Вы находитесь на странице: 1из 6

Frei Lus de Sousa

de Almeida Garrett

Sistematizao
por Francisco Girbal Eiras

1) Resumo Sinttico O Frei Lus de Sousa um drama (considerado tambm pelo autor uma tragdia antiga, ver mais frente). Como drama que est escrito em prosa e aborda muitos temas relacionados ao romantismo. Desenrola-se em trs actos, divididos em cenas (cada acto muda o cenrio; cada cena muda as personagens). 1.1) Primeiro acto - decorre no palcio de D. Manuel de Sousa Coutinho
- O ambiente leve e extico revela o estado de esprito da famlia (feliz no geral); - Inicia-se um acto com um excerto dOs Lusadas, mas precisamente o excerto de Ins de Castro, em que arma que o amor cega e condena a alma ao sofrimento; este excerto lido por D. Madalena de Vilhena, mulher de Manuel de Sousa Coutinho; - Telmo, o el escudeiro da famlia, entra em cena e ambos discutem sobre Maria, lha de D.Madalena e Manuel de Sousa Coutinho; - Os medos de D.Madalena em relao ao regresso do ex-marido (D.Joo de Portugal, que nunca regressou da batalha de Alccer-Quibir) reectem-se na proteco da sua lha em relao ao Sebastianismo (se D.Sebastio voltasse, o seu ex-marido tambm podia), um tema na altura muito discutido; - Maria considerada muito frgil (doente; possui tuberculose no diagnosticada), e Telmo, que j fora escudeiro de D. Joo, incentiva-a a acreditar no Sebastianismo, o que ela abraa fortemente apesar do o desaprovar sua me; - Por m chega com D. Manuel, um cavaleiro da nobreza, que informa as personagens da necessidade de movimentao daquela casa, porque os governantes (na altura Portugal estava sob o domnio espanhol) viriam e desejavam instalar-se em sua casa; - O acto acaba com D. Manuel a incendiar a sua prpria casa, como smbolo de patriotismo, incendiando tambm um retrato seu (simboliza o inicio da destruio da famlia), movendo-se a famlia para o palcio de D. Joo de Portugal (apesar dos agouros de D. Madalena).

1.2) Segundo Acto - decorre no palcio de D. Joo de Portugal


- O ambiente fechado, sem janelas, com os quadros grandes das guras de D. Joo, Cames e D. Sebastio revelam uma presena indesejada e uma famlia mais abatida (algo est para vir); - D. Madalena apresenta-se muito fraca; com a chegada de D. Manuel (que teve de fugir devido afronta aos governantes) e a indicao de que estes o tinham

perdoado, D. Madalena ca mais descansada, mas ao saber por Frei Jorge, um frei do convento dos Domnicos, que este ter que partir para Lisboa para se apresentar, ca de novo desassossegada; - D. Manuel parte para Lisboa na companhia de Maria e Telmo, deixando em casa D. Madalena e Frei Jorge; - Aparece um Romeiro que no se quer identicar ao princpio, mas d indcios de ser D. Joo de Portugal, que voltaria exactamente 21 anos depois da batalha de Alccer-Quibir (7 para procurar o corpo + 14 casamento de D. Madalena e D. Manuel);

1.3) Terceiro Acto - decorre na parte baixa do palcio de D. Joo de Portugal


- Um ambiente muito fechado, representando a falta de sada da famlia que, caso o romeiro fosse D. Joo, estaria perante um casamento (D. Madalena e D. Manuel) e uma lha (D. Maria) ilegtimos (a morte era a nica forma de divrcio); - O Romeiro encontra-se a ss com Telmo (que entretanto volta com Maria e D. Manuel) e este imediatamente reconhece o antigo amo, mas a sua lealdade no certa (entre D. Joo e Maria, a sua nova ama apesar de ter criado ambos); o Romeiro pede-lhe que minta por ele, que diga que um impostor, que salve a famlia (momento em que a audincia acredita que possa haver salvao); - Telmo vai pedir conselhos a Frei Jorge, que lhe diz que, se tem a certeza ser D. Joo, a verdade no deve ser escondida (mostra uma faceta obediente e inexvel desta personagem) - Por m, no tendo outra salvao, Maria morre de desgosto (de ser lha ilegtima; de tuberculose) e os pais (D. Madalena e D. Manuel) vo para um convento (a religio como consolao), tornando-se D. Manuel, Frei Lus de Sousa.

2) Temas de Frei Lus de Sousa


- Amor - como algo que cega; impossvel de se sair feliz do amor; perceptvel da primeira cena; e ainda o amor entre Telmo e Maria e D. Joo, na delidade do escudeiro el; - Religio - apresenta-se como uma consolao, salvao; existem outros exemplos (como a soror Joana) que incitam a audincia a acreditar no nal trgico da histria; - Sebastianismo - o culto, quase religio, do mito sebastianismo, neste drama anunciado pelas bocas de Telmo e Maria, contra a vontade de D. Madalena;

- Patriotismo - espelhado nas personagens de D. Manuel (H de saber-se que ainda h um portugus em Portugal) e D. Joo de Portugal (que lutou pelo pas ao lado do jovem rei); - Liberdade Individual - principalmente na personagem de D. Manuel, esta caracterstica romntica (do perodo romntico) pode ser encontrada nas suas aces como o facto de ter incendiado a sua prpria casa, no subversivo ao regime da poca; independentemente do plano poltico ou social, o homem faz o que deseja, toma as suas prprias decises.

3) Caracterizao das Personagens

4) Estrutura interna e externa da obra


A obra Frei Lus de Sousa, em termos de estrutura externa est dividida em trs actos (I, II e III; semelhana dos dramas romnticos, ver mais frente) e em cenas dentro dos actos. Quanto estrutura interna da obra dividimo-la em Exposio (acto I, cena I - acto 1 cena IV), Conito (acto I cena V - acto III cena IX) e Desenlace (acto III cena X - acto III cena XII).

5) O Romantismo vs. Tragdia Clssica


Na obra Frei Lus de Sousa, segundo indicado pelo prprio autor em Memria ao Conservatrio Real, existem dois estilos facilmente identicveis que convergem, o romantismo, do que so caractersticos os dramas, que se ope ao realismo; e a tragdia clssica, que trazida deste o tempo dos gregos, cuja principal caracterstica se prende no facto de, sobre algum que no tem culpa (no fez nada) cair uma tragdia (desgraa) de forma a que o pblico sinta o efeito de catarse (ver mais frente).

5.1) Caractersticas Romnticas na obra


- Escrito em prosa; - Dividido em trs actos (I, II e III); - Presena (e exaltao) de sentimentos fortes nas personagens; - Exaltao do patriotismo, presente principalmente em D. Manuel e D. Joo; - Personagens anjo, especialmente em Maria (inteligente, perfeio); - A morte de Maria em palco; - A religio como consolo.

5.2) Caractersticas da Tragdia Clssica na obra


- A famlia condenada apesar de no ter culpa;

- O erro de D. Manuel e D. Madalena em casar (sem saber se D. Joo estava morto), que se chama Hybris; - A catarse no m, ou seja, a sensao da audincia que a sua vida pessoal no to m assim; - Os ambientes que mudam o estado de esprito que uma forma um tanto subtil; - Poucos espaos e personagens; - Os conitos interiores de Madalena e Telmo, que se chama agn; - O reconhecimento de D. Joo de Portugal no Romeiro, que se chama anagnrisis; - O aparecimento de D. Joo e as suas consequncias (casamento e lha ilegtimos), a que se chama peripcia; - O clmax, quando se reconhece o Romeiro (que tambm corresponde anagnrisis); - O sofrimento das personagens ou o pathos, muito evidente em D. Madalena; - A catstrofe, que a dissoluo da famlia e a morte de Maria.

6) A Linguagem na obra
A linguagem em Frei Lus de Sousa no geral cuidada, encontramos lxico erudito, repleto de recursos estilsticos, interjeies e actos ilocutrios expressivos. A presena de muitas reticncias representa algo mau, algo de que a personagem tem medo, com que esta est inquietada. As frases curtas conferem um tom incisivo nas partes em que so usadas. As repeties so muito frequentes e representam ansiedade, inquietao ou afecto, dependendo de quem as profere.

Вам также может понравиться