontrava em total desorganizao. A literatura de Rabelais acompanhava essa tendncia, misturando os nveis hierrquicos, descrevendo um mundo s avessas, no qual havia uma constante troca entre o alto e o baixo. Para Rabelais, a orientao para o baixo estava intimamente ligada s formas da alegria popular e do chamado realismo grotesco:
Em baixo, do avesso, de trs para a frente: tal o movimento que marca todas essas formas. Elas se precipitam todas para baixo, viram-se e colocamse sobre a cabea, pondo o alto no lugar do baixo, o traseiro no da frente, tanto no plano do espao real como no da metfora. (BAKHTIN, 1996, p. 325)

Segundo Bakhtin, o rebaixamento o princpio artstico essencial do realismo grotesco o sagrado e o elevado so reinterpretados no plano material e corporal; o baixo passa a ocupar o lugar do alto e viceversa. O corpo se mistura ao mundo: as fronteiras entre o corpo e o mundo apagam-se, assiste-se a uma fuso do mundo exterior e das coisas (BAKHTIN, 1996, p. 270). Por isso, o interesse por tudo o que sai do corpo: Todas essas excrescncias e orifcios caracterizam-se pelo fato de que so o lugar onde se ultrapassam as fronteiras entre dois corpos e entre o corpo e o mundo, onde se efetuam as trocas e as orientaes recprocas. (BAKHTIN, 1996, p. 277). As excrescncias e os orifcios so os limites entre os indivduos e o mundo. E nesses limites onde so feitas as trocas entre o sujeito e o universo que o rodeia. Outro fator importante no realismo grotesco a utilizao do exagero, da profuso, da proliferao, do excesso. A literatura de Rabelais cheia de referncias ao vulgar, ao baixo; repleta de descries dos atos corporais, como o sexo e a defecao. Tanto no que diz respeito proliferao, como s questes do corpo e da mistura dos planos hierrquicos, do alto e do baixo, acredito que haja vrios pontos de contato entre esses procedimentos e o Naturalismo do sculo XIX. Entretanto, se por um lado, no sculo XVI esse rebaixamento dirigido a um alegre futuro e h uma valorizao do aspecto cmico, por outro, no Naturalismo, predomina o tratamento srio
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 484

da realidade que adquiriu um aspecto mais material, mais prximo do real. Apaga-se a funo do riso e o objetivo entrar em contato com a vida. Se, como afirma Bakhtin, isso abole todas as distncias e interdies criadas pelo medo e a piedade, reaproxima o mundo do homem, do seu corpo, permite tocar qualquer coisa, apalp-la de todos os lados, penetr-la nas suas profundezas, vir-la do avesso, por mais elevado que seja e analisar, estimar, medir e ajustar, tudo isso no plano nico da experincia sensvel e material (BAKHTIN, 1996, p. 334), no Naturalismo tudo isso se revestir de um carter srio, cientfico, distanciado. De acordo com Mikhail Bakhtin, na base das imagens grotescas, encontra-se uma concepo especial do conjunto corporal e dos seus limites. As fronteiras entre o corpo e o mundo, e entre os diferentes corpos, traam-se de maneira completamente diferente do que nas imagens clssicas (BAKHTIN, 1996, p. 275). O grotesco valoriza os orifcios do corpo e tudo o que busca ultrapass-lo, criando uma indiferenciao entre este e o mundo e, portanto, borrando as fronteiras que antes separavam essas instncias. Da mesma forma, as ramificaes e as excrescncias produzidas pelo corpo tambm esto sempre em evidncia no Naturalismo, porque se caracterizam pelo fato de ultrapassarem o limite entre os corpos e o mundo. Os eventos que afetam o chamado corpo grotesco tambm fazem parte dessa temtica naturalista sexo, gravidez, doenas, morte, violncia, nascimento, crescimento, tudo enfim que afeta o corpo e sua relao com o que o cerca:
O grotesco ignora a superfcie sem falha que fecha e limita o corpo, fazendo dele um fenmeno isolado e acabado. Tambm, a imagem grotesca mostra a fisionomia no apenas externa, mas ainda interna do corpo: sangue, entranhas, corao e outros rgos. Muitas vezes, ainda, as fisionomias interna e externa fundem-se numa nica imagem. [...] as imagens grotescas constroem um corpo bicorporal. Na cadeia infinita da vida corporal, elas fixam as partes onde um elo se prende ao seguinte, onde a vida de um corpo nasce da morte de um mais velho. (BAKHTIN, 1996, p. 278)

A experincia com o grotesco implica um contato mais estreito com a materialidade do real e esta parece ser a vocao do Naturalismo.

3.

O Naturalismo no Brasil

Crticos, como Lucia Miguel Pereira, afirmam que o Naturalismo, no Brasil, foi apenas uma cpia estril do original europeu. Na Europa, o
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 485

Naturalismo surgira como uma consequncia do progresso cientfico, industrial e econmico, enquanto aqui ainda predominava uma sociedade agrria e atrasada. No final do sculo XIX, o romantismo ainda era a principal vertente da literatura brasileira. Lucia Miguel Pereira afirma:
Vivendo num meio de fraca coeso cultural, de pouca densidade espiritual, numa sociedade assentada no agrarismo escravocrata, onde no se faziam sentir seno muito tenuemente as modificaes que, na Europa, exigiam novas formas de expresso os nossos ficcionistas s abandonaram a rotina romntica quando, culminando em livros famosos, as frmulas recentes lhes fizeram sentir seu atraso. (PEREIRA, 1988, p. 125)

Nelson Werneck Sodr, porm, acredita que o Naturalismo no chegou ao Brasil por simples acidente. Segundo ele, o pas atravessava, naquele perodo, um processo de mudanas, a partir do qual a pequena burguesia buscava, cada vez mais, se firmar e encontrar seu lugar. Para Sodr, foi importante a influncia dos modelos externos, do ponto de vista formal principalmente, como natural; mas foi importante, tambm, a circunstncia histrica que nos era prpria (SODR, 1965, p. 169). De qualquer maneira, inegvel que a publicao, em Portugal, de O primo Baslio, de Ea de Queirs, em 1878, e de O romance experimental, de Emile Zola, em 1880, na Frana, constituiu-se em influncia fundamental para o Naturalismo brasileiro. Porm, segundo a crtica, na tentativa de se espelhar nesses autores, os escritores brasileiros acabaram por deixar de fora temas cruciais da poca, como as experincias raciais, para tratar do que Lucia Miguel Pereira denomina de casos de alcova e temperamentos doentios Seguiam os temas de Zola e Ea de Queirs, sem atentarem nas diferenas entre as sociedades francesa e portuguesa e o nosso meio em formao, sem perceberem que o que l refletia a desagregao da burguesia, aqui no passava de anedota isolada (PEREIRA, 1988, p. 128). Desde o seu surgimento, o Naturalismo foi bastante atacado por grande parte dos crticos, que no s o condenavam como escola literria, como tambm procuravam desmentir a relao de contiguidade entre o Naturalismo e o Realismo, preconizada, principalmente, por Erich Auerbach. De acordo com Chiara, ao se tentar recompor de forma abreviada o painel crtico da poca naturalista, atravs das opinies de seus crticos mais importantes Silvio Romero, Araripe Jr. e Jos Verssimo v-se que a esses repugnava filiar ou aproximar o Naturalismo do Realismo (CHIARA, 1996, p. 110). Segundo a autora, tais estudiosos consideravam o Naturalismo brasileiro uma tendncia importada e que, por esse motivo, no representaria verdadeiramente o carter nacional. Em relao
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 486

crtica contempornea, esta permanece apontando as mesmas falhas no estilo naturalista que a sua predecessora. Sob o ponto de vista de Jos Guilherme Merquior, o relato naturalista se define no j como simples observao, mas como autntico inventrio da realidade, como registro minucioso e sistemtico da experincia fatual. O romance naturalista seria uma narrativa de tese, que comprovaria o encadeamento casual dos acontecimentos, mostrando a sua dependncia a fatores biolgicos ou ecolgicos (MERQUIOR, 1996, p. 151). Assim, os naturalistas consideravam que o homem era um produto da hereditariedade e das condies impostas pelo meio em que vivia. Nesse sentido, o nacionalismo, na medida em que este tambm se relaciona com a questo da identidade, constitua-se em temtica importante para o Naturalismo. Segundo Flora Sussekind, o Naturalismo teria um compromisso ideolgico com a nacionalidade. E este compromisso estaria associado obedincia sem discusso a uma esttica da objetividade, da analogia, da identidade, e a um recurso constante ao que estiver etiquetado como cientfico ou nacional (SUSSEKIND, 1984, p. 93). A ensasta critica ainda a aura de objetividade com a qual o Naturalismo se reveste. Para seguir risca essa tendncia literria, o bom autor seria aquele que buscasse incessantemente retratar a realidade exatamente como ela . Assim, o trabalho do escritor se assemelharia a uma mquina fotogrfica. Para Flora Sussekind, entretanto, tal estratgia acabaria por ocultar dessa escrita transparente o seu carter de produo, como numa mercadoria manufaturada se escondem tambm os traos do trabalho operrio que a produziu (SUSSEKIND, 1984, p. 101). E esse carter totalizante da esttica naturalista tambm colaborava para construir uma identidade nacional sem divises, na medida em que no retratava exatamente o que era a sociedade brasileira. exceo de O cortio, de Alusio Azevedo, e de Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, em geral, os livros tratavam de casos de alcova ou de heronas, cuja marca principal era a histeria. Talvez seja justamente por esse motivo que Lucia Miguel Pereira chame ateno para o fato de que aqui no Brasil poucas foram as obras que realmente atentaram para o meio, fixando-se mais no indivduo, nos chamados estudos de temperamento, do que propriamente em seu ambiente, e retratando uma diminuta parcela da sociedade:

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 487

Na Europa, onde eram outras as condies sociais e outro o nvel de cultura, [o Naturalismo] foi a resultante de tendncias generalizadas; no Brasil permaneceu estranho s exigncias mais profundas do meio e s reaes da sensibilidade. Assumiu um carter de imposio, de disciplina formal. (PEREIRA, 1988, p. 136)

O Naturalismo brasileiro tambm incorpora, em seus livros, o cientificismo, o anticlericalismo e o fatalismo. As obras, constantemente, tratam de temas ligados medicina e biologia, por exemplo. Paralelamente curiosidade cientfica e crtica anticlerical, outros interesses moviam os autores naturalistas a vida ntima e o sexo. No Romantismo, a temtica do amor recebia um tratamento sublime, utpico e, por vezes, idealizado. A mulher amada era uma musa inefvel e inatingvel, para ser adorada em seu pedestal. Entretanto, como afirma Nelson Werneck Sodr, o amor sempre encerrou em si um mundo escondido e foi este mundo que o Naturalismo: atacou a fundo, trazendo para a fico os aspectos recnditos, violentos e orgnicos do amor. O que, antes, era apenas sentimento, passou a ser apenas fisiologia. (SODR, 1965, p. 137) Dessa forma, o Naturalismo trouxe tona o lado sombrio e torpe do amor, atuando como precursor de novas formas de fazer literatura, as quais passaram a ir fundo em temas pouco abordados at ento. No Naturalismo, o sexo ainda era tratado como objeto de estudo, do qual se devia manter distncia, para no se deixar contaminar pelas suas impurezas. O vocabulrio tambm procura manter uma postura assptica, evitando palavras chulas e baixas. Porm, fica evidente a paixo pelo real. Na verdade, como observado anteriormente, essa paixo uma onda que retorna de tempos em tempos.

4.

A onda realista na literatura brasileira

Obviamente que entre as ltimas dcadas do sculo XIX, o final do sculo XX e o incio do sculo XXI a literatura atravessou diversos momentos. Entretanto, na verdade, ao longo desses cem anos, a literatura sempre se caracterizou, em maior ou menor grau, por uma tendncia realista. No caso da literatura brasileira, convencionou-se dizer que o Naturalismo teve incio em 1881, com a publicao do romance O mulato, de Alusio Azevedo, porm desde a dcada de 1840, j se verificavam marcas diferentes das tendncias indianista e regionalista, que predominavam at ento.
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 488

Os primeiros anos do sculo XX testemunharam a decadncia do Naturalismo, preparando o terreno para o modernismo, que culminaria na Semana de Arte Moderna de 1922. Os romances publicados nessa poca, como Memrias sentimentais de Joo Miramar e Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, buscavam uma ruptura com a tendncia realista. De acordo com Joo Alexandre Barbosa, esses livros apontam, por assim dizer, para o momento exemplar de uma prosa romanesca que se realiza revelia dos esteretipos institudos pelo realismo [...] (BARBOSA, 1982, p. 27). Nas dcadas de 1930 e 1940, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Jorge Amado, Jos Lins do Rego, entre outros, retomam o realismo, atravs do regionalismo sociolgico na literatura brasileira. Consolidavase, ento, o chamado romance social brasileiro, que buscava retratar a realidade do nordeste do pas. Nesse perodo, a prosa de fico brasileira tambm marcada por outra tendncia, que, mais uma vez, rechaa o realismo. Surgem as experincias literrias voltadas para a anlise psicolgica, com tons bastante intimistas. Embora seus livros tenham sido publicados posteriormente, Clarice Lispector considerada a principal representante desta linha. Em 1956, Joo Guimares Rosa publica Grande Serto: Veredas. uma narrativa que explora o elemento mtico das relaes entre as diferentes culturas brasileiras a sertaneja, arcaica, e a urbana, civilizada (BARBOSA, 1982, p. 39). Entretanto, como tambm afirma Barbosa (1982, p. 40), ao contrrio da fico de Graciliano Ramos, a prosa de Guimares Rosa vincula-se s prprias origens de nossa prosa literria, deixando desabrochar uma folhagem maneirista e barroca, moldura de um mundo de obnubilao e magia. Nas dcadas de 1960 e 1970, verifica-se uma retomada da tendncia realista. A fico passa a sofrer uma forte influncia do jornalismo, apresentando-se com um experimentalismo renovador, que reflete, segundo Candido (1989, p. 209), na tcnica e na concepo da narrativa, os anos de vanguarda esttica e amargura poltica. Para Sussekind (1985, p. 11), tambm um momento de vitria das parbolas, biografias e do naturalismo. nesse perodo que Rubem Fonseca publica suas primeiras obras. De acordo com Antonio Candido, Fonseca:
Agride o leitor pela violncia, no apenas dos temas, mas dos recursos tcnicos fundindo ser e ato na eficcia de uma fala magistral em primeira

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 489

pessoa, propondo solues alternativas na sequncia da narrao, avanando as fronteiras da literatura no rumo duma espcie de notcia crua da vida. (CANDIDO, 1989, p. 211)

Candido cunha o termo realismo feroz para classificar as obras de Rubem Fonseca, fazendo uma aluso Guerrilha e violncia urbana, que se intensificavam assustadoramente ento, e observa a utilizao da narrativa em primeira pessoa: brutalidade da situao transmitida pela brutalidade do seu agente (personagem), ao qual se identifica a voz narrativa, que assim descarta qualquer interrupo ou contraste crtico entre narrador e matria narrada. (CANDIDO, 1989, p. 211) Ao contrrio do Naturalismo, no qual o escritor pretendia manter uma distncia da matria narrada, utilizando sempre a terceira pessoa, na fico de Rubem Fonseca, existe a identificao entre narrador e personagem. Essa estratgia concorre tambm para intensificar ou at provocar o impacto: O que vale o Impacto, produzido pela Habilidade ou Fora. No se deseja emocionar nem suscitar a contemplao, mas causar choque no leitor (CANDIDO, 1989, p. 214) O recurso de causar esse choque no leitor parece ter sido consequncia das mudanas que ocorreram no cenrio brasileiro. De acordo com Karl Erik Schollhammer, a literatura que antecedia dcada de 1960 j no dava conta das transformaes ocorridas nas cidades brasileiras. As grandes metrpoles se convertiam em um novo cenrio para a gerao emergente:
A cidade, sobretudo a vida marginal nos bas-fonds, tornava-se um novo pano de fundo para uma revitalizao do realismo literrio e a violncia, um elemento, aqui presente, cuja extrema irrepresentabilidade convertia-se em desafio para os esforos poticos dos escritores. A literatura das ltimas dcadas vem desenhando uma nova imagem da realidade urbana e da cidade enquanto espao simblico e sociocultural, tentando superar as limitaes de um realismo ou memorialista ou documentrio que, embora acompanhando as mudanas socioculturais, j no conseguia refletir a cidade como condio radicalmente nova para a experincia histrica. (SCHOLLHAMMER, 2003, p. 37-38)

Para retratar uma nova realidade, muitas vezes, preciso que surja tambm uma nova linguagem. Para Schollhammer, este o objetivo de Rubem Fonseca ao utilizar uma maneira to direta (e, por vezes, at chula) de se reportar ao real:
Enquanto o realismo histrico procurava a iluso de realidade atravs do mimetismo discreto e distanciado da linguagem convencionalmente comum um efeito do real diria Barthes , o neorrealismo de Fonseca est na concretude da sua linguagem que parece conter a vivncia direta do fato um afeto Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 490

do real em que a representao da violncia se converte na violncia da representao. (SCHOLLHAMMER, 2003, p. 39)

interessante notar como essa violncia da representao, iniciada na dcada de 1960, tornou-se uma tendncia na Literatura Brasileira. A partir da, violncia urbana, a prpria cidade como cenrio e a informalidade da linguagem tornaram-se caractersticas da tendncia realista e perduram desde ento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUERBACH, Erich. Mimesis. So Paulo: Perspectiva, 2002. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. Traduo de Yara Frateschi. So Paulo: Hucitec; Braslia: Edunb, 1996. BARBOSA, Joo Alexandre. A modernidade no romance. In: PROENA FILHO, Domcio (Org.). O livro do seminrio. So Paulo: LR Editores, 1982. CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: ___. A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: tica, 1989. CARONI, talo. A utopia naturalista. In: ZOLA, Emile. Do romance. So Paulo: Edusp/Imaginrio, 1995. ______. Leituras malvadas. Tese de doutorado Rio de Janeiro: PUC / Departamento de Letras, 1996. CHIARA, Ana Cristina. O real cobra seu preo. In: OLIVEIRA, Ana Lcia M. de (Org.). Linhas de fuga: trnsitos ficcionais. Rio de Janeiro: 7letras, 2004. MERQUIOR, Jos Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve histria da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996. PEREIRA, Lcia Miguel. Prosa de fico (de 1870 a 1920). Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1988. SCHOLLHAMMER, Karl Erik. O caso Fonseca: a procura do real. In: ROCHA, Joo Cezar de Castro. Nenhum Brasil existe pequena enciclopdia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003. SODR, Nelson Werneck. O Naturalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1965.
Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 491

SUSSEKIND, Flora. Tal Brasil qual romance? Rio de Janeiro: Achiam, 1984. ______. Literatura e vida literria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. VILLANUEVA, Daro. Theories of literary realism. Nova York: State University of New York Press, 1997. WELLEK, Ren. O conceito de realismo na cultura literria. In: ___. Conceitos de crtica. Traduo de Oscar Mendes. So Paulo: Cultrix, 1963. ZOLA, Emile. Do romance. Traduo de Plnio Augusto Coelho. So Paulo: Edusp/Imaginrio, 1995. ______. Germinal. So Paulo: Cia. das Letras, 2004.

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, N 04, t. 1 Anais do XVI CNLF, pg. 492

Вам также может понравиться