Вы находитесь на странице: 1из 7

TAKE A NOTE!!!

A seguinte proposta de viabilizao do CBC de Lingua Estrangeira Lngua Inglesa, tem como indicao, orientar o professor no seu planejamento, tendo como base o documento CBC. O quadro a seguir, contempla os tpicos e as habilidades relacionadas, e ainda assegura o acesso do professor ao CRV atravs dos links, onde se possvel consultar orientaes pedaggicas (atividades que podem ser trabalhadas no intuito de desenvolver a habilidade desejada, e ainda sugesto de Gneros Textuais. importante ressaltar que as atividades muitas vezes contemplam habilidades dos tpicos iniciais deste quadro, mas que cabe ao professor desenvolv-la de forma a despertar a habilidade que ele espera aguar no aluno, ou seja, adaptar para atingir a habilidadade. Da mesma forma so os gneros, que seguem como sugesto. Nada fixa o gnero habilidade, o professor tem a capacidade de usar e adaptar os citados, de forma a alcanar a habilidade. P.S. Os astericos (*) no item CH (carga horria) , definem uma escala de importncia do foco na habilidade de acordo com a inteno do professor. O documento trata de uma sugesto de viabilizao do trabalho em sala de aula, auxiliando no planejamento e na mon tagem da sequncia didtica orientado pelo CBC. Cabe ao professor observar a proposta e adequa-la de acordo com a realidade de sua turma, aps um diagnstico para ponto de partida.

Lets work!!!
Edson Magno Ursulo, English Teachear as a 2nd language PIP II SEE/MG SRE/ A (Analista Educacional PIP II)

Referncia:
http://www.crv.educacao.mg.gov.br

Lngua Estrangeira - Fundamental 7ANO

Tema 1: Compreenso Escrita (Leitura) TPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES


1.1. Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condies de produo (o gnero a que pertence, funo scio-comunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicao). 1.Compreenso das condies de produo 1.2. Estabelecer relaes entre gnero (finalidade do texto, pblico-alvo, do texto escrito de etc.) e os recursos lingsticos e no-lingsticos (salincias grficas) gneros textuais utilizados pelo autor. diferentes. 1.3. Integrar informao verbal e no-verbal na compreenso global do texto escrito de vrios gneros.

CH

Orientaes Pedaggicas (Link CRV) 1 Compreenso localizao escrita

Gneros Textuais (1*) - Reportagem

**

**

**

2.1. Localizar informao especfica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos vrios gneros textuais. 2.2. Identificar as partes principais do texto, o assunto geral de cada pargrafo e as articulaes de sentido entre eles. 2. Localizao de informao especfica no texto escrito de gneros textuais diferentes. 2.3. Identificar e/ou localizar as caractersticas bsicas de cada gnero textual, tendo em vista a compreenso global do texto. 2.4. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de alguns dos tipos textuais (injunes, descries, narraes), tendo em vista a compreenso global do texto. 2.5. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de algumas das articulaes textuais (enumerao, seqncia), tendo em vista a compreenso global do texto.

**

6 Compreenso identidade

escrita

- Biografias

** ** **

7 Produo escrita - identidade

**

3. Coerncia e coeso no processamento do 3.1. Estabelecer relaes entre termos, expresses e idias que tenham o texto escrito de gneros mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e diferentes. gramaticais) em gneros textuais diferentes. 4. Coerncia e construo de inferncias no processamento do texto escrito de gneros diferentes

2 Produo escrita - localizao Historia em quadrinhos *** 4 Produo oral - localizao Letras de Musica

4.1. Inferir o significado de palavras e expresses desconhecidas com base na temtica do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais (flexes, posies das palavras nas frases, tempos verbais, preposies de tempo e lugar, advrbios de tempo, modo e lugar).

**

4. Coerncia e construo de inferncias no processamento do texto escrito de gneros diferentes

4.2. Construir as relaes explcitas e/ou inferir sentido em textos de gneros textuais diferentes. 4.3. Inferir sentido a partir das caractersticas lexicais e sintticas prprias de alguns dos tipos textuais (injunes, descries, narraes) em gneros textuais diferentes.

**

**

Tema 2: Produo escrita TPICOS / HABILIDADES CH DETALHAMENTO DAS HABILIDADES 5 Conhecimento sistmico - localizao *** 7 Produo escrita - identidade Notcias
6. Produo de elos coesivos lexicais e gramaticais do texto escrito de vrios gneros. 6.1. Fazer uso, nos textos produzidos, de recursos coesivos gramaticais e lexicais, como, por exemplo, os pronomes, as conjunes, os hipernimos, os sinnimos e os antnimos.

5. Produo textual, contexto e circulao 5.1. Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cclico de do texto escrito de planejar, revisar, produzir e editar, tendo em vista as condies de produo vrios gneros textuais. sob as quais se est escrevendo.

lxico- Diagramas

**

7. Produo de textos com seqncias lingsticas narrativas em textos de vrios gneros. 8. Produo de textos com seqncias lingsticas descritivas em textos de vrios gneros. 9. Produo de textos com seqncias lingsticas injuntivas em textos de vrios gneros.

7.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias narrativas, considerando as condies de produo e circulao.

12 Produo entretenimento **

escrita

- Reportagem

8.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias descritivas, considerando as condies de produo e circulao.

17 Produo alimentao **

escrita

- Receita

9.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias injuntivas, considerando as condies de produo e circulao.

3 Compreenso localizao **

oral

- Receita de preparo

Tema 3: Compreenso oral (escuta) TPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES CH 3 Compreenso localizao oral - Conversa Telefnica

11.1. Identificar a funo scio-comunicativa e o gnero textual, o local 11. Compreenso das onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos. condies de produo do texto oral de vrios 11.2. Identificar informao especfica (nomes dos falantes envolvidos, gneros textuais. nmeros - de telefone, idades, percentagens, temperaturas, condies do tempo, etc.).
12. Compreenso das marcas do discurso oral no processo de recepo de textos de vrios gneros.

** **

12.1. Perceber as marcas do discurso oral (hesitaes, indicadores de interrupo e de mudana de turnos, coloquialismo, contraes de itens lexicais e gramaticais, etc.). 14.1. Inferir sentido a partir do uso de conhecimento prvio e de relaes contextuais.

3 Compreenso localizao ** * 3 Compreenso localizao

oral

- Conversa Telefnica

oral

- Conversa Telefnica

14. Construo de inferncias no processo de recepo de textos 14.2. Inferir o efeito de sentido pretendido pelo uso de expresses de ironia, de vrios gneros. raiva, humor, sarcasmo, etc. 14.3. Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de

sentido (ritmo, tonicidade, entonao, etc.)

* Tema 4 Produo oral TPICOS / HABILIDADES


15. Uso das funes scio-comunicativas em vrios gneros textuais do discurso oral.

CH DETALHAMENTO DAS HABILIDADES


15.1. Interagir por meio da lngua estrangeira para cumprimentar; fazer e responder a uma apresentao; despedirse; elogiar; convidar; recusar e aceitar convites; assim como para a comunicao oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos de licena para entrar e sair da sala, pedidos de desculpas e agradecimentos, emprstimos de materiais). 15.2. Interagir por meio da lngua estrangeira para atender porta; implorar por alguma coisa; recusar uma oferta ou um convite; oferecer ajuda; consolar algum; avisar, advertir, notificar; responder a uma apresentao; reclamar; dar opinies.

3 Compreenso localizao **

oral

- Conversa Telefnica

**** 3 Compreenso localizao * 3 Compreenso oral - songs ** 3 Compreenso localizao oral - Conversa Telefnica Letra de musica oral - Conversa Telefnica

16. Produo de textos de diferentes de gneros textuais do discurso oral.

16.1. Usar a lngua estrangeira nas interaes propostas, fazendo uso de gneros do discurso oral.

17. Produo de sons 17.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronncias para o ed em diferentes para o -ed. verbos e adjetivos. 18.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronncias para o s em verbos na terceira pessoa do singular, no plural dos substantivos e no caso possessivo. 19.1. Identificar e/ou fazer uso de palavras e expresses prprias da linguagem oral (hesitaes, sinais de interrupo, coloquialismos, contraes, sinais de incio e fi m da fala, etc.) e de marcas de colaborao do ouvinte (fillers) no processo da interao oral.

18. Produo de sons diferentes para o -s. 19. Produo de marcas do discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros.

**

Tema 5: Conhecimento lxico-sistmico


TPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES

CH

20. Funes scio20.1. Fazer uso adequado do presente simples e do presente contnuo no comunicativas dos processo de recepo /produo do texto oral e escrito. vrios tipos de presente (simples, contnuo, perfeito) em textos de diferentes gneros 21. Funes sciocomunicativas dos vrios tipos de passado (simples, contnuo, perfeito) em textos de diferentes gneros 22. Funes sciocomunicativas dos vrios tipos de futuro em textos de diferentes gneros 21.1. Fazer uso adequado do passado simples e do passado contnuo no processo de recepo /produo do texto oral e escrito.

5 Conhecimento sistmico - localizao

lxico- Biografia

**

5 Conhecimento sistmico - localizao

lxico- Scripts

22.1. Fazer uso adequado do futuro simples, do futuro com going to no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 22.2. Fazer uso adequado de expresses no futuro que indicam sugestes e convites

**

20 Conhecimento lxico- Guia Turstico sistmico - alimentao Menu

**
23. Funes scio23.1. Reconhecer e/ou produzir as funes comunicativas do imperativo, comunicativas do assim como os efeitos de sentido que ajudam a construir nos vrios gneros imperativo em textos de textuais, principalmente nas seqncias injuntivas. diferentes gneros

20 Conhecimento lxico- Menu sistmico - alimentao * 25 Conhecimento sistmico - educao ** lxico- Lista de Compras ( de compras, de rotinas do dia-adia)

24. Funes sciocomunicativas dos 24.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso marcadores do discurso (palavras de ligao) e das relaes semnticas que ajudam a estabelecer. em textos de diferentes gneros 25. Funes sciocomunicativas de numerais e valores em textos de diferentes gneros

25.1. Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais, datas e nmeros de telefone.

15 Conhecimento lxico- Enquetes sistmico - entretenimento *

26. Funes sciocomunicativas dos modais em textos de diferentes gneros.

26.1. Fazer uso adequado dos modais no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. *

30 Conhecimento lxico- Anncio sistmico - relaes familiares Cartaz

27 .Funes sciocomunicativas das preposies em textos de diferentes gneros

27.1. Fazer uso adequado das preposies no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

35 Conhecimento sistmico - tecnologia **

lxico- Apresentao escrito

com

suporte

28. Funes scio28.1. Fazer uso adequado wh -words (when, why, where, etc.) no comunicativas das wh - processo de recepo/produo do texto oral e escrito. words

25 Conhecimento sistmico - educao

lxico- Lista de Compras ( de compras, de rotinas do dia-adia)

29. Funes sciocomunicativas dos advrbios 30. Funes sciocomunicativas dos graus dos adjetivos 31. Plural de substantivos

29.1. Fazer uso adequado dos advrbios no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

15 Conhecimento lxico- Enquetes sistmico - entretenimento 30 Conhecimento lxico- Anncio sistmico - relaes familiares Cartaz 25 Conhecimento sistmico - educao lxico- Lista de Compras ( de compras, de rotinas do dia-adia)

30.1. Fazer uso adequado dos graus dos adjetivos no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 31.1. Fazer uso adequado do plural dos substantivos no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

32. Ordem de palavras

32.1. Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

15 Conhecimento lxico- Enquetes sistmico - entretenimento 30 Conhecimento lxico- Anncio sistmico - relaes familiares Cartaz 25 Conhecimento sistmico - educao lxico- cartas

33. Formao de palavras 34. Agrupamento de palavras

33.1. Formar novas palavras pelo acrscimo de prefixos e sufixos. 34.1. Formar pares de sinnimos, de antnimos e de palavras relacionadas. 34.2. Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semntico.

** * *

Вам также может понравиться