Вы находитесь на странице: 1из 1

O JORNAL O ESTADO DESO PAULO E A GREVE GERAL ANARQUISTA DE 1917 Tiago de Jesus Ramos; Everaldo de Oliveira Andrade (orientador)

Histria. Tiago.ramos@edu.ung.br Palavras-chave: Anarquismo; Imprensa; Greve 1917; Memria. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o discurso do jornal O Estado de So Paulo durante as manifestaes operarias de 1917, como o intuito de relaciona-lo com a memria pejorativa sobre anarquismo no Brasil. O fato de termos escolhido o jornal O Estado de So Paulo como fonte de tal pesquisa deve-se ao fato de entender-se a imprensa fundamentalmente como instrumento de expresso de interesses e de interveno na vida social; nega-se, pois, aqui, aquelas perspectivas que a tomam como mero veculo de informaes, transmissor imparcial e neutro dos acontecimentos. Em virtude da origem social do jornal O Estado de So Paulo e sua preocupao politica, acreditamos que o mesmo, que mostra-se como o mais influente e respeitado peridico de So Paulo no perodo estudado, apresenta-se como um veculo transmissor de valores de uma parte substancial da elite paulista. At o presente momento, a pesquisa girou em torno da leitura de ttulos da bibliografia visando o conhecimento do momento histrico estudado, alm de priorizar a leitura das fontes a fim de responder ao problema levantado. A anlise das fontes levou-nos a constatar que a questo do discurso do jornal mais complexa do que acreditvamos incialmente. Isto porque os textos expostos pelo peridico so antagnicos, alguns carregados de concesses e outros de crticas luta operria durante a greve. Constatou-se que os artigos so divididos em dois grupos: Os Operrios e Agitaes Operrias. No jornal, os textos sobre o movimento operrio so apresentados de forma dividida, uma definida por artigos pr-movimento outra definida por artigos contra o movimento. Alm disso, o prprio posicionamento dos artigos dentro do corpo do jornal pode nos revelar a importncia das manifestaes para o mesmo, tendo em vista que os artigos mais importantes aparecem na primeira pagina do exemplar. Entretanto, ambos os grupos de artigos esto situados em uma coluna do jornal intitulada Noticias Diversas, geralmente exposta na quinta pagina do exemplar. O que nos leva a concluir que a transmisso de informaes referentes s manifestaes operrias tinha uma importncia secundaria para o peridico. Diante dos argumentos acima apresentados focaremos nossa ateno em expor a evoluo deste debate evidenciando o discurso que se destacou durante a cobertura da greve, bem como em estabelecer relaes entre tal discurso e formao da memria sobre o anarquismo no Brasil.

Projeto elaborado com o apoio do Programa Institucional de Iniciao Cientfica da Universidade Guarulhos PIBIC-UnG (Rodada II - 2010).

-2-

Вам также может понравиться