Вы находитесь на странице: 1из 37

1

TEMAS ABORDADOS

Balano de Massa Balano Trmico Tratamento Qumico Conceitos Principais Tipos de Tratamento Parmetros de Controle e Monitoramentos Quantificao de Benefcios

OBJETIVOS DA CALDEIRA

A caldeira um equipamento para produo de vapor sob presso, a partir da gua, por aplicao de calor elevadas temperaturas.

O combustvel ( principalmente leo combustvel e gs natural ) queimado e o calor libertado pela combusto transferido para gerar vapor.

O vapor, ento gerado, utilizado no trabalho mecnico de uma mquina a vapor, numa reao qumica (como fonte de calor), na gerao de eletricidade atravs de turbina, etc.
O controle adequado da gua imprescindvel para a operao com segurana de uma caldeira
3

BALANO DE MASSA

QA = P + B QA = QR + Qc N = [ Cl- ] BW [ Cl- ]A

Onde: QA: Vazo de alimentao de gua (m3/h) P: Produo nominal de vapor (ton/h) B: Blow-Down (descarga) (m3/h)- de fundo ou de nvel QR: Vazo de Reposio de gua (m3/h) Qc: Vazo de retorno de condensado (m3/h) [Cl ]BW: Concentrao de cloreto na gua da caldeira (ppm) [Cl ]A: Concentrao de cloreto na gua de alimentao (ppm) N: Ciclo de Concentraoda caldeira Obs.: Descarga de fundo: geralmente descontnua Descarga de nvel : geralmente contnua

O estabelecimento do ciclo de concentrao timo funo da qualidade da gua de alimentao, do nvel de presso de operao da caldeira e do regime de operao da mesma
4

TIPOS DE CALDEIRA

Fogotubular Aquatubular Eltrica Recuperao de Calor nica Passagem


5

TIPOS DE CALDEIRA
Fogotubular .... caldeiras de baixa presso (< 20 kgf/cm2) Tubos: Fogo

Aquatubular ..... caldeiras de baixa (< 20 kgf/cm2) Mdia (20 ~ 75 kgf/cm2) e alta presso (> 75 kgf/cm2) Tubos: gua

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TRATAMENTO DE SISTEMAS DE GERAO DE VAPOR ?

Promover a integridade e a seguridade operacional da caldeira e dos processos envolvidos. Viabilizar a maximizao da vida til do sistema, atravs do adequado controle de corroso. Reduzir o custo com leo combustvel, mediante a reduo da espessura de incrustao. Reduo dos custos de produo e manuteno.
7

COMO PRATICALIZAR A OPERAO SEGURA E EFICAZ DE UMA CALDEIRA ?

Remoo das impurezas da gua de alimentao que originam a corroso e incrustao, por meios qumico e equipamentos especficos. Controlar e especificar o tipo de gua de alimentao, conforme a presso de operao da caldeira. Conhecimento profundo das condies operacionais do sistema de caldeira e do utilizao de vapor. Aplicar a Tecnologia adequada e Servios de Assistncia Tcnica com filosofia preventiva. Controlar rigorosamente a qualidade da gua da caldeira e o ciclo de concentrao, de acordo com o nvel de presso da mesma e o tipo de gua de alimentao utilizada. Controlar o processo de corroso das linhas de retorno de condensado.
8

TRATAMENTO DE GUA DE CALDEIRAS

TRATAMENTO Primrio

OBJETIVOS Remover as impurezas da gua bruta para condicionar a gua de alimentao da caldeira. O tratamento realizado basicamente por meios mecnicos (decantador, filtro, aerador, abrandador, desmineralizador, osmose reversa, polidor de condensado, desaerador, etc). Remover e controlar as impurezas da gua mediante a aplicao de produtos qumicos na caldeira e retorno de condensado. Principais produtos: Sequestrantes de oxignio, agentes controladores de pH, eliminadores de dureza, dispersantes, etc. Especificar a qualidade da gua da caldeira, condensado e ciclo de concentrao. Limpeza regular da caldeira.

Secundrio (Interno)

Tercirio

Hibernao da caldeira.

NECESSIDADE DE TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRA


A gua de alimentao de uma caldeira contm substncias que acarretam incrustao, como clcio, magnsio e slica, bem como materiais que induzem corroso, como oxignio dissolvido e dixido de carbono. Portanto, necessrio um tratamento apropriado da gua para proteger os tubos/bales das caldeiras destas substncias.

Geralmente, os mtodos de tratamento so classificados em 02 sistemas:

Sistema de alimentao/sistema de condensado

Sistema da caldeira

SISTEMAS

gua de Alimentao/Condensado

gua da Caldeira

OBJETIVOS Enviar gua a mais pura possvel para o sistema da caldeira. Em outras palavras, tem a finalidade de remover o fator causador de corroso (oxignio dissolvido) por desaerao e elevar o pH no sistema com amina voltil, a fim de diminuir a corroso pelo oxignio dissolvido e dixido de carbono no condensado. Remover dureza e slidos em suspenso com o uso de dispersantes e posterior eliminao de resduos pela purga

10

NECESSIDADE DE TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRA

A tabela 01 apresenta as substncias contnuas na gua bruta, os respectivos problemas e a metodologia de tratamento utilizada. A tabela 02 apresenta os problemas originados pela gua e as respectivas conseqncias. Os problemas podem ser resumidos em: - Problemas de Incrustao - Problemas de Corroso - Problemas de Arraste

11

NECESSIDADE DE TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRA


TABELA 01

IMPUREZAS

PROBLEMAS

MTODO DE TRATAMENTO Aplicar produtos qumicos na caldeira. Controlar qualidade da gua da caldeira. Aplicar produtos qumicos na caldeira.

Depsitos no interior dos bales ou nas superfcies de gua abrandada. Dureza-Clcio troca trmica. Pode causar expanso e rompimento dos tubos.

Depsitos no interior dos bales ou nas superfcies de Desmineralizao. Slica (SiO2) troca trmica. Pode causar expanso e rompimento dos tubos de Controle da qualidade da gua de caldeira. evaporao. Decomposio pela ao do calor na caldeira tornando Aplicar produtos qumicos na caldeira. a gua excessivamente alcalina. Alcalinidade Controle da qualidade da gua da caldeira. O CO2 gerado pela decomposio trmica provoca o Uso de amina voltil. abaixamento do pH na linha do condensado com Abrandamento por um tratamento de alcalinicorroso progressiva. Perda da eficincia de troca dos ons pela resina. Ferro Corroso secundria na caldeira. zao. Oxidao e filtrao. Coagulao e sedimentao. Desmineralizao. Uso de inibidor de corroso.
12

NECESSIDADE DE TRATAMENTO DE GUA PARA CALDEIRA

Causa problemas de arraste Slidos Totais Contaminao das resinas.

Controle de qualidade da gua da caldeira. Filtrao.

Causa entupimento nas tubulaes e precipitao na Desmineralizao caldeira. leos Coagulao.

Causa espuma na gua da caldeira com problemas de Filtrao com carvo ativado. arraste. Incrustao na rea de troca trmica. Tratamento de separao por flotao.

Gases Dissolvidos Corroso do sistema de alimentao, da caldeira e do Desaerao. (O2 e CO2) condensado. Uso de eliminador de oxignio Uso de Amina Voltil

13

QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ADVINDOS DA APLICAO DE TRATAMENTO DE GUA INADEQUADO ?


TABELA 02

PROBLEMAS

Incrustao

Corroso

Arraste

CONSEQUNCIA CAUSAS Incrustao por dureza da gua ou slica (so Mau funcionamento ou dificuldade no os principais componentes que aderem no controle da qualidade da gua de aliinterior dos tubos e na rea de troca trmica). mentao. Causa expanso e exploso dos tubos de Pouco e ineficiente controle da gua da evaporao. caldeira. Mtodo de adio de produto qumico incorreto. Tecnologia inadequada. Gases dissolvidos corroem a linha de Tratamento incompleto na remoo de alimentao, de condensado e rea de troca oxignio ou neutralizao com amina trmica. (condensado). Corroso por xidos metlicos que aderem Reutilizao do dreno que contm muitos rea de troca trmica. componentes causadores de corroso. Caldeira parada. Deteriorao da pureza do vapor. Abrupto aumento da carga Diminuio da eficincia da caldeira. Reduzido controle da qualidade de gua da caldeira. Deficincia no separador de arraste.

14

CORROSO NA CALDEIRA

3 Fe (OH)2

Fe3O4 + 2H2O + H2

Magnetita (protetor)

Corroso originada pelo O2 dissolvido na gua de alimentao Quebra do filme de magnetita Formao de clula local Fe Fe2+ + 2e- (anodo) Fe2+ + 2OH- Fe(OH)2 Fe(OH)2 Fe(OH)2 S/O2 pH Alto C/O2 Fe3O4

Formao de tubrculos
15

CONTROLE DE CORROSO
Problemas de Corroso: - gua de alimentao - Caldeira - Sistema de Condensado

Caldeira Cilndrica

Caldeira Aquatubular

Linha de Condensado 16

Corroso causada pela entrada de produtos de corroso Se produtos de corroso, tais como xidos de cobre, se formarem nas linhas de alimentao ou condensado, estes sero arrastados para dentro da caldeira, depositar-se-o no fundo dos bales e tambm nas curvas dos tubos e ainda, se houver oxignio dissolvido, haver uma clula de aerao diferencial e consequente processo corrosivo.
Exemplos de acidente originado por superaquecimento

Corroso Alcalina Se existir um superaquecimento localizado, a gua da caldeira vai concentrar-se extremamente e a alcalinidade ir aumentar. Com a elevao do pH, o hidrxido de ferro formar o ferrito de sdio que tem alta solubilidade na gua. Fe(OH)2 + 2NaOH Na2FeO2 + 2H2O Portanto, pode-se concluir que para controlar a corroso na caldeira deve-se controlar o pH, eliminar o exignio dissolvido da gua de alimentao, evitar a presena de xidos metlicos e controlar o teor de slidos dissolvidos.
17

CONTROLE DE CORROSO
Sistema de gua de Alimentao
Reao Eletroqumica Mecanismo (Meio Neutro) Anodo: Fe Fe2+ + 2eCatodo: H2O + O2 + 2e- 2 OH1) Fe + H2O Fe (OH)2 + H2

Fatores que promovem o deslocamento do equilbrio da reao

Oxignio dissolvido

Reduo do pH

18

SOLUES
Reduo do pH ...................................................Dosagem de NaOH ou Na2CO3

Remoo de oxignio dissolvido

Produto Qumico
Hidrazina Sulfito de sdio DEHA Hidroquinona Outros

Desaerador mecnico

19

AGENTES SEQUESTRANTES DE OXIGNIO


A escolha do agente sequestrante deve ser efetuada com base na Presso da Caldeira e na anlise tcnica e econmica do tratamento
AGENTE SEQUESTRANTE (MECANISMOS) Sulfito de sdio (Na2SO3) Na2SO3 + O2 Na2SO4 APLICAO DOSAGEM DESVANTAGENS LIMITAO para

Caldeiras com presso mxima de 8 g para 1 ppm Limitao de tem- Decomposio 65 kgf/cm2 Recomendada a aplicao de O2 dissolvido peratura. Gerao de slidos.

SO2- e S2- em temperatura 285oC. superior a

agente estabilizador para evitar-se decrscimo da concentrao de sulfito na soluo do produto. Hidrazina N2H4 + O2 N2 + H2O N2H4 + 6 Fe2O3 4 Fe3O4 + N2 + H2O Magnetita = pelcula protetora Fe3O4 + O2 6 Fe2O3 Caldeiras de baixa, mdia e alta 1 presso.

ppm N2H4 Utilizao em hos- Decomposio pitais, indstrias superior a 220oC.

para

para 1 ppm O2 (Recomenda-se a dosagem em excesso N2H4). de

NH3 em tempera-tura Na presena de liga de cobre a dosagem em excesso deve ser evitada.

farmacuticas, etc.

20

CORROSO NA LINHA DE CONDENSADO


A ao tampo do pH do condensado reduzida porque as substncias dissolvidas so diminutas. O valor do pH se tornar rapidamente menor se o dixido de carbono (CO2) estiver presente, causando assim corroso progressiva no sistema.
NaHCO3 Na2 CO3 + CO2 + H2O

Na2CO3 + H2O 2NaOH + CO2 CO2 + H2O H+ + HCO3-

21

CORROSO NA LINHA DE CONDENSADO

Aplicao de produto para neutralizar o CO2 gerado pela decomposio trmica da alcalinidade.
Solues

Controlar adequadamente o pH do condensado; A faixa de controle do pH funo da qualidade da gua de alimentao e da metalurgia do sistema.

Fe + 2H2CO3 Fe(HCO3)2 + H2 2 Fe(HCO3)2 + O2 Fe2O3 + 4CO2 + 2H2O

22

CARACTERSTICAS DAS PRINCIPAIS AMINAS VOLTEIS

AMINAS VOLTEIS RAZO DE DISTRIBUIO Amnia Ciclohexilamina Alkanol Morfolina 7 10 24 23 0,4 0,6

mg/l REQUERIDA PARA NEUTRALIZAR 1 mg/l CO2 0,4 2,3 2,7 2,0

NH3 + CO2 + H2O NH4+ + HCO3C6H11 NH2 + CO2 + H2O C6H11 NH3 + HCO3concentrao no vapor concentrao no condensado (zona de condensao)

Razo de distribuio:

A escolha da amina funo da razo de distribuio necessria, metalurgia do sistema e da extenso da linha de condensado

23

MECANISMO DE ADSORO DE AMINAS

O2 O2 CO2 CO2 CO2 O2

Condensado

Grupo R- hidrofbico
Film

Adsoro do grupo NH2

Metal

Adsoro de aminas flmicas na superfcie metlica

24

CONTROLE DE INCRUSTAO Mecanismo:


Reduo da solubilidade de sais na superfcie de troca trmica da caldeira.

Problemas:
Reduo da eficincia da caldeira Aumento de consumo de leo combustvel Ruptura ou exploso dos tubos (superaquecimento).

25

PRINCIPAIS SUBSTNCIAS GERADORES DE INCRUSTAO

Ca(HCO3)2 CaSO4

CaCO3 + CO2 + H2O

Silicatos de magnsio, de clcio xidos de ferro

INCRUSTAO Carbonato Silicato Sulfato Fosfato Magnetita Ao Carbono Cobre

CONDUTIVIDADE TRMICA (kcal/hmoC) 0,4 0,6 0,2 0,4 0,5 2,0 0,5 0,7 1 40 60 320 360

26

SOLUES PARA O CONTROLE DE INCRUSTAO

Adequao da qualidade das guas de alimentao e caldeira com base na presso de operao da caldeira. Especificao adequada do ciclo de concentrao. Aplicao de redutor de dureza (a base de fosfato) Aplicao de dispersante Controle, analtico rigoroso da qualidade das guas

27

MECANISMO PARA A REDUO DA DUREZA

2HCO3Ca2+ + CO32-

H2O + CO32- + CO2 CaCO3 [ Ca3 (PO4)2]3 Ca(OH)2] Hidroxiapatita Mg (OH)2 Na2 SiO3 + H2O

10 Ca2+ + 6PO43- + 2OH-

Mg2+ + 20HH2SiO3 + 2 NaOH

28

PRODUTOS QUMICOS PARA O TRATAMENTO DE CALDEIRA


PRODUTO QUMICO NOME MOLECULAR FRMULA NaOH Controle de pH e alcalinidade. Controle da alcalinidade da gua de alimentao Hidrxido de sdio para prevenir incrustao e corroso. Carbonato de sdio Na2CO3 Fosfato Trissdico Na3PO4 Fosfato monosdico NaH2PO4 Hexametafosfato de sdio (NaPO3)6 cido fosfrico H3PO4 Tripolifosfato de sdio Na5P3O10 Redutor de dureza (preveno de formao de incrustao mediante a converso Hidrxido de sdio NaOH de dureza em precipitado insolvel). Fosfato de sdio Na3PO4 Fosfato de potssio K3PO4 Polifosfato de sdio Dispersante de lama. Polmero sinttico Facilitar o descarte pelo blow down, para prevenir incrustao. Tanino Lignina Removedor de oxignio. Sulfito de sdio Na2SO3 Prevenir corroso Hidrazina N2H4 Sacarose DEHA Prevenir a formao de espuma. Surfactante Neutralizao e formao de filme (prevenir corroso causada pelo CO2 na linha Amnia NH3 de condensado. Morfolina C4H8ONH Ciclohexilamina C6H11NH2 Alquilamina RNH2 (R=C10 ~ C22) FUNO

Base fosfato

Baixa presso, para tratamento custico Alta e mdia presso (tratamento fosfato coordenado) Base polmero Baixa presso (tratamento custico)

Base no fosfato

Agente Quelante Alta presso (tratamento voltil) 29

CONTROLE DO FENMENO DE ARRASTE Arraste o fenmeno que ocorre quando slidos dissolvidos e suspensos na gua da caldeira entram para a linha de vapor juntamente com o vapor. Se existe arraste, a pureza do vapor decresce, e algumas vezes pode-se ter expanso ou exploso do superaquecedor. Os seguintes itens abaixo so considerados como causadores de arraste: Excesso de concentrao de sais na gua de caldeira; Condio inadequada do separador de vapor (fatores mecnicos estruturais); Alta variao do nvel da gua ou variao de carga trmica.

30

PREVENO DE ARRASTE
Os arrastes de natureza mecnica podero ser evitados por uma das seguintes maneiras ou pela associao de algumas delas:
Demanda de vapor igual ou inferior capacidade de gerao da caldeira. Limpeza qumica conduzida corretamente quando a capacidade de gerao de vapor da caldeira for sensivelmente diminuda pela incrustao. Disciplina no uso de vapor, evitando aberturas instantneas de diferentes pontos de consumo. Aumento da cmara de vapor, quando a mesma encontra-se subdimensionada, com o abaixamento do nvel de gua e diminuio da carga de trabalho da caldeira. Uso de purificadores de vapor, tais como ciclones, chicanas, etc...
31

OS ARRASTES DE NATUREZA QUMICA PODERO SER EVITADOS POR UM DOS SEGUITES PROCEDIMENTOS

Evitar contaminao de leo saponificvel; Evitar contaminao de matria orgnica; Limitar a salinidade da gua, conforme o tipo e presso da caldeira; Diminuir os valores de alcalinidade e fosfatos Diminuir a concentrao dos slidos em suspenso, principalmente os decorrentes do tratamento com fosfato, com um programa de descargas de fundo adequado, a fim de eliminar a maior parte da lama; Evitar a utilizao de polieletrlitos sintticos de peso molecular elevado, que funcionam como agentes de flotao; Limitar os valores de slica na gua da caldeira, em conformidade com a sua presso de trabalho.

32

MTODOS PARA A ECONOMIA DE ENERGIA EM CIRCUITOS DE GERAO DE VAPOR COM A APLICAO DE ENGENHARIA PARA TRATAMENTO DE GUA

1) Preveno contra incrustaes pela gua 2) Incremento do ciclo 3) Recuperao de Condensado 4) Aproveitamento do calor do blow down contnuo 5) Eliminao de vazamentos nas linhas de vapor/condensado

33

CONDICIONAMENTO DE CALDEIRAS PARADAS

O que Ocorre?

P e T reduzem tanto quanto a presso atmosfrica (vapor residual condensado) Penetrao de oxignio atravs de todas as brechas existentes (vlvulas de vapor, bocas de visita etc.). A corroso se inicia na seo de vapor ou vapor-gua, e se perpetua por toda a superfcie da caldeira, quanto maior a velocidade de difuso do ar na gua da caldeira.
Como estabelecer as contra-medidas?

Relao com o perodo que o equipamento vier a permanecer parado, suas caractersticas construtivas e temperatura ambiente. Preservao mida: Indicada para os casos onde h dificuldade em drenar-se completamente a gua da caldeira, ou h imprevisibilidade para a partida da caldeira, ou h possibilidade da gua vir a congelar-se; Preservao seca: Adequada para regies com temperaturas reduzidas ou para longos perodos de conservao.

34

CUIDADOS PARA A PARTIDA DE CALDEIRAS


Caldeiras paradas geralmente apresentam maior concentrao de xido de ferro (mill scale), principalmente s preservadas a seco. pr-lavagem com gua e N2H4 ~ 1,0 ppm (inibidor acmulo de lama e S.S.) Na partida, a possibilidade de entrada de ar no sistema elevada. dosagem elevada de N2H4 (+ 20% que o valor mximo indicado) mximo controle da gua de alimentao Em turbinas, possvel a redissoluo das incrustaes de slica, consequentemente aumentando a slica no condensado. drenagem do condensado contaminado + controle da slica na caldeira (slica purge).
35

DOSAGEM DE PRODUTOS QUMICOS

As dosagens de manuteno so efetuadas com base na vazo de alimentao da caldeira.

Recomenda-se a dosagem do agente seqestrante de oxignio antes do desaerador, visando o controle corrosivo do mesmo.
As dosagens devem ser contnuas e via bombas dosadoras.

Alternativas de automao do tratamento qumico, incluindo o controle do ciclo de concentrao e dosagem dos produtos qumicos so disponveis.

36

MONITORAMENTOS

A realizao de anlises das guas de caldeira, alimentao e retorno de condensado fundamental para o sucesso do tratamento qumico. A frequncia funo do nvel de presso e qualidade da gua de alimentao.
A inspeo criteriosa, quando da abertura de uma caldeira, extremamente importante para a avaliao do tratamento e a implementao de contra-medidas se necessrias.
Recomenda-se a anlise qumica dos depsitos e verificao da espessura dos tubos.

Os mtodos das anlises devem ser criteriosamente estudados, eliminandose as possveis interferncias. Anlise de hidrazina deve ser processada no campo (evitar a volatilizao da mesma).

37

Вам также может понравиться