Вы находитесь на странице: 1из 6

SQL Entra em cena.

Em Setembro de 2007 foi lanado o Edgecam 12, este por sua vez trouxe uma melhoria no gerenciamento de ferramentas passando a utilizando banco de dados SQL. "Tecnologia padro da indstria para trabalhar com bancos de dados e ambientes multiusurios, aumenta a confiabilidade e a estabilidade do ToolStore (Banco de Ferramentas) e oferece o potencial para integrao com outros sistemas de automao industrial". Em verses anteriores do Edgecam a toolstore trabalhava com banco de ferramentas em formado "MDB", porm o mesmo apresentava instabilidades e problemas. Este arquivo uma vez corrompido no permitia restaurao ou busca de informaes do banco de dados, neste caso o programado teria que realizar novamente o cadastro das ferramentas e criao de ferramentas especiais e folhas de processo. Aps implantao do SQL 2005, tornou-se possvel ter uma melhor gerenciamento e estabilidade na toolstore, assim como backups e restaurao de bancos antigos em formatos "MDB" . Mesmo com a mudana manter a integrao com bancos antigos foi uma preocupao que se estende at hoje. Dicas SQL O SQL tem algumas restries, principalmente quando trabalhamos com um login que tenha restries, como por exemplo um login sem privilgios de administrador ou at mesmo um login com restries para instalao de softwares. Com isso ao tentar acessar a Toolstore ou selecionar uma pelo Toolstore Admninistrator apresentado os bancos em cinza conforme imagem abaixo:

Primeiramente temos que realizar um procedimento para adicionar o login que tenha restries, para isso temos que logar com o login de ADMNISTRADOR do sitema operacional, o qual tenha "TODAS" as permisses. Para realizar o procedimento de permisso no SQL 2005 (2008R2 realizado via Management Studio), basta acessar o Menu Iniciar>>Todos os Programas>>Microsoft SQL Server 2005>>Configuration Tools>>SQL Server Surface Area Configuration e ser apresentado a seguinte imagem:

Aps clique em "Add New Administrador" e ser apresentado a seguinte janela:

Nesta mesma janela, existem dois campos: Available privileges e Privileges that will be granted to domnio\ Nome do usurio). No lado esquerdo, consta uma instncia de SQL. Passe esta instncia para a direita, pois o usurio adicionado em User to provision ser administrador do SQL.

Aps basta Clicar em OK:

Pronto Acabamos de adicionar um login para que tenha permisso de Administrador do SQL 2005.

Para instalao do Edgecam tambm recomendo (por experincia prpria) a instalao do Edgecam como ADMINISTRADOR, no somente a instalao como tambm a traduo. A parte de instalao irei abordar em outro tpico mais detalhado, com foco na instalao e traduo. Dicas SQL Parte2 Continuando os tutorias sobre SQL 2005 em alguns computadores na instalao do Edgecam apresentado o erro:

Esse erro conhecido como DEBUG, um erro inesperado de instalao, assim como outros como erro 26:

Ou erro 40:

Porem a soluo muito simples, no saiam desinstalando Edgecam, SQL, apagando pastas e registros, por que isso s piora a instalao, muitas vezes levando o usurio a formatar o micro computador. Todos os erros que at ento presenciei de SQL consegui resolver sem ter que formatar o micro computador, em alguns casos at instalando outra instancia do SQL (irei mostrar o passo-a-passo) manualmente. O DVD do Edgecam contm os todos os instaladores para que o software rode normalmente. Uma opo que acho muito til na instalao realizar uma instalao "Custom", pois nessa instalao apresentado a instalao individual de cada aplicativo que o Edgecam necessita, com isso nos auxiliando em possveis erros de instalao (Principalmente de SQL). Para corrigirmos os erros acima devemos desinstalar via painel de controle o SQL e seu aplicativos como native client, server browser, server VSS Writer, etc... Porm sempre devemos comear pelo SQL, pois caso contrrio teremos problemas na instalao. Uma vez desinstalado devemos renomear a pasta "Microsoft SQL Server", se o sistema operacional for 64 bits estar em "C:\Program Files (x86)" se for 32 bits estar em " C:\Program Files", renomeando a pasta far com que a instalao manual do SQL 2005 crie novos registros na instalao, outra passo a ser realizado seria a limpeza dos arquivos temporrios, para isso basta acessar a pasta " C:\Users\USER \AppData\Local\Temp", ou simplesmente acessando o Menu iniciar na barra pesquisar programas e recursos digite "%temp%" e clique em enter, aps limpe todos os arquivos possveis, alguns arquivos no sero possveis apagar pois os mesmos esto sendo utilizado pelo sistema operacional, nesse caso clique em ignorar. Aps acesse o link " http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=15291" o qual ir direcionar para o site de download da microsoft realize o download do "SQLEXPR.EXE" pois o mesmo um instalador universal, instala tanto em 32 quanto em 64 bits.

Вам также может понравиться